Petistas, Terroristas, Ditadores

Petista

Tem algumas pessoas me chamando de petista. Devem ter uma definição diferente da minha.

Para mim, para ser petista, a pessoa precisa ser filiada ou militante ao partido, ou no mínimo, ter simpatia por ele.

Nessa eleição, por causa do governo excelente do Presidente Lula, eu acho que Dilma é a melhor candidata e estou, na medida do possível, fazendo campanha por ela. Só isso.

Já votei no PT tanto quanto já votei em diversos outros partidos. Nunca fui filiado ou militante. Não sou nem simpático ao PT - que sempre me pareceu um partido arrogante que se acha melhor e mais puro que os outros. Felizmente, parece que a fase holier-than-thou do PT acabou.

Qual é a sua definição de petista?

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img5/21565715.jpg Hugo Chávez sem Uniforme: uma História Pessoal

* * *

Terrorista

Tem algumas pessoas chamando a Dilma de terrorista. Devem ter uma definição diferente da minha.

Para mim, para ser terrorista, a pessoa precisa fazer parte de uma organização que tenha como um de seus objetivos espalhar o terror em uma sociedade.

Que eu saiba, o Brasil nunca teve, nem à direita nem à esquerda, uma organização dessas. Os grupos guerrilheiros brasileiros tinham como objetivo derrubar o governo militar ditatorial e tomar o poder - não tocar o terror entre a população civil. Nunca cometeram atentados, explodiram ônibus, visaram civis. Mataram guardas de banco e militares - não criancinhas inocentes.

Não, não estou dizendo que são santos coitadinhos. Nem que estavam certos. Ou que estavam errados. Estou dizendo que eram guerrilheiros, não terroristas.

George Washington foi guerrilheiro e não terrorista, enquanto Truman nunca foi guerrilheiro mas foi terrorista - a bomba atômica no Japão teve como único objetivo criar terror na população civil e precipitar a rendição.

Qual é a sua definição de terrorista?

[Update: vários leitores lembraram os atentatos do Riocentro e do Gasômetro, que provariam que tivemos terroristas sim - de direita!]

Lendo Lolita em Teerã: Memória de uma Resistência Literária Descobrindo o Irã

* * *

Ditador

Tem algumas pessoas chamando o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de ditador. Devem ter uma definição diferente da minha.

Para mim, para ser ditador, é necessário uma grande concentração de poder nas mãos de uma pessoa só, que não responde a ninguém - ou quase ninguém.

Nessa acepção, foram certamente ditadores Hitler, Mussolini, Stalin, Kim Jong-il, e certamente não são ditadores Chavez e Ahmadinejad. Aliás, no mundo de hoje, é cada vez mais difícil de existirem ditadores de verdade.

Mas aqui a distinção é bem mais complicada. Quanto mais se conhece o país, mais difícil de rotular alguém de ditador. Por exemplo, Fidel foi ditador em vários momentos, mas também não foi em outros. Raul hoje é ditador? Provavelmente. Pinochet foi ditador? Não sei o suficiente de política do Chile para dizer. Getúlio foi ditador? Com certeza foi o mais próximo que chegamos. Nossos presidentes militares foram ditadores? Quase certamente não. Nenhum deles tinha o poder e a liberdade de ação que se associa com a idéia de um ditador que concentra em si o poder nacional. O país era uma ditadura, mas Castelo Branco e Figueiredo eram mais "os primeiros burocratas" do que ditadores em qualquer acepção do termo.

Atualmente, as duas pessoas mais acusadas de serem ditadoras seguramente não são. Tanto Ahmadinejad quanto Chavez foram eleitos, regem seus países de acordo com as leis locais, não concentram em si os poderes da nação, respondem a diversas outras autoridades. Nada disso quer dizer que a Venezuela ou o Irã sejam democracias, ou mesmo sociedades livres, mas com certeza seus presidentes não são ditadores.

Qual é a sua definição de ditador?

[Update: belíssimo comentário de um leitor, "O mais próximo que já chegamos da Venezuela foi quando o FHC aprovou a re-eleição." E foi por isso que ele perdeu meu voto em 1998.]

Homem que Inventou Fidel, O Coleção Ditadura: Volume 3 + Volume 4

* * *

Siga no Twitter: http://twitter.com/AlexCastroLLL // Pergunte no Formspring: http://www.formspring.me/alexcastrolll // Assine o RSS: http://feeds.feedburner.com/LiberalLibertarioLibertino // Acompanhe o Google Reader: http://www.google.com/reader/shared/lll.alexcastro

vencedores do Jabuti Saldão de Medicina  promoção submarino

 

17.10.10


Categorias: Política


Posts similares:
13 razőes para votar em Dilma Rousseff
Coluna da Direita Remexida
O Futuro dos Direitos Autorais

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Alexandra · Http://www.peregrinatrix.com

Muito bem!

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 09:04



Comentário de: @Tiagokoy

Ótimo texto.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 12:12



Comentário de: Pedro · http://www.twitter.com/pedromattjie

Alex,

Concordo contigo quanto a definição de terrorista e ao exagero de rotular Dilma como tal. É um completo absurdo e claramente uma arma de campanha.

Já quanto ao ditatorismo creio q qualquer governo que comece a limitar qualquer forma de expressão cultural já deve ser considerado uma ditadura, e isso tanto Chavez quanto Ahmadinejad fazem. Se ainda não chegaram ao nível de controle que tu julgas ser uma ditadura, é apenas porque ainda não conseguiram, pois claramente não acreditam na democracia como uma forma de governar e trazer beneficios a toda população.
Podemos ir muito mais além da liberdade de expressão, como na limitação da liberdade economica,aumento da maquina estatal. Tudo isso p/ mim já é Ditadura de fato ou está no caminho.

Quanto ao PT, o meu medo é não ver declarações de apoio as instituições democraticas e ao mesmo tempo apoiar governos totalitarios como Venezuela e Irã. O PT as vezes parece q vai tentando para ver como a população vai reagir a medidas de mais controle e o risco é o PT conseguir.



PermalinkPermalink 17.10.10 @ 12:36



Comentário de: Alex Castro Email

pedro,

acho q vc não entendeu uma distinção importante: o fato de um país ser uma ditadura não quer dizer que o homem no comando seja um ditador.

Como no exemplo q dei, o Brasil da década de 70 era sem dúvida alguma uma ditadura mas é difícil de considerar Geisel ou Medici ditadores. O poder era mais difuso, não estava tão concentrado na pessoa do presidente, que não tinha tanta liberdade de ação assim.

e seu critério não faz mt sentido:

creio q qualquer governo que comece a limitar qualquer forma de expressão cultural já deve ser considerado uma ditadura

todo e qualquer governo do mundo faz isso, sem exceção. em nenhum lugar, a liberdade de expressão é absoluta ou sem limites. no brasil, por exemplo, é ilegal eu achar que o holocausto não aconteceu. isso faz do Brasil uma ditadura?

Se vc quer definir o que é uma ditadura, vc vai precisar de uma nova definição...

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 12:46



Comentário de: Pedro · http://www.twitter.com/pedromattjie

Alex,

Verdade, n percebi que tu pretendia definir ditador e não ditadura.

Tbm é verdade que qualquer governo sempre vai limitar a liberdade de expressão em algum grau e minha definição esta longe de ser verdadeira.

Mas me parece q existe um limite q n consigo definir. Talvez por preconceitos meus, como aceitar numa boa q é indevido negar o holocausto e se o governo quiser torna-lo ilegal q o torne.
Aí esta um dos pontos: Quando eu concordo com a proibição ou ela não me afeta, eu n julgo ser uma limitação na liberdade.
Oq esta errado e é claramente um risco em qualquer sociedade.

Mas então aonde esta linha q divide? Quando começa a ser ditadura? Pra ti Alex, oq é ditadura ? Começa no uso da violencia ?




PermalinkPermalink 17.10.10 @ 13:13



Comentário de: Alex Castro Email

Mas me parece q existe um limite q n consigo definir. Talvez por preconceitos meus, como aceitar numa boa q é indevido negar o holocausto e se o governo quiser torna-lo ilegal q o torne. Aí esta um dos pontos: Quando eu concordo com a proibição ou ela não me afeta, eu n julgo ser uma limitação na liberdade. Oq esta errado e é claramente um risco em qualquer sociedade.

Pois é. Veja. O que o texto se propõe é justamente uma definição que seja impessoal e imparcial e possa se aplicar a todos os casos, a direita ou a esquerda. Senão, vamos cair de novo em achismos e gostos pessoas (que é justamente onde estamos hoje) quando uma mesma ação pode ou vir de um presidente forte que fez o que tinha que ser feito ou de um ditador sanguinario anti-democratico - dependendo, obviamente, se gostamos dele ou não.... O que tenho a dizer está no texto.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 13:23



Comentário de: Roger Moreira

Chavez está mais próximo de ser um ditador que Ahmadinejad. O iraniano é só o representante de um governo autoritário, enquanto Chavez é o lider autoritário de um governo formalmente (ou falsamente) democrático. Chavez concentra mais poder pessoal mas não tem condições de prescindir da forma, então ainda se presta às encenações litúrgicas do estado democrático enquanto vai tentando minar as últimas resistências. O mesmo se vê por aqui em estágio menos avançado.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 14:06



Comentário de: Alex Castro Email

Roger,

Tirando a ultima frase, concordo com tudo. Realmente, é por essas sutilezas que é complicado sair por aí rotulando as pessoas de ditadoras.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 14:12



Comentário de: Hilton Ferraz

Este blog anda uma chateação.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 14:32



Comentário de: googala · http://www.googala.opsblog.org

ótimas definições. Talvez alguém até funde um
PPTD. abç

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 14:36



Comentário de: Pedro · http://www.twitter.com/pedromattjie

Concordo com o Roger e vejo a aproximação de Lula com Chavez e Ahmadinejad como uma ameaça. Me leva a crer q o oq o PT pretende para o Brasil é uma falsa democracia semelhante a Venezuelana.

Se ainda o modelo chavista estivesse funcionando como chegou a parecer no início do seu governo, mas oq se ve atualmente é um descontrole total da economia e quem acaba pagando são as classes mais baixas.


PermalinkPermalink 17.10.10 @ 15:05



Comentário de: Mordechai

"Que eu saiba, o Brasil nunca teve, nem à direita nem à esquerda, uma organização dessas. "

A direita tinha aqueles malucos que tentaram explodir o RioCentro, além do João Paulo Burnier que tinha planos de explodir o gasômetro, tudo pra colocar a culpa nos comunistas. Considero esses caras terroristas, apesar de incompetentes (ainda bem).

E algumas organizações criminosas tem táticas de imposição de terror, apesar de não ideológica, inclusive com promiscuidade com o Estado, como os esquadrões da morte.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 18:02



Comentário de: Arthur

Cara, preocupa a alguém a aproximação do Brasil com a Arábia Saudita?

Ela é o maior parceiro comercial do Brasil por aqueles lados atualmente, e os laços se tornam cada dia mais fortes.

Os Sauditas tem um sistema político infinitamente mais autoritário e respeitam muito menos os direitos humanos.

Ano passado mesmo o Lula passou por la e não vi ninguém reclamando.

Serio, eu fico impressionado como as pessoas não percebem como elas instrumentalizam a defesa da democracia e os direitos humanos.

Em primeiro lugar, se aproximar de ditadura não é ameaça a democracia em nenhum lugar do mundo. Eu nem sei como as pessoas inferem uma coisa dessas. Serio mesmo, acho um processo lógico extremamente obscuro.

Segundo, ninguém parece ligar pra aproximação com regimes anti democráticos mesmo. As pessoas só ligam pra aproximação com regimes inimigos dos EUA.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 18:40



Comentário de: Arthur

Além disso ótimo texto Alex.

Se todas as pessoas tivesse essa clareza de pensamento o tempo todo o mundo seria um lugar onde as discussões seriam mais interessantes.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 18:43



Comentário de: Ze Buscape

O mais próximo que já chegamos da Venezuela foi quando o FHC aprovou a re-eleição.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 18:46



Comentário de: Ze Buscape

O mais próximo que já chegamos da Venezuela foi quando o FHC aprovou a re-eleição.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 18:50



Comentário de: barbara

Se é possível ditadura sem ditador, é possível ditador sem ditadura?
O Vaticano, pelas definições normais, não é um estado democrático. O Papa é um ditador?

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:03



Comentário de: Thiago

"O mais próximo que já chegamos da Venezuela foi quando o FHC aprovou a re-eleição"

Puxa, pois é, ainda bem que Lula não compactuou com este absurdo e rejeitou a reeleição depois não é mesmo?!

Os esquerdistas reclamam dos religiosos "acreditando em papai noel" mas são tão delitantes quanto...


PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:10



Comentário de: Alex Castro Email

thiago,

eu nao sei do q reclamam as outras pessoas, mas o meu problema nao é com a reeleição em si, mas com a safadeza e hipocrisia de se aprovar uma lei dessas já valendo para o atual ocupante do cargo.

qd reagan estava no auge da sua popularidade, lá por 1985, 1986, mt gente queria passar uma ementa na congresso permitindo a reeleição para um terceito mandato, mas reagan foi firme: q não era certo mudar as regras no meio do jogo e q ele só aceitaria se fosse valendo a partir do seu sucessor... e aí o entusiasmo pela ideia morreu...

enfim, dá pra ver o tamanho do buraco qd fhc teve cara-de-pau de fazer algo que nem reagan, no auge da popularidade, teve a desfaçatez de aceitar...

o problema é esse, ué. a partir do sucessor de FHC e assim por dia, quem quer q seja, não existe problema algum... porque existiria??

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:18



Comentário de: Daniel · http://www.danielaraujo.net

Thiago,

O que o Lula fez foi jogar de acordo com as regras. Não tentou mudar a regra do jogo, e isso, em termos de respeito à democracia, é muito mais do que os nossos amigos tucanos fizeram.

O PSDB inventou a reeleição, pede cabeça de jornalista oposto a eles e vai completar VINTE ANOS no governo de SP. O PT tem um milhão de defeitos, mas o perigo de ditadura não vem dele.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:24



Comentário de: Thiago

Alex

Se esse é o seu problema com a aprovação da reeleição, fine by me.

Muito interessante essa história do Reagan, embora uma coisa é 2 mandatos seguidos, outra, 3 mandatos

Mas afinal de contas, ninguém aprovou 2 mandatos em sequencia (ou 1 ano a mais para o Sarney, isso sim foi bastante antidemocrático), aprovaram a reeleição, a eleição pode ter sido fácil, mas não foi 'já ganhou'.



PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:32



Comentário de: Alex Castro Email

thiago

a eleição ser facil ou dificil é irrelevante. é totalmente anti-etico mudar as regras assim, no meio do jogo, pra beneficiar a SI mesmo.

a rejeição de reagan nao foi por ele achar 3 mandatos mt ou pouco. o problema dele, e o meu, era justamente com mudar as regras no meio do jgo pra beneficiar a si mesmo....

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:35




definição de terrorista???!!! facil...os motoristas brasileiros que espalham a morte, destruição, mutilação e sofrimento, sem qualquer objetivo e não raro de modo suicida sem qualquer objetivo.
(dados da revista das forças armadas: nos ultimos 7 anos o terrorismo matou 39.000 pessoas no mundo inteiro. Isso não chega nem perto dos 50.000 por ano que nossoa ayrtons sennas matam...todo ano...

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:39



Comentário de: Thiago

Daniel

"O PSDB e vai completar VINTE ANOS no governo de SP."

Sim, e daí?! Os eleitores do estado, escolheram candidatos deste partido durantes os últimos 20 anos.

Os mesmos eleitores que elegeram vários prefeitos do PT no estado: Marta Suplicy, Erundina, Celso Daniel, etc. Sem contar senadores, deputados, etc

Quantos % o Mercadante ia ter se quem votou na Marta votasse nele?! Pois é.







PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:40



Comentário de: Daniel · http://www.danielaraujo.net

Thiago,

20 anos de PSDB é OK, a galera votou. 12 anos de PT (se a Dilma for eleita) é "perigo de ditadura".

Qual é a dos dois pesos duas medidas?

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:51



Comentário de: Thiago

Alex

"é totalmente anti-etico mudar as regras assim, no meio do jogo, pra beneficiar a SI mesmo."

Sim, sim, não discordo.

"a rejeição de reagan nao foi por ele achar 3 mandatos mt ou pouco. o problema dele, e o meu, era justamente com mudar as regras no meio do jgo pra beneficiar a si mesmo...."

Ah mas aí me parece que a questão moral foi meio que uma desculpa, se ele fosse em frente, apesar de todo o apoio, com certeza ia ter muita resistencia. Embora, afinal das contas ele tenha feito a 'coisa certa'.


Saindo um pouco do assunto reeleição, a questão no texto de 'ditador vs ditadura' achei deveras interessante. Explica muita coisa.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 19:56



Comentário de: Thiago

Daniel

'20 anos de PSDB é OK, a galera votou. 12 anos de PT (se a Dilma for eleita) é "perigo de ditadura".'

Uma coisa é estado, outra presidência.

Eu também não gostaria do PSDB 12 anos na presidência.

Mas o PT tem um 'amor especial' em criar cada vez mais cargos, para filiados ao PT obviamente, que contribuem com uma mesada para o partido

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/02/16/politica,i=173886/PT+E+O+PARTIDO+QUE+MAIS+COLETA+CONTRIBUICOES+ENTRE+FILIADOS.shtml

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 20:05



Comentário de: Adam · http://suspensaodejuizo.wordpress.com

Eu devo ter uma mentalidade muito diferente da oposição: um partido que mais recebe contribuições de filiados, para mim, é um partido que ouve sua base, é apoiado por pessoas físicas e tem militantes ativos e leais. Por mais que eu discorde de muita coisa do PT, esse link aí do Thiago é, para mim, um elogio ao partido.

(Por outro lado, o PT cria cargo comissionado demais, mesmo.)

De resto... Thiago, muita gente aqui acha as propostas do Serra ruins; as alianças do Serra ruins; o histórico do Serra ruim; muitos (embora não tanto eu mesmo) acham o Serra uma pessoa ruim. Você acha que alguém vai votar em um candidato tão ruim apenas em nome da alternância?

Nós achamos o Serra o pior dos dois candidatos. Nós achamos Dilma a melhor candidata. Não há sentido em preterir a melhor em favor do pior apenas para "alternar". Talvez você ache que "é tudo igual" e esse argumento influencia sua opinião; nós não achamos, então é um argumento sem sentido para nós.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 20:44



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Hear hear hear!
ou
HAHAHAHAHA
Muita gente chama tv de 'cultura', jornal de 'notícia', internet de 'rede social' e bolinho de mussarela de 'pão de queijo'. É o esdrúxulo mundo da falsa metonímia.

PermalinkPermalink 17.10.10 @ 21:22



Comentário de: gustavo

hahaha, Chavez não é ditador? Apenas para ficar num exemplo: fechar jornais e canais de TV só pq eles fazem oposição ao governo. Se isso não é ditadura é o que? Democracia?

Vocês falam sobre coisas que não conhecem minimamente. Experimentem ir à Venezuela e falar inglês andando na rua para ver o que acontece.

PermalinkPermalink 18.10.10 @ 18:22



Comentário de: Elcio

Provavelmente, um dos piores textos que li na minha vida. De tão tendencioso não merece contestação.

PermalinkPermalink 18.10.10 @ 23:18



Comentário de: Ulisses Adirt · http://incautosdoontem.opsblog.org/

É triste, mas alguns governantes africanos podem, ainda hoje, receber o título de ditadores (o Kagame e o Obiang, por exemplo). Se bem que a África é mesmo um caso de continente bem à parte.

Boas definições, Alex.

PermalinkPermalink 19.10.10 @ 00:35



Comentário de: Zé das Couves

O gruo da qual Dilma fez parte matou guardas de banco e um jovem que estava servindo o exército. Mas eles não são criancinhas, então está tudo liberado.

PermalinkPermalink 19.10.10 @ 05:00



Comentário de: Well

Petista pode não ser tudo isso, mas é: Baderneiros, vagabundos, oportunistas e além do mais, cegos!!

PermalinkPermalink 21.10.10 @ 20:32



Comentário de: Laura

Gustavo,
Pelamordedeus, lê o texto antes de comentar! O que o Alex disse foi justamente que nem toda ditadura tem um ditador:
"Nada disso quer dizer que a Venezuela ou o Irã sejam democracias, ou mesmo sociedades livres, mas com certeza seus presidentes não são ditadores."

PermalinkPermalink 22.10.10 @ 22:29



Comentário de: Laura

Gustavo,
Pelamordedeus, lê o texto antes de comentar! O que o Alex disse foi justamente que nem toda ditadura tem um ditador:
"Nada disso quer dizer que a Venezuela ou o Irã sejam democracias, ou mesmo sociedades livres, mas com certeza seus presidentes não são ditadores."

PermalinkPermalink 22.10.10 @ 22:30



Comentário de: Noel Diego · http://www.about.me/noeldiego

Gostei muito do texto e dos comentários. Queria ter lido antes de ter votado.

PermalinkPermalink 28.12.10 @ 17:09



Comentário de: Miguel

Não entendi porque não tem problemas matar guardas de banco...

PermalinkPermalink 30.12.10 @ 00:08



Comentário de: Alex Castro Email

"Não entendi porque não tem problemas matar guardas de banco..."

onde foi q vc viu isso?

PermalinkPermalink 30.12.10 @ 00:13



Comentário de: Miguel

"Mataram guardas de banco e militares - não criancinhas inocentes."

Matar militares na luta contra a ditadura faz todo sentido, mas guardas de bancos são apenas funcionários fazendo seu trabalho. Fiquei apenas com a impressão que o texto colocou junto militares e guardas em oposição a inocentes

PermalinkPermalink 02.01.11 @ 00:34



Comentário de: Alex Castro Email

"Matar militares na luta contra a ditadura faz todo sentido, mas guardas de bancos são apenas funcionários fazendo seu trabalho. Fiquei apenas com a impressão que o texto colocou junto militares e guardas em oposição a inocentes "

O texto falou que matar guardas de banco durante a execução de um assalto a banco não pode ser considerado terrorismo. Só isso. Não quer dizer que matar guardas de banco seja justificado.

PermalinkPermalink 02.01.11 @ 00:34




Najlepszy Adwokat w Poznaniu. Potrzebujesz pomocy ? To dobrze Trafisz do swojego Adwokata!!!

PermalinkPermalink 26.10.11 @ 07:46




I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good. I do not know who you are but definitely you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!

PermalinkPermalink 01.11.11 @ 20:10




I stumbled upon this information earlier today while at work. Very educational. Sent the link to myself and will possibly bookmark it once I get home.

PermalinkPermalink 18.11.11 @ 15:17



Comentário de: Brendan Ackland · http://fibyo.com/blogs/entry/kado-idee

Hi there! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no data backup. Do you have any methods to protect against hackers?

PermalinkPermalink 19.11.11 @ 08:32



Comentário de: Sherman Unkefer · http://twitter.com/shermanunkefer

I cut a movie into 10 minute parts and uploaded to youtube, i only had uploaded two parts by the time i got a copyright notice. How can i upload movies without it getting deleted?.

PermalinkPermalink 22.11.11 @ 12:01



Comentário de: Hunter Albertini · http://www.hdhelmet.com

Hello.This post was extremely fascinating, particularly since I was investigating for thoughts on this issue last Tuesday.

PermalinkPermalink 10.02.12 @ 20:49



Comentário de: Sypialnie Meble · http://www.emebletapicerowane.pl/fotele.html

I wish to show my appreciation to this writer just for rescuing me from this type of instance. As a result of surfing throughout the world-wide-web and meeting basics which are not pleasant, I thought my entire life was done. Existing devoid of the answers to the issues you've sorted out all through your good article content is a critical case, as well as the kind which may have adversely affected my career if I hadn't come across the blog. Your personal expertise and kindness in taking care of the whole thing was crucial. I am not sure what I would've done if I had not come upon such a step like this. I am able to now look forward to my future. Thanks for your time very much for this specialized and amazing help. I will not be reluctant to endorse the blog to anyone who wants and needs guidance on this problem.

PermalinkPermalink 14.02.12 @ 19:59



Comentário de: kate upton nude · http://groups.yahoo.com/group/2012star/message/6?l=1

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 23.02.12 @ 00:06



Comentário de: Julian Shadowens · http://typedia.com/member/302398/

This sort of are actually great once again physical exercises by which can help you remove any spinal along with sleep accordingly without the working experience in regard to kind in your once.

PermalinkPermalink 02.03.12 @ 16:49



Comentário de: Elvin Matos · http://www.acmewire.com/member/101745/

Such a became great repeatedly exercises through which can help you remove the actual backbone together with sleep thoroughly without the practical knowledge about overload in your repeatedly.

PermalinkPermalink 03.03.12 @ 14:02




These have grown to be good once work outs where enables us to take it easy this back and likewise sleep correctly without the encounter related to stress of your once more.

PermalinkPermalink 04.03.12 @ 21:15



Comentário de: Bryan Depedro · http://visualjelly.com/index.php/member/165812/

These kinds of are becoming superb once again routines where means that we can relax this backbone as well as sleep adequately without the feel in regard to stress on once again.

PermalinkPermalink 04.03.12 @ 21:50



Comentário de: Chung Brothern · http://www.projectbeauty.com/member/108731/

Executing yet again work outs with regards to every single day underside is usually amazingly balanced and even cases big remedy while in the prompt plus long term.

PermalinkPermalink 05.03.12 @ 11:15



Comentário de: Alfredo Librizzi · http://asmarterplanet.com/blog/2011/06/scampbf1.html

Executing just as before exercise routines related to every single day soles is actually tremendously healthier in addition to remarks enormous treatment method around the immediate plus approaching.

PermalinkPermalink 06.03.12 @ 19:16



Comentário de: Enoch Stimler · http://www.javierllinares.es/?p=1347

Undertaking yet again exercises in relation to all the time lows is usually very healthy as well as cases huge remedy included in the instantaneous plus impending.

PermalinkPermalink 07.03.12 @ 00:54



Comentário de: Dong Hilton · http://istorik.org/?p=2971

Executing once work outs pertaining to daily feet might be amazingly sensible plus cases large treatment method while in the easy and in addition coming.

PermalinkPermalink 08.03.12 @ 03:39




Are there any international regulations that control exactly how these websites function?

PermalinkPermalink 13.03.12 @ 09:53




The right place at the wrong time. - Famous saying

PermalinkPermalink 20.03.12 @ 22:24




Whether it be just for grandma's cabinet, Disney recommendations for the boys and girls, and dropped keys to make sure you any specific car like Transponder important factors, you'll find anyone blanketed. Were even a full services locksmith who has got a equipement and even stock to help make just about any primary. For example specialised products.

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 06:08




Fair words can buy a horse on credit. - Trinidadian

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 09:09



Comentário de: Jackeline Mccary · http://www.52framework.com/member/182353/

Amazing write-up shows you the low down of USB Card Reader in addition to the reasons why you need to take action straight away. Right here is the USB Card Reader truth your folks does not want one to discover Renovate your USB Card Reader within half the time without having to spend additional money!

PermalinkPermalink 31.03.12 @ 19:07



Comentário de: Dorotha Keast · https://www.centos.org/userinfo.php?uid=543985

All the overworking from the kidneys creates pain not to mention it's rather a dangerous ailment. Sipping disproportionate degrees of drinking delivers health conditions and triggers troubles each and every time. The actual kidney shot matter not to mention kidney bacterial will be reasons for when using the harm the fact that alcoholic beverages brings about around the kidneys along with other bodily organs in your body, such as busy

PermalinkPermalink 04.04.12 @ 23:05



Comentário de: Ronna Hofmeister · http://www.mekongfish.net.vn/userinfo.php?uid=123465

All the overworking in the kidneys will cause soreness in addition to it can be a substantial health issue. Drinking alcohol intense variety of alcoholic makes problems as well as reasons issues on every occasion. Any kidney jewel dilemma and even kidney attacks really are the most widespread along with the deterioration that alcohol consumption generates on the kidneys and various other body parts chemistry, for instance the hardworking liver

PermalinkPermalink 05.04.12 @ 06:42



Comentário de: Margart Norsworthy · http://www.loz.studiox55.co.uk/index.php/member/39168/

Unprejudiced site lets out Five completely new stuff on Buy HDMI adapter that no one is mentioning.

PermalinkPermalink 06.04.12 @ 18:25



Comentário de: Cristobal Blicker · http://insurewithintegrity.com/member/20572/

Unbiased publishing displays Couple of fresh stuff concerning Buy HDMI adapter that no one is speaking about.

PermalinkPermalink 06.04.12 @ 21:23




Honest blog unveils 5 completely new things about Buy HDMI adapter that no-one is speaking about.

PermalinkPermalink 07.04.12 @ 03:40



Comentário de: Claretta Rokisky · http://wowdawgs.com/index.php/member/42701/

Impartial summary discloses Three fresh new stuff surrounding Buy HDMI adapter that no one is mentioning.

PermalinkPermalink 07.04.12 @ 06:17



Comentário de: Coralee Haeussler · http://www.danielperry.com/member/59211/

Honest statement shares Couple of completely new stuff around Buy HDMI adapter that no-one is mentioning.

PermalinkPermalink 07.04.12 @ 06:59




Every day of your life is a page of your history. - Arabic

PermalinkPermalink 16.04.12 @ 17:50



Comentário de: Glenna Milardo · http://www.yellowbrickroad.ie/index.php/member/196209/

The Strategie Of Acquiring The Most Effective Price For Your HDMI cable. This unique HDMI cable is actually truly wonderful, it has a lot of characteristics and features.

PermalinkPermalink 16.04.12 @ 22:35



Comentário de: Teodoro Sikora · http://www.mfctoday.org/member/21721

The Magic-Formula Of Getting The Most Beneficial Deal For The HDMI cable. This particular HDMI cable is actually definitely good, it has countless options as well as features.

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 02:06



Comentário de: Tamekia Dalmida · http://www.michaelfroese.com/member/14441

The Trick Of Acquiring The Ideal Cost For The HDMI cable. This particular HDMI cable is in fact definitely good, it has a great number of functions and capabilities.

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 07:31




Seize the day. - Famous saying

PermalinkPermalink 18.04.12 @ 08:30




A decision made at night may be changed in the morning. - Samoan

PermalinkPermalink 20.04.12 @ 10:44



Comentário de: camping in scotland · http://campingtentsshop.com/brand/XTI/

Don't boast when you set out but only when you get there. - Russian

PermalinkPermalink 22.04.12 @ 08:19



Comentário de: Kiley Racitano · http://social.wakoopa.com/IskraCoadys

These kinds of are getting good once more exercises during which means that we can relax this back and as well sleep accordingly without the working experience on the subject of kind with your once again.

PermalinkPermalink 23.04.12 @ 03:28




Have the courage of your convictions. - Famous saying

PermalinkPermalink 24.04.12 @ 12:10



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Livros para Abrir sua Cabeça

Próximo post: A Ausęncia do Escravo da Lei Brasileira

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site