A Anti-Latinidade do Brasileiro

O Brasil fica independente quando quase todas as nações hispano-americanas já estavam não só independentes como republicanas e começando a se convulsionar.

Além de herdarmos o natural anti-hispanismo dos portugueses (que hoje seriam uma província da Espanha, como Castela, Aragão ou Navarra, se não fosse o fato de estarem há quase mil anos lutando com todas as forças contra isso), também haviam enormes diferenças culturais, linguísticas e políticas: eles falam espanhol, nós falamos português; eles são hispanos, nós somos lusitados; eles matam o touro, nós só pulamos sobre ele; eles são um grupo de repúblicas caóticas militaristas, nós somos uma dinastia boubonica com pedigree europeu; etc.

Toda essa estrutura mental conspirou para que a elite nacional, no momento mesmo em que inventava a identidade brasileira e o proprio conceito de Brasil, se definisse em quase total oposição aos nossos vizinhos hispânicos.

 Veias Abertas da América Latina, As

 

09.01.10


Categorias: Política


Posts similares:
Bandas brasileiras cantando em espanhol
Interney Blogs na Compós: micromídia digital e encadeamento midiático
A HISTÓRIA DE B. KARLOFF: O OFENSOR DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Marcio Goncalves

Hoje em dia isso gera uma esquizofrenia geral no identidade brasileira, pois nao nos consideramos hispanicos (com razao) por sermos lusitanos culturalmente (obvio que ha todo o elemento afro/indio/outros imigrantes mas o lado luso que predomina) mas ao mesmo tempo renegamos/odiamos Portugal (sempre aquele cliches: somos assim pq fomos colonizados por Portugal, etc...)

Quando o brasileiro vai p/ fora isso fica ainda mais forte, ja que ao explicar pq rejeita a sua colocacao no mesmo box dos hispanicos ele tem que citar sua heranca portuguesa - coisa que sempre renegou ate entao.

Sempre achei que o Brasil precisa superar essa relacao de odio infantil contra Portugal p/ virar uma nacao mais adulta.


PermalinkPermalink 09.01.10 @ 04:30



Comentário de: Alex Castro Email

é bastante esquizofrenico, sim, e nos impede de aprender muita coisa interessante dos nossos vizinhos, mas acho q seja insuperável - assim como nao é possivel os americanos por exemplo superarem sua identidade inicial puritana - pq é um dos elementos mais primordiais e constitutivos da nossa identidade...

PermalinkPermalink 09.01.10 @ 04:37



Comentário de: Marcio Goncalves

Mas ai que esta o pronto crucial - os americanos em geral nao tem essa relacao de odio total com seu passado puritano da mesma forma que brasileiros possuem com seu lado luso.

Acho que da p/ amenizar isso sim ja que grande parte desse odio vem de uma leitura historica simplista que apesar de tantos avancos na nossa historiografia ainda persistem no senso comum (aquele lance de colonia de exploracao, "deveriamso ter sido colonizados pelos holandeses", etc...).

Eh um chute, mas acho que se o Brasil aceitar melhor seu lado luso isso geraria uma maior auto-estima (nao em termos de ufanismo bobo, mas sim de aceitacao de onde viemos, com o bom e mal disso) e menor medo de ser taxado de "hispanico" - uma das razoes que brasileiros tanto se distanciam dos vizinhos.

Esse anti-lusitanismo chega ao extremo do ridiculo em partes do Sul. Em Curitiba por exemplo chamam o classico mosaico portugues nas calcadas (presente em quase todos os pontos historicos e turisticos da cidade) de "petit pavet" - afinal, assim soa frances, ja que Curitiba eh na cabeca de seus habitantes eh mais "europeia" (p/ o Curitibano Portugal nao eh Europa).


PermalinkPermalink 09.01.10 @ 07:26



Comentário de: marcos

Alex,

é preciso fazer um pouquinho de justiça à essas 'elites que inventaram a identidade nacional'. Naquele contexto histórico, o próprio Bolívar ("a única coisa a fazer na América é emigrar") iria concordar que a contraposição às republiquetas era o melhor negócio.

PermalinkPermalink 09.01.10 @ 09:57



Comentário de: Draupadi · http://didascaliae.blogspot.com

Acho (e dale achismo aqui) que essa anti-latinidade e anti-lusitanidade tem sim implicações interessantes para a construção de uma indentidade. (tô sendo ufanista demais?).
Acho que isso nos permite olhar a várias nações com certa disposição a estabelecer relações as mais diversas para com elas, diferentemente dos latinos hispanicos, cujas referências são bastante polarizadas entre Espanha e EUA.
Brasileiro mal sabe qual é a capital de Portugal (da mesma forma q mal sabe qual a capital da Suécia). Salvo o desastre que isso representa em termos de escolaridade e conhecimento sobre outras culturas, acho que seria mais desastroso se tivéssemos para com Portugal a uma relação parecida da que os latino hispânicos têm c/ a Espanha: uma visão de "casa do pai que tem outra esposa", onde posso ter arrego caso necessite, não sem receber sempre umas bofetadas pra me lembrar que sou filho bastardo.

PermalinkPermalink 09.01.10 @ 12:59



Comentário de: Alex Castro Email

eu nunca vi um post tao curto ser tao pouco compreendido.

teve gente achando q eu estava celebrando e perpetuando esse anti-hispanismo dos brasileiros, e teve gente achando q eu etava criticando...

é preciso fazer um pouquinho de justiça à essas 'elites que inventaram a identidade nacional'. Naquele contexto histórico, o próprio Bolívar ("a única coisa a fazer na América é emigrar") iria concordar que a contraposição às republiquetas era o melhor negócio.

Não estou nem criticando nem elogiando. Toda identidade, seja nacional ou pessoal, acaba sempre sendo elaborada em oposição a algo e, no nosso caso, era natural que fosse aos nossos vizinhos hispanicos e repúblicanos. isso não é nem um elogio nem uma critica: é uma característica constitutiva da nossa identidade nacional...

os americanos em geral nao tem essa relacao de odio total com seu passado puritano

gente, cruzes. os americanos não tem nenhuma relacao de odio com seu passado puritano. eles o celebram todo ano no Thanksgiving! Esse passado puritano é que explica, entre muitas outras coisas, como pode uma nação tão livre serm tão conservadora e pudica...

finalmente... anti-lusitanismo? cruzes! de onde vcs tiraram isso? em q ponto da história (exceto ontem!) fomos anti-lusitanos??!!

justamente, ao rejeitar os hispanicos e hispanos, nós abraçamos nosso lusitanismo. ele é praticamente a fonte única (junto com a frança) da nossa identidade nacional. se vc acha q os brasileiros viraram as costas aos hispanos E aos portugueses, entao tiramos nossa identidade nacional de onde? do chao, como se fosse uma mandioca?

durante praticamente o primeiro século e meio de vida independente do brasil dependemos de Portugal pra tudo. Até pouco tempo atrás, as aulas de português eram mais sobre literatura portuguesa do que brasileira. Achar que o brasileiro sofre de anti-lusitanismo é projetar as piadas de português q se contam hoje sobre 150 anos de história.

pelo contrario, o que mts estudiosos falam, e concordo, é que a cultura brasileira é anti-imigrante, e isso concordo. Que o lado luso da nossa cultura é tao forte e preponderante que sufoca as contribuições culturais dos brasileiros de origem alemã, arabe, italiana e japonesa. que brasileiros com essas ascendencias contribuiram muito para nossa cultura desde o seculo XIX mas que, por nao terem sobrenomes como Almeida, Silva, Castro (ou Taunay!), foram menosprezados e esquecidos.

essa afirmativa é bem polêmica mas, quem estuda o século XIX e começo do XX, sabe que pode até ser verdade...

anti-lusitanismo, no Brasil? Serio?! Quando? Só se for a partir da segunda metade do século XX, e olhe lá. E, mesmo assim, não tem nada de "anti", mas somente uma cegueira: o brasileira pára de *olhar* pra Portugal, mas continua tão lusitano quanto sempre foi. Mesmo hoje.

A gente não vê filmes, não ouve música, não lê livros de Portugual, mas continuamos lusitanos no nosso âmago.






PermalinkPermalink 09.01.10 @ 16:22



Comentário de: Roger Moreira

Essa discussão só faz algum sentido entre nós. O brasileiro comum, ou seja, a maioria, nem se lembra, ou quase nada sabe, sobre herança portuguesa. Acha que é tudo daqui mesmo ou não se importa em saber a origem. Mais, quando sabe, não "realiza" o significado.

É mais ou menos como o Alex, que não sabia que existia um time de futebol chamado São Paulo, mesmo que tudo ao seu redor grite essa informação. Só que essa alienação, in casu, é pior ainda, porque ninguém grita a herança portuguesa. Ela simplesmente já está aí, apropriada como nossa de origem.

Um caso: tem adolescente, e já presenciei isso, que acha que a gente fala "brasileiro", tem que raciocinar dois segundos pra lembrar que nosso idioma é o português. O brasileiro comum já esqueceu portugal faz tempo, só conta piada por tradição. Essa oposição a Portugal não existe, o que existe é ignorância misturada com um absoluto descaso. "Não sei e não dou importância para essa informação".

O mesmo ocorre com o mundo hispano. Não sabemos e não estamos interessados. Se não fosse pelo futebol e pelo prazer que é ter um antagonista a combater, o brasileiro comum nem se lembraria que exite um país vizinho chamado Argentina. Se fizessem pesquisa de rua, perigava dizerem que fica na Europa, Ásia, sei lá.

A verdade é que o brasileiro comum, como o americano comum, é umbigocêntrico por natureza. "Não sei e não me importo com essa informação". Não vejo o outro. Só que eles são a América que deu certo e colocam bandeirinha na porta de casa de orgulho disso.

PermalinkPermalink 09.01.10 @ 17:35



Comentário de: Marcio E. Goncalves

Eu nao mal-entendi nada Alex - coloquei MEU ponto de vista como historiador - nao coloquei palavras na sua boca. O anti-lusitanismo foi minha analise, nao sua.

"anti-lusitanismo, no Brasil? Serio?! Quando? Só se for a partir da segunda metade do século XX, e olhe lá."

Exato! Eh disso que estou falando!

Eh evidente que eh algo recente (relendo meus posts realmente nao ficou claro meu ponto). Mas fale de Portugal para qualquer um nascido pos 1970 - o anti-lusitanismo eh evidente.

Voce esta tao envolto em suas leituras sobre seculo 19 que ta saindo de sintonia com o Brasil atual.

Agora quanto ao que vc disse sobre os americanos - sim, como eu disse "em geral" eles nao tem problema com o passado puritano, mas "em geral" pq se voce mora em San Francisco (ou NY como ja morei) vai encontrar muito americano que tem sim uma relacao de odio com o passado puritano deles.

Nao muito longe da relacao do brasileiro atual com Portugal

Nao tenho ideia de como seja ai em New Orleans.


PermalinkPermalink 09.01.10 @ 20:41



Comentário de: Roger Moreira

O anti-lusitanismo brasileiro se resume a repetir o que todos os professores de história do colégio diziam, "que Portugal levou embora todo o ouro do Brasil". Mas ninguém se importa com isso de verdade.

O Portugal que está na mente das pessoas é só o histórico, da época dos Cabráis e Dons Pedros, da história mal aprendida no colégio e das tradicionais piadas de português que passam de pai pra filho.

De resto, ninguém sabe nada sobre Portugal e não tem interesse, só isso. Portugal é um não-assunto, tal como o Tongo. Esse assunto de herança portuguesa versus anti-lusitanismo só faz sentido num círculo restrito, não reproduz o que de fato se passa na sociedade.

PermalinkPermalink 09.01.10 @ 21:41



Comentário de: marcos

ô Alex, tá em modo defensivo é?

"Nunca vi um comentário tão curto ser tão pouco compreendido" :P

Oras, também não estava criticando nada, você falou de 'estrutura mental' e eu complementei com o contexto histórico.

Engraçado que quem realmente falou de "tirar a identidade do chão" foi você com o seu 'inventava'...

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 09:39



Comentário de: Amora

Concordo com o Roger. O brasileiro médio não
fica analisando suas "origens". Aliás, o
brasileiro médio não dá a mínima se sua
ascendência é portuguesa, espanhola ou italiana.
O brasileiro médio pensa " Grandes merdas eu
ter sobrenome Almeida, Silva ou Santos. No fim
das contas dá na mesma."

O brasileiro médio não tá nem aí pra Portugal.
Não tem menor vontade de ir pra lá, nem pra
passear nem pra trabalhar. O brasileiro médio
se sente mais americano que português.Adora
ouvir o pior da música americana, se vestir
como eles, gesticular como eles, comer como
eles e até arriscar meia dúzia de palavras na
língua deles.

Para o brasileiro ser "confundido" com um
latino é quase uma ofensa, porque ele se acha
superior aos latinos em geral. Brasileiro
se acha melhor (e mais bonito) que os mexicanos,
paraguaios, colombianos... Pro brasileiro,
latino é traficante, é brega, é feio porque
tem cara de índio (aff!). Brasileiro adora
pensar que tem um pedacinho de Europa no sangue.
Brasileiro gosta de falar "minha avó tinha
olho azul, meu filho também pode ter". Pra
brasileiro seria o fim ter um filho com cara
de índio, como os mexicanos, peruanos...

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 09:44



Comentário de: Amora

Eu não me ufano de ter ascendência portuguesa.
Mas também não me envergonho. De Portugal gosto
da literatura e da culinária. O português em
geral é um povo muito ranzinza, cria caso por
qualquer coisa e é de uma ignorância no trato
com as pessoas ! Tô falando isso porque já
conviví com 06 portugueses em ocasiões diferentes
da minha vida (jovens, adultos e velhos).

Gosto de Saramago, Florbela Espanca, Camões..
doce de fios de ovos e bacalhoada. O resto
eu (como muitos brasileiros) num tô nem aí.

E pra falar a verdade, o português também não
gosta do brasileiro. Na história recente do
Brasil (últimos 15 anos), os portugueses nos veem
consideram como um bando de malandros, aproveitadores, ladrões... e as mulheres são
tratadas como prostitutas por eles. Talvez
pelo grande número de brasileiras que vão pra
lá com esta finalidade. Mas enfim, isso são outros
quinhentos

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 09:52



Comentário de: JCCyC · http://rsnda.blogspot.com

Até agora ninguém mencionou a instituição "Piada de Português"? Impressionante.

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 11:18



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Gostei dos atos falhos: "nós somos lusitados ... somos uma dinastia boubonica".

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 11:53



Comentário de: vários um · http://quilombo.blogsome.com

"eles matam o touro, nós só pulamos sobre ele;"

bem observado!

PermalinkPermalink 11.01.10 @ 21:28



Comentário de: Alexandra · http://guerson.wordpress.com

"pelo contrario, o que mts estudiosos falam, e concordo, é que a cultura brasileira é anti-imigrante, e isso concordo. Que o lado luso da nossa cultura é tao forte e preponderante que sufoca as contribuições culturais dos brasileiros de origem alemã, arabe, italiana e japonesa. que brasileiros com essas ascendencias contribuiram muito para nossa cultura desde o seculo XIX mas que, por nao terem sobrenomes como Almeida, Silva, Castro (ou Taunay!), foram menosprezados e esquecidos."

Concordo plenamente. Nesse ponto o brasileiro é bem americano. Impera o melting pot. Isso se percebe até mesmo entre os brasileiros que imigram para o Canadá. Muitos acham um absurdo o Canadá encorajar seus imigrantes a manter sua cultura de origem.

Tanto a atitude anti-hispanica do brasileiro como a atual atitude de menosprezo em relação a portugal são bem infelizes pois impede que o Brasil se beneficie do que seus vizinhos e a pátria-mãe tenham a oferecer. Poderíamos aprender muito com a experiência portuguesa após o fim da ditadura de Salazar.

Aliás, no seculo 15, teria feito mais sentido a união entre Castela e Portugal do que entre Castela e Catalunha, onde nem pular sobre o touro, pulam...

PermalinkPermalink 13.01.10 @ 10:55



Comentário de: Saulo de Andrade

o brasileiro médio é MUITO burro! tem todas as reações, feições e características índias/latinas e renega a sua própria existência...
para perceber isso, basta dar um pulinho em qualquer (eu disse qualquer) país vizinho nosso: são MUITO mais semelhanças que diferenças (até no "diferente" espanhol).
às vezes tenho vergonha de ser brasileiro.
sorte é que nem todos são "brasileiros médios".

PermalinkPermalink 09.06.10 @ 10:50



Comentário de: anderson

qual é o grande problema dos brasileiros....é que brasileiro pensa que tem mais em comum com os estadunidenses e sua cultura, que com a cultura portuguesa e hispânica...só em uma coisa os brasileiros gostam de ser(latino)ou seja, descendente de italiano, até parece que fomos colonizados por italianos, é incrível como todo mundo que vc conversa e pergunta sobre sua descendência, falam: sou descendente de italiano.....acho por causa da influencia Global, rsrsrs.
Eu sou latino sim, mas não hispânico..e temos mais em comum com nossos vizinhos latinos hispânico que com estadunidenses, estamos na América latina nossa língua tem a mesma origem, nossos descendentes vieram da península ibérica.... Somos festeiros, alegres, sentimentais, muitíssimo parecidos com eles...isso sempre foi bem resolvido dentro de mim...apesar da televisão e nossa cultura dizer ao contrário...
Pode ser o que escrevi não tem nada a ver com os comentários, mais acho que os brasileiros são perdidos com a definição do que somos..

PermalinkPermalink 21.07.10 @ 13:25



Comentário de: anderson

esqueci de comentar também eles se dão melhor la fora pra outros países que a gente que ñ sabe o que quer ser....até na música, eles se dão bem melhor que nós...tem bastantes representantes e de ótima qualidade.

PermalinkPermalink 21.07.10 @ 13:29



Comentário de: anderson

sabe quem foi uma ótima representante nossa e vestia a camisa da latinidade brasileira foi Carmem Miranda, mesmo assim ridicularizaram..que pena

PermalinkPermalink 21.07.10 @ 13:36



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: 1815: A Criação do Brasil

Próximo post: Avatar: Sugestão de Roteiro Alternativo

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site