Preconceito Linguístico e Analfabetismo do Tiririca

Tenho sentido enorme nojo da cobertura da imprensa sobre o Tiririca. Tenho sentido mais nojo ainda da detestável, quase nazista caça às bruxas empreendida pelo Ministério Público. Me enoja o claro, aberto, escancarado preconceito de classe. Me enoja tratarem o pretenso analfabetismo do deputado eleito como se fosse um crime, uma nódoa, uma mancha DELE e não NOSSA, como se estivessem investigando um criminoso, como se seu pretenso analfabetismo fosse uma falha de caráter dele e não sintoma do fracasso do nosso projeto de país, prova da nossa incapacidade de alfabetizar nossa própria população. Se Tiririca fosse "desmascarado" analfabeto, então as elites que governam esse país há séculos é que teriam que lhe pedir desculpas.

Promoções de Fim de Semana do Submarino

Para vocês garimparem. Se tiver alguma coisa interessante, comprem clicando por aqui e estarão ajudando a manter blog. E fiquem com Nietzsche. O texto continua abaixo.

Desconto progressivo em livros Séries de TV com descontos exclusivos Computador Semp Toshiba 10.000 Livros por R$10 cada

Na verdade, sejamos honestos, a campanha nojenta não é do Ministério Público, mas de UM promotor, Maurício Antonio Ribeiro Lopes . Tiririca passou em todos os testes, aceitou todas as humilhações com um sorriso (Tiririca está acostumado a sofrer indignações nas mãos de gente como Maurício Lopes), mas o promotor quis mais. Mesmo um juiz tendo afirmado que, para ser considerado alfabetizado de acordo com o lei, "ter noções rudimentares de língua pátria", mesmo o desembargador que aplicou o teste tendo afirmado que Tiririca leu e escreveu a contento, o promotor não largou o osso, exigiu perícia em documentos de campanha, exigiu novos testes. Em sua sanha inexplicável de destruir o deputado eleito, nada estava bom o suficiente.

  Cidadania no Brasil: o Longo Caminho  Nação e Cidadania no Império

Agora, finalmente, começou a pegar mal. A corregedoria do Ministério Público vai investigar a conduta do promotor. Da FSP:

Segundo o conselheiro do CNMP Bruno Dantas, autor da representação, o promotor realizou "manifestações públicas inadequadas, exageradas e preconceituosas" contra o humorista. Para Dantas, Lopes "optou pela desmoralização pública do candidato eleito, em vez de pautar sua atuação na técnica processual, como faz a maioria dos membros do Ministério Público que não depende dos holofotes". A representação teve como fundamento entrevistas concedidas pelo promotor nas quais ele classifica o caso como "questão de honra" e disse que a eleição de Tiririca foi um "estelionato eleitoral".

 Preconceito Linguístico: o que é, Como Se Faz

Enquanto isso, tenho amigas que dizem que brocham quando um parceiro em potencial comete um erro de português.

Uma me contou que tinha um namorado lindo e incrível e perfeito, mas que morria por dentro quando, em suas cartas de amor, ele escrevia SALDADE, com L e em maiúsculas. E eu não entendo. Qual é o problema? Ortografia é convenção. No português brasileiro não-sulista, a pronúncia é rigorosamente a mesma. O significado foi perfeitamente entendido. A mensagem foi transmitida e decodificada. O sentimento é real. O cara era um excelente namorado. Então, qual é o problema? Por que essa palavrinha é tão importante? De tanta coisa que poderia ser importante (ele ser peludo, ele torcer pelo Flamengo, ele não saber nada de química, etc), por que é justamente com o bom uso do português que as pessoas encrencam?

Outra perguntou se eu continuaria com uma psicóloga, de quem gostei muito, mas que usou "seje" na primeira sessão. Eu quase nem entendo essa pergunto. E daí que ela usou "seje"? O que isso tem a ver com sua capacidade profissional como psicóloga, com sua empatia, com sua inteligência? É como perguntar se eu teria continuado com uma psicóloga se tivesse reparado, na primeira sessão, que ela era.. canhota!

Não, eu não acho que erros de português são bonitos - mas também não acho que sejam feios. Passo o dia inteiro ensinando português e corrigindo erros assim - são erros, não falhas de caráter. Imagino que acharíamos ridículo o professor de Física dizer que brocha se sua potencial namorada não sabe as três leis de Newton, mas achamos normal fazer pouco do português uns dos outros.

Já eu brocho de ver alguém se importando com essas minúcias.

Tem gente que acha que o Brasil só vai pra frente quando todos falarmos um português correto e castiço. Eu acho que o Brasil só vai pra frente quando deixarmos de ser um país elitista e desigual que usa a língua, entre outras coisas, como diferenciador de classes sociais.

* * *

Minha Série Analfabetismo e Voto no Brasil Imperial foi inspirada na perseguição ao Tiririca:

1. O Voto na História do Brasil
2. Os Dois Documentos e os Analfabetos (Pequena História da Cidadania no Brasil)
3. Por Que Tantos Brasileiros Pobres e Analfabetos Podiam Votar no Brasil Imperial?
4. Por Que Pobres e Analfabetos Perderam Direito ao Voto no Império?
5. Devem Pobres e Analfabetos Poder Votar?: Argumentos Pró e Contra

 Preconceito Linguístico: o que é, Como Se Faz Bourdieu e Preconceito Linguístico Duas Refutações

Duas recomendações: Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno, à esquerda, é um livro que me marcou muito: lindo, forte, aberto, tolerante, recomendo sem restrições. É um livro polêmico, para amar ou odiar. Para os que odeiam, sugiro o livro de Verdes-Leroux, à direita, onde Bagno é "denunciado nas suas incoerências, na sua intolerância e no seu populismo barato." Não li, mas quem quiser ler e me contar os argumentos, fique à vontade.

 

20.11.10


Categorias: Política


Posts similares:
Questão Léxico-Etimológica du Jour
Analfabetismo e Voto no Brasil Imperial
O Voto na História do Brasil

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Thiago

"u acho que o Brasil só vai pra frente quando deixarmos de ser um país elitista e desigual que usa a língua, entre outras coisas, como diferenciador de classes sociais"

ótimo

Ou talvez possamos fazer mais.

Que tal substituir e simplificar as regras ortográficas? Primeiro, acabar com essa grande asneira de novo acordo ortográfico...

Depois tira o tu e o vós. Depois tirar o mais-que-perfeito e outros tempos e substituir por locuções verbais.

Melhor aprender um pouco direito do que um monte 'nas coxas'.

Mas talvez o melhor mesmo seja fazer com que todo texto oficial, lei, decisão judicial, etc siga um vocabulário padrão reduzido. Isso me parece um dos maiores divisores de classes existente.

Neste ponto, Tiririca é uma bênção.



PermalinkPermalink 20.11.10 @ 12:46



Comentário de: rafael monte

Preconceito de classe? Soltou de vez a franga marxista?

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 13:14



Comentário de: Jean Scharlau · http://www.jeanscharlau.blogspot.com

Parece-me que o interesse do promotor em dar nó na lei é porque Tiririca leva com ele mais três deputados, então se conseguir impedir Tiririca, tira quatro deputados da base aliada de :Dilma.

Entre esses três deputados levados por Tiririca, está o Protógenes. Talvez só o Protógenes seja o motivo do promotor para querer impedir Tiririca a qualquer custo.

Acho que seria importante investigar as ligações desse promotor.
http://www.conjur.com.br/2010-out-04/quociente-eleitoral-permite-tiririca-leve-tres-deputados






PermalinkPermalink 20.11.10 @ 13:45



Comentário de: Iara · http://foifeitopraisso.blogspot.com

Sobre o Tiririca, não poderia estar mais de acordo. Acho um absurdo q as pessoas votem nele achando que estão fazendo voto de protesto e elegendo mais 4 caras a reboque e tal, mas o problema não é dele, é do sistema eleitoral. E tô com estômago virado com esse linchamento público. Fico imaginando que, no fundo, é o que muita gente gostaria de fazer com o Lula, porque não tem curso superior ou não fala inglês. Pra mim o Tiririca é um vodoo de Lula, viu?

Sobre a língua portuguesa... eu acho que são 2 coisas diferentes o "seje" falado e o "saldade" escrito. Desvios da norma na língua falada não me incomodam muito, e o "seje" me causaria algum estranhamento, mas não desconfiança em relação a capacidade. A ortografia, justamente por ser padrão, me incomoda muito mais, porque acho menos aberta à espontaneidade mesmo. Mas não saio julgando pessoas por isso, muito menos corrigindo os outros.

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 14:01



Comentário de: Iara · http://foifeitopraisso.blogspot.com

Sobre o Tiririca, não poderia estar mais de acordo. Acho um absurdo q as pessoas votem nele achando que estão fazendo voto de protesto e elegendo mais 4 caras a reboque e tal, mas o problema não é dele, é do sistema eleitoral. E tô com estômago virado com esse linchamento público. Fico imaginando que, no fundo, é o que muita gente gostaria de fazer com o Lula, porque não tem curso superior ou não fala inglês. Pra mim o Tiririca é um vodoo de Lula, viu?

Sobre a língua portuguesa... eu acho que são 2 coisas diferentes o "seje" falado e o "saldade" escrito. Desvios da norma na língua falada não me incomodam muito, e o "seje" me causaria algum estranhamento, mas não desconfiança em relação à capacidade. A ortografia, justamente por ser padrão, me incomoda muito mais, porque acho menos aberta à espontaneidade mesmo. Mas não saio julgando pessoas por isso, muito menos corrigindo os outros.

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 14:02



Comentário de: cottonboy · http://www.twitter.com/cottonet86

O Alex escreve um puta texto para se ter um pensamento critico sobre uma situacao e o cara vem perguntar #soltou de vez a franga marxista?#

Meu amigo, va bater punheta que é melhor que masturbação mental. Usa menos o cérebro.

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 14:37



Comentário de: rose m prado · http://roseeseusamigos.blogspot.com/

Psicóloga tem de ler muito. E nesses caminhos, aprenderá o verbo ser, tirando, se for disléxica.
Eu quero uma psicóloga que tenha lido muito; ou vou ao oráculo de Delfos.
O "sejE", revela que não leu tanto.
Eu deixei a psícóloga que disse SEJE e busquei uma mais que culta q d de tão culta, erudita, não adiantou nada.
Mesmo assim, se eu buscar outra psicóloga...Busquei. Ela disse: a outra tinha chego antes..( chego!!!). Aceitei, estou lá. Mas de olho nela. Mais um erro e saio.
Adoro a gramática culta e digo gírias,mais o coloquial. A normativa me ajuda a entender a organizar as ideias.
Viva a gramática culta...uauaua! Salve! Eulália e Napoleão, é o que eu quero. Tiririca podia ter aula comigo.

( desculpe rs)

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 15:10



Comentário de: rose m prado · http://roseeseusamigos.blogspot.com/

Acho pena que as escolas - públicas e particulares- negligenciem o ensino da norma culta. Só pode entender a poesia de Oswald de Aldrade quem, minimamente, leu os clássicos.
Pareço bizarra? Que seja. Tudo que digo sobre o ensino da Língua Portuguesa é muito meu, vem de vivência profissional.É de se considerar ou deixar de lado.
Não quero ocupar mais linhas que me foram dadas, mas deixo um link. É um blog p meus alunos e aqui um texto que escrevi a eles.
http://matapurga.blogspot.com/2010/10/aproveito-noite-fria-para-relatar-minha.html

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 16:08



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Concordo 100%, como vc deve imaginar. É claro, e vc tá careca de saber, q a questão Tiririca não pára no ponto da língua. Há muitas outras coisas por trás e pela frente, e certamente os contra focalizam essas outras coisas.

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 16:40



Comentário de: Márcia

Meu namorado não escreve português com perfeição, mas teve uma deficiência no ensino (e ensino particular) imperdoável!!! Mas ele sabe se expressar muuuuito bem. Ainda assim, quer fazer curso de redação pra atender expectativas profissionais. Tá cero, tá certo...
Também tenho amigos, com nível superior, que, por vício de fala, pronunciam IORGUTE. Eu acho engraçado... Mas não recrimino. Iorgute é iorgute, pow!!! Naturalmente iorgute... como aprenderam, que é...
Já, quando o meu chefe chato perfeccionista, economista formado numa Universidade Federal, fala "seje" eu acho o ó, porque ele é caxias no que não precisa ser, e fala "seje"!!! Aí dá vontade de rir e esculhambar, né? Mas eu não esculhambo, porque chefe é chefe, no mínimo, a gente tem que fazer a política de boa vizinhança... pra que tudo "esteje" em paz...?
Li "Preconceito Linguistico" e achei muuuuuito bom.
Ah, a propósito, minha terapeuta fala errado pacas, mas a gente que vive aqui no NE do Brasil, sabe que é muuuuito natural se falar errado (como uma forma de integração cultural) e se escrever certo (como forma de integração intelectual), assim... normal, normal.
Quando vou pro Mercado da Encruzilhada almoçar com meus amigos, a gente fala bem nordestino, tipo " arrente fala assim mermo!" Mas pede pra neguinho escrever relatório no trabalho pra vê...

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 20:20



Comentário de: khleber

Meu caro Alex, tudo bom ?
O preconceito , ou melhor o ódio contra o tiririca tem uma explicação bem simples, um nome só , que é eleito junto com ele. Protógenes Queiroz, lembra dele? O cara da policia federal que estava na operação satiagraha junto com o de Sanctis.
Portanto, é uma coisa direcionada. E clara até certo ponto.
No mais , é um abraço , e parabéns pelos vários textos.

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 23:32



Comentário de: Vanessa

So porque o Tiririca tirou mais de um milhão de votos estão querendo o prejudicar. Este promotor só quer aparecer!!! Quer mídia!! Holofote!!!
Tiririca já provou que não e analfabeto!!!

PermalinkPermalink 20.11.10 @ 23:37



Comentário de: Bear

Alex, suponha que no "teste" de leitura e escrita constatassem (é preciso coragem!) que alguém que acerta(?) 1 palavra em 10 não pode ser considerado alfabetizado.

Uma resposta possivel seria: "Tirirca, desculpe! O sistema falhou com você. Puta sacanagem! Eu sinto muito mesmo, de verdade (cara de choro). Mas dá licença que para ser deputado precisa ser alfabetizado. Aproveita e leva os caroneiros sem-voto com você. Volte quando souber ler e escrever ou quando a lei mudar." Ponto.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 01:03



Comentário de: Filipe Teixeira da Silva

Penso que o fenômeno Tiririca no Congresso não é um problema eleitoral, mas educacional. O sistema eleitoral é justo por permitir alguém como o artista de se candidatar; o absurdo surge porque permitiu-se nesse país que ele crescesse analfabeto. E aí surge um problema de ordem prática: É possível pensar bem sem saber escrever? Sem ter domínio de um vocabulário mínimo satisfatório? Penso que por melhor que sejam as intenções do palhaço, bons resultados não surgirão da sua atuação. Não que isso legitime o barramento de sua candidatura...

Thiago,
Que vocabulário padrão reduzido é esse que você propõe para as leis e decisões judiciais? Linguagem empolada é uma coisa, infelizmente existente na cabeça dos "juristas" medíocres, fracos, ignorantes, que acham falar difícil sinônimo de intelectualidade. Mas a linguagem de leis e decisões judiciais é uma linguagem técnica, e toda linguagem técnica tem por função evitar ambiguidades.
Se te incomoda o linguajar jurídico, que dirá do vocabulário médico?
Talvez devamos então seguir o exemplo do Tiririca, e passar a chamar todas as coisas...de "coiso".

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 01:23



Comentário de: Thiago

Filipe

Acho que é possível simplificar sim.

Lógico que há jargões jurídicos e técnicos (como médicos, etc) que dependendo da decisão estariam presentes.Disso não tem como fugir muito.

Mas se não me engano o Jornal Nacional usa um vocabulário simplificado/reduzido.

Para algo que tem que ser informativo, como leis e decisões, etc, é muito importante que se faça um esforço de fazê-lo ser entendido pelo máximo de pessoas possíveis.


PermalinkPermalink 21.11.10 @ 11:33



Comentário de: Eduardo Marques

Eu acho que o Tiririca ñ é nenhum coitadinho excluído. Ele tem dinheiro, meu caro. Vc não sabe o qt ele ganha com o show do Tom e o qt ele ganhou com venda de cds. Será que nesse tempo todo que ele fez sucesso ñ podia ter separado uns minutinhos diários para aprender a ler? Custava mt? Ele chegou à idade adulta sem saber ler e escrever por falha da sociedade, mas se continou assim, mesmo tendo mt mais poder aquisitivo que as pessas da classe média, foi por falha própria.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 12:20



Comentário de: Filipe Teixeira da Silva

Thiago,

O Jornal Nacional, como qualquer outro jornal de grande veiculação, que tem por função informar sobre praticamente tudo, nunca passou nem perto de desenvolver um texto jurídico.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 12:46



Comentário de: aiaiai

Gentem...por favor, leiam o texto do alex e depois leiam o livro do Bagno. Vocês não conseguem perceber que o preconceito existe por uma questão social...não é que a lingua portuguesa precise ser salva (aiaiai), é a elite que precisa manter o povão longe dela...e nada como desclassificar o povão pela linguagem para mantê-los bem longe dos privilégios.


PermalinkPermalink 21.11.10 @ 15:39



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

Esse 'livrinho' do Bagno foi o melhor que li sobre o assunto. Fantástico e finíssimo. Dá pra ler numa tarde de domingo.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 15:44



Comentário de: rose m prado · http://roseeseusamigos.blogspot.com/

O que se pede nos concursos públicos????Graças a Deus eu dou aula de gramática e vivo disso. Porque o que não aprendeu vai ter de...Sob pena de não conseguir trabalho.
Tive um aluno, cujo pai, analfabeto, motorista de caminhão. O tal aluno "devorou" a gramática, fez direito, depois Mestrado. Hoje é dono duma editora e dá cursos de direito tributário.
Mas vinha fazer aula todo dia. E decorou verbos e tudo.
Não sou a 'pregadora' da ascensão social, mas vejo que p melhorar um cadinho de vida é preciso 'ralar' na gramática normativa.
...A cultura da tevê com seus Faustões e seus 'bichos'; a publicidade, deixam entender que pra 'se enturmar' na sociedade basta usar uma linguagem que comunique. Não é assim não. Tenho tempo de chão, de estiva no ensino. Logo estou velha e vou à tumba.
Deixo aqui minha experiência. Nem menciono o que acho da gram...porque já escrevi demais por aqui...

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 16:20



Comentário de: Rogério Santos · http://www.efemeridesbaianas.blogspot.com

Depois que eu li o Preconceito Linguístico, toda vez que eu vejo um (ou uma) purista defendendo fervorosamente a última flor do Lácio, eu me lembro disso aqui:

Ai Se Sêsse
Cordel Do Fogo Encantado
Composição: Zé Da Luz
Se um dia nois se gostasse
Se um dia nois se queresse
Se nois dois se empareasse
Se juntim nois dois vivesse
Se juntim nois dois morasse
Se juntim nois dois drumisse
Se juntim nois dois morresse
Se pro céu nois assubisse
Mas porém acontecesse de São Pedro não abrisse
a porta do céu e fosse te dizer qualquer tulice
E se eu me arriminasse
E tu cum eu insistisse pra que eu me arresolvesse
E a minha faca puxasse
E o bucho do céu furasse
Tarvês que nois dois ficasse
Tarvês que nois dois caisse
E o céu furado arriasse e as virgi toda fugisse

Alguém não consegue entender e reconhecer a beleza desses versos? É compreensível que alguém chame o poeta Zé da Luz de burro só porque ele não escreveu em um português "correto"?

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 16:48



Comentário de: rose m prado · http://roseeseusamigos.blogspot.com/

Última aparição minha. Não quero ser chata, já sou bastante. Amo a norma culta.

Deixo aqui isto. O professor Moreno. Um fofo. Não deixem de ler!


http://www.youtube.com/watch?v=xv0rrWcwGWg

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 17:03



Comentário de: rose m prado · http://roseeseusamigos.blogspot.com/

Última aparição minha. Não quero ser chata, já sou bastante. Amo a norma culta.

Deixo aqui isto. O professor Moreno. Um fofo. Não deixem de ver!


http://www.youtube.com/watch?v=xv0rrWcwGWg

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 17:07




A mania da correção linguistica é uma variante
da fé cega que temos no "discurso competente"
e tem a ver com nossas origens ibéricas onde
a fala do "douto"(advogados e
outros picaretas do ramo se tratam assim)..a sentença do especialista, do técnico, do um
idiot-savant qualquer se sobrepõe a propria
realidado vivenciada e observada pelo mané, digo, pelo cidadão (mais ou menos) pensante.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 19:24



Comentário de: Ramiro Catelan · http://abstraindoarealidade.wordpress.com/

Não poderia concordar mais com a parte do Tiririca; nada a acrescentar.

Quanto ao português... bem, costumo dizer que há vários tipos de inteligência. Não vejo problema numa pessoa humilde, que não teve muita oportunidade na vida, que luta pra sustentar os filhos, cometa erros na fala e na escrita.

Agora, gente que teve todo acesso à educação, oportunidade de estudo e toda sorte de chances cometer atrocidades linguísticas? Desculpa, mas não acho isso bonito. Tenho colegas na PUCRS que são muito mais favorecidos economicamente que eu e destroem sistematicamente a língua portuguesa; os caras simplesmente não sabem escrever, e isso num âmbito acadêmico é o BÁSICO.

Não desprezando os demais tipos de inteligência, mas, como as tuas amigas, fico com um pé atrás ao ver gente assassinando a língua de Camões. Nesse ponto, talvez, eu seja um pouco conservador, e não abro mão disso.

Um abraço

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 19:33



Comentário de: Rachel

@topsius

olha, criticar o preconceito velado pode visar a destruição deste preconceito, ou a crítica a ele ao menos... não é só dizer "Odeio pobre. Pronto falei" e encerrar o assunto.

PermalinkPermalink 21.11.10 @ 23:49



Comentário de: Bear

Prefiro a norma culta mas não me coloco como seu "defensor" e nem perco o sono se escuto alguém falando "errado".

O que é muito estranho é falarem em preconceito, luta de classes. Bullshit! O cara faz sucesso; falar errado "compõe" o seu personagem e, pelo que me consta, isso mais ajuda do que atrapalha a sua carreira. Então, cadê o preconceito?

Além disso, analfabeto ou não, o cara ganha muita grana. Como falar então em luta de classes? que classes, cara-pálida?

Tamu misturandu as coisa.
1) eu, você ou o Tiririca falar "errado" por ignorância, vício ou como estratégia para ganhar dinheiro é uma coisa;

2) eu, você ou o Tiririca assumir um mandato cuja matéria prima é a palavra escrita sem saber ler e escrever é outra coisa, digamos, TOTALMENTE diferente. Não é preconceito. É simplesmente um caso de alguém que não cumpre requisito básico, definido por lei, para a posição.

Outra. Não se trata de um coitado, injustiçado. Ou alguém acredita que a iniciativa de se candidatar foi do próprio Tiririca? e que ele sonha em ser parlamentar desde criancinha? Tá brincando ... Todos sabemos que a candidatura do Tiririca foi parida pelos raposões políticos que infestam a nossa vida pública.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 00:18



Comentário de: Hugo

Nossinhora...agora o alter ego do Cruz Almeida forcou a barra...

"O que isso tem a ver com sua capacidade profissional como psicóloga, com sua empatia, com sua inteligência?".

Frase em post futuro do Alex Castro:"O que o peso e a altura tem a ver com a forca física?"

ou ainda:
"O que a falta de dentes e o estrabismo tem a ver com a beleza física?"

Tsk,tsk...

Escrever bem, para um nativo, correlaciona fortemente com (a) assimilacao de conhecimento escrito(b) raciocinio lógico dedutivo.
Uma psicologa que escreve errado, nao passa confianca. Nem um médico. Nem um desenvolvedor de software. Em todos os casos durante a formacao a pessoa teve que ler muito, e no exercicio da profissao continua tendo que ler para se atualizar. Nunca vi uma pessoa que interpreta com desenvoltura um texto técnico nao conseguir escrever bem.

Pobre fodido que nao pode estudar nao é necessariamente um imbecil se escreve com uma profusao de erros, mas cara de classe media/alta que frequentou boas escolas que escreve como um semi-letrado, na minha experiencia, é sempre um nescio. Pode ser boa pessoa, ter bom coracao, ser prestativo, ser honesto, ser sensato - mas inteligente...


PermalinkPermalink 22.11.10 @ 01:07



Comentário de: Amora

Devia ter uma lei assim "para se eleger a um cargo público, de caráter político, o candidato deverá ter, no mínimo, ensino médio completo". Além disso, todos deveriam frequentar um curso que ensinasse a dinâmica básica do serviço público, bem como noções da Constituição Federal".

Não é legal ter um analfabeto (ou semi) como deputado. Sei que também não é legal ter um advogado pós-graduado e doutorado roubando os cofres públicos. Mas vejam, ele não rouba porque é erudito, ele rouba por que é mau caráter mesmo. E isso independe da escolaridade.

Eu não contraria um analfabeto pra ser meu advogado, meu contador...porque faria isso com o país?

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 09:01



Comentário de: Naroga · http://www.naroga.com.br

Olha, me desculpa. Mas nem eu consigo agir com tanta ingenuidade assim.

Alguém aqui acredita que o Tiririca não tinha ciência de seu papel como puxador de votos? Que ele agiu na ignorância?

Vocês entenderam que ele falsificou documentos pra provar que não era analfabeto, quando claramente ele é? Vocês entendem que uma pessoa que falsifica documentos e compactua com o papel de puxador de votos não vai ser uma pessoa capaz de governar? Vai, no mínimo, ser conivente com outras irregularidades? Que vai ser absolutamente incapaz de ler, interpretar, redigir relatórios e, portanto, incapaz de governar?

Alguém aqui discorda que uma pessoa que falsifica documentos para ser eleito deva ser punida?

Por mim não somente ele seria impedido de ocupar o posto, como também seria processado, preso e condenado à pena máxima prevista em lei para falsificação de documentos com fins eleitorais (5 anos), para servir de exemplo.

Se você pensa que ele é uma boa pessoa, que agiu de boa fé, meu amigo, você é muito ingênuo.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 09:08



Comentário de: Thiago

Eu acho muito interessante esse pessoal que está dizendo que profissional que escreve/fala com alguns errinhos serem maus profissionais.

Quero ver esse pessoal saber fazer uma divisão longa de 2 números no papel. Calcular o MDC entre 2 números (isso é coisa de 4a série). Espero também que saibam qual o coletivo de corvos em inglês.

Isso não é demeritório a um engenheiro por exemplo como pequenos erros não são demeritórios a pessoas que trabalham com a palavra. Pode ser feio, mas enfim...




PermalinkPermalink 22.11.10 @ 09:49



Comentário de: Fabio R.

Eu sou facista mesmo em relação a algumas coisas. Acho que tinha que haver muitas restrições formais (porque na prática existem muitas) a quem não tem o segundo grau. Mas isso para obrigar as pessoas a completar o segundo grau. Defendo o máximo cuidado com a língua. Sendo da elite deste país (nível superior de escolaridade é elite pra mim, por exemplo), acho a língua um dos maiores valores de um povo. Ver pessoas pobres falando "pra mim fazer" sempre dá nervoso, pois é o problema educacional do país gritando. Agora, dá muito mais nervoso ver a maioria das pessoas letradas, além de roteiros usuais de novelas da globo (ou seja, a norma culta do país), falando "prefiro isso do que aquilo". É como se fosse o diabo rindo do problema educacional do país. Ou seja, a própria elite falando errado.

O que acho pior disso tudo é que nos deparamos com erros de português que são tão toscos que os erros mais sutis passam batidos, como vários em meu próprio texto. Pouca gente percebe. Faz tempo que parei com a babaquice de corrigir os outros, mas gostaria de ser corrigido sempre que cometo um erro de português.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 11:24



Comentário de: Fabio R.

Aliás, sobre o post...
Essa coisa de processar o Tiririca, pessoa eleita democraticamente para representar os brasileiros, tira de foco vários outros processos questionando políticos eleitos que deviam ser alvo de muito mais interesse.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 11:33



Comentário de: Diogo Batalha · http://www.twitter.com/diogobatalha

"acho a língua um dos maiores valores de um povo. Ver pessoas pobres falando "pra mim fazer" sempre dá nervoso, pois é o problema educacional do país gritando."


Meu caro, a lingua "é a gente que fazemos".

Se você lesse "preconceito linguistico" saberia disso (alias, acho que esse livro deveria ser leitura obrigatoria nas fracas faculdades de comunicação).

Ou você acha que americano com suas girias e diferenças de linguagem pensam que "falam errado" pq se diferenciam do ingles da inglaterra?

Pobre dos gauchos então que falam "Tu" mas conjugam o verbo com "você": Tu sabe...

"Tudo burro".

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 11:40



Comentário de: Rogério Santos · http://www.efemeridesbaianas.blogspot.com

Àqueles que acham que Tiririca deve ser impedido de tomar posse, recomendo a leitura desse texto: http://ultimainstancia.uol.com.br/artigos_ver.php?idConteudo=63662. Publicado no site Última Instância, é um dos melhores e mais esclarecedores que já li sobre o caso.







PermalinkPermalink 22.11.10 @ 12:35



Comentário de: Hugo

"Se você lesse preconceito linguistico saberia disso".

tristeza. Como se o "proconceito linguistico" tivesse um status de veracidade cientifica equiparavel a um algoritmo de busca, e nao apenas mais uma hipotese maluca de academico do miole mole.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 12:39



Comentário de: Fabio R.

Bom, Diogo, estou vendo como você é ignorante. Mas, você tem sorte de eu estar aqui para te ensinar a verdade. Dizer que a língua é continuamente feita e refeita por nós é negar a única e absoluta verdade sobre a língua portuguesa: ela nos foi entregue em sua norma culta por Deus Nosso Senhor no famoso evento da Torre de Babel. Você saberia disso se lesse as Escrituras Sagradas.

Sem ter lido o referido livro, eu diria que a norma culta é a adequação a um padrão. Minha preocupação com a educação no país é o fato de ver grande parcela da população desfavorecida quando for fazer um concurso público, por exemplo.

Mas é óbvio que todos notaram que, quando fico nervoso ao ouvir um erro de português, na realidade, estou me achando melhor que os outros que, "pobres, não tiveram educação", e usando isso para me afirmar como superior e, claro, diferenciando em meu proveito.

Bom, acho que o primeiro passo para combater um preconceito é reconhecer que o possuímos.

Repito que tenho preconceito mesmo é por quem acha que fala certo. É mais facil perceber isso em outra língua, como em um episódio de Cheers, em que o personagem da Shelley Long despeja sobre o do Ted Danson todo seu preconceito linguístico.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 13:02



Comentário de: Naroga · http://www.naroga.com.br

Rogério Santos, recomendo que leia meu comentário acima. Li seu texto e continuo achando que ele não somente deve ser impedido, como TEM que ser impedido.

Ele falsificou documentos com fins eleitorais. Isso é crime.

Ele ajudou Valdemar Costa Neto, um dos pivôs do mensalão, a ser eleito. E ele sabia que isso ia acontecer. Se ele compactua com esse tipo de coisa, ele demonstra má fé e poucos escrúpulos. Toda a imagem que alguém poderia ter de bom-moço dele já era pra ter ido por água abaixo.

Defende ele quem só quer enxergar metade dos fatos. Ele é pobre, sim. Pobres tem o direito de serem representados. Mas já iniciou a corrupção de seu mandato antes de ser eleito.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 13:58



Comentário de: Rogério Santos · http://www.efemeridesbaianas.blogspot.com

Naroga,


Ainda insisto na pergunta: por que responsabilizar somente Tiririca e não o partido que o recrutou? Você acha que ele articulou tudo isso sozinho? Você acha que tudo isso aconteceu só porque Tiririca quis?

Você leu o texto do Última Instância? Se não leu, leia. Conversaremos depois.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 16:19



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Lendo comentários... É chato, né, falar uma língua crioula. Vive dando pobrema.

língua crioula: língua mista, de gramática e vocabulário simples, nascida do contato dum idioma europeu com línguas nativas ou importadas, atendendo necessidades básicas de comunicação entre expatriados de diversos lugares

Toda variedade de brasilês é uma língua crioula. O brasileiro médio, com a baixa auto estima típica, não consegue ACEITAR q existem milhares de línguas no Brasil, milhares de outras nos Euá, milhares de outras na França, &c. Nenhuma é certa ou errada. Cada uma é o q é por ser falada na região em q é falada; ponto. Tanta gente se amofinando com picuinhas...

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 16:43



Comentário de: Diogo Batalha · http://www.twitter.com/diogobatalha

Fechou então galera. A partir de agora, é geral falando portugues arcaico. Belê?

Ele que é o corretinho.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 16:58




A ira contra o Tiririca - que nao é somente
do promotor que o persegue- é outra coisa,
nada a ver com ele ser ou nao analfabeto.
Acontece que ele é o nosso Moliére possivel
e expõe os nossos Burgueses Ridiculos com
perfeição. Olhem um video que tem dele no
you tube onde ele imita as pessoas meios
retardadas - geralmente mulheres - brincando
com criancinhas pequenas, esfregando
sua cara na barriga dos pequenos indefesos
e fazendo aqueles ruidos, gemidos e ganidos
atrozmente ridiculos...Tiririca é o nosso
Moliere-Chaplin possivel..e se pudessem
os que ele retrata o matariam sem pensar
duas vezes como o nazistas fariam com o
Carlitos por o grande ditador se pudessem.

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 19:28



Comentário de: joao luiz

Mais uma vez me surpreendo com suas análises.
O palhaço tiririca está sendo julgado por mentir à
à justiça o que é crime aqui,aí, no irã, na venezuela
ou em cuba. Por fim, gostaria de saber o que
são as elites. Pra mim as elites são os individuos
que estudam por 30/40 anos sem jamais terem tido
uma carteira de trabalho, pagar impostos, criar
empregos ou enfim, qualquer coisa de útil para o
país. É tb esta a sua definição para as elites?

PermalinkPermalink 22.11.10 @ 22:13



Comentário de: Thiago

Diogo Batalha

" A partir de agora, é geral falando portugues arcaico. Belê?

Ele que é o corretinho."

O Sr. que pensa! Português, essa língua de bárbaros, do malditos Gauleses, até misturaram árabe nessa porcaria...

Não, a única língua perfeita é o Latin e tenho dito!

&lt/ironia&gt

PermalinkPermalink 23.11.10 @ 10:58



Comentário de: brasileiro contra o burguesismo direitista radical tirano maligno opressor

Com toda essa perseguição nazi-burguesa elitista da tirania das salas de aula que impõe a cultura européia aos mais pobres, apenas adiam a tão aguardada explicação do Tiririca sobre o que um deputado faz.

E provavelmente seu salário. O pobre coitado não tem nada, nenhum bem, segundo suas declarações.

PermalinkPermalink 23.11.10 @ 19:14



Comentário de: brasileiro

"Por fim, gostaria de saber o que
são as elites. Pra mim as elites são os individuos que estudam por 30/40 anos sem jamais terem tido uma carteira de trabalho, pagar impostos, criar empregos ou enfim, qualquer coisa de útil para o país. É tb esta a sua definição para as elites?"


Essa é a definição praticamente "racista" do termo que vem sido constantemente martelada pela esquerda radical.

Elite não é gente "do mal" que quer ferrar com os pobres, não é vagabundo com vida ganha, não são oligarquias que mantém o nosso país no atraso.

Segundo o dicionário, "elite":

elite
(francês élite)
s. f.
1. O que há de melhor e se valoriza mais (numa sociedade).
2. Minoria social que se considera prestigiosa e que por isso detém algum poder e influência.

Professores, médicos, etc, podem ser considerados elites. Tão mais quanto maior for sua experiência, especialização, habilidade.

O resto é propaganda ódio de classes promovido pelos esquerdistas mais radicais, ou sua assimilação inconsciente.

PermalinkPermalink 23.11.10 @ 19:27



Comentário de: brasileiro

Não tenho um domínimo perfeito do português.

Mas acho ridículo mesmo certos erros. "Homen", "concerteza", "mais" em vez de "mas", cedilhas tiradas sei lá de onde, "eu truxi", "que nem igual", "tipo assim", "tipo", e tantas outras coisas que se vê por aí. Muitas bem piores, mas que não me lembro.

Mas isso não é "preconceito de classe" ou qualquer outro diagnóstico psiquiatrico esquerdista de botequim.

Se a pessoa não teve oportunidade de estudar e etc, obviamente não é algo que "pesa", algo que implique num julgamento de caráter ou qualquer coisa do tipo. Totalmente "perdoável".

O realmente irritante é ver pessoas que têm toda oportunidade de estudar, e ler bastante, escrevendo pior do que crianças nos primeiros anos de escola. E na internet então! Em todo navegador é relativamente fácil instalar um corretor ortográfico*, e assim todo trabalho que a pessoa precisa ter é clicar com o botão direito nas palavras sublinhadas em vermelho, e ver quais são as sugestões. Na maior parte do tempo, não deve precisar ser formado em línguas para adivinhar a certa.

Por favor, parem de achar que tudo que alguém fala contra alguém ou alguma coisa de alguma forma associada a pobres é "racista" ou "discriminação" das elites/eleitores do Serra/não-eleitores do PT. Isso sim é algo que vai ajudar o Brasil a ir para frente. Só quando as pessoas pararem de cair na lábia dos políticos que são os únicos que ganham com suas vitórias nesses jogos de poder partidários, que para tal, dividem o povo em classes e até raças, entre os "do bem" e os "do mal".

____________________________

* a propósito, é bem provável que tenha cometido erros de acordo com a nova reforma ortográfica. É que eu a repudio e não a acatarei enquanto viver. Os demais erros, erros ainda de acordo com a ortografia anterior, que agora está "errada", bem, esses devem ser erros mesmo.

PermalinkPermalink 23.11.10 @ 19:46



Comentário de: brasileiro

"Aiaiai" escreveu: "Gentem...por favor, leiam o texto do alex e depois leiam o livro do Bagno. Vocês não conseguem perceber que o preconceito existe por uma questão social...não é que a lingua portuguesa precise ser salva (aiaiai), é a elite que precisa manter o povão longe dela...e nada como desclassificar o povão pela linguagem para mantê-los bem longe dos privilégios"

Obrigado por essa resenha sucinta e esclarecedora. Se trata então de uma teoria da conspiração que vilaniza as malévolas e inescrupulosas elites, que ativamente mantém os pobres na ignorância e na pobreza, assim podendo manter seus luxos, e dar suas gargalhadas sinistras enquanto acendem cigarros com cédulas de dólar. Bem, não é exatamente novidade esse discurso. Então não perco meu tempo lendo a não ser apareça na minha frente e eu queira dar umas risadas.

PermalinkPermalink 23.11.10 @ 19:54



Comentário de: Renata

Eu concordo em partes. Acho que o problema aparece quando as pessoas erram de propósito. Ninguém é obrigado a saber o português na ponta da língua, aliás duvido que alguém saiba, mas tive colegas de faculdade - estudei publicidade - que cometiam erros básicos de ortografia e gramática durante apresentações e, quando corrigidos pelo professor, retrucavam com um "ah, deu pra entender, tá bom assim". Ao meu ver, uma pessoa que trabalha com comunicação e passa mensagens ao outros TEM que saber português. Tem hora e lugar pra tudo, e acho que o tipo de linguagem que usamos não foge à regra. Tem hora pra falar gíria, tem hora pra falar correto. Lembrando que esse correto é o correto de cada um, ninguém tem culpa se não aprendeu o português certo, mas a partir do momento que alguém ensina, não tem desculpa pra errar. De novo, falo de erros básicos e não do emaranhado de regras obscuras que nossa língua tem.

(e sim, eu acho um absurdo um engenheiro escrever "voçê" com "ç" - já conheci vários assim - afinal ele teve a instrução. a língua pode não ser a especialidade dele, mas é de uso corrente no dia a dia e acho que todos devem conhecer o básico. assim como ele não é motorista profissional e nem por isso pode sair fazendo barbeiragens no trânsito e usar isso como desculpa, né?)

PermalinkPermalink 24.11.10 @ 08:54



Comentário de: Diogo Batalha · http://www.twitter.com/diogobatalha

Renata, é bem isso.

O Pasquale que fala: A linguagem é como uma roupa. Para cada ocasião você escolhe a roupa que convém.

Você pode usar terno todos os dias da sua vida, mas você vai ser ridicularizado se entrar numa festa rave, num funk, numa festa de criança...

quem fica "cagando regra" sobre como se falar certo e como se fala errado. Bem, não vai ser entendido quando falar e ainda vai chamar os seus interlocutores de burros.




PermalinkPermalink 24.11.10 @ 11:47



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Pô, escreve aí sobre a prisão do erro. Cada vez q vejo gente falando de "erros" na escrita ou na fala, sinceramente tenho dó. Um mundo de possibilidades estilísticas, de maneiras de ser, de ironias e níveis de significado, de diversão, de novas palavras surgindo a cada minuto, &c &c e essas pessoas enxergam apenas o "erro". Querem manter o português no nível administrativo. Qdo eu era criança, havia aquelas radio-novelas horrendas em q todo personagem falava português perfeito. ¿Será isso q eles querem?

PermalinkPermalink 24.11.10 @ 18:13



Comentário de: Paraíba Anula Para Reestruturar · http://paraibaanula.blogspot.com/

Jairo Nicolau, olá !

Querem rascar a Constituição Brasileira ?

Libertinagem é querer que um sujeito analfabeto, sem qualquer condição de analisar um projeto de lei, para depois dar sua opinião à respeito, seja empossado no Cargo Eletivo ao qual se candidatou, criminosamente, cometendo falsidade ideológica !

Se o Promotor Público não insistir em aplicar a Lei, o crime vencerá pois até o Presidente do Brasil diz que a Constituição está errada, já que ele também deve ter muita dificuldade para interpreta-la !

Portanto, Jairo, se o "Tiririca" errou, o Promotor tem o dever de Processá-lo !

Abraços à todos !
Paraíba Anula Para Reestruturar.

PermalinkPermalink 26.11.10 @ 07:38



Comentário de: Carla · http://www.bailedemascaras.blog.br

Eu ADORO te ler.

Sou assim, um tanto quanto obsessiva quanto a MEUS erros de português - e, inevitavelmente, cometo-os.

Mas aí vc vem com essa de que superestimamos o "português correto" e eu só posso concordar.

Sinto um incômodo danado quando alguém fala com desprezo de quem "erra o português". Talvez o incômodo se deva, também, ao desprezo que eu mesma sinto em relação aos meus erros e aos dos outros. Como se não pudéssemos tropeçar na língua - falada ou escrita. Como se, aliás, os tropeços não tivessem seu charme, seu encanto, o detalhe da fala de cada um. Romantizo? Um pouco. Mas é que acredito que os tropeços nos singularizam (apesar de ter medo deles).

Enfim, mais uma vez, tenho que dizer: adoro ler vc!

PermalinkPermalink 30.11.10 @ 17:13




De que adianta saber escrever e não saber ler. A
"elite intelectual" do nosso País se acha porque que estudaram e não conseguiram nada! fico pensando até que ponte esses "sabichões" estudaram, mesmo porque sabe-se que no Brasil o que resolve na maioria das escolas e faculdades são as colas. Quem estuda é chamado de "CDF", em vez de preocupar com os corruptos ficam tentado desviar a atenção...
é difícil um País que "letrados" não entendem as ironias de um "palhaço" ou melhor um cidadão eleito como deputado pelo voto do povo!

PermalinkPermalink 19.12.10 @ 13:51



Comentário de: Carol

Tem gente que brocha com calcanhar rachado, com dente torto, com língua presa, com maus modos à mesa, caramba, enorme lista e cada um na sua, pois não?

PermalinkPermalink 28.06.11 @ 14:22



Comentário de: Monica

adorando os comentários !


Alex se vc comessar a faser muintos errus de portugueiz num venho mais aki.

to indo numa psicólogua que é especialista em baixa estima

PermalinkPermalink 30.06.11 @ 09:52



Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Promoções de Fim de Semana no Submarino

Próximo post: Vida for Dummies

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site