Melhores do Mundo

Melhores do Mundo

Out 29

ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 3

Na mais recente cagação de regra sobre os polêmicos scans, já falei sobre a relação dos scans com o mercado nos EUA e sobre a diferença para a situação brasileira e suas possibilidades.

Mas e o leitor de scans? Será que ele está matando o mercado de histórias em quadrinhos e merece ir pro inferno? Ou será que, mesmo lendo scans, ele pode ajudar as HQs a crescerem?

Cliquem aí e confiram uma abordagem humilde porém limpinha sobre o tema.

[Mais:]

A maneira politicamente correta de lidar com os scans é óbóvia. Baixou e não gostou, apaga o arquivo digital. Baixou e gostou, compra o gibi. Num mundo ideal, onde todas as pessoas tivessem a boa vontade do Bugman e a grana do Hell, talvez fosse assim. Mas sabemos que não é o que acontece no mundo real. Muita gente baixa scans, gosta do que lê (até salva no HD ou em CD/DVD), mas não compra a revista original.

Pensando nos motivos que levam os leitores a não comprar todos os scans de que gostam, cheguei a três tipos básicos de comportamento: o "ixpérrtu" (como dizemos aqui no Rio) que sente o prazer de ler sem pagar; o sujeito que gostaria de comprar mas não pode; o colecionador que deseja conhecer novas HQs de qualidade (categoria na qual me incluo).

O "ixpérrtu" é o cara que não gasta grana com essas "bobagens" tipo cinema, DVDs, TV a cabo, CDs/mp3 ou gibis, mesmo tendo a condição financeira para adquirir alguns desses produtos (ou todos eles) legalmente. O prazer dele não está somente em ler o gibi, mas ler sem pagar, tirando onda de "malandro" e fazendo os editores e artistas de "otários". Acredito sinceramente que esse tipo é uma minoria (talvez um pouco mais significativa aqui no Brasil, por causa da Lei de Gérson), não a totalidade dos leitores, como as editoras costumam considerar. Se todos fossem "ixpérrtus", a indústria de HQ realmente iria descer pelo buraaaaaaco, como prevêem os apocalípticos do scan. Que os "ixpérrtus" morram logo e na pobreza, como diria o Change.

O segundo tipo é o sujeito fudido e mal-pago, o típico leitor do MdM. É um sujeito que rala no estágio e só consegue comer um pão com ovo no almoço porque tem que pagar a faculdade; ou que já tem um empreguinho e uma graninha bacana, mas que tem que pagar outros cursos, aluguel e o leitinho das crianças. É o sujeito que chega na banca e tem que fazer a Escolha de Sofia por não ter dinheiro sobrando pra comprar tudo o que quer. Fanboy como o Change, ele fica na dúvida entre um especial do Bátima e um gibi escrito pelo Mark Millar. Ele acaba levando o gibi do lambe-bodes. Mas será que é errado ele baixar o gibi da Morcega?

Ao contrário do que nós (metidos a) intelectuais costumamos dizer, cultura é algo supérfluo. É claro que a cultura enriquece nossa vida, nos dá uma tremenda força pra enfrentar as dificuldades do cotidiano e até nos ajuda a impressionar as gurias. Mas quando a coisa aperta e a grana encurta, a primeira coisa que cortamos são os bens culturais. Um barbeiro certa vez me disse que ele percebe rapidamente quando a economia está ruim, porque as pessoas não deixam de comer, mas deixam de cortar o cabelo. Quem costuma cortar todo mês passa a vir a cada dois meses; quem costuma cortar bimestralmente, passa a vir a cada três ou quatro meses. É um dos riscos da profissão de barbeiro: não ser algo vital. O mesmo vale para quem trabalha com cultura; se situação do país piora, você perde grana, e scan não tem nada a ver com isso.

Voltando ao exemplo do sujeito que quer baixar o gibi do Bátima, é injusto deixar ele ler o gibi sabendo que ele já gastou o quanto poderia em quadrinhos? Enquanto alguns autores de quadrinhos acham que qualquer leitura de sua obra sem pagamento é um roubo (nesse caso, não posso nem emprestar um gibi pra um amigo), outros consideram que a leitura não-paga (seja em scans, revistas emprestadas ou leituras em bibliotecas) ajuda a disseminar a obra, alcançando possíveis compradores no futuro, como já foi falado aqui. No caso do estagiário comedor de pão com ovo, ele manda o scan da Morcega por e-mail pra um colega de faculdade, também estagiário fudido, que gosta tanto que resolve deixar de comprar um gibi meia-boca escrito por Jeph Loeb e passa a comprar o do Bátima.

Um colecionador de gibi enfrenta diversos problemas. O mais obóvio é a falta de espaço. A não ser que você more em uma mansão, uma hora o espaço acaba. Então, a quantidade de revistas que você possui é limitada pela física. Outro problema é a falta de grana. A não ser que você seja filho do Silvio Santos, você não poderá comprar todos os gibis, nem que quisesse. A partir desses dois surge um terceiro problema; se meus recursos físicos e financeiros são limitados, preciso escolher bem o que vou comprar. E o scan é uma ótima ferramenta para essa escolha.

No começo, as revistas em quadrinhos eram algo descartável; as pessoas compravam, liam e jogavam fora. Há algumas décadas já não é assim. Hoje os quadrinhos são um produto cultural colecionável, inclusive com edições em acabamento luxuoso que são tratadas como um tesouro cultural pelos colecionadores. Por mais que ainda existam (muitos!) gibis com historinhas descartáveis do tipo "quem matou?" (vide Jeph Loeb), para quem coleciona o que importa são as histórias de qualidade, que pedem várias leituras e que despertarão a vontade de reler mesmo depois de vários anos.

Para quem pensa assim, não há nada melhor que os scans para avaliar a qualidade de uma HQ. Se for ruim, apagamos; se for boa, guardamos o arquivo digital no HD e ficamos de olho nos futuros lançamentos daquele(s) autor(es); se valer realmente a pena ter na estante, compramos.

Nos dois últimos exemplos, apesar das diferenças, o critério de compra foi o mesmo: a qualidade. Essa é minha recomendação para os leitores: usem o scan para melhorar suas escolhas de compra, MAS COMPREM. Cada um compra o que sua condição (espacial, financeira, existencial) permitir, MAS COMPREM. Só assim vamos conceder reconhecimento ao trabalho dos nossos artistas favoritos e ainda ajudar o mercado dos quadrinhos, e só dessa forma a nossa opinião será considerada.

É através da compra de um produto cultural que nós demonstramos a nossa aprovação por aquele material e é a partir daí que os produtores de cultura (editoras, gravadoras, estúdios) vão selecionar os novos materiais. Como já disse várias vezes o nosso amigo Joe Quesada, se os leitores reclamam dos rumos de um gibi, mas o gibi vende como nunca, pode apostar que a Marvel continuará seguindo aquele rumo. A indústria cultural é antes de tudo indústria e nosso dinheiro vale mais que nossas opiniões.

Resumo da ópera: qualidade, qualidade, qualidade. É o que temos que ter em mente ao escolher nossos gibis, é no que as editoras e artistas precisam pensar ao produzir gibis. Se cada um fizer a sua parte, podemos utilizar os scans de forma ética e ainda ajudar o mercado de HQs.

Concordam? Discordam? Vamos discutir nos comentários. Mas civilizadamente, por favor. Ou o Hell vai dar uma voadora em cada um de vocês!

A seguir: o que as editoras podem fazer?

Nerd Reverso Email • 18:00:40 • Quadrinhos, EspecialPermalink 86 comentários
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/25499

Posts similares:
ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 1
ARGH!!! Mais um post sobre scans?! – Parte 4
De novo os scans...

Post anterior: Marvel oficializa Vingadores e HdF 2! - Próximo post: Preacher nos cinemas... Será que agora vai?

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário
Aprenda a inserir seu avatar

Comentários, Trackbacks:

Comentário de: Nerd Reverso Email
Obrigado pelo comentário, giuliana.

É sempre bom saber a opinião das outras partes envolvidas na questão.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 10:29


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
Realmente esse esquerdismo exarcebado (tanto quanto o direitismo, ou qualquer "ismo") não é legal, Giuliana, concordo com você!

Eu (e acho que a maioria aqui) queremos com os scans nos livrar dos lixos que tem por aí para justamente podermos gastar nosso dinheiro com quem merece: os autores que fazem algo de qualidade.
PermalinkPermalink 31.10.08 @ 01:15


Comentário de: giuliana
Bom, nunca comentei aqui, apesar de ler o site há algum tempo, mas o assunto realmente me interessa (e está muito bem escrito, parabéns mesmo).
Trabalho numa editora grande (não de quadrinhos, bosta, mas enfim), e acho que muita gente tem uma idéia meio incompleta do funcionamento de uma editora. Imagino que as editoras de quadrinhos passem pelo mesmo raciocínio que a editora de livros em que eu trabalho, então segue:
Uma editora consegue cobrir seus gastos e ter lucro a partir de um certo número X de títulos que vendem. É a quantidade de títulos que vendem que determinam se o lucro da empresa será maior ou menor e, quanto maior o lucro, maior o espaço para se publicar coisas mais alternativas, que com certeza não venderão tanto quanto os "blockbusters", mas são legais. As editoras não publicam as porcarias que vendem só porque vendem - notem que disse SÓ, porque são empresas e precisam lucrar para continuar existindo - , e sim porque são esses títulos lucrativos que mantêm a empresa girando e podendo publicar outras apostas.
Então, considerando o esquerdismo básico "abaixo-o-capitalismo" que se encontra em qualquer lugar, não só aqui, é meio tacanho dizer "danem-se as empresas, quero mais é que se explodam", porque isso não é interessante pra ninguém. Se a editora falir, não vai ser bom nem pro dono, nem pras várias pessoas que trabalham lá, e muito menos pro leitor, que vai perder as publicações... Como muito bem disse o post, é importante comprar, dentro do possível, o que tem qualidade, pois é baseado nas vendas que as editoras fazem seus balanços. Se tal série não vende, porque continuar a editá-la? A não ser que seja uma aposta do editor, não vale a pena. E às vezes é uma aposta do editor, que gosta do título, mas as vendas não justificam um maior interesse da editora.
Entendem? Só gostaria de mostrar um pouco do ponto de vista do outro lado.
Abraço!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 22:17


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: Inferno, o Infame
NR, voce esqueceu do tipo 'apressadinho', que baixa scans só para poder acompanhar ao mesmo tempo que os americanos sem ter que esperar um ano mais ou menos até sair a edição nacional. Esse tipo de baixador de scan muito provavelmente compra a edição nacional quando sai, eu por exemplo faço isso, ou encomenda a edição gringa, como costumam fazer o Pedrones e o Algures.
abcs
29.10.08 @ 21:09

Esqueci uma pinóia! Você é que não leu direito.

"Pensando nos motivos que levam os leitores a não comprar todos os scans de que gostam, cheguei a três tipos básicos de comportamento", ou seja, estou falando apenas de quem baixa, gosta e, por um motivo qualquer, não compra.

Se o cara baixa e depois compra, mesmo que seja um ano depois, não entra nesse raciocínio que apresentei.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:29


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: Luciana
Passado 13 anos, vou na casa dele e ele separou um quarto, isso mesmo, a porra de um quarto só pra por as revistas! DVD também é a mesma coisa, ele prefere comprar original.
29.10.08 @ 19:12

Meu caso é parecido, inclusive dividindo o espaço entre gibis e DVDs. Mas não tenho o luxo de ter um quarto só pra isso, então tive que parar de comprar gibis mensais por falta de espaço mesmo.

A alternativa seria me livrar da cama, dormir no chão da sala e ganhar mais algum espaço pra gibis e DVDs, mas (ainda) valorizo mais a qualidade do sono do que a ânsia de comprar gibi.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:17


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: o último daxamita
Nerd Reverso. voce podia pegar nessas 4 partes e juntar em uma só. apesar de o assunto ser interessante, o debate já esfriou a partir do 2º post.
29.10.08 @ 18:35

O objetivo dos posts é incentivar o debate, não esgotar a questão. Acho difícil que esses cinco textinhos e essas centenas de comentários sejam o suficiente pra "esfriar" o debate. Particularmente, ainda quero saber o que os autores e as editoras têm a dizer.

E o texto foi dividido em cinco partes porque se fosse um texto enorme a maior parte dos leitores nem começaria a ler. Preferi correr o risco das pessoas enjoarem e não lerem os últimos, mas pelo menos lerem alguma coisa.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:09


Comentário de: Nerd Reverso Email
Comentário de: Sr. Saco de Papel
P.S: Espero que o 4º post seja o último. O assunto já começa a esfriar e minha úlcera grita.
29.10.08 @ 18:27

São cinco. Calma que tá acabando!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 20:02


Comentário de: Bolt
Quando sair a coleção completa da Y the last man eu compro.

Até pq eu sou doente e gosto de emprestar coisas pras minhas namoradas lerem.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 16:04


Comentário de: jonatam_q
Me enquadro no 2. Acho que é por ai mesmo.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 14:10


Comentário de: Sinestro
Eu concordo! Eu baixei toda a Sinestro War..li em scan e gostei..ai meu amigo que mor no EUA me mandou a saga toda de presente e agora to comprando a revista do lanterna nas bancas.. O mesmo com walking dead e Y - The Last Man.. Se eu gosto eu compro..Mesmo q meu espaço de armanezamento ta acabando e que minha verba ande curta hehe
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 13:46


Comentário de: Bolt
Faz muuuito tempo que eu fiz umas contas básicas e cheguei à tenebrosa conclusão de que o que eu gastei com gibi daria pra comprar um carro decente.

E PAGAR O IPVA!

Então.... aleluia Scans, aleluia!

E eu falo isso olhando pra pilhas de hqs que estão aqui do lado... precioooosssaaassssss...
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 13:07


Comentário de: M. Inconformado
Odeio Scans, naõ tenho computador particular para baixar!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 11:02


Comentário de: Teo 2099
Sou Aracnmofã assumido, sofro e muito com o atual nível (se é q pode considerar nível o q é publicado acerca do pobre Peter hoje em dia) das histórias que estão nos enfiando (no bom sentido) goela abaixo (também no bom sentido). Compro tudo que sai do aranha, aprendia ler lendo revistas dele graças ao meu irmão mais velho, tenho quase todas as revistas publicadas no país com o herói e ainda procuro scans sobre o que não sai dele por aqui. Como disse no último post graças ao Eudes do Rapadura Açucarada pude conhecer várias HQ's que aqui no interior de Minas até hoje não aportaram, scan é tão crime quanto baixar um MP3. Acho interessante que as pessoas consideram pirataria DVD e CD's digamos, GRAVADOS, mas ninguém acha errado baixar um MP3 na net, mandar pro celular e sair distribuindo por aí via BLUETOOTH pra tudo quanto é celular dos amigos. Leio scans mesmo, principalmente alternativos.
Alguém aí já ouviu falar da HQ tranquilidade???? Duvido que seja publicada no Brasil e sobre MAL NECESSÁRIO??? Também sei que não irão publicar aqui, entro no PTCOMICS e baixo mesmo. Graças aos scans pude "completar" minha coleção da saga CIVIL WAR (pois não saiu tudo aqui) e deixei de comprar muita me**a e graças aos scans comprei "trocentas" mais.
Vamso parar com o FALSO MORALISMO e vamso aceitar a situação. Num país onde a taxa SELIC é a maior do mundo e os habitantes trabalham 4 meses no ano apenas para pagar impostos não pode ser considerado crime "escolher" via sacan o que vai ser colocado na estante ou não.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 10:39


Comentário de: Poderoso Porco · http://ochickeiroquatro.blogspot.com
Comentário de: Barracuda
Enquete.O Poderoso Porco foi favorecido recentemente.Qual motivo?Primeira opção: deu para um MDM.Segunda:um MDM deu para ele.Terceira: ambas.Quarta: ele é um MDM.Quinta: é amigo de um MDM.Lembrando que as duas últimas não impedem uma das três primeiras.


Barracuda, eu não entendo qual o seu conceito de "favorecido". Porque eu fui citado três vezes no Top 10,5 de comentários? Uch... Meu saldo bancário continua baixo como barriga de cobra, e eu não tô pegando as menininhas na balada (ah, se a Srª Porco vê isso...), sequer recebi saudações na rua por isso ou fui assediado por paparazzi. Você deveria dar mais importância ao mundo real, filhão!

Mas vamos à sua enquete:
1) Sinto muito flor, mas eu sou hétero, estritamente.
2) Sua mãe é MdM? Então essa tb não rola.
3) Inaplicável.
4) Até gostaria de ser um MdM (porra, tem pra mais de cinco anos que freqüento isso aqui!), mas não sou (mesmo porque, tem uma galera da antiga tb com muito mais qualidade de idéias e comentários do que eu, tipo o Norrin). Se a sua memória de peixe funcionar, eu até já escrevi um post do leitor, lembra? Um dos primeiros.
5) Amigo de Orkut conta? Se sim, bem, sou amigo do Búguima e do Change. Mais do que isso, bem, eu sou belohorizonteino nato e esse povo é todo da terra do "deix maix deix".

(ao restante da galera, mal aí a grosseria da segunda opção, mas ataque gratuito? Nem se eu fosse o Word Trade Center!)
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 10:27


Comentário de: patrickorelha
Nerd Reverso, depois dessa tu merece mais desenhos teus na galeria!

vou fz um agora!!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 09:29


Comentário de: Grieves · http://teth-grieves.labrute.fr
Bom dia cambada!!!

E feliz da vida com o Cruzeirão ontem!
3x0
Chupa Scarface!!!!!
huahauhauhauha
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 09:06


Comentário de: Cthulhu
O post exprime exatamente o que eu já pensava sobre o assunto. Honestamente estou pouco me lixando para as perdas de lucro das grandes empresas, estou pouco ligango se estou alimentando a pirataria e a criminalidade, afinal vejo pouquíssima diferença entre as empresas e as máfias.

Compro gibis e baixo scans, ambos por motivos egoístas, penso unicamente como consumidor. Ninguém vai comprar porcaria numa loja só para impedir que o "pobre" lojista venha a falir, do mesmo modo não dou a mínima se a DC, a Marvel ou qualquer outra indústria cultura vá para o buraco. Talvez seja até bom, porque é certo que algo surgirá no lugar, quem sabe até o quadrinho independente ganhe espaço.

Se a indústria quer sobreviver, ela que se vire e se adapte as novas regras do jogo, da mesma forma que os pobretões como eu fazem. Dor na consciência eu sinto quando fico devendo o cara da mercearia, agora se os caras do Metálica vão comer menos caviar, eles que se fodam.

Com o dinheiro que eu gastei em gibis durante toda a minha vida, provavelmente eu compraria uma casa. Agora com o surgimento do scan, eu só compro o que me interessa mesmo, o que tem qualidade e que acho que vale a pena ter.

É ridícula a posição das empresas de combate ao scan e ao download, afinal as liberdades do capitalismo só podem valer para elas.

De minha parte continuarei a baixar scans sem o menor pingo de dor na consciência, aliás quando vejo comentários idiotas contrários é aí que vou lá e baixo mesmo.

Aliás estou baixando neste instante, rsrs
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 09:05


Comentário de: MiMiMister Sunshine, Anti-Life Justifies Arquibaldo · http://img393.imageshack.us/my.php?image=aaaaaaaaaahyb2.jpg
Música do Dia:

Legião Urbana- Faroeste Caboclo

PermalinkPermalink 30.10.08 @ 08:58


Comentário de: MiMiMister Sunshine, Anti-Life Justifies Arquibaldo · http://img393.imageshack.us/my.php?image=aaaaaaaaaahyb2.jpg
Boooom diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaa!!!!

Creed, se a foto estiver no seu orkut, depois eu olho!


quero conhecer A Mágica do Oz!

huiahuiahauihauihuia
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 08:45


Comentário de: Algures, o Rafael - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT. · http://uarevaa.blogspot.com
Bom dia


Música de hoje:

Glory of Love - Peter Cetera (Sim, Freud e Inferno, essa eu sei que vocês conhecem, ehueheuehueheuh)
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 08:45


Comentário de: Hellboy, o Demônio Marvete
Agora estou lendo scans da série Poder Supremo do J. Michael Straczynski, eu sou malandro...rááááá!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 07:49


Comentário de: Six
http://g1.globo.com/Noticias/Games/0,,MUL841658-9666,00-HEROINAS+DOS+GAMES+VIRAM+FANTASIA+SENSUAL+NOS+EUA.html



Melhor do que scans!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 01:28


Comentário de: DK · http://www.blogdoquepe.blogspot.com
Parabéns, Nerd Reverso! Tenho que dar o braço a torcer que é um belo texto!
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 01:22


Comentário de: ogrodafloresta · http://www.alemdoqueseve_.blogspot.com/
Concordando em gênero, número e grau.

E o que as editoras deveriam fazer? Tratar o leitor com ser inteligente.

Exemplo do dia: acabei de baixar a edição especial do Astonishing X-Men novo: Ghost Boxes #1.

A capa tem um Wolverine e é do desenhista regular (o Simone Blablachini), mas a arte da primeira parte é de um desenhista de merda.

Outro exemplo: Secret Invasion. São 1589.758.663.124.573 tie-ins e especiais de Secret Invasion (que só tem 8 edições - onde, realmente, não acontece coisa pra cacete - tem uma edição que é página dupla depois de página dupla).

Cara, se eu não consigo ler todos os scans, imagina ter grana pra comprar e ainda ler tudo?

Outra questão: quantos realmente são relevantes pra história principal? Umas 10 edições. Aqui no meu HD, tem mais de 50 tie-ins. Dessas 10, quantas relamente prestam? A metade.

DC, Marvel & Cia tem que investir em QUALIDADE. Em tempos de aquecimento global, desperdiçar papel passou a ser pecado mortal. E os caras pecam e muito, todo mês, com muita porcaria sendo impressa (vide as aventuras do Sr. Loeb escrevendo - e soterrando - os Ultimates).

DC e Marvel podem, também, se aproveitar da popularização dos scans e leitura via web e lançar todas essas tranqueiras online. E ganhar sua grana dignamente com os campeões de crítica e público com os encadernados.
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 01:11


Comentário de: Agente Agente
Concordo. Eu não li Kick Ass ainda, mas vou procurar o scan e se me agradar compro algum encadernado que porventura venha a sair. Foi através dos scans que conclui que a "guerra dos anéis" (ui) seria uma coisa legal. Isso antes de começar aquela baitolagem multicolorida... quero só ver conde isso vai parar...
PermalinkPermalink 30.10.08 @ 00:51


Comentário de: Sr. Saco de Papel · http://www.sem666palavras.blogspot.com
Com exceção de "ixpertos" e "exxxcaneadores". Carioquês comigo não rola.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 23:21


Comentário de: Sr. Saco de Papel · http://www.sem666palavras.blogspot.com
Comentário de: Bad Mother Fucker

Quem deixa de ter em casa "cavaleiro das trevas"? quem pode pagar faz questão de tê-lo. Qndo é bom eu vou e compro no papel... qndo é uma bosta ou mal desenhada ou roteiro ruim prefiro ler no scan...qndo a merda da banca esquece algum numero eu leio no scan. Discutir moral não adianta...a evolução e tecnologia não tem moral... é a moral que se adequa à evolução. Cabe aos capitalistas serem mais ixpertos q os nerds exxxcaneadores. O malandro da editora milhonária quer lucro? então se vira !!!


Tirou as palavras do meu teclado.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 23:19


Comentário de: Superombudsman
nesse assunto eu concordo com você em praticamente todos os pontos.

PermalinkPermalink 29.10.08 @ 22:54


Comentário de: Starscream
Parabéns pelo post Nerd Reverso. Em um texto simples e direto, você abordou o tema dos scans sem hipocrisia e com bastante profundidade (ui!).

Em todos esses anos que acompanho o MDM, jamais pensei que veria um post sobre ética por aqui. Quem diria, hein?

:P
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 22:51


Comentário de: Algures - ANTI-LIFE JUSTIFIES MY COMMENT · http://uarevaa.blogspot.com/
Cara, eu ainda não li tudo, mas dei uma passada geral no texto via leitura dinâmica, e, sei lá, tudo o que eu acho foi dito nos dois posts anteriores, então esse ocmentário foi só pra me sentir parte da turma mesmo...
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 22:32


Comentário de: Diogo · http://www.youtube.com/dcvertigotmovies
OFF TOPIC:Sam Mende dirigirá Preacher!!!!!!!!!!! By Judão:

Até o ano passado, começo desse, Preacher, uma das obras mais aclamadas da história dos quadrinhos, viraria uma série na HBO. Sabe-se lá por qual motivo, razão ou circunstância, o projeto foi cancelado. Fãs respiraram aliviados, fãs só faltaram bater na mãe, tamanha revolta.

Pra esses, um alívio: de acordo com The Hollywood Reporter, Preacher sairá dos quadrinhos, mas não para a TV. Sim… Preacher vai virar um filme — e será dirigido por Sam Mendes, de Beleza Americana e Estrada para Perdição e que, nas horas vagas, comparece ali na Kate Winslet. =D

Preacher, pra quem não faz idéia do que se trata, é uma história em quadrinhos publicada pela Vertigo, criada por Garth Ennis e Steve Dillon. Na história, um padre do Texas é possuído pela aliança profana de um Anjo e um Demônio, chamado Genesis. O padre então se junta a uma ex-namorada e um vampiro irlandês (!) numa missão para tentar encontrar Deus que, aparentemente, deixou seu posto lá no céu. =D

Na minha humilde opinião, de quem leu pouco de Preacher, a história funcionaria perfeitamente bem numa série da HBO. Num filme, eu tenho minhas dúvidas… Mas eu quero ver. Mais alguém?! =D

Ainda não há informações sobre quem vai escrever a história, ou datas. Mas, estamos de oooolho… =]

ps. Você sabia que Preacher quase virou um filme certa vez, pelas mãos de Kevin Smith?! James Marsden interpretaria o personagem título. Mas cuén. =D

PermalinkPermalink 29.10.08 @ 22:27


Oi, amiguinhos, conheçam A VERDADEIRA MÁGICA DE OZ

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=14741622879120576403&aid=1225295649
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 22:20


Comentário de: The SR
O Mega Drive merecia um Top 5,5 de comemoração de aniversário, além de ter sido um dos melhores consoles de sua época, foi o meu primeiro video game pô
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 21:27


Comentário de: ANDRÉ ROBERTO
Desculpa ser chato, mas como nerd queria ver uma homenagem do Mega Drive

=(

20 anos hoje, poooo!!!

ULTRA?!?!?! NERD REVERSO?!??

ATITUDE!!!!

hauahauhauhauhauhauhauhauhauhauaha


"POOO, ASPIRA. DESSE JEITO VC ME FODE"
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 21:26


Comentário de: will Rez · http://atakcorp.wordpress.com
Só queria dizer q esses posts me influenciaram a ler muito ... mas muito mesmo... scans...!
mas nem por isso vou deixar de comprar as hqs q curto...
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 21:18


Comentário de: Poderoso Porco · http://ochickeiroquatro.blogspot.com
Opa!
Reverso, meus parabéns, velho, esse foi o melhor texto que eu li sobre scans. Foi capaz até de mudar minha forma de pensar o assunto (que já vinha cambaleante depois de ter gasto dinheiro com os lixos das primeiras edições de Contagem Regressiva e Ataque das Amazonas).
Ainda que eu esteja mais próximo do amigo da Luciana (não compro mais tudo o que sai, porque nos últimos meses o nível de qualidade das HQ's que eu lia caiu mais do que o permissível), mas ainda leio quase que só o que compro (pego muita coisa emprestado e, admito, venho baixando Final Crisis). Quanto a filmes, não tem choro nem vela: só DVD original, ainda que faça download de uma coisa ou outra (tipo as versões sessão da tarde - dubladas - de Goonies e Um Tira da Pesada, mesmo tendo os DVD's dos dois - com áudio só em inglês).


Agora, quando você diz do tipo "ixpérrtu", acho que ele também poderia ser chamado de tipo "Saulo Benigno" que adora vir aqui comentar que a gente está cheio de espectativas para ver estreiar um filme que ele já assistiu e blábláblá.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 21:16


Comentário de: Inferno, o Infame
NR, voce esqueceu do tipo 'apressadinho', que baixa scans só para poder acompanhar ao mesmo tempo que os americanos sem ter que esperar um ano mais ou menos até sair a edição nacional. Esse tipo de baixador de scan muito provavelmente compra a edição nacional quando sai, eu por exemplo faço isso, ou encomenda a edição gringa, como costumam fazer o Pedrones e o Algures.
abcs
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 21:09


Comentário de: Corto Blog Maltese · http://panoramaimaginado.blogspot.com/
'' Comentário de: Luciana
É triste ser pobre mesmo! Há várias HQs que gostaria de comprar mas não posso justamente pelo fator dinheiro.

Pode parecer mentira mas eu tenho um amigo um pouco parecido com o Bugman. Ele não lê scan nem com a porra, tudo o que ele gosta, ele compra, mas compra MESMO. Dc, Marvel, tudo o que vc imaginar. Quando eu o conheci (que foi na época do desenho dos x-men, que por um acaso foi com ele que peguei emprestado todas as revistinhas dos x-men lançadas no brasil), ele colocava as HQs no quarto. Passado 13 anos, vou na casa dele e ele separou um quarto, isso mesmo, a porra de um quarto só pra por as revistas! DVD também é a mesma coisa, ele prefere comprar original. E até hj ele não parou de comprar, mesmo com historias de má qualidade e caça-niquel produzidas hj em dia. Isso é o que eu chamo de leitor fiel viu? Ele é a utopia a ser alcançada, onde todos comprariam os gibis que lessem, sem apelar para pirataria =P

Ah e ele não é rico, não trabalha, se for ver ele é mais fudido que eu mas tem quem sustente as nerdisses dele *inveja*.''


Esse kra me lembra uma conhecida que dizia:
''Posso pagar com o corpo?'' kkkkk
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:51


Comentário de: The SR
Ten uma HQ do Ash que não deve vir pra cá que eu li via scan que é ótima, uma tal de Freddy Vs Jason Vs Ash, que continua a história do filme, sem frescura para mostrar dilacerações gratuítas.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:38


Comentário de: The SR
XD

É nisso que dá ler scans e depois não comprar as revistas por aqui, faz meses que não compro, mas não é por safadeza, toh sem grana mesmo, tah todo dinheiro indo pras parcela do psp, e agora do 360
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:32


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
Comentário de: The SR
Primeiro, sou totalmente a favor de scans, e foi graças a isso que pude ler diversos quadrinhos do ash do evil dead, inclusive versus os zumbis marvel, o que eu duvido que venha pra cá um dia.


como tu eh ligado em quadrinhos heim!!?? o ash contra os zumbis marvel jah tah saindo aki no brasil faz alguns meses!! no marvel max, cara!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:28


Comentário de: Luiz Modesti · http://ohvisceras.blogspot.com
Nerd Reverso, parabéns. Fiquei um tempo sem comentar aqui, por causa de muita abobrinha escrita por muitos leitores. Mas a sua série é digna de nota. Vc escreveu muito bem sobre toda a situação. Aguardo a próxima matéria(sobre o q as editoras podem fazer), mas ja adianto que ao invés de darem soco em ponta de faca, deveriam fazer o q a indústria da música tem feito.Disponibilizando arquivos gratis pela internet, para degustação e variar os produtos, como o video-game (guitar-hero e rock band?). Saída existe e é facil.É so olhar os casos de sucesso e aprender com eles. Muitas bandas se tornaram conhecidas pela internet(sem avaliação de gosto, o Calypso é uma delas, Claudia Leite tb, e fazem a alegria das gravadoras). Ao contrário de muitos, acredito q nada vai se acabar, que o mercado não vai ruir nem nada disso. Só teremos um mercado diferente. Melhor? Pior? Vai depender do que a gente fizer agora.
GALERA. COMPREM SEUS GIBIS, MESMO QUE SEJA UM POR MÊS.
Como eu to duro e to trampando só de free-lancer, to comprando só o novo gibi do Lanterna Verde, que eu ja li o scan da Sinestro Corps War. Vale a pena conferir.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:27


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72577321


vejam a genese de uma grande obra! ou não...
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:26


Comentário de: The SR
Primeiro, sou totalmente a favor de scans, e foi graças a isso que pude ler diversos quadrinhos do ash do evil dead, inclusive versus os zumbis marvel, o que eu duvido que venha pra cá um dia.

Segundo, alguém aí já soube que o bátimã fugiu da cadeia? E o MdM não comenta nada sobre isso?

http://vereadorilheus.wordpress.com/2008/10/29/batman-foge-da-prisao-de-seguranca-maxima-sic/
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:24


Comentário de: johnyman
Realmente o Nerd escreve muito bem. É muito difícil ler por aí (outros sites) textos bem escritos e fundamentos como este sobre esses assuntos nerds q gosto tanto.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:20


Comentário de: johnyman
Realmente o Nerd escreve muito bem. É muito difícil ler por aí (outros sites) textos bem escritos e fundamentos como este.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:19


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
Comentário de: Bugman

"Sobre o scan, uma coisa que ainda não foi discutida - e não sei se o Nerd Reverso vai falar disso - que outro problema é tirar do autor a possibilidade de decidir como vai comercializar o trabalho dele.

O Aguiar foi um caso aqui. E eu, particularmente, não concordo em tirar esse direito do autor."

Se ele me pedir (já que é um autor que está começando e não tem o mesmo poder econômico que a Marvel e a DC), eu até deixo ler o scan dos trabalhos dele, mas e os outros? Será que vão deixar de ler? Ok, e se chegar aos meus ouvidos que o trabalho dele é bom de pessoas que leram por scans, eu devo ignorar e deixar de comprar ou não, já que é assim agora pode comprar?

Hoje em dia só há duas maneiras do cara evitar que seu trabalho seja escaneado e divulgado: não publicar o material ou ele ser tão ruim, mas tão ruim, que ninguém queira. A gente tem que se adaptar ao mundo (internet, globalização, troca de dados instantânea...) e não o contrário.

Scans são uma realidade. Não dá pra dar murro em ponta de faca, acho que o Aguiar podia tentar transformar isso em uma oportunidade, se quiser, claro.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:18


Comentário de: AvendanoArmy, renomado capista de Crise nas Infinitas Lhamas · http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3650186549788749406&aid=1222264646
Caras, tô adorando essa série de posts do NR. Escreve bem pra caralho o fdp, e sobre assuntos sérios. Só não amo o cara porquê no primeiro post do dia ele desceu a lenha em Kick-Ass.

Na verdade, isso partiu meu coração... nunca mais amarei alguém novamente. =/
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:08


Comentário de: Skrull da Terra 13
Bem, eu dedicava 20% do meu soldo ä minha querida vida nerd...Esse mes adquiri minha 1 caranga...to feliz e triste...pq antes eu comprava tudo que eu queria ler, agora tenho q selecionar...

agora mais do que nunca [modo Faustao OFF] to seguindo a minha propria dica: Pesquisar, ler reviews e dps comprar...
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 20:06


Comentário de: Jovem · http://o-chuta-rabos.labrute.fr/
"Essa é minha recomendação para os leitores: usem o scan para melhorar suas escolhas de compra, MAS COMPREM. Cada um compra o que sua condição (espacial, financeira, existencial) permitir, MAS COMPREM. Só assim vamos conceder reconhecimento ao trabalho dos nossos artistas favoritos e ainda ajudar o mercado dos quadrinhos, e só dessa forma a nossa opinião será considerada."

Perfeito, cara, é isso aí!!! Se todos (ou a maioria) agirmos dessa maneira, vamos melhorar a qualidade dos quadrinhos em 100%, que é o que todos queremos.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:57


Comentário de: jCaca
Reversoviks hoje eu quase nao baixo scan tenho assinatura da panini da dc e recebo um monte de revistas q nao curto mas, leio todas, o $tempo$ anda tao escasso, q nem teminei de pagar e ja to enrolado cheio de conta e fudido(casou, ja era "nerd").
perdi um monte de revistas da minha coleçao numa crise q foi mais fraca q a crise nas infinitas bolsas q anda rolando por que nao pude comprar nem por isso baixei os scans, ate meu tempo gasto c o mdm ja foi citado na aqui na empresa, q deviamos cut a net, ta cruel a crise quase nem comento mais so dou uma olhada e fecho mais rapido q abri, so em casa tenho sossego mas o computa ta zoado, vida de nerd casado e foda
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:46


Comentário de: Tiago P.A · http://imbnoticias.blogspot.com
rola um podcast urgente sobre o assunto não?
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:38


Comentário de: Gustavo Trevisolli · http://www.multiversohq.com
E o leitor de scans? Como morre o leitor de scans?

Eu compro todos os meses marvel max, pixel media, e comecei a comprar a nova dos lanternas verdes, porém com a qualidade que a panini tem publicado as hqs por aqui, fico com vergonha de gastar 6,90 em marvel max, apenas para ler justiceiro, porém fico com a mente pesada de baixar scans, apesar de que baixo alguns dele mesmo assim para ver se a qualidade da história está boa. Uma boa alternativa para mim foi alguns sebos, nos quais consegui encontrar revistas novas, de poucos meses, até da marvel max, por preços baratos, de 2 a 4 reais no máximo, compensa, e ja é algo.
O canal é ao invés de se ligar nessas revistas mensais comprar só os albuns de luxo, que sai bem mais barato ( veja o do x-men que saiu esses meses atrás ), o problema é a gente encontrar isso numa qualidade no minimo regular (como a panini faz a impressão daquele papel de limpar a bunda e que sai da página).
Bom, ai é só continuar a rezar, só sei que os da pixel vou comprar para manter a coleção.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:34


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
eu prefiro, e muito, pagar 3,90 pelo superman do morrison com uma historia soh... do q comprar os x-men extra e ler apenas os x-men do wedon(ou seria wendon.. ou nenhum nem outro) por 6,90!!

por esta razao eu baixei tal hq dos mutantes... apesar da historia ser boa, nao me deu tesao de comprar o encadernado!!
ah sim, eu nem terminei de baixar toda serie e nao sei como termina.. soh q a @#$@@(pra evitar spoiler) morre!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:31


Concordo. E pensem QUE MARAVILHA seria as bancas nossas desta forma: peguem todos os gibis e deixem com pelo menos metade de arcos, 2 por edição. E a grande surpresa: histórias continuadas com traços à lá John Cassady (exemplo apenas) e roteiros excelentes que te prende desde o início e não mais a sacanagem de acompanhar 1 de 4 arcos e sair mal quando o seu amigo que não compra regulamente, vai e compra a história que você acompanhava, num encardenado. Quanto mais deixarmos de comprar BOSTA feita pra troxa comprar, e adquirirmos menos gibis, porèm ótimos, as grandes como DC e Marvel não terão outra escolha a fazer todo o trabalho deles direito, e não só "metade" dele (cof cof quesada mudando de qualquer jeito as Histórias do Homem-Aranha cof cof).
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:24


Comentário de: Bugman Email
Luciana, eu já comprei todas as revistas que saíam. Mas hj não dá mais com esse preço...

Sobre o scan, uma coisa que ainda não foi discutida - e não sei se o Nerd Reverso vai falar disso - que outro problema é tirar do autor a possibilidade de decidir como vai comercializar o trabalho dele.

O Aguiar foi um caso aqui. E eu, particularmente, não concordo em tirar esse direito do autor.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:24


Comentário de: Monster
A minha primeira Hq comprada foi uma do Aranha 2099, quando era pequeno.
Mas a 1ª que eu comprei de verdade, eu mesmo foi X-men 27. Com o wolverine na capa(como se fosse alguma coisa).
Em outras palavras a primeira hq que eu li de verdade foi do Grant Morrison e Frank Quitelly.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:21


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
Compro só encadernados, e metade deles importados. Sou preibói.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:15 ,


ateh me fez inveja com superman red son!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:20


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
ah sim, um dos meus primeiros gibis foi o tio patinhas... acho q aprendi algo lah... aheheh!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:16


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
sou um leitor pao duro... deixo de compra outras coisas soh pra ler hqs...
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:16


Comentário de: Pedrones, o Leprechaun PIMP · http://www.freakangels.com
Compro só encadernados, e metade deles importados. Sou preibói.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:15


Comentário de: Luciana
É triste ser pobre mesmo! Há várias HQs que gostaria de comprar mas não posso justamente pelo fator dinheiro.

Pode parecer mentira mas eu tenho um amigo um pouco parecido com o Bugman. Ele não lê scan nem com a porra, tudo o que ele gosta, ele compra, mas compra MESMO. Dc, Marvel, tudo o que vc imaginar. Quando eu o conheci (que foi na época do desenho dos x-men, que por um acaso foi com ele que peguei emprestado todas as revistinhas dos x-men lançadas no brasil), ele colocava as HQs no quarto. Passado 13 anos, vou na casa dele e ele separou um quarto, isso mesmo, a porra de um quarto só pra por as revistas! DVD também é a mesma coisa, ele prefere comprar original. E até hj ele não parou de comprar, mesmo com historias de má qualidade e caça-niquel produzidas hj em dia. Isso é o que eu chamo de leitor fiel viu? Ele é a utopia a ser alcançada, onde todos comprariam os gibis que lessem, sem apelar para pirataria =P

Ah e ele não é rico, não trabalha, se for ver ele é mais fudido que eu mas tem quem sustente as nerdisses dele *inveja*.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:12


Comentário de: Mandaloriano · http://salomen.labrute.fr
PQP, mais um?! Já deu (ui) né?! Esse eu não li e não pretendo ler, desculpem. E hoje não tem scan.
Se quiserem que eu traga links de scans é só pedir, não precisa fazer todo dia um novo post sobre o assunto.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:02


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
alguns scans q eu baixei e depois comprei:

sandman (nao todos eh claro)
hard boiled
batman preto e branco
superman all star
odisseia cosmica
hellboy (bem, meu cunhado compro com minha critica positiva)

PermalinkPermalink 29.10.08 @ 19:01


Comentário de: Baou DO CAPISLOQUE! : Anti-Life don't justifies Baou... · http://www.instantstrimshot.com
Comentário de: mordread2
Eu leio scans, mas continuo comprando nas bancas, sou DCenete, mas ultimamente tá foda de acompanhar as revistas, não pelo preço, não tá uma maravilha, mas AINDA posso pagar, mas tem tido muito histórias ruins e meu dinheiro não é capim, então eu faço como o Nerd Reverso sugeriu, o problema é que as revistas aqui vem em mixes e mesmo que vocês se interesse por uma história, as que a acompanha estragam o material, por isso tô esperando sairem, se é que isso vai acontecer, em especiais.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:29


MESMO CASO...

e viva aos encadernados da vida (pq justiça naum saiu encadernado ainda ?)
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:58


Comentário de: Griffin, o xiita da Veidt Corporação · http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1289639
parabens nerd reverso!!

um texto muito bom!!

eu diria q teu texto eh "watchmen"!! tem herois q sao viloes e viloes q sao herois!! mas todos sao humanos com suas capacidades e limitaçoes!!

excelsior!! =}
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:55


Comentário de: Monster
Os scans são bons meios de divulgação, se usados de forma correta. Bom, eu baixo apenas aquilo que eu não consigo normalmente. Revistas de linha eu compro, pq eu quero que continuem. Se não valorizarmos aquilo que for bom, não adianta reclamar de picaretas. E Quesada foi bastante sincero e certo.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:53


Comentário de: Monster - Anti-Life justifies Onslaught Reborn
Seus vermes. Por causa de vocês que a sociedade transformou-se nesta prostituta decadente, que arrasta-se para as calçadas, para abrir as pernas atras de dinheiro e outra doze.
O mercado só vai voltar se pergar-mos ela pelo pescoço e esfregar seu fucinho no tapete mijado até que ela faça certo.
Comprem seus "ixperuss", ou eu vou ai quebrar seus dedos e enfiar suas caras nos seus monitores.

Mode longos apertos de mãos off.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:49


Comentário de: Spider ©
Acho que o comentário que eu fiz no post anterior sobre scans cabe melhor nesse, pois no Nerd Reverso tocou (ui) em um ponto que eu disse.

O meu comentário foi esse:

Eu baixei alguns scans recentemente, mas de revistas que eu JÁ TENHO e que não vou manter a coleção.

É o caso de Wolverine, Marvel Max, Marvel Action e outras (sim, eu sou marvete...rs).

E o que eu to fazendo? baixando os scans para não perder as histórias, e to colocando as que tenho pra vender no mercado livre.

Assim, ganho mais espaço para o que eu realmente coleciono, e ainda recupero um pouco do meu suado dinheirinho de nerd paulista encalhado.


Abçs.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:48


Comentário de: Megatron
O MDM ultimamente está deveras intelectualizado... :P

Parabéns, Nerd Reverso, o texto ficou ducaralho!!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:41


Comentário de: Leonardo
Mais uma vez exclente post Nerd Reverso!! Parabéns!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:41


Comentário de: Bad Mother Fucker
O fato de terem tantos scans é pq tem muita gente q gosta de ler...se tem muita gente q gosta de ler, tem mercado...burros são os capitalistas q ainda não inventaram uma forma de aproveitar isso. Qndo eles exploram o lucro isso é capitalismo e competição justa...qndo eles perdem lucro eles são "roubados" ou é anti-ético...afff... As editoras merecem o tanto de dinheiro q ja ganharam e merecem perder o estão perdendo hoje como pagamento por sua burrice atual.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:40


Comentário de: o último daxamita
e tudo o que está a ser comentado aqui, praticamente já foi dito na 1ª parte desse tema.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:38


Comentário de: o último daxamita
Nerd Reverso. voce podia pegar nessas 4 partes e juntar em uma só. apesar de o assunto ser interessante, o debate já esfriou a partir do 2º post.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:35


Comentário de: Bad Mother Fucker
Quem deixa de ter em casa "cavaleiro das trevas"? quem pode pagar faz questão de tê-lo. Qndo é bom eu vou e compro no papel... qndo é uma bosta ou mal desenhada ou roteiro ruim prefiro ler no scan...qndo a merda da banca esquece algum numero eu leio no scan. Discutir moral não adianta...a evolução e tecnologia não tem moral... é a moral que se adequa à evolução. Cabe aos capitalistas serem mais ixpertos q os nerds exxxcaneadores. O malandro da editora milhonária quer lucro? então se vira !!!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:34


Comentário de: TOM
os scans servem como meio de conhecer as revistas, assim foi que conheci os supremos e comprei o encadernado
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:31


Comentário de: mordread2
Eu leio scans, mas continuo comprando nas bancas, sou DCenete, mas ultimamente tá foda de acompanhar as revistas, não pelo preço, não tá uma maravilha, mas AINDA posso pagar, mas tem tido muito histórias ruins e meu dinheiro não é capim, então eu faço como o Nerd Reverso sugeriu, o problema é que as revistas aqui vem em mixes e mesmo que vocês se interesse por uma história, as que a acompanha estragam o material, por isso tô esperando sairem, se é que isso vai acontecer, em especiais.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:29


Comentário de: Sr. Saco de Papel · http://www.sem666palavras.blogspot.com
Ok, sou do segundo tipo e acredito que dê pra contar nos dedos a quantidade de pessoas que pertencem ao primeiro tipo.

P.S: Espero que o 4º post seja o último. O assunto já começa a esfriar e minha úlcera grita.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:27


Comentário de: scarface
Um barbeiro certa vez me disse que ele percebe rapidamente quando a economia está ruim, porque as pessoas não deixam de comer, mas deixam de cortar o cabelo.


Puta que pariu! to a tres meses sem cortar o cabelo e um sem fazer a barba por causa disto, e até to gostando HEHEHHEHEHEHEH
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:16


Comentário de: Senhor Suíno
Me deixem em paz com meus scans. Batima nunca me pegará! NUNCA! HAHAHAHAHAHAHA! NUNCA! HAHAHAHAHAHAHAHAHA! NUNCA! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:16


Comentário de: Master Kim
Acho que se todo mundo ler os scan e não comprarem a revista, vai acabar quebrando as editoras, o que não é bom para elas e nem para nós leitores. Entretanto, as editoras tem que melhorar a qualidade das revistas, tendo bons roteiristas e abaixar o preço, assim atrai os leitores a comprar mesmo lendo o scan

Mas mesmo assim, com preços baixos e historias melhores, terá um espertinho que vai preferir os scans
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:12


Comentário de: Pastel · http://pastelariafilmes.blogspot.com/
Nerd reverso sou colecionador de revistas tenho mais de 1000 tirulos em casa estão num guarda roupa todos catalogados, também baixo scans mas não só por curiosidade caso de Secret Invasion e como foi Hulk contra o mundo. Como disse hj mesmo no post sobre preço das revistas, compro todas da Marvel. Eu sou uma pessoa totalmente aversa a midia digital como instrumento de leitura, com filme e seriados acredito mais. Para a leitura as complicações são muitas o computador é uma midia que apesar da mobilidade para que você assista videos em tamanhos menores dificulta a leitura. O legal de livros, revistas e gibis é a sua mobilidade, não tem que esperar sinal, nem recarregar e é possivel levar a qualquer local. Concordo que deve haver uma abertura para o meio digital, mas creio que sempre deve existir a opção do material concreto. Bem é isso.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:10


Comentário de: Anonymous
Quero que o Loeb morra de fome e no esquecimento.
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:08


Comentário de: Ogro · http://ogro-mdm.labrute.fr/
OMG
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:06


Comentário de: o último daxamita
"Mas e o leitor de scans? Será que ele está matando o mercado de histórias em quadrinhos e merece ir pro inferno? Ou será que, mesmo lendo scans, ele pode ajudar as HQs a crescerem?"






O LEITOR, MESMO LENDO SCANS, PODE, SIM, AJUDAR AS HQS CRESCEREM.

PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:05


Comentário de: Master Kim
PermalinkPermalink 29.10.08 @ 18:01


Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Marvel oficializa Vingadores e HdF 2! - Próximo post: Preacher nos cinemas... Será que agora vai?











RSS: Clique aqui para ver essa página no formato RSS/XML
O que é RSS?

b2evolution