Obama Osama

O que me incomodou no discurso. Além de uma certa ênfase bárbara no corpo. Temos o corpo. O corpo está conosco. Pior que isso. Obama falou em justiça. Que iríamos trazer Osama a justiça. Que a justiça foi feita. Etc. Mas Obama. Justiça? Justiça não seria prender e julgar? Matar o homem é justiça? Olha. Pode-se até argumentar que os EUA tinham o direito de se vingar. Mas foi vingança. Vamos chamar pelo nome, né? Por que senão é isso, né? Elegemos um presidente negro, um presidente quebra-de-paradigma, um presidente bem educado, sensato, sensível. E temos que ouvi-lo chamar assassinato por vingança de justiça, ao mesmo tempo em que ele nos assegura que sim, "temos o corpo", yes we can! Fiquei o tempo todo esperando vê-lo puxar a cabeça do Osama pelas barbas e exibi-la ao mundo. Teria sido um fechamento coerente.Coleção Completa Harry Potter

* * *

Claramente, o estilo da divina Mary anda me infectando.

* * *

Pra desanuviar, Harry Potter completo a R$99.

 

02.05.11


Categorias: Política


Posts similares:
Obama, o Super-Homem?
Obama por Saramago
Revelada a nova Liga da Justiça

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: João Ricardo

Negro de alma branca, diria outro.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 01:39



Comentário de: Breno Kummel

Sem o corpo, pensariam que é invenção, boatos, o que seria pior do que barbarizar um discurso sobre algo já meio bárbaro, a morte de uma pessoa.

E uma das melhores definições que vi da diferença de justiça e vingança é quando um Estado faz, é justiça.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 01:43



Comentário de: rayssa gon · http://presencadapeste.blogspot.com

só falta esquartejar e expor cada parte numa cidade.






PermalinkPermalink 02.05.11 @ 01:44



Comentário de: Gregório

Sei lá Alex... Trazer o cara a justiça realmente seria o certo. Mas vai saber como a coisa aconteceu na hora. No calor do momento nenhum soldado vai se preocupar em atirar para não matar.

Pode me chamar de ingênuo, mas acredito que Bin Laden foi morto porque a circunstância exigiu. Os americanos não perderiam a oportunidade de levar Bin Laden a um humilhante julgamento e execução pública. Assim como fizeram com Saddam. Seria infinitamente mais eficiente para futuro uso em campanha, com zilhões de imagens da derrocada do terrorista.

Quanto a questão do corpo, concordo com o que o Breno Kummel disse. Sem o corpo, pareceria lorota.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 02:45



Comentário de: Luiz mendes Junior · http://www.noticiasdofront3.blogspot.com

No fim, ele seria condenado à morte. Acho até que o queriam vivo, mas ele pode simplesmente ter resistido. Como símbolo de uma vitória na guerra contra o terror, ele vivo seria muito melhor do que morto. É provável que tenha resistido. E ainda que não, se é ele, de fato, sua morte não foi injusta. Como decerto a morte de um Bush ou um Ramsfeld não seria injusta pelo ponto de vista de centenas de civis iraquianos mortos como efeito colateral de uma guerra política.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 02:51



Comentário de: cris · http://twitter.com/#!/cris_witt

Caramba!

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 05:54



Comentário de: Nelson Sant'Ana · http://www.minhaterrasemlei.blogspot.com

Problema de ele ser 'exibido' morto é que pode virar uma espécie de mártir para seus semelhantes. Alias, provavelmente ele já é herói para alguns, pois ele 'deu a vida em prol da causa'.
E afinal, o que muda depois disso?

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 07:01



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Alex, eu não sei não, mas eu acho que você está confundindo burocracia e circo com justiça.

Se analisarmos bem, julgamento público também não é justiça. É circo e burocracia.

O julgamento de Nurenberg não foi justiça de jeito nenhum. O julgamento de Nurenberg foi fazer os lidéres nazistas de palhaços. Teve até um deles que protestou: "sim, vocês venceram, e os vitoriosos têm todo direito de matar os derrotados, mas não deveriam nos exibir aqui como palhaços. Deveriam nos fuzilar e pronto!"

E é claro que nenhum tipo de justiça humana teria sdo possível para Bin Laden. Nenhuma sentença em julgado poderia ter feito ele pagar pelo mal que fez. Prender e julgar também não seria justiça. Justiça, nesse caso, como no caso dos nazistas e em muitos outros, é impossível.

Aí o Alex vem e me diz "Mas o problema é que o Obama usou a palavra justiça quando deveria usar a palavra vingança!" hmmm... eu acho que não. Eu acho que o problema é que Obama foi eleito democraticamente e isso quer dizer que ele precisa do povo. E o povo gosta da palavra justiça. Então, ele tem que usar a palavra justiça. Ele tem que usar a palavra que menos ofende os eleitores. Você pode usar a palavra que mais lhe convém, Alex, porque você não precisa do povo. Mas Obama precisa. E eu acho que esse é que é o problema.
Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 09:42



Comentário de: Eric Costa

Alex, acho que o problema é que os republicanos têm visto pêlo em ovo há um tempo, como uma forma de tentar minar o Obama. É só lembrar o caso da certidão de nascimento do Barack. Ele apresentou a certidão na forma exigida pela lei para candidatar-se, mas os republicanos só pararam de encher o saco (ou melhor, aparentemente pararam) semana passada, quando o Obama, depois de encherem o saco (e, claro, querendo evitar mais pentelhação em sua campanha de reeleição), apresentou a versão "full" da certidão.
Imagine se ele fala que o Osama foi morto, mas não apresenta o corpo? Os republicanos iam falar que era manobra eleitoreira, que o Osama ainda está vivo etc.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 11:27



Comentário de: Marcio Cesar

Certeza que o(a) autor(a) deste teve algum parente ou conhecido morto nos ataques de 11/09, ou em algum outro comandado por OBL(ironic mode=on). É fácil ficar com "demagogia demagoga" atrás de um teclado clamando "justiça" para assassinos frios e cruéis q ainda matam em nome de um deus. Pra que trazer o elemento vivo e fazer um teatro apenas pra prolongar a vida e tripudiar como fizeram com Saddan Hussein, e no fim destiná-lo a forca?

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 13:43



Comentário de: Alex Castro Email

Marcio,

Eu nao estou defendendo o Osama. Nao disse nunca que achava q ele devia ser julgado. Acho que qq país tem o direito de se vingar.

Minha única reclamacao é chamarem vingança de justiça. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 13:49



Comentário de: julio_925 · http://umamentecheia.blogspot.com/

sobre a morte do Osama o que mais acertou em falar sobre vingança americana foi o jogado da NBA. esta no site da ESPN http://bit.ly/iDsXOM

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 14:28



Comentário de: Diogo Batalha · http://www.twitter.com/diogobatalha

Assassinos... vamos matar todos eles.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 15:40



Comentário de: Ska · http://ciganada.blogspot.com

Achei que essa da cabeça decapitada devia mesmo ter sido feita

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 16:26



Comentário de: aiaiai

O Obama tá seguindo o script que deram para ele seguir...é mais um comandante da queda do império, lenta e dolorosa para eles e para nós. Lamentável se orgulhar tanto de matar uma pessoa e ainda ter a cara de pau de chamar de justiça.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 18:32



Comentário de: Roger Moreira

Também fiquei muito incomodado com essa história. Não sou bonzinho, não tenho nada contra vingança ou a lei do mais forte. Só que não dá pra defender o Estado de DIREITO - um dos pilares da civilização ocidental. E, ao mesmo tempo, achar normal assassinato de Estado. Porque é isso que foi, assassinato de Estado. E olha que desde os anos 80 não acontecia oficialmente, às claras, e aconteceu justo com o "Santo Obama". Os EUA já tinham feito um mea culpa quanto a esse tipo de procedimento e prometido que nunca mais a CIA iria assassinar ninguém.
E o povo americano comemorando nas ruas?! Festa em Times Square e tudo! Alguém conseguiu ver alguma diferença entre aqueles americanos gritando e comemorando na rua com aquelas imagens de árabes gritando e comemorando na rua quando matam um inimigo, explodem uma bomba ou sei lá o quê?! Eu não ví nenhuma.
Aliás, segundo comportamento deplorável do Obam nos últimos dias... O outro foi ter "descido do salto" com o Trump. Presidente americano fazendo piada consigo é tradição, mas piada da cara dos outros é se rebaixar demais. Já pensou se a rainha Elizabeth se desse ao ridículo de responder ao tablóides, por exemplo?!

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 19:30



Comentário de: Roger Moreira

Cara, pior de tudo é que nêgo é trouxa. Vocês acham que o Osama esperava destino diferente? Ele sabe a vida que escolheu e ele mesmo dizia, como todos eles dizem, que preferia morrer (como mártir) a ser preso. Deram a ele o que ele esperava, para mais cedo ou tarde, e do jeito que ele queria. Agora ele é um símbolo e um mártir. Parabéns.
Lição de verdade, Justiça, e demonstração de porque diabos, a gente diz que Estado Democrático de Direito é o que há, seria capturar o cara e julgá-lo com todas as garantias de defesa.
O sujeito ia ser condenado? Isso todo mundo já sabe. Afinal, qual juri ou tribunal o absolveria? Só que seria do jeito certo, sem incoerência entre discurso/ideologia e prática.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 19:43



Comentário de: Roger Moreira

Sabe por que o Estado ainda age de forma autoritária? Por que, no fundo, é isso que as pessoas querem. É isso que elas aplaudem e esperam, até exigem.

PermalinkPermalink 02.05.11 @ 19:51



Comentário de: Arthur

Jorge,

"E é claro que nenhum tipo de justiça humana teria sdo possível para Bin Laden."


Por que assim, acho que a justiça humana tem punições adequadas pra todas as infrações que ela prevê. E tudo que ela prevê não é por definição uma infração. Então pelo próprio conceito atualmente aceito na maioria das democracias ocidentais ( pelo menos as que eu conheço) por definição qualquer infração tem uma pena equivalente que se aplicada configura justiça, portanto haveria uma pena possível que seria justiça humana.

Agora

"Nenhuma sentença em julgado poderia ter feito ele pagar pelo mal que fez."

Bom alguma faz? Isso é uma grande discussão jurídica. Eu por exemplo acho que nem a pena capital é capaz de fazer uma pessoa pagar por tirar uma vida. Nem é consenso que esse é o objetivo da justiça.

Alex,

Concordo com você chamar invadir a casa de alguém sem mandato, fora das leis do pais, com o exercito, e matar o cara, sendo que ele não era o cidadão de um pais em guerra, nem estava num pais em guerra, e mata-lo vingança. (Não conheço os acordos entre paquistão e EUA, nem as leis do EUA em detalhes).

Mas outra coisa que me chamou atenção foi o "Closure" eu entendo que a vingança traz um alivio, algo que pode chegar perto do "closure", mas alguém acha que acabou a "War on Terror"? Que da pra ganhar do "Terror" ou que os motivos estruturais dos ataques de 11/9 foram superados? Apesar da morte do Osama, a luta continua. E eles podem matar quantos lideres quiserem a luta vai continuar.

Você que ta por ai, o que ta vendo sobre o sentimento de closure das pessoas?

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 01:50



Comentário de: Arthur

Onde ta escrito: "E tudo que ela prevê não é por definição uma infração." leia-se:

E tudo que ela não prevê não é por definição uma infração.

E pode ter ficado parecendo que eu apoio a luta do Osama, mas não apoio. Não acho que o assassinato de civils como forma principal de atuação seja um meio aceitável pra qualquer fim.

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 01:57



Comentário de: Marjorie

Eu não vejo diferença alguma entre um membro da Al Qaeda que sente prazer quando americanos morrem e o pessoal comemorando a morte do Osama na rua. Até porque eram jovens, a maioria devia ser pequenininha quando o ataque em NY aconteceu. A maioria nem devia ter parentes, conhecidos, nada, como vítimas do 11 de setembro (o que não justificaria, mas tornaria um pouco mais compreensível a reação). Eu vejo barbárie pura com qualquer comemoração de morte. Qualquer.

A coisa mais chocante era lembrar que ele ganhou o Nobel da Paz. E depois manda esse discurso. Alguém confisca o prêmio.

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 13:15



Comentário de: Fabio R.

Se alguém busca coerência no ato e nas palavras, pense como um dirigente do partido democrata, pense na reeleição de Obama. Justiça, como política, é outra coisa.

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 13:38



Comentário de: Paulo

Nao sou de escrever mas concordo com a opiniao do Roger Moreira. Existem pessoas (mais jovena na epoca) que podem nao saber os fatos que motivaram estes aconyecimentos (vinganca). Um julgamento traria a tona nao apenas o 11/9 mas todas as outras barbaridades cometidas por ele, da mesma forma que fizeram com hitler e seu asseclas. Mas a historia se repete e assim como sabemos da existencia de varios grupos neo-nazistas inclusive no Brasil, certamente existirao grupos inpirados na filosofia osama.
Traze-lo a publico e faze-lo encarar aqueles a quem prejudicou ou mesmo deixa-lo apodrecer numa prisao seria desestimular os seguidores ja que para estes a morte na "guerra santa " e' cheia de recompensas.
E outra coisa: um cara pego de surpresa no meio da noite teria como apresentar algum tipo de reacao ou resistencia ? Na minha opiniao foi assassinato mesmo.
E ver um povo que se diz amante dos direitos comemorar como se fosse um titulo mundial os torna igual aos seu opressores. Ou sera que os EUA nunca fizeram nada contra os Arabes ?

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 13:43



Comentário de: Stella Cavalcanti · http://www.telinha.blogspot.com

A sensação que a morte do Bin Laden me passa é da morte de Lampião e seu bando. Só faltou cortarem a cabeça dele e fazerem um tour pelas cidades, como fizeram com os cangaceiros.
VI esta foto ainda na escola, e até hoje ela me dá arrepios: http://fotoshistoricas01.blogspot.com/2010/11/lampiao-e-seu-bando-decapitados.html

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 21:36



Comentário de: Roger Moreira

Uns trapalhões... Até dar sumiço no corpo deram.
Agora a teoria da conspiração corre solta. ehehe Tem gente dizendo que Osama não morreu. Tem gente dizendo que foi preso e está sendo mantido escondido. Tem gente dizendo que é tudo farsa do Obama. Pra melhorar a coisa já afirmaram as maiores barbaridades sem se dar conta. Falaram que capturá-lo vivo não era uma opção e agora confessaram que o sujeito estava desarmado... Em resumo execução.
Gracinha, como diria Hebe Camargo, é a Comissão de }Direitos Humanos da ONU pisando em ovos pra dizer o óbvio, e não dizendo. E os americanos defendendo a "legalidade" do ato. Sob qual lei exatamente? A de talião, ah então tá. Pensei que estava revogada já.

PermalinkPermalink 03.05.11 @ 21:57




Baraque Obama O B
Osama Bin Laden B O
Isso pra mim siguinifica um ligação,entre os dois tem um X ligando letra com letra,Osama Bin Laden foi morto no dia 1/5/11 e no dia 11/9/2011 ocorreu o atentado que morreu muitas pessoas que nao merecia,esses acontecidos tem uma coisa em comum que é os numeros 1 isso é muito estranho.


PermalinkPermalink 25.02.12 @ 23:56



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Freedom

Próximo post: Mito: Depilar É Higiênico (Depilação, 2 de 3)

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site