Viver Fora da Realidade

Eu tinha um vizinho milionário.

Ele detestava dirigir e não queria se estressar com documentação, impostos, seguro, consertos. Então, contratou uma empresa de rádio-táxi para que mantivesse um carro, a sua disposição, 24 horas por dia, na portaria do prédio. Pronto. Se um quebrasse, que mandassem outro. O homem só sabia uma coisa: tinha dinheiro que não acabava mais e não queria se aporrinhar.

A pergunta: esse homem vivia fora da realidade?

Pra começar, que realidade, cara-pálida? Existe só uma realidade? Ou será que existe uma realidade certa e outras tantas realidades erradas? Se sim, quem decide qual é a certa e qual são as erradas?

Realidade é que nem cú, cada um tem o seu. O mendigo que passa fome nas ruas do centro está tão fora da realidade do meu vizinho quanto meu vizinho está fora da realidade do mendigo.

Por que ninguém acusa o mendigo de estar fora da realidade? De que modo a experiência de catar restos de comida em latas de lixo e dormir ao relento é mais real do que ir ao coquetel de um pintor famoso e depois pegar o concorde pra Paris? Pior, claro. Mais lamentável, com certeza. Mas mais real? Por quê? Como pode uma coisa ser mais real que outra?

Será que existe uma escala de realidade e ninguém me avisou? Qual é a medida? Sacos de pitombas? A realidade do meu vizinho atingiu 3 graus na escala saco de pitombas; a do mendigo do centro, 8 graus. Logo, a realidade do mendigo é mais real que a do meu vizinho. É isso?

Qual das duas realidades ganha? Existe uma que é certa? Por que ninguém nunca fala que alguém está dentro da realidade? Isso quer dizer alguma coisa?

Em geral, quem fala besteiras do tipo você vive fora da realidade!! são ou os malas da direita, reacionários e moralistas, defendendo os valores da tradicional família cristã brasileira, ou então os malas da esquerda, ainda mais moralistas, achando que todo mundo tem que se engajar em tudo e que alienação dos problemas que eles julgam vitais é algum tipo de crime de lesa-Marx.

Um conselho: se alguém, algum dia, acusá-lo de viver fora da realidade, em geral é porque você está se divertindo demais. Mande-os todos à merda e continue a fazer o que estava fazendo.

As realidades são muitas, todas igualmente válidas. Cada um vive a realidade que pode. Meu vizinho tem lá seus muitos defeitos, mas está vivendo a realidade dele, a realidade em que nasceu, uma realidade que é tão válida quanto qualquer outra. Dizer que ele vive fora da realidade é dizer que a vida dele não é válida. Quem tem moral de dizer uma coisa dessas?

Afinal, era pra ele fazer o quê? Doar tudo pra caridade e entrar pra um mosteiro? Ou então qual é o problema? É que ele está gastando muito? Era pra ele gastar quanto? Quem é que determina esse limite? Se ele gastar até vinte mil por mês (do próprio dinheiro, claro), então ele vive na realidade, se gastar mais que isso, ele vive fora da realidade? Como funciona essa regra? Será que tem uma escala também (sacos de pitombas? narjaras-turetas?) e esqueceram de me avisar?

* * *

 História Natural dos Ricos Suave é a Noite
À esquerda, um livrinho sensacional e divertidíssimo, uma verdadeira etnografia antropológica dos ricos enquanto tribo, seus hábitos e seus costumes. À direita, um dos melhores romances sobre o dinheiro e seu efeito na vida das pessoas.

 

18.03.09


Categorias: Comportamento


Posts similares:
Superman em Smallville
HA3, novos pôsteres...
Dinastia M #2

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: João Ricardo · http://mercyzidane.blogspot.com

Porra, será que é preciso desenhar? "Fora da realidade" aí significa algo "fora da realidade da maioria das pessoas".

Problema com a palavra "realidade"? Troque-a por, sei lá, "condições", "possibilidades financeiras".

No fundo voce sabe disso. Portanto, largue a mão de bancar um linguista puritano só para ter o que escrever.

Volte a rabiscar sobre racismo, estava cada vez mais legal.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 00:44



Comentário de: Alex Castro Email

hmmm, joao, acho q nao é tão simples assim... se fosse, nao teria nem feito o post....

afinal, um mendigo que come lixo tb vive fora da realidade da maioria das pessoas.... e nunca vi ninguém apontar o dedo para um mendigo e acusá-lo de viver fora da realidade...

o buraco da expressão é mais embaixo.. talvez a reflexao seja mais interessante do que vc pensa, com ou sem desenhos...

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 01:23



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Narjaras-turetas. Moeda criada por Mailson da Nóbrega quando intepretado por Guilherme Karam naquele episódo de TV Pirata. Inesquecível.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 08:53



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Argh. "InteRpretado", "episódIo", lógico.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 08:54



Comentário de: Tiago · http://www.quinzeminutos.net

Falando só por mim: o cara rico tá vivendo a realidade dele, mas dizer que o cata "tá fora da realidade" pode querer dizer que ele não sabe como é o mundo além da sua própria realidade. E existe gente assim.

Uma amiga minha fez cursinho no PH, pré-vestibular pra elite do Rio de Janeiro, e havia uma colega dela, vestibulanda de direito, que dizia que essas notícias sobre assalto, violência etc. era tudo "invenção da mídia" porque ela "não via nada disso". A menina não entendia que vivia em um outro mundo e que por isso não via.

Eu não tenho noção do que é sentir fome, mas seria uma pessoa muito alheia à realidade se dissesse, por exemplo, que só passa fome quem quer. Ou que "não existe corrupção no governo".

Nesse sentido, muitas pessoas ditas "ricas" costumam viver fora da realidade porque acham que a realidade delas é a do resto do mundo. Acho que é esse o sentido.

Óbvio, seu texto tem razão em apontar o outro lado. Tem muita gente que fala em "fora da realidade" por puro recalque. O seu amigo não está fazendo nada fora da realidade.

Exceto se, em algum dia, ele virar pra você no supermercado e perguntar se você pode pegar um queijo pra ele em Paris. Aí, ou ele tá fora da realidade ou é muito legal e vai te dar a passagem.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 09:41



Comentário de: Daniel Viana

Alex, acabei de te enviar um vídeo muito interessante sobre racismo. Foi um teste feito com crianças negras. Diga-me o que achou. Abraço.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 10:56



Comentário de: Lelé

"Crime de lesa-Marx"! HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHA

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 11:55



Comentário de: Arthur

Eu concordo com o Tiago, fora da realidade é quem não sabe assim, nem de longe como é a vida das outras pessoas.

Um dia tava conversando com uma menina, e ela me perguntou se eu ja tinha ido esquiar na suiça, e ao ouvir minha negativa quase não conseguiu acreditar, "Como assim você nunca foi esquiar na suiça?!" como se fosse a coisa mais normal do mundo...Nada contra a menina, inclusive ela era uma das pessoas mais lindas e encantadoras que ja conheci, mas era completamente fora da realidade...

E ja acusei mendigos de viverem fora da realidade, exatamente pelo mesmo motivo de pessoas mais ricas...Realmente é uma coisa menos comum....Mas eu acho que é mais por que ninguem fala muito sobre mendigos...

Pode ver, todo mundo adora falar mal de ricos e tal, e até falar de pobres o pessoal gosta, agora falar de mendigos eu acho bem incomum...

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 12:18



Comentário de: Arthur

Eu concordo com o Tiago, fora da realidade é quem não sabe assim, nem de longe como é a vida das outras pessoas.

Um dia tava conversando com uma menina, e ela me perguntou se eu ja tinha ido esquiar na suiça, e ao ouvir minha negativa quase não conseguiu acreditar, "Como assim você nunca foi esquiar na suiça?!" como se fosse a coisa mais normal do mundo...Nada contra a menina, inclusive ela era uma das pessoas mais lindas e encantadoras que ja conheci, mas era completamente fora da realidade...

E ja acusei mendigos de viverem fora da realidade, exatamente pelo mesmo motivo de pessoas mais ricas...Realmente é uma coisa menos comum....Mas eu acho que é mais por que ninguem fala muito sobre mendigos...

Pode ver, todo mundo adora falar mal de ricos e tal, e até falar de pobres o pessoal gosta, agora falar de mendigos eu acho bem incomum...

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 12:19



Comentário de: Caceres · http://cacerenga.blogspot.com

Alex,

tudo bem que essa história de que ‘fulano vive fora da realidade do país’ é uma grande merda de expressão mesmo, com uma conotação imbecil. Mas há uma questão que você bordeia no texto de uma forma consideravelmente imprópria.

A sua crítica aos caras que você chama de ‘marxistas’ é meio fora de lugar. Eu entendo que realmente exista um estereótipo de idiotas de esquerda radical que se agasalham de ‘marxistas’ pra criticar todo mundo e achar que o planeta é cheio de burgueses filhos da puta que contaminaram o mundo e construíram o pior dos mundos.

Mas você, assim como eu, por ter sido estudante de um curso de humanas numa universidade pública brasileira, sabe que é idiotice achar que isso é ser ‘marxista’. Em primeiro lugar porque hoje existem milhares de marxismos diferentes. Assim como existem diversos freudismos por aí. E para mim, Marx faz um sentido bem diferente de outros amigos meus que também leem algumas coisas dele.

Quanto a essa história de viver fora da realidade, lembro bem de um professor tratando das diferenças entre real e realidade dentro dos estudos de sociologia. Como não me aprofundei no assunto não vou ter a cara-de-pau de repetir o que ele ensinou aqui, até porque nem lembro mais de tudo.

De qualquer forma, bom texto.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 12:21



Comentário de: Sheila

Concordo com as pessoas que disseram que a expressao "viver fora da realidade" significa que a pessoa nao conhece a realidade a sua volta e vive no seu proprio mundinho.
Acredito que vc Alex, foi um bom exemplo de viver fora da realidade quando era rico e acreditava que seus empregados eram felizes.
Por mais que se leia no jornal sobre as estatisticas sobre a fome e pobreza nao é a mesma coisa que conhecer essa realidade de perto.
Passei a ser mais solidária depois que trabalhei 4 anos em uma escola pública da periferia de Sao Paulo e vi que muitos pais precisavam esperar até o dia do pagamento pra pagar uma taxa de R$ 1,00 pro material escolar do filho.
Um dia descobri por acaso que dois irmaos que estudavam em horários diferentes se encontravam na porta da escola pra passar o unico sapato que tinham um pro outro.
Sem contas as muitas criancas que contavam com a merenda como sua única refeicao diária.
Nunca mais reclamei que nao tinha roupa quando ouvi de uma senhora que quando era crianca ela e seus 11 irmaos só tinham 1 muda de roupa cada, e que ficavam brincando pelados enquanto a mae lavava a roupa e deixava secando no varal.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 13:05



Comentário de: alex castro

sheila, o problema eh q vc tb estah, nao sei pq, presumindo que a realidade de quem passa fome é mais real do que de quem vai de helicoptero pro guaruja. e eu estou dizendo que assim como quem vai de helicoptero pro guaruja nao sabe nada de como é a vida de quem passa fome, quem passa fome tb nao sabe nada de como é a vida de quem vai de helicoptero pro guaruja... e pq se diz q um vive fora da realidade, mas nao se diz isso do outro? q ranking de realidades eh esse??

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 13:16



Comentário de: Sheila

Discordo, acho que a maioria dos pobres sabe sim que deve ser muito bom ser rico, ter carro importado, barco, helicoptero e poder comer carne todo dia.
E sabem também que a probabilidade de se tornarem ricos um dia é mínima, por isso muitos se revoltam e partem pra criminalidade.
Agora grande partes dos ricos acham que quem passa fome é vagabundo que nao quer saber de trabalhar.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 13:51



Comentário de: alex castro

"Discordo, acho que a maioria dos pobres sabe sim que deve ser muito bom ser rico, ter carro importado, barco, helicoptero e poder comer carne todo dia."

hhmmm, e vc acha q tem algum rico que acha que ser pobre eh bom? todo rico acha que ser pobre eh ruim, e todo pobre acha que ser rico eh bom... assim como um rico nao faz ideia de como eh a vida de verdade de um pobre, um pobre tb nao faz ideia de como eh a vida de verdade de um rico... nao estou entendendo qual eh a diferenca....

e estou achando graca de quem estah achando que estou, de algum modo, defendendo a alienacao social da nossa elite....

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 13:57



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot.com

"E sabem também que a probabilidade de se tornarem ricos um dia é mínima, por isso muitos se revoltam e partem pra criminalidade."

Para mim, dizer isso é insultar todo mundo que é pobre e não é criminoso.

"estou achando graca de quem estah achando que estou, de algum modo, defendendo a alienacao social da nossa elite.... "

Ai, Alex. Doeu essa.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 15:02



Comentário de: alex castro

po, ale, eu disse justamente q estou achando graca :)

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 15:07



Comentário de: Rafael

Alex, a expressão "viver fora da realidade" realmente não é feliz e, nesse sentido linguístico, achei o seu texto muito apropriado.

Eu penso basicamente como escreveu o Tiago aí nos comentários. Diz-se (inapropriadamente) que "vive fora da realidade" aquele que pensa que todos ao seu redor têm ou podem ter o seu padrão de vida.

Não há problema em ter um padrão de vida disponível para apenas 5% da população, desde que você tenha consciência que os outros 95% não podem viver assim.

Abraços.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 15:07



Comentário de: Cilon

Alex, eu acho que vc não está considerando pelo outro lado, sabe, o todo da coisa

Um milhonario que come todo dia, mas todo dia mesmo, no bandeijão de 1 real esta vivendo fora da realidade? (ou ao menos as pessoas diriam que ele está?)

Um catador de lixo que deixa de comer no bandeijão de 1 real para juntar dinheiro e comprar uma pizza do Pizza Hut esta vivendo fora da realidade? (ou ao menos as pessoas diriam que ele está?)

Olhando a coisa por esse outro angulo me parece que o conceito de "realidade" é apenas um modo de dizer as outras pessoas como achamos que elas devem viver suas vidas

Se a "realidade" da qual vc esta fora é a do país, do estado ou do grupinho de amigos do julgador vai da cabeça de quem esta te julgando

Concordo com vc que a realidade de quem acha estranho vc nunca ter esquiado na suiça não é pior ou melhor do que a de quem acha que ser bandido é perfeitamente justificavel e é tudo culpa do capetalismo do mal.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 15:44



Comentário de: alex castro

cilon, nao entendi bem seu comentario.

primeiro vc diz q nao considerei tudo bla bla bla, mas entao cita varias colocacoes obvias que estao implicitas no texto. entao, do que vc discordou? o q acha q nao considerei?

depois, vc diz que concorda comigo que eh tudo culpa do capetalismo do mal e, cruzes, onde foi que falei isso???

vc diz que discorda e, em seguida, diz coisas que estao no texto; vc diz que concorda e, em seguida, diz coisas que nao tem nada a ver com o texto...

acho q vc nao entendeu muito bem...

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 15:50



Comentário de: Guilherme · http://orinocerontevoador.wordpress.com/

Acho que o problema dessa discussão se encontra na própria noção equivocada que as pessoas normalmente fazem de si mesmas.

Todos acham que se conhcem bem, coisa e tal, como se a vida e a realidade fossem simples palavras que, descobrindo-se seus significados, nada mais haveria de investigar.

Mas são pobres coitados, porque nada é simples. O problema é que o conhecimento superficial que fazemos de nos proprios aparentemente legitima a crítica do outro, como se o universo dele também fosse limitado ao nosso proprio umbigo.

É como se o mendigo comesse lixo por mero acaso, já que ele poderia estar numa situação igual a nossa.

Normalmente os que dizem "voce está fora da realidade" - e digo pelos exemplos que vi - são as maiores toupeiras, com uma limitação incrível de entender qualquer coisa que fuja do seu elementar poder de compreensão.

No final das contas, "julgar o outro por estar fora da realidade" poderia ser traduzido como egocentrismo desmedido.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 17:29



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot.com

Hi, disfarça Alex. Dia burro. :-/

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 18:02



Comentário de: Alex Castro Email

obrigado, guilherme. o texto é justamente sobre o moralismo ridiculo de quem usa essa expressao.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 18:24



Comentário de: Sheila

Alessandra
Eu disse que muitos se revoltam e partem pra criminalidade, nao disse que sao todos.
E sim, eu acho mesmo que a maior causa da violencia é a desigualdade social.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 20:55



Comentário de: Sheila

Alex,
Sei que nenhum rico acha que é bom ser pobre, mas muitos pensam que pobre nao melhora de vida porque nao gosta de trabalhar.
E acho que se esses ricos procurassem conhecer melhor a realidades dos pobres teriam oportunidade.
Mas se um pobre quiser conhecer melhor como é a vida de rico, nao terá a melhor chance.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 21:02



Comentário de: Swirly

Capetalismo do Mal. Ui! Existe capeta do bem? Existe capeta? O capital eh o capeta?

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 21:41



Comentário de: Kitagawa

O que acontece é que a atitude do milionário parece um tanto irracional e abusiva, pois supostamente está pagando caro demais para se ver livre de tarefas consideradas banais por qualquer cidadão "normal", tais como contatar uma seguradora ou mesmo ter que escolher um modelo e uma cor de carro. Cada um tem uma idéia do que seja uma tarefa banal, seja contatar uma seguradora ou andar seis quarteirões. Mas se ele tem dinheiro, faz sentido, no fundo acaba saindo bem mais barato esse esqeuma do que ele comprar um Rolls Royce e contratar um motorista, hipotese sobre a qual ninguém falaria nada. Fora que o "prazer" de usufruir de um carro e não ter que pensar em nada em relação a ele, nem mesmo no modelo e na cor, isso definitivamente não deve ter preço.
Parece aquela coisa moral de "não jogar o resto de comida fora pois tem gente passando fome no mundo". Bom, às vezes faz mais sentido jogar fora mesmo, já que ninguém irá enviar esse resto pra Etiópia.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 22:42



Comentário de: Biajoni · http://www.verbeat.org/blogs/biajoni

é por essas e outras que eu amo o alex.

PermalinkPermalink 18.03.09 @ 23:22



Comentário de: André · http://futuroprofessor.com.br

aí alex, entendo seu ponto de vista, bem coerente (hehehe, vc q adora ser coerente né?!).
acho que quando algumas pessoas, especialmente mais da esquerda, falam que o cara vive fora da realidade, gostariam mesmo de dizer que ele não conhece os problemas sociais (sentido social e não individual) da sociedade em que está inserido (ex.: 5% da população ganhando mais de 800 reais por mês, diferenças regionais, etc.)... e, para quem pensa assim, você estando na sociedade tem uma responsabilidade, e tal, nao acham que é "ganho um milhao por mes, torro quanto quiser, o resto que se foda"
acho que é por aí. mas entendo o seu ponto de vista, acho legal essas suas provocações, fazem a gente pensar bastante. gosto especialmente quando me sinto discordando :)
abraço

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 08:31



Comentário de: Ana

Só eu que não achei esse exemplo pra falar das pessoas que são ditas fora da realidade? Achei o exemplo otimo, uma solução que se eu tivesse condições adotaria. Alex, achei esse seu conhecido/amigo genial. Inclusive tão seguro de si, que dispensa simbolos de status... Será que é isso? que as pessoas acham inconcebivel alguém que pode te-los abrir mão desses simbolos de status? Eu sei que to fugindo do tema do post mas é que se é pra colocar nos termos de viver fora da realidade, acho esse cara muito realista e racional nas escolhas possiveis a ele.

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 16:11



Comentário de: Alessandra · http://alessandrasouza.blogspot.com

"Eu disse que muitos se revoltam e partem pra criminalidade, nao disse que sao todos.
E sim, eu acho mesmo que a maior causa da violencia é a desigualdade social."

Eu ia fazer um comentário comprido explicando porque discordo, mas deu preguiça. Só digo que existem vários criminosos com dinheiro, e com certeza não chegaram aí por revolta.

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 16:27



Comentário de: Manoella · http://www.bolsavalores.net

Totalmente válido seu post sobre "fora da realidade". Quando você está ou muito na pior ou bem pra kct, as pessoas costumam dizer que você vive fora da realidade. Por que?! Porque você não leva a vida normalzinha de todos. Se você está na pior, tem que trabalhar pra kct pra pagar as contas. Daí você "só pensa em trabalho". Se você está numa boa, falam que você "sö pensa em se divertir". Isso sim é fora da realidade!!!

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 19:24



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Reconsidere o seu Carro (Dicas de Economia Doméstica de um Ex-Rico, 5 de 5)

Próximo post: Obra Completa de Freud em Promoção

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site