PUMA GT NA ÁFRICA DO SUL
Terça, Set 22, 2009
PUMA GT NA ÁFRICA DO SUL
Falamos do danado nos post anteriores e o atento Jovino, manda para a galera esse...
...curto documentário, feito pela equipe da SABC3, na África do Sil, mostrando a reencarnação do carro esportivo mais famoso já feito na terrinha. Para obter mais informações:
www.pumacars.co.za e www.aircooledvwsa.co.za
(reprodução)
Trackback:
http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/37936 Posts similares:
Italian Spiderman #6
Camber 40 anos...1967/2007
PUMA GT - 1980...EUA
(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)
Atalho pra o formulário
Comentários, Trackbacks:
Comentário de: João Cesar · http://www.fnva.com.br
Pqp... nessas horas é que dá raiva ser brasileiro. Essas pumas podiam ser fabricadas aqui no Brasil, mas como aqui tudo é morto pelos impostos e encargos sociais, sem falar que o povo é atrasado... nada da certo... Temos que dar os parabéns para a chamonix que continua na batalha, produzindo a melhor réplica de porsche do mundo...
Comentário de: Roberto Costa
Perguntas que não querem calar:
Onde será que estão comprando as plataformas já que a fábrica da Volkswagen em Puebla no México parou de produzir o fusca já a pelo menos cinco anos?
Quanto será que se gastaria para importar um destes?
O processo de produção me fez lembrar do original na Av. Presidente Wilson e só espero que não tenha nenhum rio nos fundos para eventualmente tornar o estoque enfíbio!
Onde será que estão comprando as plataformas já que a fábrica da Volkswagen em Puebla no México parou de produzir o fusca já a pelo menos cinco anos?
Quanto será que se gastaria para importar um destes?
O processo de produção me fez lembrar do original na Av. Presidente Wilson e só espero que não tenha nenhum rio nos fundos para eventualmente tornar o estoque enfíbio!
Roberto...vamos entrar em contato! Só falta a resposta ser que estão sendo produzidos na China...aí fodeu!
Comentário de: jovino · http://hotmail
Saloma, interessante é que em 1973 os Pumas já eram fabricados lá na África do Sul através de uma concessão feita pela Puma do Brasil.
Segundo o Felipe Nicoliello, Presidente do Puma Clube de São Paulo, os Pumas fabricados no Brasil são infinitamente superiores aos dos Africanos do Sul.
Jovino
Segundo o Felipe Nicoliello, Presidente do Puma Clube de São Paulo, os Pumas fabricados no Brasil são infinitamente superiores aos dos Africanos do Sul.
Jovino
Comentário de: jovino · http://hotmail
Roberto, pelo que eu saiba, no início do ano ficava em torno de R$ 45.000,00, um preço muito alto para ser importado, sendo que aqui se acha ele já todos restaurado por volta de R$ 20.000,00 a R$ 25.000,00.
Qualquer dúvida, entra no site do Filipe Nicoliello, que é a maior autoridade em Pumas no Brasil e que tem este site abaixo chamado Puma Classic, inclusive, tem matérias com o Puma Clube da Alemanha.
http://www.pumaclassic.com.br/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=50
Jovino
Qualquer dúvida, entra no site do Filipe Nicoliello, que é a maior autoridade em Pumas no Brasil e que tem este site abaixo chamado Puma Classic, inclusive, tem matérias com o Puma Clube da Alemanha.
http://www.pumaclassic.com.br/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-02%3A00&max-results=50
Jovino
Comentário de: Roberto Costa
Meu inglês não é grande coisa e o da África do Sul deve ter suas mazelas mas no texto em certo ponto eles afirmam que compram a motorização localmente que depois é recondicionada e que a produção inicial será de 3 carros mês mas deve crescer para 15.
Também informam que o pacote básico tem motor 1.3!
Manda um destes pra cá para ver o que acontece!
Também informam que o pacote básico tem motor 1.3!
Manda um destes pra cá para ver o que acontece!
Comentário de: Roberto Costa
Já ia esquecendo:
Na capa do site eles perguntam se você quer vender seu "besouro" ou transformar em um Puma Sportscar?
Na capa do site eles perguntam se você quer vender seu "besouro" ou transformar em um Puma Sportscar?
Comentário de: Vicente
Se carcaças e cabeçotes de motores VW a ar são fabricados no Paraná e exportados para os EUA, se eixos, comandos, bielas, kits de camisas e pistões, etc para esses motores são fabricados em vários locais, certamente deve haver um mercado paralelo de plataformas e componentes de suspensão.
Comentário de: roberto zullino · http://www.f1total.net
Escolheram o melhor modelo, o chamado tubarão. Depois dessa carroceria a Puma cagou o carro, ficou cafona e pesado.
Os Pumas eram mais bem acabados que esses da Africa, mas se for para escolher, é melhor um desses africanos mal acabado do que um moderno, bem acabado, pesado, feio e cafona.
Não seria difícil pegar um tubarão do ano que passaram a carroceria no riscador e fazer um molde. Montar um carro desses é a maior moleza.
Acho que até 73 a carroceria era torta, era maior de um lado do que do outro. Passaram a carroceria no riscador e acertaram isso fazendo novos moldes. Os primeiros, embora tortos são os mais leves, a fibra é mais fina.
Os Pumas eram mais bem acabados que esses da Africa, mas se for para escolher, é melhor um desses africanos mal acabado do que um moderno, bem acabado, pesado, feio e cafona.
Não seria difícil pegar um tubarão do ano que passaram a carroceria no riscador e fazer um molde. Montar um carro desses é a maior moleza.
Acho que até 73 a carroceria era torta, era maior de um lado do que do outro. Passaram a carroceria no riscador e acertaram isso fazendo novos moldes. Os primeiros, embora tortos são os mais leves, a fibra é mais fina.
Comentário de: joel marcos cesetti · http://www.sportprototipos.blogspot.com
De qualquer forma poderia ter tido continuidade aqui no Basil.
Comentário de: Antonio Seabra
Zullino,
Ouvi falar que quando começaram a montar a plataforma com as supensões com cubos de 4 furos, havia um problema qualquer (falta de espaço para coluna de direçao x caixa de direçaõ x pedaleira x tanque de combustivel) que obrigava a deslocar o eixo dianteiro para a direita, cerca de 2 cm. (entre 71 e 74). Depois foi corrigido. Por isto, não sei se era a carroceria que era maior ou se este "deslocamento" é que dava tal impressão. Era visivel a diferença nestas series, fato que não era (tão) notavel com as plataformas antigas, com cubos de 5 furos (inicial 68-70).
De 75 pra frente foi corrigido. E depois, nas series que voce chamou de pesadas e feias, ficou tudo certo (acho que já era plataforma de Brasilia, de 76 pra frente).
Concordo com a tua opinião quanto ao peso, mas não quanto a beleza. Tive 2 Pumas, em 85 tive uma 1978 e em 87 tive uma 1982, todas as duas "ajeitadas" e bem bonitas. A 82, apesar de eu não gostar dos parachoques, era linda, posso te mandar a foto pra voce confirmar o que eu digo. Se quiser me mande o teu e-mail (o meu é ase@somardragagem.com.br).
Eu já tive as Pumas um pouco tarde, quando já trabalhava como engenheiro, com um cargo razoavel ($$$). Mas já havia caros melhores (Passat TS, Voyage GLS, Gol GT e Escort XR3). Em 88 vendi a 82 (hoje me arrependo, pois cogitei guardá-la) e comprei um XR3 86 preto !
Em 85 eu fui a SP com um carro da empresa, e o engenheiro paulista da firma que eu estava visitando, ao saber que eu tinha um Puma, perguntou: "Então, voce tem um cú ?" e eu, entre meio ofendido e sem graça, disse: "OK, hoje já existem carros melhores, mas eu ainda gosto de tração traseira e motor VW a ar, etc, etc" Daí ele respondeu, rindo: "Não , não é isto ! Puma é igual a um cú porque é dificil de entrar, mas, depois que entra é gostoso, né ???" Rs, rs,rs
Antonio
Ouvi falar que quando começaram a montar a plataforma com as supensões com cubos de 4 furos, havia um problema qualquer (falta de espaço para coluna de direçao x caixa de direçaõ x pedaleira x tanque de combustivel) que obrigava a deslocar o eixo dianteiro para a direita, cerca de 2 cm. (entre 71 e 74). Depois foi corrigido. Por isto, não sei se era a carroceria que era maior ou se este "deslocamento" é que dava tal impressão. Era visivel a diferença nestas series, fato que não era (tão) notavel com as plataformas antigas, com cubos de 5 furos (inicial 68-70).
De 75 pra frente foi corrigido. E depois, nas series que voce chamou de pesadas e feias, ficou tudo certo (acho que já era plataforma de Brasilia, de 76 pra frente).
Concordo com a tua opinião quanto ao peso, mas não quanto a beleza. Tive 2 Pumas, em 85 tive uma 1978 e em 87 tive uma 1982, todas as duas "ajeitadas" e bem bonitas. A 82, apesar de eu não gostar dos parachoques, era linda, posso te mandar a foto pra voce confirmar o que eu digo. Se quiser me mande o teu e-mail (o meu é ase@somardragagem.com.br).
Eu já tive as Pumas um pouco tarde, quando já trabalhava como engenheiro, com um cargo razoavel ($$$). Mas já havia caros melhores (Passat TS, Voyage GLS, Gol GT e Escort XR3). Em 88 vendi a 82 (hoje me arrependo, pois cogitei guardá-la) e comprei um XR3 86 preto !
Em 85 eu fui a SP com um carro da empresa, e o engenheiro paulista da firma que eu estava visitando, ao saber que eu tinha um Puma, perguntou: "Então, voce tem um cú ?" e eu, entre meio ofendido e sem graça, disse: "OK, hoje já existem carros melhores, mas eu ainda gosto de tração traseira e motor VW a ar, etc, etc" Daí ele respondeu, rindo: "Não , não é isto ! Puma é igual a um cú porque é dificil de entrar, mas, depois que entra é gostoso, né ???" Rs, rs,rs
Antonio
Comentário de: jovino · http://hotmail
Os Pumas mais leves que o Zulino se refere são os Espartamos que foram construídos para corridas, acho que em 1972, mas foram construídos se não me engano 40 unidades e são verdadeiras raridades. As principais caracteristicas:fibra "fina" e capô do motor mais comprido (vidro traseiro bem menor que o normal), facilitando a manutenção dos carburadores em corridas.
Eu mandei algumas fotos para o Saloma do Espartano do Angi Munhoz e mostram bem estas caracteristicas.
A fibra era tão fina que se desse um murro poderia rachá-la.
Jovino
Comentário de: Felipe Nicoliello · http://www.pumaclassic.com.br
Amigos,
O Puma Sul Africa voltou a ser fabricado pelo Jack (PUMA MARKETING C.C.), que foi a segunda empresa licenciada pela Puma, a primeira foi a Bromer Motor Assemblies. Ele se aposentou há cerca de 3 anos e resolveu fabricar novamente, já que não estava trabalhando mais. Estão montando com mecânica e chassi recondicionado. Por falar em chassi, o utilizado no Puma Sul Africa é o do Fusca e não o de Karmann Ghia como o Puma base (brasileiro). A Puma fez uma adaptação para a Bromer, porque lá na Africa do Sul, a VW só fabricava o Fusca, mas isso é outra história que em breve publicarei no www.pumaclassic.com.br, com depoimentos do filho do dono da Bromer.
Segundo meu amigo Péricles do Puma Club do Rio, os preços dos Puma Sul Africa são:
PRICE LIST No 28 for PUMA SPORTS CARS
(Efetiva a partir de 01/01/2009) - Valores já convertidos para Real
Motor 1300 cc, 1 carburador - R$ 34.000,00
Motor 1600 cc, 1 carburador - R$ 35.000,00
Motor 1600 cc, 2 carburadores - R$ 37.000,00
Motor 1835 cc, 2 carb. e freio a disco na dianteira - R$ 40.000,00
Motor 1941 cc, idem , idem - R$ 43.000,00
Motor 2100 cc, idem, idem - R$ 47.000,00
Algumas peças ele tem problema de aquisição, como maçanetas e outros acabamentos, tanto que mantém contato comigo para a compra, mas o sulafricado é duro na queda, quer a peça pronta com preço de peça por acabar. Não sei como está se virando.
Qto a fabricação de um Puma no Brasil, qq um pode fabricar como réplica, desde que não utilize o nome Puma, mas vale a pena? A Chamonix do Newton Masteguim, filho do ex-dono da Puma Milton Masteguim sobrevive com o mercado externo, porque dependendo somente do mercado interno, certamente teria encerrado as atividades. E não culpo o povo brasileiro que não compra, porque um Puma zero km hoje custaria uns 70 mil reais, idêntico ao produzido anos atrás. Ele estaria concorrendo com diversas máquinas importadas, com muito mais apelo que nosso Puminha.
O Puma Sul Africa voltou a ser fabricado pelo Jack (PUMA MARKETING C.C.), que foi a segunda empresa licenciada pela Puma, a primeira foi a Bromer Motor Assemblies. Ele se aposentou há cerca de 3 anos e resolveu fabricar novamente, já que não estava trabalhando mais. Estão montando com mecânica e chassi recondicionado. Por falar em chassi, o utilizado no Puma Sul Africa é o do Fusca e não o de Karmann Ghia como o Puma base (brasileiro). A Puma fez uma adaptação para a Bromer, porque lá na Africa do Sul, a VW só fabricava o Fusca, mas isso é outra história que em breve publicarei no www.pumaclassic.com.br, com depoimentos do filho do dono da Bromer.
Segundo meu amigo Péricles do Puma Club do Rio, os preços dos Puma Sul Africa são:
PRICE LIST No 28 for PUMA SPORTS CARS
(Efetiva a partir de 01/01/2009) - Valores já convertidos para Real
Motor 1300 cc, 1 carburador - R$ 34.000,00
Motor 1600 cc, 1 carburador - R$ 35.000,00
Motor 1600 cc, 2 carburadores - R$ 37.000,00
Motor 1835 cc, 2 carb. e freio a disco na dianteira - R$ 40.000,00
Motor 1941 cc, idem , idem - R$ 43.000,00
Motor 2100 cc, idem, idem - R$ 47.000,00
Algumas peças ele tem problema de aquisição, como maçanetas e outros acabamentos, tanto que mantém contato comigo para a compra, mas o sulafricado é duro na queda, quer a peça pronta com preço de peça por acabar. Não sei como está se virando.
Qto a fabricação de um Puma no Brasil, qq um pode fabricar como réplica, desde que não utilize o nome Puma, mas vale a pena? A Chamonix do Newton Masteguim, filho do ex-dono da Puma Milton Masteguim sobrevive com o mercado externo, porque dependendo somente do mercado interno, certamente teria encerrado as atividades. E não culpo o povo brasileiro que não compra, porque um Puma zero km hoje custaria uns 70 mil reais, idêntico ao produzido anos atrás. Ele estaria concorrendo com diversas máquinas importadas, com muito mais apelo que nosso Puminha.
Comentário de: Felipe Nicoliello · http://www.pumaclassic.com.br
Esqueci, Jovino, obrigado pela minha citação.
Não posso deixar de fazer uma correção, o Puma Espartano, que foi fabricado somente entre 1971 e 1972, especialmente para corridas e era bem mais leve (fibra fina), com algumas modificações para facilitar a vida dos mecânicos e/ou melhorar o rendimento do carro, teve sua produção no máximo de 10 (dez) unidades. Devido a falta de registro, esse número é estimado. Desses apenas dois sobrevivem, um no Rio e outro em SP, pelo que se tem notícia.
Não posso deixar de fazer uma correção, o Puma Espartano, que foi fabricado somente entre 1971 e 1972, especialmente para corridas e era bem mais leve (fibra fina), com algumas modificações para facilitar a vida dos mecânicos e/ou melhorar o rendimento do carro, teve sua produção no máximo de 10 (dez) unidades. Devido a falta de registro, esse número é estimado. Desses apenas dois sobrevivem, um no Rio e outro em SP, pelo que se tem notícia.
Comentário de: Snowmeow · http://blogpossante.blogspot.com
Os sul-africanos fabricam diversas réplicas para empresas norte-americanas, como a Superformance e a Factory Five. E são réplicas boas. Esses Pumas parecem bem fabricados (Me impressionei com o "teste da pedrada"), e com certeza haverá quem queira importar um desses pelo prazer de quiar um Puma "zero Km". Eu mesmo compraria um, se estivesse de acordo com as minhas posses, hehehe.
Comentário de: roberto zullino · http://www.f1total.net
A carroceria era maior de um lado do que do outro, podem reparar que os até 73 parecem que tem cambagens diferentes ao se olhar a traseira. Parece que o carro tem inclinação diferente de cada uma das rodas traseiras e que é mais alto de um lado, ou seja, pode nem ser isso, mas se nota que há algo estranho na vista traseira desses carros. Nada contra, a maioria dos carros que todo mundo baba dos anos 50, as Ferraris e Maseratis sempre tem um lado diferente do outro, alguns até em altura dos paralamas dianteiros.
O riscador é uma ferramenta simples, mas trabalhosa, tem que se fazer um eixo no meio do carro e ir medindo a simetria entre os lados. Com os dados tem que se corrigir o molde. É um trabalho de chinês.
Os pumas tubarão são os mais bem desenhados, como diz o filme tem uma parte de GTO e um pouco de Miúra. Dizem as más línguas que as guelrras foram desenhadas pelo Bertone quando visitou o Rino.
Os mais modernos são carros sem muita personalidade, mexeram no capô abaixando e tentando imitar o Porsche, puseram uns parachoques de sanfona falsa, lanternas de brasília. Os Pumas que tem vidro no lugar das guelrras parecem que estão mais levantados no meio.
Tive um 1971 e era espartano, a fibra era uma casquinha e não tinha muito acabamento, mas tinha os limpadores de parabrisa cruzados. estava uma merda de podre e rachado na frente, na primeira martelada o cabeçote caiu no chão com suspensão e tudo, o chassis era de karman-ghia e deu um enorme trabalho para arrumar. Tirei a carroceria fora e mandei refazer tudo. Ficou uma beleza e andava muito bem com algumas mandracarias que eram originais do carro. Tinha o vidro traeiro plano e com cantos quadrados, meio mal feito. Ele veio com cárter seco, tinha um tanque de óleo ao lado do motor com a marca Puma, radiadores na frente, eram dois acho, com os tubos passando nas caixas, carburadores especiais 40 mm, acho que de Opala e que são vendidos nos USA pela Kadron. Não vou jurar, mas sempre achei que o câmbio tinha relações diferentes e era mais longo, roncava bem. Andava na estrada sem o menor problema e mantinha 140 fácil sem esquentar nada. Vendi até bem para a época, 85 mais ou menos, ninguém queria esses carros.
O riscador é uma ferramenta simples, mas trabalhosa, tem que se fazer um eixo no meio do carro e ir medindo a simetria entre os lados. Com os dados tem que se corrigir o molde. É um trabalho de chinês.
Os pumas tubarão são os mais bem desenhados, como diz o filme tem uma parte de GTO e um pouco de Miúra. Dizem as más línguas que as guelrras foram desenhadas pelo Bertone quando visitou o Rino.
Os mais modernos são carros sem muita personalidade, mexeram no capô abaixando e tentando imitar o Porsche, puseram uns parachoques de sanfona falsa, lanternas de brasília. Os Pumas que tem vidro no lugar das guelrras parecem que estão mais levantados no meio.
Tive um 1971 e era espartano, a fibra era uma casquinha e não tinha muito acabamento, mas tinha os limpadores de parabrisa cruzados. estava uma merda de podre e rachado na frente, na primeira martelada o cabeçote caiu no chão com suspensão e tudo, o chassis era de karman-ghia e deu um enorme trabalho para arrumar. Tirei a carroceria fora e mandei refazer tudo. Ficou uma beleza e andava muito bem com algumas mandracarias que eram originais do carro. Tinha o vidro traeiro plano e com cantos quadrados, meio mal feito. Ele veio com cárter seco, tinha um tanque de óleo ao lado do motor com a marca Puma, radiadores na frente, eram dois acho, com os tubos passando nas caixas, carburadores especiais 40 mm, acho que de Opala e que são vendidos nos USA pela Kadron. Não vou jurar, mas sempre achei que o câmbio tinha relações diferentes e era mais longo, roncava bem. Andava na estrada sem o menor problema e mantinha 140 fácil sem esquentar nada. Vendi até bem para a época, 85 mais ou menos, ninguém queria esses carros.
Deixe seu comentário:


Assine por e-mail