Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%.

Lula, Algoz da Classe Média

Diálogo em mesa de bar do eixo Morumbi-Leblon. Meus amigos classe-média, como sempre, estão reclamando da dureza de suas vidas, dos impostos escorchantes que pagam, do Estado corrupto que não oferece nem saúde nem educação nem seguraça justamente para quem mais trabalha e mais paga imposto, do nosso presidente cachaceiro populista analfabeto, etc etc. Vocês conhecem.

Um amigo diz que o Brasil é um cabo de guerra entre a classe média e os pobres. Outro começa a enumerar todos os modos pelos quais sua vida piorou ao longo do governo Lula. E mais um desabafa:

"o PT só consegue tanto voto tirando os frutos do trabalho de quem foi competente e esforçado pra distribuir entre os preguiçosos e os incompetentes!"

E eu escuto, escuto, escuto, até que não aguento e digo:

Dicionário LulaOk, digamos que vocês estão certos. Digamos que realmente a vida da classe média piorou bastante durante o governo Lula. (Não é verdade, mas vá lá) É justamente POR ISSO que considero que ele é um grande presidente.

Nós somos brancos, bem educados, bem alimentados, bem empregados, todos (menos eu!) com casa própria. Estamos entre os 10%, talvez 5%, mais ricos e mais cultos do Brasil. Nós não precisamos que o governo seja por nós. Não precisamos que o governo nos beneficie. Temos dinheiro, educação, contatos. Podemos correr atrás dos nossos interesses por conta própria.

Aliás, nosso maior interesse deveria ser justamente que o governo protegesse aqueles que não tem condições de se defender por conta própria, justamente aqueles cujos filhos podem amanhã nos assaltar no sinal e que justificam toda uma indústria de alarmes, cercas, vidros fumê. Não estou nem falando de bobagens como altruísmo e generosidade, conheço minha platéia, a questão é de puro interesse.

Ao tirar 31 milhões de brasileiros da pobreza, o governo Lula fez mais por nós do que se tivesse simplesmente baixado o imposto da classe média em 10%. Não adianta ganhar bem cercado por uma multidão de miseráveis e protegido por cercas elétricas e carros blindados. O fato de existirem menos 31 milhões de miseráveis no Brasil tem um impacto direto e positivo na nossa vida todo dia.

Ao tirar nossos privilégios e redistribuí-los pelos cidadãos mais carentes, o governo está defendendo os nossos interesses também: está fortalecendo a economia, aumentando o mercado consumidor, melhorando a segurança pública. Quanto mais vocês sentam aqui na esquina da Augusta com Ouvidor e reclamam dos privilégios que perderam, mais eu penso que o governo está fazendo um bom trabalho. Quanto mais vocês reclamam, mais eu admiro o Lula.

Depois do discurso emocionante em Copenhague, só torço para que em 2016, depois do mandato Dilma, ele esteja de novo na Presidência. Podem ainda ter sobrado alguns privilégios da classe média que a Dilma não conseguiu roubar, e ele vai lá e créu.

DVD Roda Viva Lula 2006 + Livro

 Promoção SubmarinoTem um cara twittando com o meu nome: http://twitter.com/AlexCastroLLL

Ah, e toda seção de Informática do Submarino está com descontos bizarros, mas é só hoje.

 

13.10.09


Categorias: Economia, Política

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/38214

Posts similares:
Divino Apedeuta
As Olimpíadas e a Classe Média
SARNEY E DILMA: UMA MÃO SUJA A OUTRA

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Danilo

Texto perfeito! Assino onde?

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 05:22



Comentário de: Marcio E. Goncalves

De fato esse tipo de critica ao Lula eh bem idiota.

Engracado que o pessoal que reclama do Bolsa Familia normalmente eh votante do PSDB e esquece que isso foi criacao do FHC.

Como liberal tenho alguns problemas conceituais na forma como a Bolsa eh implementada, mas nao com o conceito em si. Ate o Milton Friedman defendia uma rede de protecao social minima (o famoso imposto negativo dele).

Mas os "anti-lulas" nao se resumem a um grupinho preconceituoso e sem nocao assim como os que vc citou.

Eu votei no Lula em 2002 com orgulho. Hoj em dia sou anti-lula total.

Nao ha como votar e apoiar ele agora. Nao posso apoiar alguem que desmantela o pouco de instituicoes que o pais tem para distribuir entre seus partidarios.

Alguem que usa a maquina estatal contra um simples caseiro.

Alguem que muda todo o sistema regulatorio de comunicacoes e aprova negocios contra a lei apenas para beneficiar a empresa que injeta grana na empresa do filho.

Alguem que manipula o mercado acionario atraves da Petrobras na cara dura e impede de fazer qualquer coisa a respeito.

Alguem que deporta dois cubanos fugindo de uma ditadura, agindo como cachorro mandado do Fidel.

Entre outras tantas putarias do PT.

E nao adianta falar que havia putarias no FHC tb - oras, havia sim, tanto que ele e seu sucessor perderam meu voto.

(O fato do FHC ter aprovado reeleicao p/ si mesmo, mudando regras no meio do jogo, foi uma das principais razoes p/ perder meu voto, por exemplo).

Mas isso nao justifica as escrotizes do Lula.





PermalinkPermalink 13.10.09 @ 08:00



Comentário de: aiaiai

Clap, clap, clap!!! Disse tudo!

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 08:37



Comentário de: Lauren · http://acordeiquesonhava.blogspot.com

Cada vez que eu ouço alguma reclamação desse tipo me pergunto por que é que a pessoa simplesmente não pára de trabalhar, estudar, vende todos os bens e doa o dinheiro pra uma instituição (ou amigo, ou parente) e, claro, não aceita ajuda financeira de nenhum parente. Aí ela pode arrumar um emprego de auxiliar de produção, empregado(a) doméstico(a) ou faxineiro (a), e automaticamente entrar para a lista de "beneficiados" do governo Lula. É só querer!

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 10:04



Comentário de: Lucélia

Eu não acho que o Lula é o melhor governo. Mas confesso que ele tem contribuido enormente pra diminuição da pobreza. Não concordo com o bolsa-família, vale gás, bolsa escola e até com o sistema de cotas. Mas acho que tudo isso é o melhor que se pode fazer no momento. O Brasil é um país tão fudido que antes de consertar é preciso remediar. E esses que estão sendo "remediados" farão parte da solução no futuro. Fernando Henrique, Itamar, Sarney(Arg!), Collor... todos vieram cheios de boas intenções fajutas que não remediaram em nada a pobreza do país. Concordo que essa coisa do bolsa isso e aquilo tem um quê de coronelismo, e que o Lula só conseguiu o segundo mandato por isso, mas das não opções que temos, estas são as melhores que se apresentam.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 10:28



Comentário de: Rachel Dodeles · http://coisasqueeuacho.wordpress.com

Me sinto dividida quanto a isso. De um lado os abusos deslavados de poder... de outro destribuição de renda. Bom, levando em conta o abuso de poder histórico no Brasil, acho que a distrbuição de renda WINS.

*Aliás, prazer, eu sou a Rachel, leitora regular mas silencisa daqui.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 11:28



Comentário de: Robson Rogerio · http://bordadomundo.blogspot.com/

Gostei muito do post.
A leitura de seu texto me fez enxergar as ações do governo de um ponto de vista diferente.


PermalinkPermalink 13.10.09 @ 11:35



Comentário de: William

Marcio, não concordo com teu ponto, mas cada um tem a opinião que quiser.

Só me revolto um pouco sempre que citam a história do "pobre e indefeso" caseiro.

Sacanagem violar o sigilo bancário dele, mas ignorar que tinha um deposito BEM gordo de um deputado do PFL para ele, é desonestidade intelectual tb !

abração

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 12:22



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

"Ao tirar 31 milhões de brasileiros da pobreza, o governo Lula fez mais por nós do que se tivesse simplesmente baixado o imposto da classe média em 10%."

Maravilhoso, Alex! FOI O LULA QUE FEZ ISSO! Não, não foi o empresário que arriscou seu dinheiro e criou seu negócio e empregou pobres que de outro modo não conseguiriam nada! Não! Foi o governo que resolveu a vida desses pobres. Não, não foi o pobre que trabalhou, economizou, e conseguiu montar seu próprio negócio e assim melhorar de vida! Não, isso não tem nada a ver! Foi o Lula! O pobre rezou para São Lula e no dia seguinte amanheceu dono de uma lojinha! É mesmo, Alex! Para que estudar e trabalhar, né? Isso não vai resolver em nada nossa vida! É só o presidente ser bonzinho! Foi o Lula, só o Lula!

E, Alex, não venha me dizer que você não disse que foi o Lula quem fez isso. Foi exatamente isso que você disse. Está lá: "Ao tirar 31 milhões de brasileiros da pobreza, o governo Lula fez mais por nós..." Veja bem, não fomos nós que trabalhamos nem os pobres que trabalharam: foi o Lula quem fez isso. É, ele. Não venha dizer que você não disse o que disse, Alex. VOCÊ DISSE O QUE VOCÊ DISSE.

Quanto a mim, prefiro continuar achando que se os tais 10% tivessem continuado nas mãos de particulares isso teria sido melhor para o povo: Eles poderiam investir esse dinheiro, e criariam mais empregos, e seria mais fácil fundar e administrar uma lojinha, ou estudar para ser um melhor profissional. Não, esse dinheiro não ficaria a toa, no bolso da classe média. Esse dinheiro seria melhor para muitos pobres do que nas mãos do governo. Claro, ninguém é obrigado a acreditar nisso, e nem eu tenho saco para ver alguém provar que não. Quero apenas dizer que sou contra Monsieur le Président não por não querer que ele ajude os pobres. Sou contra Monsieur le Président por achar que os pobres estão melhor sem ele.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 12:37



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 12:40



Comentário de: aiaiai

Nooossssaaaaa! Deve ser muito difícil a vida de troll de direita nesses nossos tempos, né não?
O jorge, seja um pouco mais nobre e pare de ser infeliz... dá até dó!

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 13:24



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"E esses que estão sendo "remediados" farão parte da solução no futuro. Fernando Henrique, Itamar, Sarney(Arg!), Collor... todos vieram cheios de boas intenções fajutas que não remediaram em nada a pobreza do país."

Falar isso eh de uma ignorancia sem tamanho sobre a historia economica recente do pais.

A derrubada da hiperinflacao foi tao ou mais importante do que qualquer ganha social do governo Lula - e quem fez isso foi o governo Itamar e FHC. Num cenario de hiperinflacao que se fode mais sao os mais pobres. Quem era de classe media alta colocava sua grana no overnight e ainda tinha um lucro legal diario. O cara pobre que nao tinha ideia do que era isso via sua grana perder valor em 24h.

A Bolsa Familia que tanto da fama ao Lula eh criacao do FHC, porem com nomes diferentes (Bolsa Escola, etc...). Renomear e expandir nao eh o mesmo que criar.

Ate o inutil e corrupto governo do Collor teve raros bons momentos- sua abertura da economia eh que permitiu a expansao do consumo no pais aos mais pobres.

Colocar todos as glorias da boa situacao economica do Brasil no Lula sem citar tudo isso eh ridiculo. Ele nao veio ao poder num vacuo.

"Sacanagem violar o sigilo bancário dele, mas ignorar que tinha um deposito BEM gordo de um deputado do PFL para ele, é desonestidade intelectual tb !"

Comentario ridiculo William, total alheio a nocao de um Estado de Direito e separacao de poderes.

Nao importa o que tinha ou nao tinha na conta dele - o governo nao tinha autorizacao judicial nenhuma para quebrar tal sigilo. O Brasil, ainda que teoricamente, eh um Estado de Direito, com divisao de poderes, onde todos sao inocentes ate que se prove ao contrario.

O que o governo (na caso, o poder executivo) fez foi agir como Judiciario, usando toda sua forca contra um opositor.

Isso eh uma fronta a citada divisao de poderes e ao Estado de Direito. Coisa de ditador (coisa que o pressoal esquece no Brasil: o que define um ditador nao eh como ele chega ao poder, mas o fato de seu poder nao ter check and balances)

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 14:01



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Ei pessoal,

Estive pensando: já que preconceito contra negro não pode mas contra classe média pode, resolvi parar de contar piadas de negro. Agora, só vou contar piadas de classe média. Aí tem um monte de piada de classe média, para a gente se divertir. Vamos lá:

P: Quando classe média toma laranjada?
R: Quando sai briga na feira!

P: Qual a melhor classe média, a brasileira ou a americana?
R: A americana! Porque está mais longe!

P: Qual a semelhança entre um carro com o pneu furado e uma mulher de classe média grávida?
R: Os dois estão esperando um macaco!

P: Porque é que classe média só come chocolate branco?
R: Para não morder a mão!

P: Porque é que classe média gosta de boxe?
R: Porque tem um assalto a cada três minutos!

P: Quando classe média sobe na vida?
R: Quando explode o barraco!

P: Quem é mais parecido com o macaco, o homem branco ou o classe média?
R: O branco! O classe média já é o próprio!

P: Quando classe média é gente?
R: Quando tá no banheiro! Alguém bate na porta e a classe média responde "tem gente"!

P: Quando classe média é bonita?
R: Quando vai presa! O delegado olha para o Boletim de Ocorrência e comenta: "Muito bonito, hein?"

P: Como as mulheres de classe média fazem para saber se estão grávidas?
R: Enfiam uma banana na xana, se voltar mordida é porque estão!

P: O que significa 1 milhão de classe média na lua?
R: Eclipse lunar!

P: O que significa 10 milhões de classe média na lua?
R: Paz na terra!

P: Porque na África não tem cartomantes?
R: Porque classe média não tem futuro!

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 15:09



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 15:11



Comentário de: Lauren · http://acordeiquesonhava.blogspot.com

o mais legal do penúltimo comentário do Jorge é ver q, trocando "pobre" por "classe média", a piada perde totalmente o sentido...

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 16:18



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Eu lembro de como era na minha infância, meus avós aposentados e minha mãe trabalhando informalmente,e meu pai não trabalhava nunca,típico malandro.Acompanhei atentamente os discursos de meu avô sobre como seria bom o governo Lula,e tudo isso começou lá em 1994,eu tinha 4 anos de idade ,e já ganhara minha primeira moeda de 10 centavos.Eu a olhava com um certo brilho no olhar,minha primeira fortuna .E tinha as histórias do meu avô,de como era antes do plano real,de como a inflação nos consumia, e ele sabia de tudo, sabia que o governo de Getulio foi o melhor de todos os tempos e que com o Lula não ia ser diferente,Lula era o novo Getulio.E ele falava de JK e de como Brasília era uma piada ,o engraçado e que depois de tanto tempo,Brasília continua sendo a maior piada de todos os tempo .Ele era contra tudo que Brasília tinha sido e contra tudo o que ela representaria em um futuro não muito distante. Mas o assunto aqui é sobre lula não é? Pois muito bem. Eu sei que de 1994 á 1998 eu ouvi que o FHC não era tão ruim assim, embora o meu avô não tenha votado no Fernando Henrique, ele até que poderia agüentar o FHC que apesar de ser do PSDB fazia um bom trabalho, não tínhamos a inflação batendo as nossas portas.
O plano real; tudo sobre o FHC se resume a isso, não ouvi muito sobre outras coisas, claro que tinha o escândalo da SUDAM e da SUDENE mais isso foi lá pelo segundo mandato dele salvo engano. No segundo mandato do “Ferrando o Brasil Henrique Cardoso” (eu gostava de falar assim, e meu avô caia na risada) lembro-me de meu avô brigando com o açougueiro por conta disso. Ele dizia que o Lula deveria ganhar as eleições e o açougueiro dizia que não porque com o FHC pelo menos se podia comer carne, anos depois foi que eu vim entender o porquê do meu avô ter se revoltado tanto com esse comentário do açougueiro. Naquele dia só teve ovo, e eu odeio ovo, foi à primeira vez que não gostei de Lula, por conta dele eu comi ovo no jantar, a carne meu avô jogou na cara do açougueiro. Meu avô morreu em 23 de janeiro de 2002, não viveu pra ver o governo Lula de que ele tanto falava desde que eu tinha 4 anos de idade.Melhor pra ele,pois SUDAM e SUDENE é fichinha perto dos “valériodulto” “Mensalao “ farra com os cartões corporativos, atos secretos e tantas coisas que eu já até me esqueci.
O governo Lula é uma maquiagem, e eu tenho até pena de quem herdar esse rombo e não acredito que seja a Dilma, não, não vai ser. Governo de Lula não passa de medidas provisórias e de operações tapa buracos. E o PAC esse PAC é o Golpe de mestre a cartada final e o xeque-mate do governo LULA. O lado bom é que ele tornou a ortografia mais fácil pra gente burra feito eu e ele, que cresceu sob a educação falha deste país. Ele resolveu tudo o que se propôs a resolver, ele deu aos pobres ajuda assistencialista de que ele tanto precisará na infância dele.
O governo Lula é um amontoado de coisas um castelo de cartas pra ser mais precisa, e que ao menor sinal de uma barrocada nas eleições irá desmoronar em cima de quem assumir, e eles não pretendem eleger um presidente, não agora, não nessas próximas eleições. Caso contrário Dilma não seria a ELEITA por eles. Porque eles sabem que só eles é que elege Dilma a alguma coisa. O povo é contra Dilma, eu sei, eu sou o povo. Eu falo aqui da tênua linha entre a pobreza e a estabilidade financeira.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 17:26



Comentário de: Kitagawa

Se liga, Lauren, aquilo tudo não é originalmente piada de "pobre".

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 17:30



Comentário de: Kitagawa

Com certeza o governo Lula tem suas cagadas, mas ele fez tudo aquilo que o FHC pretendia e não conseguiu e ainda fez muito mais. Indy, voce que é contra a propriedade privada, saiba que antes do FHC havia um monte de empresas publicas que prestavam serviços de telefonia, luz, alem de mineração, produção de aço, tudo estatal. O FHC privatizou, vendeu tudo e queimou toda a grana pra combater a inflação e manter o cambio fixo. nada contra a privatização em si, mas o resultado em 8 anos foi, sim, inflação controlada, mas juros exorbitantes, grande aumento da divida publica, crescimento médio ridiculo e, de quebra, apagão. O Brasil só foi crescer sustentavelemnte, pagar a divida externa e baixar os juros pra 1 digito durante o governo Lula, isso mantendo a inflação baixa e com superavit primario. Fora isso temos queda na desigualdade, queda no nivel de pobreza, recordes sucessivos na exportação, reconhecimento externo e, de quebra, olimpiadas. Sim, FHC, mesmo com seus erros, foi fundamental para criar as bases dessa fase atual que tem tudo para ser a mais promissora da historia do Brasil. Mas dizer que o governo Lula no geral é ruim... é ruim, hein?

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 17:56



Comentário de: Kitagawa

"Não, não foi o empresário que arriscou seu dinheiro e criou seu negócio e empregou pobres que de outro modo não conseguiriam nada!"

Deixa de ser ridiculo, Nobre. É como dizer que não foi o Maluf que fez o Minhocão e sim os operarios. Para que o empresario possa criar seu negocio e empregar gente é preciso um ambiente economico favoravel para isso, e isso foi obra, sim do governo, que manteve a economia estavel, baixou gradualmente os juros, consolidou a confiança no empresariado, saiu pelo mundo fazendo propaganda dos nosso produtos e principalmente criou politicas especificas para estimular a produção. O FHC que era adepto desse seu wishful thinking (neo)liberal de que as coisas se fazem sozinhas, que tudo depende somente da iniciativa das pessoas. Depois ficava chorando que o Brasil não exportava porque os empresarios não queriam exportar.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:10



Comentário de: lucas

alex,

apenas complementando o que outros comentaristas já disseram, é completamente ridículo pegar os piores argumentos de caricaturas de anti-lulistas e achar que acabou de uma vez por todas com todos os problemas do molusco.

ao contrário do que supõe essa visão anti-classe-média, a maior parte dos que se opõe ao lula não acha que o mundo é um cabo de guerra entre pobres e ricos, mas acha que sem o lula todos estariam melhor.


posso estar errado, mas me parece que essa estratégia petista de ridicularizar a oposição não vai contribuir muito. só seria possível vencer 2010 tirando votos dos trinta e tanto % do serra. e ridicularizar essa parte da população não é uma boa forma de atrair seus votos.

sei que você não faz propaganda oficial, mas o discurso do partido não é muito diferente.

acho quase impossível o PT ganhar em 2010.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:13



Comentário de: Alex Castro Email

lucas, eu nao sou petista, nem lulista, e nem estou fazendo campanha. estou fazendo cronica. os argumentos citados eu já ouvi diversas e diversas vezes dos meus amigos bem nascidos do RJ e de SP...

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:16



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Kitagawa,

Lembro sim, aliás, quando a minha mãe fez pedido de uma linha de telefone lá pra casa foi pela telerom que no nordeste era a Telemar não sei se vc se lembra, uma empresa do governo. Anos mais tarde essa empresa foi comprada pela Brasil Telecom eu acho, e o serviço piorou muito. Hoje em dia a Brasil Telecom que é a OI me manda contas absurdas de R$600,00 quando meu plano é de R$ 122,00 mensais. Odeio coisas privatizadas, elas perdem totalmente o controle. E o Governo Lula não foi um governo tão ruim assim, poderia ter sido melhor se ele fosse mais enérgico, se ele não se deixasse governar pelo senado. Em tempos em que eu não sei o que pensar mais sei no que não pensar ,o governo Lula ou qualquer coisa que provem dele não me agrada muito,Se bem que ainda morro de medo dos tucanos,tudo menos um tucano na presidência .Eu voto nem que seja no Enéias( rs´s)

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:26



Comentário de: lucas

alex,

que bom que temos você para nos contar como pensam os bem nascidos! quem dera eu tivesse amigos assim. quem sabe eu poderia criar meu próprio blog de "crônicas".

abs
lucas

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:41



Comentário de: Alex Castro Email

lucas,

bem-nascido, no brasil, eh qq um q tenha tempo ocioso e renda familiar suficiente pra ler e comentar em blogs, ao inves de estar lavando chao, limpando mesa ou no onibus entre esses dois empregos...

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 18:44



Comentário de: Arthur

Cara, o Jorge Nobre ta delirando cada vez mais...

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 19:36



Comentário de: Marcio E. Goncalves

Pelo que eu leio dos posts do Alex eu tenho impressao que seus amigos com grana sao bem mais escrotos do que os meus e isso pinta sua visao da coisa. Nao que eu nao conhece anti-lulas do tipo que ele citou, mas sao a minoria - a maioria que eu conheco sao pelas razoes que eu citei.

O ponto geral do Alex (e do Kitagawa) de que o governo do Lula eh muito bom economicamente e isso justificaria de alguma forma o aparelhamento do Estado, abuso de poder, desrespeito a divisao de poderes e prevaricacao eh ridiculo.

Eh MUITO semelhante ao argumento dos nostalgicos defensores da Ditadura Militar - o argumento de que o desrespeito pela democracia e instituicoes teria sido justificado pelo Milagre Economico e pela infraestrutura criada no periodo.

Nao concordo com esse argumento e obviamente nao concordo com o argumento pro-Lula. Mas aparentemente Clinton estava certo com seu logo de campanha "The economy, stupid". Se a economia vai bem, todo mundo vira o rosto para os desmandos e consequencias a longo prazo.

P.S. Kitagawa, chamar o FHC de Neoliberal eh uma bobagem sem tamanho - o FHC sempre foi um social democrata e governou como um. Tanto que o governo Lula, tao adorado, eh como voce notou, uma versao melhorada do governo dele.

Se o governo dele parece algo mais "liberal" eh pelo simples fato que a economia deixada pelos militares era tao fechada e estatizada, que qualquer flexao em direcao a algo proximo a uma social-democracia europeia parece algo de um "liberal".

Veja que isso nao eh necessariamente um elogio ao FHC, como liberal libertario que sou, um social democrata esta longe de me agradar.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 19:51



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

O grande triunfo de Lula é a divida externa. Ah sim ele nos salvou da tal divida externa, estamos pagando as parcelas até hoje e de quebra ainda emprestamos dinheiro para o FMI.
Mas essa divida externa é antiga, é desde os tempos da independência comprada de Portugal. Não me admira muito os USA terem sido mais felizes na independência do que agente. Eles não compraram nada da Inglaterra, eles lutaram. Eis a grande diferença entre uma nação e outra. Entretanto em um tempo apocalíptico como esse que estamos vivendo, tanto USA quanto o “Brazil” não tem muito do que se vangloriar.
E o Alex não quer resolver os problemas sociais, ele quer é mais leitores pro seu blog. Quando classifica de bem nascidos pessoas como eu, que por conta do programa do SENAI e da inclusão digital tem a sorte de trabalhar como secretária e vez ou outra dar uma fugidinha pra um ou outro blog.
Devo me considerar bem nascida por isso? Devo me considerar privilegiada por nunca ter passado fome? Vontade sim, mais fome não. Devo me orgulhar de passar o final de semana na chácara que meu tio cuidava? Devo me orgulhar por minha mãe ganhar de suas patroas roupas que suas filhas não mais queriam? E, sobretudo devo me orgulhar de depois de toda a vida bem nascida que tive, conseguir por méritos próprios uma vida “tranqüila” entre pagar a conta de telefone e o mercado?Porque não sei se vocês sabem, mas pra pessoas acima da linha da pobreza que nem eu internet é tão vital quanto arroz e feijão.
O Alex nunca entenderá como é pra uma pessoa nascida sem berço debater com uma que nasceu em berço de ouro que nem ele.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 20:26



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

O problema é criticar o Lula por desenvolver um programa de renda mínima. Eu acho que o bolsa família pode ser criticado sim, especialmente pela falta de transparência do programa (já tentei buscar dados nos sites dos ministérios e há tanta incongruência e tanta falta de transparência que é absurdo). Mas a idéia central – um programa de renda mínima – é muito mais proveniente do utilitarismo clássico que de qualquer outra doutrina. E além de tudo, é economicamente viável, pois não custa tanto assim aos cofres públicos (uns 12 bilhões) e não gera demanda inflacionária.

Mas esse acerto – um programa de renda mínima – não pode ser justificativa para não criticar o governo em seus erros: corrupção generalizada (e pouco me importa se também havia no governo anterior, o Lula sempre foi o primeiro a levantar a bandeira de ética e erros passados não justificam erros presentes), alinhamento com o que há de mais podre na política brasileira (clã Sarney), aumento dos gastos públicos e, conseqüentemente, da dívida pública,o mau gasto público (muito em custeio, pouco em investimento) etc.

Em relação à classe média, o que o povo deveria estar bradando é a idéia de girico de retardar a restituição do IR. Isso é negar um direito adquirido.

Em suma, para mim, esse governo é “mais ruim que bom”. Mas não pelos seus acertos e sim pelos seus (tantos) erros.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 20:57



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Indy.

Essa história da dívida externa é engraçada. Primeiro porque, historicamente, a dívida externa do Brasil foi contraída em boa parte pelas estatais, que depois repassavam o dinheiro para o governo (que na ditadura militar não conseguia mais pegar emprestado). Em segundo lugar porque empresas, estatais ou não, continuam pegando dinheiro no exterior (o que é normal e salutar) e as estatais continuaram repassando para o governo fazer superávit primário (a petro mesmo, parou de fazer isso só há alguns meses atrás). Terceiro porque a dívida externa era mais barata do que aquela que temos hoje, que é referenciada em taxa Selic.

A única coisa em tese benéfica foi conseguir mais autonomia na política macroeconômica. Mas a nossa política econômica, by Meirelles, é exatamente a mesma que o Armínio Fraga implantou em 1999 (e o fato do Meirelles ter sido eleito deputado pelo PSDB meses antes de assumir a presidência do BC não é mera coincidência), que era pautada por ideais do FMI.

Ou seja: o tal pagamento foi demagogia pura. Economicamente, não fez sentido nenhum.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 21:03



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Carol,

Por isso eu gosto daqui,eu fico tão mais inteligente rs´s
Há tempos que o LLL vem fazendo o que o ensino publico nao fez por mim.

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 21:09



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Aliás, Alex, quando você fala isso:

"Depois do discurso emocionante em Copenhague, só torço para que em 2016, depois do mandato Dilma, ele esteja de novo na Presidência. Podem ainda ter sobrado alguns privilégios da classe média que a Dilma não conseguiu roubar, e ele vai lá e créu." parece que você está ne verdade torcendo para que todos fiquem mais pobres, não para que os pobres tenham o padrão (um pouquinho melhor) de vida que a classe média desfruta.

Não sei, mas parece que desejar que todo mundo fique mais pobre em vez de desejar que alguns fiquem mais ricos (levando em conta que a classe média JÁ É hoje maioria na população - estudo da FGV comprova) é no mínimo estranho. Não transformemos uma discussão que pretende (e até agora consegue) ser séria em ofensas baratas. Não somos (pelo menos eu não sou) mais calouros em universidades pregando palavras de ordem.

Indy, tem um livro de história econômica do Brasil do Fábio Giambiagi (que usei na faculdade) que é fantástico. Entendi o Brasil do século XX com ele. Leia e divirta-se.

Bj

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 23:25



Comentário de: João Ricardo · http://classemediawayoflife.blogspot.com

Será que a Dilma ganha ano que vem?

PermalinkPermalink 13.10.09 @ 23:45



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://arthur.bio.br/

O PT malufou: rouba mas faz. :)

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 03:02



Comentário de: Arthur Golgo Lucas · http://arthur.bio.br/

Ah, sim, usar um rótulo como "classe mérdia" para nivelar o pensamento de todos os não-ricaços e não-miseráveis numa única gosma pasteurizada é uma maneira muito isenta de demonstrar a ausência de qualquer preconceito. Não é, de jeito nenhum, falácia do espantalho. Longe disso. Quilômetros.

Mas é divertido observar como da mesma pena pode sair uma acusação cabal de alguém ser racista mesmo que não saiba disso e uma expressão generalizadora como "classe mérdia" com ares de profunda coerência. :)

E muito coerente também achar que a única classe social que por definição pode dizer que conquistou o conforto que tem com o fruto de seu trabalho é que tem "privilégios". :)

Mas eu devo pensar assim porque sou burro, a verdade não deve ter nada a ver com isso. :)

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 03:13



Comentário de: Alex Castro Email

golgo,

quem foi q eu acusei cabalmente de ser racista? se vc entrar nesses delírios, vai ser promovido de burro a louco.

talvez vc tenha perdido esse post aqui:

http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/16/o_racismo_nao_e_um_problema_individual/

"Eu nunca acusei nem jamais acusaria ninguém de racista. Um, porque é mal-educado. Dois, porque o racismo ou não das pessoas individualmente é irrelevante.

Ninguém está inocente nesse tribunal, nem mesmo as próprias vítimas - que muitas vezes são os algozes de si mesmos. Quem pode levantar a mão e jurar, de cara limpa, sua completa inocência?

... Não sou tribunal pra sair decretando quem é racista e quem não é. E nem vocês, amigos leitores. Nossa sociedade é complicada demais pra isso. Nada é tão simples assim."

etc etc

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 03:26



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot

Bom Alex, numa coisa eu sou obrigada a concordar com o Arthur: isso de falar "classe mérdia" é tão Centro Acadêmico, credo. É coisa de adolescente (ele mesmo super classe média) fâ de Legião Urbana cuspindo no prato em que comeu. Dá muito bem para criticar um grupo sem essas palhaçadinhas, que não só baixam o nível da conversa como também fazem você parecer que tem 15 anos, no mau sentido.

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 10:15



Comentário de: Alex Castro Email

aaaaah, ale, q injusto. eu só falo "classe merdia" muito de vez em quando e mesmo assim só quando o post pede. esse aqui eu achei q pedia. :)

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 10:34



Comentário de: Lauren · http://acordeiquesonhava.blogspot.com

kitagawa, tem razão, não tinha lido até o final. mas as primeiras eu já conhecia como piada de "pobre". aliás, com o termo "pobre" a maioria se encaixa muito bem. infinitamente melhor do que com "classe média".

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 11:42



Comentário de: Marcelo

É isso aí. Vamos todos deixar essa maldita Classe Média que não faz bem a ninguém e ingressarmos todos na pobreza, pq é isso que enobrece o homem.

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 12:33



Comentário de: William

Marcio, realmente vc não entendeu, ou não foi querer entender, o que eu queria dizer.

Abração

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 14:52



Comentário de: lucas

alex,

é realmente acima da média a sua capacidade de falar uma coisa e depois dizer "eu nunca disse isso". e achar que rebate qualquer crítica.

a propósito, seja qual for a opinião do blog ou dos comentaristas, vai uma tirinha engraçada sobre esse lance das acusações de racismo.

http://dilbert.com/2009-10-06/


e só pra não deixar passar:

eu sou completamente inocente de racismo!!!!




PermalinkPermalink 14.10.09 @ 15:07



Comentário de: lucas

alex,

eu sou bem-nascido!!!! que maravilha!!! e eu achando que era só rico, que erro bobo.

aogra eu posso ficar feliz quando o lula me mandar esfregar chão. afinal, é para o bem dos pobres.

você não sabe quanto bem me faz saber disso!!!

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 15:16



Comentário de: Alex Castro Email

lucas,

pq vc e o golgo nao simplesmente citam onde foi q eu chamei alguem de racista, dao o link, e fim de papo, eu fico aqui com a cara no chao, sem ter o que responder?

ateh vcs darem esse link pra demonstrarem o que estao falando, quem estah pagando de maluco sao vcs.

e, entretanto, basta dar o link e tudo se resolve...

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 16:23



Comentário de: paulinha · http://www.explanando.blogspot.com

Eu tô com a Lauren!
Quem tem coragem que o faça! Abra mão de tudo, seja um beneficiado do governo Lula!
Afinal, é bem mais bonito falar com experiência de causa...

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 17:25



Comentário de: Sordello

Não acho que você esteja completamente errado. É correto favorecer quem mais necessita, e isso mesmo como benefício para essa dita classe média. O problema é que, idealmente, os benefícios tinham de ser cortados lá em cimas, e não de quem o quanto dinheiro se tem faz diferença.

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 17:37



Comentário de: Fabio

Acho uma besteira essa classificação de classe E, D, C, etc. Primeiro porque não dá pra dizer que um tem comida, outro já tem comida e saúde, e por aí vai. Não vejo muito como separar, mas ok. Se eu ganho R$300,00 e passo a ganhar R$800,00 minha vida muda pra caralho. Mas se eu não tenho 20 anos e não tenho filhos, continuo um fudido. Segundo, porque sou muito cético quanto à permanência de patamares modificados nessa escala. Acho que o que quer que tenha feito o sujeito passar de R$800,00 para R$1500,00, pode muito bem retroceder e ele voltar ao salário anterior.
No mais, acho que o que vigora nas pessoas que falam mal do Lula é um certo elitismo, quando não preconceito mesmo. Senão, credo, ainda é a tal ideologia liberal com seus consensos de Washington e tals...

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 18:25



Comentário de: Vanessa · http://www.vanprates.blogspot.com

Golgo,

Quantas horas você trabalha por dia?

Eu trabalho 8h e ganho 700,00, há outros que trabalham o mesmo - ou quase o dobro- e ganham 450,00...E como não falar em privilégios, hein?

Eu tive a oportunidade de cursar a universidade, mesmo que com muita dificuldade. Há outros que sequer sonham com isso, pois apenas ganham para a sobrevivência. E repito novamente: Como não falar em privilégios?

Outra,
Diferentemente do Alex, não acredito que você seja burro... Você é sim um cara inteligente; mas é cego - ou só enxerga o que quer, o que convém!


Ai, que sono...


Alex,

Gostei tanto da sua resposta-análise ao suposto amigo, que enviei pra uma porrada de amigos classe-MERDIA-anti-lula...

Muito bom!

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 22:23



Comentário de: Kitagawa

Opa, uma coisa é criticar o governo pelas cagadas que ele de fato fez e faz. Quer criticar o mensalão? justo. Aparelhamento? Fisiologismo? Sarney? Claro. Poderia até relativizar comparando com os anos FHC, que institucionalizou, todas essas praticas, acusar a hipocrisia dos tucanofilos, falar em realpolitik, "a culpa é do sistema", etc, mas ok.
Quando os tucanos botavam um tucano ou aliado em cargos de confiança, isso era legal, era necessario, era sempre gente competente e preparada, nada a ver com o alinhamento ideologico deles com as politcas adotdas pelo governo, claro. Quando o PT faz isso é "aparelhamento". Certo, hehe.

Outra coisa é quando a critica, por exemplo, cai no preconceito de classe, no elitismo, como bem disse o Fabio logo acima. Outra coisa é ficar dizendo que o Lula é burro e o governo é incompetente diante de todos os fatos que contrariam isso. Outra coisa é esse pessoal que:
-Dizia que o Lula seria ridicularizado pelo mundo por ser um sujeito ignorante, patético, sem classe.
-Dizia que o Lula só vai bem porque nunca pegou nenhuma crise interncional como o FHC.
- Que torce pra que tudo dê errado só para que possam culpar o Lula.
- Que foi privilegiado com redução do IPI pra carros, mas ainda acha que Lula só beneficia os pobres.
- que até hoje ficam arrogantemente cuspindo seus dogmas economicos de quem paga pau pra gringo, sendo que o governo provou com seus sucessivos acertos que todos eles não sabem o que falam.

Vejam bem, já botei muita no fé no FHC e já torci muito o braço pelo governo Lula. Mas fatos são fatos: os anos FHC no final foram um fiasco, mediocres. E o do Lula está sendo o melhor governo dos ultimos tempos.

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 23:33



Comentário de: Bear

Que sucessão interminável e estéril de monólogos. Maniqueísmo é uma m*rda!

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 23:36



Comentário de: Kitagawa

Anteontem houve um incendio numa favela aqui em São Paulo. Informação que passou batido em todas as reportagens: os bombeiros demoraram 40 minutos pra chegar ao local, o que custou a destruição total de todos os barracos. Gente que já tem pouco, perdeu tudo. Uma favela que fica à beira da Marginal Pinheiros. E demoraram 40 minutos!! Quase um tempo inteiro de uma partida de futebol. E se fosse um prédio de classe média? Uma torre de escritórios da Berrini?

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 23:40



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com/

Ouvido num ônibus:

"O Lula é legal; chato é o polvo."

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 23:43



Comentário de: Carol

Kitagawa.

O FHC pintou e bordou em escândalos de corrução, sim.

Mas isso não dá, em hipótese alguma o direito de outro governo fazer o mesmo.

Não me interessa o partido, corrupção é corrupção e não amenizo as críticas por um bom desempenho econômico. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como dizem por aí.

Mesmo porque, governo após o fim da ditadura e sem vantagem NENHUMA só consigo ver o do Sarney. Collor liberou importações, Itamar implantou o Real, FHC acabou com a hiper-inflação e estabeleceu as bases da política monetária atual, Lula manteve (aprimorou um pouco até;) e universalizou um programa de renda mínima. Mas todos ou estiveram envolvidos diretamente em escândalos ou foram complacentes com os mesmos. E por isso todos merecem críticas.

PermalinkPermalink 15.10.09 @ 00:38



Comentário de: Duda Mendes

Fiquem acariciando o Lula, fiquem...daí para ditadorzinho é um pulinho...(vide Chaves)

PermalinkPermalink 15.10.09 @ 20:11



Comentário de: cottonboy · http://www.fotolog.com/cottonet86

A quem interessar possa (eu li alguem falando que era impossivel o PT ganhar em 2010), um belo post do Rafael galvao do pq José Serra não será eleito:

http://www.rafael.galvao.org/2009/06/por-que-votar-em-serra

Ps.: a quem interessar possa, votei no Cristovam... antes me apontem o dedo e gritem "LULISTA!!!"

Abs

PermalinkPermalink 16.10.09 @ 02:03



Comentário de: Kitagawa

Carol, leia de novo o que eu escrevi. Eu acho ok criticar o Lula pelos aspectos que vc aponta. Só o que Lula também é vitima de preconceito, um preconceito incapaz de reconhecer as competencias do governo, que ve o copo se enchendo e insiste que ele está se esvaziando. Ou dizem que se enche "apesar do Lula", que é tudo graças ao FHC. Quer dizer, se botassem um macaco pra presidente o Brasil estaria sainda até melhor.

Sobre os ombros de todo governante ao longo da historia foi jogada a responsabilidade por seus acertos e erros, méritos e culpas. Isso só não vale pro Lula: tudo que há de ruim é culpa dele. Tudo o que ha de bom é sorte ou mérito do FHC.

PermalinkPermalink 16.10.09 @ 04:07



Comentário de: Kitagawa

Caramba, como eu escrevi mal ;0

PermalinkPermalink 16.10.09 @ 04:28



Comentário de: Amanda Meirinho · http://www.nemportodochanachina.blogspot.com

alexandre, os playmobiles já chegaram aê em nova orleans?

belo texto, viu! só acho que esses 5% mais cultos ricos brancos etc deveriam levar mais porrada na cara. eu inclusive.

bjs!

PermalinkPermalink 16.10.09 @ 10:54



Comentário de: Kitagawa · http://logica-inversa.blogspot.com/

Da mesma forma que há aqueles que dizem que Lula construiu tudo o que há de bom nesse país, como se não fosse um processo contínuo. Depende se você está lendo a Veja ou a Carta Capital.

Isso acontece porque há muita gente que acha que política é futebol (tem que "torcer" para alguém).


PermalinkPermalink 17.10.09 @ 20:51



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Ao tirar 31 milhões de brasileiros da pobreza, o governo Lula fez mais por nós do que se tivesse simplesmente baixado o imposto da classe média em 10%. Não adianta ganhar bem cercado por uma multidão de miseráveis e protegido por cercas elétricas e carros blindados. O fato de existirem menos 31 milhões de miseráveis no Brasil tem um impacto direto e positivo na nossa vida todo dia.

E o pior, Alex, é que a tese implicita (que o dinheiro dos impostos ajudam os pobres e assim a classe média está mais segura) nem mesmo é verdade! Está lá, nos jornais:

EM SP, NÚMERO DE LATROCÍNIOS JÁ SUPERA TOTAL DE 2008
Em 2009 foram 73 crimes contra 69 do ano passado; aumento foi de 43% na comparação dos três trimestres:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-sp-numero-de-latrocinios-ja-supera-total-de-2008,451466,0.htm

PermalinkPermalink 19.10.09 @ 08:43



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 19.10.09 @ 08:44



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Twitter

Próximo post: Brasil tem Pior Desigualdade Salarial da América Latina

 promoção submarino

Mulher de Um Homem Só

 Obras Completas Sigmund Freud: Edição Standard - 24 volumesObras completas de Freud, de R$960, por R$399

Um blog sobre rebeldia, contemplação e sacanagem, regado a muita literatura e humor. Nosso assunto são as várias prisões que acorrentam o homem, como ambição, verdade e medo. Dê sua opinião!


Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%

Meus Livros à Venda:

  • Radical Rebelde Revolucionário
  • Onde Perdemos Tudo, por Alex Castro

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Livros Recomendados

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Diário de Leituras 2008

  • 100. Roediger, David R. The Wages of Whiteness. Race and the Making of American Working Class. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 99. Roediger, David R. Colored White. Transcending the Racial Past. [EUA, 2002] Nov.25 (TulBib)
  • 98. Roediger, David R. Towards the Abolition of Whiteness. Essays on Race, Politics, and Working Class History. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 97. Mills, Charles W. The Racial Contract. [EUA, 1997] Nov.22 (TulBib)
  • 96. Machado, Ubiratan. A Vida Literária no Brasil Durante o Romantismo. [Brasil, 2001] Nov.22 (ILL)
  • 95. Buruma, Ian & Avishai Margalit. Occidentalism: the West in the Eyes of its Enemies. [EUA, 2004] Nov.20
  • 94. Alencar, José. Lucíola. [Brasil, 1862] Nov.13
  • 93. Achebe, Chinua. Things Fall Apart. [Nigéria, 1959] Nov.12
  • 92. Matheson, Richard. I Am Legend. [EUA, 1954] Nov.11
  • 91. Alencar, José. O Tronco do Ipê. [Brasil, 1871] Nov.10
  • 90. Morrison, Toni. Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. [EUA, 1992] (TulBib) Nov.7
  • 89. Eiró, Paulo. Sangue Limpo. [Brasil, 1861] (ILL) Out.
  • 88. Pinheiro Guimarães, Francisco. História de uma Moça Rica. [Brasil, 1861] Out.
  • 87. Teixeira e Souza, Antonio. O Filho do Pescador. [Brasil, 1843] (TulBib) Nov.6
  • 86. Almeida, Julia Lopes de. A Viúva Simões. [Brasil, 1897] (TulBib) Nov.6
  • 85. Ignatiev, Noel. How the Irish Became White. [EUA, 1995] (TulBib) Nov.
  • 84. Thompson, E. P. The Making of the English Working Class. [Reino Unido, 1966] (TulBib) Nov.
  • 83. Telles, Edward E. Race in Another America. The Significance of Skin Color in Brazil. [EUA, 2004] Nov.
  • 82. Macedo, Joaquim Manuel de. As Vítimas-Algozes. Quadros da Escravidão. [Brasil, 1869] Out.18
  • 81. Cuenca, João Paulo. O Dia Mastroianni. [Brasil, 2007] Out.
  • 80. Gorak, Jan, ed. Canon vs Culture. Reflections on the Current Debate. [EUA, 2001] Out. (TulBib)
  • 79. Morrissey, Lee, ed. Debating the Canon. A Reader from Addison to Nafisi. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 78. McKinney, Karyn. Being White. Stories of Race and Racism. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 77. Lund, Joshua et al. Gilberto Freyre e os Estudos Latino-Americanos. [EUA, 2006] (TulBib)
  • 76. Branche, Jerome. Colonialism and Race in Luso Hispanic Literature. [EUA, 2005] (TulBib)
  • 75. Falcão, Joaquim et al. Imperador das Idéias. Gilberto Freyre em Questão. [Brasil, 2001]
  • 74. Döpp, Hans-Jurgen. Sadomasochism: On the Ecstasies of the Whip. [Alemanha, 2003] Set.
  • 73. Diamond, Jared. The Third Chimpanzee. The Evolution and Future of the Human Animal. [EUA, 1992] Set.
  • 72. Suzuki, Daisetz Teitaro. The Zen Koan as a Means of Attaining Enlightenment. [Japão, 1950] Set.
  • 71. Skidmore, Thomas E. Black into White. Race and Nationality in Brazilian Thought. [EUA, 1974] Set. (TulBib)
  • 70. Peter Pauper Press. Zen Buddhism. [EUA, 1959] Set.
  • 69. Ventura, Roberto. Estilo Tropical. História Cultural e Polêmicas Literárias no Brasil, 1870-1914. [Brasil, 1991] Ago. (TulBib)
  • 68. Freyre, Gilberto. Casa Grande & Senzala. [Brasil, 1933] Ago.
  • 67. Andrade, Carlos Drummond et al. Elenco de Cronistas Brasileiros. [Brasil, c.1950-2000] Ago.
  • 66. Veríssimo, Luis Fernando. Histórias Brasileiras de Verão. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 65. Veríssimo, Luis Fernando. Novas Comédias da Vida Privada. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 64. Rodrigues, Nelson. O Óbvio Ululante. Primeiras Confissões. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 63. Lispector, Clarice. A Descoberta do Mundo. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 62. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1900-1920] Ago.
  • 61. Alencar, José de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1860] Ago.
  • 60. Machado de Assis, Joaquim Maria. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1870-1900] Ago.
  • 59. Mankell, Henning. The Fifth Woman. [Suécia, 2000] Ago.15
  • 58. Mankell, Henning. The Man Who Smiled. [Suécia, 1994] Ago.10
  • 57. Lindsay, Jeff. Dexter in the Dark. [EUA, 1997] Ago.
  • 56. Couto, Mia. A Varanda do Frangipani. [Moçambique, 1996] Ago.
  • 55. Coutinho, Odilon Ribeiro. Gilberto Freyre ou O Ideário Brasileiro. [Brasil, 2005] Ago.
  • 54. Albuquerque, Roberto Cavalcanti de. Gilberto Freyre e a Invenção do Brasil. [Brasil, 2000] Ago.
  • 53. Chacon, Vamireh. A Construção da Brasilidade. Gilberto Freyre e sua Geração. [Brasil, 2001] Ago.
  • 52. Araujo, Ricardo Benzaquen de. Guerra e Paz. Casa Grande & Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos Anos 30. [Brasil, 1994] Jul.
  • 51. Schwarcz, Lilia Moritz. O Espetáculo ds Raças. Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil, 1870-1930. [Brasil, 1993] Jul.
  • 50. Isfahani-Hammond, Alexandra. White Negritude. Race, Writing, and Brazilian Cultural Identity. [EUA, 2008] Jul.
  • 49. Bosi, Alfredo. Dialética da Colonização. [Brasil, 1992] Jul.
  • 48. Salles, Ricardo. Nostalgia Imperial. A Formação da Identidade Nacional no Brasil do Segundo Reinado. [Brasil, 1996] Jul.
  • 47. Salles, Ricardo. Joaquim Nabuco. Um Pensador do Império. [Brasil, 2002] Jul.
  • 46. Nabuco, Joaquim. O Abolicionismo. [Brasil, 1883] Jul.
  • 45. Nabuco, Joaquim. Minha Formação. [Brasil, 1899] Jul.
  • 44. Weber, João Hernesto. A Nação e o Paraíso. A Construção da Nacionalidade na Historiografia Literária Brasileira. [Brasil, 1997] Jul.
  • 43. Gofman, Rosane & Eny Lea Gass. Empregadas e Patroas. Uma Relação de Amor. [Brasil, 1998] Jul.
  • 42. Graham, Sandra Lauderdale. Proteção e Obediência. Criadas e seus Patrões no Rio de Janeiro, 1860-1910. [EUA, 1988] Jul.
  • 41. Maio, Marcos Chor. Raça, Ciência e Sociedade. [Brasil, 1996] Jun.
  • 40. Almeida, Luana Chnaiderman de. Entremeios e Entretempos. Aproximações ao Filme Shoah de Claude Lanzmann. [Brasil, 2006] Jun.
  • 39. Levi, Primo. É Isto Um Homem? [Itália, 1946] Jun.
  • 38. Sartre, Jean-Paul. A Questão Judaica. [França, 1946] Jun.29
  • 37. Costa, Angela Marques da e Lilia Moritz Schwarcz. 1890-1914. No Tempo das Certezas. [Brasil, 2000] Jun.
  • 36. Holanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. [Brasil, 1934] Jun.9
  • 35. Villa, Marco Antonio. Canudos. O Povo da Terra. [Brasil, 1995] Jun.7
  • 34. Brandão, Adelino. Euclides da Cunha e a Questão Racial no Brasil. A Antropologia de Os Sertões. [Brasil, 1990] Jun.6
  • 33. Moura, Clóvis. Introdução ao Pensamento de Euclides da Cunha. [Brasil, 1964] Jun.6
  • 32. Lima, Luiz Costa. Terra Ignota: a Construção de Os Sertões. [Brasil, 1997] Jun.5
  • 31. Bernucci, Leopoldo M. A Imitação dos Sentidos: Prógonos, Contemporâneos e Epígonos de Euclides da Cunha. [Brasil, 1995] Jun.4
  • 30. Lima, Luiz Costa. Euclides da Cunha, Contrastes e Confrontos no Brasil. [Brasil, 2000] Jun.4
  • 29. Haddon, Mark. O Estranho Caso do Cachorro Morto. [Reino Unido, 2005] Mai.
  • 28. Guilherme, Paulo. Goleiros: Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1. [Brasil, 2006] Mai.
  • 27. Krakauer, Jon. Na Natureza Selvagem: a Dramática História de um Jovem Aventureiro. [EUA, 1996] Mai.
  • 26. Cunha, Euclides da. Os Sertões. Campanha de Canudos. [Brasil, 1902] Mai.
  • 25. Wilder, Thornton. Bridge of San Luis Rey. [EUA, 1927] Mai.
  • 24. João de Patmos. Apocalipse. [Grécia, c.séc.I] Abr.
  • 23. Manzano, Juan Francisco. Autobiografia de un Esclavo. [Cuba, 1836] Abr.
  • 22. Castelnau, Francis de. Entrevistas com Escravos Africanos na Bahia Oitocentista. [Brasil, séc.XIX] Abr.
  • 21. Suzuki, Daisetz Teitaro. Introdução ao Zen Budismo. [Japão, 1934] Mai.
  • 20. Goethe, Johann Wolfgang Von. Faust. [Alemanha, 1832] Mai.
  • 19. Lisboa, Adriana. Rakushisha. [Brasil, 2007] Abr.
  • 18. Tezza, Cristovão. O Filho Eterno. [Brasil, 2007] Abr.
  • 17. Piñon, Nélida, A República dos Sonhos. [Brasil, 1984] Abr.
  • 16. Fanon, François. Black Skin, White Masks. [Martinica, 1952] Abr.
  • 15. Rheda, Regina. Pau de Arara Classe Turística. [Brasil, 1993] Abr.
  • 14. Guillory, John. Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formation. [EUA, 1993] Mar.7-10.
  • 13. Fonseca, Rubem. Feliz Ano Novo. [Brasil, 1975] Mar.11
  • 12. Butler, Octavia. Kindred. [Estados Unidos, 1979] Mar.7
  • 11. Ribeiro, João Ubaldo. Viva o Povo Brasileiro. [Brasil, 1984] Fev.
  • 10. Lispector, Clarice. Laços de Família. [Brasil, 1960] Fev.
  • 9. Veiga, José J. A Hora dos Ruminantes. [Brasil, 1966] Fev.
  • 8. Ramos, Graciliano. Vidas Secas. [Brasil, 1938] Jan.
  • 7. Pinto, Fernão Mendes. Peregrinações. [Portugal, séc.XVI] Fev.- (TulBib)
  • 6. Antunes, Antonio Lobo. O Esplendor de Portugal. [Portugal, 1997] Fev.-
  • 5. Santos, Gislene Aparecida dos. A Invenção do Ser Negro. Um Percurso das Idéias que Naturalizaram a Inferioridade dos Negros. [Brasil, 2002] Fev. (TulBib)
  • 4. Scott, Rebecca J. e outros. The Abolition of Slavery and the Aftermath of Emancipation in Brazil. [EUA, 1988] Fev.
  • 3. Moura, Clovis. O Negro: de Bom Escravo a Mau Cidadão? [Brasil, 1977] Fev. (TulBib)
  • 2. Suassuna, Ariano. Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. [Brasil, 1971] Jan. (Releitura)
  • 1. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Clara dos Anjos. [Brasil, 1922] Jan.

8129 Panola St, New Orleans, LA, 70118, msn, tel, email

Ao me enviar email ou comentar no LLL, você está automaticamente permitindo que eu publique sua mensagem no blog, inclusive com seu nome e endereço. Pense bem.

Busca


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]