Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial, de Demétrio Magnoli

Gota de Sangue, Uma: História do Pensamento RacialMuito, muito medo dessa entrevista de Demétrio Magnoli ao Programa Milênio, da GloboNews, promovendo seu novo livro Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial.

Ele se diz sociólogo mas, de ouvi-lo falar, o homem não parece ter cursado nem Sociologia I. Eu quase diria que ele dá um verniz acadêmico a muitos dos mais comuns preconceitos raciais brasileiros, mas ele não soa nada acadêmico. Em termos de raciocínio e discurso, ele é muito, muito pior do que o Ali Kamel - tem apenas menos poder. Chegou a me dar calafrios de nojo em alguns momentos.

* * *

Palmas para a repórter Elizabeth Carvalho que, ao mesmo tempo em que cumpriu seu papel de entrevistadora e deixou o homem falou, também fez questão de marcar suas posições e fazer as perguntas difíceis: quando leu o trecho do discurso do Presidente americano Lyndon Johnson, eu quase quis aplaudir.

Abaixo, os meus trechos preferidos do discurso "To Fulfill These Rights", de Johnson:Racismo LLL

Mas liberdade não é o bastante. Você não limpa as cicatrizes de séculos dizendo: ‘Agora você está livre para ir a onde quiser, fazer o que deseja e escolher os líderes que achar melhor’.

Você não transforma um homem que por anos ficou acorrentado, libertando-o, e levando-o ao início da linha de corrida, dizendo: ‘Você está livre para competir com todos os outros’, e ainda assim realmente acreditar que você está sendo completamente justo.

Assim, isto não é o suficiente para abrir os portões da oportunidade. Todos os nossos cidadãos devem ter a capacidade de atravessar estes portões.

* * *

Freedom is not enough. You do not wipe away the scars of centuries by saying: Now you are free to go where you want, and do as you desire, and choose the leaders you please.

You do not take a person who, for years, has been hobbled by chains and liberate him, bring him up to the starting line of a race and then say, "you are free to compete with all the others," and still justly believe that you have been completely fair.

Thus it is not enough just to open the gates of opportunity. All our citizens must have the ability to walk through those gates. ...

Much of the Negro community is buried under a blanket of history and circumstance. It is not a lasting solution to lift just one corner of that blanket. We must stand on all sides and we must raise the entire cover if we are to liberate our fellow citizens.

Sobre o discurso "To Fulfill These Rights"

- Texto completo
- Gravação original em formato real audio
- Meu post: Livre Concorrência e Ação Afirmativa Racismo LLL

* * *

Sobre Demétrio Magnoli

- Outros livros de Demétrio Magnoli
- A polêmica entre Demétrio Magnoli e Kabengele Munanga

* * *

Veja todos os posts sobre Raça do LLL e acompanhe a conversa, assinando o RSS dos comentários. Para divulgar toda a série, use esse link ou o botão ao lado.

Gota de Sangue, Uma: História do Pensamento Racial

 

08.10.09


Categorias: Política, Livros, Raça


Posts similares:
Livre Concorręncia e Açăo Afirmativa
Como o Racismo Afeta Nossas Vidas
Quick guide for a pleasant afternoon in Seoul

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: João Ricardo · http://classemediawayoflife.blogspot.com

Como ousa praticar a blasfêmia de traduzir um texto do inglês pro português? O que está acontecendo? Já já cotistas de federais vão passar a frequentar o blog desse jeito. Por favor!

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 14:01



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas liberdade não é o bastante. Você não limpa as cicatrizes de séculos dizendo: ‘Agora você está livre para ir a onde quiser, fazer o que deseja e escolher os líderes que achar melhor’.

Oh, Alex, é claro que não é o bastante. Mas é alguma coisa, não? Ficou muito melhor do que antes. É o melhor que se podia fazer. 600 mil brancos morreram por isso.

Você não transforma um homem que por anos ficou acorrentado, libertando-o, e levando-o ao início da linha de corrida, dizendo: ‘Você está livre para competir com todos os outros’, e ainda assim realmente acreditar que você está sendo completamente justo.

Claro que ele não tem tantas chances de sr Bill Gates quanto um menino branco que estudou em Yale. Mas por que ele precisa ser um Bill Gates? Ter um empreguinho que permita dar uma educação decente para os filhos (e eu até admito uma ajudazinha do Estado em casos extremos), isso deveria bastar, não? Veja, nem eu nem ninguém nega que a situação é injusta. Só não vejo necessidade de ser "completamente justo".

Assim, isto não é o suficiente para abrir os portões da oportunidade. Todos os nossos cidadãos devem ter a capacidade de atravessar estes portões. Uma utopia, Alex. Uma utopia. Em qualquer país do mundo. Capacidade igual, isso é impossível. Mas é possível garantir que todos tenham seus direitos respeitados, na maioria dos casos. Sem favoreecer a ninguém, nem mesmo os que antes tinham sido desfavorecidos. Garantindo direitos a todos, a longo prazo todos podem ter capacidade aproximada, ainda que não igual.

Isso funcionou com os brancos. Pode funcionar com os negros também.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 14:19



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 14:22



Comentário de: Manuel Carreiro · http://manuelcarreiro.com

Aqui no Canadá, o Magnoli seria alvo de gozação.

Dizer que os indígenas "escolhem" uma identidade numa "prateleira" moderna de identidades (pseudo-acadêmicos amam prateleiras e constelações), e ainda dizer que isso é uma "narrativa política" é, no mínimo para rir.

Aqui há uma cultura de respeito e preservação dos direitos dos "Aboriginal people" que já dura décadas. Ninguém vê isso como uma mera "narrativa política".


PermalinkPermalink 08.10.09 @ 14:39



Comentário de: Manuel Carreiro · http://manuelcarreiro.com

Bom, como não poderia deixar de ser, conversei com três pessoas aqui, e uma é contra os direitos dos aborígenes canadenses.

Bem, aqui pelo menos a coisa está um pouco mais enraizada na cultura, porque começou pra valer com o Canadian act de 1982.

Tão enraizada, que a garota disse que era contra, mas teve vergonha de ir muito adiante - "I don't wanna go there", se policiou. Coitada, ela não deve ter um LLL que a deixa falar o que pensa.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 14:46



Comentário de: Manuel Carreiro · http://manuelcarreiro.com

putz... juro que parei por aqui.

nunca ouvi tanta besteira sobre o nazismo como o que o Magnoli diz...

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 15:00




Ele disse “Ninguém dizia que negro devia ser escravo por ser negro”? Ele realmente disse isso? E “não existe uma vergonha de ser preto”? E de novo é aquela conclusão absurda de, que se não existem raças, tampouco existe racismo. Quer dizer, só racismo reverso que oprime e discrimina o pobre homem branco, tadinho!
Pra mim o Magnólio (e tantos outros) me faz pensar no dilema Tostines: eles têm destaque na mídia porque repetem o lugar comum que a classe média quer acreditar ou a classe média acredita nesse lugar comum porque tem tanta gente como o Magnólio na mídia?

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 15:07



Comentário de: Arthur

É isso ai Jorge Nobre, pro garoto negro ter um empreguinho devia bastar

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 16:04



Comentário de: Henrique Cartaxo · http://multimidiacartaxo.blogspot.com

Esse aqui também tá legal, ó, e mais violento:

http://www.youtube.com/watch?v=L0FFn8ZXXQ4&feature=player_embedded

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 17:29



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

“Mas liberdade não é o bastante. Você não limpa as cicatrizes de séculos dizendo: ‘Agora você está livre para ir a onde quiser fazer o que deseja e escolher os líderes que achar melhor”.
E não mesmo, libertar um povo cativo, sem lhe dar subsídios equivale a não fazer nada. Então o que fazer? Como reparar o dano causado? Por cotas em universidade publica, talvez, porque não tentar?
Agora, a solução seria melhorar toda a base da educação publica começar não da faculdade e sim do ensino fundamental e médio. Os alunos negros e pobres não precisam de bolsa de estudos por serem negros ou por serem pobres ,eles precisam de bolsas por não terem recebido uma educação de qualidade.O Problema não é a cor da pele e tampouco o que se convencionou chamar de racismo estrutural.O problema é a educação falha,o problema é o sistema que lucra com a pobreza .
Do que adianta uma pessoa poder ir onde quiser,quando ela não sabe aonde quer ir,do que adianta a pessoa escolher os lideres que achar melhor, quando não tem nenhum líder melhor.

“Você não transforma um homem que por anos ficou acorrentado, libertando-o, e levando-o ao início da linha de corrida, dizendo: ‘Você está livre para competir com todos os outros’, e ainda assim realmente acreditar que você está sendo completamente justo.”

Fico imaginando o liberto, no inicio da linha de corrida, mas de pés no chão, enquanto seus concorrentes usam tênis próprios para corrida. É obvio que ele não irá vencer, o que propor então, que todos fiquem de pés no chão ou dar um tênis de corrida ao liberto. E mesmo se der um tênis a ele, isso não irá pesar ao invés de ajudar,pois ele não tem costume de usar essas coisas,isso demanda tempo, ele se adaptará mais não hoje não agora,ele vai ter que abandonar a corrida,antes mesmo de tentar.Os outros não podem esperar ele se adaptar, o mundo não para ,e agora? Supletivo, supletivo (rs´s)
Ele vai ter que fazer treinamentos intensivos, isso é justo? Não, definitivamente não é. Isso é apenas o que podemos fazer, ainda não temos uma maquina do tempo, não tem como voltar atrás, temos como mudar o futuro, e aí? É pegar ou largar?

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 17:38



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"Dizer que os indígenas "escolhem" uma identidade numa "prateleira" moderna de identidades (pseudo-acadêmicos amam prateleiras e constelações), e ainda dizer que isso é uma "narrativa política" é, no mínimo para rir."

Nao eh nao. Eh um fato obvio. isso se chama "Identity Politics".

Dado a meu background mistureba, eu mesmo aqui nos EUA posso escolher algumas na pratileira para mim: posso ser "latino", posso ser "brazilian" (que nem sempre eh a mesma coisa, principalmente para o governo Federal), posso fazer parte do movimento crescente dos "mixed race". Posso, clamando meu avo negao, ser afro-brazilian apesar de branquelo. "Hispanic" pelo meu outro vo, imigrante de Granada. "Native brazilian" pelo lado da minha vo, cabocla do interior. Ou, enfim, um boring white pelo lado Portuga da familia.

Escolho nao ser nada, sou so o Marcio e nao me encham.

O Demetrio esta certissimo quando diz que todas essas classificacoes sao politicas. As pessoas se juntam em grupinhos ou por inercia ou por conveniencia.

O que explica pq aqui o Obama se ve como "negro", o Tiger Woods como "caublinasian" (caucasian+black+asian) enquanto o Slash (sim, o do Guns'n'Roses) da de ombros e eh ele mesmo (tanto que 99% das pessoas nao sabem que ele eh mulato).

Eh simplesmente patetico e triste ver brasileiros importando esse conceito tosco de multiculturalismo norte-americano ao mesmo tempo que desdenham o conceito de nacao mestica brasileira.

A Democracia Racial brasileira eh uma farsa? Sim, em muitos sentidos eh, principalmente ao que tange ao negros (os negros mesmo, nao os pardos). Mas nao ao que tange a integracao de outras racas no pais, onde a situacao vai muito bem obrigado e muito antes de pensarem em se falar de multiculturalismo no Canada, Londres ou SF. Pequeno fato que eh ignorado nessa questao - falasse apenas do que esta errado, mas ignorasse os pontos positivos da experiencia brasileira.

E todo mito nacional tem um pouco de farsa mas isso nao tira seu valor em si. So pq existem pobres nos EUA isso nao invalida (nem transforma em um objetivo ruim) o American Dream. Eh possivel sim, mais do que em outros paises, ficar rico sendo empreendedor aqui.

O mesmo com a imperfeita "Democracia Racial" brasileira. Ela nao eh o que deveria ser? Ok, vamos melhorar.

Mas nao importar um conceito ridiculo como o multiculturalismo do Canada ou aqui de San Francisco, que nao passa de uma forma muito educadinha e limpinha da velha ideia racista de "separate but equal".

Eh exatamente a mesma merda, apenas um pouco mais sofisticada e com um marketing mais apurado.





PermalinkPermalink 08.10.09 @ 22:20



Comentário de: Iara · http://foifeitopraisso.blogspot.com/

"Mas por que ele precisa ser um Bill Gates? Ter um empreguinho que permita dar uma educação decente para os filhos (e eu até admito uma ajudazinha do Estado em casos extremos), isso deveria bastar, não? Veja, nem eu nem ninguém nega que a situação é injusta. Só não vejo necessidade de ser "completamente justo"."

Tipo, se as pessoas tem coragem de dizer o que o Magnoli diz, eu não deveria me espantar com o racismo desse Jorge Nobre, assim, demarcando território, impondo limites pro outro. Mas me espanto e fico pensando se o cara não fica corado enquanto escreve. Quase 30 anos de idade e sou de uma igenuidade...

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 22:22



Comentário de: Te

O pior é o pessoal dando autoridade a ele apresentando-o como professor da USP. Sendo que ele se estranha até com os colegas da universidade:

http://www.idelberavelar.com/archives/2009/07/resposta_de_kabenguele_munanga_a_demetrio_magnoli.php

E pelo que diz o texto, ele é geógrafo, não sociólogo.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 22:51



Comentário de: Marcio E. Goncalves

O Demetrio fala um ou dois absurdos (Obama nao se classifica como negro? Ta louco).

Mas em geral mandou muito bem. Especialmente no que tange alguns lugares comuns da esquerdinha multiculturalista, linha de pensamento que o Alex expoe aqui.

Por exemplo:

1) A ideia de que quem se classifica como "pardo" esta negando sua "negritude". Aqui e sta uma contradicao gigantesca e absurda desse pessoal e eles nao ficam nem vermelhos em falar tal coisa.

Por um lado defendem raca e etnia como identidade pessoal, mas por outro lado negam o direito de um individuo criar sua propria identidade.

Cria-se uma hierarquia de identidades, onde somente valem mesmo as identidades criadas coletivamente e pelo estado de preferencia (a criacao do termo "hispanico" no governo Nixon eh um bom exemplo dessa criacao estatal).

Oras, ao se dizer que o termo "negro" eh mais valido do que o termo "marrom bombom" vc tira o direito da pessoa se autodefinir. E tb ignora o fato que por mais engracado que o termo seja (assim como outros: cor de cuia, marronzinho, etc...), ele eh mais preciso do que apenas "negro" ou mesmo "pardo" - eh um termo que leva em conta os diversos nuances de uma nacao mestica.

2) Tambem ele toca no mito mor, a abobrinha fundamental, repetida pela jornalista e ja exposta aqui nesse blog pelo Alex. A nocao absurda de que seria melhor se a gente tivesse tido KKK, Jim Crow, One Drop Rule e Segregacao no Brasil pq dai "seria mais facil combater" o racismo.

Sim, seria mais facil criar uma divisao clara e criar um ambiente de "identity politics" para macaquear politicas norte-americanas.

Ja que nao tivemos isso no Brasil, teremos o trabalho imenso de pensar nossa realidade degrade por ela mesma ao inves de repetir o mundo p&b deles.

Aparentemente essa dificuldade academica eh razao suficiente para se lamentar a falta de leis racistas em nosso passado historico.

Patetico.






PermalinkPermalink 08.10.09 @ 22:57



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com/

Alex,
O Magnoli fala umas inanidades ali, mas tbm dá várias bolas dentro. Vc não diz quais são tuas objeções especificamente. ¿Vai dizer? Pq elas não são óbvias...

Achei engraçadamente político o discurso do LBJ. Qdo fala do passado, é todo específico e detalhado; qdo fala do presente, puxa a sardinha pra seu lado; qdo fala do futuro, do q é especificamente necessário fazer, fala em metáforas grandiosas.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:09



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Hum.

Eu ganhei o livro de aniversário de um amigo e estou na página 243. O livro tem quase 400, ou seja, acho que já li o bastante para comentar.

Até agora, o autor falou bastante de ventos históricos. Ele comenta o "darwinismo social" (obviamente, criticando-o), fala das diferenças de racismos que consideram a "cor da pele" e de racismos que enxergam "culturas". Fala de indígenas, de negros, de decisões da suprema corte americana em relação ao tema.

Na verdade, até pelo que eu conheço do Magnoli, ele mostrou-se muito menos um "comentarista" que um "historiador" no livro.

A parte em que eu estou é bem interessante e trata do pan africanismo, que ele vê de forma negativa e expõe argumentos bastantes plausíveis contra essa coisa (que muita gente ainda acredita) da África ser uma espécie de "unidade".

Não estou achando ruim não, apesar de ser um pouco cansativo no sentido de ser muito detalhista (em relação a nomes e autores de diferentes posições), o que, para uma leitora como eu, que não tem tanto interesse acadêmico no tema, parece um pouco irrelevante.

Mas é um Magnoli diferente do comentarista do Estadão, o que até me impressionou.

Mais alguém chegou a LER o ue ele escreveu?

Abs.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:16



Comentário de: Alex Castro Email

plausivel e outros,

eu acho que o magnoli não só não dá nenhuma bola dentro, como é completamente alucinado e deslocado da realidade na maioria dos pontos. Ao contrario, por exemplo, do Kamel, de quem discordo mas é sempre lógico e racional.

mas o Magnoli, pra mim, está no nivel do comentario classico que fizeram aqui, de que a policia parar mais preto nao é racismo pq preto tende a ser mais pobres e os pobres tendem mais a ser bandidos. tem certas coisas q nao respondem. e eu com certeza nao me rebaixaria a bater boca com o Magnoli, ou mesmo a explicar pra um terceiro pq ele é alucinado.

achei engracado pq a camila chegou aqui em casa no fim de semana, passei o video pra ela, e ela comecou a coçar a cabeça, e disse, alex, esse homem nao faz NENHUM sentido, é assim mesmo ou sou eu que sou burrinha?, e eu falei, não, é assim mesmo, o louco é ele...

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:19



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Interessante é a passagem na qual ele compara as obras de Freyre e Florestan Fernandes (e consequentemente, de seu - salvo engano - antigo orientando FHC). Achei muito pertinente.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:20



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com/

Alex,
"eu com certeza não me rebaixaria ... a explicar pra um terceiro por que ele é alucinado"

Acho q vou até ali reler os termos de uso do LLL e já volto.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:28



Comentário de: Alex Castro Email

carol,

eu até escrevi pra editora e pedi pra ver o livro, mas esse, só de graça.

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:34



Comentário de: Alex Castro Email

vou só dizer qual foi a pior da entrevista. várias e várias vezes ele diz que raças não existem biologicamente e diz (em tom de quem descarta o assunto) que são 'apenas' criação política, q são um discurso político.

oras, se raças existissem biologicamente, elas seriam problemas dos biólogos. justamente pq nao existem biologicamente, justamente por serem um discurso político, é que pertencem ao campo de estudo da Sociologia, caraio.

o cara fala que raça nao é biologico, é político, como se algo ser político fizesse dele menos real, menos palpável. como é que um cara desses pode se dizer sociólogo?

enfim, vai daí pra baixo.

sobre isso, eu já escrevi aqui:
http://www.interney.net/blogs/lll/2009/01/27/existe_isso_de_raca/

PermalinkPermalink 08.10.09 @ 23:41



Comentário de: Carol · http://logica-inversa.blogspot.com/

Alex... pedindo para a editora, achando num share da vida ou lendo trechos na net: eu sempre acho bom ler argumentos de quem a gente discorda.

Não que eu esteja discordando da argumentação do Magnoli no livro (até porque meus conhecimentos sobre história das raças não me permite discordar de nada ainda, no máximo absorver o que ele explica até agoa como histórico), mas adoro ler quem escreve coisas que acho absurdas. E às vezes percebo que na verdade, deixam de me soar tão absurdas assim.

Se você não morasse tão longe, eu te emprestava.

Abs.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 00:31



Comentário de: Alex Castro Email

carol,

pra quem já lê, a trabalho, quase um livro por dia e nao tem tempo de ler nada q queira, nao. ainda mais se o livro for de alguem q vc nao respeita.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 00:41



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com/

Alex,
Entendo bem diferente o q ele diz a esse respeito. Pra mim, ele tá dizendo q não existem raças no sentido de três ou quatro únicos compartimentos estanques, ou seja, tá dizendo q cada pessoa é um indivíduo único numa imensa teia de micro-incrementos de diferença. Daí q as pessoas estão semanticamente à mercê dessas três ou quatro definições estanques, de se verem politicamente coagidas a escolher uma das três ou quatro "identidades disponíveis numa prateleira", impersonando interesses genéricos travestidos de ideários políticos singulares. Isso pode talvez ser interpretado como preciosismo, mas não como besteirol alucinado.

Achei legal a sacada de q usar a palavra "pardo" pode significar a recusa de se auto-definir como pertencente a uma "raça". "Pardo" não é raça, é só cor, método de identificação visual.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 01:28



Comentário de: Demérito Manhento

Se eu gostasse de cu de homem, se eu fosse um negão de pau grande, eu arrombaria o cu do Jorge Nobre (por que "nobre"?), não antes de besuntar meu pau com betume e areia.

Ele não parece estar implorando por sevícias semelhantes?

Tem gente que gosta... Fazer o que?

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 04:00



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"Achei legal a sacada de q usar a palavra "pardo" pode significar a recusa de se auto-definir como pertencente a uma "raça". "Pardo" não é raça, é só cor, método de identificação visual."

Isso eh um fato - eu e meu irmao sempre nos classificamos como "pardos" apesar de sermso tratados como "brancos" exatamente por isso.

Curioso que tem gente que acha que pardo significa "marrom" (vivem traduzindo p/ ingles como brown) mas na verdade significa cinza.

Ou seja, eh a perfeita oposicao ao "Preto e Branco"

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 04:24



Comentário de: Demérito Manhento

Nem quero falar das minhas restrições de "fundo ideológico" em relação ao Demérito Magnólia (Ui!), principalmente pq não acredito que ele esteja verdadeiramente convicto do que diz acreditar - Ele apenas entende que seja "muderno" afirmar coisas supostamente detestáveis (quantas pessoas assim vocês não conhecem? Ah, a morte das utopias!). O que eu gostaria de dizer é que eu acho esse Demérito Magnólia (Ui!) uma boa besta de 46 patas. Um verdadeiro boçal! Há muito tempo não vejo gente dizer tantas cretinices com tanta empáfia. Se fosse jornalista, perdoaria (são quase todos ignorantes), mas ele se diz cientista social (sociólogo?) e comete erros tão graves que somente seriam perdoáveis em um calouro que escolheu Ciências Sociais por não saber o que quer da vida; ou pela favorável relação candidatos/vagas; ou por simplesmente ter sido vítima de bullying desde o jardim de infância (isso deixa marcas - veja o caso do Reinaldo Azevedo).

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 04:25



Comentário de: Kitagawa

Realmente, quase tudo soa como retórica tortuosa a serviço de uma agenda pré definida.
Mas serve bem pra delinear uma dinamica um tanto perversa: a intolerancia, o racismo, a segregação, é que levam (forçam?) as "minorias" a buscarem refugio na tal "prateleira" de identidades (não importa se autenticas ou não) como meio de se fortalecerem para melhor confrontar a opressão. Se o clubão não me aceita como membro, fundo meu proprio clubinho, minha propria facção, mesmo que a partir dos despojos empoeirados dos meus ancestrais. Pode ser triste isso, mas tem que respeitar. Mas daí o clubão se sente ameaçado e chega o Magnoli e diz "que é isso, nada a ver, somos todos iguais, deixa de ser ridiculo, isso é só folclore, larga esse tambor", ou pior: "isso é racismo, é segregacionismo". Sacanagem. É quase como condenar os escravos por fugirem das fazendas e fundarem os quilombos, lugar onde fizeram questão de restaurar certos rituais tribais.
Afinal Magnoli fala por um mundo mais integrado e igual ou só é porta voz dos opressores que se sentem ameaçados pelas facções?

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 08:12



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Obama ganha o Nobel da paz,Por absolutamente nada,serio,nada mesmo,só fazem nove meses.´

E esta nas mateiras dos jornais:Obama primeiro presidente negro dos USA a ganhar um Nobel da Paz em tempo record.

É a piada do dia!

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 09:29



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Nossa senhora!

Só para constar: Eu tenho um empreguinho que permite educar bem meus filhos e para mim isso basta.

Mas reformulo: um negro deveria receber o quanto o serviço dele vale. Um branco deveria receber o quanto o serviço dele vale. Até agora ninguém me provou que o serviço de um branco vale o mesmo que o serviço de um negro que recebe menos.

E ainda: de qualquer maneira, isso não é dinheiro meu (a não ser que o Estado se envolva nisso, e o Alex já disse que é contra: ). O que os outros fazem com o dinheiro deles não me interessa.

Discutir isso a sério eu não posso, mas esclarecer melhor o que eu quis dizer ainda é possível.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 11:00



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Esqueci de por o link: A não ser que o Estado se envolva nisso, e o Alex já disse que é contra: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/30/governo_raca_e_privilegio/

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 11:02



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr

Mas eu sou a favor das cotas nas universidades públicas. As cotas raciais irão desmoralizar a universidade pública. E para o Brasil começa a dar certo é preciso acabar com a universidade pública. A universidade pública é a saúva moderna: ou o Brasíl acaba com a universidade pública ou a universidade pública acaba com o Brasil. Temos que acabar com essas saúvas. E as cotas raciais serão nosso tamanduá! Vamos defender as cotas, Alex, eu te apoio nessa!

Por que acho isso? Ah, eu já expliquei porque aqui: http://www.interney.net/blogs/lll/2009/09/09/o_povo_quer_saber_1

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 11:03



Comentário de: Ana

Tem muita gente precisando de haldol por aqui, mas o Magnolia ai continua sendo o primeiro...

Mas falando sério, o cara é realmente perigoso, utiliza um discurso pseudo-cientifico pra dizer o "deixa tudo como está" "fiquem quietinhos e de preferencia longe de mim, seus pretos" É visivel o nojo dele no debate com o frei David Santos, É bem o: não sou racista, só tenho odio de preto pq roubam minhas vagas na universidade, quando deviam se contentar em limpar a minha casa, não sabem mesmo seu lugar.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 12:42



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/


“É bem o: não sou racista, só tenho odio de preto pq roubam minhas vagas na universidade, quando deviam se contentar em limpar a minha casa, não sabem mesmo seu lugar.”



Deveria ser um crime supor uma coisa dessas sobre alguém,serio, deveria mesmo.
Por que todo branco que se julga não racista pensa que só ele é que não é? Talvez porque todo negro pense que todo branco é, e os negros nem supõe eles pressupõem isso sobre os brancos, eles andam nas ruas e vêem os brancos e pensam: La vem ele,ele se acha só porque é branco.
Aí o branco que já sabe de toda a história e que não quer ser tachado de racista, pensa: E agora tem um negro bem na minha frente, e ele já ta na defensiva, o que eu faço? Eu não quero ser tachado de racista, mesmo porque eu não sou racista, mas sou branco e pra um negro ser branco equivale a ser racista.
Eis o dilema: Como provar que eu não sou racista, se eu sou branco? Concordando com eles em tudo?
Existem três tipos de pessoas:
A de direita
A de esquerda
A imparcial

A pessoa de direita é sempre um branco não tem como, mais ser de direita hoje em dia não significa ser racista.
A pessoa de esquerda pode ser branca ou negra (e sim todo negro é de esquerda mesmo que não saiba disso), mais elas não se entendem entre si, porque apesar de uma ter a mesma visão que a outra,elas não se vêem assim, existe 400 anos de historia separando eles,ou seja uma lacuna enorme,e ainda faltam mais 300 anos para que isso seja sanado.

A pessoa imparcial une o melhor dos dois lados, mais por não aceitar a parte ruim de ambos os lados, por não fazer vista grossa aos pontos falhos de cada lado, ela simplesmente não se encaixa. Essa pessoa acredita que a virtude esta no meio, mais estar no meio significa estar em cima do muro, significa não se decidir sobre coisa alguma. E se você não tem uma opinião formada, uma opinião que agrade aos demais, você fica nas estatísticas dos que não souberam ou não opinaram.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 13:53



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"A pessoa de direita é sempre um branco não tem como, mais ser de direita hoje em dia não significa ser racista."

hahahahahahah Indy, fale isso para o Thomas Sowell entao, um dos maiores intelectuais da direita conservadora americana e negro.

Ou para o Bill Cosby, um dos maiores astros da TV americana, conservador e negro.


PermalinkPermalink 09.10.09 @ 14:21



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"Se o clubão não me aceita como membro, fundo meu proprio clubinho, minha propria facção, mesmo que a partir dos despojos empoeirados dos meus ancestrais. Pode ser triste isso, mas tem que respeitar. "

Nao disse que nao tem que respeitar - mas o fato eh que aqui nos EUA tratam essas "caixinhas raciais" como coisas realmente existentes nao construcoes historicas e sociais ou (na maior parte dos casos) criacoes governamentais.

Veja que o "clubao" como vc diz eh MUITO mais restrito e limitado nos EUA do que jamais foi no Brasil. Dependendo do momento historico nos EUA, os "brancos" daqui ja consideraram "nao brancos" irlandeses, galeses, gregos, italianos e alemaes. Nao estou zoando, ALEMAES eram nao brancos p/ eles.

Logo essa defesa atraves de "identity politics" faz mais sentido aqui nso EUA, ainda que tenha efeitos horriveis que eu vejo todo dia aqui em San Francisco.

Mas no Brasil a coisa eh muito mais fluida - quase todo "branco" do Brasil nao eh branco nos EUA - o que mais faz achar simplesmente idiota querer copiar as politicas daqui entao.

Mostrei o video do Demetrio p/ um amigo americano aqui (white) e falei que era um academico "white" reclamando das cotas p/ negros. Primeira reacao do meu amigo olhando o Demetrio "Where's the white guy?".

Essa fluides na definicao de branco brasileiro obviamente nao quer dizer que nao ha racismo, mas mostra uma realidade onde nao se encaixa essa divisao estanque de "identity politics" que rola aqui.

Isso eh uma importacao de um pais onde, tirando os brancos anglo-saxonicos, todo mundo eh "algo"-americano (afro-american, italian-american,etc..). O que nao ocorre no Brasil.

O sentido aqui (EUA) de identidade "cultural" ligado a raca eh fortissimo mas eh algo que nao existe no Brasil.
Pq diabos se quer impor isso?

Veja, o negro americano fala de jeito diferente do branco americano, seja na costa leste ou oeste, com o tipico sotaque "negro". Ja no Brasil o negro fala como o branco - nao existe cultura "negra brasileira" a parte da cultura "branca" ou "parda".

Em nossa realidade as identidades regionais sao bem mais fortes do que raciais. O Negro gaucho tem muito mais identidade com um gaucho loiro do que com um Baiano Negro.

Por sinal, o "preconceito regional" no Brasil eh o que mais se aproxima realmente do racismo americano, explicito, vide a opiniao de muitos paulistas sobre Nordestinos.

"Mas daí o clubão se sente ameaçado e chega o Magnoli e diz "que é isso, nada a ver, somos todos iguais, deixa de ser ridiculo, isso é só folclore, larga esse tambor", ou pior: "isso é racismo, é segregacionismo". Sacanagem."

Nao eh sacanagem, eh um fato , eh simples observacao do que acontece nos paises que "multiculturais". Como aqui em San Francisco.

O resultado sao coisas bizonhas como o fato de que muitos americanos de descendencia chinesa aqui de San Francisco, cuja familia esta aqui ha geracoes (nao ha uma ou duas nao, tipo desde o seculo 19) mas ate hoje nao se consideram americanos. Se classificam de ABC (American Born Chinese).

Eh isso que o Alex e o Munanga querem para o Brasil?




PermalinkPermalink 09.10.09 @ 14:46



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Marcio E. Gonçalves,

Falo sim, cadê ele? Rs´s

E esse Thomas Sowell acredita que exista o racismo? Porque se ele acredita nisso, ele possui elementos de esquerda, e assim sendo, não é genuinamente de direita, logo ele não passa de um intelectual equivocado quanto às suas convicções. Talvez por ele ser Thomas Sowell (quem?) isso não seja tão importante assim né? Já que ele é um dos maiores... e vejam só que ironia ele é negro .

O Bill Cosby (quem?) também acha que exista o racismo? Porque se ele achar, idem ao que eu já disse. E vejam só ele também é um dos maiores... E é negro. Estranho isso né?em um mundo tão racista como esse.


PermalinkPermalink 09.10.09 @ 15:29



Comentário de: Alex Castro Email

Marcio

o fato eh que aqui nos EUA tratam essas "caixinhas raciais" como coisas realmente existentes nao construcoes historicas e sociais ou (na maior parte dos casos) criacoes governamentais.

o erro é só achar q "construcoes historicas e sociais" não são reais ou existentes.

sobre isso, eu já escrevi aqui:
http://www.interney.net/blogs/lll/2009/01/27/existe_isso_de_raca/

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 16:23



Comentário de: Alex Castro Email

marcio

O resultado sao coisas bizonhas como o fato de que muitos americanos de descendencia chinesa aqui de San Francisco, cuja familia esta aqui ha geracoes (nao ha uma ou duas nao, tipo desde o seculo 19) mas ate hoje nao se consideram americanos. Se classificam de ABC (American Born Chinese). Eh isso que o Alex e o Munanga querem para o Brasil?

hmm... qual é exatamente o problema do cenario q vc descreveu? pq te incomoda tanto que essas pessoas se definam assim? em q isso te afeta? o q vc tem a ver com isso?

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 16:25



Comentário de: Indy · http://adapt-se.blogspot.com/

Alex vc me levou a serio quando eu disse que nao era pra me levar a serio? rs´s

Poxa vida :(

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 16:39



Comentário de: Kitagawa

Márcio, o que eu acho sacanagem, até mesmo cínico, é condenar, também ridicularizar, esse processo como o Demétrio faz. Eu pessoalmente também acho meio triste isso, mas respeito, não dá para culpa-los de nada, porque esse processo é também resultado da propria relutancia dos brancos em assimilar aquele que ele considera não branco. "Relutancia" no caso é até eufemismo.
Ora, os proprios judeus depois de levarem a maior sacolada da historia fizersam o que? Sairam da europa de banda e foram fundar lá nos cafundós um país só seu, onde mantém com veemencia todos as suas tradições. Quem pode culpa-los? E porque não respeitar isso? (sim, desconsideremos por ora a questão palestina). Algume vai dizer que aquelas trancinhas não passam de folclore? A igreja católica não poderia ser considerada também folclore? O terno e gravata? O rocknroll? Enfim, porque só a cultura europeia é que deve ser considerada a cultura "real", a matriz de tudo?

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 20:37



Comentário de: Demérito Magnólia

Teve alguém aqui, a Lauren, que me acusou de ser homofóbico. Eu não sou homofóbico. Eu repilo sua invectiva, moça!

Acaso teria sido por "Demérito Magnólia (Ui!)"? Acha que isso é bastante para acusar alguém de homofobia? Não sinto rejeição ou aversão por homossexuais.

Tenha a santa paciência! Pra seu governo, todos lá em casa são gays, inclusive eu, e convivemos felizes!

Eu só não tolero fascistas.

PermalinkPermalink 09.10.09 @ 21:58



Comentário de: Demérito Magnólia

Lauren, eu posso sim, "discutir como indivíduo". E tenho incontáveis talentos. Você irá gostar! Quando poderemos nos ver?

PermalinkPermalink 10.10.09 @ 19:55



Comentário de: Alex Castro Email

se rolar casamento, sou padrinho. vai ser o 3o casal q se conheceu nos comentarios do LLL e ficou juntos! Isso aqui é quase um Par Perfeito gratuito!

PermalinkPermalink 10.10.09 @ 23:03



Comentário de: Marcio E. Goncalves

"Pra seu governo, todos lá em casa são gays, inclusive eu, e convivemos felizes!"

Foi so eu que achou esse comentario muito semelhante ao infame "Nao sou racista pq tenho um amigo negro"?

PermalinkPermalink 10.10.09 @ 23:56



Comentário de: Demérito Magnólia

Lauren, sweetness, estive no seu blog e anotei seu e-mail. Quero falar com você. Não agora, mas brevemente.

Gonçalves, você é alguma espécie de jagunço?

PermalinkPermalink 11.10.09 @ 02:23



Comentário de: Transeunte

"oras, se raças existissem biologicamente, elas seriam problemas dos biólogos. justamente pq nao existem biologicamente, justamente por serem um discurso político, é que pertencem ao campo de estudo da Sociologia, caraio."

Legal Alex!!! Além de tudo me fez rir muito, destaque para o “caraio” de tão verdadeiro que foi haha

PermalinkPermalink 14.10.09 @ 21:42



Comentário de: aiaiai

kkkkkkkkkkkkkk, só hoje tive tempo de ver essa entrevista do doido...
Puxa alex,
tudo bem que a gente tem que ver tudo, mas esse demetrio é realmente um maluco...a entrevista dele chega a ser cômica, de tanto absurdo que ele fala...caraio!

PermalinkPermalink 15.10.09 @ 20:23



Comentário de: Arion Dias

Eu comprei e li o livro - Apesar dele ser "globista"

Gostei bastante mesmo ele tendo pendido para um lado não tão claro sobre grupo étnico e raça nas américas.

Contudo, não acho que ele tenha escrito - ou lido - o livro, tendo em vista suas entrevistas.

PermalinkPermalink 17.10.09 @ 01:57



Comentário de: Ricardo Melo

Dá pra sintetizar assim: não lí e não gostei! Ok, estou tentando ver as entrevistas aqui, mas por misterioso motivo o som do pc não está funcionando. De modo geral, as pessoas que leram o livro e se manifestaram, dizem ter gostado do livro ou reconhecer qualidades nele. Já quem afirma ter visto a entrevista diz ser uma coleção de absurdos. Há mesmo um tom de exaltação e pré-conceito inerente ao tema. Só me espanta que pessoas ditas informadas, se aferrem tão bizonhamente a isso. Há um prazer em soprar ar pela boca sem nada dizer? Não me espanta. Quanto mais enfatuado e posador mais chances de se dar bem nessa republica de bananas (não falo da fruta). Principalmente nos meios acadêmicos. Tem até comercial sobre isso, aquele da oi. Fica como sugestão de estudo aos sociólogos. E sim, podem começar por mim...

Sugestão ao Alex... que tal tirar o libertário e liberal e deixar só o libertino? brincadeira...

PermalinkPermalink 17.12.09 @ 15:56



Comentário de: Alexandre

Concordo com Demétrio Magnoli... dizer que é preferível um país abertamente racista ou que prefere a separação por raças, como é o EUA, é querer o caos. Cotas nas Universidades, isso é combater o racismo com racismo...
Sabe o que mais me intriga, porque uma camiseta com a inscrição "100% Negro" é linda e moderna, ao passo que se alguém ousar sair as ruas com uma escrita "100% Branco", corre o risco de ser preso. Se isso não é racismo, é o que?
Meus avós paternos eram negros, netos de escravos, por parte da minha mãe um era índio o outro italiano. Sou o que? Índio, Negro, Italiano...
Vou dizer o que sou...BRASILEIRO!!
Não preciso de raça para me definir e nem de cota para estudar. Faço minhas oportunidades e não me melindro com um passado distante, porque só olho para o futuro.
Se disserem que sou desfavorecido em função da minha cor, isso só valerá se minha mente for fraca e passar a me fizer de vitima.
Como nunca acreditei nessa baboseira, hj sou empresário, formado em engenharia e faço minha parte auxiliando um grupo carente de crianças, sem separa-las por sexo, origem ou raça.

PermalinkPermalink 13.01.11 @ 12:43



Comentário de: Jess

Na boa este Alex dever negro e esta cursando universidade porque se utilizou de cotas...rs, ficoioc fico feliz de ser uma mestranda branca, de ori
gem humilde que tudo que conquistei foi pelo meu próprio mérito!

PermalinkPermalink 09.05.11 @ 09:33



Comentário de: Jess

Quem é Alex Castro?Que livro ele tem publicado?
Quais são seus artigos acadêmicos?Pra mim é mais
um esquerdista pregando políticas publicas po
bres de inclusao social

PermalinkPermalink 09.05.11 @ 09:42



Comentário de: Breno Aguiar · http://www.mundodasnoticias.net

Eu já tinha ouvido falar sobre esse discurso do Lyndon Johnson, mas não sabia que era dele, muito menos de um presidente dos Estados Unidos.
Muito bonito, tocante e consciente.
Os países precisam de grandes estadistas assim, para dar um jeito no mundo!

PermalinkPermalink 26.07.11 @ 16:48



Comentário de: htc sync · http://htcsync.org/htc-sync-2/htc-sync/

Appreciate this phenomenal article. I especially enjoyed reviewing it and must speak about it to everyone.

PermalinkPermalink 11.09.11 @ 11:11



Comentário de: approaching women, approach women, women approaches · http://www.seduction.cm/approaching/how-to-approach-women-direct/

You learn something every day!

PermalinkPermalink 10.10.11 @ 22:54




Najlepszy Adwokat w Poznaniu. Potrzebujesz pomocy ? To dobrze Trafisz do swojego Adwokata!!!

PermalinkPermalink 26.10.11 @ 07:46



Comentário de: laser jammers,how to beat laser,beat laser ticket,beat tickets,laser detector reviews,radar detector · http://www.radardetector.org/tips-to-avoid-laser-jamming-detection/

I am really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any browser compatibility issues? A few of my blog audience have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any tips to help fix this problem?

PermalinkPermalink 01.11.11 @ 12:37



Comentário de: Phone Tap · http://www.phone-tap.net/monitor/

What are the norms of copyright of web content? How's it different from Patent?

PermalinkPermalink 07.11.11 @ 12:03



Comentário de: Carlos

Um cara se chama de liberal com desenhos retratando Che e a favor de cotas, parei por aqui...

PermalinkPermalink 09.11.11 @ 21:14



Comentário de: Will Samson · http://www.odrebny.pl

Fantastic web site. Plenty of useful info here. I am sending it to several friends ans also sharing in delicious. And of course, thanks for your sweat!

PermalinkPermalink 14.11.11 @ 18:20



Comentário de: drukarnia · http://drukarnia.pl


PermalinkPermalink 17.11.11 @ 06:54



Comentário de: Wordpress Design Tips · http://www.elements-inc.net/

How come I get this ? when using Firefox and when I am using Internet Explorer shows what I am supposed to get, (Wed) ,as the text. If you cannot see what I put down it is a small box with the numbers 26 and 20 inside of it.. Is there a fix for my problem?. Thanks in advance..

PermalinkPermalink 22.11.11 @ 12:01




Should you're even now for the fence: grab your favorite earphones, mind along to a Greatest Buy and ask to plug them right into a Zune then an iPod and see which 1 appears greater for you, and which interface tends to make you smile a lot more. Then you definately'll know that is suitable to suit your needs.

PermalinkPermalink 03.12.11 @ 14:34



Comentário de: computer services chicago · http://www.jexet.com

More people need to read this and understand this aspect of the story. I cant believe you're not more popular.

PermalinkPermalink 04.12.11 @ 21:56



Comentário de: Provestra Review · http://www.femalelibidoenhancements.net/

All these points are the types which make the VOIP PBX dependent enterprise phones challenging to disregard. They have won a million hearts by their effectiveness. Yours could be the following 1. Phone a VOIP PBX or a Hosted PBX provider and really feel the alter, these enterprise telephones convey in to your functions.

PermalinkPermalink 06.02.12 @ 23:15




I am so glad this internet thing works and your article really helped me. Might take you up on that home advice you

PermalinkPermalink 20.02.12 @ 01:09



Comentário de: Minnie Steppe · http://736hadkha82.com

Well, sad to say, more serious can be the fact that irrespective of all of the grumblings mega, hardly any next to nothing, it not

PermalinkPermalink 21.02.12 @ 16:34



Comentário de: kate upton nude · http://saiguo.net/category/fashion/kate-upton

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 23.02.12 @ 00:05




Comentário de: mont blanc pens · http://www.www.montblancpen.biz

You are a very smart person!

PermalinkPermalink 26.02.12 @ 08:10




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 28.02.12 @ 15:28




I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 29.02.12 @ 12:06




I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 01.03.12 @ 11:38



Comentário de: Elliott Karapetian · http://www.breakdancedvd.com/index.php/member/86150/

These have grown superb for a second time work outs that enables us to relax the actual spinal column and in addition sleep correctly without the encounter concerning kind in your own all over again.

PermalinkPermalink 02.03.12 @ 16:49



Comentário de: Scotty Briare · http://www.bowenengineering.com/member/68712/

Such type of are actually good ever again physical exercises ?n which enables us to relax your spinal cord plus sleep suitably without the practical knowledge related to difficulties in your own ever again.

PermalinkPermalink 04.03.12 @ 14:56



Comentário de: Rosa Fernandez · http://thebigbulbplant.com/member/73490/

These became great once more physical exercises when assists you to unwind your back bone and likewise sleep thoroughly without the expertise concerning tension inside the just as before.

PermalinkPermalink 04.03.12 @ 19:52



Comentário de: Shirley Myrick · http://www.metanomics.net/member/112946/

Such type of became terrific yet again exercise routines whereby can help you take it easy this backbone and likewise sleep thoroughly without the go through on the subject of demand as part of your repeatedly.

PermalinkPermalink 05.03.12 @ 00:11



Comentário de: Branden Laclaire · http://www.chain-reaction.org/index.php?/member/89578/

Practicing yet again exercise routines regarding all the time soles is without a doubt amazingly nourishing and as well promises immense medication included in the fast along with long term.

PermalinkPermalink 05.03.12 @ 08:07




Executing all over again physical exercises pertaining to on a daily basis soles might be extremely nutritious along with says enormous procedure around the on the spot as well as forthcoming.

PermalinkPermalink 07.03.12 @ 03:24




This type of are exceptional yet again work outs through which means that we can take it easy typically the spinal column as well as sleep correctly without the working experience in relation to pressure as part of your once again.

PermalinkPermalink 07.03.12 @ 05:46




Accomplishing just as before exercises related to regular lows can be unbelievably nutritious as well as boasts significant therapy while in the on the spot and even potential.

PermalinkPermalink 07.03.12 @ 07:30



Comentário de: Hayden Grapp · http://www.annouchka.fr/lafricain/

Such type of are getting terrific once more exercises when assists you to chill out a spinal together with sleep effectively without the working experience related to anxiety inside of your for a second time.

PermalinkPermalink 07.03.12 @ 23:56




I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 08.03.12 @ 03:56



Comentário de: lindsay lohan naked · http://lindsay-lohan-naked-gossip.blogspot.com/

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 10.03.12 @ 06:23



Comentário de: megan fox 2012 · http://goooqle.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 11.03.12 @ 07:10



Comentário de: tattoo design · http://tattooceleb.com

I have her rare pictures,look

PermalinkPermalink 13.03.12 @ 03:49



Comentário de: katy perry naked · http://katy-perry-naked-gossip.blogspot.com/

http://www.zenyangxuangou.com/Cuisine/Italian-Tomato-Cheese-Salad-Recipe.html

PermalinkPermalink 13.03.12 @ 22:26




Comentário de: kate upton nude · http://saiguo.net/category/fashion/kate-upton

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 14.03.12 @ 14:34




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 16.03.12 @ 07:43



Comentário de: mulberry outlet · http://www.mulberrybags-sale.biz

That¡¯s Too nice, when it comes in india hope it can make a Rocking place for youngster.. hope that come true.

PermalinkPermalink 21.03.12 @ 23:39



Comentário de: mulberry outlet · http://www.mulberrybags-outlet.biz

yea nice Work

PermalinkPermalink 21.03.12 @ 23:53



Comentário de: mulberry outlet · http://www.mulberrysaleonline.biz

Hello. Great job. I did not expect this on a Wednesday. This is a great story. Thanks!

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 00:02



Comentário de: mont blanc pens · http://www.mont-blancpens.biz

my God, i thought you were going to chip in with some decisive insght at the end there, not leave it with ¡®we leave it to you to decide¡¯.

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 00:32



Comentário de: mulberry outlet · http://www.mulberrybags-outlet.biz

good good¡­this post deserves nothing ¡­hahaha just joking :P ¡­nice post :P

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 00:57



Comentário de: Del Vesley · http://www.steamatic.com/member/213734/

Whether it is designed for grandma's cabinet, Disney first considerations for those boys and girls, and damaged or lost recommendations to help all car as well as Transponder ideas, there is you will paid for. Efficient the full system locksmith that has the particular equipement and additionally range to produce every vital. Which includes niche devices.

PermalinkPermalink 22.03.12 @ 07:30



Comentário de: mulberry outlet · http://www.mulberrybags-outlet.biz

ohhh nice info

PermalinkPermalink 23.03.12 @ 08:59



Comentário de: miley cyrus nude · http://meibaishu.com/category/celebrity/miley-cyrus

lol i know right

PermalinkPermalink 24.03.12 @ 01:51



Comentário de: lad reviews · http://lad123.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 24.03.12 @ 11:21



Comentário de: megan fox 2012 · http://goooqle.com

lol i know right

PermalinkPermalink 24.03.12 @ 23:15



Comentário de: selena gomez bikini · http://chongqinvyou.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 25.03.12 @ 16:50



Comentário de: selena gomez 2012 · http://jvliu.com

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 26.03.12 @ 13:57




New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 26.03.12 @ 21:14



Comentário de: 000002 · http://21cnjr.com

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 28.03.12 @ 13:04



Comentário de: selena gomez 2012 · http://danjv.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 29.03.12 @ 15:39




Amazing write-up shows you the low down of USB Card Reader in addition to the reasons why you need to take action straight away. Right here is the USB Card Reader truths your folks does not want you to know about Modernize your own personal USB Card Reader in about half the time without having to spend additional money!

PermalinkPermalink 31.03.12 @ 09:59



Comentário de: selena gomez bikini · http://chongqinvyou.com

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 31.03.12 @ 12:53



Comentário de: Ellis Choe · http://www.farmgateblog.com/member/194836/

Amazing write-up shows you the low down of USB Card Reader in addition to the reasons why you need to take action straight away. This is basically the USB Card Reader truth your folks doesn't want you to know about! Modernize the USB Card Reader in half the time without having to spend additional cash!

PermalinkPermalink 31.03.12 @ 20:31



Comentário de: Terry Norsworthy · http://www.lesliehindman.com/index.php?/member/143127/

Amazing write-up shows you the low down of USB Card Reader in addition to the reasons why you need to take action straight away. Here is the USB Card Reader truth your Parents doesn't want you to find out! Enhance your own USB Card Reader in half the time without having to spend additional money!

PermalinkPermalink 01.04.12 @ 14:56



Comentário de: Isidro Qualle · http://www.kaplandevries.com/member/136263/

Amazing write-up shows you the low down of USB Card Reader in addition to the reasons why you need to take action straight away. Here is the USB Card Reader truth your Parents doesn't want one to find out! Upgrade your current USB Card Reader within half the time without spending more cash!

PermalinkPermalink 01.04.12 @ 16:29



Comentário de: miley cyrus nude · http://meibaishu.com/category/celebrity/miley-cyrus

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 02.04.12 @ 02:46



Comentário de: selena gomez bikini · http://saiguo.net/category/fashion/selena-gomez

lol i know right

PermalinkPermalink 02.04.12 @ 14:23



Comentário de: selena gomez naked · http://meibaishu.com

I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 02.04.12 @ 22:57



Comentário de: selena gomez 2012 · http://fengrenliang.com

oh,guy,it'i realy great!

PermalinkPermalink 04.04.12 @ 03:37



Comentário de: Abdul Halfacre · http://www.ghanei.ir/userinfo.php?uid=38516

Your overworking of the kidneys leads to painfulness plus it's rather a severe ailment. Sipping high numbers of alcoholic beverages makes problems in addition to causes complications anytime. Your kidney natural stone problem in addition to kidney bacterial are generally factors behind along with the impairment in which liquor produces within the kidneys besides other parts in your body, including ailing liver

PermalinkPermalink 05.04.12 @ 04:13




I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 05.04.12 @ 10:19



Comentário de: Florentino Mcwilson · http://www.grootoost.nl/index.php/member/23676/

Unbiased blog post shows 2 innovative new things regarding Buy HDMI adapter that none is discussing.

PermalinkPermalink 06.04.12 @ 15:08



Comentário de: Dewayne Suda · http://blog.58coupons.com/member/71260/

Unprejudiced brief article brings out Three brand-new stuff for Buy HDMI adapter that noone is discussing.

PermalinkPermalink 07.04.12 @ 06:25



Comentário de: Douglas Shanno · http://maoorganicfarms.org/index.php?/member/47028

Neutral review uncovers A number of new things concerning Buy HDMI adapter that none is speaking about.

PermalinkPermalink 07.04.12 @ 10:25



Comentário de: selena gomez bikini · http://chongqinvyou.com

lol i know right

PermalinkPermalink 08.04.12 @ 10:16




I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 10.04.12 @ 16:53



Comentário de: Patrick Schiffner · http://www.imoca.org/en/index.php/member/188534

The Hidden Secret Of Acquiring The Ideal Value For The HDMI cable. This kind of HDMI cable is definitely terrific, it has a lot of functions as well as functions.

PermalinkPermalink 16.04.12 @ 23:44




The Hidden-Secret Of Getting The Most Effective Rate For Your HDMI cable. This kind of HDMI cable is in fact truly wonderful, it's a great number of attributes as well as features.

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 02:06



Comentário de: Latricia Gassoway · http://www.access-southwest.co.uk/index.php/member/73720/

The Magic Formula Of Receiving The Very Best Cost For The HDMI cable. This specific HDMI cable is in fact genuinely great, it's so many attributes as well as capabilities.

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 11:32



Comentário de: Aisha Languell · http://www.surfberbere.com/member/47003/

The Key Of Obtaining The Very Best Deal For The HDMI cable. This unique HDMI cable are truly excellent, it has a great number of features and features.

PermalinkPermalink 17.04.12 @ 14:22




I GOT A CRAZY IDEA FOR U, DONT DO IT ?lmaooo !!!!!

PermalinkPermalink 18.04.12 @ 13:23




Practicing repeatedly routines approximately every day underside is normally amazingly nourishing plus promises significant treatment solution around the fast plus imminent.

PermalinkPermalink 23.04.12 @ 16:38




These are getting great once routines ?n which can help you chill out this back bone together with sleep suitably without the knowledge concerning kind inside your ever again.

PermalinkPermalink 27.04.12 @ 18:49



Comentário de: selena naked · http://meibaishu.com

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 16.05.12 @ 07:00



Comentário de: lindsay lohan naked · http://tinmiao.com/

lol i know right

PermalinkPermalink 17.05.12 @ 03:39



Comentário de: selena nude · http://meibaishu.com

I just like to say it how I see it. Take care.

PermalinkPermalink 17.05.12 @ 11:42



Comentário de: tattoo design · http://tattooceleb.com

oh,guy,it'i realy great!

PermalinkPermalink 18.05.12 @ 00:00



Comentário de: nicki minaj booty · http://zhanglinpeng.com/

New leaked photos! justin bieber and selena gomez kissing in bed! Look hare , www.cledit.com

PermalinkPermalink 18.05.12 @ 13:35



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: "Mas Afinal Qual É a Soluçăo?"

Próximo post: Nosso Racismo É Um Crime Perfeito: Kabengele Munanga

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site