Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana

Capa da Time

A capa da Time dessa semana é chocante. Uma menina afegã, de 18 anos, que teve o nariz e as orelhas cortados por ter fugido da casa de sua família abusiva e tirânica. Caso a mensagem não esteja clara, a manchete soletra: "O que vai acontecer se sairmos do Afeganistão". (Hilariamente, no editorial justificando a capa polêmica, a Time tem a cara-de-pau de mandar essa: "We do not run this story or show this image either in support of the U.S. war effort or in opposition to it.") A matéria completa é "Mulheres afegãs e o retorno do Talibã".

E fico cá pensando: o legal da narrativa criada por essa capa (a foto terrível e a frase cassândrica) é que ela pode ser usada pra justificar qualquer invasão, não? Porque sempre tem algum crime detestável, alguma catástrofe terrível acontecendo.

* * *

Algumas idéias rápidas:

Um still da câmera de banco que filmou um carro da PM passando trânquilo enquanto o coordenador do Afroreggae agonizava no chão (os PMs não o socorreram pois estavam ocupados achacando os pivetes que o tinham matado) e a frase: "É isso o que acontece enquanto não invadirmos o Brasil".

Outra, outra:

A menina de 15 anos que passou um mês em uma cela com 20 homens, sendo estuprada diariamente, ou talvez uma foto da corregedora que disse que ela é que se insuava aos pobres presos!, e a frase: "É isso o que acontece enquanto não invadirmos o Brasil". Talvez com um subtítulo: "Mulheres brasileiras temem por suas vidas caso não haja uma invasão do Brasil."

Mais uma:

Foto do cadáver do menino de 11 anos morto por bala perdida da polícia dentro da escola! ou talvez uma foto do coronel da PM que disse que "pior é não fazer operações", e a frase: "É isso o que acontece enquanto não invadirmos o Brasil".

Seria covardia fazer uma lista dos horrores acontecidos nos EUA que também justificariam uma invasão estrangeira em seu nome: eleição roubada em 2000, massacre em Virginia Tech, atentado em Oklahoma City, etc etc etc.

Talvez o mais canalha da capa seja dar a entender que a invasão do país foi para salvar mocinhas inocentes e não por pura e simples vingança contra Bin Laden. Nada contra um país se vingar de seu atacante - mas, por favor, não enfie o nariz da moça no meio.

* * *

Soletrando a moral da história: não estou minimizando nem a menina que teve o nariz cortado nem o menino morto por bala perdida. Tragédias, crimes e horrores sempre vão existir, em qualquer cultura, em qualquer país - inclusive nos Estados Unidos. Assim como sempre vão haver governos canalhas e oportunistas (e a respectiva imprensa lambe-botas) utilizando cinicamente essas tragédias pra justificar seus próprios objetivos militares e geopolíticos. Você, amigo leitor, que fica indignado com as tragédias, por favor, não deixe sua honesta indignação servir de justificativa aos fins militares desonestos de outros. Grato.

* * *

Promoções de Dia dos Pais no Submarino. Confira e ajude a manter esse blog:

Dias dos Pais no Submarino

* * *

Estudei História Militar por dez anos... até ler esse livro. Ele respondeu precisamente todas as minhas dúvidas e questionamentos, satisfez todas as minhas curiosidades, era exatamente o que eu estava procurando. Depois dele, me libertei do assunto, fui pesquisar outras coisas. Mudou minha vida. Recomendo sem restrições: On Killing, de Dave Grossman



(tem uma imagem de um livro da Amazon aí em cima. se você não está vendo, precisa ajustar as configurações anti-publicidade do seu navegador.)

* * *

Meus livros à venda na Amazon

 

01.08.10


Categorias: Política


Posts similares:
Pedido aos Leitores das Antigas
Algumas Ofertas do Submarino
Passando a Sacolinha

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Oh, Alex, se pensarmos bem, esse tipo de chantagem emocional tende a se anular.

Por exemplo, invadir "X" provoca tragédias. Deixar de Invadir "X" também provoca tragédias. Desocupar "X" provoca tragédias. Manter "X" ocupado também provoca tragédias. Assim, você chuta uma pesquisa fajuta de um milhão de iraquianos mortos, isso é chantagem emocional. Os neocons pegam outra pesquisa fajuta de um milhão de iraquianos mortos por Saddam, isso também é chantagem emocional. Quando as emoções se anulam, o jeito é racionalizar. E, racionalizando, penso que o certo é ser contra a ocupação do Afeganistão, porque, no final das contas, é mal negócio para o ocidente.

Dito isso... Que fins militares desonestos estão por trás da invasão e ocupação do Afeganistão? (Não deveria perguntar, você não sabe).

E outra coisa: você realmente acha que a trapalhada na eleição americana de 2000 (que roubo deliberado não foi não, foi uma trapalhada) é uma tragédia equiparável a essa pobre moça ter perdido, nas mãos dos próprios parentes, ter perdido o nariz? Se você acha isso, Alex, então você precisa de ajuda. É melhor procurar terápia. É mais fácil arrumar terápia séria nos EUA que no Brasil. Aproveite e se trate. Nem vou falar de cotas para moças sem nariz na universidade pública porque estou falando sério. Quem acha que trapalhadas na política são tão ruins quanto esse tipo de tragédia pessoal é uma pessoa que precisa de tratamento.

Estou falando sério.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:29



Comentário de: aiaiai

pronto! disse tudo. Qd vi essa capa ontem fiquei indignada com a cara de pau da Time...mas não saberia me expressar tão precisamente quanto vc o fez! Obrigada Alex!

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:32



Comentário de: Tici

Putz Alex, essa foi certeira!

Alguém podia dizer ao editor da Time q sua alma gêmea está aqui no Brasil, editando a Veja? ;)

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:36



Comentário de: Daniel · http://index.opsblog.org/

Mas peraí, Alex. Não há um grupo político no Brasil que tenha em seu programa a facilitação do estupro de meninas em prisões, há? Se houvesse, e se esse grupo fosse a alternativa mais forte a uma ocupação estrangeira, eu estaria clamando por uma invasão - estadunidense, chinesa ou marciana.

Abs.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:39



Comentário de: Leonardo Xavier · http://discordando-do-mundo.blogspot.com

Eu concordo com você Alex, e é o tipo de argumento que também poderia ser utilizado para justificar o contrário. Bastava mostrar qualquer vítima inocente ferida por uma investida americana e dizer que isso não teria acontecido se não fosse pela invasão.

No entanto, eu acho que realmente me é chocante que pais tenham coragem de mutilar os filhos desse jeito, que fizeram com a garota da capa.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:40



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Sabe as históris de escravos maltratados que colocaram os brancos do norte contra os brancos do sul, antes da Guerra Civil? Você sabe, a cabana do pai de santo Tomás? Esse tipo de chantagem emocional estava errado, não estava?

Eu acho que estava errado e tão errado quanto a chantagem emocional que a Time fez, quanto a questão do Afeganistão.

Eu acho tão errado invadir paises muçulmanos pelas mulheres tiranizadas por lá quanto era errado o norte dos EUA invadir o sul dos EUA para libertar os negros tiranizados por lá.

Eu sou coerente.

E eu sei dos fins militares desonestos que estavam por trás da invasão do sul dos EUA por Lincoln: limitar a autonomia dos estados e colocar todo país nas mãos da oligarquia republicana.

Harriet Beecher Stowe, em 1852, tão errada quanto a Time, em 2010.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:41



Comentário de: Alex Castro Email

Daniel

"Não há um grupo político no Brasil que tenha em seu programa a facilitação do estupro de meninas em prisões, há? Se houvesse, e se esse grupo fosse a alternativa mais forte a uma ocupação estrangeira, eu estaria clamando por uma invasão - estadunidense, chinesa ou marciana."

Essa realmente é a grande questão, não? Por isso mesmo, nos meus exemplos, coloquei apenas o caso de vítimas do Estado Brasileiro - se não de uma política sistematica, mas pelo menos de uma política sistemática de descaso.

Mas, então, nesse caso, o Jorge levantou uma boa interessante: o Brasil foi o último país do ocidente a terminar com a escravidão - que era muito, muito pior do que qualquer coisa que faziam os talibãs...

Se vc vivesse naquela época, ao invés de tentar abolir a escravidão, vc estaria clamando por, digamos, uma invasão inglesa?

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:58



Comentário de: MattSimonato · http://armazemdommanolo.com

"Se vc vivesse naquela época, ao invés de tentar abolir a escravidão, vc estaria clamando por, digamos, uma invasão inglesa?"

Se eu fosse escravo, talvez.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 14:01



Comentário de: Selma

Invasões Imperialistas ao longo da história da humanidade, sempre trouxeram muito mais dor e atraso, do que se não tivesse acontecido. É um erro! No entanto acho que nações mais evoluidas ética e economicamente, podem pressionar diplomaticamente e oferecer ajuda à outras onde acontecem absurdos como o ex. da menina que teve o nariz cortado. As causa humanitárias urgentes em todo mundo, merecem atenção, reflexão e um ativismo forte e constante. É tudo o que podemos fazer para a evolução da humanidade como um todo. Trazer mais horror onde já há tanto sofrimento, é inconcebível. Nós também não aceitaríamos qualquer intervenção, mesmo tendo consciência dos problemas sociais que enfrentamos. Somos como um todo ainda bárbaros! A humanidade tem muito o que evoluir, a única coisa certa é que com guerras e opressão, com finalidades na verdade obscuras, não iremos a lugar algum. O que a humanidade pretende afinal? O fim da civilização?

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 14:15



Comentário de: Selma

Não tinha me dado conta que engoli alguns "s" . Bom post! Ah e incrível como tem gente que não entende o conteúdo do tema proposto mesmo.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 14:21



Comentário de: Tici

O q eu acho q o pessoal pró-invasao não tá considerando é q quem chegaria p invadir o país não seriam aqueles intelectuais progressistas e civilizados...

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 14:35



Comentário de: Hugo

"Invasões Imperialistas ao longo da história da humanidade, sempre trouxeram muito mais dor e atraso, do que se não tivesse acontecido".

Diga isso para as castas inferiores da India pré colonizacao britanica...

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:00



Comentário de: sleo · http://verbeatblogs.org/sergioleo

Só dois reparos, Alex: 1)a Time poderia trazer na capa a foto dos miliatres americanos metralhando inocentes, cnforme vazou no Wikileaks e o título: "é o que continuará acontecendo se os EUA NÃO saírem do Afeganistão". Os documentos do wikileaks teriam outros bons exemplos a dar. (As barbaridades do Taliban ocorrem aos montes com os EUA ainda lá; além da volta do tráfico de entorpecentes _ outra boa foto para a capa da Times _ que havia acabado sob o domínio talibã e floresce sobre o protetorado americano. 2) Os EUA invadiram o Afeganistão só como vingança contra a Al Quaeda? É assim que você resume a geopolítica e a diplomacia do petróleo naquele canto do planeta?

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:07



Comentário de: Pedro Burgos · http://burgospost.wordpress.com

Eu poderia falar o tanto que o antiamericanismo é uma historinha fácil, o quanto que os argumentos dizendo que os EUA poderiam ser invadidos são frágeis (trapalhada política é motivo de invasão por outro país? Sério?) ou o quanto que chamar o governo de canalha, oportunista e a imprensa de lambe-botas é, no mínimo, apressado. (já ouviu falar da Fox News, o canal que mais cresce em audiência? Nem a Veja e o Manirdi são remotamente tão anti-governo quanto eles. E o lance do Wikileaks que foi ignorado totalmente pela mídia dos EUA? Ah, não foi. Lá se vai a minha lógica.)

Mas vou concentrar em uma falha de lógica bastante básica de seus exemplos. No caso do Afeganistão e a TIME, a lógica é: era assim no país inteiro (talebãs no poder, menina é mutilada), não é mais assim. Queremos que volte a ser como era?

É simplista? É. Discutível? É. Sensacionalista? É. A revista diz que não marca posição mas marca? (Provavelmente).
Mas esse não é o ponto. Independente das razões escusas para a invasão (que aparentemente todo mundo sabe, mas é difícil para vc elaborar), me parece por tudo que li (não só da imprensa americana) que as mulheres de lá, hoje, não querem os talebãs de volta. Há uma diferença bastante marcante para os americanos (e diria o pensamento Ocidental cristão no geral) entre política de tortura e execuções oficial e mortes colaterais da guerra. O primeiro é desprezível, o segundo é ok. A TIME acredita que este pensamento é universal. Pode ser ingênuo? Pode. Eu sou jornalista há um tempo bastante razoável e digo que normalmente não há "grandes interesses" por trás das coisas.

Mas, voltando, seus exemplos não tem qualquer relação. a lógica é: o horror é assim (Como era? Não está claro) - e é o que vai acontecer se não invadirmos. Essa seria uma boa comparação com a capa da TIME que mostra a situação dos refugiados no Sudão e a manchete: O que está acontecendo enquanto demoramos para invadir.

Ops, essa capa não existiu. Mas bom, seria legal, é o que os porcos yanquees sempre fazem, não é mesmo?

Fora que, aí nos comentários que você fez uma defesa do argumento, há outra falha. Há uma diferença monumental entre uma política de Estado (talebã;) e descaso sistemático do estado. E chamar de "política de descaso" é fenomenal. Fosse política de descaso as autoridades nos casos que você citou tentariam justificar os incidentes, passariam a mão, não investigariam... Acho que não foi isso que aconteceu, foi?

Mas bom, quando falamos dos EUA, aquele povo que encenou o Pouso do homem na Lua e o 11 de Setembro, nunca é demais exagerar na mão.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:13



Comentário de: Alex Castro Email

pedro burgos,

moro nos EUA por opção e gosto muito desse país. me acusar de anti-americano por criticar uma capa manipuladora é bem ridículo. abraços.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:18



Comentário de: Francisco Boni Neto · http://www.twitter.com/boni_bo

O Taliban é uma organização que se mantém no poder através da coerção física e psicológica. Não é fruto de um movimento cultural independente de coerções maiores.


Se houvesse um grupo político, um movimento no poder, que apoiasse diretamente o estupro de meninas na prisão, eu gostaria que esse foco de poder fosse eliminado por uma invasão estrangeira sim.

Se existe outra cultura melhor, então eu gostaria que sim.


Relativismo cultural demais é dissonância cognitiva. Todo mundo sabe que os EUA seguem interesses estreitos e financiam governos alinhados com a política de Washington. Porém, essa pseudo-democracia é melhor que o estado teocrático do Taliban. Relativismo cultural demais é problema psicológico, abre a cabeça demais e faz o cérebreo saltar pra fora.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:23



Comentário de: Alex Castro Email

sergio,

concordo plenamente com a 1

e, sobre a 2, dado o clima do pós-11 de setembro, seria mt dificil o governo conseguir nao invadir o afeganistao... criminoso foi aproveitarem pra invadir o iraque tb!

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:23



Comentário de: Alex Castro Email

Francisco,

"Relativismo cultural demais é problema psicológico, abre a cabeça demais e faz o cérebreo saltar pra fora."

eu nao sei bem onde vc viu "relativismo cultural". eu acho os talibãs uns monstros, cretinos, assassinos, tirânicos, sem nenhuma qualidade redentora, etc etc. não tenho nada de bom a dizer sobre eles...

de qual relativismo vc está falando? se puder, cita o trecho do meu texto onde vc viu relativismo cultural, por favor...

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:26



Comentário de: Francisco Boni Neto · http://www.twitter.com/boni_bo

Eu sou chamado de anti-americano em muitos momentos. Mas sou a favor dos americanos nessa intervenção em específico. Não dá para comparar a pseudo-democracia brasileira com o estado teocrático, muitas vezes tribal, que existe num país que fora conquistados por inúmeros focos de poder durante milênios. Essa Terra nunca conheceu paz. Nem nós, aqui no Brasil, conhecemos paz. Mas mesmo num governado alinhado com Washington, numa pseudo-democracia, seria melhor do que o estado de coisas na mão do Taliban e dos extremistas islâmicos.


Não é o caso do Irã, que é um país dividido no meio entre extremistas religiosos e uma classe média mais secularizada. Lá, a teocracia é organizada de modo a dar certo grau de organização à várias camadas representativas da população, inclusive as mulheres (apesar da grande misogênia do regime). Lá, o país pode, ao menos sem ser completamente massacrado, se voltar com o governo (Junho de 2009). Já no Afeganistão a situação era absurda.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:30



Comentário de: Francisco Boni Neto · http://www.twitter.com/boni_bo

@Alex: "eu nao sei bem onde vc viu "relativismo cultural". eu acho os talibãs uns monstros, cretinos, assassinos, tirânicos, sem nenhuma qualidade redentora, etc etc. não tenho nada de bom a dizer sobre eles..."

Não sei se você foi relativista cultural, não estou te acusando.

Pensando melhor, poderia te chamar de relativista cultural, se for o caso analisar, porque você expressa uma situação de violência extrema no Brasil e compara com a situação de violência extrema no Afeganistão, sem realmente estipular que lá de fato não existe forma alguma de democracia e que, pelo menos aqui, há uma democracia incipiente.


Eu concordo com você que algum governo poderia utilizar isso como forma de pretexto para uma invasão. Mas você está a comparar um país tribal com um país em que o povo é letárgico e muitas vezes amoral, o Brasil.



Você acha o Taliban totalmente condenável. Você acha condenável só porque você vive nos EUA ou viveu na cultura secular-cristã americana ou brasileira ou porque realmente a cultura que existe no Taliban é PIOR DO QUE QUALQUER OUTRA, inclusive pior do a pseudo democracia incipiente brasileira ou a democracia americana alinhada com Washington que vão instalar no Afeganistão?


Se você acha que existe cultura pior do que a outra, então você deveria ver mais "prós" do que "contras" na intervenção americana no Afeganistão em específico.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:38



Comentário de: Alex Castro Email

Se você acha que existe cultura pior do que a outra, então você deveria ver mais "prós" do que "contras" na intervenção americana no Afeganistão em específico.

existem mts culturas piores q outras. a questao é se isso justifica uma invasão.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 15:44



Comentário de: Pedro Burgos · http://burgospost.wordpress.com

A capa é manipuladora se você entender que há uma grande interesse por trás e que a mídia (no caso, a Time) é deliberadamente enviesada atendendo alguma agenda. Qual é? Como você sabe?

E, perceba, eu não te chamei de antiamericano. Falei que você encampou os argumentos clássicos do antiamericanismo. Não tem qualquer relação com morar ou não nos EUA (Chomsky, Michael Moore, Greg Pallast... Grandes críticos, convservadores ou liberais, moram aí;). Mas é um argumento normalmente frágil. Especialmente quando comentamos apenas uma capa. Você leu a reportagem, aliás? Eu recomendo.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 16:08



Comentário de: Carolina Vigna-Marú · http://vignamaru.com.br/

pró: "Você, amigo leitor, que fica indignado com as tragédias, por favor, não deixe sua honesta indignação servir de justificativa aos fins militares desonestos de outros. Grato." [2]

contra: "Os EUA invadiram o Afeganistão só como vingança contra a Al Quaeda? É assim que você resume a geopolítica e a diplomacia do petróleo naquele canto do planeta?" [2]

vc precisa ver as capas da Veja, meu caro. coisa fina.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 17:06



Comentário de: Manuel

Adorei o post, alex. Só acho que talvez a capa (e estou falando apenas da capa, pq não li a reportagem) não seja tão manipuladora como vc pinta pq ela não está se referindo à invasão, mas à continuidade ou não da ocupação (a não ser que invasão e ocupação para vc sejam a mesma coisa). Sei q a continuidade da ocupação também traz inúmeros problemas (o sergio leo foi mto claro nesse ponto), mas o q nós temos q ver (e acho q a capa coloca esse lado da questão) é se eles são graves o suficiente a ponto de permitir q coisas assim voltem a acontecer (ou aconteçam com mais frequência). Claro que a política externa americana não é orientada por considerações altruístas desse tipo (me parece claro q o intersse dos EUA é sair do país o mais rápido possível), mas isso não é motivo para q nós e os cidadãos norte-americanos deixemos de levá-las em conta. Quer dizer, não acho q a capa justifica a invasão, de forma alguma, mas não estou tão certo quanto à continuidade da ocupação. Abraços

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 18:00



Comentário de: Hilton Ferraz

Vi num Tuíte da vida aí: "Se vc vivesse no BR no séc XIX, clamaria p/uma invasão inglesa p/acabar com horror da escravidão? Ou tentaria resolver domesticamente?"

Pois é. Os alemães também quiseram resolver domesticamente a questão do anti-semitismo. Já estavam em 6 milhões de mortos quando foram parados por uma invasão estrangeira.

Na questão do rapaz do Afroreggae, os policiais deixaram que os envolvidos resolvessem domesticamente a questão.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 18:46



Comentário de: Mordechai

"Grossman (psychology, West Point) presents three important hypotheses: 1) That humans possess the reluctance to kill their own kind;"

Esse mané não conhece o Brasil.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 19:33



Comentário de: googala · http://www.googala.opsblog.org

in the bull's eyes

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 19:38



Comentário de: Curioso

O que deveria ter sido feito em Ruanda, quando 800 mil morreram massacrados?

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 20:02



Comentário de: Kitagawa

EU acho que uma coisa são justificativas para invadir e ocupar, outra são justificativas para manter ou não uma ocupação que está em curso. A invasão e ocupação podem ter sido erros, mas por mais que sejam erros, não podem ser desfeitos simplesmente, a não ser que fosse possível voltar no tempo. Essa é que é a tragédia americana no Iraque e no Afeganistão: a partir do momento que voce, ao custo de muito dinheiro e de muitas vidas, já invadiu e ocupou um país, voce é diretametne responsável pelo seu destino, esse é o preço. Voce não derruba um governo pra entrega-lo a ratazanas piores e depois sumir do mapa. Voce não prende um pai estuprador pra deixar sua filha morando sozinha na rua. Tampouco devolve a filha ao pai estuprador.

Quanto às razões profundas que levaram EUA a invadir Iraque e Afeganistão, não acho que há resposta simples. A decisão não partiu de uma só consciencia, ela é resultante de inumeras forças e cada uma delas pode ter suas motivações, conscientes ou não. Cada um ve uma coisa, um ve dinheiro, um ve poder, um ve o futuro, outro ve justiça. Acho que é da natureza pragmática dos EUA pesar tanto fatores morais quanto estratégicos, tanto fatores financeiros como eleitorais.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 20:04



Comentário de: Eduardo

Nossa, isso é uma puta falta de sacanagem... Eu às vezes tenho nojo da imprensa. Vão todos arder no inferno.

Estudei História Militar por dez anos... até ler esse livro.

Outra coisa, qual foi o livro q vc leu, heim? Não vi nada indicando.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 21:12



Comentário de: Reinaldo Nolasco Sanches · http://twitter.com/rnsanches

Não entendi as comparações feitas com os casos acontecidos no Brasil.

Os casos que você citou são consequências da má administração e de nosso problema com segurança, que não conseguimos resolver porque ninguém tem solução imediata para acabar com o crime ou corrupção/má formação da polícia, pelo menos os políticos que colocamos no poder não tem.

O que aconteceu com a menina afegã é só mais um símbolo da opressão contra a mulher e das leis barbaras que existem naquele Pais. Este caso citado não é o único, este tipo de coisa é da cultura deles. O caso não tem nenhum relacionamento com os casos que você citou no Brasil, pois nunca incentivamos ou defendemos estas práticas.

As invasões americas no Afeganistão não tem nenhuma ligação com este tipo de coisa, foi pelos terroristas que atacaram os EUA e outros Países na Europa. E você sabe disso como qualquer outra pessoa aqui.

Você deveria ter feito uma análise melhor no seu texto antes de tentar iludir com falácias.

Vai dizer também que temos problemas aqui parecidos com o do Irã que mata a pedradas mulheres infiéis e que não devemos interferir porque isso é comum e acontece nas melhores famílias?

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 23:02



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas, então, nesse caso, o Jorge levantou uma boa interessante: o Brasil foi o último país do ocidente a terminar com a escravidão - que era muito, muito pior do que qualquer coisa que faziam os talibãs...


Não sei se era pior do que o que fizeram com a menin (ok, não foram os talibãs, foi a família dela), mas a questão que quis levantar é outra: fazer esse tipo de chantagem emocional é errado, sempre? É errado para justificar a invasão do Afeganistão? Também era errado para justificar a invasão do Sul Escravagista?Afinal, o problema é a manipulação emocional, ou o problema é a causa?

Porque a manipulação emocional também foi usada para incitar a luta contra a escravidão.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 00:43



Comentário de: Alex Castro Email

jorge,

nao houve invasao do sul escravista. foi uma guerra civil. um assunto interno dos eua...

vc tá parecendo o povo aqui da louisiana q ainda (acredite) chama a guerra civil de war of northern aggression!

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 00:54



Comentário de: Genaro

Os EUA são obcecados pela guerra, pela invasão. Não é à toa que eles têm 800 bases militares espalhadas pelo mundo. Se não estiverem invadindo o Afeganistão, o Iraque, irão invadir a Venezuela, a Coreia do Norte, o Brasil etc.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 06:16



Comentário de: Ana

"Se vc vivesse naquela época, ao invés de tentar abolir a escravidão, vc estaria clamando por, digamos, uma invasão inglesa?"
A diferença é que brancos e até negros e mulatos livres-Luiz Gama, por exemplo- podiam defender a Abolição com certa liberdade. Havia uma chance da Abolição-ainda que tardia-vir e vir pacificamente, como veio. Será que secularistas e feministas no Afeganistão do Talibã terão uma chance de defeder suas ideias? Agora, do ponto de vista dos escravos, excluídos dos direitos mais básicos, provavelmente, a invasão inglesa seria uma boa coisa. Não duvido que seja para as afegãs. Se você escolheu pensar nos interesses dos Talibãs em vez de nos das mulheres, o problema é seu, não da Time.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 10:18



Comentário de: Gustavo · http://gustavo-lopes.deviantart.com/

No fim, de todos os critérios mais ou menos nebulosos (e todos são, inclusive a altamente arbitrária soberania nacional) para invadir ou não invadir, fico com o body count: quando mais inocentes serão mortos/feridos pela não-invasão que pela invasão, esta última se justifica (caso do Sudão, certamente, e talvez do Iraque, mas não do Brasil ou da Venezuela).

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 10:43



Comentário de: Andre · http://acimadedeus.blogspot.com

Comparar as situações descritas, que ocorreram no Brasil, e NÃO tiveram apoio nem popular, nem do governo, e que não são situações corriqueiras e normais, nem dados da cultura nacional, com mutilação feminina, que é sim um dado cultural de lá, que tem o apoio de quem manda por lá, que tem o apoio inclusive de quem obedece por lá, é ridículo.

Pra não variar, comparar desiguais só faz com que o pior se pareça melhor...

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 11:10



Comentário de: Diogo

FERINHA, VOCÊ NÃO TEM IDEIA DO QUE ACONTECE NO AFEGANISTÃO. A POLÍTICA OPRESSORA DO TALIBÃ É EXTREMAMENTE CRUEL. A NOSSA DITADURA, NA QUAL VIVEMOS NO SÉCULO PASSADO, É PURA FICHINHA EM RELAÇÃO COM A DELES. EU RECOMENDO QUE VOCÊS LEIAM "A CIDADE DO SOL"

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 11:59



Comentário de: Gran Kain · http://casal10.evonblogs.com.br

parabens por mais este post =)

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 12:11



Comentário de: Fernanda

Eu acho que tem mais é que estampar as capas de revistas com essas fotos mesmo e contar todas as histórias de terror sobre esses malucos pra que o ocidente acorde e faça algo a respeito.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 12:30



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Alex,

Questão de semântica ou história?

Ou, por outra: quando os ingleses mandaram tropas para as colônias rebeldes no século XVII, isso foi uma invasão, ou não? Se foi, por que Lincoln atacando o Sul dos EUA não foi? Se o Sul fosse vitorioso, isso seria considerado hoje uma invasão?

Que confusão!

Mas o principal é outra coisa: por exemplo, tenho um amigo chamado José da Silva. Ele viu a foto e achou uma chantagem emocional terrível e desonesta. Mas ele é contra a ocupação do Afeganistão.

No caso da famosa foto da menina vietnamita que correu nua e pegando fogo, na guerra do Vietnã, ele acha que essa foto tem, sim, que ser divulgada, e não, ele não acha que divulgar essa foto é fazer chantagem emocional terrível e desonesta. Mas no caso o Zé é contra os EUA terem enviado tropas para o Vietnã.

Então, ficou assim: O meu amigo Zé é contra a divulgação da foto da afegã sem nariz durante o debate sobre a presença das tropas americanas no Afeganistão, porque essa foto emociona as pessoas a favor da presença de tropas americanas no Afeganistão. Mas ele é a favor da divulgação da foto da menina vietnamita correndo nua e pegando fogo durante o debate sobre a presença de tropas americanas no Vietnã, porque essa foto emociona as pessoas contra a presença de tropas americanas no Vietnã.

Então, ele não é contra a chantagem emocional desonesta em si. Ele é contra a chantagem emocional desonesta quando é por uma causa que ele desaprova. E é a favor quando é por uma causa que ele aprova.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 12:35



Comentário de: Amora

A questão não é se lá eles cortam nariz, pinto e
grelo. A questão é usar isso como pretexto pra
invadir um país desrespeitando sua SOBERANIA.
Em casos de torturas coletivas a ONU tem que
intervir. Em caso de torturas individuais que o
próprio país resolva, afinal, roupa suja se lava
em casa. Em alguns locais na Africa eles castram
garotas, na China matam meninas recém-nascidas,
em vários países da América Latina crianças são
abusadas...Isso nunca foi desculpa pra invadir.
Estão rindo da inteligência da gente, dizendo
"olha, esse povo não sabe governar, vamos usar
nossa experiência e governar pra eles"...kkkk

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 15:45



Comentário de: Ana

"olha, esse povo não sabe governar, vamos usar
nossa experiência e governar pra eles"
Antes da invasão, os afegãos estavam se governando ou era um grupelho radical que os governava? E quando um governo-fantoche apoiado pela URSS-antes ainda da invasão soviética- governava o país, eles também estavam se governando? Ainda bem que você está aí para defender a sensibilidade das ditaduras, que-coitadas- ficam chocadas com as capas de revistas.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 18:18



Comentário de: Hugo

Eu vejo essas analogias...e fico a pensar - o cara escreveu isso como um experimento literario em eristica ou a intencao era outra? Ou os dois?
De qqer maneira valeu pela indicacao do On Killing - must tambem para qualquer um que treine a serio defesa pessoal ou arte marcial.

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 19:04



Comentário de: Tici

O Afeganistão tem um nada invejável histórico de invasões por outros paises: mais recentemente pelos soviéticos, como já foi dito, e antes deles pelos "civilizados" ingleses.
Coincidência ou não, em TODAS as vezes a herança deixada foi de violência, destruição, revolta e miséria - ingredientes q alimentam movimentos extremistas, e não o progresso cultural.

E mesmo q se justifiquem as terríveis barbaridades cometidas contra civis como efeitos colaterais em prol de um "bem maior", é impossível não considerar todas as evidências históricas em contrário e ainda acreditar q invasões sejam a solução...

PermalinkPermalink 02.08.10 @ 19:23



Comentário de: Presentes Personalizados · http://www.armazemdopresente.com.br

Tenebroso.

PermalinkPermalink 03.08.10 @ 19:04



Comentário de: Novaes · http://www.gmail.com

Enquanto vocês criticam a revista Times, o Lula e sua equipe de malandros bem treinados toma conta do planalto.
Americanos, Talibã e Afeganistão isso é briga de marido e mulher... ninguém mete a colher.
Acho que seria interessante invadirem o Brasil, muita coisa iria melhorar...
Fiquei lendo os comentários do post e fica notável que parecemos vermes falando de vermes... a nossa casa esta suja e estamos falando da porca da vizinha ... é isso ?

Abraço amigos

PermalinkPermalink 06.08.10 @ 16:24



Comentário de: Marta

Ei, vcs estão muito concretos, aquela capa não sugere sugere uma interpretação tão simples assim de que os americanos estão lá, ou estiveram, para impedir
que mocinhas afegãs continuem a ter seus rostos retalhados. Aquela capa é uma maneira de dizer o que o que o regime talibã representa para os americanos e para o mundo ocidental. É o regime talibã reduzido a uma imagem que diz tudo dele. É uma imagem que representa muito mais do que ela está mostrando, é uma parte que diz do todo da ideologia talibã. É uma metáfora daquele regime ou metonímia dele. Aquela imagem com o texto (a pergunta) pode ser assim interpretada: se desocuparmos o Afeganistão, se recuarmos, isso pode significar a expansão daquele regime fundamentalista, violento, terrorista, autoritário, e a multiplicação de seus atos pelo mundo. Aquela capa diz, também: se eles fazem isso com os seus próprios, imagina o que não fariam com aqueles que não são dos seus,como já fizeram ao explodirem as Torres Gêmeas. Ora, quem é hoje que tem o poder de deter a expansão daquele regime no mundo? Só os americanos mesmo, como seu poderio militar. Goste-se ou não deles, são eles, os americanos, que podem enfrentá-los, mesmo porque precisam de se defender de futuras investidas terrositas contra eles. Ao combaterem os talibãs, eles acabam por defender o ocidente, os valores ocidentais, dos dos quais comungamos e estamos inseridos. Os talibãs não são ameaça apenas para os americanos,eles são uma ameaça ao ocidente. Eles odeiam os valores ocidentais, simbolizados pela sociedade americana,
seu alvo mais direto. Os casos que vcs apontaram no Brasil, como que pudessem ser usados pelos americanos como desculpa para nos invadir, ou invadir qualquer outro lugar que padecesse de males semelhantes, não tem nada a ver com o que representa o perigo talibã para os EUA. Nossas mazelas, nossa violência, a corrupção do Estado, tem a ver com desgoverno, com impunidade, com miséria, com a incompetência de nossas autoridades, com os desmandos etc, e não representam um regime a ser combatido por forças externas, porque nossas mazelas só ameaçam a nós mesmos brasileiros. Fantástica aquela capa. Merecia ser estudada em nossas aulas de jornalismo e publicidade. Critiquem os EUA, mas não deixem que o sentimento anti-imperialista os impeçam de enxergar mais além e de admirar a capa de uma revista que, inteligentemente, com pouco,
falou muito. Abraços.

PermalinkPermalink 04.10.10 @ 03:36



Comentário de: insanity dvd workout · http://www.fadatextiles.com/

I've been marketing on Adwords for years, so I thought I knew what I was doing. It seemed like it would be a great place to try some advertising since just about everyone uses it.

PermalinkPermalink 19.08.11 @ 14:36



Comentário de: ray ban sunglasses outlet store · http://www.aleksoff.net/

I visit your web site every once in a while and I just have to mention that I like your template!

PermalinkPermalink 06.09.11 @ 04:32



Comentário de: burberry outlet · http://w7summercc.fuwu.taskcn.com/news/detail?id=712299

Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the screen in Opera. I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I figured I'd post to let you know. The style and design look great though! Hope you get the problem fixed soon. Thanks

PermalinkPermalink 29.09.11 @ 01:34




I must admit that this can be one particular wonderful insight. It surely gives a company the opportunity to get in around the ground floor and really take part in creating something particular and tailored to their needs.

PermalinkPermalink 29.09.11 @ 16:08



Comentário de: samsung un55d8000 review · http://www.youtube.com/watch?v=yuNpY5enQwk

What youre saying is completely genuine. I realize that everybody ought to say exactly the same factor, but I just think that you set it in the way that everyone can understand. I also enjoy the pictures you put in here. They match so well with what youre looking to say. Im certain youll get to numerous people with what youve obtained to say.

PermalinkPermalink 06.10.11 @ 10:38




What youre saying is entirely correct. I realize that everybody should say precisely the same thing, but I just feel that you put it in a way that everyone can realize. I also really like the images you set in here. They match so effectively with what youre looking to say. Im positive youll reach numerous individuals with what youve got to say.

PermalinkPermalink 16.10.11 @ 23:44




How to start a web page? I understand the fact that I have to acquire a domain name or a little something such as that?

PermalinkPermalink 02.11.11 @ 06:27



Comentário de: Kayce Longe · http://buzzbm.com/story.php?id=233185

Beyonce is very much set to make number 1 regarding this weekend's album charts, bumping Lady Gaga away from the top spot. The States vocalist, who headlined at Glastonbury, is promoting her album, 4, three times as rapidly as chart rivals as mentioned in (blank) the Official Chart Update.

PermalinkPermalink 11.11.11 @ 00:25



Comentário de: Yen Wrisley · http://delicious.com/timmypmcfarla?count=15

The celebrity musician, Lady GaGa has been for a while journeying in lots of areas of the world, carrying out appearances on Tv shows, and performing

PermalinkPermalink 14.11.11 @ 18:14



Comentário de: Geraldo Longerbeam · http://relatesocial.com/story.php?id=152975

Derülo is now outlining his quest creating the album, Future History as a result of a succession of webisodes that seem to be listed on his official internet page every Fri

PermalinkPermalink 14.11.11 @ 19:34



Comentário de: Niemiecki Krakow · http://www.pl.yrado.net/Wakacyjne-kursy-jezykowe-.html

The best language school available for you today!

PermalinkPermalink 15.11.11 @ 10:04



Comentário de: Reverse Phone Lookup · http://www.reverse-phone-lookup.us/

I want to create a blogspot of my own and want to earn some money from that. Is possible?.

PermalinkPermalink 22.11.11 @ 12:01



Comentário de: Darren Luv · http://wgjhkyacrqrt436.net

I like this web site its a master peace ! Glad I discovered this on google. "Observe your enemies, for they first find out your faults." by Antisthenes.

PermalinkPermalink 22.11.11 @ 14:24




you utilize a fantastic web site right here! would you like to have got request content by myself weblog?

PermalinkPermalink 01.12.11 @ 16:14



Comentário de: computer chicago · http://www.jexet.com

This is the best web blog I have read.

PermalinkPermalink 05.12.11 @ 03:09



Comentário de: Ricky Zeidan · http://www.sanramon.org/user/68258

I am continuously browsing online for posts that can help me. Thanks!

PermalinkPermalink 30.01.12 @ 02:04



Comentário de: north face jakker · http://www.northfacejakkerdk.com

No matter the ending is perfect or not, you cannot disappear from my world.

PermalinkPermalink 07.02.12 @ 05:09




Heya this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I'm starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get guidance from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

PermalinkPermalink 09.02.12 @ 15:36



Comentário de: Proothisi istoselidon · http://prosarticles.blogspot.com/

Thanks a ton for taking a few minutes to line this all out for people. This write-up ended up being quite helpful if you ask me.

PermalinkPermalink 11.02.12 @ 04:17



Comentário de: dolce gabbana homme · http://www.dolcegabbanahomme.com

It was fun visiting here. Wishing you a great day! I wish everyone have had a great day.

PermalinkPermalink 11.02.12 @ 04:49



Comentário de: quotes on lost love · http://iquotesonlove.blogspot.com/p/quotes-on-lost-love.html

This is the turn Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino diary for anyone who wants to assay out out active this issue. You note so much its nigh wearing to argue with you (not that I really would want…HaHa). You definitely put a new twisting on a subject thats been scrawled nearly for geezerhood. Prissy lug, just extraordinary!

PermalinkPermalink 16.02.12 @ 23:26




ABC Article Directory | Content |Submit Posts | Article Search ...

PermalinkPermalink 19.02.12 @ 11:16



Comentário de: Adam Fraunfelter · http://736hadkha82.com

zaje whore bisty Instruction

PermalinkPermalink 21.02.12 @ 15:22



Comentário de: quotes on lost love · http://iquotesonlove.blogspot.com/p/quotes-on-lost-love.html

This is the correct Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino diary for anyone who wants to assay out out about this theme. You react so such its almost exhausting to present with you (not that I really would want…HaHa). You definitely put a new aerobatics on a message thats been backhand near for life. Fastidious whatsis, simply high!

PermalinkPermalink 21.02.12 @ 18:26



Comentário de: invest liberty reserve · http://highhyip.com/join-liberty-reserve/

This is the straight Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino journal for anyone who wants to move out out active this topic. You asking so much its nearly wearing to contend with you (not that I really would want…HaHa). You definitely put a new twist on a matter thats been shorthand nigh for years. Respectable block, but enthusiastic!

PermalinkPermalink 24.02.12 @ 18:35




This is the rectify Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino journal for anyone who wants to act out out most this issue. You attention so often its nearly effortful to converse with you (not that I real would want…HaHa). You definitely put a new aerobatics on a subject thats been written near for age. Prissy sundry, simply large!

PermalinkPermalink 24.02.12 @ 20:37




This is the right Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino journal for anyone who wants to act out out active this topic. You asking so some its nearly wearing to reason with you (not that I real would want…HaHa). You definitely put a new acrobatics on a issue thats been scripted around for years. Prissy foul, just zealous!

PermalinkPermalink 27.02.12 @ 06:50




This is the turn Coisas que Nunca Mais Aconteceriam em Caso de Invasão Americana - Liberal, Libertario, Libertino diary for anyone who wants to seek out out nigh this theme. You attention so more its near effortful to represent with you (not that I really would want…HaHa). You definitely put a new spin on a topic thats been engrossed around for life. Prissy lug, only zealous!

PermalinkPermalink 27.02.12 @ 13:22



Comentário de: sergio

Em menos de 1 minuto você estará assistindo TV de graça www.tvhd.com.br

PermalinkPermalink 27.02.12 @ 13:34



Comentário de: edward colson · http://www.ttttttt.com

i was always intersted i this subject and still am, thanks for placing it up

PermalinkPermalink 28.02.12 @ 00:16



Comentário de: games online free play · http://www.facebook.com/pages/1stScratchCardscom/255900674481120

There are many web-sites to play on. What is right for a person new to trying to play?

PermalinkPermalink 29.02.12 @ 19:25




Chop your own wood; it will warm you twice. - Mack King

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 07:36



Comentário de: Glasmosaik · http://www.mosaik-4you.de/glas-mosaik/


PermalinkPermalink 24.03.12 @ 05:58



Comentário de: Stephanie Green · http://howtodoseo.org/combat-boredom-win-prizes.html/

What cannot be cured must be endured. - Edmund Spenser

PermalinkPermalink 03.04.12 @ 15:34




Be just before you are generous. - E. Haywood

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 09:30




A miser is like a person with bread who is starving. - Middle Eastern

PermalinkPermalink 18.04.12 @ 23:16




A gentle hand may lead even an elephant by a hair. - Iranian

PermalinkPermalink 21.04.12 @ 02:30



Comentário de: camping sites uk · http://campingtentsshop.com/brand/MSR/

Worry often gives a small thing a big shadow. - Swedish

PermalinkPermalink 22.04.12 @ 23:44



Comentário de: new forest camping · http://campingtentsshop.com/brand/Hatley/

A great one must have a long heart. - Ethiopian

PermalinkPermalink 25.04.12 @ 08:33



Comentário de: Kształtki Styropianowe · http://www.styroplast.pl/ksztaltki-styropianowe


PermalinkPermalink 28.04.12 @ 04:26



Comentário de: free likes facebook · http://www.freelikesfacebook.com/

Hey there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no data backup. Do you have any methods to stop hackers?

PermalinkPermalink 18.05.12 @ 06:29




Great homepage

PermalinkPermalink 21.05.12 @ 22:24



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Amor

Próximo post: World War Z

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site