Narrativas em Primeira Pessoa

 Dom Casmurro MACHADO DE ASSIS Hoje em dia, ainda mais em um país onde quase cada pessoa alfabetizada leu Dom Casmurro, toda narrativa em primeira pessoa é (ou deveria ser) contra o narrador.

Então, um pedido:

Não presuma que o escritor concorda com as opiniões emitidas por seus narradores.

(Dado o cenário literário atual, eu diria que quase sempre as opiniões do escritor são opostas às do narrador em primeira pessoa. Aliás, quanto melhor o livro, mais opostas. Só mesmo autores novatos ainda cometem narradores em primeira pessoa que, na verdade, são alter-egos deles mesmos.)

Outro pedido, portanto, mais encarecido ainda:

Evite citar um personagem como se fosse o escritor.

(Quem disse "ser ou não ser" não foi Shakespeare, mas o personagem Hamlet, na peça homônima de Shakespeare. Quem disse que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria não foi Machado de Assis - que, por acaso ou não, também não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria - mas o personagem Brás Cubas, no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Sacou?)

Em nome de todos os escritores de ficção - vivos, mortos ou ainda não-nascidos - eu agradeço.

 Machado de Assis: Obra Completa  Coleção Teatro Completo - Shakespeare
Obra completa de Machado de Assis, de R$650 por R$521. Teatro completo de Shakespeare, de R$327 por R$245. Comprando por aqui, você economiza, ajuda a manter seu blog preferido e acumula pontos cármicos. Além disso, o Submarino parcela tudo em trocentas vezes sem juros no cartão.

 

28.05.10


Categorias: Livros


Posts similares:
Teatro Completo de Shakespeare
Pirraça Anti-Machado
A delicadeza e o estupro

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: rayssa gon · http://presencadapeste.blogspot.com

Pode deixar. Mas acho que quanto melhor o livro, mais difícil de separar o personagem (não existente, algo criado) do autor de carne e osso.

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 16:43



Comentário de: Rogério Santos · http://www.efemeridesbaianas.blogspot.com

Num país onde muitas pessoas (inclusive as "mais esclarecidas") ainda confundem os atores e atrizes com as personagens, isso não é normal, mas compreensível.

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 16:55



Comentário de: Hilton Ferraz

Gostei do seu blog. Bem legal. Mas parece um macacão de F1. hehehe Tem que tomar cuidado onde clica pq tudo é link!
Abraço!

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 17:08



Comentário de: Alex Castro Email

Oi Hilton...

Bem, vc tem razao. Td o que é clicavel é link. se nao for link, é pq nao é clicavel. se nao é clicavel, é pq nao é link. :)

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 17:13



Comentário de: Roberto · http://roberto.dealmeida.net/

E se você (Alex) diz uma frase que eu gosto, mas anos depois você muda de opinião e passa a não acreditar mais naquilo? Posso citá-lo mesmo assim? Ou tenho que dizer que aquilo é uma frase do Alex de 2010?

Se você diz algo brincando e eu levo a sério, e aquilo passa a ser importante para mim, e faz todo sentido do mundo? Posso atribuir a frase a você mesmo assim?

Acho que "ser ou não ser" é de Shakespeare: foi ele quem disse. Se ele concorda ou não, se foi por um personagem ou não, é irrelevante. As frases por si só não são nada, dependem mais do contexto e da importância que as pessoas atribuem a elas.

Just my 2 cents.

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 17:18



Comentário de: rayssa gon · http://presencadapeste.blogspot.com

a essencia do link é ser clicavel.

a filosofia do click no blog.

amei!!!

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 18:00



Comentário de: Fabio Robbe

Desculpe, mas a pergunta é inevitável: e se o personagem tiver o nome do autor, tipo Dante? Pra mim é uma questão de... nem sei direito. Gramática? Se um cara chamado Gildo Carlos escreve um livro em primeira pessoa com o personagem Gildo Carlos, que defende idéias de supremacia racial, por exemplo, faz sentido ele dizer depois "é claro que não é iso que eu penso"? Ou o que ele esperaria que as pessoas pensassem?

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 18:17



Comentário de: pedro · http://quilombo.blogsome.com

Yes... concordo.

Eu escrevo e faço questão de que meus personagens não sejam eu (claro que num sentido último eles são).

A gente não deve escrever para dar nossa opinião. Opinião, aliás, é blá.

----

Só que acho q o cara do link quis dizer publicidade... realmente seu blog parece macacão de fórmula 1, não por ter "links", mas por ter muita publicidade.

Mas tudo bem, hein? É um dinheirinho...

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 18:46



Comentário de: Alex Castro Email

se o povo q nao gosta de anuncio depositar na minha conta o equivalente em dinheiro q ganho com os anuncios, eu juro que paro! dividindo entre os mais ou menos 5 mil leitores habituais, fica super barato!

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 19:03



Comentário de: Alex Castro Email

Fabio...

mesmo nesse caso, sim...

se o texto é ficcional, vc nao pode mesmo presumir q é opiniao do autor...

quer dizer, poder vc pode... se quiser falar isso, pode.... pode falar o que quiser, claro...

mas vai estar enganado se achar que algo q o dante-narrador falou é necessariamente algo que o dante-pessoa diria ou pensaria...

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 19:07



Comentário de: Alex Castro Email

Roberto,

isso acontece mt. e, qd acontece, é customeiro a gente apontar, pra nao gerar imprecisao ou mal entendido:

"de acordo com o jovem lukacs (antes de entrar para o partido comunista em 1920) etc etc"

"de acordo com o velho Chesterton (depois de se converter ao catolicismo) etc"

como eu disse ao fabio acima, poder, vcs podem escrever o que quiserem, claro.... mas, por exemplo, qd se trata de autores que mudaram publicamente de posicao ao longo da vida, é costumeiro fazer essa ressalva ou clarificacao sim...

"segundo alex castro, antes de ele virar comunista" etc

PermalinkPermalink 28.05.10 @ 19:11



Comentário de: Hilton Ferraz

Que isso, nada contra a propagandas. Já comprei algumas coisas por indicações de blogs/sites. Nada no seu, :/ hehehe mas não acho errado o dono do blog ganhar uma "laminha" por anúncios. Principalmente por anúncios pertinentes ao assunto do blog.
Falei do macacão só pela publicidade mesmo. Sem stress.
Aliás... cada pessoa que comenta neste blog é uma 'instituição'... "meus personagens"... Nunca tive um personagem pra chamar de meu... hehehe

PermalinkPermalink 07.06.10 @ 22:10



Este post tem 2 comentários aguardando aprovação...

Os comentários estão fechados para esse post.

Post anterior: Polêmicas

Próximo post: Liberal Libertário Libertino, o Livro!

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site