A Função Social do Boquete

Cresci em uma escola americana. Sempre somente com amigas mulheres. Brasileiras, americanas e de todos os países do mundo. Conversando com ela sobre sexo e afins.

E, dentre as muitas e vastas diferenças culturais, uma sempre me chamava atenção: o boquete. Havia uma diferença enorme, constitutiva, fundamental entre o modo como americanas e brasileiras definiam, entendiam, praticavam, usavam o boquete.

  Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?  Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus

* * *

Para as americanas*, o boquete era o gran finale ideal de qualquer boa ficada. A progressão normal da ficada era o boquete. Pagavam boquete com enorme facilidade, adoravam, lambiam os beiços - e depois batiam no peito pra se dizer virgens, que estavam se guardando pro homem dos seus sonhos.

Para as brasileiras*, o boquete era sexo. Era algo que só se fazia com o homem com quem já se estava transando, depois de estarem mais íntimos e confortáveis com seus corpos. Poderiam até transar com alguém que mal conhecessem (lavou, tá novo) mas não colocariam na boca um pau cuja procedência desconhecessem. E achavam graça das americanas que já tinham chupado metade dos paus da cidade e tinham a cara-de-pau de se dizer virgens!

* * *

Para as americanas, a função social do boquete era justamente poder transar e experimentar, exercitar o sexo e conhecer o corpo, de maneira mais leve, sem precisar dialogar com o tabu da virgindade, sem precisar confrontar valores arraigados, mantendo intacta (tanto na cabeça dela quanto para seu futuro parceiro) a aura mágica da virgindade preservada.

Para as brasileiras, a função social do boquete era justamente sedimentar e confirmar uma relação de confianca e intimidade que já tinham com seu parceiro sexual fixo - tornando-se assim um rito de passagem importante dentro dos relacionamentos.

  Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram?  Como se Dar Bem com as Mulheres

* * *

Alguns anos depois dessas conversas, em 1999, Bill Clinton afirmou categoricamente, em juízo, sob juramento, não ter tido relações sexuais com Monica Lewinsky. Quando se soube, mais tarde, que ela havia de fato chupado o primeiro pau, a questão tornou-se uma das mais importantes da história da Republica:

Afinal, se boquete é sexo, o Presidente mentiu e deveria sofrer impeachment.

Mas... boquete é sexo?

Nos EUA, eu diria que não - e, segundo essa pesquisa, por causa da influência da lendária cara-de-pau de Clinton, o número de pessoas definindo "sexo oral" como sexo caiu pra mais da metade. Esse outro artigo inclusive explica as raízes históricas do fato de boquete não ser considerado sexo pela geração de Bill Clinton.

A verdade verdadeira é que tentar definir sexo é uma grande besteira.

Se eu lambi entre seus dedos dos pés enquanto ela se masturbava, mas nunca nos beijamos, isso é uma ficada? Se eu chupei sua buceta, beijei seus pés e lambi seus mamilos, mas não a penetrei, isso é sexo? Um boquete, pura e simples, é uma ficada, uma transada, ou nenhuma das opções acima? Passar a noite inteira dedando ela por debaixo da mesa constitui uma ficada?

Não vale a pena.

* * *

*Aviso Importante

O texto já acabou. Esse aqui é apenas um disclaimer tristemente necessário.

Minhas observações se referem ao diminuto grupo de meninas branquinhas e ricas de classe média alta da zona sul do Rio de Janeiro, circa 1990, e ao também diminuto grupo de americanas classe alta, de todos os estados e regiões, e que viviam no exterior por serem filhas de diplomatas, executivos, militares. Se essas observações são extrapoláveis aos outros brasileiros e americanos? Não sei. A maneira como minhas amigas ricas brancas de Ipanema se relacionavam com boquete provavelmente é diferente das meninas negras pobres da favela do Cantagalo, logo ali ao lado. Eu, infelizmente, só tive uma infância e foi com o primeiro grupo. É dele que estou falando. Sobre as meninas do Cantagalo (e de Manaus, e de Delaware, etc), eu não falo, por puro desconhecimento.

A coisa mais chata de escrever esse tipo de texto é que sempre aparecem vários "malas da exceção". O mala da exceção é quem faz um comentário dizendo assim:

"acho que suas amigas estavam te enganando! eu sou brasileira e sempre adorei pagar boquete em todo mundo!"

"isso aí tá furado, saí com uma americana e ela tinha mó nojinho de pagar boquete!"

Sei que não adianta pedir, mas lá vai: evite ser o mala da exceção.

* * *

Um livro excelente, que recomendo sem restrições:

Contra o Amor: uma Polêmica

* * *

Site pessoal: alexcastro.com.br // Siga no Twitter: http://twitter.com/AlexCastroLLL // Assine o RSS: http://feeds.feedburner.com/LiberalLibertarioLibertino // Comunidade no Facebook e no Orkut // Entre em contato: alexcastro.com.br/contato

 

27.04.11


Categorias: Animais, Sexo


Posts similares:
Definindo o Sexo
De Rótulos e Definições
A Dominação do Boquete

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Thiago

"da lendária cara-de-pau de Clinton"

Aí está o momento 'punch line' do texto.

Talvez proposital, talvez totalmente por acaso, mas a verdade é que comecei a rir descontroladamente neste momento.


PermalinkPermalink 27.04.11 @ 10:26



Comentário de: anonimo

Em relação a qualidade do boquete, havia alguma diferença substancial? Digo, o boquete das americanas era melhor ou o das brasileiras?
De todo modo lembrei da cena do balconista em que a americana fica com nojo do namorado pq transou com 13 mulheres enquanto ela considerava ter transado só com 3. Mais tarde descobre-se que ela fez sexo oral em 27 homens.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 10:43



Comentário de: Murdock · http://murdock-brasil.blogspot.com

Pela minha experiência com brasileiras de várias regiões do país posso dizer que o resultado bate com o descrito. Nunca conheci uma americana pra dizer.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 10:43



Comentário de: Liame

Não sou desse grupinho de brasileiras específico q vc falou, mas concordo q o boquete (principalmente aquele feito com esmero) é uma forma de mostrar confiança e q vc aprecia aquele parceiro. Principalmente pq a gente q isso o deixa completamente louco hehe

Qto às americanas faço a menor ideia.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 10:49



Comentário de: Harry

Ouvi um papo uma vez de que houve uma campanha do govero americano em favor do boquete, para controlar natalidade e tentar adiar a perda da virgindade em adolescentes, tipo nos anos 50.

Será que tem algum cabimento isso?
Só ouvi falar.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:01



Comentário de: ricardo galvão

Alex,
pelo seu relato, vejo que as americanas tratam o boquete como algumas brasileiras tratam o sexo anal...
para preservar a virgindade...

Também, já conheci mulheres que achavam que não traíam o marido pois não fazia anal com ele, e só dava "o rabo" pros ficantes e enchia a boca e dizia que nunca trairia seu marido...
Pra esta pessoa ela estava convicta que, por não fazer sexo anal com o marido, só com outros, e não fazer penetração vaginal, a não ser com seu marido...isso era NÃO traição...
Quem sou eu pra julgar.

ESTOU APENAS RELATANDO UM FATO...
mala da exceção? não né? apenas conto fatos
rsrsrs

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:05



Comentário de: Alfredo Cavalcanti Segundo · http://www.facebook.com/alfredocavalcanti

Alex, haveria a chance de instalar um plugin ou o quer quer que seja no blog pra que ele fique melhor formatado e consuma menos dados para carregar em dispositivos móveis?
Me seria utilíssimo. Valeu!

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:07



Comentário de: Alex Castro Email

ricardo,

nos circulos libertinos do sec XVIII, era bem comum se apelar para o sexo anal para salvaguardar virgindade e evitar a gravidez.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:22



Comentário de: Alex Castro Email

harry,

no link sobre as raizes historicas disso, tem uams explicacoes nessa linha.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:24



Comentário de: Thiago Silva

Cara, muito interessante. Embora seu 'universo' de estudo seja diminuto, me parecem muito factíveis suas observações. Intuitivamente (e um pouco por experiência - ainda menor que a sua) tinha essa impressão também, mas me parece que isso vale mesmo para a geração x, um pouco pra y, mas a galera que nasceu da década de 90 em diante (com influência ainda mais forte dos ícones USA) está mais propensa a um boquete logo que após a construção de confiança.

Será? Será que as meninas hoje caem de boca mais facilmente? E esse papo de um comentário, será que teve essa campanha pelo boquete na década de 50? E a questão do anal no Brasil, parece que também é bastante verossímel.

Abraços


PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:27



Comentário de: Thiago Silva

Cara, muito interessante. Embora seu 'universo' de estudo seja diminuto, me parecem muito factíveis suas observações. Intuitivamente (e um pouco por experiência - ainda menor que a sua) tinha essa impressão também, mas me parece que isso vale mesmo para a geração x, um pouco pra y, mas a galera que nasceu da década de 90 em diante (com influência ainda mais forte dos ícones USA) está mais propensa a um boquete logo que após a construção de confiança.

Será? Será que as meninas hoje caem de boca mais facilmente? E esse papo de um comentário, será que teve essa campanha pelo boquete na década de 50? E a questão do anal no Brasil, parece que também é bastante verossímel.

Abraços


PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:29



Comentário de: Fox

Bem, mas ainda fica uma curiosidade,
e o cara americano, chupa a garota? Pq até agora só se falou do contrario. Legal, o cara tem prazer, goza, mas e a mina? qual a graça disso?!

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:38



Comentário de: Alex Castro Email

fox,

Legal, o cara tem prazer, goza, mas e a mina? qual a graça disso?!

nao entendi. como assim qual é a graça disso? vc acha q chupar pau nao é bom? q só é bom pro homem? sério mesmo? explica isso aí, as leitoras (e os leitores homossexuais) vão gostar de saber. :)

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 11:58



Comentário de: Felipe R

Interessante esse ponto do Thiago Silva sobre gerações mais novas.
Será que foram influenciadas a esse ponto pela cultura americana?
Ou será apenas mais uma liberalidade de uma nova geração? Que sempre tende a evoluir em grau na escala de perversão?
Vcs concordam que a medida que o tempo passa as pessoas vão ficando mais liberais em relação ao sexo?
Será que em 2090 bestialismo vai ser banal?

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 12:16



Comentário de: Obrigatorio

http://www.youtube.com/watch?v=tpQqH4H_SUQ

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 12:30



Comentário de: Fox

Claro que é prazeroso chupar um pau, delicioso, mas caramba, vou lá, me excito, fico com vontade e no final, fico sobrando?
Simples, sou egoista, tb ia querer ter prazer, ao menos as vezes né? :P
Mas não respondeu... as mulheres chupam normal nos EUA, e os homens?

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 13:35



Comentário de: Lidia

eu concordo com a Fox: tbm acho legal boquete, faço (e gosto de ver o marido feliz com isso), mas... eu faço pq recebo, né? se ele tem direito a um orgasmo "oral", eu tbm tenho, ué! tbm não ia ver a mínima graça em só fazer e nunca receber. fiquei curiosa em saber se os caras chupam, e se não, q vantagem Maria leva nesse caso.

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 13:44



Comentário de: Hugo

@Felipe

Cara, eu acho que sim, pessoal mais jovem ta mais liberal.
-- Nessa nova geracao emo, homem fica com homem e depois namora mulher sem maiores problemas - inimaginavel na minah epoca, onde o cara seria uma bichona aos olhos das mocas ate o fim dos tempos, e nunca mais ia pegar nada com as que soubessem de suas pederastias passadas.
-- ficacoes multiplas co-ocorrentes em publico - na minha epoca podia rolar suruba em privado, mas nunca pegacao multipla e simultanea/alternada em publico - isso era historia de sauna gay, coisa de ouvir falar, inimaginavel e chocante se feita em outros meios.

Enfim, parece que o povo mais novo fica cada vez mais liberal em relacao a privacidade, identidade sexual, etc. Mas nao sei se e' tendencia ou um pontinho na curva...coisa para os historiadores e antropologos investigarem...

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 15:05



Comentário de: Fabio R.

Sempre é útil lembrar da maior referência do nosso tempo a respeito de tudo: Seinfield. Quando perguntado "a partir de que momento é sexo?", ele respondeu: "Sei lá. Quando aparece o primeiro mamilo?"

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 16:07



Comentário de: Anônima

Eu acabei fazendo sexo oral no meu marido antes de dar
pra ele, seria eu uma americana então? ha ha

e engraçado, eu não curto muito receber, a recíproca
não é verdadeira!

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 17:09



Comentário de: aiaiai

ceus...as pessoas só sabem mesmo viver no mercantilismo. Jura q vocês fazem sexo na base da troca? Não dá para perder a racionalidade nem nestes momentos?

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 17:47



Comentário de: alex castro

aiai

confesso q tb achei esquisitissimo tudo isso de soh dou se recebo, dou isso e recebo aquilo. serio, eh sexo ou eh escambo? vcs ficam contando quem chupou quem mais? "Opa, para tudo, em 2010, eu te chupei 15 vezes e vc soh me chupou 10!" cruzes!

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 17:52



Comentário de: Fox

kkkkkk gente, acho que vc´s não leram o q escrevi:
"tb ia querer ter prazer, ao menos as vezes né?"
Novamente pergunto: os homens chupam?
Afinal, a mulher termina uma boa ficada chupando, legal, é bom, mas aí acontece isso 2, 3 vezes, e vai p casa e se masturba? É apenas isso que quero entender!

Pq se for dessa forma, desculpem-me mas é uma situação bem legal né? onde só o homem tem prazer! Boa forma de uma mulher ficar com a auto estima baixa e um mau humor do cão....

E vou perguntar novamente: é tão comum uma mulher chupar um homem nos EUA e a reciproca, é verdadeira?

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 18:37



Comentário de: alex castro

fox,

o texto é sobre mulher pq eu só entendo de mulher. eu nao tenho amigo homem e nao falo de sexo com homem. mas acho q cada um gosta e faz o que quer, nao? eu, por exemplo, ao longo da vida, chupei mt mais do que fui chupado pelo simples fato de que gosto mais de chupar do que ser chupado. assim como eu, ao longo da vida, jah chupei mais peh do que mamilo pq eu gosto mais de chupar peh do que mamilo, ete etc.

entao, hmm, talvez eu eh q nao esteja entendendo bem onde vc quer chegar. o que VOCE gosta?

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 19:36



Comentário de: Renata

Valeu, Alex. Tinha ficado com uma dúvida cruel no post anterior...!

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 23:12



Comentário de: veredas

Você cresceu numa escola????? Internato????? E todas as meninas faziam boquete??????

nossamãedoguardaqueescândalo

PermalinkPermalink 27.04.11 @ 23:24



Comentário de: red

Nesse caso eu sou bem brasileira...

Mas tem também a questão de DTS, gente. Porque eu não conheço quem faça sexo oral de camisinha, e sair chupando qualquer um sem saber se o cara tem alguma doença?

Sai fora.

E Fox, entendi exatamente o seu ponto... fácil uma mulher ir lá e beijar o cara, dar uns amassos no cara, chupar o cara, ele sai felizão... maaasss e a garota, não rola nem um agradinho?

Não é questão de escambo, se a mulher gosta de chupar e ficar só por isso mesmo beleza, mas se não... Corre pro banheiro pra bater uma? hahahahahahaha

PermalinkPermalink 28.04.11 @ 09:52



Comentário de: Fox

Alex,

Qual parte não entendeu? Sei que vc é inteligente o suficiente para entender o que eu estava questionando, afinal, é algo simples.

Não é uma questão do que homem ou mulher gostam ou de ter amigos homens ou amigas mulheres. Voce apresentou um tema, um comportamento feminino em duas sociedades distintas, saber se um homem tambem chupa é algo que qualquer mulher com quem vc conversava poderia responder ué! Afinal, são elas que saõ chupadas, não precisa de um homem para responder isso.

Eu apenas queria saber como é o comportamento de uma forma um pouco mais ampla, por curiosidade, simples e pura curiosidade, afinal, nada disso vai mudar minha vida ou minha forma de ser. Por ex, se uma sociedade aceita um 'boquete' como sendo algo normal da mulher fazer, inclusive não considerando como sexo, mas por acaso acha errado a mulher tb ter prazer ou considera o prazer feminino como sexual, então, não seria algo machista? Ou q usa a mulher como bem entende? E a mulher que aceita isso e faz, e nunca recebe, não está se colocando em uma posição inferior?

Entenda, não sou feminista, nem estou com um discurso em defesa de mulheres, tb não acho q sexo seja escambo e tudo q se dá tem q se receber, de forma alguma! Apenas e tão somente queria entender o comportamento delas em uma sociedade que não conheço e não vivencio. E se as mais novas usam um boquete como uma forma de conhecer sexo, e de se conhecer, se elas apenas chupam um pau e não rola mais nada, elas de forma alguma estão se conhecendo! estao apenas descobrindo como dar prazer a um homem e não como podem ter um orgasmo, como funciona sua vagina, q pontos de seu corpo podem te dar prazer.

Sei por ex que aqui no Brasil mulheres normalmente chupam dentro de um relacionamento, assim como vc tb sabe disso, mas uma grande maioria não gosta de ser chupada (e não estou generalizando, apenas comentando o q converso em meio ao meu universo de amigas/conhecidas), e aí tem n motivos para explicar isso, algumas tem nojo (seria da propria genitalia?), outras tem vergonha, outras tantas não conseguem relaxar e sentir prazer e em alguns casos os homens não sabem chupar e acabam mais machucando do q sentindo prazer e elas tb não querem se dar ao trabalho de ensinar.

Agora, o que gosto é outra historia, afinal meu questionamento não era em relação ao 'eu' do assunto, e sim as mulheres/homens de uma forma geral. Mas se for para satisfazer uma curiosidade sua, eu gosto de qq coisa que me de prazer e que de prazer ao meu parceiro naquele momento, com respeito a ambos e sem absolutamente nenhuma restrição.

bj

PermalinkPermalink 28.04.11 @ 11:03



Comentário de: Caloã · http://www.valedoseulixo.com

Um amigo, ao ir morar nos estados unidos, se surpreendeu com a facilidade do boquete. Ele disse que ia deixar as meninas em casa e elas simplesmente baixavam e chupavam. Simples assim! Isso confere com o relato do texto.
Eu somente conheço brasileiras, e também, a maioria delas, age de acordo com o texto. Mas sempre temos exceções, certo?
Belo texto.

PermalinkPermalink 28.04.11 @ 12:53



Comentário de: Flávio

Acho que hj em dia no Brasil mudou um pouco. Boquete não se banalizou como nos EUA, mas ficou bem mais comum, não é um passo adiante numa relação que envolva sexo e sim um passo simultâneo - se vão fazer sexo, vai rolar boquete. Pelo menos comigo e com as pessoas com quem converso é assim: raras são as meninas que se recusam a fazer um boquete numa primeira transa (mesmo quando essa primeira transa acontece no 1º, 2º ou 3º encontro).


(Só uma observação e não uma contestação ao que vc escreveu, que, claro, tem a ver com determinado tempo e espaço)

PermalinkPermalink 28.04.11 @ 15:16



Comentário de: Henrique · http://noisiscreve.blogspot.com

Hahaha, Delaware... uma colega tinha uma bolsa pra fazer parte do doutorado lá (um dos professores é papa em environmental assessment) e ela não aceitou... chamou o lugar de c* do mundo, e preferiu aceitar um professor menos famoso em Newcastle, UK.

PermalinkPermalink 30.04.11 @ 07:42



Comentário de: antoniarysouza

assim como o 69 e uma variante do sexo, o boquete(ORAL) FEM tambem fica classificado ao mesmo patamartamar.vbc comparou cidades destintas e classe sociais diferentes mais no interior do nordeste a pratica do boquete e fonte de renda para as adolecentes e ate menores de 12 anos. eu acho o que pesa muinto no seu entender e a educação sexual, apoio familiar e bem estar social. muntas mulheres tem orgasmos em praticar o sexo oral no homem,muintas tem nojo,outras emgolem o semem,e outras nem suporta o cheiro que fica depois do gozo. esses fatores dependem muinto do agrado e não da politica moral ou moda atual jovial.

PermalinkPermalink 30.04.11 @ 21:03



Comentário de: Daiane

Quando comecei a namorar, era so beijos...
Depois de um tempo começaram as carícias e depois de mais um tempo a penetração e por ultimo: o sexo oral...
sou capixaba de classe baixa
fui criada pra escolher o cara certo pra transar. e escolhi
Não casei virgem mas casei com quem tirou minha virgindade
conheço ele e sei da vida sexual dela
as parceiras que teve e so depois de conhecer que consegui chupar aquele penis
hoje eu adoro e sempre começamos a relação com um 69
mas nunca chupei ate ele gozar
quem sabe um dia

falar de sexo e muito dificil
alem de ser um tabu na sociedade
existem muitas opiniões distintas
nao da pra tentar estabelecer uma media.

PermalinkPermalink 03.09.11 @ 13:30



Comentário de: Chayenne

"Minhas observações se referem ao diminuto grupo de meninas branquinhas e ricas de classe média alta da zona sul do Rio de Janeiro" Se elas fossem negras de classe baixa seria diferente, é isso?

PermalinkPermalink 03.09.11 @ 21:07



Comentário de: Chayenne

"Minhas observações se referem ao diminuto grupo de meninas branquinhas e ricas de classe média alta da zona sul do Rio de Janeiro" Se elas fossem negras de classe baixa seria diferente, é isso?

PermalinkPermalink 03.09.11 @ 21:08



Comentário de: Fezinha

Acho que vai de mulher pra mulher. Não se pode dizer que as norte americanas acham isso e as brasileiras aquilo. Acho que se pode falar que tal mulher acha que boquete é considerado sexo, já a outra chupa mil caras e é virgem. Acho que existe cada tipo em vários lugares do mundo.

PermalinkPermalink 05.09.11 @ 03:24



Comentário de: Fezinha

Acho que vai de mulher pra mulher. Não se pode dizer que as norte americanas acham isso e as brasileiras aquilo. Acho que se pode falar que tal mulher acha que boquete é considerado sexo, já a outra chupa mil caras e é virgem. Acho que existe cada tipo em vários lugares do mundo.

PermalinkPermalink 05.09.11 @ 03:25



Comentário de: Chris nissei

Desde menina eu sempre paguei boquete e nun
ca senti nojo. Ao contrário, sempre gostei.
Essas ameriacans estão perdendo tempo...

PermalinkPermalink 09.12.11 @ 09:57



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Maridos e Namorados

Próximo post: Afinal, Qual o Problema de Se Depilar? (Depilação, 1 de 3)

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site