Ufanismo Linguístico

Nos comentários do texto sobre gramática, alguém disse que a língua portuguesa era linda como um beijo.

Como uma língua pode ser linda? Linda em comparação a quê? Linda em função de quê?

Pra mim, a língua é uma ferramenta. Se cumpre bem o seu papel, é eficiente. Se cumpre mal, é ineficiente. Todas as línguas tendem a ser eficientes e funcionais, pois são diariamente modificadas, esticadas e adaptadas por seus usuários para atender suas necessidades.

Nunca ouvi ninguém que falasse fluentemente várias línguas dizer coisas assim, seja que sua língua (ou qualquer outra) é linda ou, como dizem vários brasileiro, que sua língua é rica - como se isso quisesse dizer alguma coisa. O que faz de uma língua rica ou pobre, meu deus?

Só posso imaginar que são mais manifestações no nosso ressentido folclore consolador compensatório: "somos pobres e fudidos, mas pelo menos nossa língua é a mais rica e mais linda do mundo!" Essas pessoas não conhecem a fundo nenhuma outra língua, mas se aferram àquela idéia como se fosse uma bóia salvadora: posso não ser nada e não conhecer nada, mas a minha língua é mais linda, pelo menos isso!

Já os americanos, naturalmente, são uns simplórios ignorantes falando uma língua pobre, enquanto nós, obviamente, somos mais espertos e mais cultos, apesar de inexplicavelmente subdesenvolvidos.

* * *

Com certeza, vai baixar algum patriota defendendo a língua portuguesa, supostamente atacada por esse entreguista que vos escreve.

Deixa eu deixar bem claro então: gosto muito da minha língua-materna. Vim até os Estados Unidos para estudar e ensinar português. Todo dia, dou aulas de cultura e literatura brasileiras pra alunos de todo o mundo que amam o nosso país. Poderia escrever esse blog ou minha ficção em inglês, mas ainda teimo na última flor do lácio.

Ninguém precisa considerar sua língua a mais rica ou a mais linda do mundo para amá-la. Só os idiotas.

Leia também A Riqueza da Língua Portuguesa

* * *

 Preconceito Linguístico: o que é, Como Se Faz Bourdieu e Preconceito Linguístico Duas Refutações

Duas recomendações: Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno, à esquerda, é um livro que me marcou muito: lindo, forte, aberto, tolerante, recomendo sem restrições. É um livro polêmico, para amar ou odiar. Para os que odeiam, sugiro o livro de Verdes-Leroux, à direita, onde Bagno é "denunciado nas suas incoerências, na sua intolerância e no seu populismo barato." Não li, mas quem quiser ler e me contar os argumentos, fique à vontade.

* * *

Obra completa de Freud em promoção, de R$960 por R$349. Depois, não vem dizer que eu nunca te dei nada.
 Obras Completas Sigmund Freud: Edição Standard - 24 volumes

 

04.03.09


Categorias: Comportamento


Posts similares:
A maior sacanagem de toda a carreira de Alexandre Frota
AULA DE ESPANHOL PORTENHO
Takkoku na Club Sunday

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: André HP · http://formigueirocomunista.com/

Há um certo crédito para as pessoas que dominam o português, afinal a alfabetização é a mais árdua de todos os idiomas.

Mas concordo com sua visão. E também amo o português.

Forte Abraço

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 07:46



Comentário de: Renato Garcia

Discordo em um ponto, achar ou não um lingua bonita é bem razoável e particular. Eu posso gostar da musicalidade e sonoridade de uma língua específica, ou mesmo de um sotaque. Ao meu ver é um princípio bem semelhante ao que me faz achar uma música ou ritmo bonito e outro não.

O dito acima é um conceito pessoal. O erro é generalizar dizendo que esta ou aquela É mais bela, ou melhor, do que outra. Ou então atribuir alguma outra característica a um povo meramente por causa de sua língua.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 09:23



Comentário de: Alessandra

Concordo, Renato. Qual é exatamente o problema de achar uma língua bonita, Alex?

"Como uma língua pode ser linda? Linda em comparação a quê? Linda em função de quê?"

E desde quando beleza precisa ser explicada e justificada?

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 09:58



Comentário de: Reinaldo

André HP,

Não sei se a alfabetização é mais árdua em português. Provavelmente (estou arriscando) em francês e em inglês é mais difícil... O que pode ajudar bastante é o hábito da leitura, que nós brasileiros, em geral, não temos muito.

Renato Garcia e Alessandra,

Eu também acho que considerar uma língua bonita não tem problema nenhum: há quem considere o português bonito, há quem ache bonito o francês... Mas o grande problema é mesmo a "defesa da língua"; ou, como disse o Renato, colocar uma língua acima da outra ou rotular um povo pela sua língua.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 10:15



Comentário de: Adam · http://suspensaodejuizo.wordpress.com

A Renata falou exatamente o que eu ia falar. Eu só sei português e um inglês mediano, para leitura e lista de discussão, basicamente, mas tentei aprender alemão e latim. Alemão é, das línguas que conheci por alto, a mais feia - para mim. Do mesmo modo, as poucas frases que li em latim despertavam em mim um sentimento de prazer estético maior que qualquer outra língua.

Mas essas são sensações estéticas subjetivas, não fatos sobre a língua. Acho triste, até, ver gente que tenta extrapolar isso, especialmente por razões políticas e nacionalistas.

Quanto a defensores da língua portuguesa... esses dias li o artigo http://www.economist.com/world/asia/displaystory.cfm?story_id=13185749&fsrc=rss e a primeira coisa que me veio a cabeça foi que, agora sim, Aldo Rebelo tem uma técnica provadamente eficaz para "proteger" o português :D

Até

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 10:20



Comentário de: Adam · http://suspensaodejuizo.wordpress.com

A Renata falou exatamente o que eu ia falar. Eu só sei português e um inglês mediano, para leitura e lista de discussão, basicamente, mas tentei aprender alemão e latim. Alemão é, das línguas que conheci por alto, a mais feia - para mim. Do mesmo modo, as poucas frases que li em latim despertavam em mim um sentimento de prazer estético maior que qualquer outra língua.

Mas essas são sensações estéticas subjetivas, não fatos sobre a língua. Acho triste, até, ver gente que tenta extrapolar isso, especialmente por razões políticas e nacionalistas.

Quanto a defensores da língua portuguesa... esses dias li o artigo http://www.economist.com/world/asia/displaystory.cfm?story_id=13185749&fsrc=rss e a primeira coisa que me veio a cabeça foi que, agora sim, Aldo Rebelo tem uma técnica provadamente eficaz para "proteger" o português :D

Até

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 10:21



Comentário de: Silvia Mascarenhas

Discordo.
E tenho plena convicção de não ser uma idiota.
A língua portuguesa é belíssima.
Rica em sinônimos. Palavras que diferem uma
outras por sutileza percebidas por
quem tem sensibilidade.
A tradução do Português para outra língua é
sempre difícil.
O que não ocorre com o Inglês, por exemplo, que
é uma língua pobre.
Tenho a nossa língua, como o Alemão e o
Búlgaro, como idiomas especiais.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 12:25



Comentário de: Diego

Discordo.
Acho a língua portuguesa linda, e quando achamos isso logicamente nos referimos ao som das palavras. Acho mais bonito ouvir francês que alemão por exemplo. Outro detalhe importante é quanto a complexidade do idioma, afinal o português tem muito mais flexões de verbo que o inglês, e isso acho bonito e não sou idiota.
Os idiomas têm histórico e você deve saber que as línguas latinas foram feitas para comunicar as artes, e arte não é lindo ???
Essa matéria foi péssima ...

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 12:47



Comentário de: Alex Castro Email

"Outro detalhe importante é quanto a complexidade do idioma, afinal o português tem muito mais flexões de verbo que o inglês, e isso acho bonito e não sou idiota. Os idiomas têm histórico e você deve saber que as línguas latinas foram feitas para comunicar as artes, e arte não é lindo ???"

"Rica em sinônimos. Palavras que diferem uma
outras por sutileza percebidas por quem tem sensibilidade. A tradução do Português para outra língua é sempre difícil. O que não ocorre com o Inglês, por exemplo, que é uma língua pobre."

meu deus, eu tenho medo de algumas coisas que leio nessa caixa de comentários... essas pessoas não tem nem noção das barbaridades que falam, né?

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 12:59



Comentário de: Leopoldo · http://mephistho-leo.blogspot.com

Obviamente que só se pode, como qualquer juízo de valor, o estético é subjetivo e comparativo. Isso não tem nada há ver com a função da língua, como você disse, mas é perfeitamente cabível sim, desde que se compreenda que ele é exatamente isso: um juízo de valor, somente.

Se somos ou não um país subdesenvolvido ou um povo inculto, isso não tem conexão alguma com o idioma. Embora a noção de patriotismo envolva laços culturais como a língua, também ela não serve de paradigma para uma comparação entre idiomas. Aliás, Sou da opinião que o patriotismo, assim como a religião e outras manifestações, servem apenas para incentivar o conflito e a discórdia.
Mas isso também não tem nada haver com o fato de o português ser bonito ou não, não é.

Outra coisa: a eficácia da comunicação não está ligada somente ao idioma, mas também, e arrisco dizer principalmente, com as qualidades intelectuais do emissor e de sua capacidade de utilizar bem todos os recursos lingüísticos que estão à sua disposição. Então, como você pode ver, até nisso a língua não tem influência direta.

Pra resumir: cada pessoa tem o direito de achar a língua bonita ou feia, eficiente ou ineficiente. Podemos argumentar de acordo com o que pensamos, mas não podemos chamar ninguém de idiota por expressar o que pensa, não é?

Ps: Será que o "desenvolvimento" tecnológico e social de alguns países não está diretamente ligado com o "subdesenvolvimento" de outros? Eu sei, eu sei, isso definitivamente não tem nada haver com idiomas. Mas foi você quem começou... =P

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:06



Comentário de: Leopoldo · http://mephistho-leo.blogspot.com

A primeira frase está um pouco truncada. É melhor ler: "Obviamente que, como qualquer juízo de valor, o estético..."

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:08



Comentário de: Sérgio Motta

Concordo com Renato Garcia, as linguas tem sonoridades e determinmadasformas que podem ser mais belas. Claro que estética deve sempre relativizada.
Agora chamar qualquer pessoa que defenda sua língua de populista ou folclorista é meio forte. Outrossim, considerar a língua como mera ferramenta neme parece absurdo total. Nessa visão meramente instrumental da língua, onde fica o espaço para a literatura e a poesia? As línguas são ricas graças á literatura e por isso, a língua inglesa ficou rica( Graças à Sheakespeare, por exemplo). A nossa, graças à rioqueza poética de Camões. A italiana, graças à dante..
A língua é sentimento, é muito mais que um apanhado de símbolos para comunicar banalidades...
Viva a literatura e as belas línguas que se universalizam em suas particularidades...
Como alguém já disse, sou o mais universal quando vivo e entendo minha província.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:38



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Tem gente aqui dizendo "não sou idiota".

Quem sabe da ofensa é o ofendido, mas quem sabe da virtude é o ouvinte, não o virtuoso. Se é um idiota ou não, isso é do julgamento de quem lê.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:46



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Hm, eu disse isso, foi?

Devo ser um idiota.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:47



Comentário de: Sérgio Motta

Concordo com Renato Garcia, as linguas tem sonoridades e determinadas formas que podem ser mais belas. Claro que estética deve sempre relativizada.
Agora chamar qualquer pessoa que defenda sua língua de populista ou folclorista é meio forte. Outrossim, considerar a língua como mera ferramenta me parece absurdo total. Nessa visão meramente instrumental da língua, onde fica o espaço para a literatura e a poesia? As línguas são ricas graças à literatura e por isso, a língua inglesa ficou rica (Graças à Sheakespeare, por exemplo). A nossa, graças à riqueza poética de Camões. A italiana, graças a Dante.
A língua é sentimento, é muito mais que um apanhado de símbolos para comunicar banalidades...
Viva a literatura e as belas línguas que se universalizam em suas particularidades...
Como alguém já disse, sou o mais universal quando vivo e entendo minha província.


PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:52



Comentário de: Klaus

que isso amigo vai ficar xingando assim no blog, eu to com uma crianca aqui do lado vendo , o senhor não deve fazer isso, penso que o senhor não é uma pessoa que devo respeitar

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:55



Comentário de: Daniel

Fui eu a dizer. E mantenho.
Já os Cro-Magnon enfeitavam suas cavernas.
Os índios enfeitam seus arcos, flechas e bordunas.
Para que tampas de panela floridas? Para
que saladas bem arrumadas na travessa,
para que debruns e rendas nas roupas?
Não adorna o homem seus instrumentos para que além de meros e eficazes instrumentos sejam também bonitos?
Seus violinos, as bocas de madrepérola das guitarras e as rodas de magnésio de seus carros? Não pinta suas casas? Para que ranhuras nos fustes e complicados desenhos nas volutas das colunas gregas?
Mesmo sendo instrumento, a nossa língua
pode ser bonita. Se a filosofia fala o Grego e o Alemão gutural, nossa língua latina é líquida e vocálica, própria para o canto e para a poesia.
Por mais que o funcionalismo da Bauhaus tenha feito sucesso industrialmente, podemos dizer que o orgânico foi totalmente abandonado?
O utilitarismo que você requer é o mesmo que foi proposto na Rússia após 17, quando a arte devia estar apenas a serviço da causa. Pouco se produziu no período.
Não há ufanismo ou patriotismo nisso, não.
Nem mesmo sentimentalismo. Gosto de Saramago e Mia Couto também. E prefiro Eliot a muitos brasileirinhos.
Nosso país é bem ruinzinho ainda e se eu achar que o que escrevem Moacyr Scliar no RS e Márcio de Souza no AM serve para ajudar nessa busca desesperada de uma afirmação cultural, da consolidação da identidade nacional for ufanismo, então está bem, sou ufanista.
É muito chato ter de explicar um verso.
É instrumento sim, mas ó instrumentinho mais bonito, sô!
Dan

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:57



Comentário de: Sérgio Motta

Procurei e não achei,O autor do texto e do Blog.é Anônimo?

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 13:59



Comentário de: Alex Castro Email

Sergio,

"Procurei e não achei,O autor do texto e do Blog.é Anônimo?"

Que texto? Que blog? Esse aqui?

* * *

Klaus,

"que isso amigo vai ficar xingando assim no blog, eu to com uma crianca aqui do lado vendo , o senhor não deve fazer isso, penso que o senhor não é uma pessoa que devo respeitar"

Eu recomendo vc nao me respeitar, não.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:12



Comentário de: Sérgio Motta

Sim, não vi a autoria.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:17



Comentário de: Alex Castro Email

sergio,

entao o blog e o texto claramente devem ter sido escritos por um autor muito modesto, discreto e humilde... um gênio oculto!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:18



Comentário de: rita

Exatamente: eu tambem procurei e nao encontrei o autor deste texto. Quem escreveu? Assuma sua opiniao. Para ser respeitado, mostre sua cara.

P.S: Moro ha tres anos no exterior, o ingles e uma lingua facil de comecar a falar (por isso muita gente se diz fluente sem ser), mas dificil de se tornar fluente. O ingles tem o dobro de palavras que o portugues e e muito descritiva.
Ja o portugues, na minha opiniao, e realmente uma lingua special, objetiva e com uma sonoridade que encanta as pessoas.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:38



Comentário de: Dani

Porcaria de idioma, porcaria de país, porcaria de presidente..! O individuo que fala que essa língua é linda, é sem duvida um idiota!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:52



Comentário de: alex castro

rita, esse covarde deve ter é medo de mostrar a cara!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 14:58



Comentário de: rafael

AAh Alex, duvido que tu não fica mais excitado com a voz de uma italianinha do que com aquela coisa estranha que é a lingua de uma chinesa.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 15:16



Comentário de: Sérgio Motta

Idiota e hipócrita é quem tem tantos preconceitos contra nosso país e não tem coragem de sumir daqui e nunca mais voltar!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 15:18



Comentário de: Adriana

Olhe aqui.. a Língua Portuguesa é bonita sim. B O N I T A. Isto significa que a melodia, o som de nossa língua é agradável aos ouvidos. Assim como uma música pode ser considerada feia ou bonita devido à sensacão que provoca ao ser ouvida.. uma língua pode ser feia ou bonita.

Quando você diz que nunca ouviu uma pessoa que domine mais de um idioma dizer que certa língua é bonita ou não, acredito que seja devido ao fato de você não conhecer muitas pessoas que falem mais que uma língua...

Eu falo Inglês e Sueco além do meu amado Português e estou aqui apenas para confirmar que nossa Língua Portuguesa é LINDÍSSIMA SIM !!!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 15:22



Comentário de: bob

Para o Alex Castro

Como você se sente tendo escrito artigo tao legal e receber esta enxurrada de bobagens?
Vida dura, hein?

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 15:37



Comentário de: armando

O autor do texto, o tal de alex, é um baba ovo dos estados unidos, onde deve estar vivendo ilegalmente dando aulinha de português, e ainda tem a cara de pau de vir menosprezar nossa amada bela e culta lingua portuguesa.
Ele acha que cukltura se confunde com riqueza e desenvolvimento.
Quer fique lá até ser descoberto e repatriado.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 15:49



Comentário de: Paulo Castro · http://www.iposterpc.blogspot.com

A língua portuguesa é linda porém muito difícil, vejo diariamente inclusive jornalistas conceituados cometendo certos erros que são de doer, mas as pessoas estão acostumadas a cometer determinados erros que nem percebem.

Iposterpc.blogspot.com

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 16:06



Comentário de: Adam · http://suspensaodejuizo.wordpress.com

bob, ele deve estar é rolando de rir a essa hora...

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 16:47



Comentário de: Maurício Azevedo

Acredito que a língua portuguesa seja riquíssima. Com ela, quem a domina, pode se expressar de forma clara, sem deixar dúvidas quanto ao que se refere. Isso a meu ver é a utilidade da língua e quem a domina , sabe reconhecer muito mais do que foi dito, mas a intenção de quem diz.
Por isso, acho a nossa língua a mais completa.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 17:00



Comentário de: armando

Falou, falou, e não disse porra nenhuma !

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 17:05



Comentário de: Marcos Lambert Versucci

Tudo depende do foco com que enxergamos algo; Poosso dizer que fulana de tal é uma exímia escritora, ou advogado ou vendedora; Da mesma forma posso achá-la bonita. Se um idioma cumpre bem o seu papel ou não é uma coisa ; agora se é bonito ou não já é outra coisa;Poe exemplo, a língua francesa me agrada os ouvidos e a língua árabe os meus olhos; visto de outro ângulo a língua inglesa é a mais prática, mais fácil e por isso foi a escolhida para ser a universal; Cada um tem seu ponto de vista.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 17:19



Comentário de: bob

Sugestão aos navegantes:

"PRECONCEITO LINGUISTICO" e "PORQUE (NAO)ENSINAR GRAMÁTICA NA ESCOLA" são ótimas leituras e custam baratinho.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 17:24



Comentário de: Eloir Antônio Oliveira da Silva · http://www.noradar.com

Se para você a lingua é uma ferramenta, essa premissa serve para justificar um conceito estético para a linguagem. O homem desde a pré-história usa ferramentas e também as transforma em arte, ou você acha que a cerâmica marajuara não é arte? O trabalho de Duchamp pode servir de exemplo também. A partir de Baugarten, a estética foi vinculada ao belo, a mesma que para os gregos (aisthésis) éra tido como sensação e percepção. Como uma ferramenta (como você mesmo diz) não pode ter subjetividade estética como por exemplo na música e poesia? De qualquer maneira parabéns pelo post, pessoas como você é que fazem pensar. Abraço!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 17:45



Comentário de: Tania

É bem relativo, não? Da mesma maneira que o livro, lido por mim na universidade, do Bagno é lindo. A combinação das palavras é que torna a língua feia ou bonita. "A língua é minha pátria...Exageros à parte, concordo somente em parte.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 18:22



Comentário de: nilton

Não vou polemizar a discussão sobre o tema, mas apenas dizer que na minha modesta opnião, as línguas de origem latina possuem sonoriades que me agradamdam mais do que as de matriz germanica ou anglossaxonica, entretanto, o sotaque da língua em portugal e de países africanos são horríveis. Um abraço!!!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:04



Comentário de: Adriana

Além de seu post ser ridículo, seus comentários a respeito daqueles que são contrários às suas idéias são pra lá de bárbaros, nada dignos de uma pessoa que se auto intitula "culta".

Se você acha que só porque vive fora do país e conseguiu aprender esse idiomazinho ridículo que é o Inglês, você tem direito de nivelar acima dos demais, devo dizer que você está bem errado.

Chamar os outros de "idiotas", que é o que você faz de fato neste post, é a prova clara de sua falta de capacidade para analisar coisas.

Péssimos, seu espaco, suas idéias e sua visão de mundo, que aliás é bem estreita.. diria até mesmo medíocre. Você sim é um perfeito idiota.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:16



Comentário de: Adriana

Faca um favor à humanidade... vai..
Leia o comentário deixado por Eloir Antônio Oliveira da Silva acima e tente aprender um pouco com ele.

Ele sim, parece ter conteúdo. Seus comentários são balanceados e sem o mesmo tom sarcástico que você, Alex, tem.

Aprenda um pouco com ele... e quem sabe assim você consiga vender mais alguns livrinhos.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:21



Comentário de: Adriana

E PRA QUEM NÃO PERCEBEU QUE O TAL DE ALEX XINGA DE "IDIOTAS" ÀQUELES QUE GOSTAM DA LÍNGUA PORTUGUESA E A DEFENDEM, AQUI VAI A FRASE, RETIRADA DO POST:

"Ninguém precisa considerar sua língua a mais rica ou a mais linda do mundo para amá-la. Só os idiotas." - Alex Castro.


PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:24



Comentário de: Facundo · http://ibest.com.br

Idiotas são esses pdeudoliteratos(tiraram ou botaram hifen?)diletantes que uma vez mais resolveram fascistamente(com sc ou só com c?) impor mudanças na ortografia,numa língua que de português(com ou sem chapéu?)tem muito pouco,se levarmos em conta os inúmeros regionalismos,os coloquialismos,os argots,lunfardos,gírias,os termos aborígenes,africanos,espanholismos,francesismos,anglicismos,germanismos,italianismos e inúmeros outros ismos.Eles,esses senhores feudais da linguagem,não só não tremem na linguiça como ficaram com as aspas.Cérebros(?)destarte(não mudaram?),bem protegidos.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:25



Comentário de: Thiago

Achar uma língua bela é um conceito pessoal e uma justificativa "lógica" é desnecessária.

Acho música Sertaneja bela assim como aprecio a 5ª sinfonia de Bach ou Ave Maria, sem "lógica" alguma.

O artigo foi, sinceramente, besteira impensada.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:58



Comentário de: Ze Ninguem

Bom, falo varios idiomas. Bom, sinceramente, 8. Não posso dizer qual eh mais bonito. Agora, pratico, alguns são mais do que outros. Como pratico, saliento ao fato de que palavras são usadas para dar o sentido real da coisa. O fato de termos muitas leis e muitas interpretações esta baseado na propria extrema riqueza do portugues brasileiro que foi aglutinando outros idiomas (indigenas e africanos), alem de palavras e expressões estrangeiras. Quando eu digo em ingles I MUST TO GO eu não quero dizer I OUGHT TO GO. Quando eu digo em alemão ICH MUSS GEHEN, eu não quero dizer VIELLEICHT WERDE ICH GEHEN! Porem em portugues brasileiro quando um politico diz: EU VOU, não sabemos se ele quer dizer: TALVEZ EU VA, EMBORA AS CIRCUNSTANCIAS, ou EU VOU SE AS CIRCUNSTANCIAS ASSIM O PERMITIREM.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 19:59



Comentário de: Adriana

Para o Zé Ninguem

Você É mesmo um Zé Ninguém...

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 20:13



Comentário de: Adriana

Esse tal de Zé Mané... ops! Digo: Zé Ninguém, usa como exemplo a seguinte frase em Inglês: "I MUST TO GO", no entanto seus conhecimentos da língua inglesa são tão apurados que, bem... simplesmente a frase está incorreta. Ela deveria ser: I MUST GO, sem o "to" antes do verbo "go".


Como eu disse: você é MESMO um Zé Ninguém!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 20:25



Comentário de: Adriana

Acho que o Zé Ninguém é o Alex Castro. Pois esse tal de Alex se diz professor de Português para estrangeiros...

Se não for... vocês devem ter estudado na mesma escola, né?

Pelo menos demonstram o mesmo nível de educacão...

Credo! Que piada... esse espaco é uma piada... brincadeira, né?

Tem alguém levando alguma coisa aqui a sério?

Áh!

Esqueci...

Vocês estão no Brasil...

Nada é realmente sério por aí...

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 20:29



Comentário de: Camões

CARA VC ALEM DE ALIENADO EH RIDICULO...Q BABAQUICE PORRA EU ACHO O Q EU KISER DA PORRA DESSA LINGUA ESTUPIDA Q SOMOS OBRIGADO A USAR...Q MERDA SEU BABACA PORRA PORRA ODEIO FACISTAS METIDOS A DITAR AS REGRAS P0ORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 20:49



Comentário de: Tatianne Schnnellhowtzer Schreibemann

Boa Noite! Ao sr. autor do texto...que provou ser o MAIOR DE TODOS OS IDIOTAS ; quero salientar que quando se fala que uma língua é RICA é no sentido FIGURADO rica... pela sua harmonia das suas palavras, pelos seus sentídos ambíguos... rica pelas palavras indígenas a ela incorporadas etc.. por isso Sr Maior dos IDIOTAS ... vá te "CATAR" ... olha que coisa mais linda,.. poderia ter te mandadao TOMAR NOTA direitinho das coisas e não escrever mais ASNEIRAS ...(ASNO) ....

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 20:51



Comentário de: Simy

Pois é tem gente q gosta de rasgar o verbo,kkkkkk...
O inglês é uma língua pobre,pois n tem concordância verbal como a nossa.Qndo se traduz uma fras em inglês se ve o quão simples e um tanto infantil é esta língua.Embora eu ache um charme,e muito bonito o sotaque dos norteamericanos,mas ver um deles falando:Este é meu caneta-é muito estranho,parecem crianças de quatro anos falando isso,gosto muito das músicas,mas se são traduzidas muitas perdem a beleza e o sentido.
Tb gosto do espanhol,acho uma variação engraçada da nossa língua com algumas diferenças peculiares.
O francês acho chic pras mulheres,os homens fazendo biquinho fica esquisito.
N gosto da língua italiana,n acho bonita,nem japonesa e alemão,mas gostaria de aprender estas,pois adoro desafios.

PermalinkPermalink 04.03.09 @ 21:47



Comentário de: Eduardo

auhauhauhauhuhaua.

Só dá pra rir dos comentários q tem aqui. Consigo imaginar o Dr. Plausível gargalhando agora.

Mas bem, a grama é sempre mais verde do outro lado. Alguém falou logo no começo sobre sonoridade das linguas, musicalidade, whatever, e percebi q eu prefiro o som do inglês, q conheço, e do francês, q desenrolo, ao do português, mas não acho nenhuma língua por si só mais "bela". Vou nem tocar no assunto do mais rica, pq sinceramente, não há o q falar. Complicado definir esse troço de riqueza. O Dr. Plausível tem uns posts sobre isso, e ele fala mto bem sobre o tema lá.


PermalinkPermalink 04.03.09 @ 23:38



Comentário de: Portuga

O INGLES É BONITO, O FRANÇES É BONITO, O CHINÊS É RIDICULO, BEM COMO O ARABE...É CLARO QUE TEMOS O DIREITO DE ACHAR UMA LINGUA BONITA, SEU IDIOTA. NUNCA OUVIU FALAR EM ALGO CHAMADO FONÉTICA, SENHOR AUTOR. TSC, TSC, TSC...

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 00:57



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Entendi os comentários. Têm muita lógica:

"só falo português, portanto o português é a língua mais linda do mundo";

"o Alex ama o português mas não o considera a língua mais linda do mundo; portanto, ele vive ilegalmente nos EUA".

Muita lógica.

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 02:20



Comentário de: rita


Sobre o comentario acima:
Bem, ate onde eu sei, as pessoas nao dizem normalmente "I must go", quem fala ingles normalmente fala I gotta go.
Esta aqui uma das diferencas entra estudar ingles duas vezes por semana pagando uma fortuna e a vida real.

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 02:34



Comentário de: Jose Romulo Mendes

A língua Portuguesa é sempre muito bonita,
gostosa, redonda e rica. E a Língua Portuguesa
na voz do super-poeta Fernando Pessoa é a mais
bela canção da humanidade.

"Vem, Noite antiquíssima e idêntica,
Noite Rainha nascida destronada,
Noite igual por dentro ao silêncio. Noite
Com as estrelas lantejoulas rápidas
No teu vestido franjado de Infinito.

Vem, vagamente,
Vem, levemente,
Vem sozinha, solene, com as mãos caídas (...)"


PermalinkPermalink 05.03.09 @ 03:44



Comentário de: mauro tatini · http://mtatini.blogspot.com

Alex, vcoe é muito chato, cara! Bate um papo com a camila, quem sabe ela resolve essa depressão...

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 11:22



Comentário de: Eduardo

Um primor! A última flor da lógica! Conheço matemáticos q ficariam envergonhados...

Quando eu falei da minha preferência pelo inglês e francês, por causa da sonoridade ou o q seja, essa preferência nem vai mto longe. Basta ler um artigo científico pra ver q é tudo a mesma bosta. Nenhuma é mais linda e nenhuma ajuda mais q as outras qdo vc tem q entender a porra daquela idéia complicada.

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 18:32



Comentário de: Reinaldo

Alguns comentários que estão aqui realmente são uma coisa complicada...

Como eu já disse, achar uma língua bonita ou feia não necessariamente um problema... Mas a bagunça que fizeram é impressionante...

O que tem a ver a fonética com achar uma língua bonita ou feia? A fonética é o estudo do sons, como eles são produzidos, se eles diferenciam ou não uma palavra de outra... Gostaria de ver um livro de fonética que fale que essa língua é mais bonita do que aquela...

Falam sobre o jeito de falar dos americanos: "Este é meu caneta". O que só pode ser entendido como um norte-americano tentando falar português... E é normal que soe estranho, porque as diferenças fazem o americano ter dificuldade (dificuldade, não incapacidade) de falar o português como um falante nativo. Daí a ter a ver com a beleza do *inglês*...

Mas isso tudo não quer que a língua dele seja pobre. Em conjugações verbais, realmente, o inglês é, sim, pobre. Mas quantos que criticaram conhecem bem o inglês, suas características? É uma língua que tem vantagens e desvantagens. Só de ver que eles podem simplesmente dizer em uma só palavra algo que é traduzido por várias em português já mostra uma vantagem. Isso, em poesia, pode ser de um valor inestimável...

Por outro lado, cita-se autores de literatura para "comprovar" a beleza do português. Mas essas pessoas leram autores estrangeiros? Pessoa é um bom poeta? Sem dúvida. Mas e os escritores de outras línguas?

Fora da questão linguística, o engraçado é ver a acusação do Alex Castro ser ilegal... Dando aula em universidade...

Bom, pra terminar eu não também não concordo muito com a ideia de que a língua é um instrumento. Ela pode, sim, ser um instrumento (e como você, Alex, é escritor eu entendo o porque de dizer isso). Mas é também parte de uma cultura, com suas coisas boas e ruins.



PermalinkPermalink 09.03.09 @ 10:02



Comentário de: Reinaldo

Ah, e eu esqueci de comentar o comentário sobre o Acordo Ortográfico... Praticamente como se tivesse sido mudada a *língua* e não só a forma de representá-la por escrito. Só isso já foi o suficiente pra deixar a pessoa perdida...

PermalinkPermalink 09.03.09 @ 10:09



Comentário de: Diego

Sabe o que me preocupa ?
É o autor deste blog nos estar representando tão mal nos EUA. Que tipo de protuguês esta pessoa está ensinando ? Vive nos EUA com dando aula com nosso idioma ...

PermalinkPermalink 10.03.09 @ 10:48



Comentário de: Alex Castro Email

diego, eu nem te conheco, rapá, quem disse que eu to te representando? to te representando nao...

PermalinkPermalink 10.03.09 @ 12:31



Comentário de: Ilzo

Ler esses comentarios depois de um expresso e um beck é um dos maiores prazeres da vida!
Pessoalmente, gosto da sonoridade da lingua portuguesa. É suave, agradável...
A Bossa Nova tem uma legião de apreciadores estrangeiros. A lingua foi um fator decisivo para conseguir aquela estetica melodica suave que caracteriza o genero.

PermalinkPermalink 15.03.09 @ 09:49



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Promoçăo Gilberto Freyre

Próximo post: 6 Anos

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site