"a atitude provocativa da aluna resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar"

...

 

07.11.09


Categorias: Comportamento


Posts similares:
CONSTATAÇÃOZINHA
Asuka Francesa lança Calendário Escolar de Asu no Yoichi
Enquete só para os meninos

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Marcio Goncalves

O caso ja era absurdo. Agora virou um episodio do Alem da Imaginacao.

PermalinkPermalink 07.11.09 @ 23:10



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

A guria do vestido foi expulsa da universidade por comportamento inadequado. A direção afirma que ela já havia tido a atenção chamada mais de uma vez pelos fiscais de disciplina e pelo coordenador do curso de turismo. Eles afirmam que "ela subia o vestido com as mãos para expor suas partes íntimas", cruzava as pernas de maneira sexualmente provocativa, entre outras atitudes incompatíveis com o ambiente universitário.

Agora é que vai ser divertido ver o ti-ti-ti das feministas na blogosfera. :)

E a guria provavelmente vai abrir um processo contra a universidade, terá que ser aberto um inquérito policial, serão ouvidas testemunhas, etc., etc., etc. Este assunto "importantíssimo" para o país ainda vai longe...

PermalinkPermalink 07.11.09 @ 23:53



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

E mais uma vez o argumento utilizado é aquele que 'isenta' o estuprador de parte de sua culpa; já que ele estuprou pq foi provocado.
'quem mandou ela sair com aquela saia tão curta?'

isso pq estamos falando de um episódio dentro de uma faculdade...

Expulsaram a moça alegando que a mesma havia infringido os princípios éticos da universidade.
Porra, mas que diacho de ética é essa que pune a moça por suas poucas roupas, mas não pune centenas de jovens gritando em coro:
- Puta-puta-puta

Esse caso não é somente um caso isolado, é muito mais sério do que supomos, é um sintoma de um pensamento moralista, conservador e machista que vigora por todos os lados e em todos os cantos....E que deve ser seriamente combatido.


PermalinkPermalink 08.11.09 @ 01:26



Comentário de: Ana

Tinha de ser o Golgo...

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 01:55



Comentário de: Breno Kümmel

Protegendo os fiéis clientes. O cliente sempre tem razão, não é?

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 03:30



Comentário de: PauloC · http://allhaileris.blogspot.com/

Arthur Golgo, toda uma história de opressão e violência assim tão explícita. Mas a voz da minha consciência grita lá "Don't feed the troll". Então melhor deixar quieto.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 04:40



Comentário de: Gigi

Eu gostaria de saber do Golgo o que ele considera como assuntos importantíssimos para o país.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 06:55



Comentário de: aiaiai

Nessa história não há mais o que ser comentado...é ir para a justiça e trucidar essa faculdade no tribunal. Espero.

Mas eu queria fazer uma pergunta totalmente fora do assunto, aproveitando que nosso blogueiro mora nos eua.
Como assim a camara americana aprovou a proposta de reforma na saúde neste sábado?

Não me levem a mal, acho ótimo que tenham aprovado, espero que seja aprovada também pelo senado e que seja aplicada. Mas, NO SÁBADO? O congresso dos eua trabalha aos sábados?

É sempre assim, alex, ou eles fizeram um esforço concentrado devido a importância da matéria?

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 09:03



Comentário de: genital lacerda · http://diariodebordodanaudosinsensatos.blogspot.com/

uniban=taliban

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 09:14



Comentário de: Leo · http://lmonasterio.blogspot.com

Mundo bizarro!!!

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 09:16



Comentário de: Helvecio

"...reação coletiva de defesa do ambiente escolar"

Tenhoo muito medo disso.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 10:25



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Ai, eu fico até sem comentários com isso.

Espero que ela consiga processar a faculdade, ou seja, que o juiz que analise o caso não seja nenhum fanático da moral e dos bons costumes.

Fim da picada.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 11:15



Comentário de: Arthur

Cara, serio mesmo fiscais de disciplina?

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 11:58



Comentário de: Hugo

@Golgo: Até eu me assutei. Que diabos e' importante pra voce?

@Vanesa: Moralismo e conservadorismo nao tem NADA a ver com o que aconteceu na Uniban. Estude a tradicao conservadora e os pensadores que defendem uma moral forte baseada na tradicao para ver se da base pra algo do tipo.

O episodio da uniban é sintoma do desrespeito pelo individuo e da defesa do coletivismo, da crenca na ausencia de valores invioláveis e absolutos(inviolabilidade do corpo sendo um deles); enfim, in tune com toda a doutrinacao esquerdista dos ultimos anos(ou, ainda, com a crise do mundo moderno exposta pelo Evola).

Eu adoraria ver as lesbicas militantes que ficam dando chiliques contra discriminacao e vendo estupradores em cada esquina e as feministas do PT com seus terninhos,cabelos joazinho e punhos cerrados tomando alguma atitude efetiva neste caso.

Como a menina era hetero, branca e nao-militante; sifu, nenhuma ONG, nenhuma militante saiu em defesa. Pra valer, desde o inicio quem vi defendendo a guria e denunciando o absurdo deste caso foi o Reinaldo Azevedo; catolico, conservador e moralista.


PermalinkPermalink 08.11.09 @ 12:06



Comentário de: Iara · http://foifeitopraisso.blogspot.com/

É horrível, mas quem perde mais é a prória Uniban. Cai a máscara, né? Fica claro que não é universidade porra nenhuma. Que se fosse universidade chamava todo mundo pra debater, pra entender onde mora o problema, como resolvê-lo, etc... Universidades dignas do título analizam e tentam compreender problemas, e não os lançam pela janela.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 13:02



Comentário de: Thiago Brandão

Sei não, acho que mais engraçado ainda vai ser os contorcionismos lógicos dos pobres homens machistas heterossexuais condenando a garota. É como dizem em alguns países, a culpa do estupro é da vítima...

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 13:18



Comentário de: Hugo

Ja me corrigindo: Sim, algumas ONGS feministas estao preparando protestos na frente da Uniban; e os comunas da Une tambem. Nessa, conservadores, libertarios e esquerdistas vao estar, ainda que com motivacoes diversas, contra a aberracao que aconteceu na Uniban.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 13:18



Comentário de: Caio

Parece até que a Universidade escolheu a pior decisão possível e os piores fundamentos para ela de propósito.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 14:13



Comentário de: Te

Parabéns para a Uniban por criar um eufemismo para bullying: reação coletiva de defesa do ambiente escolar! O autor deveria ganhar o IgNobel de sociologia ou categoria parecida.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 17:28



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

Hugo,

Refazendo meu argumento...Bem, concordo sim com você:

'é sintoma do desrespeito pelo individuo e da defesa do coletivismo, da crenca na ausencia de valores invioláveis e absolutos(inviolabilidade do corpo sendo um deles)'

Mas antes disso vem a problemática toda dela ser uma mulher. Ou vocês realmente acreditam que um garotão com as coxas de fora causaria esse furdunço?
A inaceitável e odiosa 'ideia de que as mulheres tenham ou possam ter um desejo próprio.'

Calligaris publicou um texto bacana sobre o episódio, não sei se vc já chegou a ler, mas aqui fica o link:

http://www.sigampost.com.br/profiles/blogs/a-turba-da-uniban-contardo

;)

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 17:53



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

...ainda que moralismo, conservadorismo e machismo não estejam necessariamente ligados ao posicionamento político; tenho amigos de esquerda que são conservadores(não no sentido político, mas sim valores), machistas e donos de um moralismo de dar ânsia de vômito....

não é estranho isso.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 18:10



Comentário de: Ana

Do texto do Caligaris que a Vanessa colocou o link:

"Agora, devo umas desculpas a todas as mulheres que militam ou militaram no feminismo. Ainda recentemente, pensei (e disse, numa entrevista) que, ao meu ver, o feminismo tinha chegado ao fim de sua tarefa histórica. Em particular, eu acreditava que, depois de 40 anos de luta feminista, ao menos um objetivo tivesse sido atingido: o reconhecimento pelos homens de que as mulheres (também) desejam. Pois é, os fatos provam que eu estava errado."

Adimirável que ele tenha adimitido isso.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 18:47



Comentário de: Thiago Brandão

Vanessa, não acho estranho. A esquerda e a direita brasileira se merecem.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 18:54



Comentário de: Alfredo Segundo

A coisa como está posta é realmente um total absurdo.
Mas existem pontos soltos na história. Quer dizer, eu quero acreditar que existem pontos soltos na história. So assim haveria a possibilidade de uma explicação lógica pra isso, ainda que eticamente inconsistente.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 19:14



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

Thiago,

não era uma pergunta, era uma afirmativa...

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 20:03



Comentário de: Caceres · http://cacerenga.blogspot.com

É cada uma.

PermalinkPermalink 08.11.09 @ 22:48



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com/

Como quase toda celeuma tem causas incoscientes até mesmo pra seus próprios atores, é interessante cogitar se o escândalo todo pode ter sido causado não tanto pela forma do vestido, ou pelas atitudes da moça, ou pela imbecilidade dos outros, ou qqer outra questão já abordada, mas pela COR do vestido.

Rosa: a cor usada desde a infância pra identificar, por impensantes, o sexo frágil. É enorme a quantidade de mensagens q ESSA moça mandou só por ter escolhido se vestir inteiramente DESSA cor. Se fosse, por exemplo, vermelho, é bem possível q os caras teriam ficado intimidados. Mas ¿rosa? Como cor única de cima a baixo, é uma cor q já de cara põe um pejo de tonta na pessoa, qqer pessoa.

Acho q se o vestido tivesse sido de qqer outra cor, nada disso teria acontecido.

Não tou dizendo q foi ela q causou tudo isso. Muito pelo contrário. Não foram nem mesmo os cretinos q a atormentaram ou expulsaram. Foram OUTRAS pessoas q causaram tudo isso.

E claro q não tou falando sério. Aliás, ¿tou ou não tou?

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 00:50



Comentário de: Biajoni · http://www.verbeat.org/blogs/biajoni

é o que eu sempre digo: não se pode entrar comendo um sanduíche grande e suculento em uma favela.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 01:00



Comentário de: Bear

Expulsar a menina, seja qual tenha sido o real motivo, logo após ela ter sofrido a pior demonstração de intolerancia histérica coletiva que se tem notícia abaixo do equador, foi phoda! Merece um 10 em matéria de inoportunismo (existe?).

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 01:18



Comentário de: cottonboy · http://www.fotolog.com/cottonet86

Nao tem muito a ver. Mas me lembrou uma faculdade em SC que, no verao, proibiu os alunos do sexo masulino de irem de bermuda as aulas.

Resultado?

Na semana seguinte eles respeitaram e nao foram de bermuda.

Usaram saias.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 02:32



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

Epa! Epa! Epa!

Eu simplesmente informei o que aconteceu, eu não emiti juízo de valor sobre o fato a não ser pelo "importantíssimo" entre aspas, que - sim - expressa minha opinião de que este assunto está ocupando muito mais espaço do que deveria.

Aliás, eu não somente não expressei juízo de valor, eu também não me posicionei (publicamente) e pra dizer bem a verdade eu evitei ativamente comentar o assunto nos blogs que acompanho, simplesmente porque não adiantaria nada, não levaria a lugar algum e ainda me estressaria.

A maioria aqui, por exemplo, já tem opinião formada desde o primeiro dia: "terrível manifestação machista do opressor patriarcado falocêntrico com objetivo manifesto de tolher a liberdade da mulher sobre o próprio corpo, blá-blá-blá". Adianta tentar chamar à razão quem tem esse discurso paranóico? Não me parece.

Mas tem gente pra caramba insistindo que eu escreva algo a respeito no meu blog, então talvez nos próximos dias eu faça isso, sinceramente ainda não decidi se quero entrar neste tiroteio.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 03:36



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

Gigi e Hugo:

Assuntos importantes são aqueles que podem produzir algum resultado palpável. Esta história toda da Uniban vai render muito circo, muito estresse, muitas bobagens... e ao final a montanha vai parir um rato.

A estudante do vestido curto é notícia tão passageira quanto a professora que foi demitida de uma escola por dançar "todo enfiado" mostrando a bunda e sendo filmada e colocada no Youtube.

Aliás, vocês lembram deste outro episódio? O enredo é quase idêntico, só muda o fato que uma se sentiu mal e saiu do trabalho e a outra queria continuar a freqüentar o curso. Provavelmente é só isso que vai gerar um desfecho distinto.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 03:56



Comentário de: Lucélia

Também acho que esse assunto já rendeu demais. Prefiro assuntos onde a questão tem, pelo menos, dois lados. Esse aí, já dá pra ter uma conclusão de cara. Tá muito nítido quem são os culpados, onde está o erro, o preconceito e etc.

Porque não falamos da reforma da previdência? Esse sim é um assunto que vai interessar a todos nós.

Ah, vai ver que é porque quase ninguém sabe ao certo o que é essa tal reforma ou o que significa.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 08:17



Comentário de: Luiz Aquino · http://hajaluz.webluz.net

Advogado junto com pedagogo nunca vai dar certo mesmo, mas venhamos e convenhamos, tanto no comportamento dos alunos quanto do corpo docente o que vocês esperavam de uma faculdade particular?

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 10:43



Comentário de: outro Edson

O argumento do Hugo é interessante. Mas eu acho que, embora as questões levantadas nele sejam essas, as implicações são outras.

Em primeiro lugar, Reinaldo Azevedo não saiu em defesa da garota; ele associou a truculência estúpida e machista dos estudantes da Uniban à "pouca qualidade moral e intelectual" de quem entra num curso superior via ProUni. Ou seja, quem causou o tumulto foram os pobres que não tem condições de pagar o seu curso e, portanto, não deveriam estar ali.

O lance "coletivista" de falta de respeito aos direitos individuais da menina não me pareceu nada esquerdista. Me pareceu uma clara demonstração de que os conservadores são mesmo é hipócritas e, como é que se fala?, relativistas morais.

PermalinkPermalink 09.11.09 @ 12:38



Comentário de: Gigi

Golgo, eu acho interessante dizer que essa história do vestido vai gerar muito oba-oba e parir um rato. Digo a ti que, na condição de mulher, me sinto no direito de colocar qualquer tipo de roupa que me agrade sem ser objeto de escárnio público - e gostaria que assim ficasse. Essa histeria coletiva por causa de uma indumentária, ao meu ver, deveria ter todos os envolvidos, inclusa a administração da universidade, responsabilizados. Talvez seja esse o rato do qual falaste ? E, vale lembrar, nem sempre se produz resultados palpáveis imediatos. Não espero que nosso Brasil varonil mude amanhã para um estado totalmente libertário, não-racista, não-machista, não-corrupto, sem pobreza, rico, com leis eficazes e eficientes, com um governo nos trinques e uma economia idem. Não dá pra esperar resultado imediato de quase nada em quaisquer desses âmbitos, portanto, fora o rendimento da poupança e dos fundos DI e de renda fixa, fico realmente me perguntando de quais resultados imediatos estejas a falar. E, por favor, não leve a mal minha ironia, abraço.

PermalinkPermalink 10.11.09 @ 05:37



Comentário de: JCCyC · http://rsnda.blogspot.com

HA! Eles botaram o galho dentro! Reverteram a expulsão. A guria disse que vai completar o semestre e se mandar pra outra faculdade.

PERDEU, Golgo!

PermalinkPermalink 10.11.09 @ 12:25



Comentário de: Adam · http://suspensaodejuizo.wordpress.com

Uma análise que olha por outro lado e me pareceu interessante é http://www.andrekenji.com.br/weblog/?p=2595

PermalinkPermalink 10.11.09 @ 21:46



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

Gigi:

"na condição de mulher, me sinto no direito de colocar qualquer tipo de roupa que me agrade sem ser objeto de escárnio público" (Gigi)

Não, tu não tens esse direito "na condição de mulher". Ou tu tens esse direito "na condição de ser humano", assim como qualquer outro ser humano, independentemente de sexo, ou tu não tens esse direito, tanto quanto qualquer outro ser humano não tem.

E, queres saber? Na real esse é um pretenso direito que ninguém tem. Nem a eu, nem tu, nem a estudante da Uniban, nem ninguém, pois existem códigos de vestimenta em nossa sociedade, alguns escritos, alguns não escritos, que, se forem violados, promoverão reações bastante intensas. Se duvidas, então vai andar de metrô usando um biquíni fio-dental e me conta o resultado. Limites existem e devem existir, "liberdade total" é sinônimo de selvageria e lei do mais forte.

O que eu não entendo é por que o assunto do vestido retorna toda vez que se fala no episódio da Uniban, quando está mais do que evidente que a questão toda nunca teve nada a ver com a porcaria do vestido e sim com as atitudes da estudante. Ou será que ninguém percebe que o vestido dela é muito bem comportado se comparado com as vestimentas que muita gente usa em público em todas as cidades do Brasil sem causar nenhuma reação coletiva de repúdio?

PermalinkPermalink 10.11.09 @ 22:21



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

JCCyC:

Perdi o quê? :P

O que eu estava defendendo? :o

PermalinkPermalink 10.11.09 @ 22:22



Comentário de: outro Edson

"Limites existem e devem existir, "liberdade total" é sinônimo de selvageria e lei do mais forte."

Tsc, tsc. Mais um comunista.

PermalinkPermalink 11.11.09 @ 14:50



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://www.arthur.bio.br

Edson:

"Tsc, tsc. Mais um comunista." (Edson)

Eu deveria ter o direito de te esquartejar vivo com uma motosserra se não gostasse do teu comentário?



PermalinkPermalink 12.11.09 @ 02:16



Comentário de: outro Edson

"...existem códigos de vestimenta em nossa sociedade, alguns escritos, alguns não escritos, que, se forem violados, promoverão reações bastante intensas. Se duvidas, então vai andar de metrô usando um biquíni fio-dental e me conta o resultado. Limites existem e devem existir, "liberdade total" é sinônimo de selvageria e lei do mais forte."

Liberdade individual não é liberdade total. Você confunde deliberadamente as duas para sustentar a sua tese de que "limites existem e devem existir". O exemplo do fio-dental no metrô também é infeliz. Uma suposta reação violenta ao fio dental por parte da "turba" seria ainda assim ilegal e contrária à liberdade individual.

E o meu comentário se deve ao fato de que eu acharia bem engraçado ver você dizendo a frase "Limites existem e devem existir, "liberdade total" é sinônimo de selvageria e lei do mais forte." no contexto de uma discussão econômica.

Para finalizar, o teu argumento da motosserra também é conhecido como falácia do espantalho.

PermalinkPermalink 12.11.09 @ 12:03



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Twitadas (XI)

Próximo post: O Alcance da Arte

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site