Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%.

A Função Social da Liberdade de Expressão

Todo dia aparece um leitor pedindo censura nos comentários.

Nossa! Tem uns comentários maldosos aí hein! Moderação modo ON??? cadê?

Mas acho que você deveria banir os comentários explicitamente homofóbicos. Ao contrário dos racistas, os homofóbicos não têm vergonha de assumir isso. É apenas uma sugestão minha, sinta-se à vontade para ignorar.

Eu devo mesmo entender tudo ao contrário.

(O texto continua abaixo da imagem.)
 Ironia da Liberdade de Expressão, A

Nosso país ainda tem um ranço anti-democrático fortíssimo. Só pra citar dois casos recentes, na minha cidade e pró- e contra- a mesma pessoa:O que é Isso, Companheiro?

Uma marcha pela legalização das drogas, bandeira do deputado Fernando Gabeira e organizada por seus militantes e partidários, foi proibida por alegação de incitação ao crime e apologia às drogas. Chegaram até a dizer que o lugar pra se discutir isso não era na rua, mas nas universidades e no Congresso! Oras, concorde-se ou não com os manifestantes, eram cidadãos fazendo um ato político para discordar de uma lei vigente e pedir sua modificação. Se não puderem fazer isso, então quer dizer que não têm mais poder de questionar ou modificar as leis, e não somos mais uma democracia.

Mais tarde, na mesma campanha, foram apreendidos e proibidos "panfletos negativos" contra o mesmo candidato Fernando Gabeira. Todas as reportagens sobre o assunto enfatizaram esse ponto (propaganda negativa) sem nunca problematizá-lo. E daí que é negativa? Foi caluniosa, injuriosa ou difamante? As pessoas não têm o direito de escrever, imprimir e distribuir informações negativas sobre qualquer um, desde essas informações sejam verdadeiras? Se Gabeira fez mesmo uma afirmação infeliz sobre os suburbanos, qual é a ilegalidade das faixas e adesivos dizendo "Sou suburbano com orgulho", "Gabeira ofende a Zona Oeste", etc? Não seriam uma reação democrática e livre dos cidadãos ao candidato? Não deveriam ser protegidas com base na liberdade de expressão?

E não vou nem entrar na biografia do Roberto Carlos ou na menina presa há 41 dias com criminosas perigosas por ter feito uma intervenção artística.

* * *

Vocês me desculpem, mas dado o frágil estado da nossa democracia, os leitores que clamam por censura ao discurso dos outros são muito mais perigosos do que os racistas, os homófobos e os idiotas de modo geral.

De certo modo, o discurso racista e homófobo ainda tem um certo valor pedagógico ao provar para os iludidos que o Brasil não é o paraíso de democracia racial e tolerância sexual que imaginavam. Destruir essa denegação é o primeiro passo para melhorar nossa sociedade.

Sim, o discurso pró-censura também serve ao mesmo propósito pedagógico: eles nos lembra que nosso status democrático não é um dado, que nossa democracia ainda é muito recente, que muitas pessoas ainda não entenderam que tolerar o discurso incômodo do outro é a parte mais importante e mais dolorosa da democracia.

Por isso, não apago nenhum desses comentários. Mas, se tivesse que apagar, confesso que os pedidos por "mais censura, mais controle, mais moderação" são os que me soam mais nocivos e repugnantes.

* * *

A função social mais importante da liberdade de expressão é a seguinte: sem ela, como saberíamos quem são os idiotas?

* * *

ATUALIZAÇÃO

Escreveu o Marcus:

Existem duas questões: / PRIMEIRA / Não cabe a comparação entre manifestações em um blog e na rua. A rua é um espaço público, o blog é particular. Em termos metafóricos, o blog é como se fosse a casa de quem o escreve. / Se você suporta frases homofóbicas e racistas dentro da sua casa, sem expulsar quem as profere a pontapés, parabéns, você é um santo, uma pessoa muito tolerante e paciente. Mas não venha criticar quem o faz. Ninguém é obrigado a aturar coisas assim dentro de sua própria casa.

Não critiquei em momento algum os blogueiros que exercem sua prerrogativa inalienável de apagar quaisquer comentários que sejam no espaço privado de seus blogs. Em caso de dúvida, consulte esse post: Direitos do Blogueiro & Direitos do Leitor de Blogs

Critiquei os comentadores que vêm ao meu blog e se utilizam da liberdade de expressão que EU forneço nesse MEU espaço privado para sugerir que essa mesma liberdade de expressão só se aplique a eles, e não a outros comentadores que por ventura discordem deles

SEGUNDA / Uma sugestão despretensiosa minha, a qual eu avisei que você poderia simplesmente ignorar, foi alçada no seu post a algo "nocivo", "repugnante" e "perigoso". / Eu já deveria estar acostumado a essas reações desproporcionais suas. Mas eu não me acostumo, eu sempre acho que você vai dialogar racionalmente, e não pretendendo sempre a polêmica pela polêmica. / Se os meus comentários são mais repugnantes que os dos racistas e homofóbicos, eu humildemente deixarei de fazê-los.

Não todos, Marcus, apenas os comentários nos quais você despretensiosamente sugere que sejam silenciadas as pessoas que discordam de você. Tenho medo de tamanha despretensão.

Se acha que defendo a liberdade de expressão para ser "polêmico", só posso lamentar. Aliás, estou achando o dialogo bem racional até agora. Será que você não está achando o diálogo não-racional somente porque ele discorda de você?

O texto, como sempre, era geral, e não voltado a você ou à pessoa que fez o outro comentário. Se tivessem sido só vocês dois a dizer isso, seriam casos isolados que não valeriam o post. Infelizmente, todo dia aparece um comentário similar: vocês dois foram somente os exemplos, não o assunto.

Mas gostaria de dizer algo sobre você em particular, pra você pensar enquanto estiver não-me-lendo. Já reparou que tem fases de amar e odiar o LLL? Enquanto estou concordando com as suas opiniões (como no caso do racismo), você acha lindo, faz comentários elogiosos. Na primeira discordância, como agora, você se ofende, some e fica meses falando mal de mim pelas caixas de comentários da vida. Aí, vai voltando aos poucos, a medida que lê outros posts que concordam com suas opiniões e tal, até a primeira discordância, e então some de novo. Nos últimos cinco anos, por quantos ciclos desses você passou? Três? Quatro? Será que seu problema não é fundamentalmente em lidar com a diferença, em aceitar e respeitar pessoas que discordem de você?

Saiba que, eu discordando ou concordando com você, seus comentários são sempre bem-vindos no LLL. Os seus e os das pessoas que discordam de você, claro.

 Liberdade de Expressão: Direto na Sociedade da Informação

 

09.12.08


Categorias: Comportamento, Política

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/28007

Posts similares:
Notícias do Front da Guerra por Liberdade de Expressão
Gabeira Tem Chances de Ir ao Segundo Turno
A INTERESSANTE (E POSITIVA) REAÇÃO DOS ELEITORES DE GABEIRA

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Thiago

Pois é, quem precisa tomar aulas de liberdade de expressão é a inJustiça brasileira.


PermalinkPermalink 09.12.08 @ 14:31



Comentário de: Te

"A função social mais importante da liberdade de expressão é a seguinte: sem ela, como saberíamos quem são os idiotas?"
Touché!
A Revista da TV do O Globo do dia 23/11 pôs na capa uma cena de série americana onde dois homens se beijam. A reação de alguns leitores no domingo seguinte foi hilária, todas no mesmo tom: "Não tenho nada contra os homossexuais, mas imaginem meu constrangimento quando meu filho de 6 anos me mostrou a revista e perguntou por que dois homens estavam se beijando. Vocês não sabem que crianças lêem a revista, como podem fazer uma coisa dessas?".

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 14:47



Comentário de: Paulo · http://fyiblog.wordpress.com/

Hmmm... Vc devia conversar sobre esse assunto com seu mestre do Biscoito. Ele adora deletar comentarios sem motivo aparente...

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 15:42




ótima conclusão mesmo
abç

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 15:48



Comentário de: Alex Castro Email

mas paulo, nao existe censura em espaco privado. no meu blog, na minha casa, ninguem TEM direito a liberdade de expressao... liberdade de expressao e censura sao coisas que, por definicao, soh podem haver no espaco publico... eu acho que as vozes que clamam para q eu suprima comentarios sao indicativas de uma mentalidade anti-democratica que perdura no brasil mas, se eu quiser apagar comentarios a torto e a direito no MEU blog, isso nao seria censura, oras.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 15:54



Comentário de: Marcus · http://marcuspessoa.net

Existem duas questões:

PRIMEIRA

Não cabe a comparação entre manifestações em um blog e na rua. A rua é um espaço público, o blog é particular. Em termos metafóricos, o blog é como se fosse a casa de quem o escreve.

Se você suporta frases homofóbicas e racistas dentro da sua casa, sem expulsar quem as profere a pontapés, parabéns, você é um santo, uma pessoa muito tolerante e paciente. Mas não venha criticar quem o faz. Ninguém é obrigado a aturar coisas assim dentro de sua própria casa.

SEGUNDA

Uma sugestão despretensiosa minha, a qual eu avisei que você poderia simplesmente ignorar, foi alçada no seu post a algo "nocivo", "repugnante" e "perigoso".

Eu já deveria estar acostumado a essas reações desproporcionais suas. Mas eu não me acostumo, eu sempre acho que você vai dialogar racionalmente, e não pretendendo sempre a polêmica pela polêmica.

Se os meus comentários são mais repugnantes que os dos racistas e homofóbicos, eu humildemente deixarei de fazê-los.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 16:04



Comentário de: Bruno · http://lembrancaeterna.wordpress.com

Acho que a proibição tinha de ser proibida.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 16:40



Comentário de: Ariane

'A função social mais importante da liberdade de expressão é a seguinte: sem ela, como saberíamos quem são os idiotas?'

o som da minha gargalhada assustou o gato. perfeito.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 17:26



Comentário de: Andre Carvalho

A verdade é que o brasileiro não foi criado com liberdade de expressão (com excessão dos mais novos que cresceram em um país sem censura de fato). Acredito que seja algo inerente da criação do brasileiro. Lembro de várias vezes onde fiquei "self-conscious" deste traço em mim mesmo. Certa vez, fazendo uma apresentação sobre o "lado negro" (ou seria lado sombrio?) da Internet, entrei em vários sites de ódio, supremacistas e etc, entre eles alguns da KKK. Fiquei me perguntando: Como pode isso? Por que deixam isso? Então ocorre aquele estalo: Apesar de ser algo horrível e repugnante, per se não ocorre um "crime" (no Brasil ocorreria, mas isso é outra discussão). Então me esforço conscientemente para mudar estas preconcepções.

Um outro exemplo claro desta diferença de cultura entre o Brasil e lugares onde a liberdade de expressão é respeitada é South Park. Coisa mais comum é assistir um episódio e pensar "nossa, nunca conseguiriam fazer isso no Brasil, a justiça iria impedir!", especialmente pela inversão de valores que costuma ser feita com o intuito de chocar, de provar seu ponto por absurdo. Por exemplo, em um episódio, ativistas anti-tabaco são mostrados como pessoas monstruosas que querem forçar as pessoas a fazer o que elas acham que é certo, chegando a matar para conseguir seus objetivos, enquanto a industria do tabaco é mostrada como cheia de boas intenções, fazendo cigarros apenas para os adultos que os desejam, e interessados no bem de seus clientes (com direito aos funcionários cantarem enquanto fazem cigarros). Ao assistir este episódio, eu pensava "NUNCA que isto seria PERMITIDO no Brasil". E não seria mesmo.

O pior é que, antes mesmo de haver uma geração vivendo com liberdade de expressão, a "ditadura do politicamente correto" chega como a nova censura.

PS: Só uma coisa: Alex, apesar de ter gostado do post, achei sua reação desproporcional ao comentário que a gerou. O cara sugeriu moderar comentários "muito ofensivos" e você praticamente o acusou de facista! (OK, nem tanto)

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 17:34



Comentário de: Alex Castro Email

"Só uma coisa: Alex, apesar de ter gostado do post, achei sua reação desproporcional ao comentário que a gerou. O cara sugeriu moderar comentários "muito ofensivos" e você praticamente o acusou de facista! (OK, nem tanto)"

O erro é achar que eu escreveria tudo isso em resposta a dois comentários pontuais feitos hoje. O post é em resposta às centenas de comentários que falaram isso nos últimos seis anos.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 17:55



Comentário de: Sblargh · http://sblargh.blogspot.com

E saca só os comentários do link que você postou sobre a menina presa por causa da pixação.
Tem um lá com letra maiúscula dizendo que é isso mesmo, que lugar de bandido é na cadeia, tolerância zero, etc e me assusta muito que ele provavelmente não é um troll.
Outra pessoa dizia "olha como São Paulo é provinciana" e eu concordando e pensando "é isso mesmo, é coisa muito provinciana prender alguém por uma expressão artistíca, é coisa de cidadezinha do Texas", aí a pessoa continua dizendo que o provincianismo está em achar que pixação é arte totalmente ignorando o absurdo de uma pixadora há 43 dias no mesmo ambiente com assassinas.
Caixa de comentário de site de jornal é o que me dá mais medo nesse mundo.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 18:10



Comentário de: Paulo

O Andre Carvalho observou muito bem:

"O pior é que, antes mesmo de haver uma geração vivendo com liberdade de expressão, a "ditadura do politicamente correto" chega como a nova censura."

É o que eu também constato.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 18:24




Eu concordo contigo; esse tipo de comentário "pedindo censura" me dá calafrios, até porque apesar de não ser da geração ultraantiga (aliás, êta geração pra se achar a última bolacha do pacote!), fui criada toda livrezinha. Recebia uma certa crítica das mulheres chatonildas da minha família, mas meu pai.. sempre foi um santo! Frequentava muito o teu blog e sei do que você fala sobre os tais acometidos pela "síndrome do ofendidinho".

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 19:18



Comentário de: Luninha · http://blig.ig.com.br/luninha

Muito bom os seus argumentos, me convenceram. Só um detalhe: o que foi criticado em relação aos panfletos contra o Gabeira é que estes eram apócrifos. Não vou entrar no mérito de certo ou errado, mas queria registrar que o problema levantado não foi "panfletos contra Gabeira" e sim "estão falando contra sem se identificar".
Em relação a proibição da Marcha da MAconha, curioso que no mesmo dia rolou uma Marcha Com Deus pela família e libertdade (ou algo semelhante) onde tinham símbolos claramente facistas. E se não me engano, apologia ao facismo é crime.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 19:52



Comentário de: Paulo · http://fyiblog.wordpress.com/

Po, mas que contradicao sua Alex. Vc critica o pessoal que pede para vc censurar comments mas vc acha bonito quando o Mr. Biscoito censura comentarios?

E eh obvio que nao estamos falando de algo ilegal aqui. Censurar comentarios eh sem duvida "um direito" de qualquer dono de blog. Mas acho que seu post nao era sobre direitos legais, era???

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 20:03



Comentário de: Rachel · http://riogringa.typepad.com

Hey Alex,

You have to read "Deu no New York Times" by Larry Rohter. Talk about censorship--I had no idea that Lula tried to deport him because he wrote a story about his alcoholism. And there's a lot more in there about how the Brazilian government tried to censor him. As for the blog, I always remind people that freedom of speech doesn't apply to blog comments, because it's entirely up to the author to leave or delete them. So in your case, it's up to you to leave them to display the ignorance of some of the people who left them, and that is your right, and nobody else's.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 20:43



Comentário de: Fe

Eu acho perigoso a censura, nao somente no seu blog mas por exemplo no orkut. Os seres humanos se agrupam com pessoas que tem a mesma opiniao, se em vez de apagar comunidades racistas, nazistas, homofobicas o orkut deixasse as comunidades irem adiante, nos teriamos uma noçao exata dessas pessoas, em vez disso elas sao marginalizadas e nao tem como serem vigiadas (ou alguma coisa mais light, eu ia ser uma ditatora horrivel). Nao é pq a pessoa nao tem mais voz que ela nao continue a pensar, eu prefiro ter consciencia que essas pessoas existem do que ficar empurrando a poeira debaixo do tapete.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 20:50



Comentário de: Alex Castro Email

rachel, o que fizeram com o larry rothers foi um absurdo. talvez tenha sido o motivo numero um que me fez nao votar em lulu na reeleicao.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 20:51



Comentário de: Rachel · http://riogringa.typepad.com

you'd really enjoy his book, i think. definitely try to pick up a copy when you get to rio.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 21:54



Comentário de: Gi Vasconcelos · http://tesourinhodamadrugada.blogspot.com

Alex, meu comentário nem tem muito a ver com o post, mas vou comentar assim mesmo. :D
Tenho 16 anos, faço 3º ano do EM. Sou viciada em blogs, e achei o LLL por acaso, a uns 4 meses. E todos os dias, fielmente eu venho aqui, ler seus posts. E fico morrendo de vontade de comentar, mas nunca acho que os comentários estão ao nível do LLL. Anyway, eu sempre lia, e geralmente escrevia alguma coisa sobre o que você tinha postado, mesmo nunca enviando. (Um dos meus posts preferidos foi o da Carta Aberta a Empregada Doméstica, levei até pra sala.)
Semana passada, fiz vestibular, pra direito. Concorrência altíssima, principalmente porque a prova era específica, então eram 40 questões de Historia, e 40 de geografia. E eu respondi umas 10 dessas 80, devido a coisas que haviam sido postadas aqui :D E era isso, só pra agradecer.



Falando do post agora, acho que o mais interessante do LLL , além dos posts, são as discussões travadas nos comentários. E é , tipo, algo óbvio, se você apagasse todos os comentários contra sua opinião, não haveria discussão, e nem reflexão.

PermalinkPermalink 09.12.08 @ 22:43



Comentário de: Kbção

Post muito bom.Outro problema dos que defendem a censura na caixa de comentários é que, como vivemos no império do politicamente correto, com suscetibilidades à flor da pele e infantilismos mil, os conceitos sobre o que é racista, homofóbico, fascista, elitista, preconceituoso e o caralho a quatro estão muito elásticos. Qualquer declaração que fuja da cartilha pode ser enquadrada em uma destas definições. Concordo com você, pedir censura é ainda pior. Ah, e me parece bem pertinente o que você falou sobre o Marcus. Ele não digere bem a discordância, além de afetar um vitimismo infantil, corre logo da " briga" fazendo beicinho. Já presnciei êni vezes isso.

Abraço

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 09:52



Comentário de: Renato

Vivemos tempos perigosos em que a segurança coletiva ou o politicamente correto se colocam acima de valores que, esses sim, deveriam ser considerados absolutos: o direito de escolha e livre arbítrio e a liberdade de expressão.


PermalinkPermalink 10.12.08 @ 10:32



Comentário de: Norrin Kurama

Concordo com cada palavera tua neste post, Sr Alex C.

E se me permite não vou trocar meu nome a cada comentário meu para "Gerson B", que uso quando discuto assuntos sérios. É que sou "Norrin Kurama" no Melhores do Mundo, faz tempo, e o Interney registra. Se você fizer questão eu mudo.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 10:48



Comentário de: Paulo

O que liberdade de expressão? É o que fez a imprensa venezuelana? O que faz alguns jornais brasileiro?Querer direcionar o povo? Isso é liberdade de expressão? Manupulação? Partidarismo? Interesse economico? Alguem me fala o que é liberdade de expressão? Existe aqui no Brasil? PHA falava o que pensava em seu blog(criticava Serra e Dantas) no IG e foi demitido. Governador americano fez igual em um jornal de lá. Isso é liberdade de expressão? Como um reporter pode ter liberdade se ele tem que escrever, falar, ect o que o dono da mídia quer?

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 11:52



Comentário de: Alexandre

"Como um reporter pode ter liberdade se ele tem que escrever, falar, ect o que o dono da mídia quer?

Facil. Abrindo um blog e não permitindo que pessoas como o Marcus possam ditar o que se escreve, quem pode comentar, o que pode ser comentado.

Em relação a imprensa alguns veiculos terão jornalistas que se indentificam com as posições daquele veiculo, isso é normal. O problema surge quando veiculos discordantes são repremidos.
Cade vez que surge um idiota tentando organizar um boicote a veiculo A,B ou C no seu blogue já precebes que se trata de um Marcus da vida, ou um biscoito fino demais para ser questionado.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 12:37



Comentário de: Dagom Dclxvi.

Todos defendem a liberdade enquanto não detém o poder nas mãos.

É uma pena porém realidade.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 13:00



Comentário de: marcos villa

Quanta perda de tempo né senhores, para que tanta discussão se o "eu", o "meu" ainda impera e domina seus pensamentos, atos e palavras, olhem ao seu redor, depertem, pois estão desperdiçando seu tempo com melindres, isso realmente não os levará a nada. Toda forma de pré-conceito tem seu fundamento do empirísmo do homem, dai que todos nós, por mais liberais que sejamos, ainda trazemos o ranço de algum.
Agora, liberalização de drogas, jamais, por que não fazer campanha pela liberalização de todos os nossos impostos "doações" pagos aos governos Federais, Estaduais e Municipais, ai eu apóio e grito na rua,
"Liberem nosso dinheiro, parem de viver na orgia com o nosso dinheiro"
abraços a todos.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 14:11



Comentário de: Volnei Corbellini

Primeira vez que leio esse blog e o achei muito interessante; duas questões me chamaram mais a atenção: a liberdade de expressão como fonte de de definição dos idiotas - o que é verdadeiro, pois permite indagar "quem são os idiotas ?" Aqueles que concordam com você ou os que discordam; outro ponto, mencionado por um dos comentadores, é a diferença entre local público e privado - na utilização de espaços públicos para manifestações - quem está certo: quem faz a manifestação ou quem tem seu o espaço invadido, sem interesse nessa manifestação ?

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 14:24



Comentário de: Paulo

Se identificam com o que a mídia que ele trabalha quer? Acho que não sabe a realidade dos jornalistas brasileiros, ou voce aceita o emprego ou fica desempregado, se aceitar vai ter sim que concordar com é que o redator(mídia) quer que escreva. Daí aquela idéia poetica de que voce reporter vai mudar o mundo cai por agua abaixo. Pode abrir um blog, mas cuidado com o que fala pois estão no seu calcanhar. Voce fala o que quero ou vai para a rua, eu tenho interesses e sofro pressão lá de cima para escrever isso, etc.(vai ouvir isso do redator-chefe). A imprensa é partidaria, mas cava o seu próprio tumulo, ao não ouvir a voz do povo.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 14:28



Comentário de: sergio · http://sermall

Porque tanta hipocrisia na história da sociedade humana. Sera que não viveriamos sem ela e seriamos barbaros assassinos antropofagos a nos devorarmos feito bestas assassinas. Ou a hipocrisia é inerente à fragilidade da existencia humana que não consegue aceitar que tudo é passageiros pois morreremos todos , qualquer dia de uma forma ou de outra, nosso tempo ta acabando.Porque a liberdade é hipócrisia tanto quanto democracia,não existe.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 14:44



Comentário de: Victor Barone · http://escrevinhamentos.blogspot.com/

“...dado o frágil estado da nossa democracia, os leitores que clamam por censura ao discurso dos outros são muito mais perigosos do que os racistas, os homófobos e os idiotas de modo geral.”

Alex. Excelente argumentação. Até hoje eu moderava os comentários do meu blog. Você me fez reverter esta prática. No meu caso, optei pela moderação, pois tive problemas no passado com pessoas que xingavam ou faziam propaganda. Mas é melhor arriscar este tipo de situação do que defender a liberdade de expressão de forma geral e ao mesmo tempo suprimi-la em um espaço particular.

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 17:19



Comentário de: Homero

Alex,

recomendo que você tranforme o Marcus no Censor oficial do seu blog. Assim, os seus leitores não correriam o risco de se deparar com idéias diferentes das idéias do Marcus.

Como é que você imagina que o Marcus pode dormir tranqüilo à noite ao saber que o LLL pode estar espalhando idéias "Erradas" pela blogosfera afora. :-0

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 21:12



Comentário de: Andre Kenji · http://www.andrekenji.com.br/weblog

O que é mais legal é que um esquerdista como o Marcus entende melhor conceitos liberais que o tal Liberal Libertário Libertino. Que cada vez mais está para CCC: Careta, Certinho e Politicamente Correto... ;-)

PermalinkPermalink 10.12.08 @ 22:24



Comentário de: Marcus · http://marcuspessoa.net

Essa sua resposta é de uma canalhice sem tamanho. Você é um canalha da pior espécie.

Essa história de que eu "fico falando mal de você em caixas de comentários da vida" é simplesmente mentira. Você não me diz isso por e-mail porque sabe que eu iria rir da sua cara. Você diz isso num post, para que sua caixa de comentários seja povoada de gente judiando (sic) de mim por causa das mentiras que você escreveu. E porque você sabe que eu nunca vou dar no meu blog a resposta que você merece.

Não é uma questão de discordância. É de elegância. Você é um barraqueiro idiota.

PermalinkPermalink 14.12.08 @ 23:01



Comentário de: Alex Castro Email

marcus, nao te digo nada por email pq nao temos uma relacao privada. tudo o que tenho pra te dizer eu falo em publico, elegantemente.

PermalinkPermalink 14.12.08 @ 23:28



Comentário de: mauro tatini · http://mtatini.blogspot.com

eita! "laguinho, laguinho, laguinho!!!"
(sorry - só quem estudou no Dante vai entender isto...)

PermalinkPermalink 15.12.08 @ 04:40



Comentário de: mariachi

Tem gente que não tem muita tolerância à opinião alheia mesmo. Basta ver o chilique que esse Marcus deu na Copa da Literatura Brasileira quando eliminaram o livro queridinho dele.

PermalinkPermalink 17.12.08 @ 16:08



Comentário de: MA

Caro Alex,
Costumo frequentar mais o blog do Nassif, onde vale mais ou menos tudo, menos baixaria (o que é totalmente subjetivo). Acredito que o blog seja um espaço privado, onde vale, em última instância, a "lei" do dono da casa. Até aí, estamos concordes.
Agora, que a gringa não tenha entendido nada tudo bem, mas acreditar que o caso do Rotten (tá, a grafia não é essa, mas é sugestiva) tenha sido uma agressão à liberdade de expressão pra mim é meio forte.
Ele escreve uma peça difamatória, claramente discriminatória e tudo bem? Não concordo q ele devia ter o visto de entrada negado: devia ser processado por injúria, calúnia e difamação não apenas do Lula, mas de todo o povo brasileiro.
Teve seus 15 minutos de fama, posou de herói (talvez nos botecos de Ipanema continue posando, mas depois das matérias sobre as mulheres cariocas não vai conseguir comer mais ninguém) e foi esquecido. Não vou me surpreender se o WT, por economia, não continuar com ele em seus quadros. Puxa, mas aí vão dizer que o Lula pediu a cabeça dele...
Abraços

PermalinkPermalink 29.12.08 @ 15:10



Comentário de: MA

Ops. Leia-se "WP" onde se lê "WT". Ou melhor, façam uma palavra-valise com o "NYT". Tanto faz.
[]s

PermalinkPermalink 29.12.08 @ 17:43



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: A Difícil Questão da Heterossexualidade

Próximo post: Luto Virtual - Post Pós-Socrático

 promoção submarino

Mulher de Um Homem Só

 Obras Completas Sigmund Freud: Edição Standard - 24 volumesObras completas de Freud, de R$960, por R$399

Um blog sobre rebeldia, contemplação e sacanagem, regado a muita literatura e humor. Nosso assunto são as várias prisões que acorrentam o homem, como ambição, verdade e medo. Dê sua opinião!


Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%

Meus Livros à Venda:

  • Radical Rebelde Revolucionário
  • Onde Perdemos Tudo, por Alex Castro

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Livros Recomendados

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Diário de Leituras 2008

  • 100. Roediger, David R. The Wages of Whiteness. Race and the Making of American Working Class. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 99. Roediger, David R. Colored White. Transcending the Racial Past. [EUA, 2002] Nov.25 (TulBib)
  • 98. Roediger, David R. Towards the Abolition of Whiteness. Essays on Race, Politics, and Working Class History. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 97. Mills, Charles W. The Racial Contract. [EUA, 1997] Nov.22 (TulBib)
  • 96. Machado, Ubiratan. A Vida Literária no Brasil Durante o Romantismo. [Brasil, 2001] Nov.22 (ILL)
  • 95. Buruma, Ian & Avishai Margalit. Occidentalism: the West in the Eyes of its Enemies. [EUA, 2004] Nov.20
  • 94. Alencar, José. Lucíola. [Brasil, 1862] Nov.13
  • 93. Achebe, Chinua. Things Fall Apart. [Nigéria, 1959] Nov.12
  • 92. Matheson, Richard. I Am Legend. [EUA, 1954] Nov.11
  • 91. Alencar, José. O Tronco do Ipê. [Brasil, 1871] Nov.10
  • 90. Morrison, Toni. Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. [EUA, 1992] (TulBib) Nov.7
  • 89. Eiró, Paulo. Sangue Limpo. [Brasil, 1861] (ILL) Out.
  • 88. Pinheiro Guimarães, Francisco. História de uma Moça Rica. [Brasil, 1861] Out.
  • 87. Teixeira e Souza, Antonio. O Filho do Pescador. [Brasil, 1843] (TulBib) Nov.6
  • 86. Almeida, Julia Lopes de. A Viúva Simões. [Brasil, 1897] (TulBib) Nov.6
  • 85. Ignatiev, Noel. How the Irish Became White. [EUA, 1995] (TulBib) Nov.
  • 84. Thompson, E. P. The Making of the English Working Class. [Reino Unido, 1966] (TulBib) Nov.
  • 83. Telles, Edward E. Race in Another America. The Significance of Skin Color in Brazil. [EUA, 2004] Nov.
  • 82. Macedo, Joaquim Manuel de. As Vítimas-Algozes. Quadros da Escravidão. [Brasil, 1869] Out.18
  • 81. Cuenca, João Paulo. O Dia Mastroianni. [Brasil, 2007] Out.
  • 80. Gorak, Jan, ed. Canon vs Culture. Reflections on the Current Debate. [EUA, 2001] Out. (TulBib)
  • 79. Morrissey, Lee, ed. Debating the Canon. A Reader from Addison to Nafisi. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 78. McKinney, Karyn. Being White. Stories of Race and Racism. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 77. Lund, Joshua et al. Gilberto Freyre e os Estudos Latino-Americanos. [EUA, 2006] (TulBib)
  • 76. Branche, Jerome. Colonialism and Race in Luso Hispanic Literature. [EUA, 2005] (TulBib)
  • 75. Falcão, Joaquim et al. Imperador das Idéias. Gilberto Freyre em Questão. [Brasil, 2001]
  • 74. Döpp, Hans-Jurgen. Sadomasochism: On the Ecstasies of the Whip. [Alemanha, 2003] Set.
  • 73. Diamond, Jared. The Third Chimpanzee. The Evolution and Future of the Human Animal. [EUA, 1992] Set.
  • 72. Suzuki, Daisetz Teitaro. The Zen Koan as a Means of Attaining Enlightenment. [Japão, 1950] Set.
  • 71. Skidmore, Thomas E. Black into White. Race and Nationality in Brazilian Thought. [EUA, 1974] Set. (TulBib)
  • 70. Peter Pauper Press. Zen Buddhism. [EUA, 1959] Set.
  • 69. Ventura, Roberto. Estilo Tropical. História Cultural e Polêmicas Literárias no Brasil, 1870-1914. [Brasil, 1991] Ago. (TulBib)
  • 68. Freyre, Gilberto. Casa Grande & Senzala. [Brasil, 1933] Ago.
  • 67. Andrade, Carlos Drummond et al. Elenco de Cronistas Brasileiros. [Brasil, c.1950-2000] Ago.
  • 66. Veríssimo, Luis Fernando. Histórias Brasileiras de Verão. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 65. Veríssimo, Luis Fernando. Novas Comédias da Vida Privada. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 64. Rodrigues, Nelson. O Óbvio Ululante. Primeiras Confissões. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 63. Lispector, Clarice. A Descoberta do Mundo. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 62. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1900-1920] Ago.
  • 61. Alencar, José de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1860] Ago.
  • 60. Machado de Assis, Joaquim Maria. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1870-1900] Ago.
  • 59. Mankell, Henning. The Fifth Woman. [Suécia, 2000] Ago.15
  • 58. Mankell, Henning. The Man Who Smiled. [Suécia, 1994] Ago.10
  • 57. Lindsay, Jeff. Dexter in the Dark. [EUA, 1997] Ago.
  • 56. Couto, Mia. A Varanda do Frangipani. [Moçambique, 1996] Ago.
  • 55. Coutinho, Odilon Ribeiro. Gilberto Freyre ou O Ideário Brasileiro. [Brasil, 2005] Ago.
  • 54. Albuquerque, Roberto Cavalcanti de. Gilberto Freyre e a Invenção do Brasil. [Brasil, 2000] Ago.
  • 53. Chacon, Vamireh. A Construção da Brasilidade. Gilberto Freyre e sua Geração. [Brasil, 2001] Ago.
  • 52. Araujo, Ricardo Benzaquen de. Guerra e Paz. Casa Grande & Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos Anos 30. [Brasil, 1994] Jul.
  • 51. Schwarcz, Lilia Moritz. O Espetáculo ds Raças. Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil, 1870-1930. [Brasil, 1993] Jul.
  • 50. Isfahani-Hammond, Alexandra. White Negritude. Race, Writing, and Brazilian Cultural Identity. [EUA, 2008] Jul.
  • 49. Bosi, Alfredo. Dialética da Colonização. [Brasil, 1992] Jul.
  • 48. Salles, Ricardo. Nostalgia Imperial. A Formação da Identidade Nacional no Brasil do Segundo Reinado. [Brasil, 1996] Jul.
  • 47. Salles, Ricardo. Joaquim Nabuco. Um Pensador do Império. [Brasil, 2002] Jul.
  • 46. Nabuco, Joaquim. O Abolicionismo. [Brasil, 1883] Jul.
  • 45. Nabuco, Joaquim. Minha Formação. [Brasil, 1899] Jul.
  • 44. Weber, João Hernesto. A Nação e o Paraíso. A Construção da Nacionalidade na Historiografia Literária Brasileira. [Brasil, 1997] Jul.
  • 43. Gofman, Rosane & Eny Lea Gass. Empregadas e Patroas. Uma Relação de Amor. [Brasil, 1998] Jul.
  • 42. Graham, Sandra Lauderdale. Proteção e Obediência. Criadas e seus Patrões no Rio de Janeiro, 1860-1910. [EUA, 1988] Jul.
  • 41. Maio, Marcos Chor. Raça, Ciência e Sociedade. [Brasil, 1996] Jun.
  • 40. Almeida, Luana Chnaiderman de. Entremeios e Entretempos. Aproximações ao Filme Shoah de Claude Lanzmann. [Brasil, 2006] Jun.
  • 39. Levi, Primo. É Isto Um Homem? [Itália, 1946] Jun.
  • 38. Sartre, Jean-Paul. A Questão Judaica. [França, 1946] Jun.29
  • 37. Costa, Angela Marques da e Lilia Moritz Schwarcz. 1890-1914. No Tempo das Certezas. [Brasil, 2000] Jun.
  • 36. Holanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. [Brasil, 1934] Jun.9
  • 35. Villa, Marco Antonio. Canudos. O Povo da Terra. [Brasil, 1995] Jun.7
  • 34. Brandão, Adelino. Euclides da Cunha e a Questão Racial no Brasil. A Antropologia de Os Sertões. [Brasil, 1990] Jun.6
  • 33. Moura, Clóvis. Introdução ao Pensamento de Euclides da Cunha. [Brasil, 1964] Jun.6
  • 32. Lima, Luiz Costa. Terra Ignota: a Construção de Os Sertões. [Brasil, 1997] Jun.5
  • 31. Bernucci, Leopoldo M. A Imitação dos Sentidos: Prógonos, Contemporâneos e Epígonos de Euclides da Cunha. [Brasil, 1995] Jun.4
  • 30. Lima, Luiz Costa. Euclides da Cunha, Contrastes e Confrontos no Brasil. [Brasil, 2000] Jun.4
  • 29. Haddon, Mark. O Estranho Caso do Cachorro Morto. [Reino Unido, 2005] Mai.
  • 28. Guilherme, Paulo. Goleiros: Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1. [Brasil, 2006] Mai.
  • 27. Krakauer, Jon. Na Natureza Selvagem: a Dramática História de um Jovem Aventureiro. [EUA, 1996] Mai.
  • 26. Cunha, Euclides da. Os Sertões. Campanha de Canudos. [Brasil, 1902] Mai.
  • 25. Wilder, Thornton. Bridge of San Luis Rey. [EUA, 1927] Mai.
  • 24. João de Patmos. Apocalipse. [Grécia, c.séc.I] Abr.
  • 23. Manzano, Juan Francisco. Autobiografia de un Esclavo. [Cuba, 1836] Abr.
  • 22. Castelnau, Francis de. Entrevistas com Escravos Africanos na Bahia Oitocentista. [Brasil, séc.XIX] Abr.
  • 21. Suzuki, Daisetz Teitaro. Introdução ao Zen Budismo. [Japão, 1934] Mai.
  • 20. Goethe, Johann Wolfgang Von. Faust. [Alemanha, 1832] Mai.
  • 19. Lisboa, Adriana. Rakushisha. [Brasil, 2007] Abr.
  • 18. Tezza, Cristovão. O Filho Eterno. [Brasil, 2007] Abr.
  • 17. Piñon, Nélida, A República dos Sonhos. [Brasil, 1984] Abr.
  • 16. Fanon, François. Black Skin, White Masks. [Martinica, 1952] Abr.
  • 15. Rheda, Regina. Pau de Arara Classe Turística. [Brasil, 1993] Abr.
  • 14. Guillory, John. Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formation. [EUA, 1993] Mar.7-10.
  • 13. Fonseca, Rubem. Feliz Ano Novo. [Brasil, 1975] Mar.11
  • 12. Butler, Octavia. Kindred. [Estados Unidos, 1979] Mar.7
  • 11. Ribeiro, João Ubaldo. Viva o Povo Brasileiro. [Brasil, 1984] Fev.
  • 10. Lispector, Clarice. Laços de Família. [Brasil, 1960] Fev.
  • 9. Veiga, José J. A Hora dos Ruminantes. [Brasil, 1966] Fev.
  • 8. Ramos, Graciliano. Vidas Secas. [Brasil, 1938] Jan.
  • 7. Pinto, Fernão Mendes. Peregrinações. [Portugal, séc.XVI] Fev.- (TulBib)
  • 6. Antunes, Antonio Lobo. O Esplendor de Portugal. [Portugal, 1997] Fev.-
  • 5. Santos, Gislene Aparecida dos. A Invenção do Ser Negro. Um Percurso das Idéias que Naturalizaram a Inferioridade dos Negros. [Brasil, 2002] Fev. (TulBib)
  • 4. Scott, Rebecca J. e outros. The Abolition of Slavery and the Aftermath of Emancipation in Brazil. [EUA, 1988] Fev.
  • 3. Moura, Clovis. O Negro: de Bom Escravo a Mau Cidadão? [Brasil, 1977] Fev. (TulBib)
  • 2. Suassuna, Ariano. Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. [Brasil, 1971] Jan. (Releitura)
  • 1. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Clara dos Anjos. [Brasil, 1922] Jan.

8129 Panola St, New Orleans, LA, 70118, msn, tel, email

Ao me enviar email ou comentar no LLL, você está automaticamente permitindo que eu publique sua mensagem no blog, inclusive com seu nome e endereço. Pense bem.

Busca


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]