Melhores do Mundo

Melhores do Mundo

Out 30

ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 4

Previously on MdM...

Pirataria e os scans nos EUA! A situação dos scans no Brasil! A atitude dos leitores de scan e gibi!

And now the scan saga continues...

[Mais:]

Continuando a série sobre scans (calma que tá acabando!), vamos falar sobre as formas que as editoras possuem de lidar com a questão do scan e até mesmo (por que não?) utilizar o scan a seu favor.

Como a questão do mp3 e da indústria fonográfica já mostrou, não dá pra simplesmente eliminar as novas tecnologias. Por mais que as gravadoras bloqueiem os canais de distribuição, os novos formatos serão propagados de outras formas. A solução é buscar alternativas ou usar isso a seu favor.

No caso das HQs, as revistas originais possuem uma vantagem fundamental: sua materialidade. Lemos no computador porque é isso ou nada, mas preferimos ler no papel. Os e-books trabalham com letras (fontes), que não precisam ser belas, apenas legíveis. Já os quadrinhos têm na arte sua forma de expressão e essa arte (no caso das revistas impressas) é pensada e produzida para ser exibida em papel. Sem dúvida há uma perda no processo de digitalização, por mais cuidadoso que seja (ou até por isso – muitas vezes o escaneador "limpa" um desenho intencionalmente "sujo", diminuindo a qualidade do original). Que as editoras invistam na qualidade do papel e da impressão, então. Convençam o leitor a gastar dinheiro oferecendo um produto de qualidade.

Outra alternativa para competir com os scans são os brindes. Consumidores em geral adoram ser paparicados, adoram um agrado. Isso é algo que a indústria de DVDs já descobriu faz tempo, oferecendo canecas, camisas, adesivos, ímãs de geladeira. Mas ofereçam brindes decentes, não caça-níqueis. Um baralho que só se completa comprando uma dúzia de revistas não é brinde, é castigo. Recentemente, a Panini publicou revistas que traziam como brinde um chaveiro com os símbolos dos principais personagens da DC (e do Robin), uma iniciativa bem bacana. Lembro que de vez em quando a Abril também colocava pôsteres em suas revistas, um brinde legal e barato.

Mais uma dica vinda dos DVDs: os extras. Um DVD caprichado, com uma capa bacana, um panfleto com informações e muito material extra no conteúdo do(s) disco(s), pode fazer um consumidor comprar um filme/série de TV mesmo já tendo assistido no cinema, na TV ou na internet. Aproveitem que os gibis gringos saem aqui com meses de defasagem e coloquem aqueles prefácios, esboços, capas variantes e outras frescuras que só costumam sair lá fora na terceira reimpressão ou nos encadernados. Se vão publicar depois, que publiquem melhor que os gringos.

Entretanto, os scans não precisam ser vistos apenas como competição. Eles podem ser uma excelente ferramenta (oficial!) de publicidade. A revista que era a grande aposta da editora naquele mês não vendeu como o esperado? Aquela série adulta com ótimos roteiros e desenhos está vendendo mal? Em vez de usar um simples preview, por que não anunciar o download gratuito da edição? Se você confia mesmo no potencial da revista, ofereça o download da edição em anúncios nos sites sobre quadrinhos (alguém quer anunciar no MdM?), nos sites cujo público coincida com o público-alvo de sua revista. Além de mostrar confiança no seu taco (ou melhor, na qualidade do seu produto), oferecer um produto de graça é um sinal de extrema boa vontade que gera uma resposta positiva na maior parte do público. Mesmo se eles não comprarem a revista, seu conceito com o público vai melhorar bastante, o que pode gerar futuras vendas também.

As grandes editoras nos EUA vêm buscando formas de lucrar com os scans. Da maneira como existem hoje, é difícil obter lucro direto com esse tipo de arquivo. Enquanto se buscam novas formas de distribuição digital de quadrinhos, pode-se buscar o lucro indireto usando o scan como uma eficiente ferramenta promocional. Na verdade, boa parte dos leitores já faz isso por vocês. É só uma questão das editoras vencerem a resistência ao novo formato e usar a situação a seu favor.

Recado final para as editoras: o scan pode ser seu adversário, mas também pode ser seu segundo melhor amigo (depois do dinheiro). Investindo na qualidade, tanto de produção quanto de publicidade, certamente os scans podem ajudar muito mais do que atrapalhar seus negócios.

Concordam? Discordam? Vamos discutir nos comentários. Mas civilizadamente, por favor. Ou o Hell vai dar uma voadora em cada um de vocês!

A seguir: os scans e o futuro das HQs. Preparem-se para a verdadeira cagação de regra!

Nerd Reverso Email • 18:00:03 • Quadrinhos, EspecialPermalink 76 comentários
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/25500

Posts similares:
ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 1
De novo os scans...
Autor de HQ gringa em site de scans brasileiro!

Post anterior: Muitos vídeos de MK vs DCU - Próximo post: O presente perfeito pro Change!!!!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário
Aprenda a inserir seu avatar

Comentários, Trackbacks:

Comentário de: Taís · http://tfantoni.deviantart.com
Nossa! Adorei esses posts sobre scans! Digo aqui o que penso:

Eu sou colecionadora de mangás, mas só comecei a baixar scans recentemente (tipo poucos meses) pois até eu me tocar que dava pra baixar na net, há XD
Tenho vááários mangás comprados desde 2005, 2006, e concordo de que não dá pra comprar todas as edições, principalmente essas que esculacharam legal no preço (acho que o Record foi pra Full Metal Alchemist, mais de 7 reais, e está menor que o formato padrão, além de umas míseras 100 página), por isso, assim como eu já li em comunidades, o povo tá só nos scans (ainda mais que eles estão MUUUITO mais à frente do que está sendo lançado em São Paulo e mais ainda onde moro), e alguns que tem coragem de gastar o dinheiro do emprego/mesada ficam com os de 200 e poucas páginas, alguns quase com seu preço antigo, na média dos R$ 10,90.
E de fato, há sites que distribuem mangás e que cancelam os downloads quando são licenciados, apesar de não serem tantos...

Além disso, eu também pretendo abrir um site que tenha scans de como desenhar (apesar de estar beem lento xD") e eu acredito que não esteja desvalorizando os autores ou diminuindo sua venda, pois eles são super velhos: Lá por 1999-2000. Acho que mal haveria em sebos. Sem contar que as revistas de desenho que vejo por aí estão até mais pobres em conteúdo que essas antigas.


Como diria Mc Scott: É sim melhor ter a HQ em mãos do que ler no monitor. Eu concordo.
PermalinkPermalink 12.02.09 @ 18:49


Comentário de: nerdnoturno
mais um topico sobre isso, minha nossaa!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 18:49


Comentário de: gajin
Opa galera apareci d novo...
Eu sou um cara que apóio os scans, começei a ter contato ano passado devido a estar desempregado e foi uma saída para minha "contençao de gastos";
É também uma alternativa pra quem quer imortalizar as Hqs para seus filhos
Mas nós nerds que gostamos de ter a praticidade como aliado, folherar uma Hq não tem preço; o unico fods é nossa editora do BR q insiste em botar estratégicamente histórias sem conteúdo no meio das boas pra "vender"(digo empurrar), em nós fãs consumidores.
Então continuo com a paralelidade: comprar a Hq e visualizá-la em Hd!
--Nerd Reverso: com essa tua idéia do post tu pod apresentar pra Marvel q o lugar do Quesada é seu!!
abraxx nerds!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 12:38


Comentário de: Megatron
Nerd Reverso,
monta uma enquete sobre scans (no futuro, afinal já tem gente reclamando do assunto), pra perceber melhor o que a turma pensa.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 12:36


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: giuliana
Desculpem pelos dois posts gigantes!
30.10.08 @ 22:33

Não precisa se desculpar, giuliana.
Pelo contrário, agradeço por ter comentado.

É sempre bom saber a opinião das outras partes envolvidas na questão.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 10:31


Comentário de: Scarface - The cara de pau
Comentário de: Barracuda
Eu quero saber é quando o assunto será: MDM, os piratas do Omelete.



Ou melhor

MDM, o que o omelete seria se tivesse comentarios...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 09:05


Comentário de: Cthulhu
Pessoalmente eu já dei muito dinheiro as editoras, houve épocas em que eu comprava praticamente tudo da DC e da Marvel, das porcarias mais asquerosas as revistas mais bacanas.

Depois de anos lendo aquelas drogas dos anos 90, eu me enchi. X-Men, uma revista que eu adorava, se tornou tão insuportável que faz uns cinco anos que não compro um único número. O Homem Aranha desde a mal fadada Saga do Clone não recebeu um centavo meu.

Eu havia parado por completo a compra dos gibis até o surgimento da Panini, quando decidi dar uma chance a Liga da Justiça, mas aí parei de novo.

E apenas duas razões me motivaram a continuar comprando: uma foram as séries especiais e de luxo da Panini (os Supremos versão encadernada é show de bola) e a outra foram os scans que quando me agradam me motivam a ir comprar a revista (algo que aconteceu com a Guerra do Anel dos Lanternas)

Hoje compro só produto de qualidade, afinal o prazer de folhear a revista de papel é muito maior do que ler em scan, mas esse prazer se perde quando a história é xexelenta e vc fica pensando: Por que gastei meu dinheiro com isso?

PermalinkPermalink 31.10.08 @ 09:04


Comentário de: Scarface - The cara de pau
Otimas reportagens com scans, e otimas ideias.

Mas chegaaa de scans.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 09:03


Comentário de: MiMiMister Sunshine, Anti-Life Justifies Arquibaldo · http://img393.imageshack.us/my.php?image=aaaaaaaaaahyb2.jpg
jCaca, quanto que está custando cada edição da Saga dos Via...dos Anéis?

acho que hoje eu compro as duas de uma vez!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:57


Comentário de: Cthulhu
A verdade prática e objetiva é que não adianta as editoras choramingarem, os scans vieram para ficar. Elas podem tentar encontrar meios de coibir a prática, mas acho que vai ser um desperdício de dinheiro, pois sempre se achará um forma de burlar qualquer esquema anti-scan.

Não sei o quão complicado é a situação das editoras, não sei que estratégias surtirão efeito real nas vendas e honestamente não me importo. Eu não sou editor, sou consumidor, como já mencionei em outro post, penso em mim e no meu bolso, para mim os scans não têm nada de mal e vou continuar a baixá-los.

O problema é das editoras são elas quem deve encontrar soluções e não esperar atitudes do governo ou que os compradores fiquem com peninha delas.

Ainda que todas as editoras afundem na lama continuarei a baixar scans, primeiro porque não acredito nesse apocalipse total e segundo porque mesmo que tal fato aconteça sempre se achará uma forma de produzir e distribuir bens culturais.

Posso estar errado, mas a meu ver a indústria cultural reclama é porque não consegue ter o lucro astronômico que desejava e nem vai ter. Com a internet acabou a facilidade de obter lucro com qualquer merda que seja, o futuro do mercado exige esforço, muito esforço e eu acho isso ótimo.

PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:55


Comentário de: jCaca · http://www.dunha.com
Acabei de ler Laterna Verde 2, e véi tá muito foda, a guerra não perde o ritmo, tá cada vez melhor, o Kyle de Paralax tá um vagabundaço, quebrando anel e os caralho, e qdo os guardiões reescrevem o livro de oa, o negócio fica interessante, poozers.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:55


Comentário de: MiMiMister Sunshine, Anti-Life Justifies Arquibaldo · http://img393.imageshack.us/my.php?image=aaaaaaaaaahyb2.jpg
Bom dia...

esperei ver peitinhos...

:\
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:46


Comentário de: jonatam_q
Reverso, não quero discutir o assunto, mas gostaria de parabenizar os posts sobre scans. Muito inteligente de sua parte e uma abordagem muito madura.
Parabéns.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:45


Comentário de: Skrull da Terra 13 - O Alfamorfo
uhm...cocorco com o NR, principalmente na parte da defasagem vesus material e extra....


E o pessoal só reclama pq nao tem peitinhos no post do NR....Da proxima vez escaneia uns peitinhos NR
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:39


Comentário de: pelada
Quanto a leitura dos scans em si, prefiro muito mais ler um gibi fisicamente, e gosto muito do ato de comprar um gibi (mais ou menos como ir a livraria, como uma Fnac da vida: você sabe que pela internet consegue preços mais baratos, mas o próprio ambiente do lugar é propício a compra dos produtos expostos). Isso também é uma forma de publicidade, e quando um produto não vende, mais do que ficar culpando o consumidor por não comprar o negócio, é muito mais jogo estudar e tentar encontrar maneiras de : 1) porque meu produto não é consumido, e 2) como fazer com que seja consumido. Lógico que é uma visão bem simplista da situação, mas acho que numa primeira abordagem é uma visão válida.

Uns anos atrás, a Mythos Editora lançou uma coleção de 6 volumes que reunia várias histórias especiais dos seus títulos bonelianos (Tex, Dylan Dog, Martin Mystere etc) com base em uma pesquisa de internet, que se não me engano, foi feita pelo site Texbr (me corrijam se eu estiver errado). A revista parecia um almanaque, tinha um custo mais elevado que os títulos mensais das correrpondentes séries.

No entanto, o especial foi um fracasso de vendas, e a editora reclamou pois tinha feito essa pesquisa prévia e agora não sabia onde estava seu público consumidor.

Eu particularmente achei essa atitudo um erro, pois esse mesmo público que vistia fóruns e é muito fã da série é aquele mesmo (não todos) que já conseguem previamente informações e scans sobre a série.

No caso dos mangás, visitem alguns fóruns como o do Animepró ou os comentários do Jbox, muitas pessoas ali pedem pela vinda de materiais, mas se a editora faz uma "cagada" (uma página saiu mal impressa; o Dvd estrangeiro é melhor que o nacional etc)

Eu não quero com isso subestimar esse consumidor em específico, mas quero fazer um alerta que acredito ser válido para as editoras de quadrinhos: esse não é público que vocês devem atingir prioritariamente.

Vou explicar meu ponto, e me desculpem por me alongar tanto.

Não culpo as editoras for focarem seus títulos em certos "grupinhos", pois é um lucro garantido, e todos sabem como quadrinhos é algo estigmatizado em nosso país.

No entanto, e acredito mais do que nunca quando se trata dos títulos marvel e dc, mais conhecidos por essas bandas, que eles irão vender aos fãs ferrenhos do título (regra geral, existem exceções) quer a história seja uma porcaria ou não.

O leitor que deve ser conquistado é justamente aquele que não le gibi ou nem conhece gibi (publicidade).

Mais uma vez, citando certos foruns de anime e manga, percebi algumas situações, mas pegarei um exemplo: Naruto. Muitos ali não gostavam que a série se popularizasse pois estaria na "moda", e isso prejudicaria a imagem da série. Quer uma coisa mais babaca que isto? O mangá vende bem pela Panini, tem DVDS saindo por aqui (com versão censurada e original), a série passa na tv aberta e fechada, e o indivíduo, que tem toda a série baixada via torrent, que não compra o título nacional pois a onomatopéia é traduzida, fica sugerindo petições para que o anime saia do ar (acredite, tem gente que perde tempo com isso)

Por isso, eu acho que o mercado deve ter títulos de luxo e encadernados pra gente comprar e guardar se quiser, mas tem que lançar séries mais baratas (BEM MAIS BARATAS), mas devem fazer publicidade de seus títulos, tem que saber vender seu pão.

Desculpe mais uma vez pelo tamanho e falta de rumo do texto (fui escrevendo na loka mesmo).

Parabés pelo site, visito a bastante tempo diariamente. Quem quiser comentar minhas opiniões, a vontade.

Apenas sugiro para quem gosta de colunas, procurem no net uma coluna chamada Tower of Strenght, saiu as uns tempos atras no site Anime pro (procurem o nome da coluna no google ou similar que vcs acham). Era excelente, e apesar de não concordar com tudo ali dito, suscitava questões bem interessantes sobre nosso mercado de quadrinhos.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:38


Comentário de: Hellboy, o Demônio Marvete
I agree with everything that is written here! Kisses kids!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:15


Comentário de: pelada
A Conrad Editora utiliza bastante essa ferramenta dos previews online de seus produtos, podem ver no site deles que eles o fazem com bastante frequência no lançamento dos seus livros (ainda não o fazem com os quadrinhos).

No meu caso, a pouco tempo eu comprei o livro Manga - Como o Japão Reinventou os Quadrinhos da seguinte maneira: na época do lançamento, eles liberaram um preview de umas dez páginas do livro, e eu, lendo esse preview, gostei muito do que li. No entanto, o preço era muito salgado (R$ 60,00). Sabendo que a Conrad sempre lança suas promoções em sua loja online, esperei uma oportunidade em que eu tivesse tanto disponibilidade financeira e que o produto estivesse em promoção. Consegui comprar o dito produto por R$ 36,00.

E um dos comentários, alguem citou que essa publicidade pode angariar futuramente consumidores principalmente pela imagem positiva que consegue com essas atitudes. Não saberia dizer em níveis práticos como funciona o retorno desse tipo de prática, mas não custa (ou custa, dependendo do prejuizo que tiverem) tentar essa alternativa.

PermalinkPermalink 31.10.08 @ 08:10


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
pronto, 60!

\o/
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 07:01


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
Giuliana, o seu comentário é muito bem vindo e enriquecedor (acho que pelo menos pelos leitores que levam assuntos como este com a devida seriedade), agora, com relação aosseus comentários:

"A parada é a seguinte: verdade, liberar conteúdos online é uma coisa que gera uma boa-vontade em relação à editora que é, na minha opinião, algo intangível mas extremamente valioso.

E realmente poucas editoras lançam mão desse trunfo."

Que bom que concordamos nisso. Pena que poucas empresas têm essa visão que a confiança do consumidor é algo que não tem preço, uma vez fidelizado é difícil se perder um cliente, que muitas vezes gera lucro por gerações.

"O problema, não só com scans de quadrinhos, mas com arquivos de livros, mp3, etc etc, etc, é o pagamento não para a editora, que dilui seu prejuízo com um título na venda de outros X títulos, dependendo do tamanho da editora, mas sim a percentagem do preço de capa que vai para o autor.
No mercado editorial de livros (como disse na parte 3, trabalho numa editora de livros, não de quadrinhos, então não posso dizer como funciona nesse sentido), somente 10%, em média, vai para o autor. Então, se o livro custa 40 reais, só 4 são revertidos para o autor."

O mercado é assim, fazer o quê? Tendo scans ou não vai continuar assim. Alguns aqui defendemos que com os scans aumentarão as vendas (das obras de qualidade, já que as obras ruins estão fadadas ao fracasso, com ou sem as scans) e assim todo mundo sai ganhando.

"Com quadrinhos, imagino que seja ainda mais complicado, por conta da divisão entre o cara que escreve e o cara que desenha e tudo o mais: a tendência é que a percentagem seja ainda menor."

Deve ser mesmo, mas pensando bem, além de ser menor, o trabalho é dividido e em geral quem faz quadrinhos já pega personagens na maioria das vezes conhecidos e com certo rumo e características definidas (e muitas vezes consagradas), que já se vendem por si sós, desde que o autor não faça muita besteira.

Diferente nos livros, que geralmente tem que começar tudo do zero... ambos tem seus prós e contras, a lucratividade tem o potencial de acabar dando na mesma.

"Antes que xinguem as editoras, temos que considerar que, dos 90% restantes (ou 36 reais do nosso livro fictício), 40% vão pra distribuidora, que é uma parte essencial para que o título chegue em todo o país"

Merece sua remuneração, afinal é ela que traz o produto ao consumidor... se bem que a porcentagem poderia ser um pouco menor, mas já que é assim, fazer o quê? O fim dos scans não vai mudar isso.

", e um dos maiores problemas pras editoras também, e os 50% restantes, aí sim, vão pra editora. Mas, em compensação, é a editora que banca todos os custos, NÃO SÓ DE IMPRESSÃO, mas de PRODUÇÃO daquele título, porque, ao contrário do que muita gente pensa, não é só traduzir: livros e quadrinhos precisam de revisão, testes de cor, releitura, além dos salários das pessoas que lá trabalham, que também são pagos destes 50% de cada título."

Acho uma porcentagem justa, afinal já que assume o risco maior, nada mais justo do que ficar com a parcela maior.

"Tudo isso para explicar porque é complicado liberar um livro/quadrinho inteiro free: você não pode quantificar o quanto isso efetivamente te dá de retorno"

Isso se chama empreendedorismo! Toda empresa tem que saber (apesar de poucas saberem) analisar esses números "intangíveis".

", como qualquer campanha de marketing, na verdade, e ainda por cima você vai ter que ouvir do autor as reclamações que 'não só meu livro não vendeu bem, como vocês ainda liberaram de graça... querem que eu morra de fome'?

(e, sério, autores são assim. eles são um saco.)"

Os empresários são vocês! Quem analisa o mercado, vê a melhor hora de lançar um produto, vê qual tipo de publicidade é necessária, analisa os riscos... esse é o trabalho de vocês! Deixem os autores com a parte criativa que vocês ficam com a comercial, senão ambos vão se ferrar!

Fazendo uma analogia aqui, é mais ou menos como o Dr. House disse pra uma mãe de um paciente: "eu não me importo com seu filho, eu deixo isso pra vocês, o meu papel é curar ele. ou vc quer tentar curar ele enquanto eu seguro a mão do seu filho?"

"Desculpem pelos dois posts gigantes!"

Manda ver mais que estamos apenas aquecendo!!!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 01:00


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
BAOUZITOS....

Era um Gianini Stratosonic ?

Mtos músicos brasileiros tiveram como primeiro instrumento um gianini,eu tb tive, num é ruim não cara.

Um brother meu deu uma pimpada num baixo gianini dele e ficou massa véio!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:42


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
EU TINHA UM BAIXO GIANINE PRA ESTUDO EU SOU MORAL ?

...
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:28


Comentário de: Monster
Chibinha Stradivarious
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:21


Comentário de: Poderoso Porco · http://ochickeiroquatro.blogspot.com
Comentário de: Nerd Supremo · http://kalangonordestino.blogspot.com/
como já disse uma vez aqui, em relação a pirataria de dvds, a melhor forma de se combater a mesma, é fazendo otimos extras, e pondo todos eles no 2º disco, ou seja, o 1º é só o filme, mas façam extras de primeira qualidade, com entrevistas, "mequim-off", finais alternativos, e um monte de coisas, informações, documentarios etc...
e que as locadoras, quando locarem os dvds, pelo amor de Deus, se o dvd for duplo, mande os 2, cara eu fico p da vida, quando loco um filme e sei q o mesmo é duplo e eles não mandam o outro.


Supremo, nem sempre o DVD versão para locação é o duplo.
São discos diferentes, costuma a versão para locação ser mais "queixo-duro".

E antes que pergunte, não, o dono da locadora não pode ir à Loja Americana e comprar o disco duplo. O que vende nas lojas são versões "domésticas", para o consumidor final (nós, colecionadores). essa não pode ser alugada, sob pena de multas ferradas e até o fechamento da loja (isso já aconteceu aqui em BHCity!).
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:19


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
Já pensou uma fender signature chimbinha?

ahahhahha....
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:19


Comentário de: Monster
Ei Chimbinha é discipulo do Deus Metal. Versão do Thor do universo de anti-materia.

Chimbinha o deus da guitarra.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:14


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
montrengo....
ruim dimais né?

tá doido...akele safado do asa de águia faz altas poses com akela Fender American Standard stratocaster dele e num toca MEEEEEERDA nehuma bicho, fico putchos!


...pior o chimbinha que usa uma Fender strato signarute do malmsteen...

aaaaaaaaaah
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:10


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
gúdi naite leidis!
prontos pruma jornada de trabalho?
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:07


Comentário de: Monster
Asa de Aguia...
A trilha sonora do inferno.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:07


Comentário de: patrickorelhaSPARROW
43 algures!

qntas pessoas já disseram nesses posts sobre scans de suas experiências "li o scan depois comprei", acho que o verdadeiro apreciador de hq's sempre quer ter o original de uma obra que admira, assim como o verdadeiro fã de rock'n roll quer ter os cd's e dvd's com encarte e tudo, EDITORAS NÓS SOMOS ESSE TIPO DE CONSUMIDOR, ABRE OS ZÓI!


...agora, micareteiro que se preze compra o dvd do asa de águia a 2 real no piratão!
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:05


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
não eu tb não sei uq eh mais se ver compro um pra cada !
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 00:03


Comentário de: Monster
Um mini Baou de chocolate?
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:59


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Um site mp3 player de chocolate maciço?
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:56


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
algures uq tem 50kg eh feito de chocolate toca mp3 e menus de 10 reais ?
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:54


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
42 comentários só?

Tá fraco!

Falando especificamente de Scans, e deixando download de outros tipos de mídias de entretenimento de lado (até porque cada mídia é atingida de forma diferente pela questão), creio que colocar os scans "do lado" das editoras é mais fácil que tomar doce de criança.

É só passar a distribuir os Scans gratuitamente e oficialmente, mas vender espaços para anúncios para pagar o preço da criação da revista; poderia ser de uma forma semelhante à usada pelos anúncios em sites; os anunciantes compram espaços quando convencidos que o site tem um bom número de acessos; no caso do scan, a Editora usaria como argumento o número de downloads do título específico.

É uma nova forma de relacionamento editora/anunciantes, mas convenhamos, é muito mais fácil e prático do que lutar contra isso...
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:49


Comentário de: Monster
Pessoas que falam coisas que acrescentem, são sempre bem-vindas. Giulliana é uma honra sua presença.
Comentarios superfluos existem aos montes. E muitos são descartaveis. Menos os realmente engraçados.

Tipo os meus muito descartaveis.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:41


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação
Comentário de: giuliana
Desculpem se incomodei, mesmo. Erro meu.


Giuliana, não estava falando de vc!!
Achei muito pertinente seu comentario!!
Tava falanado das crianças q kerem aparecer nos comentarios!!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:38


Comentário de: Skyboy
Giuliana, você fala dos 40% que vão pra distribuidora e eu te digo que esse é um grande problema...

Uma das coisas que me faz baixar Scans é pensar que as HQs chegarão aqui com semanas de atrasos, fora de ordem e as vezes faltando números.

Má distribuição é um grande problema e a culpa não é SÓ das estidoras mesmo.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:36


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
post na medida nerd reverso, te achu bem menus inbecil agora...
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:34


Comentário de: giuliana
Desculpem se incomodei, mesmo. Erro meu. :)
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:30


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação
acho q os supostos leitores de quadrinhos q estao reclamando deviam olhar no espelho e conferir quem tah sendo chato aki!!

vao baixa um scanzinho e le quietinhos e deixa quem tem interesse no assunto descutir numa boa!!

vlw!! =}
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:06


Comentário de: L.C.L.
Incrível. Nem mesmo o Bugman conseguiu ser tão chato sobre um assunto.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 23:01


Comentário de: giuliana
Idiota, eu, comentei no post anterior. Mas tudo bem, comento aqui de novo, novamente tentando dar uma visão de "editora", em contraponto à visão de "leitora".
A parada é a seguinte: verdade, liberar conteúdos online é uma coisa que gera uma boa-vontade em relação à editora que é, na minha opinião, algo intangível mas extremamente valioso. E realmente poucas editoras lançam mão desse trunfo.
O problema, não só com scans de quadrinhos, mas com arquivos de livros, mp3, etc etc, etc, é o pagamento não para a editora, que dilui seu prejuízo com um título na venda de outros X títulos, dependendo do tamanho da editora, mas sim a percentagem do preço de capa que vai para o autor.
No mercado editorial de livros (como disse na parte 3, trabalho numa editora de livros, não de quadrinhos, então não posso dizer como funciona nesse sentido), somente 10%, em média, vai para o autor. Então, se o livro custa 40 reais, só 4 são revertidos para o autor. Com quadrinhos, imagino que seja ainda mais complicado, por conta da divisão entre o cara que escreve e o cara que desenha e tudo o mais: a tendência é que a percentagem seja ainda menor.
Antes que xinguem as editoras, temos que considerar que, dos 90% restantes (ou 36 reais do nosso livro fictício), 40% vão pra distribuidora, que é uma parte essencial para que o título chegue em todo o país, e um dos maiores problemas pras editoras também, e os 50% restantes, aí sim, vão pra editora. Mas, em compensação, é a editora que banca todos os custos, NÃO SÓ DE IMPRESSÃO, mas de PRODUÇÃO daquele título, porque, ao contrário do que muita gente pensa, não é só traduzir: livros e quadrinhos precisam de revisão, testes de cor, releitura, além dos salários das pessoas que lá trabalham, que também são pagos destes 50% de cada título.
Tudo isso para explicar porque é complicado liberar um livro/quadrinho inteiro free: você não pode quantificar o quanto isso efetivamente te dá de retorno, como qualquer campanha de marketing, na verdade, e ainda por cima você vai ter que ouvir do autor as reclamações que "não só meu livro não vendeu bem, como vocês ainda liberaram de graça... querem que eu morra de fome"?

(e, sério, autores são assim. eles são um saco.)

Desculpem pelos dois posts gigantes!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:33


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Olá!

Bom, foi o que eu falei na primeira matéria, se eu soubesse, teria esperado pra escrever aqui, ehueheuehuehueheuheue
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:26


Comentário de: Rodrigo Galhano · http://reviewsquadrinhos.blogspot.com
Os posts do Nerde Reverso estão com uma qualidade incompatível como MDM. Qualquer dia desses ele ta trabalhando no Omelete, Jovem Nerd, Universo HQ, etc etc... ;)

Mas então, desde o primeiro post que eu estou concordando com as opiniões do Nerd Reverso, embora eu não possa deixar de dar razão ao Bugman também
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:22


Comentário de: AvendanoArmy, renomado capista de Crise nas Infinitas Lhamas · http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3650186549788749406&aid=1222264646
Porra, o foda de scans é que é um saco ler quadrinhos no pc (diz o autor de webcomics -siiigh).

Mas podia ser pior. Eu podia ser viciado em e-books.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:16


Comentário de: Luckisskywalkers
Sou totalmente a favor das scans no caso daquelas hqs que não se encontram mais por aí, nem em sebos.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:14


Comentário de: Nerd Supremo · http://kalangonordestino.blogspot.com/
como já disse uma vez aqui, em relação a pirataria de dvds, a melhor forma de se combater a mesma, é fazendo otimos extras, e pondo todos eles no 2º disco, ou seja, o 1º é só o filme, mas façam extras de primeira qualidade, com entrevistas, "mequim-off", finais alternativos, e um monte de coisas, informações, documentarios etc...
e que as locadoras, quando locarem os dvds, pelo amor de Deus, se o dvd for duplo, mande os 2, cara eu fico p da vida, quando loco um filme e sei q o mesmo é duplo e eles não mandam o outro.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:09


Comentário de: Starscream
Nerd Reverso:

Acho que a maioria dos leitores não gostam de textos mais sérios porque têm preguiça de pensar, mas o seu post foi excelente e tenho certeza de que se o pessoal das editoras cair na real, quanto à qualidade do material e aos brindes, o mercado de HQ´s pode decolar novamente.

Aliás, a idéia de utilizar scans como meio de divulgação é simples, eficiente e poderia ser uma ótima ferramenta para as editoras menores (inclusive as nacionais) poderem expor suas obras com um maior alcance de público.


PermalinkPermalink 30.10.08 @ 21:47


Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
Desculpa, tio.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 21:04


Comentário de: Nerd Reverso Email
Reclamar que já está de saco cheio da série de posts, tudo bem. Vocês têm todo o direito de reclamar, lendo o post ou não.

Sacanear o redator, tudo bem. Estamos aqui pra sacanear e ser sacaneados mesmo, é parte da graça do MdM.

Ofensas gratuitas, ao redator ou aos outros leitores, aí já é demais. Comentário (e resposta ao comentário) apagado.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 21:01


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: Jones
Que vergonha, vcs apoiam os scans.
30.10.08 @ 19:29

Apóio os scans (com ressalvas), mas não falo pelos outros redatores do MdM.
Já deixei isso claro aqui.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:53


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
Comentário de: Bolt

"Nâo é à toa que o Nerd publicou monografia sobre quadrinhos....

Huhauahhaha "[2]
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:29


Comentário de: Skyboy
Nerd Reverso, eu não posto sempre aqui mas vim pra dizer que seus textos tão interessantes , acho que foi a malhor discussão sobre os Scans que eu já li (não sei se os leitores já fizeram uma melhor nos comentários, mas uma coisa é ser troxa a ponto de ler o MdM, outra é ser troxa a ponto de ler os leitores do MdM).

E, sinceramente, não entendo como reclamam desses posts quando eles podem simplesmente não le-los [:s].

Abraço!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:25


Tá certo e vou dizer: eu comprei a revista Dimensão DC; Lanterna Verde por três motivos. 1º toda saga da Guerra dos Anéis estaria lá e somente lá. 2º o chaveiro tava da hora e queria um e como as outras revistas estavam como mesmo tipo de mix foi fácil escolher, porque o 3º motivo foi que a Guerra dos Anéis estava bem falada lá fora, fui atrás de informações sobre ela e tinha ficado curioso. E com ela num gibi só que vai ficar só por 5 meses, é uma aventura que vale a pena comprar. Se alguém não está lendo, se medo posso dizer: não sabem o que estão perdendo.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:56


Comentário de: Bolt
Nâo é à toa que o Nerd publicou monografia sobre quadrinhos....

Huhauahhaha
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:53


Comentário de: Monster
Falando em scan.

o nome do marido de Sally Jupiter é
SchexNAYDER? Só eu tive arrepios ao perceber isso?
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:47


Comentário de: Monster
Tá eu percebi que VAI TER BEM EXPLICITO OUTRO POST.


Mas deixa pra lá. Bom todo mundo ja disse Que o que importa é sem duvida a qualidade. E se usando os Scan como forma de divulgação as empresas podem lucrar. Se tem duvidas quanto a distribuição de produto ou alguma coisa que não há certeza de lucro? Libera o Scan. As primeiras edições. Um primeira dose gratis para viciar os nerds tolos e mentecaptos( Tipo eu).
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:39


Comentário de: M.
Chega Nerdreverso, chega!! Já deu no saco!!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:35


Comentário de: Monster
Para aqueles que tem twitter, acho eu que ainda haverá mais um post sobre Scan meu caros.

Irei ler este.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:31


Comentário de: Jones
Que vergonha, vcs apoiam os scans.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:29


Comentário de: Marcelo Soares · http://www.reinodoamanha.blgs
Mais um? Esse debate já cansou há tempos...
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:27


Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
A Marvel tem um sistema de assinatura digital, o Marvel DCU ( será que a DC vai criar a Marvelous Comic Database? ), o foda é que os lançamentos têm um atraso de 6 meses antes de sair lá.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 19:13


Comentário de: Inferno, o Infame
Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/

falando em scans alguem tem os scans da serie "O Reino do Amanhã" pra me ceder?

Eu tenho, Ogro, escreve para inferno.o.infame@gmail.com que eu te passo.
O arquivo está em .cbr com 48 mega de tamanho.
abcs
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:57


Comentário de: Inferno, o Infame
O Hell postou hoje que aMarvel tá se mexendo nesse sentido, botando na net uma história exclusiva para essa mídia, o problem é que é uma história do Águia Americana e uma do Frankestein, mas enfim, pelo menos é uma iniciativa, ainda insipiente, mas já sinalizadora de que não dá mais para as Editoras ficarem alheias à internet e seu potencial.
abcs em potencial
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:50


Comentário de: danielc
sim, sim.

ate um projeto q tenho para HQ sera criado pra disponibilizaçao digital INICIALMENTE(e vou pedir divulgaçao aqui no MDM em troca de um desenho pra galeria, muahaha).

se vingar, bom, vamos procurar algum jeito de lançar no papel. Se nao vingar, fica como referencia de trabalho pro desenhista.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:43


Comentário de: Mandaloriano · http://salomen.labrute.fr
"ARGHHHHHH" mesmo. Que diachos vocês ainda tanto falam que não foi falando ainda sobre scans? (sim, podem considerar essa pergunta como retórica, não quero resposta, pois, me desculpem de novo, mas não li e nem pretendo ler nada mais sobre o assunto - comentários ou posts).

Minha opinião continua a mesma, por isso tomem ai:

http://www.badongo.com/file/11343093

Link acima revista (Parte 1 de 5) do bucha do Anjo que teve até um post do ChanCe aqui uma vez. Ainda não li, mas a arte é foda.

Uma foda:
LEGIÃO - de Salvador Sanz
http://www.4shared.com/file/68597995/ca097aa7/De_Salvador_Sanz-Legio__Vertigem_.html

e

Cerebus #3 (Sensacional - ele com Red Sonj...quero dizer Shopia)
http://www.4shared.com/file/68882136/11dc5873/Cerebus_-_03_Rita_.html

Boa leitura.
Abçs.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:28


Comentário de: Joaquim
Hum... Pelo menos a gente sabe que quando esses posts saem, não vai ter mais outro, afinal, ninguém quer que os posts que tem por objetivo mostra a inteligência do Nerd Reverso fiquem ofuscado por posts nerds e cômicos, afinal, esse é um blog sério, mais sério que o Omelete.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:27


Comentário de: Samoht - 4F
Concordo plenamente!

Eu por exemplo lia Mutunaz na iternet e se tivesse oportunidade compraria todas as edições já criadas (parece-me que parou de vez), porque gostei do material!
O mesmo contece com vários LIVROS que li primeiro em PDF (pro falta de dinheiro naquele mês, por nã ter sido lançado no brasil ou ainda por não existir na minha cidade) e depois comprei. Foi o que aconteceu com todos os livros do HP, li a tradução não oficial antes do lançamento da oficial, mesmo assim, tenho a coleção (apesar de minha cadela estar de olhos nela).

Abçs!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:27


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
esse assunto ja deu o que tinha que dar, vou jogar LaBrute.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:24


Comentário de: Master Kim
Parece que o pessoal não gosta muito de falar de scans não hehe
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:13


Comentário de: Master Kim
Sobre os scans, não gosto de ler no PC, prefiro ler na revista em papel mesmo!
Só se for uma HQ que não sairá aqui no país

obs: PRIMEIRÃO hehe
pelo menos 1 vez hj
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:07


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
aaaaaaaaaaaaaaaaa

eu tinha jurado que me mataria se houvesse outro topico sobre Scans!!!!

falando em scans alguem tem os scans da serie "O Reino do Amanhã" pra me ceder?
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:06


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
¬¬

malditooooooooooooooooooo
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:04


Comentário de: Thiago Lima · http://thiagolima.carbonmade.com
Nem lí isso! Mas quero ser o 1º a postar
hehehehehe
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:03


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:03


Comentário de: Master Kim
RÁ!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 18:01


Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Muitos vídeos de MK vs DCU - Próximo post: O presente perfeito pro Change!!!!











RSS: Clique aqui para ver essa página no formato RSS/XML
O que é RSS?

b2evolution