Redefinindo Religião

Algumas pessoas dizem que acreditam em Deus, mas não nesse Deus barbudo que falam por aí, e sim em um Deus que é assim uma energia cósmica amorfa, uma força primordial sem-consciência, para a qual não temos uma explicação satisfatória.

Entretanto, em nossa cultura, em nossa tradição ocidental judaico-cristã, "Deus" é um ser consciente, antropomórfico, onipotente e onipresente, que se importa conosco e com nossa vida, que criou uma série de regras pelas quais devemos viver e que vai nos julgar de acordo com essas regras quando morrermos.

Se você acredita em uma energia cósmica amorfa, em uma força primordial sem-consciência, para a qual não temos uma explicação satisfatória, etc etc, bem, isso não é Deus, isso é (entre outras coisas) a gravidade. Eu também acredito nisso. Qualquer ateu, qualquer astrônomo, acredita nisso.

Uma dica: Deus é uma presença metafísica. Se você descreve Deus usando vocabulário científico (energia, força, cavalos de potência, etc), então pare com esse medo bobo de se reconhecer ateu, e junte-se ao clube.

  Bíblia de Jerusalém   Bíblia do Peregrino
As duas melhores Bíblias em português, de Jerusalém e do Peregrino. Disparado. Recomendo. Amo as duas e carrego pra onde vou.

* * *

Algumas pessoas dizem que acreditam em vida após a morte, mas não nessa coisa boba de vidas passadas e karma, e sim que nascimento, maturidade, decadência, desintegração e renascimento são leis da própria natureza, que nossa força vital sobrevive à nossa morte, que toda vida é vida após a morte, que nossa energia é imortal e não pode ser destruída.

Mais uma vez, pare com esse medinho de se admitir ateu e seja bem-vindo ao clube. Eu também acredito nisso. Qualquer cientista acredita nisso. Sua crença não é espiritual ou metafísica, ela se chama Lei da Conservação da Massa ou da Energia e foi postulada no século XVII.

 Obras Completas Sigmund Freud: Edição Standard - 24 volumes
Obras completas de Freud, de R$960, por R$299

* * *

Eu adoro o Jesus-personagem-da-Bíblia mas existem sérias dúvidas sobre a existência do Jesus-histórico. Na verdade, havia um excesso de Jesus: era dos nomes masculinos mais populares. Ou seja, havia diversos homens chamados Jesus, alguns deles pregadores, mas nenhum que se adequasse exatamente ao Jesus-personagem apresentado nos Evangelhos.

Então, qualquer discussão sobre a historicidade de Jesus acaba mais ou menos assim: ora bolas, é CLARO que Jesus existiu! Ele só não era de Belém, mas de Canas; sua mãe era Ana, não Maria; ele era oleiro e não carpinteiro; e ele morreu aos 36, não aos 33. Mas é claro que existiu!

O que equivale a, em um futuro longínquo, alguém dizer que é claro que Alex Castro existiu: ele só era magro, não gordo; uruguaio, não brasileiro; jogador de vôlei, não escritor; morou em Pequim, nunca em Nova Orleans.

Mas é claro que era ele!

Jesus Histórico: um Manual, O Procurais o Jesus Histórico?

* * *

Como propôs uma vez o Idelber, ateus, saiam do armário. Levando a metáfora adiante, assim como existem muitos gays que estão no armário sem nem saber, que fazem um esforço psíquico enorme para manterem a ilusão de serem heteros quando na verdade são homos, também existe um número assustador de ateus que não sabem que são ateus - porque ser ateu, assim como ser homossexual, é feio e impopular, pega mal e dá trabalho.

Quanto medo das palavras! Se você acredita em Deus, mas em um Deus que não tem nada a ver com a definição corrente de Deus, então você não acredita em Deus - você acredita em outra coisa que, talvez por motivos de pressão social, você não quer nomear. Idem para reencarnação, idem para Jesus, idem para mil outras coisas.

Ninguém tem que ser ateu. Ninguém é obrigado a sair do armário. Mas o que eu quero dizer aqui é: se você se enquadra nos exemplos acima, você JÁ é ateu. Só falta admitir.

Não sejam como o vegetariano que come bife - mas chama o bife de cenoura.

A conversa continua nesse post: "Se Ateísmo é Religião, Então Não Colecionar Selos É Hobby" Por favor, passem lá.

Introdução ao Existencialismo Existencialismo é um Humanismo

* * *

Amanhã... Definindo Irreligião...

* * *

Não deixem de ler esse texto simplesmente divino no meu amigo Fernando.

* * *

Outros textos sobre religião e ceticismo:

- Pessoas-que-Acreditam-em-Coisas
- Você Doaria Brinquedos aos Nazistas?
- O Ouvir e o Saber
- O Ranking das Crenças
- Ninguém Tem o Direito de Não Ser Ofendido
- Discurso de Obama sobre Religião, Estado Laico e Democracia
- Idéia pra Adesivo de Pára-Choques
- Como Desmascarar um Vidente Charlatão

* * *

 Futuro de uma Ilusão Deus , um Delírio
Nunca li Dawkins, que sempre me pareceu um ateu militante, algo que desprezo um pouco, mas Freud em O Futuro de uma Ilusão já falou tudo o que eu sempre quis dizer sobre religião.

Siga no Twitter: http://twitter.com/AlexCastroLLL // Pergunte no Formspring: http://www.formspring.me/alexcastrolll // Assine o RSS: http://feeds.feedburner.com/LiberalLibertarioLibertino // Acompanhe o Google Reader: http://www.google.com/reader/shared/lll.alexcastro

 

19.01.11


Categorias: Animais, Religiosidade


Posts similares:
Como Desmascarar Um Vidente Charlatão
Ninguém Tem o Direito de Não Ser Ofendido - ATUALIZADO
O Futuro dos Direitos Autorais

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Jhu

Vontade de mandar pra todos os meus amigos que acreditam em energias cósmicas.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 00:56



Comentário de: Alex Castro Email

jhu, manda!

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 01:13



Comentário de: Ronaud

Ok, mas em quê minha vida vai melhorar se eu passasse a me assumir como ateu?

Não que eu seja mesmo, porque minha idéia de Deus é um "Deus que é assim uma energia cósmica amorfa, uma força primordial COM-consciência (tipo universo auto-consciente, pampsiquismo, onisciência), para a qual não temos uma explicação satisfatória". De modo que eu me enquadro mais como "pessoas que acreditam em coisas" :)

A parte do "dá trabalho" é o que mais pega aqui, já que seria mais uma "esquisitice" ou excentricidade minha pra tá explicando pra quem não tá muito a fim de entender. Não tenho essa paciência toda não, viu...

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 01:53



Comentário de: Ronaud

Ok, mas em quê minha vida vai melhorar se eu passasse a me assumir como ateu?

Não que eu seja mesmo, porque minha idéia de Deus é um "Deus que é assim uma energia cósmica amorfa, uma força primordial COM-consciência (tipo universo auto-consciente, pampsiquismo, onisciência), para a qual não temos uma explicação satisfatória". De modo que eu me enquadro mais como "pessoas que acreditam em coisas" :)

A parte do "dá trabalho" é o que mais pega aqui, já que seria mais uma "esquisitice" ou excentricidade minha pra tá explicando pra quem não tá muito a fim de entender. Não tenho essa paciência toda não, viu...

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 01:54



Comentário de: Alex Cat

Desculpa o "offtopic". Além disso, o que vou dizer até já deve ter sido escrito pelo Alex. Aqui vai um desabafo sobre Deus e as cheias no RJ (e outros catástrofes naturais):

Com as cheias no RJ, morreram quase 1000 pessoas. Entre escombros, são encontradas pessoas com vida. Como a imprensa e o cidadão comum chamam essas pessoas? Eu digo: MILAGRES.

Se a sobrevivência de cada um é milagre, então o que é a morte de outros? Castigo? Os recém-nascidos e os em gestação merecem castigo? Ora, se não há reincarnação segundo os Cristãos, esses são puros, logo não merecem.

Acho um absurdo que o mal é fruto da ação humana: cidades mal construídas e evento meteorológico extremo devido às mudanças climáticas. E que o bom é ação divina, mesmo que seletiva.

Não sei até que ponto essa incongruência não é uma versão "religiosa" da ideologia que o Alex expôs com o exemplo do roommate cozinheiro. Só sei que os Cristãos defendem a bondade de Deus, mesmo quando ele só é bom para alguns.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 01:57



Comentário de: Felicia

Oi Alex, off-topic: vc conhce a "Revista Iberoamericana"(órgano del Inst. Internac. de Lit. Iberoamericana)? Achei vários artigos falando sobre os negros na lit., mestizaje, etc). Nao li os art., só os títulos, ja que estou pesquisando outro tema, mas achei que, podia te interessar...

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 08:37



Comentário de: Bruno Stern · http://cornetasevuvuzelas.blogspot.com

Ateísmo e ceticismo geralamente são associados a insensibilidade e frieza.
Assim como as pessoas que seguei fielmente às suas religiões são associdas a loucura ou manipulação.

Sobra como "socialmente aceitável" a religiosidade não praticada e a relação hipócrita com a religiao.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 09:11



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Acho reducionista encaixar tanta coisa na palavra 'ateu'. Só pq algumas culturas definem Deus como o deus da Bíblia, não quer dizer q não existam múltiplas existam outras definições de Deus, e portanto múltiplas outras definições da palavra 'teísta'. Mas dá muito trabalho dizer "acredito em Deus, a força orgásmica q centripeta o plasma do multiverso" mas sou abíblico d, acorânico, atalmúdico e avédico – dá muito trabalho se auto-definir com precisão. Então a pessoa diz q acredita "numa força superior chamada Deus", e vai almoçar.

E aliás, definir 'teísta' estritamente como crente nos mitos abraâmicos... é dar *muita trela* pra esse pessoal, não é?

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 09:19



Comentário de: Hilton Ferraz

Viva e deixe viver!

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 10:06



Comentário de: Cyrano · http://cyranodisse.wordpress.com

"tradição ocidental judaico-cristã"?

Forçou, em Alex?

Não é porque os intelectuais que lemos, quase só europeus ou americanos, falam nessa tradição que significa que também façamos parte dela. Brasil é terceiro mundo. Aqui quase todos são macumbeiros, ainda que dentro do armário.

E ateu, o que é? Nunca vi uma definição satisfatória, e quando vejo alguém dizer que é ateu fico sinceramente sem saber o que ela está querendo dizer.

;)

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 10:24



Comentário de: barbara

Ah, muita gente passa pela fase "energia cósmica", é como bissexualidade. Em geral, as pessoas se acomodam de um lado ou do outro. Tem gente que usa esse papo do "deus não barbudo" pra não admitir que acredita em deus. Em todo caso, nas minhas aulas de religião em escola católica, Deus não era antropomórfico, embora pudesse interferir no destino dos homens.

Mas eu me acho diferente das pessoas que acreditam em energias, métodos divinatórios, etc. Acho que vou acrescentar materialista ao ateia.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 10:28



Comentário de: sandro · http://arkhanasilum.blogspot.com

O Mr. Manson do finado cocadaboa fez um texto sobre esse papo de ateu x agnostico que também vale a pena

um cara copiou, pq o original ele deletou

http://canecaorbital.blogspot.com/2009/04/e-eu-pensando-que-o-cocadaboa-tinha.html

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 12:02



Comentário de: Ronaud · http://www.ronaud.com

Do Permafrost

"Então a pessoa diz q acredita numa força superior chamada Deus, e vai almoçar"

É bem assim.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 12:30



Comentário de: Ilustre BOB · http://ilustrebob.com.br

Cyrano... a definição de ateísmo é muito simples: O ateísmo é a negação do teísmo, que, por sua vez, é a crença na existência de um deus criador e intervencionista.

Se o seu deus não é criador nem intervencionista, você é automaticamente um ateu.

Um vídeo da série "Why I Am No Longer a Cristian" sobre isso: http://youtu.be/S-BQVmvulmQ

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 12:31



Comentário de: Alex Castro Email

tenho a impressão que os comentaristas aqui não leram o penultimo paragrafo.

nao quero q ninguem saia do armario, se junte as hordas, admita publicamente seu ateismo.

o unico objetivo do texto é tentar mostrar às pessoas que acreditam no deus-energia que, elas querendo admitir publicamente ou nao, essa crença faz delas atéias - ou deístas, ou agnósticas, mas essa diferenciação é a de amanhã.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 12:49



Comentário de: Pedro · http://twitter.com/pedromattjie

Quer dizer então que Deus não tem barba ?










PermalinkPermalink 19.01.11 @ 13:06



Comentário de: Marcus Pessoa · http://vidaoffline.wordpress.com

Durante anos me achei católico como muleta para problemas existenciais. Recentemente me entendi novamente como agnóstico, o que nunca deixei de ser, aliás.

Mas eu acho equivocado isso de "sair do armário" -- e faço esse comentário en passant. Fazer um paralelo entre a situação dos ateus e dos gays é bem inadequado, levando em conta os milhões de gays que levam vidas de merda por causa do preconceito e da discriminação.

Alguns ateus militantes me disseram que são discriminados pelo que são. Eu simplesmente não acredito neles.

Talvez nessa prototeocracia onde você vive isso tenha alguma relevância. Pra mim não tem.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 13:08



Comentário de: aiaiai

Ótimo o texto e já estou esperando o de amanhã.

Queria acrescentar que da mesma forma que acho que essas pessoas não se enxergam como ateias, também acho que as pessoas que se dizem católicas, cristãs, judias, muçulmanas, etc, mas não seguem todas as regras, dogmas e preceitos de suas religiões, também não conseguem ver que não o são.

Eu acho que para o cara dizer: eu sou católico, ele tem que seguir tudo o que a religião católica prega. Uso isso, vez por outra, como argumento quando me enchem o saco por eu falar q sou ateia. Pergunto: você o que é?
pessoa: católico!
eu: sei, então você não faz sexo, já que ainda não casou?
pessoa: não é bem assim, eu não sou virgem.
eu: ah, então tá! Mas, desculpe-me, você não é católico. Se quiser mesmo continuar dizendo que é, corra pra uma igreja, confesse todos os seus pecados e daqui por diante viva uma vida de acordo com os dogmas da igreja que vc escolheu. Ou então, me deixa ser ateia e não me enche o saco.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 13:08



Comentário de: Airthon

Acreditar em algo vago, amorfo, cujas ações e regras não se enxerga com claridade, mas que é criador é bem diferente de acreditar num mundo criado meramente apartir do caos, com regras meramente naturais e "amorais"; é diferente de ser ateu. E força e energia, até onde sei, é vocabulário pré-científico.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 13:53



Comentário de: Rogério Santos · http://www.efemeridesbaianas.blogspot.com

Bárbara,

"Ah, muita gente passa pela fase "energia cósmica", é como bissexualidade. Em geral, as pessoas se acomodam de um lado ou do outro."

Quer dizer então que o/a bissexual é uma pessoa indecisa? Que relacionar-se com ambos os sexos é uma fase que vai passar, pois a tendência natural é "decidir-se" por um ou outro? Uma pessoa não pode conscientemente sentir atração por homens e mulheres e viver tranquilamente assim?Achei esse comentário meio infeliz.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 14:10



Comentário de: Haline

Alex, já que você comparou saídas de armários, vamo lá. Tem uma fase de aceitação/entendimento, né? Vale pra qq coisa que seja uma ruptura de padrão e etc. Logo, é meio óbvio que até se reconhecer ateu o sujeito passa por vários questionamentos. Mas mesmo que alguém tenha certeza que é gay ou ateu, pode ñ querer viver isso, concorda? A diferença entre um e outro é que o gay frustra uma vontade dele, caso permaneça no armário ou decida viver uma sexualidade hetero. O ateu não. Posso ser super ultra mega ateu e nunca sair do armário. E isso ñ faz diferença alguma. Olha, to falando de sair do armário no sentido de reconhecer até pra si mesmo, ok? Entendi bem o penultimo parágrafo.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 14:19



Comentário de: Ilustre BOB · http://ilustrebob.com.br

Airthon,

A moralidade não pode ter sido inventada pelo seu deus.

Se seu deus é criador, onipresente, onipotente, blá, blá, blá, não me parece o tipo de criatura que muda de idéia de tempos em tempos, pois isso mataria sua natureza perfeita, sua infalibilidade... Sendo assim, como você explica o fato da moral ser tão mutante? Antes era uma coisa. Hoje é outra. Amanhã voltará a ser ontem. Foi, vem, vai, volta.

Todos os indícios levam-nos a acreditar que a moral é um constructo parcialmente biológico e amplamente social. Se como espécie aprendemos a "não matar", como sociedade aprendemos a "não roubar". Tudo isso sem precisar de um deus. Ou você acha que era uma bagunça antes dos 10 mandamentos de Moisés?

Como deus pode explicar o fato de antigamente ser perfeitamente bacana que homens de 60 anos comessem a bundinha lisa de jovens aprendizes de 15 anos, mas hoje isso ser considerado imoral em pelo menos 2 níveis: homossexualismo e pedofilia)?

E agora com essa retomada da homossexualidade, como fica a moral teísta?

99% da nossa moral é construida. Não tem deus. Tem genes (1%) e o meio (99%). Lide com isso.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 14:22



Comentário de: Alex Castro Email

haline,

exato. sair do armario, de qq armario, é um processo longo, complicado e mt pessoal. ninguem tem o direito de chegar pra ninguém e exigir que as pessoas saiam do armário.

o objetivo do texto é justamente ajudar as pessoas q estao confusas e em denegação a decidirem em que time estão.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 14:23



Comentário de: Rafael

Moral da história:

Se você é ateu, é porque você é gay.

(mal ae, não resisti, tinha que fazer a piada. Agora quem quiser pode voltar a brigar por besteira)

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 14:46



Comentário de: Airthon

Ilustre BOB,

Vc aí está entrando em outra discussão, numa discussão sobre se há ou não lógica, razoabilidade, na existência de deus, como ente "moral" e criador. Mas o que eu quis dizer, discordando do post, é que pessoas que acreditam nesse deus vago da descrição do texto buscam seguir uma ética que traga alguma satisfação espiritual, que faça algum link com o "divino", numa busca mais subjetiva, aberta, flexível, difusa, desconfiada e hippie por deus, mas ainda assim uma busca por deus.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 15:16



Comentário de: Airthon

Ilustre BOB,

Ah, e eu concordo que nossa moral é em parte construída (e isso não acaba com a discussão sobre deus). Só não concordo com os apenas 1% que vc atribui aos genes. Creio que haja uma boa e constante disputa entre genes (que criam suas tendências) e a cultura (que cria as suas tendências).

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 15:20



Comentário de: Fabio R.

Pra mim, uma pessoa que se diga ateu mas acredita em alguma "energia cósmica" é que não quer admitir que acredita em alguma coisa. Pra mim, ateu é quem não acredita em Deus, ou no divino. Pode não se a definição do dicionário. Mas acho a questão do divino muito bem definida pela antropologia. Não sei se também o é na psicanálise. Pra mim, o agnóstico simplesmente não está preocupado com isso. Não sei dizer se sou ateu, agnóstico ou se acredito em algo, mas se disser que sou ateu é porque não acredito em energia cósmica nenhuma.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 15:20




zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 15:35



Comentário de: Marcos Ceia

é aquela história dos conceitos que vem para nos aporrinhar: o que normalmente pensamos como ateu é um subset específico do conceito 'não-acreditar nos deuses abraâmicos'.

Só que isso é muito espaço de manobra. Existe a questão ateísmo x a-espiritualismo - sim, quem não acredita em deus mas acredita em duendes, horóscopo e espíritos continua sendo ateu - a questão do próprio termo 'crença' pra definir, os arreligiosos, que acreditam-em-coisas mas nada muda na vida.

É o problema de um conceito ser criado em oposição a outro. Definir o ateísmo pelo teísmo é a mesma coisa que definir alguém como papainoelista ou apapainoelista.

O fato de acreditar - e já usar esse termo é um bias absurdo pro lado dos esquizo-, desculpa, religiosos - ou não em um amigo imaginário ser usado como critério de classificação e identificação numa sociedade só mostra que ainda estamos completamente fodidos.

Estou sem tempo pra fazer esse comentário menor e mais linear, então vai do jeito que está mesmo.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 15:45



Comentário de: Julio Santos

Pois eu estou quase desistindo de me definir como "ateu"... Explico: estava numa conversa animadíssima, com várias pessoas se declarando atéias, pensando "uau, quanta gente esclarecida..."

Até que um dos "ateus" disse... que acreditava em Astrologia! E fez questão de 'esclarecer" que eram duas coisas completamente diferentes.

Para evitar novos constrangimentos desse tipo, eu me declaro "racionalista": não acredito em divindades, sincronicidade, "energias", cabala, feng-shui etc etc etc.

(Senão vira samba do crioulo doido - ops, olha o politicamente correto, quis dizer ritmo africano-brasileiro do afro-descendente mentalmente desafiado!)

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 16:14



Comentário de: Marcos Ceia

de modo geral, não tenho saco para born-again atheists. Entendo a parte de sair do armário, sociedade predominantemente católica, mas cansa ouvir 'movimento ateu' ou ateus querendo ser ouvidos quando se fala de religião. Isso é dar legitimidade a algo que é esquizofrênico por natureza.

É bom sair do armário pra você ver - e pessoas que se denominam religiosas, mais por acomodação que qualquer outra coisa - o quanto de gente que também é. E não para virar minoria rouca de tanto tentar ser vocal.

E quanto a astrologia, duendes, elefantes roxos, isso não é sinal de inteligência ou não, bom papo ou não. É sinal de credulidade, ou probleminha da cabeça.

E garanto que astrologia e duendes, espíritos e exus não mataram ninguém (ou mataram infinitesimalmente menos que as religiões estabelecidas) em mais de 2000 anos. Um pouquinho de irracionalidade inofensiva não faz mal a ninguém.

Mas continua sendo um samba do crioulo doido, e nunca vai deixar de ser. Pessoas.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 16:44



Comentário de: Marcelo Camanho

Frase ótima: dizer que ateísmo é uma religião é a mesma coisa que dizer que não colecionar selos é um hobby!

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 16:47



Comentário de: Elton

Os movimentos ateus existem para dar visibilidade e suporte. Infelizmente isso é necessário. Ateus são uma minoria odiada. Experimente declarar-se ateu (mesmo que você não seja, apenas para fazer a experiência) num jantar com a família. Vão reagir como se você tivesse mijado na sopa. Como se a sua (des)crença fosse uma ofensa pessoal contra todos. O nome disso é intolerância. Igrejas podem ser ricas, influentes, poderosas, estarem ostensivamente presentes em todas as cidades, terem redes de TV e presença massiva nas rádios. Mas os ateus se organizarem? Não pode. Falarem publicamente sobre suas crenças? É absurdo, paradoxal, etc. Chega né? O nome disso é intolerância.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 17:17



Comentário de: Elton

Outra coisa, ateísmo não é e não deve ser um sistema de crenças. Eu não sou ateu porque minha religião é a ciência ou porque eu sou super racional. Eu não escolhi ser ateu. Uma pessoa precisa ter motivos para acreditar em alguma coisa, mas não precisa ter motivos para não acreditar. Por que eu não acredito em duendes? Ou em saci? Porque eu não tenho motivos, só isso. Uma pessoa pode não ter motivos para acreditar em deuses, mas pode ter (ou achar que tem, o que dá no mesmo) motivos para acreditar em astrologia, etc. Eu tomo homeopatia, por exemplo, que é negócio malditinho entre os ateus. O ateu não é um ser superior.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 17:26



Comentário de: Roger Moreira

Outro dia ví uma pesquisa (e devia ter guardado a maldita!), que dizia que ninguém é mais odiado que o ateu. Ganha fácil do gay, do preto e do pobre. então, cheguei a seguinte conclusão: nós só não somos apedrejados em praça pública pelo simples motivo de que somos tão, mas tão poucos assumidos, que a maioria nem acredita que a gente exista!

P.S. A pesquisa foi estimulada (deram diversas opções), na espontanea ninguém lembrou que existiam ateus. hehehehe

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 18:23



Comentário de: Alex Castro Email

A conversa continua nesse post aqui:

http://www.interney.net/blogs/lll/2011/01/19/se_ateismo_e_religiao_entao_nao_colecion

Por favor, passem lá.

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 18:50



Comentário de: Laura · http://twitter.com/lauritapereira

Roger, eu também já tinha visto a pesquisa. Lembro de ter visto um material bem mais longo, mas reencontrei aqui, já que você mencionou: http://www.paulopes.com.br/2009/05/ateus-e-usuarios-de-drogas-sao-os-mais.html

PermalinkPermalink 19.01.11 @ 19:33



Comentário de: Aperitiva · http://www.uniblog.com.br/aperitiva

Só pra constar: meu namorado é ateu e eu acredito
em Deus, embora não tenha religião (mas já
fui católica). Pois bem, vamos nos casar mês
que vem. Até aí tudo bem, pois combinamos casar
apenas no civil. Mas as outras pessoas (parentes
e amigos) insistem que eu deveria me casar na
igreja católica, mesmo ele sendo ATEU. Até
pensei que não soubessem o significado da palavra.
Daí resolví explicar que além de não ter religião
ele também não acredita em Deus. E sempre ouço
o discurso "e daí? Ele pode muito bem fazer um
sacrificiozinho e casar com vc na igreja. Qual
o problema?" Quer dizer, casar na igreja, fazendo
promessas falsas, casar pra aparecer pode. O que
não pode é ficar sem dar satisfação pra sociedade.
Afinal, casamento no civil não é casamento é
apenas contrato. Aff!

PermalinkPermalink 20.01.11 @ 09:25



Comentário de: Alex Rodrigues · http://alexrnbr.wordpress.com

Aperitiva,

estou na situação parecida com a sua. Sou ateu e minha noiva foi criada como católica, porém hj despreza tanto quanto eu a ICAR, mas ainda acredita em um deus (bem aos moldes do texto do xará;). E resolvemos que casaremos só no civil...

E pra família, que já se acomodou diga-se de passagem, sempre respondemos a mesma coisa:
Decidimos não casar no religioso não apenas porque eu sou ateu, mas pq nenhum de nós dois é católico (ou adventista, ou judeu, ou muçulmano)...

Não é pq ela (e vc) já foram católicas que continuam sendo, só pq ainda acreditam em um deus. Parece que algumas pessoas automaticamente vinculam a alguma religião (geralmente a de criação da pessoa) essa crença desvinculada e independente.

Tão simples, né?
Pena que não é todo mundo que pensa assim... tradições ainda pesam nas cabeças mais fechadinhas...

PermalinkPermalink 20.01.11 @ 16:36



Comentário de: adr

quer dizer que se eu nao acredito no Deus do senso-comum (barbudo e tal) eu sou ateu?


ashahshhahhs
que texto ridiculo o seu cara

PermalinkPermalink 22.01.11 @ 11:17



Comentário de: adr

quer dizer que se eu nao acredito no Deus do senso-comum (barbudo e tal) eu sou ateu?


ashahshhahhs
que texto ridiculo o seu cara

PermalinkPermalink 22.01.11 @ 11:18



Comentário de: Mauricio

Gostei do texto, mas acho que dá mais força pra quem acabou de dar esse passo e não para quem ainda não entendeu que é ateu.

Acredito que admitir-se ateu, mesmo já sendo há tempos, faz parte do processo de desconstrução de todo o aprendizado religioso que fica incutido na mente por muito tempo, principalmente de quem levou a sério na época que acreditava na mitologia. Fazem parte do processo a auto crítica, a reflexão, etc... mas isso esquenta muito a moringa, dá trabalho.

O texto dá um empurrão, uma chacoalhada mas, nessa hora, a velocidade de digestão é muito variável, muito pessoal.

Não colocar apelidos para a descrença demora, mesmo porque ainda não é descrença para ele, ainda é esta nova crença muito particular.

Conheço pessoas que estão nessa situação, nesse meio de caminho. Umas querem saber mais, outras nem conseguiriam, ainda, ler este artigo até o final.

Ví seu texto no Bule Voador. Comentário aqui e link lá (risos), valeu, inté.

PermalinkPermalink 25.01.11 @ 13:09



Comentário de: Crow

Só pelo fato de "acreditar" em geração espontânea. O nada se tornou isso tudo que chamamos de universo. Isso me soa como mágica! E magia é misticismo e portanto, uma religião.
O melhor de tudo é ver alguém encher o peito para dizer "Eu sou Ateu" e nunca utilizar nenhum método científico para investigar fatos. Deixe os cientístas fazerem o "meu" trabalho. Tenho pena de gente assim.

PermalinkPermalink 04.10.11 @ 19:52



Comentário de: Jairo Alves · http://www.ateoriadobigrain.blogspot.com

Convido os colegas a conhecerem A Teoria do Big Brain. Ela torna desnecessário a qualquer pessoa se posicionar como ateu, agnóstico ou crente. Para isto visite o site abaixo. http://www.ateoriadobigbrain.blogspot.com

PermalinkPermalink 26.11.11 @ 03:36



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Ninguém Tem o Direito de Não Ser Ofendido - ATUALIZADO

Próximo post: "Se Ateísmo é Religião, Então Não Colecionar Selos É Hobby"

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site