Melhores do Mundo

Melhores do Mundo

Out 31

ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 5

Cansei de inventar introduções pra esses textos grandes pra cacete que ninguém lê.

Os anteriores estão aqui: Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4.

Agora vamos sair da situação atual e partir pra achismos sobre o futuro das HQs e dos scans. Sigam-me os bons!

[Mais:]

Will Eisner dizia que o futuro das HQs estava nos quadrinhos semi-animados, para serem vistos no computador, com botões para passar a animação e para reproduzir sons, tipo aquelas animações em flash toscas que víamos pela internet nos anos 90. Se até o Mestre errou na previsão do futuro, então tenho o direito de dizer bobagem também.

Uma discussão que já tem rolado há um bom tempo (pelo menos nos sites gringos) é "por que diabos ainda não fizeram um iTunes de quadrinhos?". Muitos questionam por que Marvel e DC ainda não decidiram distribuir versões digitais de suas HQs como ocorre com os arquivos mp3.

O primeiro problema aí é saber qual seria o formato do arquivo. Muitos sugerem o formato cbr/cbz, muito utilizado nos scans, que nada mais é do que um arquivo compactado reunindo arquivos de imagem em formato jpeg, já otimizado para a visualização no programa CDisplay ou similares. Outros sugerem o formato pdf, pela vantagem da produção das letras como fonte (inclusive copiável), não como imagem, o que não ocorre com o cbr/cbz. Alguns cogitam que as grandes editoras estejam desenvolvendo um formato prioritário, com limitação de uso através de recursos como o DRM.

Particularmente, gostaria de poder adquirir a versão digital oficial de um gibi sem uso restrito. Apesar dos formatos cbr/cbz serem mais leves que o pdf, pra mim seria extremamente vantajoso poder extrair do arquivo imagens (inclusive de quadrinhos individuais), texto ou ambos para utilizar em trabalhos acadêmicos. Mas seja qual for o formato predominante, o processo de leitura ainda deverá ser o mesmo. Algo com animação e som não é quadrinho, é "cine-quadrinho" ou seja lá como desejem chamar esse frankenstein.

Um caminho para os quadrinhos no mundo digital pode ser vislumbrado nas diferentes iniciativas dos webcomics. Scott McCloud defende a adoção de micropagamentos, em que cada visitante cadastrado pagaria uma quantia quase insignificante a cada visita, gerando renda para o autor pelo volume de visitas. Teoricamente é uma ótima idéia, mas transferência freqüente de dinheiro em um ambiente inseguro como a internet é sempre algo temeroso.

Outros autores de webcomics oferecem todo o conteúdo inteiramente de graça e vivem apenas de merchandising de seus personagens (lição do titio George Lucas). Quando maior a base de fãs de um quadrinho, mais gente vai querer ter uma camisa, um bonequinho ou uma caneca de seu personagem favorito.

A verdade é que o formato digital está aí para ficar. Vejam o caso da indústria de livros, muito mais conservadora que a de quadrinhos. Editoras e grandes livrarias como a Amazon estão numa corrida pra ver quem vai desenvolver o primeiro leitor de livros digitais realmente prático. Tentativas de aperfeiçoamento do papel digital se espalham pelos principais fabricantes de tecnologia do planeta. E podem apostar que depois que isso for uma realidade, não vai demorar muito até desenvolverem um leitor para HQs também. Aí vai acabar aquela conversa de "mas não posso ler HQ digital enquanto estou cagando...", como o Ultra sempre diz.

Não que o papel vá acabar. Sempre haverá um lugar para as HQs em papel. Mas elas tendem a se tornar artigos de luxo, feitas em edições especiais (e caras) para colecionadores e comercializadas somente em livrarias e comic shops. Também deve surgir, talvez num período de transição, a impressão de gibis sob demanda. Você entra no site da editora, decide como vai ser a revista que você quer (uma história, um arco, uma série completa, o tipo de encadernação, qualidade do papel), paga e recebe sua revista personalizada na sua casa, mais ou menos como alguns fabricantes de computador fazem hoje em dia. É obóvio que essas edições serão mais caras do que aquelas produzidas em massa, seria algo para colecionadores ou para quem quer dar um presente personalizado.

Conclusão da dessa viagem toda: Os quadrinhos terão que se adaptar ao futuro, mas continuarão sendo quadrinhos, não vão virar outra coisa. As HQs de papel não vão sumir, mas terão um espaço restrito e elitizado. Os scans podem indicar um caminho para o futuro, mas certamente não são o futuro dos quadrinhos, nem a sua ruína, como pregam alguns. A História nos mostra que os tempos e as sociedades podem se modificar, mas a arte sempre se adapta e sobrevive.

Concordam? Discordam? Vamos discutir nos comentários. Mas civilizadamente, por favor. Ou o Hell vai dar uma voadora em cada um de vocês!

Nerd Reverso Email • 19:00:11 • Quadrinhos, EspecialPermalink 64 comentários
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/25501

Posts similares:
ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 4
Marvel fazendo Scan!!!
Autores independentes fazem pesquisa sobre internet e HQs

Post anterior: Galeria MdM #122 - Próximo post: Máquina de Combate mais caro que o Homem de Ferro?

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário
Aprenda a inserir seu avatar

Comentários, Trackbacks:

Comentário de: Andre
Nunca li tanta asneira...
Aff
PermalinkPermalink 11.11.08 @ 17:43


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
"Os quadrinhos terão que se adaptar ao futuro, mas continuarão sendo quadrinhos, não vão virar outra coisa. As HQs de papel não vão sumir, mas terão um espaço restrito e elitizado."

Isso é verdade, serão um artigo de luxo mesmo. Pra uma pessoa querer adquirir, eles vão ter que ter algo a mais, como um excelente papel, capas alternativas, brindes, alta possibilidade de autógrafos... algo palpável! Mais do que hoje tem dia temos na maioria das publicações mensais.

A melhor maneira de ganhar dinheiro com essas produções mais simples no futuro bem próximo em que teremos leitor de HQs digital (ou pras editoras que lançam algo experimental, que ainda não tem sucesso no mercado e elas não saberiam se valeria a pena imprimir edições luxuosas) será realmente a propaganda nos sites oficiais, além, é claro, do "merchandising".
PermalinkPermalink 04.11.08 @ 11:01


Comentário de: Sophos
Não devo nada a Panine, não utilizo os serviços desta empresa. Mas devo a marvel e a DC, assim compro um gibi da Panine a cada 4 ou 5 historias que leio na net, ou dependendo do caso nem compro nada, produtos de pessima qualidade deveriam ser devolvidos. Mas os scans ajudam sim! Ao menos aos que trabalham a qualidade, veja o exemplo de love hina, li um scan e gostei tanto que comprei toda a serie de uma tacada só. Mas por que valia a pena, o mesmo ocorre com Walking Dead, que quando chega ao rasil em seu infinito atraso eu compro logo, mas leio os scans antes.
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 23:45


Comentário de: Corto Blog Maltese · http://panoramaimaginado.blogspot.com/
" Comentário de: Monster
Li muitas criticas a favor Corto. Mas Os preços me decepcionaram.

Tipo. Eu fiquei louco para ler, por cauda do nome. Mas vou terminar de ler Watchmen para procura os scans desse manga. "



Se depender da Conrad não vai dar certo mesmo. Experimenta baixar a série animada na net.
O anime é idêntico aos quadrinhos, eles esperaram a série em mangá terminar pra criar a animação só pra não ter que inventar história filler pra encher linguiça.
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 15:08


Comentário de: Vini · http://www.mamaosubmundo.blogspot.com
Cara, infelizmente ainda não tive tempo de ler todos os posts que falam sobre scans, mas é algo que me interessa muito e não vou deixar de ver. Vou salvar os textos pra ler depois e imagino q as idéias inseridas nos posts sobre as scans, estão muito bem construidas, pois já é o 5º post!!!
Se não tiver eu detono vc nos comments depois, Nerd!
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 14:04


Comentário de: Rodrigo Galhano · http://reviewsquadrinhos.blogspot.com
Eu acho que as HQ´s em papel vão continuar sendo fabricadas em massa, o que pode mudar é a quantidade de títulos e o preço. Muitos títulos meia boca vão acabar ficando somente do digital, enquanto os best sellers vão continuar sendo vendidos em papel, talvez por um preço um pouco mais caro.
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 11:05


Comentário de: Skrull da Terra 13 - O Alfamorfo
Cansei de inventar introduções pra esses textos grandes pra cacete que ninguém lê.



Lembrei da banda Cansei de ser sexy
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 08:59


Comentário de: Pedrones · http://twitter.com/pedrov
Bom dia. Fallout 3 é legal.
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 08:58


Comentário de: Oishi_Fabio · http://oishifabio.labrute.fr
Bom dia Nerdaiada!!...

Mais uma semana de Labuta, filhos da pátria!
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 08:57


Comentário de: jCaca · http://www.dunha.com
Bom dia nerds, vai demorar pra gente ver o papel acabar, sendo q já inventaram até o papel eletronico, agora qto a enfiar meu dedo ao ouvir a voz do bats, no no no, isso non existe, não enfio meu dedo nem no anel do laterna verde.

PermalinkPermalink 03.11.08 @ 08:17


Comentário de: Algures, o Rafael - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT. · http://uarevaa.blogspot.com
Lá e de volta outra vez!

Bom dia!
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 08:07


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Porra, esas giuliana escreve pa caralho (nada contra)...
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 00:26


Comentário de: giuliana
Ótimo post (e mais curto do que os anteriores, acho). :)

Pelo o que eu vejo no mercado editorial, estamos caminhando para um uso mediano da internet. Na editora em que trabalho, disponibilizamos o primeiro capítulo de todos os livros publicados, mês a mês. Acho que no mercado de livros - como você disse, mais conservador -, e aqui no Brasil, acho que esse tipo de iniciativa será o máximo que chegaremos. Até porque eu tenho a experiência de muita gente que não quer o livro para guardar: lê uma vez e tchau.
Para essas pessoas, que compram o livro, lêem, e depois trocam, dão, vendem etc, o Kindle é uma opção, mas devo dizer que as vendas do Kindle e de livros para o Kindle foram extremamente decepcionantes para a Amazon. Ou seja, acho que a maioria das pessoas ainda não está pronta para abrir mão da "perenidade" do papel.
Ao mesmo tempo, a impressão que eu tenho é que as gerações mais novas, que já cresceram fazendo seus trabalhos do pré-escolar no computador, terão cada vez menos dificuldade com a mídia digital. Se você for ver, a maioria das pessoas que têm de 20, 25 anos e acima ainda acha muito incômodo ler no computador (me inclua nessa), mas cada vez mais as pessoas fazem downloads de livros e mantêm os arquivos no seu HD, como em uma biblioteca virtual. (só não sei o que faria se o computador pifasse...)
Na faculdade, ouvi over and over again como o livro vai ser passado, como o futuro é o computador etc. Pessoalmente, não acredito nisso. Concordo com você que o "papel" - seja com letras, com desenhos, ou com letras e desenhos impressos nele - se tornará, cada vez mais, um artigo de amor. E não acho que isso vá acabar com o tempo, porque ainda vejo adolescentes que não só compram seus livros, como também os guardam, comentam sobre eles, emprestam (com cuidado) e tudo o mais. Essas adolescentes serão mães e, com sorte, passarão o amor à leitura adiante.

De qualquer forma, eu torço pelo melhor cenário, porque senão eu estou fudida. E desempregada. Por favor, continuem a comprar livros. :)
PermalinkPermalink 03.11.08 @ 00:15


Comentário de: Bugman Email
Conclusão da dessa viagem toda: Os quadrinhos terão que se adaptar ao futuro, mas continuarão sendo quadrinhos, não vão virar outra coisa. As HQs de papel não vão sumir, mas terão um espaço restrito e elitizado. Os scans podem indicar um caminho para o futuro, mas certamente não são o futuro dos quadrinhos, nem a sua ruína, como pregam alguns.

Depende.

Certamente, não será a ruína para os quadrinhos, mas será para alguns quadrinhos por algum tempo. Eu não sei se teremos gibis vindo de fora pela Panini com o crescimento dos scans.

De resto, o futuro mais viável deve ser esse mesmo. Só resta as editoras se tocarem.

Mas é bom constar que se alguém não quiser mais pagar por HQ, não vai pagar. Mesmo que coloquem essa opção na web, vão dar um jeito de continuar propagando um meio que reproduza o quadrinho de forma grátis.
PermalinkPermalink 02.11.08 @ 22:52


Comentário de: Pastel
Scans são um mal impossivel de conter sempre vai ter alguém que copia, assim como games, DVDS,séries e todo o resto.
Não adianta fazer tudo digital pq vão copiar, não adianta botar policia em cima e nem nada, o jeito é descobrir como ganhar dinheiro sem ser com as revistas. Pode ser com bonecos, filmes sei lá o que.
Eu odeio pensar que livros e revistas serão coisa do passado, creio que tudo muda, mas essa na minha opinião seria uma coisa desagradavel

PermalinkPermalink 02.11.08 @ 20:31


Comentário de: Fergus, o Arcano
ARGH!!! Mais um post sobre scans?!
PermalinkPermalink 02.11.08 @ 18:54


Comentário de: Kamen Rider · http://orider.blogspot.com
Download pago não daria certo pois sempre vão existir os sites que vão disponibilizar de graça, e ai o pessoal com certeza vai no mais barato.
PermalinkPermalink 02.11.08 @ 13:28


Comentário de: F/X
No Japao, tem quadrinhos pra celular, alguns distribuidos de graca, tipo, numero um. Tem ateh classicos, Tezuka, Shirato Sanpei... Eh pintado, passa de quadro a quadro e respeita a narrativa dando leves movimentos nos quadros, nada de animacao, soh movimento de camera e alguns zoons. Os balaos tambem abrem um por um, por clique.

Eu achei otimo, como narrador e como leitor.
PermalinkPermalink 02.11.08 @ 05:35


Comentário de: Norrin Kurama
Bem que eu queria um livro eletrônico, algo assim. Um leitor portátil e cômodo.

Pra mim um sério problema com as HQs é o espaço. Talvez a mídia eletrônica resolvesse isso.

Mas a perda de qualidade é mais díficil :( .
PermalinkPermalink 02.11.08 @ 02:42


Comentário de: otoniel oliveira
ótimo texto. Concordo com a maior parte desses cinco tópicos.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 22:49


Comentário de: Monster
Li muitas criticas a favor Corto. Mas Os preços me decepcionaram.

Tipo. Eu fiquei louco para ler, por cauda do nome. Mas vou terminar de ler Watchmen para procura os scans desse manga.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 22:32


Comentário de: Kakapunkcool · http://www.kakapunkcool.deviantart.com
scan ruleia,comcei a baixar quando a panini comçou a colocar supergirl no mix,junto com renegados
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 22:02


Comentário de: Corto Blog Maltese · http://panoramaimaginado.blogspot.com/
" Comentário de: Monster
Não. A historia é mais ou menos como o codinome do Hank Mccoy. É um apelido que meus amigos me deram. Que els usavam algum tempo atras. Só fui conhecer a obra( aquela do medico que salva um serial killer) mais tarde. Mas nunca cheguei a ler ou ver.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:40 "

Cara, é uma obra-prima.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 22:00


Comentário de: Monster
Uma historia por Loeb e liefeld, já aconteceu.

O primeiro sinal do apocalipse. Depois vira um crossover com o Robin e o Aquaman. Só restara 3min para a meia-noite, no relogio do apocalipse.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 20:09


Comentário de: Bolt
Ô Nerd.... tô de ressaca e não tive paciência de ler os comentários, então vou falar algo que alguém pode já ter dito.

Simplesmente renomeie o arquivo de .cbr ou .cbz para .rar e descompacte tudo numa pasta. Simples, fácil e prático.

PermalinkPermalink 01.11.08 @ 16:39


Comentário de: Pedro-The Batfan · http://www.batman-brasil.blogspot.com
Se já não bastasse as Edições Especiais das HQs custarem uma nota violenta, daqui há um tempo até as HQs mensais vão ser caras! Que droga! Logo, logo vão cobrar 50 reais por uma HQ do Aquaman com roteiro do Jeph Loeb e desenhos do Rob Liefeld! Fala sério!
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 14:00


Comentário de: Nerd Supremo · http://kalangonordestino.blogspot.com/
eu li, não me recordo aonde, "acho que foi no omelete" que a marvel vai lançar hqs classicas em versão para computador, a diferença é que nessa versão digital, cada quadrinho será visto individualemente.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 10:22


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
acho que vou fazer scans desse post e distribuir na net.

hehehehe
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 10:15


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
Comentário de: Alex DNA
Muitos capítulos, esses posts sobre scans!!


VOU ESPERAR SAIR O ENCADERNADO...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 21:26


faz que nem eu baixa...
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 10:02


Esse post é o último, né?
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 10:00


Comentário de: Cláudio · http://meia-noite.labrute.fr/
Não tem nada a ver com quadrinhos, mas leiam "Marley & Eu"!!!!
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 09:18


Comentário de: Fungsman http://fungao.labrute.fr/
e um dia eu leio essa porra
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 01:49


Comentário de: Fungsman
Melhor baixar scan do que jogar dinheiro fora com a panini

no dia que começarem a publicar cada revista separada eu volto a comprar
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 01:46


Concordo e que venha 2009 pra sabermos quais porcarias serão descobertas antes de sair nas bancas e quais serão realmente boas ou interessantes para se comprar.
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 00:53


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...

hehehehe...

Parabéns Nerd Reverso, ficou show o Especial!

num sei se vcs já ouviram falar, provavelmente não, mas o "INPI", Instituto Nacional de Pesquisas Incompletas, constatou que de 15 brasileiros somente....
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 00:40


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Como dizia Adoniran Barbosa, "a culpada de tudo é a crise"
PermalinkPermalink 01.11.08 @ 00:03


Comentário de: Dexter o "sangue bom"
TÁ BOM EU CONFEÇO,BAIXO SCANS PELA INTERNET SIM,PORRAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 23:40


Comentário de: Dexter o
tá bom eu confeço,BAIXO SCANS PELA SIM PORRRAAAAAAAAAA!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 23:37


Comentário de: Dexter o "sangue bom"
argggggggg!!!! scans denovo essa parada??


bom..............eu leio hqs do kick ass,mangás do naruto,marvel,tudo pela internet,MAS EU NÃO BAIXO SCANS OUVIO,EU SO OS VEJO,QUEM DISER QUE EU BAIXO SCANS PELA INTERNET VAI.............VAI....EU VOU FAZER QUE FAÇO DE MELHOR,VOU MATAR......E PROMETO QUE VAI SER UMA MORTE LENTA!!!!!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 23:32


Comentário de: Joaquim
Pronto Reverso! Acabei de ler tudo o que você escreveu sobre scan e digo:

Tu gosta de encher linguiça, hein cara?

Hahahaha! Ele colocando "Acho que não", achando que virei alguém dizendo 1º... MAS NÃO VEIO NINGUÉM!

Fui eu o primeiro, e nem li esse post! Hahaha!

HAHAHAHAHA!!!

Reverso tendo o momento de ouro dele, e nego nem ai!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 22:50


Comentário de: Mandaloriano · http://salomen.labrute.fr
Cansei de inventar introduções pra esses textos grandes pra cacete que ninguém lê.


HAuHAuAhUAhUAhUAhAUhUaHAuHAuHAuHA
Isso EU LI, e SÓ.

Esses posts sobre scans não têm mais fim?!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 22:40


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
*mas é "por aí"
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 22:35


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Bâo, falei sobre isso no post anterior sobre o assunto, acho que ando lendo a mente do Nerd Reverso. Mas é paí, concordo com a maioria das coisas do artigo...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 22:32


Comentário de: Inferno o Infame
Particularmente, gostaria de poder adquirir a versão digital oficial de um gibi sem uso restrito. Apesar dos formatos cbr/cbz serem mais leves que o pdf, pra mim seria extremamente vantajoso poder extrair do arquivo imagens (inclusive de quadrinhos individuais), texto ou ambos para utilizar em trabalhos acadêmicos.

E ainda tem a questão dos custos, NR, porque .pdf é propriedade da Adobe, que oboviamente cobraria às editoras pela distribuição dos quadrinhos nesse formato, custo esse que oboviamente seria repassado ao consumidor.

E além disso, uma coisa ficou meio incoerente no seu texto. Bolas, vc mesmo concordou que não dá mais para as editoras ignorarem a mídia digital como veículo a ser explorado comercialmente, correto? E voce acha que a partir do momento em que os quadrinhos forem comercializados massificadamente pela net as editoras não vão utilizar dos recursos multimídia que a internet oferece e embutí-los nos seus produtos? Voce acha mesmo que o consumidor médio, não o leitor mais exigente, mas o cabra que compra One More Day feliz da vida, esse cabra safado e analfabeto funcional, não vai ficar todo pimpão e achar 'massa véio' uma hq com recursos multimídia, como sons e imagens?
Tá, concordo que isso descaracteriza o conceito de histórias em quadrinhos e da arte sequencial, bibibi, bobobó, mas comercialmente falando, sem fazer juízo de valor sobre se é bom ou ruim, acho que é o caminho inevitável, e Will Eisner não disse nenhuma besteira.
Quando houver no mercado um aparelho de leitura a preços competitivos que simule a experiência tátil do objeto físico (no caso, o gibi), e uma vez que já existem os meios de venda e distribuição do material digital já há um bom tempo, não tardaria muito para que se agregassem novos recuros a esse material. É um pensamento análogo a aquelas capas metalizadas que a Image botou em alguns títulos como forma de agregar valor ao produto. Imagina um fan boy do bátima baixar uma hq digital e quando abre o arquivo vem a imagem e o som da voz do Wayne dizendo que precisa da ajuda do leitor para derrotar o Coringa? A fanboyzada vai dar duplos carpados de orgasmos múltiplos, vão se sentir o Robin e enfiar o dedo médio no esfincter enquanto lêem.
Por isso eu não creio que o formato atual vá se perdurar da forma como é hoje, a não ser em nichos, claro, mas de forma geral, já que o caminho é a net, então, meu caro, a inclusão de recursos que a net proporciona vai acabar impregnando o quadrinho, não vejo como isso não possa acontecer para as edições mainstream.
abcs

PermalinkPermalink 31.10.08 @ 21:29


Comentário de: Alex DNA
Muitos capítulos, esses posts sobre scans!!


VOU ESPERAR SAIR O ENCADERNADO...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 21:26


Comentário de: Sr. Saco de Papel · http://www.sem666palavras.blogspot.com
Imagem em movimento é cinema. Tem certeza de que Will Eisner não sabia disso???????
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 21:04


Comentário de: Skrull da Terra 13
Bem...eu nao sei oq esperar do futuro dos quadrinhos no brasil...Mas enquanto houver cartao de credito internacional e hqs impressas eu estarei comprando...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 21:00


Comentário de: soldado · http://www.rodrigosoldado.blogspot.com
já existem quadrinhos para iphone, procura no youtube "ihphone comics".

na feira de frankfurt, o assunto da hora foram os e-books, que representam hoje 5% do mercado, o dobro do ano anterior. no japão, a venda de e-book cresceu 40%. previsões apontam 2012 a 218 pra venda de e-books ultrapassar a venda de impressos (o q não significa o fim do impresso, apenas um volume menor).

alguns livros só podem ser impressos, mas outros se benficiam muito do digital. Como livros sobre assuntos perecíveis ou que precisam de constante atualização (guias, leis, etc etc).

O leitor de e-book, ou mesmo o iphone, correm atrás. a amazon já tem o kindle. a sony tem um bom tb

o problema, claro, é a pirataria.

sobre webcomics, já tem gente vivendo disso, como pvp, penny arcade, sheldon, etc. tem um livro deles, how to make webcomics, vai em halfpixel.com. o micropagamento não funcionou, a receita de ganhos vem de ads, merchandising (incluindo livros aí;), e venda de arte original. tem cada vez mais gente fazendo isso.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:52


Comentário de: o último daxamita
Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou...
e eu serei um velho rapugento q vai prefirir papel!!!!!




idem!

PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:50


Comentário de: Cage
Parabéns, JP!

essa série sobre Scans foi a melhor coisa que eu li no MdM
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:43


Comentário de: Monster
Não. A historia é mais ou menos como o codinome do Hank Mccoy. É um apelido que meus amigos me deram. Que els usavam algum tempo atras. Só fui conhecer a obra( aquela do medico que salva um serial killer) mais tarde. Mas nunca cheguei a ler ou ver.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:40


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
e eu serei um velho rapugento q vai prefirir papel!!!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:35


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
Domingo eu passo aqui, leio os comentários finais de vocês, rebato todos os argumentos que eu discordar e concluo o meu raciocínio sobre o tema! hehehe
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:29


Comentário de: Corto Blog Maltese · http://panoramaimaginado.blogspot.com/
Monster, o seu nick tem alguma coisa a ver com o anime homônimo?
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:26


Comentário de: Monster
A verdade é que passram-se mais de 70anos que os grandes astros começaram a aparecer. E sempre mantiveram-se vivos. A questão das tiras de jornais. Elas foram substituidas pelas revistas mas continuam. Pode ocorrer o mesmo com as Hq. Existirem os tres tipos em um futuro mais distantes. Pq nem todos tem acesso a internet. E alem do mais a unica coisa certa é que daqui alguns anos o Superman vai vender a alma para o Neron, reviver o Johnathan e apagar o seu casamento com a Lois. E o Homem-Aranha vai ter um parceiro mirim, o Mosca.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 20:09


Comentário de: AvendanoArmy, renomado capista de Crise nas Infinitas Lhamas · http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3650186549788749406&aid=1222264646
Cara, meu editor do Webcomix.com vivia falando nessa merda de papel digital. E a opinião do Ultra sempre foi a minha. E no fim das contas é isso: Você está certo quanto ao futuro, NR. E o meu editor também, embora mais radical. Mas quanto a mim, na boa que não gostaria de viver num futuro assim. Tenho medo, tenho raiva, e vou me matar quando as histórias em quadrinhos se tornarem animações bizarras limitadoras de intelecto, ou simplesmente uma espécie de Ipod grandão.
E tenho certeza que muitos nomes do mercado também farão isso.

Sei que o futuro próximo não poderá ser evitado, mas como dizem, todo jovem é uma célula revolucionária idiota, então, a nível de brinks: DIGAM NÃO ÀS WEBCOMIX!!!

uahushuahsuahsuhaushausuah
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:47


Comentário de: M. de Saco Cheio
Ah para Nerd Reverso, já deu no saco mesmo!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:41


Comentário de: Samoht - 4F
Fraze linda:

"A História nos mostra que os tempos e as sociedades podem se modificar, mas a arte sempre se adapta e sobrevive."
Nerd Reverso, 2007 D.C.


Isso ainda vai estar registrado em algum livro de história!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:40


Comentário de: Alessandro H.
E ano que vem terá Tekken, o filme e Dragon Ball, o filme.

Max Payne é um bom filme?
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:38


Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
E falando em HQ digital, toda sexta tem edição nova de FreakAngels =)




Leiam, senão o Leprechaun malvado vai morder seus calcanhares enquanto dormem.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:29


Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
Resumindo:

Quando o livro-digital-portátil for uma realidade, HQ vai virar vinil.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:27


Comentário de: Joaquim
Somos só nós dois então Reverso, vou ler todos os seus posts e posto aqui um mega comentário pra gente debater a noite toda sobre isso, espera um pouco ae.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:18


Comentário de: Joaquim
Hahahaha ninguém!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:11


Comentário de: Nerd Reverso Email
Acho que não.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 19:00


Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Galeria MdM #122 - Próximo post: Máquina de Combate mais caro que o Homem de Ferro?











RSS: Clique aqui para ver essa página no formato RSS/XML
O que é RSS?

b2evolution