Lula e os Prisioneiros Políticos Cubanos

Tem muito gente reclamando de que Lula foi a Cuba e não falou sobre a questão dos presos políticos.

O último foi o Gabeira, de cuja biografia já não restam nem os farrapos, republicando em seu blog artigo de Mario Vargas Llosa.

 Por que Cuba? Cuba por Korda

Não entendo bem essa crítica. Que Cuba é uma ditadura, isso todo mundo sabe - leiam meu livro Radical Rebelde Revolucionário - Crônicas Cubanas.

Mas qual é o Chefe de Estado, QUALQUER Chefe de Estado, que em visita oficial a um país, QUALQUER país, fica metendo o bedelho em suas questões políticas internas?

Fico pensando se essas pessoas (que reclamam do Lula ir a Cuba e não falar de prisioneiros políticos) gostariam que Lula fosse aos Estados Unidos e falasse dos prisioneiros ilegais em Guantánamo. Ou da guerra e ocupação ilegais do Iraque, baseadas em mentiras do governo anterior. É isso que querem? É essa que desejam que seja a postura externa da diplomacia brasileira?

 Século das Luzes, O Máscaras

Fico pensando também o que diriam se, mais tarde, os presidentes de Cuba ou dos EUA visitassem o Brasil e viessem NOS enfiar o dedo na cara sobre o desmatamento da Amazônia ou sobre nossa enorme desigualdade sócio-econômica.

Será que iriam ouvir calados? Ou será que bateriam no peito para bradar que estrangeiro não tem nada que se meter nas nossas questões internas?

Pois, pois.

* * *

Atualização

O leitor Sal perguntou:

Não creio que um direito universal e fundamental que é a liberdade de expressão seja um assunto limitado a ser discutido internamente, ou então não seria universal. Até os EUA aceitam críticas com relação a Guantánamo. Foi cogitado seu fechamento pelo Obama. Pq os irmãos Castro só aceitam elogios e puchasaquismos? O que dá pra entender do sr. Lula é que devemos também respeitar ditaduras. Vc concorda com isso?

Então, vamos lá.

Pra começar, não estou personalizando e falando do "Lula" - o título tem o nome dele porque a crítica é sempre contra ele pessoalmente. Eu não acho que o Lula deve ou não deve fazer porra nenhuma. Estou falando do Presidente do Brasil - que, por acaso, é o Lula, em quem eu não votei nesse mandato, mas que poderia ser qualquer um.

Por uma questão de diplomacia e bons costumes, o Presidente do Brasil não deve sair por aí dando pitaco nas questões internas de outros países soberanos, mesmo que esses países soberanos sejam ditaduras que mantenham prisioneiros políticos.

O silêncio do Presidente do Brasil sobre qualquer questão interna de qualquer país soberano não quer dizer uma tomada de posição (ou seja, se não criticou um massacre de civis, então é porque apóia o governo ditatorial que o cometeu, etc), mas simplesmente boa educação e boa diplomacia.

Não existem direitos universais. O cidadão brasileiro tem alguns direitos (como liberdade de expressão) porque esses direitos são garantidos por uma constituição legitimamente promulgada e assegurados por um estado legalmente constituído.

Esses pretensos "direitos universais" não são nem direitos e nem universais. Não significam nada, não garantem nada. Quem disse que são direitos? Quem garante seu exercício? Qualquer um pode levantar o dedo e proclamar que, de agora em diante, possuir uma cópia do meu livro Mulher de Um Homem Só é um direito inalienável de todo ser humano, mas e daí? Simplesmente dizer isso (sem a legitimidade de falar universalmente em nome de todos os humanos e sem o poder para de fato de garantir esse direito) simplesmente não quer dizer nada.

Por fim, o leitor pergunta: "Pq os irmãos Castro só aceitam elogios e puchasaquismos?"

Deve ser porque eles são dois ditadores safados, não? Juro que não entendo esse tipo de pergunta. Será que você entende mesmo o significado de "ditador", "ditadura", essas coisas?

Ficou claro ou quer que eu soletre?

* * *

Radical Rebelde Revolucionário

Meu livro sobre Cuba, Radical Rebelde Revolucionário, escrito em 2007, e disponível em forma de ebook, está vendendo muito bem, obrigado. Algumas das melhores crônicas estão disponíveis no blog. Para todas as outras, só comprando o livro. Abaixo, algumas das minhas preferidas:

O Período Especial e seu Apartheid
A Salada Monetária Cubana
Os Jineteiros
Dionisio, Um Chileno Malandro
As Jineteiras
Cinema Cubano

* * *

Para quem tiver curiosidade, eis aqui algumas coisas que já disseram sobre o livro:

Por Que Che Não Escreveu Isso Antes?, pelo insuspeito anti-comunista Adailton Persegonha, do Leite de Pato:

o desfilar de seus personagens reais, a paisagem de um país perdido entre o presente, o passado e um futuro sempre incerto, as confusões de suas diversas moedas, sua crítica ácida (e ranzinza no meu modo de ver) do turismo sob a batuta do seu imenso poder de observação e objetividade me fizeram ter um sonho: ver este livro lançado em território cubano!

Soy Cuba! Suite Havana

* * *

Chato, Crítico e Cínico, por Marcos Donizetti:

"Alex Castro é outro tipo de pessoa, tão ou mais irritante que os já citados, para ser sincero. Seja ele visto como um liberal libertário ou como um rebelde revolucionário, ele na verdade é um chato, crítico e cínico. É exatamente por isso que eu o acho a pessoa mais “confiável” para falar sobre Cuba, por mais que ele mesmo deixe claro já no início de seu livro Radical Rebelde Revolucionário que talvez nada do que ele relata nas 155 páginas seguintes seja verdade. É um bom começo."

* * *

E o Alex Castro Gosta de Picadura, do Uber-Blogueiro Cardoso:

Hum. Intelectual. Que fuma cachimbo. Passeando em Cuba bancado por universidades para estudar a Disneylandia do Socialismo? Isso sempre dá naqueles livros chatíssimos onde o cara republica propaganda do Partido, ou então é escrito por um anticomunista ferrenho que vai passar o tempo todo falando das atrocidades da Revolução. Todo livro sobre Cuba cai nesses dois modelos. (...)

O livro é excelente, li de uma sentada só, mesmo com isso soando altamente comprometedor em um post com esse título. São 155 páginas com crônicas deliciosas, onde ele conta seu dia-a-dia na terra de Fidel. Ele descreve um povo como qualquer outro. Alegre, triste, otimista, conformado, assustado, orgulhoso, envergonhado.

Ele encontrou Dolores, a bibliotecária mais sensual desde a Barbara Gordon, descobriu que os cubanos também usam o Jeitinho Brasileiro e aprendeu que quem decide o menu é o burocrata do Governo que escolhe quais produtos colocar nas lojas naquela semana. Passou por saias justas com vendedoras de abacaxi, apaixonou-se por vários pés (longa história) e enganou a polícia para tomar sorvete barato.

Alex alterna momentos líricos com o mais puro sarcasmo. (...) Ele comete vários pecados que farão com que a Academia odeie seu livro, e desejasse estar sob o Regime Cubano, onde Alex seria preso e seus livros proibidos. Ele cita o prosperidade artificial graças ao Regime Soviético, conta que os jornais oficiais são subsidiados, e que o povo os usa como substituto de papel higiênico, conta dos táxis para cidadãos, proibidos por lei de levar turistas, e constantemente parados pelo polícia. (...)

Mesmo assim, Radical Rebelde Revolucionário não é um ebook-denúncia. Nem tudo é ruim, nem tudo é um dramalhão mexicano. Alex não tem uma agenda oculta através do livro. Ele consegue falar mal de uma coisa, e na próxima crônica falar bem de outra. Mostra que por detrás da propaganda e da antipropaganda há gente. E gente é sempre interessante.

Recomendo muito a leitura do livro.

* * *

Radical Rebelde Revolucionário

Leia mais sobre o livro ou já vá direto comprar. Você recebe o livro por email assim que o pagamento cair.

 

18.03.10


Categorias: Cuba


Posts similares:
Brigando por Causa de Cuba
Uma Cuba Humana, Năo Ideológica
Radical Rebelde Revolucionário

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.wordpress.com

Oi, Alex.

Mas, ômi, é difícil fazer o povo entender que os direitos não são algo assim, natural. Que são construídos històricamente e que dependem de positivação em algum ato de vontade política, como a Constituição ou as leis. Que o direito que você tem no Brasil você não necessàriamente tem em outro lugar. Para exemplificar: ainda ontem eu comentava com Digníssima que, no tempo do Marechal Hermes, greve era "assunto de polícia" porque realmente não havia direito à greve, mas, depois da pressão social, passou a haver previsão legal e hoje existe esse direito.

Difícil, viu.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 10:26



Comentário de: Caronte

"Mas qual é o Chefe de Estado, QUALQUER Chefe de Estado, que em visita oficial a um país, QUALQUER país, fica metendo o bedelho em suas questões políticas internas?"

Lindo na teoria e concordo com vc, porém o Lula não concorda, afinal ele foi para Israel e ficou metendo o bedelho na causa palestina que é um problema de israel. Se Lula fosse coerente não falaria nada, mas ele está sendo parcial.

Claro é direito dele ser parcial, mas entre o problema de direito humanos em cuba aqui mais perto e lá na palestina, eu acho que a prioridade deveria ser aqui em cuba...

Nossa politica externa é extremamente alinhada com a esquerda, até aí sem problema é uma escolha dele e do pais, o problema é defender ditaduras e infratores dos direitos humanos. Que para mim é falta de coerencia ainda mais devido ao histórico dele, o que faz pensar que as lutas que foram travadas seja pelo PT seja pelo Lula tinha apenas o objetivo de chegar e se manter no poder, ao invés de realmente se preocupar com o que está errado. Mas na verdade isso não é novidade nenhuma considerando os nosso politicos, a questão é que Lula se vendeu como solução e no final sai tão ruim qto aqueles que ele criticava, esse é o problema.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 10:26



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot.com

"Por uma questão de diplomacia e bons costumes, o Presidente do Brasil não deve sair por aí dando pitaco nas questões internas de outros países soberanos"

Até concordo em tese, mas:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u708266.shtml

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/02/23/ult5022u4982.jhtm

Um pouco inconsistente, não?

Vai Alex, deixa disso. Você sabe que em matéria de política internacional, boas maneiras são só um instrumento, a ser usado quando convém. Um país criticar políticas internas de outro é comum e faz parte do jogo político, e não criticar um país que é criticado por praticamente toda a comunidade internacional (deixemos Cuba de lado, que tal falarmos do Irã?) não é exatamente uma posição neutra. Naturalmente que é uma decisão tomada por mais de um motivo, mas a ideologia pessoal e partidária de Lula com certeza é um deles. Não é por acaso que ele fica quieto em relação à política de liberdade de expressão em Cuba e falador em relação à política de Israel para os palestinos.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 10:36



Comentário de: Andre · http://acimadedeus.blogspot.com

Pô Alex, você poderia ter escrito esse texto quando o Lula não só falou, mas também colaborou com o Zelaya em Honduras. Ora, aquela questão era um problema interno, já que o Zelaya foi destituído legalmente da Presidência por atentar contra a Constituição.

Mas já que deveríamos respeitar mesmo as ditaduras, então mesmo que o Zelaya não tivesse feito nada contra a Constituição hondurenha e tivesse sido enforcado em praça pública, o Brasil deveria se meter, não é? Imagine então com este pequeno fato de ele ter sido deposto legalmente, hein...

Sem falar agora, em Israel, que o Lula foi lá criticar a construção das 1600 casas, além dos outros absurdos que ele disse, mas que nem é necessário comentar...

Ou o Presidente do Brasil, que por acaso é o Lula, não deve se meter em questões internas apenas de Cuba, ou de outra belezas como Sudão, Irã, Líbia?

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 10:41



Comentário de: Andre · http://acimadedeus.blogspot.com

Corrigindo o segundo parágrafo: "o Brasil NÃO o Brasil deveria se meter, não é?"

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 10:43



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Acho que o foco dessa discussão (não aqui, em geral) está perdido.

Concordo que essa coisa de defender direitos humanos na diplomacia é bastante complicada. Há vezes em que um líder faz, outras nas quais um líder se cala e geralmente isso acontece dependendo das relações econômicas entre países.

Até aí é compreensível. Cada qual pensa primeiro na própria população (vale estragar laços comerciais fortíssimos em prol dos direitos dos outros?)

Por isso a questão que deveria estar sendo discutida é: por que diabos um presidente do Brasil vai tanto a Cuba? Cuba é economicamente irrelevante (o PIB deve ser o que? Uns 10 bilhões de dólares? É mais ou menos o PIB de São José do Rio Preto e sei lá, Franca, juntos - pelo menos da última vez que vi esses dados e desde então não cresceu muito), Cuba não tem muita gente (uns 10 milhões de habitantes) e até onde sabemos não é uma grande mina, nem pólo petrolífero, nem se destaca por recursos naturais.

Então, um presidente brasileiro que viaja à Cuba está lá só fazendo politicagem e soltando verborragia. Não serve para absolutamente nada para o Brasil.

ISSO é o maior absurdo: puxar saco alheio sem qualquer benefício em troca.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 11:00



Comentário de: wagner

Ok, posso até concordar que o presidente do Brasil não deve se meter nos assuntos de outros países. Tudo bem, mas então que ele fique calado e não fazar os absurdos que falou, tripudiando dos dissidentes.
Entre outras coisas Lula disse que não podia criticar as prisões pois estavam dentro da lei cubana. Com esse raciocínio tosco as prisões da ditatura militar no Brasil (inclusive a de Lula) foram válidas, pois também estavam dentro da lei. Aliás o AI-5 era um instrumento legal.

E, claro, como já se comentou, se meter em outros países é tudo que o Lula faz quando interessa.



PermalinkPermalink 18.03.10 @ 11:22



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Os direitos universais existem sim, embora seja claramente um misnomer (ninguém realmente acredita q esses direitos são válidos na quinta galáxia à esquerda de Andrômeda); a expressão "direitos universais" é uma hipérbole pra "direitos concordados e assegurados na comunidade das nações legalmente constituída". Se Cuba quer participar da comunidade das nações, então tem q assegurar esses direitos a seus cidadãos.

No caso aí, a verdade é q o Lula fica meio intimidado na presença da imponente figura histórica q é o Fidel.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 11:22



Comentário de: Diogo

Alex,

A parte da diplomacia está ok e é isso mesmo, em teoria, ao menos. Já esse trecho aqui: "Não existem direitos universais. O cidadão brasileiro tem alguns direitos (como liberdade de expressão) porque esses direitos são garantidos por uma constituição legitimamente promulgada e assegurados por um estado legalmente constituído." me faz pensar que filosofia política não é exatamente o seu forte, certo? Nunca leu nem pensou muito no assunto, não?

Duas perguntinhas:

1) Direito, então, é o que o Estado diz que é direito?

2) Se você vivesse em .... e não pudesse escolher seu trabalho, não pudesse expressar seus pensamentos sob risco de cadeia, não pudesse fazer o que quisesse desde que não prejudicasse aos demais, o que você faria? Aceitaria, afinal, este é o direito do Estado? Ou se rebelaria? E se a rebeldia fosse o caminho, ela estaria fundada em quê? Num capricho pessoal seu (já que no direito não seria, certo?)?

Abraço
Diogo

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 12:14



Comentário de: Adriano Araújo · http://adrianodsa.wordpress.com

"Não existem direitos universais". Esse relativismo cultural típico do pessoal de humanas me deixa preocupado. É uma postura indolente que, se não legitima, pelo menos fica indiferente às atrocidades contra tais direitos mundo afora.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 12:23



Comentário de: Eric

Complementando o Diogo e dando meus comentários...

"Não existem direitos universais" - Sinto muito, Alex. Apesar de concordar com muito do que você fala (leio o blog, afinal), esse foi um Epic Fail, como dizem uns internautas.
Como indicou bem o Permafrost (apelido legal), os direitos universais são, grosso modo, como regras do jogo. Não é possível que um time participe da Copa do Mundo mas não reconheça a regra do impedimento.
O Direito é sim, o que o Estado diz que é o Direito, pelo princípio da supremacia. No entanto, para "jogar" com outras nações, é preciso concordar com algumas regras. Dá para flexibilizar algumas delas, mas do mínimo não dá pra fugir. E um dos conjuntos mínimos está nos direitos chamados universais. Dá para alongar-se muito no assunto, mas não estou com tempo para tanto. (Recomendação: A Era dos Direitos, de Norberto Bobbio).

Quanto ao comportamento do presidente, não vejo surpresa, especialmente considerado o histórico dele e do seu partido. Muitos dos integrantes dele fazem parte do grupo que defende a ditadura cubana, independentemente do que ocorre por lá.

Adriano: nesse caso, não há "influência" das ciências humanas, pq os direitos universais, sua origem e razão de existência são base de, pelo menos, dois cursos de humanas: Direito e Ciências Políticas (este último sempre me soa como um oximoro).

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 15:27



Comentário de: Fabio Robbe

Xiii...
Bem, para começar, realmente não se deve dar pitaco na política interna que não seja a do seu país. A questão palestina e o Tibete só são tema de política interna se você quiser.
Mas, não tem problema nenhum criticar a política interna de um país se a intenção for declarar guerra. Seria um ótimo motivo. Diplomacia é isso. Ou termina aí, acho. Qualquer coisa, é só ler o Clausewitz.
Sobre os direitos universai... o que é isso? Direito subjetivo? Ou então, quero ver a constituição universal positivada onde constem. Caso contrário, só em caso de guerra mesmo.
Agora, Filosofia Política pode ser o forte de alguns aqui. Primeiro que o Estado não diz nada. Ele pode ter um ordenamento jurídico que defenda uma coisa ou outra. Leis não falam. O que há são coisas escritas nelas. Qualquer pergunta envolvendo direito tem que ser muito bem formulada para não se causar confusão quando de sua tradução para o inglês, por exemplo (Law, wright, correct, etc.). Se quisermos começar a falar de filosofia política. O que consta em poucas constituições são os deveres fundamentais. Se constassem na nossa, estaria escrito lá que você tem que aceitar as regras do Estado. Caso contrário, ele provavelmente usará o monopólio da violência física ou de outros tipos para enquadrá-lo. Na prática, você pode se rebelar contra o Estado ou deixá-lo.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 15:29



Comentário de: indy · http://adapt-se.blogspot.com/


Pudim!

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 16:51



Comentário de: Eric

Fabio Robbe:
"Sobre os direitos universai... o que é isso? Direito subjetivo? Ou então, quero ver a constituição universal positivada onde constem." - Como falei, pelo princípio da soberania, quem quer entrar no "jogo", aceita as regras dos direitos universais. Na Constituição brasileira, eles estão em uma seção específica que, inclusive, não pode ser mudada, salvo se for criada uma nova Constituição. Na Const. americana, os direitos universais estão incrustados em emendas, provavelmente pelo fato de a Declaração Universal dos D. Humanos ser posterior a Const. dos EUA. Muitas outras Constituições já tinham o rol de direitos da Declaração, que é bem basicão mesmo.

"Se constassem na nossa, estaria escrito lá que você tem que aceitar as regras do Estado." - Ahm... Art 5º, II: "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Ou seja, a lei (a tal regra do Estado) pode obrigar você a fazer ou deixar de fazer algo. Se você não está satisfeito, eu adiciono o Art. 3º da Lei de Introdução ao Código Civil: "Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.". Para complementar mais, só lendo Rousseau.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 18:30



Comentário de: Tiago Gornicki Schneider

Comparar a atuação do presidente em Cuba à atuação no conflito do Oriente Médio e no das Malvinas é um "epic fail", nos dizeres de outro comentarista: uma coisa é política e conflitos internos (ocorrida em Cuba), que ocorrem dentro de uma nação soberana; outra são conflitos externos, que ocorrem entre estados soberanos (caso de Inglaterra X Argentina e Israel X Autoridade Palestina, que, ainda que haja controvérsia quanto ao seu território, é considerado uma Nação soberana).
Quanto ao Zelaya, a situação é um pouco diferente. Primeiro, não foi um golpe constitucional, exatamente o contrário; segundo, o cabra se abrigou na embaixada brasileira. Ele chamou o Brasil para o conflito; não foi o Brasil que se meteu lá.
Esses ditos "direitos universais" nada mais são do que os direitos da CULTURA ocidental, que, de tão prepotente que é, diz-se universal. Isso, ao fim e ao cabo, é um problema de auto-determinação dos povos: ou se acredita na auto-determinação e não se mete o bedelho em política interna, ou não se acretida e tenta-se impor os próprios valores às demais culturas (vide EUA tentando disseminar sua democracia no Afeganistão e no Iraque).
Essa questões cultural é tangenciada de uma forma bem pertinente no livro o Símbolo Perdido. O Dan Brown narra os fatos brutos que implicam num culto religioso cristão; é difícil explicar de forma simples sem que se tenha lido, mas os fatos parecem algo de outro mundo, completamente absurdos. No momento que vemos que é um culto religioso cristão, percebemos como nossa interpretação cultural dos fatos é importante. E esses direitos ditos universais nada mais são do que expressão cultural do ocidente, mesmo que acreditemos que esse sistema é o mais correto; por isso, não podemos simplesmente partir do pressuposto que nossos valores (liberdade individual, liberdade de pensamento, etc) sejam universais e devam ser impostos a todos. Caso contrário, teremos que aceitar de bom grado que uma república islâmica, se um dia se tornar hegemônica, imponha sua cultura em nós, mesmo que à força.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 18:33



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot.com

"uma coisa é política e conflitos internos (ocorrida em Cuba), que ocorrem dentro de uma nação soberana; outra são conflitos externos, que ocorrem entre estados soberanos (caso de Inglaterra X Argentina e Israel X Autoridade Palestina, que, ainda que haja controvérsia quanto ao seu território, é considerado uma Nação soberana)."

Tiago, para mim isso são firulas. Em todos os casos, o Brasil tem pouco ou nenhum interesse envolvido na questão. E como você mesmo falou, se um assunto é interno ou não é sempre questão de ponto de vista. Pergunte aos exilados cubanos nos EUA se eles acham que o que acontece em Cuba é só uma questão de política interna de uma nação soberana. Do outro lado, o Mahmoud Ahmadinejad insiste que o programa nuclear do Irã é assunto deles e ninguém tem nada com isso. Um tanto complicado.

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 22:32



Comentário de: Henrique

Este artigo de Hideyo Saito, na Carta Maior, lança uma luz diferente sobre os tais presos políticos. Segundo o texto, a tal dissidência é meio mandrake... Oportunismo.

http://migre.me/pEJg

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 03:57



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Por uma questão de diplomacia e bons costumes, o Presidente do Brasil não deve sair por aí dando pitaco nas questões internas de outros países soberanos, mesmo que esses países soberanos sejam ditaduras que mantenham prisioneiros políticos.

Err...

Alex, sabe o Karol Wojtyla?

Ele foi ao Chile, no tempo do Pinochet.

Sabe os católicos progressistas do Chile?

Eles arriscavam suas vidas denunciando os abusos do regime de Pinochet.

E sabe o que o Karol Wojtyla fez no Chile?

Ele se encontrou com os católicos progressistas que faziam oposição ao Pinochet e disse publicamente: "vocês são os verdadeiros cristãos do Chile!"

Eu não acharia ruim se Monsieur Le Président, em Cuba, agisse como agiu Karol Wojtyla no Chile.

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 08:31



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas para os chilenos nas universidades públicas. Eu sou a favor das cotas para todos nas universidades públicas. As cotas para todos irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas para todos serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 08:35



Comentário de: vários um · http://quilombo.blogsome.com

"Palestina é um problema de Israel" é muito engraçado...

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 08:57



Comentário de: Fabio Robbe

Isso aí, gente. Concordo com os comentários. Só gostaria de esclarecer que não entendo por regras do Estado apenas suas leis. A aceitação do Estado não passa necessariamente apenas pelo cumprimento de suas leis.
Ah, e a coisa da política interna não é firula, não. Tampouco é complicado. Uma nação dita soberana não pode meter o bedelho nos assuntos internos de outra. Pode até exercer presões de forma indireta, mas ações ostensivas só em cso de guerra. Os direitos universais não seriam as únicas regras do jogo. E eu diria que, no jogo das relações internacionais, eles são um dos últimos critérios.

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 10:33



Comentário de: Arthur

Permafrost

E a China, a Arabia Saudita, enfim, os paises que não garantem esses direitos mas participam da comunidade das nações?

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 12:27



Comentário de: Permafrost · http://drplausivel.blogspot.com

Arthur,
É verdade. Suponho q, das duas uma: ou o país garante os direitos ou suborna a comunidade das nações com seus produtos ou sua economia. Como sempre, a lei só vale pros pobres. :•;)

PermalinkPermalink 19.03.10 @ 23:46



Comentário de: Daniel · http://index.opsblog.org/

Com essa dos direitos universais, lembrei do que o Sagan escreveu sobre o "direito à vida" dos religiosos anti-aborto: "Não há hoje na Terra direito à vida em qualquer sociedade, e nem houve em qualquer tempo passado (com umas poucas e raras exceções, como o jainismo na Índia)" :-p

De qualquer forma, se existem direitos universais, com certeza não é na agenda de chefes de estado, que invariavelmente fazem vista mais ou menos grossa aos desmandos de aliados e exageram mais ou menos os de inimigos.

Não sei se seria o caso do Lula em Cuba, mas estadistas podem deixar algumas indiretas e gestos simbólicos, como o Obama no longo discurso em Cairo, não citando sequer uma vez o nome do ditador, como que se dirigindo apenas ao povo; e como o próprio Lula fez em Israel, não visitando o túmulo do Herzl.

Abs.

PermalinkPermalink 22.03.10 @ 01:33



Comentário de: Ilan

O simplismo desse post o tornou fraco e incoerente. Adoro o que vc escreve, mas acho que esta exceção prova a regra. Lula, quando estava em Israel, chegou a opinar até sobre a relação entre este país e os EUA. Por que ele não poderia criticar as relações de Cuba com a China ou a Coréia do Norte? Chefes de estado se metem em assuntos internos sim e existe uma certa Declaração Universal dos Direitos Humanos, que iniciou uma longa e complexa legislação internacional de direitos humanos. Tanto a OEA como a UE permitem que cidadãos processem os seus governos em tribunais fora dos seus Estados.
Por fim, em política internacional, quem cala, consente. Quando Lula NÃO fala sobre a ditadura cubana ou NÃO critica o Irã por suas declarações pedindo a destruição de um outro Estado soberano, Lula fortalece esses líderes.
O silêncio também é uma decisão política.

PermalinkPermalink 01.04.10 @ 11:21



Comentário de: ademir rocha

caro alex castro, com a devida venia que eu tenho por um escritor, que é o seu caso não consegui entender suas colocações confusas, ora a favor do nosso mandatário maior, ora o criticando eu quero crer que o sr. não nasceu na ilha dos irmãos castros apesar do sobrenome, não é trocadilho quem é que em sã conciência gostaria de viver numa favela, é o que cuba é, aquela merda não tem vida o povo esta apático qualquer cousa é melhor do que o cativeiro, por favor sr. alex mude-se para cuba e me escreva todos os dias pensa, caralho lá voce não pode falar essas merdas que fala aqui. abraços de um pagador de impostos...

PermalinkPermalink 07.05.10 @ 23:01




I'm not sure why but this weblog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end? I'll check back later and see if the problem still exists.

PermalinkPermalink 13.10.11 @ 10:53




Najlepszy Adwokat w Poznaniu. Potrzebujesz pomocy ? To dobrze Trafisz do swojego Adwokata!!!

PermalinkPermalink 26.10.11 @ 07:42




I'm really enjoying the theme/design of your web site. Do you ever run into any internet browser compatibility issues? A couple of my blog audience have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any solutions to help fix this problem?

PermalinkPermalink 01.11.11 @ 07:33



Comentário de: comment arreter de fumer · http://www.commentarreterdefumerfacilement.com

I want to write an article on my website to share with people. How can I make sure that no one copies what I have written and claim it as their own? Is there some place where I can "register" my work so that I have proof that it's my work and no one else will be able to claim it as theirs?.

PermalinkPermalink 07.11.11 @ 12:03




I am really loving the theme/design of your weblog. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A handful of my blog readers have complained about my website not working correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any suggestions to help fix this issue?

PermalinkPermalink 19.11.11 @ 00:26



Comentário de: garrett at pro review · http://www.garrettatpro.org/garrett-at-pro.html

Oh my goodness! an amazing article dude.Thank you However I am experiencing issue with ur rss .Don't know why Unable to subscribe to it.Is there anyone getting identical rss problem? Anyone who knows kindly respond.Thnkx

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 08:17




http://www.zenyangxuangou.com/Cuisine/Italian-Tomato-Cheese-Salad-Recipe.html

PermalinkPermalink 24.02.12 @ 21:35




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 28.02.12 @ 15:26




I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 29.02.12 @ 12:04



Comentário de: kate upton nude · http://saiguo.net/category/fashion/kate-upton

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 01.03.12 @ 00:19



Comentário de: lindsay lohan naked · http://shuigu.org/category/celebrity/lindsay-lohan

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 11.03.12 @ 07:08



Comentário de: gomez bieber · http://taobaodaye.com

I have her rare pictures,look

PermalinkPermalink 13.03.12 @ 03:48



Comentário de: megan fox naked · http://megan-fox-naked-gossip.blogspot.com/

oh,guy,it'i realy great!

PermalinkPermalink 13.03.12 @ 22:23




lol i know right

PermalinkPermalink 14.03.12 @ 07:28



Comentário de: kate upton nude · http://groups.yahoo.com/group/2012star/message/6?l=1

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 14.03.12 @ 14:32



Comentário de: 000002 · http://21cnjr.com

oh,guy,it'i realy great!

PermalinkPermalink 14.03.12 @ 23:42




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 16.03.12 @ 07:41




http://www.zenyangxuangou.com/Cuisine/Italian-Tomato-Cheese-Salad-Recipe.html

PermalinkPermalink 17.03.12 @ 05:58



Comentário de: lindsay lohan naked · http://shuigu.org/category/celebrity/lindsay-lohan

lol i know right

PermalinkPermalink 24.03.12 @ 01:48



Comentário de: selena gomez bikini · http://saiguo.net/category/fashion/selena-gomez

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 24.03.12 @ 11:19



Comentário de: selena gomez 2012 · http://jvliu.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 25.03.12 @ 16:48



Comentário de: Solar Charger Reviews · http://usasola.com

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 26.03.12 @ 13:55




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 26.03.12 @ 21:13



Comentário de: megan fox 2012 · http://goooqle.com

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 28.03.12 @ 13:02



Comentário de: kim kardashian wedding · http://fanjv.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 29.03.12 @ 15:37



Comentário de: megan fox 2012 · http://goooqle.com

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 31.03.12 @ 12:51



Comentário de: selena gomez und justin bieber · http://qqwibo.com

lol i know right

PermalinkPermalink 02.04.12 @ 14:20



Comentário de: lindsay lohan nude · http://shuigu.org/category/celebrity/lindsay-lohan

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 02.04.12 @ 22:55




I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 05.04.12 @ 10:17



Comentário de: selena justin · http://meibaishu.com

lol i know right

PermalinkPermalink 08.04.12 @ 10:14




I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 16.04.12 @ 02:37



Comentário de: glasmosaik · http://www.mosaik-4you.de/glas-mosaik/


PermalinkPermalink 27.04.12 @ 23:36



Comentário de: nicki minaj booty · http://zhanglinpeng.com/

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 16.05.12 @ 06:58



Comentário de: lindsay lohan nude · http://tianmiao.biz

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 16.05.12 @ 18:58



Comentário de: tattoo design · http://tattooceleb.com

lol i know right

PermalinkPermalink 17.05.12 @ 03:37



Comentário de: nicki minaj booty · http://zhanglinpeng.com/

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 17.05.12 @ 11:40



Comentário de: miley cyrus nude · http://zhanglinpeng.com/

lol i know right

PermalinkPermalink 18.05.12 @ 06:39



Comentário de: selena gomez justin bieber · http://selenajustin.com

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 18.05.12 @ 13:34



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Rindo da Desgraça Alheia

Próximo post: O Fator Constrangimento (Drops de Teatro, 7)

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site