25 Fevereiro 2009

A poupança não rende quase nada?

Escrito por Evelin Ribeiro - Publicado emFevereiro 25th, 2009
Categorias: Uncategorized

1102931_piggy_bank_2Prometi conversar um pouquinho sobre alguns tipos de investimentos. Ou melhor, algumas modalidades que você pode escolher para guardar e fazer seu dinheiro render.

Penso que um dos maiores motivos para as pessoas acharem tão difícil fazer poupança talvez seja que elas NÃO SABEM o que é a poupança. Então, vamos entender.

No mercado financeiro, os investimentos que podem gerar muito lucro são, em geral, os que envolvem mais riscos: risco de perder dinheiro, de perder o lucro, de o dinheiro não render, ou do rendimento ser negativo (ou seja, seu dinheiro diminuir em vez de aumentar)… Enquanto isso, os investimentos que têm menor rendimento, são mais confiáveis, têm os menores riscos. Com algumas exceções, a regra é mais ou menos essa.

Por que estou falando isso? A poupança é conhecida com uns dos investimentos menos rentáveis, por ser bastante conservador. Mas ele é garantia certa de que seu dinheiro continuará ali, aconteça o que acontecer. Mesmo se o banco falir,

[Mais:]

você tem uma garantia de receber até R$ 60 mil de uma espécie de seguro chamada "Fundo Garantidor de Crédito". Por mais que eu ache que se você tem R$ 60 mil já deveria ter procurado outro tipo de investimento, caso tenha optado por ficar mesmo na boa e velha poupança, seu dinheiro estará garantido.

Tem muita gente que reclama que a poupança não rende quase nada, né? Não é verdade. Pelo menos eu não concordo. Talvez se você colocar R$ 100 lá e deixar por 2 anos, não vai quase sentir diferença no rendimento. Mas experimente colocar R$ 100 por mês, durante os 2 anos. O rendimento da poupança terá representado uma boa parcela daquela grana que o saldo final apresenta.

Bom, vamos ao rendimento, então:

A poupança rende, obrigatoriamente, todos os meses, 0,5% mais TR (Taxa Referencial). A TR pode variar, e até ficar negativa. Mas, caso em algum mêscoins-tower a TR fique negativa, o governo mantém a TR em zero, para que a poupança nunca renda menos que 0,5%. É certeza. Mas isso é difícil acontecer. Em média, a poupança rende 0,65% ou 0,7% ao mês.

O rendimento é feito sempre na data de aniversário da sua aplicação. Ou seja, se você aplicou R$ 100 no dia 1º de fevereiro, no dia 1º de março o rendimento vai cair na sua conta e ser acrescentado ao seu saldo. Logo, todos os dias 1º, de todos os meses, aqueles R$ 100 reais somados aos rendimentos anteriores vão render. Digamos que no dia 15 de fevereiro você colocou mais R$ 50. No dia 1º de março, apenas os R$ 100 serão considerados para render. Os R$ 50 só terão rendimento no dia 15 de março. Fácil de entender, né?

Tudo isso significa que a única forma de seu dinheiro não receber nada de rendimento é se você retirá-lo da poupança antes que ele complete 30 dias aplicado. Mas se isso acontecer, saiba que você vai tirar seu dinheiro completo, tudo o que você aplicou, sem qualquer acréscimo, sim, mas também sem qualquer desconto.

No ano passado (2008), o rendimento anual da poupança ficou em 7,9%. Só que a inflação ficou em 5,91%. Ou seja, na verdade, meu pobre dinheirinho que estou juntando para o casamento rendeu apenas 1,89% porque precisamos descontar a inflação para sabermos qual foi o rendimento real, qual será meu poder de compra quando quiser sacar aquele dinheiro.

1,89% não é um número muito animador, concordo. Mas pense assim: se nosso dinheiro tivesse ficado em baixo do colchão esse tempo todo, além de não ter rendido NADA, ainda teria diminuído! Sim, é como se tivesse ficado 5,91% menor, porque o índice da inflação (no caso, é o IPCA - Índice de Preço ao Consumidor Amplo, que calcula o aumento de preço dos produtos), cresceu e teríamos de usar mais dinheiro para comprar as mesmas coisas. Logo, o dinheiro guardado fora da poupança teria perdido valor.

E lembre, qualquer aplicação que renda PELO MENOS um pouco mais que o índice da inflação já vale a pena como investimento :)
Sabe por que a poupança é tão popular?

Porque ela é simples. Você vai ver quando falarmos de outros tipos de investimentos, todos eles têm desconto de Imposto de Renda, taxa de administração, IOF e vários outros detalhes. A poupança não tem nada disso. É só você abrir uma conta, começar a guardar o dinheiro lá, fazendo os depósitos em qualquer caixa eletrônico do seu banco e pronto. Só checar o saldo uma vêz por mês para acompanhar.

Ah, uma informação a mais: de todo o dinheiro que o banco recebe como aplicação da poupança, ele é obrigado a destinar 65% para apoiar o financiamento imobiliário. Ou seja, a poupança tem até um apelinho "social", porque faz com que os bancos tenham sempre crédito para aqueles que precisam comprar uma casa e financiar o pagamento. Por mais que seja altamente recomendável juntar o dinheiro e pagar o imóvel à vista, nem todo mundo consegue e o financiamento é o caminho que a maioria escolhe.

Ou seja, enquanto houver pessoas aplicando na poupança, os bancos não terão desculpa para dizer que não têm crédito para o financiamento imobiliário, mesmo com a crise.

OBS: Não se preocupe, o banco não "rouba o sei dinheiro" para emprestar para as pessoas. Ele capta as aplicações gerais da poupança. Mas quando você quiser sacar sua grana, ela estará lá, completa e ainda um pouquinho maior.

Minha humilde opinião é que a poupança vale a pena, sim!. Desde que sua aplicação não seja um valor tão elevado e que você esteja querendo guardar e fazer o dinheiro render por um prazo mais reduzido. Uns dois anos no máximo. Para maiores quantidades e prazos mais longos, há alternativas melhores e mais rentáveis. Vamos conversar sobre elas em breve.



Posts similares:
A poupança pode mudar (para pior)
Dinheiro em baixo do colchão? Não!
Quando o CDB quase me enganou

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Eliezer Stos · http://cameramecanica.blogspot.com/

Boa….a gente tem poupança….mas nunca para para pensar sobre que investimento é esse de verdade….



bjjsss..


-----
PING:
TITLE: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender
BLOG NAME: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] os dólares e resolvi que queria investir esse dinheiro, em reais, em alguma coisa que não fosse a poupança. Na real, eu tinha R$ 750 [...]


PermalinkPermalink 28.02.09 @ 23:07



Comentário de: Eliezer Stos · http://cameramecanica.blogspot.com/

Boa….a gente tem poupança….mas nunca para para pensar sobre que investimento é esse de verdade….



bjjsss..


-----
PING:
TITLE: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender
BLOG NAME: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] os dólares e resolvi que queria investir esse dinheiro, em reais, em alguma coisa que não fosse a poupança. Na real, eu tinha R$ 750 [...]


-----
PING:
TITLE: Poupar dinheiro pode ajudar muito uma família « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender
BLOG NAME: Poupar dinheiro pode ajudar muito uma família « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] 24/Março/2009 por Evelin Ribeiro Minha mãe sempre manteve uma poupancinha. Desde que casou, nunca mais trabalhou fora e meu pai era quem levava o dinheiro para casa. Mesmo assim, ela administrava o dinheiro que ele dava para ela entre as despesas pessoais, a feira semanal e um dinheirinho para guardar na poupança. [...]


-----
PING:
TITLE: A poupança pode mudar (para pior) « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender
BLOG NAME: A poupança pode mudar (para pior) « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] >> A poupança não rende quase nada? [...]


PermalinkPermalink 28.02.09 @ 23:07



Comentário de: Eliezer Stos · http://cameramecanica.blogspot.com/

Boa….a gente tem poupança….mas nunca para para pensar sobre que investimento é esse de verdade….


bjjsss..


PermalinkPermalink 28.02.09 @ 23:07



Comentário de: Everaldo

Ainda me resta uma dúvida; olhando no site do BACEN (http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/aplica.asp#Poupanca), lá diz que a TR (que vai somada aos 0,5%) é aquela do dia da aplicação (dia do depósito ou do aniversário???). Então se o rendimento da poupanca de 10/05 está em 0,50% e eu faço um depósito de R$ 800,00 nesta data. No site (http://www.financeone.com.br) diz que no dia 10/06 a poupança é igual a 0,60%. Daí a pergunta: sobre os R$ 800,00 irá acumular o juro de 0,60% ou de 0,5%? No dia 10/06 eu teria R$ 804,00 ou R$ 804,80?


PermalinkPermalink 15.05.09 @ 22:33



Comentário de: Evelin Ribeiro

Oi, Everaldo!


A poupança rende no dia do aniversário, ou seja, se você depositou dia 10/05, ela vai render no dia 10/06 e em todos os dias 10. Se a poupança estava 0,60% no dia 10/06, significa que esse será seu rendimento. O 0,6% certamente é a soma do 0,5% mais a TR do dia (0,1%).


Abraço!


PermalinkPermalink 18.05.09 @ 09:11



Comentário de: Everaldo

Ok, Evelin obrigado por responder!


PermalinkPermalink 21.05.09 @ 23:33



Comentário de: Saulo Donisete de Jesus

Olá boa noite, tudo bem???
Estou entrando agora para o mundo dos investimentos e fiquei muito satisfeito com o site de vocês.
Sou corretor de seguros e gostaria de ler alguma coisa sobre previdência privada. Quais as vantagens e desvantagens de ter uma, os seus rendimentos e etc.
Gostaria também de parabenliza - los pelas matérias sobre economia realmente é uma maneira fácil de entender o mundo dos investimentos.
Se possível queria muito receber sempre novidades do site no meu e-mail.
Obrigado
Saulo.


PermalinkPermalink 19.06.09 @ 03:38



Comentário de: Carol

Uma opinião: tenho uns R$5.000,00 guardado em casa, não quero depositar esse $ na poupança pois estou pagando algumas coisas todo o mês e ano que vem (2010)pretendo fazer faculdade e de início, acredito que não vou estar trabalhando, vou acabar usando desse $, a minha dúvida é a seguinte: vale a pena depositar agora p/ depois lá pelo inicio do ano ter de sacar novamente? O que eu terei de deixar no banco (sei que extinguiram a CPMF, mas ainda não tem outro tipo de imposto q vc deve "pagar" na hora que saca o $?) E outra pergunta, caso seja mais apropriado mesmo eu depositar agora, vale mais a pela no ano que vem eu sacar um pouco por mês (so daquilo que eu tenho q pagar realmente no mês) ou já sacar um valor maior e com isso diminuir o número de saques?
Não sei se consegui ser clara, espero q tenham entendido.
Aguardo respostas, se alguém puder me ajudar!
Abrigada

----- PING: TITLE: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender BLOG NAME: Quando o CDB quase me enganou « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] os dólares e resolvi que queria investir esse dinheiro, em reais, em alguma coisa que não fosse a poupança. Na real, eu tinha R$ 750 [...]

----- PING: TITLE: Poupar dinheiro pode ajudar muito uma família « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender BLOG NAME: Poupar dinheiro pode ajudar muito uma família « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] 24/Março/2009 por Evelin Ribeiro Minha mãe sempre manteve uma poupancinha. Desde que casou, nunca mais trabalhou fora e meu pai era quem levava o dinheiro para casa. Mesmo assim, ela administrava o dinheiro que ele dava para ela entre as despesas pessoais, a feira semanal e um dinheirinho para guardar na poupança. [...]

----- PING: TITLE: A poupança pode mudar (para pior) « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender BLOG NAME: A poupança pode mudar (para pior) « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] >> A poupança não rende quase nada? [...]

----- PING: TITLE: O que o governo vai mudar na poupança? « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender BLOG NAME: O que o governo vai mudar na poupança? « Papo Econômico: Economia de um jeito fácil de entender

[...] > A poupança não rende quase nada? [...]


PermalinkPermalink 23.06.09 @ 17:38



Comentário de: Junior

vlew ai, ajudou bastante

PermalinkPermalink 30.11.09 @ 09:00



Comentário de: bruna

ol[a gostaria de uma ajuda,se eu colocar 20,000 (vinte mil) na poupan;a quanto que rende por mes ? obrigada

PermalinkPermalink 18.05.10 @ 17:18



Este post tem 2 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.