A Decisão de Não Ter Filhos

Eu não quero ter filhos. Nunca quis. Imagino que nunca vou querer. Quando digo isso, existem três reações de praxe.

Minha Crença Está Tão Certa Que É Impossível Que Não Seja Compartilhada por Todos!

A primeira é quando a pessoa sinceramente não acredita. Ela não consegue conceber que exista alguém que não quer ter filho. Em uma espécie que nunca chegou a nenhum consenso, ela considera que procriação é o único deles, que sua opinião é compartilhada acriticamente por toda a humanidade. E, consequentemente, que minha opinião é impossível. Se digo que não quero ter filhos, é porque gosto de ser do contra ou quero chamar atenção. Ninguém pode realmente não querer ter filhos!

São as mesmas pessoas que duvidaram que eu e a ex-esposa iríamos na Parada Gay ou que não acreditam que não vejo final de Copa do Mundo com Brasil em campo.

Sinceramente, não há arrogância maior do que considerar impossível que outras pessoas tenham opinião diferente da sua.

Se Você Não Quer Ter Filhos É Porque Odeia Crianças e Vai Pro Inferno!

A segunda reação é quando a pessoa já conclui de cara que eu não gosto de crianças.

Ora bolas, quem disse isso?

Adoro crianças. Trabalhei com crianças por dez anos. Seis em escola particular, como professor substituto da 5ª série ao 3º ano, e outros quatro em cursos de inglês, para crianças a partir de 10. Hoje, ensino português e literatura brasileira na universidade, para calouros de 17 a 20 e poucos anos e morro de saudades das minhas crianças.

Conviver com crianças faz bem pra saúde mental de qualquer um. Crianças são o que fazem a vida valer a pena. Sua energia nos energiza. Lidar com crianças nos faz sentir mais vivos, em contato com o nosso tempo, por dentro das gírias. Eles nos lembram quem somos, o que fomos e o que nos tornamos. Ao mesmo tempo em que sua vitalidade e juventude ressaltam o quanto estamos velhos, eles também nos rejuvenescem. É uma delícia.

Contato com crianças é algo tão fundamental que não entendo como fazem essas pessoas que nem têm filhos e nem trabalham com crianças. Meu deus, como teve ser terrível a vida de quem só tem contato com gente acima de 25 anos, chatas, previsíveis, conformistas, já meio mortas por dentro. Não gosto nem de imaginar.

Mas, por outro lado, quanta gente vocês conhecem que gosta de cachorro e não tem cachorro? Ter cachorro envolve uma série de responsabilidades que vão muito além de um simples gostar de cachorro. É um compromisso muito sério, um compromisso pra vida toda. Se é assim com cachorros, imagine com crianças.

Eu adorei todas as minhas crianças, mas sabia que eram minhas por somente cinquenta minutos por dia. Ensinei, ajudei, apoiei, fiz tudo o que pude - e, quando bateu o sinal, passei-as adiante.

Ao contrário da maioria dos pais, que se tornam completos imbecis quando falam dos próprios filhos, que acham que até o mais idiota é o próximo Einsten, eu podia ter uma visão mais equilibrada e profissional das minhas crianças - o que me permitia ajudá-las melhor. Eu sabia quem tinha facilidade e quem tinha dificuldade. Eu podia dar tarefas mais avançadas para manter os geninhos interessados e podia dar uma auxílio adicional para os mais lentos. Meu ego e meu DNA não se envolviam no processo.

Dar aulas pra crianças é como ter um melhor amigo com casa de praia. Tudo bem, você não pode ir à casa sempre que quer mas, por outro lado, você desfruta de todas as vantagens e de nenhuma das desvantagens. Assim como qualquer pai, eu ensino meus alunos sobre si mesmos, sobre o mundo, sobre a vida. Transfiro parte da minha sabedoria acumulada. Faço um impacto em suas vidas. Trapaceio a morte um pouquinho.

E, além de ser pago por isso, não tenho que acordar no meio da noite pra trocar fralda e nenhum deles nunca rouba meu carro!

Não posso falar em nome de outras pessoas que não querem ter filhos. Realmente, não conheço muitas. Como sempre, falo apenas de mim, mas acredito que deve se aplicar a mais gente também.

Sim, eu gosto de crianças. Sim, eu gosto de ensiná-las. Sim, eu, como todo escritor, me preocupo com a posteridade e com o futuro da espécie. Afinal, alguém vai ter que me ler daqui a 500 anos!

As prisões, esse projeto que me consome há seis anos, é basicamente um livro pra jovens - e para os adultos que não conseguiram resolver essas questões na hora certa. Já perdi a conta de quantas pessoas entraram em contato comigo pra dizer que mudei suas vidas, que abri seus olhos, que lhes mostrei que tudo poderia ser diferente.

Todas essas coisas lindas que pais fazem com seus filhos, ensinar, transmitir, dividir, compartilhar, é justamente o que tento fazer com meus leitores, aqui, todo dia.

Você Ainda Vai Mudar de Idéia e Concordar Comigo, Seu Idiota!

A terceira reação das pessoas quando digo que não quero ter filhos é uma variação da primeira. Acreditando ou não acreditando, elas acham que é tudo temporário. Quem sabe, daqui a pouco, eu não cresço e paro de ser do contra, não é?

Ou seja, minha opção de vida não é uma posição consciente de um adulto resposável: é uma fase. Besteira.

Finalmente, depois que falo tudo isso, sempre vem um estrupício, bate no meu ombro carinhosamente e diz, com o ar bonachão de uma cassandra que tudo sabe:

Pois guarde minhas palavras, Alexandre, você pode não querer agora mas daqui a pouco vai querer... Em dez anos, vou encontrá-lo cheio de filhos...

E eu, imperturbável, pergunto se ele tem vontade de comer merda.

Bem, continuo, bonachão e vaticínico, guarde minhas palavras, você pode não querer agora mas daqui a pouco vai querer... Em dez anos, vou encontrá-lo empanturrado de cocô...

(O mais chocante da história é que todo mundo acha o meu comentário grosseiro mas consideram o absurdo que tive que ouvir a coisa mais normal do mundo. Vai entender!)

As Pessoas Egoístas, Individualistas e Covardes Estão Destruindo o Planeta!

O mundo já tem pessoas demais. A humanidade, pra todos os fins e efeitos, é uma praga, o pior tipo de parasita, aquele que mata o próprio hospedeiro, suprema burrice. Os recursos naturais do nosso planeta estão quase esgotados.

Dentro desse quadro ecológico, talvez a melhor coisa que possamos fazer pela Terra seja poupá-la de mais um ser humano que vai usar fraldas plásticas e consumir gasolina.

Não é à toa que, entre os povos mais ecologicamente conscientes do mundo, é cada vez mais raro encontrar famílias com dois filhos. Os casais têm somente um, quando não fazem a opção por nenhum. São pessoas que têm exata noção do estrago que um simples ser humano adicional pode causar.

Reparem bem: não estou dizendo que as pessoas que têm filhos estão destruindo o planeta. Mas, realmente, se for pra colocar ecologia e meio ambiente na discussão, então, eles estarão do lado das pessoas que fazem o sacrifício de não procriar pelo bem do planeta.

O argumento ecologicamente correto bem poderia ser o seguinte: para satisfazer seus instintos animais de sobrevivência e propagação da espécie, para massagear seu próprio ego passando seu DNA adiante, muitas pessoas individualistas, covardes e egoístas continuam insistindo em ter filhos, mesmo sabendo do impacto ambiental da superpopulação. Se pensassem realmente na coletividade, na sobrevivência da espécie, em questões sociais e no bem-estar do planeta, fariam o sacrifício de não propagar seu DNA.

Por fim, se realmente fizessem questão de ter filhos, de passar adiante seus conhecimentos, de dividir sua experiência, adotariam uma criança já nascida.

Gostar de Crianças

Muita gente confunde não querer ter filhos com não gostar de crianças, como se fosse tudo uma coisa só. Não é.

Realmente, confesso, não confio em gente que não gosta de criança. Não sei se são egoístas, covardes ou pessimistas, mas sei que não dou as costas pra eles. Faço questão de cortar eu mesmo o baralho.

Se você vê uma criança empolgada, correndo feliz, conhecendo o mundo, descobrindo o próprio corpo, perguntando sobre o universo, e se isso te incomoda, se isso não derrete seu coração, se tudo o que você quer é que ela se comporte como uma boneca e fique calada e sentadinha, então, meu amigo, não tente vender um carro usado pra mim.

Entretanto, ter filhos é difícil. É a maior responsabilidade que uma pessoa pode se dar. Vejo idiotas procriando como coelhos sem ter a menor idéia do que se trata, dos desafios envolvidos, da importância da tarefa.

Vocês me desculpem, mas eu acho que dá muito trabalho, muita despesa e, mais importante, suga a liberdade. Ter filhos é uma viagem sem volta. A vida toda é um tempo muito longo. Eu sou responsável demais pra aceitar uma incumbência que não sei se poderei manter. E a nossa vida, a longo prazo, a gente nunca sabe como vai ser.

Admiro quem tem filhos. Acho que são pessoas mais corajosas que eu. Agradeço pelos futuros leitores, vou precisar deles. Agradeço pelas futuras belas mulheres, que não vão nem olhar pra um velho como eu, mas vão embelezar o mundo. Mas estou fora, sinto muito.

Eu vou tentar fazer o meu melhor pelo mundo, pela humanidade e pelas futuras gerações somente escrevendo.

   E Agora, o que Fazer?: a Difícil Arte de Criar os Filhos    Segredo do Relacionamento com os Filhos

 

01.08.08


Categorias: Crianças


Posts similares:
Um Esclarecimento sobre Eu e Filhos
Os presos não querem? E eu com isso?!
PELO MUNDO, ORA ESSA

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Hugo · http://www.vhemt.org

Se nao conheces o VHEMT, pode valer a pena uma visita ao site.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 07:17



Comentário de: mauriceia

se dizem isso pra ti q é homem, imagina eu q sou mulher o que eu ouço, agora cheguei a uma conclusão, o povo só quer filho pra cuidarem deles na velhice, pq todo mundo diz, mas e quando ficar velho, quem via cuidar de ti? e ainda dizem que eu sou egoísta

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 09:26



Comentário de: Rodrigo Urubatan · http://www.urubatan.com.br

você tem todo o direito de não querer ter filhos. mas isto te torna biologicamente completamente inútil, incompetente e descartavel.
Mas você tem todo o direito de fazer o que quiser.

PS.: assista o filme "idiocracy" e escreva outro post destes depois

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 09:33



Comentário de: renata · http://www.acontecedentro.blogspot.com

Compreendo tanto sua opção, e acho ótimo ouvir alguem dizer isso, porque a maioria das pessoas não tem consciência da responsabilidade que é ter um filho. Eu mesma não tinha quando engravidei, mas é aquilo: ainda tendo consciência, vc não se arrepende. É algo que vc nunca vai compreender porque não experimentará.
Mas vc tem toda razão quando diz que a liberdade acaba. Essa é a principal sensação. Vc nunca mais vai poder jogar tudo pro alto, ir embora, ou mesmo tirar uma semana de férias e relaxar totalmente a cabeça. Porque por muitos anos vc vai ter que se dedicar e abrir mão de muitas outras coisas pelo filho (e mesmo depois que eles criam asas, duvido que fique apenas o sentimento de dever cumprido, só com muito desapego...como alguem já escreveu, ter filhos é andar com o coração fora do corpo...e isso é pra sempre, eu acho). Ou não, vc não vai abrir mão de nada por eles - e na verdade na maioria dos casos as pessoas têm filhos e não abrem mão das outras coisas por eles. E asism a humanidade segue...
Por isso que acho bacana o que vc disse. Vc tem consciência, está certíssimo. Pode até ser que mude de ideia, mas se mudar vai estar ciente do que vai encarar.
O lado ruim de não ter filhos deve ser nunca experimentar essa loucura que é a maternidade/paternidade. Pra quem já viveu isso, e se entregando de corpo e alma, como eu, é um pouco estranho imaginar passar pela vida sem viver a maternidade. Não dá pra explicar, e mesmo se explicasse vc não entenderia...mudou a minha vida radicalmente e está me ensinando tanta coisa...me identifico com seus textos das prisões, mas não acredito que nenhum texto possa tocar tão profundamente uma pessoa quanto uma experiência como a maternidade. Pode ajudar sim, mas a revelação não se dá só com a leitura de um texto, por melhor que seja ele. Agora prum escritor, como vc, acho que a experiência com a paternidade renderia um belo material.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 09:46



Comentário de: Carla

A Mauriceia tem razao, nos mulheres recebemos um tratamento todo especial. As vezes eu noto um olhar candido, como se a pessoa intuisse que eu nao posso ter filhos, porque nao querer ter filhos nao e normal, ne?

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 11:06



Comentário de: Andrade

Eu sinceramente não penso em ter filhos. No meu caso é porque realmente não gosto muito de crianças, precisa de uma paciência que não disponho. Como tenho 20 anos ainda, não sou casado e nem tenho um compromisso que possa chamar de sério não sofro nem uma pressão quanto a isto

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 11:15



Comentário de: Norrin Kurama

Tens todo o direito de optar, mas o argumento ecológico me traz um probleminha à mente: se as pessoas conscientes não querem ter filhos e as irresponsáveis tem muitos, a atitude de não ter filhos está criando um processo de seleção no qual o mundo se tornará cada vez mais povoado por pessoas irresponsáveis.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 12:35



Comentário de: carlos guitar · http://carlosguitar1.blogspot.com

Bem, diante tudo que li nesse post, claro que não vou te considerar um ser maléfico para a humanidade pela sua decisão. O fato é, diminuir a população em prol da conscientização ambiental? Pra quê, e pra quem? Acho mais interessante a educação, tarefa meio difícil, porém mais viável. Mas você não está muito fora não, talvez um controle eficaz de natalidade, uma atenção maior sobre os modos de consumo e conscientização geral das indústrias, iria amenizar e muito a situação para que nossos filhos desfrutem de um planeta mais limpo.
Sou seu fã cara, mas não é porisso que tenho que concordar com tudo, não é ? kkk
Valeu professor !

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 13:50



Comentário de: Rafael · http://www.rafael.galvao.org

Dúvida eistencial, Alex:

Eu tenho filhos e não gosto de crianças a priori, como não gosto de gente a priori: eu gosto de indivíduos. Hitler foi criança um dia. Bush também, e nem cheirava cocaína na época.

Não gostar de crianças por serem crianças, e estar andando para elas correndo no parque (talvez atrás de uma mosca para torturar, sei lá;), afinal de contas, me faz uma pessoa ruim, é?

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 15:25



Comentário de: Ulisses Adirt · http://incautosdoontem.blogspot.com

Alex, tenho uma pergunta extra sobre o assunto: e se acontecer de você ter um filho. Sei lá, mesmo usando camisinha, algo dá errado e um dos seus amores engravida de você... Já pensou nisso?

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 15:28



Comentário de: mariachi

Reescrevendo o comentário de Rogrigo Urubatan: "Você tem todo direito de não querer ter filhos, mas é um idiota por isso. Mas você tem todo direito de não querer. Mais uma vez, veja o filme Idiocracy para você se dar conta de como é idiota."

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 15:36



Comentário de: mariachi

Aliás, fiquei intrigado com a qualificação de "biologicamente inútil, incompetente e descartável". O que significa isso exatamente, Rodrigo?

Que nada que uma pessoa faça, além de ter filhos, contribui para a espécie? Que o indivíduo não importa, desde que ele tenha filhos e ajude a perpetuar a espécie? Que um genocida-sanguinário-trainee-de-satanás que tenha 10 filhos contribui mais do que um grande cientista, escritor ou filósofo que decide não tê-los?

E o que acontece com os que já tiveram todos os filhos que planejavam ter? Se tornam inúteis também? Podem ser descartados?

E aí, Rodrigo, você chegou para a sua esposa/namorada/o que seja aí na foto e disse "precisamos nos juntar para poder perpetuar a espécie"? E depois de ter filhos você pôde (ou poderá, caso isso esteja no futuro) dormir tranquilo pensando "agora eu não sou mais inútil nem descartável" depois de satisfazer o imperativo biológico?

Perguntas da maior importância, preciso saber se serei inútil e descartável também.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 15:56



Comentário de: Baxt · http://www.baxt.net/blog

Putz, faz tempo que nao venho aqui, mas preciso comentar. Sempre que alguem me diz que nao quer ter filhos eu apoio. E digo que se for sincero, nao tenha mesmo.
Porque ja tem gente demais no mundo, e gente demais tendo filhos so para provar alguma coisa aos outros.
Eu quero ter filhos. Varios. E sinto que isso nao ajuda o planeta em nada. Mas se vc nao quer, kudos to you (como eles adoram dizer aqui). Nao tenha e poupe o planeta!!!

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 17:04



Comentário de: s leo · http://sergioleo.blogspot.com

A única coisa a lamentar é que você provavelmente daria uma excelente descendência. Mas está certíssimo; filho é uma viagem sem volta, e dá um trabalho desgraçado. E quem acha que cria um para ter quem cuide de si na velhice pode descobrir que caiu no golpe do paco.

Eu não pretendia ter filhos, mas, sabe como é, sempre fui dsorganizado... valeu a pena, mas temo pelo futuro deles; é uma sacanagem deixar a alguém o legado de nossa msiéria.

Mas pena mesmo é que certas pessoas não pensassem assim também, há anos. Tem gente no mundo que deveria ser proibida de procriar. É como aquela resposta do Mark Twain (ou sei lá de que humorista, certamente não foi o Twain): "não aprovo o aborto, mas no caso de sua mãe eu abriria uma exceção" (não estou falando da sra. Castro, evidentemente).

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 17:55



Comentário de: Lelé

Excelente texto: já escutei tudo isso e acho ótimo q vc organize as respostas possíveis para quem não quer ter filhos como um projeto consciente.
Mas os três "negões"... Desnecessário, Alex, desnecessário.

Resposta do Alex: ai ai, perdão, perdão... quando reli o texto pra republicar, eu já me incomodei com a metáfora dos três negões (que, pelo nosso país ser o que é, chegou a ficar famosa e já ouvi sendo repetida) mas não tive tempo de substituir por coisa mais, digamos, sensata.... agora, substituí. perdão, perdão! eu sabia que você iria ler e viria me puxar a orelha, coberta e transbordante de razão....

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 19:19



Comentário de: Carla C · http://www.enfim.org

Eu pensava dessa forma até acontecer meu "acidente". Continuo concordando com a parte de liberderdade nunca mais e da responsabilidade envolvida. Agora que tive a primeira filha e estou f*dida de qualquer jeito, já aceito a idéia de ter outros filhos.

É muita responsabilidade, mas é muito bom, também.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 23:48



Comentário de: marina w. · http://www.marinaw.com.br

ainda não li seu post inteiro, mas como sou muito ansiosa vou logo comentando. Tb acho que uma pressão ridícula. Como se quem não quisesse ter filhos estivesse descumprindo uma missão.
um beijo.

PermalinkPermalink 01.08.08 @ 23:51



Comentário de: Ju Dacoregio · http://heresialoira.com

Um dos comentários aí em cima é muito revelador'. A moça diz que já que "já está fodida mesmo", agora aceita a idéia de ter filhos!
Eu não quero ter filhos. "Ah, mas precisa ter, precisa viver essa experiência", muitos dizem. Como assim "viver essas experiência"? Vou ter filhos para pode dizer que sou mais vivida, mais experiente, mais madura? Para isso prefiro fazer terapia, ler, viajar, estudar, conhecer pessoas. Vou ter filhos porque se eu não tiver posso me arrepender depois? Tá e se eu tiver o filho e me arrepender, faço o que? E o motivo pior de todos: se você não tiver filhos pode acabar solitário na velhice. Ah, me poupe, então as pessoas produzem outros seres humanos para colocar sobre eles o fardo de lhes fazer companhia?
Não vou brincar com uma vida.

Alex, há um texto muito bom sobre esse assunto neste endereço: http://flertandocomainsanidade.blogspot.com/2005/07/vasectomia.html

abraço

PermalinkPermalink 02.08.08 @ 03:37



Comentário de: Camila

Alex, desde que casei e mudei pra Alemanha, a vontade de ter filhos foi diminuindo, diminuindo, diminuindo, até quase nao existir mais... Concordo demais com vc, ao dizer que gosta de criancas, mas nao quer ter filhos. (Pena que as pessoas que me perguntam - e provavelmente me recriminam por nao querer mais - nao consigam entender isso...)

PermalinkPermalink 02.08.08 @ 15:21



Comentário de: Silvia · http://prasemprepitchula.blogspot.com

Eu nunca quis ter filhos, raras vezes senti essa "necessidade" de ser mãe, e quando eu senti, fiquei bem quietinha com as pernas bem fechadas esperando a vontade passar. (por que vontade é uma coisa que dá e passa!). Não me arrependo. E também não sinto nem um tipo de insatisfação por isso. E gosto de crianças, por 50 min é o ideal, depois começa a ficar chato e eu não quero mais "brincar"!

Bjsss

PermalinkPermalink 02.08.08 @ 18:14



Comentário de: Leo · http://lmonasterio.blogspot.com

Alex,
Outra saida:

Chato: Pq vcs nao tem filhos?
Eu: Quantos filhos vcs tem?
Chato: n
Eu: Eu nao tenho filhos pelos mesmos motivos que vc nao tem n+1.

(Substitua "ter" por "acreditar" e "filhos" por "deuses" que a resposta tb serve para quando os carolas querem saber pq sou ateu)

PermalinkPermalink 03.08.08 @ 01:49



Comentário de: Lucas Pretti · http://cubomagicoblog.wordpress.com

Cara, matou a pau.

PermalinkPermalink 03.08.08 @ 19:55



Comentário de: mauro · http://naruadosbobos.blogspot.com

isso parece legado de Gérson - aquele que gosta de levar vantagem em tudo. A analogia da casa da praia é isso - "voce desfruta de todas as vantagens e nenhuma das desvantagens" - tsc, tsc... que feio... bom, tenho só duas coisas a "colocar":
1) achar que as pessoas tinham que entender a sua nao-vontade (e decisao quase-definitiva) de nao ter filhos, e ao mesmo tempo "nao confiar em quem nao gosta de crianças" é um tanto quanto antagônico...
2) ainda bem que teu pai não achou que colocar mais gente no mundo era uma irresponsabilidade - tenho certeza que voce concorda com isso...

"permaneço ass"

PermalinkPermalink 04.08.08 @ 00:13



Comentário de: Margot

Alex, pois acho muito interessante que as que as pessoas com maiores questionamentos são aquelas que sempre colocam a questão dos filhos em dúvida, enquanto outras a assumem como um fato dado, como parte indiscutível da vida, assim como respirar.

PermalinkPermalink 05.08.08 @ 10:07



Comentário de: Malkhut · http://www.riodejaneiro.br2.biz

Bah, filhos bons mesmo são os dos outros, desde que não lhe visitem nunca... Acho que crianças deveriam ficar no soro, até os 18, ou 30, quem sabe...

Mesmo assim tive um filho (shit happens) que já está com 19 anos e tenho certeza de que a educação que teve não o tornará parte do reino da idiocracia... aff... Pelo jeito, o meu rebento herdou esse humor e não me dará netos... toc toc toc...

PermalinkPermalink 07.08.08 @ 19:41



Comentário de: gugala · http://www.gugaalayon.blogspot.com

tenho dois e são as melhores coisas da minha vida.
Também não queria ter...

PermalinkPermalink 08.08.08 @ 11:30



Comentário de: Sandra

Eu também não quero ter filho. Não tenho nada co
contra crianças, mas tudo contra a sociedade
brasileira, que é uma porcaria!
A instabilidade no trabalho e a ausência de
saúde e educação públicas (e boas) desanimam e
desestimulam a procriação no Brasil.
O filho só vale o quanto seu pai tem na conta
bancária. É desanimador. E com essa
instabilidade no mundo do trabalho, como
podemos nos programar a longo prazo para criar
uma criança?
Para uma sociedade horrorosa dessa, eu
prefiro criar gatos e cachorros.
Parte do Brasil se vinga do estilo
$$neoliberal$$ de empregadores e políticos
babacas não procriando, não jogando pessoas no
mundo para fazerem parte, no futuro, do
exército de reserva de mão de obra. Eu, meu
companheiro, e mais um monte de gente que eu
conheço optaram por isso.

PermalinkPermalink 11.08.08 @ 00:01



Comentário de: Mary

Olá! Gostei de como escrevestes! Realmente ninguém deve ser julgado por não querer ter filhos. Eu tenho um e resolvi tê-lo aos 35 anos de idade. Nunca havia desejado ter filhos. Gostar de crianças até gostava, mas não para mim. Hoje digo que é a melhor experiência do ser humano, é divino! E como alguém aí falou, sópodemos saber como é depois de tê-los! Mas é preciso ser responsável, tem muita gente que tem filhos para a sua própria felicidade e isso não é legal. Faltar as coisas materias então... affe!! Hoje eu me arrependo de não ter tido um filho mais cedo, daí poderia dar um tempinho e ter outro. Tenho vontade de ter outro, mas minha situação financeira é regular, então prefiro não ter. posso dar tudo o que meu filho necessita para seguir em frente. dois já seria complicado. Talvez se tivesse decidido ter filhos antes, seria diferente.. mas amo, amo, amo meu filho indescritivelmente! Beijos!

PermalinkPermalink 08.09.08 @ 18:49



Comentário de: José Felix

Conhecem a fábula A raposa e as uvas? É o mesmo caso. Pessoas que, geralmente são estéreis e não podem ter filhos, pra se enganarem afirmam que não têm filhos pq não querem simplesmente, enganam-se a si próprios mas não a mim! Conheço pessoas que, casadas há 6, 8 anos, diziam que nunca iriam ter filhos, porém, de repente a esposa apareceu grávida, o cara ficou com tanta vergonha que escondeu isso até o nascimento da criança e ficava todo ruborizado quando falava disso com alguém. Peguntado se a esposa tomava anticoncepcional, respondeu ela havia parado há 5 anos, me engana que eu gosto, como alguém que não se previne durante as relações pode querer enganar e dizer não quer ter filhos? Eu fico é pensando quem será de fato o pai da criança, deve ser o vizinho, claro.

PermalinkPermalink 25.09.08 @ 13:02



Comentário de: fabiana

Filhos, definitivamente, nao terei biologicos, talvez adotados. Nao sinto vontade de ter filhos, nunca senti e ateh agora, chegados os 30, o tal desejo da maternidade nao apareceu. Adoro crianças, tenho um sobrinho de 6 anos que amo muito, mas filhos meus, nao desejo. E o que mais me irrita na nossa sociedade eh o fato que porque eu tenho um utero, sou obrigada a procriar! Que saco, por que as pessoas nao cuidam das suas vidas e deixam as dos outros em paz?

Abraço

PermalinkPermalink 27.09.08 @ 08:24



Comentário de: Osvaldo

A explosão demográfica é hoje uma coisa gravíssima! Somos 6 Bilhões no mundo, 1/3 disso passa fome! A água, o ar e o solo estão cada vez mais contaminados. A produção de toneladas de lixo por pessoa está descontrolada. Sem contar a violência urbana, guerras, corrupção, alta competitividade no mercado de trabalho, consumismo desenfreado. Parem já com isso! Filhos hoje (a chamada perpetuação da espécie) é de grande interesse para as empresas que precisam de recursos humanos. Ou seja, futuros funcionários e consumidores visando o lucro em detrimento da destruição da natureza. E não me venham com essa história de que as crianças são o futuro da humanidade e que basta dar conscientização ambiental e tudo será belo e marvilhoso! Deixem de ser reprodutores egoístas. O que querem provar deixando suas crianças nesse mundo de merda? Acham que vão fazer a diferença só pq se acham superiores e com seus herdeiros será tudo diferente? Já faço a minha parte separando o lixo em minha casa, economizando água e luz, deixando de consumir o desnecessário e não tendo filhos. Vocês hipócritas repodutores deveriam fazer o mesmo, caso contrário, suas crianças vão herdar as conseqüências!

PermalinkPermalink 07.01.09 @ 12:24



Comentário de: Leo & Ana

Somos casados. Não queremos ter filhos. O motivo? Não interessa a ninguém! Não temos que nos justificar! Não devemos satisfações à sociedade! Somos livres, ninguém paga as nossas contas! Cada um que vá cuidar de suas vidas!!!

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 11:41



Comentário de: ani

Idiocracy aqui em Sao Paulo, bem pertinho.
Sou medica na periferia e faco o pre-natal de inumeras adolescentes de 13,14, 15 anos gravidas e "realizadas"... por absoluta falta de perspectivas e neuronios. Moram com a familia inteira num barraco de dois comodos, renda familiar de 400 reais e se sentem o maximo por se tornarem maes em breve. Quando me perguntam se tenho filhos, me olham como uma aberracao ao descobrirem que nao tenho nenhum (e nem pretendo ter).Para estas meninas, tornar-se alguem na comunidade, e' sinonimo de filhos...o mais rapido possivel e com o primeiro idiota que aparecer.

PermalinkPermalink 10.04.09 @ 16:29



Comentário de: eliane

concordo com o comentario acima,,, filhos nuna idade despreparada,com um cara despreparado ,numa sociedade despreparada,, quer mais o que????fala serio ne??? filho nao da pra desistir depois é para vida inteira......pense sobre isso!!!! boa semana

PermalinkPermalink 11.04.09 @ 19:49



Comentário de: eliane

concordo com o comentario acima,,, filhos nuna idade despreparada,com um cara despreparado ,numa sociedade despreparada,, quer mais o que????fala serio ne??? filho nao da pra desistir depois é para vida inteira......pense sobre isso!!!! boa semana

PermalinkPermalink 11.04.09 @ 19:49



Comentário de: eliane

concordo com o comentario acima,,, filhos nuna idade despreparada,com um cara despreparado ,numa sociedade despreparada,, quer mais o que????fala serio ne??? filho nao da pra desistir depois é para vida inteira......pense sobre isso!!!! boa semana

PermalinkPermalink 11.04.09 @ 19:49



Comentário de: eliane

concordo com o comentario acima,,, filhos nuna idade despreparada,com um cara despreparado ,numa sociedade despreparada,, quer mais o que????fala serio ne??? filho nao da pra desistir depois é para vida inteira......pense sobre isso!!!! boa semana

PermalinkPermalink 11.04.09 @ 19:49



Comentário de: eliane

concordo com o comentario acima,,, filhos nuna idade despreparada,com um cara despreparado ,numa sociedade despreparada,, quer mais o que????fala serio ne??? filho nao da pra desistir depois é para vida inteira......pense sobre isso!!!! boa semana

PermalinkPermalink 11.04.09 @ 19:49



Comentário de: Carol

Há 20 anos atrás, uma mulher se divorciar
ou ser mãe solteira era inacreditável e
inaceitável.
Rezo para o dia em que não ter filhos seja
aceito e respeitado. Eu,como mulher, não penso em ter filhos e compartilho das suas opiniões. Como vc, sou julgada mas sei que esse é o início de uma
revolução.
Aos poucos, as pessoas passrão a entender que
a vida é para ser vivida, para ser feliz e não
é necessário pôr um filho na droga do mundo
para se descobrir isso.
Parabéns pelo texto!


PermalinkPermalink 13.05.09 @ 08:50



Comentário de: baby

Eu precisava ler isso !! Estou sofrendo há anos uma pressão absurda pra engravidar "caso contrário vai se sentir vazia "! Eu nunca desejei ter filhos e me pergunto ás vezes se sou uma ilha louca num oceano de mulheres sâs ! Foi muito bom saber que outra pessoa acredita que não temos que delegar nossa realização ou felicidade à ter ou não um filho . Existem tantas maneiras de doar amor , cuidar das pessoas , ajudar o ´planeta ...

PermalinkPermalink 22.06.09 @ 14:17



Comentário de: Erika

Poxa....enfim eu leio algo que me faz sentir menos culpada em não querer ter filhos. Tenho 30 anos, sou casada há 4 e não tenho a mínima vontade de filhos...e essa idéia foi desde sempre. As pessoas sempre me "apontaram o dedo" por essa decisão..sempre questionaram, sempre disseram que "um dia vc muda de idéia", que "o dia que vc tiver um verá a dádiva que é"...impressionante como nada disso me comove...muito pelo contrário...penso exatamente como você: Um filho é um impacto absurdo que causa na sua vida pessoal, profissional e financeira e, é uma escolha pra vida toda, não tem volta, não tem como devolver se eu não me adaptar. É muito complexo isso. Me sinto culpada por não querer...a família pesa, os amigos pesam, todos ficam querendo uma justificativa...enfim, é muito complicado o simples fato de não querer. Mas não quero e acho que as pessoas poderiam saber respeitar um pouco mais a nossa opinião. Adoro crianças, mas não nasci para a maternidade. Isso não é ser errado, isso é ser consciente. Bom, essa é minha opinião. Boa Noite pra vcs

PermalinkPermalink 15.07.09 @ 19:25



Comentário de: Ana

Olá, gostei do post e da maioria dos comentários.

Eu decididamente não quero ter filhos. Em breve, devido a um probleminha vou fazer uma histerectomia (retirada parcial do útero), mas antes de tomar essa decisão, pois havia outros meios de tratamento, menos eficaz e demorado, eu pensei muito a respeito desse assunto, e cheguei a conclusão de que filhos não é para qualquer um.

É muito fácil as pessoas cobrarem, te olharem torto, não aceitar a opinião, isso tudo faz parte da ignorância, pessoas com bom senso saberão respeitar...

Filho não é uma coisa fácil, não, já vi muitas mulheres que tiveram filhos e se arrependeram, afinal, se filhos fossem tudo isso que falam, então não haveria essas casas de adoção, ninguém ia dar o filho pra adoção, certo? Não ia ter abortos, nem ninguém jamais acharia crianças recém nascidas no lixo (o que é muito triste). E por ai vai....

Vamos parar pra pensar um pouco, será que o pessoal ai tem capacidade para isso? Será que conseguiriam criar um filho nas condições em que vivemos?
Pq dinheiro não é tudo, mas você precisa ter uma estabilidade financeira, tem que educar, sempre ficar atento no bem estar, sua liberdade acaba e você só vai começar a ficar livre mesmo depois que o garotinho completar 18 , 19, 20 e olhe lá!!

Deve ser legal ter filhos, a curiosidade deve ser grande qndo se espera um filho, saber as características, como vai ser, mas por outro lado isso acaba quando nasce, e aquela “criancinha bonitinha” acaba” perdendo a graça” vai crescendo, dando problemas, muita dor de cabeça, muita responsabilidade, muita paciência, te deixa sem liberdade e às vezes muito sofrimento.(quando adoece)

PermalinkPermalink 23.07.09 @ 16:53



Comentário de: Silvia

Eu tenho 38 anos e decide tb nao ter filhos, qdo era casada eu queria muito, mas eu queria ter minha propria casa, me estabilizar financeiramente, pra depois ter filhos,como isso nao ocorreu, eu desisti, pq eu queria cuidar bem dele, nao deixar faltar nada, pq acho que filho nao é só colocar no mundo, tem que se preocupar principalmente com a educaçao, e nos tempos de hoje nao esta facil colocar uma criança no mundo se vc nao tem uma renda boa pra poder dar estudo, saude, alimento,...nao quero colocar um filho no mundo e esperar que as pessoas me ajudem a cuidar...tenho 4 irmas que tiveram 3 filhos cada, e vejo o qto é dificil, vivem reclamando de tudo, e meus sobrinhos sao educados de qquer jeito...nao quero isso pra mim...
E essa historia de que tem que ter filhos pra nao ficar na solidao qdo ficar velha, isso nao tem nada a ver...quem garante que meu filho vai cuidar de mim qdo ficar velha? quem garante que vai ser uma boa pessoa?( e isso nao depende da minha educaçao que vou dar a ele nao, o mundo hoje esta perdido mesmo)...
Mas se acontecer de eu engravidar , mesmo me previnindo, claro que vou amar com todo amor que tenho....
Mas sabe o que acho realmente? o que tiver que acontecer vai acontecer, nao adianta eu falar que nao querio ter filhos...se vim nessa vida pra ter filhos...vou ter...de qquer jeito vou ter...
Mas hoje, com a vida que levo hoje, e vendo Tv , lendo jornais, vendo tudo que acontece no mundo...minha decisao é nao ter filhos....

PermalinkPermalink 26.07.09 @ 22:13



Comentário de: Carolina

Ótimo! perfeito!
é exatamente por isso que passo!
E quase me mato qd escuto "Você Ainda Vai Mudar de Idéia e Concordar Comigo, Seu Idiota!"
hahaha! texto perfeito!

PermalinkPermalink 06.09.09 @ 23:10



Comentário de: Silvia

Oi Ana...

Entrei pra ver o que vc postou...realmente é exatamente isso que quero evitar....perder o controle do meu filho e o que é pior, nao saber ama-lo como deveria....
Tenho 38 anos e qdo trabalho 12, 13, 14 hs por dia, chego em casa sem nenhuma inspiraçao pra fazer nada, nem ver tv, ler e muito menos conversar com alguém,..é aí que agradeço a DEus por nao ter me mandado filhos...pq realmente eu nao teria tempo e nem paciencia..filho nao é um brinquedinho que da pra colocar na gaveta qdo cansa....nao vou ter filho pra mostrar pro mundo que posso ter, pq todo mundo tem , eu tb tenho que ter...nAO Penso assim...

PermalinkPermalink 11.10.09 @ 15:18



Comentário de: Eliane

AMO CRIANÇAS.....

POREM DECIDI EM NÃO TER FILHOS, SOU CASADA A 11 ANOS E VIVO UMA VIDA DE CASADA MUITO FELIZ, CONCORDO COM MUITAS COISAS DITA NO TEXTO, REALMENTE NOS FAZEM AS PERGUNTAS MAIS ABSURDAS EM RELAÇÃO AO ASSUNTO, MAS TUDO BEM NÃO MUDO DE OPINIÃO!!!!!

PermalinkPermalink 04.12.09 @ 12:26



Comentário de: David Oliveira

Lembro-me que tinha cerca de 16 anos quando disse pela primeira vez que não gostaria de ter filhos. As reações das pessoas foram exatamente essas do blog!

Hoje tenho 24 anos e ainda estou plenamente convicto de que pelo menos pra mim, ter filhos não é a melhor opção.
Não que isso seja o melhor pra todos, mas pra mim, é ideal!

Não entendo a reação das pessoas. Parece que é um crime não querer filho, sei lá....

Na sociedade, pra um camarada ter um carro e poder dirigi-lo, prescisa provar que tem capacidade mental e física pra exercer tal função. E isso é correto!
Mas quando se trata de criar filhos, algo infinitamente mais complexo, qualquer zé-mané pode optar por tê-los! Não é exigido nada!
Sei que na natureza não existem exigências para a maternindade, mas estamos numa sociedade!!!
Como é que por exemplo um cara que sai da cadeia, sei lá, por cumprir pena de estupro ou assassinato, pode na hora que bem entender botar um filho no mundo???

Quem garante o bem-estar da criança???

Será que não dá pra perceber que tem um monte de gente desmiolada nesse mundo que nunca deveria ter tido um filho???


PermalinkPermalink 04.01.10 @ 07:51



Comentário de: Mariana

Boa noite!

Sou Odontopediatra, tenho 28 anos.

Compartilho desse mesmo espírito. Bom, pra não confundir os pais dos meus pacientes e pra não ter que aguentar o sermão dos antigos e o desapontamento da minha sogra, resolvi dizer a todos que quando eu tiver 33 anos, pensarei a respeito... pena que mulher tem prazo de validade. Meu marido pensa da mesma maneira, desde o início do namoro conversamos sobre o assunto e até hoje ninguém titubeou.

Amo crianças e adolescentes, trabalho com eles, não me vejo fazendo outra coisa! Quero me tornar uma profissional cada vez melhor para poder atendê-los com qualidade porque carinho e alegria é o que não me falta. Me apaixono por cada um que conheço!Cara... eles falam cada coisa! Morro de rir, me arrepio, me emociono, aprendo, todos os dias! Como sou feliz por tê-los por perto!!!

E os bebês então, como são lindos, são quase mágicos! Quando vou a um hospital, sempre passo na maternidade e fico olhando pelo vidro.

Quando o tratamento de um deles termina dá até nostalgia. Sinto falta deles individualmente e anseio pelo retorno.

Mas não quero ter um filho porque sei o quanto a minha vida mudaria e essa decisão é eterna. Temos o direito de escolher por isso. Claro que se eu ficar grávida, assumirei meu filho e serei a melhor mãe do mundo, mas graças à ciência podemos evitar filhos com eficácia.

Tomara que as crianças e os adolescentes estejam sempre por perto de mim. Muitos, de todos os jeitinhos... todos os dias e pra sempre!!!

PermalinkPermalink 26.02.10 @ 19:37



Comentário de: Mariana

Ah,só mais uma coisa:
As pessoas me perguntam se eu não sinto falta de ter um filho.
Eu respondo: É impossível sentir falta do que você nunca teve.

PermalinkPermalink 26.02.10 @ 19:40



Comentário de: Bebê

Essa questão de ter ou não ter filhos é completamente pessoal, jamais existirá uma resposta do tipo certo/errado! Cada um tem uma sentimento em relação a isso, e pessoas suficientemente tolerantes e que compreendam o significado verdadeiro da palavra "convivência", deveriam saber respeitar as opiniões e posições alheias que não ocasionam mal a ninguém.
A unica coisa que realmente importa nessa vida, é vc estar seguro de suas escolhas e viver feliz com elas!!! Viver é isso, fazer escolhas!!!

PermalinkPermalink 18.03.10 @ 00:03



Comentário de: Yuuko

Cara, adorei seu texto...você é um escritor de talento.
Bom, tenho 19 anos e namoro o mesmo cara a 5. Pretendemos casar algum dia, e já entramos no consenso de ñ ter filhos.
É uma responsabilidade sem fim, não se pode mais dizer pro seu marido: "bora conhecer a Europa toda?" sem lembrar, "ah, é,ele(a) não pode ficar sozinho..."
E eles não melhoram quando crescem: tornam-se mais caros,começam a se meter com drogas e sei lá mais o q.
Eu tenho a alma livre. Quero viajar muito e trabalhar com afinco(amo meu emprego).
Agora, eu sou mulher, certo? Imagina o que EU ouço quando digo que não quero filhos? Me olham como se eu tivesse acabado de me declarar neo-nazista.
Acho que toda mulher(e homem) tem direito de decidir sobre seu futuro sem ser olhado torto e julgado "monstro sem coração odiador da raça humana". Se bem que eu nem sou tão fã dos humanos. Somos um bando de FDPs, única espécie viva capaz de causar danos irreversíveis no ambiente.
Torço para que você e essas outras 2 mulheres que admitiram não quererem filhos também não se dobrem diante das opiniões alheias e sejam felizes EXATAMENTE do jeito que querem ser. Dane-se o resto do mundo, não importa se é amigo ou família: só você pode saber o que o fará realmente feliz.

PermalinkPermalink 07.04.10 @ 21:28



Comentário de: Ana

Ser pai ou ser mãe vai muito além de fazer isso com alguém que vc gerou, com seu dna.
Alias, vai muito além de fazer isso com uma criança adotada, até mesmo com uma criança qualquer. Se tornar pai ou mãe não é motivo suficiente pra ser canonizado, ir pro céu ou seja lá o que a nossa cultura imagina sobre isso. Ser cuidador, fazer diferença, se responsabilizar um pouquinho (se tds fizessem seu pouquinho...) pela construção de relacionamentos éticos, isso transcende qualquer título, qualquer prole genética. E pra ter relacionamentos eticamente justos - relacionamentos capazes de servir como referencia afetiva e passar segurança pra um sujeito e impedir que ele perpetue uma herança cultural besta e infundamentada biologicamente (no momento, pelo menos... Pergunte ao darwin) - é fundamental que o sujeito não seja hipócrita, não minta para si, tenha boas habilidades de comunicação (interna, inclusive, visando não se reprimir, não adoecer), o sujeito tem que se dar o direito de se libertar...Questionar a forma com que as coisas são feitas, vistas, perpetuadas...Ser franco com si, ser autentico, falar sobre isso... falar sobre essa vontade de quebrar essas "regrinhas" (que mais parecem sintomas, já que funcionalmente perderam o sentido a 5 bilhões de pessoas atrás).

Você é corajoso. É claro que vc vai ser coagido por isso. Sua coragem e pragmatismo incomodam porque denunciam a possível falta de ética alheia. Falar td o que vc falou é inexoravelmente, pisar no calo de muita gente que pôs mais gente no mundo sem refletir como eles vão fazer diante das mil e uma coisas que podem dar errado. Se todos os pais meditassem profundamente sobre a idéia de ter um filho, de que ele precisa estar comprometido com isso, amar e não ter expectativas (seu filho é uma roleta russa biológica...ingènua, not guilty)...

Nossa cultura já superou a muito tempo muitas "necessidades biológicas". Nõs não somos biologicamente incompletos porque passamos sabonete no corpo todo dia e tiramos as defesas "naturais" da sua pele pq elas fedem.
E você não será biologicamente incompleto pela sua escolha de não procriar geneticamente. Vc procria tb, interfere, complementa, ajuda, cria, é mãe e pai, é cuidador, é cidadão de muitas outras formas. Você não deixa algo tão forte dentro de você ficar num ponto cego só porque os outros condenam sua opinião. Sua opinião explicita a falta de motivos e reflexão alheia.
Você é bravio, vc causou, vc agitou algo importante. Não se omitiu, againt all odds, agains the grain. Vc soa como agressão pra mil, mas liberta um ou outro - e vale a pena.
Parabéns pelo texto, pela coragem, pela ética, pelo pensamento global, por não se ver com onipotencia de protagonista, pelo anti-narcisismo - e pela paciência: as pessoas constrangidas por você não tiveram a delicadeza de se conter - mesmo que você já tivesse expressado o que pensa sobre as criticas repetitivas. Preferiram repetir o que você já cansou de ouvir. Se deram ao trabalho de ler seu texto mesmo discordando e precisaram soltar o cachorro em alguém (era você ou algum ente querido deles né...)
You had it comming, mas foi corajoso.

PermalinkPermalink 08.05.10 @ 18:29



Comentário de: Lisa

Concordo em número, genero e grau com o autor... Muito bom mesmo

Só uma coisinha, desconfio mais de quem não gosta de animais...

PermalinkPermalink 14.07.10 @ 11:08



Comentário de: Mensageiro Obscuro · http://www.abismo-do-obscuro.blogspot.com

Eu sou sem-filhos convicto e desde criança tenho horror a possibilidade de ser pai, sou considerado bom filho apesar de altos e baixos, quero e vou morar só assim que estiver com estrutura material para isso. Tenho 26 anos e desde os 16 anos estou decidido a fazer minha vasectomia e vou investir um bom dinheiro nisso, não vou gastar e sim investir pois pelos meus cálculos a quantia de R$ 2.500,00 que gasto nesse ano de 2010 me pouparão mais de R$ 200.000,00 ao longo de 22 anos por filho (a outra parte equivalente seria paga pela minha possível companheira, isso sem contar correção monetária, inflação etc.), assim poderei investir em minhas carreiras de enfermeiro e escritor performático, assim como poderei ter um patrimônio maior, mais viagens e passeios, compras e tantas possibilidades. Eu passei anos pensando muito sobre isso e notei que tenho diversos motivos para não ser pai, tenho até textos sobre isso em vários locais da internet. Decidi que namorarei somente mulheres que não querem ter filhos, sendo que elas podem até ter seus filhos de relacionamentos anteriores, isso não atrapalharia nossa relação desde que eu não fosse ser pai por tabela, então seria legal morarmos em casas diferentes, assim um não atrapalha a vida do outro. Eu nunca topei sexo sem preservativos por medo de DSTs e gravidez completamente indesejável.

Fiquei impressionado em como certos casais com filhos não sabem levar piadas com naturalidade, talvez tenham uma vida pesada demais que tenha destruído a capacidade do riso, pode ser isso ou mau humor e incompreensão mesmo, talvez tudo isso misturado com outras coisas negativas. Na vida devemos encontrar nossa plenitude, uns a encontrarão em estilos de vida tradicionais (casar e ter filhos) e outros serão plenos em moldes alternativos (namoro contínuo ou casamento alternativo sem filhos; namoro contínuo ou casamento alternativo com filhos; solidão constante com vida social agitada; não se casar e morar com os pais; morar com outros amigos solitários convictos etc.).
Fico assustado como tem gente que se incomoda e fere demais quando nota outras pessoas sendo plenas em um estilo de vida diferente do seu. Existem solteiros, casais sem-filhos, casais com filhos, casais homossexuais e tantas outras variantes de possibilidades, todas essas pessoas podem ser ou não felizes, isso depende da mente de cada um e do casal.

Prefiro ter minha sala de acervo, tempo para ler e escrever, estudar e pesquisar, cuidar do corpo e da mente, aventurar-me em passeios e viagens e assim por diante. Tenho muitas coisas maravilhosas para fazer sem filhos, mas seria legal ter uma companheira sem-filhos convicta também, mas isso é raro então vou me divertir sozinho mesmo que é bom demais.

Projetei um estilo de vida no qual casamento e filhos não entram, esse é o meu meio pessoal para ser pleno tendo acesso a muitos momentos felizes e farei vasectomia nesse ano como um presente para mim. Fico pensativo em como tem gente que se incomoda com a minha escolha em ser sem-filhos, encaram-me como se isso fosse pior do que cometer crimes, é impressionante como mentes pequenas se importam tanto com o estilo de vida alheio.

PermalinkPermalink 01.08.10 @ 13:13



Comentário de: Denise

Eu não tenho desejo algum de ter filhos. Já tive um
dia, mas passou. Não tenho problema algum com o que
as pessoas dizem, pois a opinião delas não importa
pra mim. A única coisa que me deixa frustrada é de
não conseguir encontrar um companheiro que partilhe
da mesma decisão que a minha. Me sinto só e toda vez
que começo um namoro, isso é um problema!
Só isso! Tenho sobrinhos, adoro ficar com eles, mas
adoro também quando posso ficar sozinha no meu canto.
Abraços a todos que não desejam ter filhos e um "vai
cuidar do teu filho" para aqueles que nos recriminam.
:-)

PermalinkPermalink 22.10.10 @ 15:45



Comentário de: Denise · http://denisemiguel@hotmail.com

Eu não tenho desejo algum de ter filhos. Já tive um
dia, mas passou. Não tenho problema algum com o que
as pessoas dizem, pois a opinião delas não importa
pra mim. A única coisa que me deixa frustrada é de
não conseguir encontrar um companheiro que partilhe
da mesma decisão que a minha. Me sinto só e toda vez
que começo um namoro, isso é um problema!
Só isso! Tenho sobrinhos, adoro ficar com eles, mas
adoro também quando posso ficar sozinha no meu canto.
Abraços a todos que não desejam ter filhos e um "vai
cuidar do teu filho" para aqueles que nos recriminam.
:-)


PermalinkPermalink 22.10.10 @ 15:50



Comentário de: Luciana

Eu não tenho filhos e não tenho bem certeza se desejo tê-los e não estou a fim de expor meus motivos aqui pelo simples fato de achar que isto é assunto meu. Porém, achei interessante uma coisa que ficou um pouco explícita lendo um por um dos comentários acima: os comentários mais agressivos de todos geralmente (saliento aqui COM EXCEÇÔES pra não ofender ninguém) vieram de pessoas que têm filhos ou que desejam tê-los. Tem um tal de Rodrigo aí em cima que chegou a dizer que pessoas que não querem ter filhos seriam biologicamente inúteis e descartáveis!!!! O QUE É ISTO MINHA GENTE???? Voltamos pra idade média, quando os hereges ardiam na fogueira????? Pois bem, passo a desconfiar da "adoração" que estas pessoas têm por ter filhos, pois quem está bem na sua condição não precisa agredir os outros que não pensam ou não querem ter o mesmo estilo de vida deles!!! Teve outro sujeito aí de cima que chegou a comentar que casais inférteis acabam "inventando" que não querem ter filhos pra aguentar melhor sua condição!! Isso que é compreensão do sofrimento alheio hein!! E estes são os da tribo dos que se dizem "bonzinhos" porque sacodem a bandeira da maternidade e paternidade! Pessoal, cuidado com eles!!

PermalinkPermalink 27.12.10 @ 22:38



Comentário de: Alexandra · Http://www.peregrinatrix.com

Eu já ouvi da mionha propria mae, num momento de frustraçao: "se ñ for ter flhos, pra que viver?"

Eu sempre, desde que me entendo por gente, AMEI crianças. Sou a neta mais velha da minha familia materna e cuidei de muito primo quando era criança - dava banho, trocava fralda, brincava o dia inteiro, fazia dormir.... NUNCA tive a menor ilusão sobre o trabalho que era ter filho. Mas depois que casei, vi que ñ era pra mim essa vida. Sinto que posso contribuir muito mais ao mundo se ñ tiver filhos e simplesmente ñ quero trazer filhos a esse mundo tão dilapidado emnque vivemos hoje.

Tenho 11 anos de casada, vou fazer 36 anos e realmente nunca deu vontade. Mas as coisas que tenho que escutar por causa disso....

PermalinkPermalink 17.01.11 @ 08:55



Comentário de: Vicky

Muito bom esse texto.

Sou psiquiatra e estou noiva. Os pacientes sempre querem saber da nossa vida pessoal, então o assunto do momento é "Quando vai ser o casamento, dra?". Adivinha qual vai ser o assunto quando a aliança trocar de dedo? Algumas mulheres, ao falar dos filhos, tentam descobrir se eu tenho "Não sei se tu tens filhos..." Isso entre os pacientes, dos quais já mantenho uma reserva beeeem grande pela natureza da profissão. É da cultura nacional essa intromissão na vida do outro.

Mas eu não me incomodo muito, não. As pessoas perguntam e eu digo "No momento, não." Não sinto necessidade de dizer "Não, nunca vou ter etc" e entrar numa discussão filosófica que não vai fazê-los compreender minha opinião e nem fazer com que eles mudem a minha.

Apesar de gostar de crianças e ser apaixonada por bebês, discordo de você com relação a não confiar em quem não gosta de crianças. Você acaba entrando no mesmo erro de julgamento em que entram os que te julgam por não querer ter filhos. Há crianças (assim como há adultos) absolutamente insuportáveis, outras apenas desagradáveis e assim vai até chegar naquelas maravilhosas. Crianças são indivíduos que ainda não cresceram e não seres mágicos. Assim, entendo que o encanto que elas despertam é relativo e nada tem a ver com o caráter do outro.



PermalinkPermalink 17.01.11 @ 11:12



Comentário de: Emili

Como num post que eu li aí em cima, "Acho
mais interessante a educação, tarefa meio difícil, porém mais viável."
Justamente. Sou professora habilitada em Letras e pós graduanda em Língua Portuguesa e Literaturas, portanto posso lecionar Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura e espero me habilitar formalmente em Música também. Logo, pessoas com filhos ocupam-se primariamente com seus próprios filhos, eu me ocuparei de transmitir conhecimento a quantas turmas e quantas matérias me for possível lecionar. E não terei filhos para, entre outros motivos, poder me ocupar em adquirir e transmitir conhecimento.

PermalinkPermalink 18.01.11 @ 00:34



Comentário de: Nicolazz

Gostei do texto
Desde os 15 anos quando meu pai ficou desempregado por um tempo e a família se apertou financeiramente, me impressionou essa questão de filhos. Pra mim, meu pai ficou refém da situação, tendo que se mobilizar pra manter a família, eu e minha irmã. Acredito hoje que eu tenha me impressionado demais, afinal foi por um tempo e estamos todos vivos e saudáveis hoje e meu pai não fez nada de indigno, apenas se sujeitou a um trabalho mais físico para nos sustentar, além de ser ajudado por minha mãe , mostrando sim o que é ser responsável e ter firmeza de propósito em manter a família e não abandonar tudo no primeiro tremor. No entanto, desde aquele momento fiquei pensando sobre essa questão de ter filhos e ver pais de família falando sobre ter que fazer trabalhos até de destruição da natureza por terem família pra sustentar. Ficava indignado. Acabei me fechando nisso, e por uma idéia não exaustivamente analisada como agora, ficando em casa e deixando o tempo passar. Cursei Biologia ainda por cima e me deixei levar ainda mais pela idéia da preservação do planeta. Daí pensei..porque ocupar mais espaço com uma casa e família quando o ambiente está sendo devastado ? Não queria nem ter uma mulher , tinha amigas passageiras.. Fiquei sozinho, depressivo as vezes...isolado. Eu pensava em ter filho adotivo, fazer algo pelas pessoas, pelo mundo, algo de bom, mas sou uma gota no oceano.
Nesse ano que passou conheci uma mulher que me agradou, mas eu ainda estava tão cheio dessas idéias que o relacionamento não durou. Ela tem um filho de 10 anos, que aceitei numa boa, apesar de críticas da família e "amigos" próximos..(Que loucura criar o filho de outro..jamais!)
Ela como toda pessoa, tendo problemas, que trouxe pra nossa relação nem por isso deixou de ser estimada por mim. Confesso que balancei , não me firmei e ela por fim me dispensou. Agora me vejo sozinho. Eu disse a ela que já era amigo do filho dela e portanto não precisaria de outro , ainda mais agora que ela tinha terminado a faculdade e iria se especializar para melhorar de vida. Só que no caso dela, o instinto maternal foi levado em conta para o fim da relação. Ela tem uma vontade espiritual de ter uma filha ainda, que segundo ela pede pra vir.
Lendo esse texto to reavaliando a minha opção de não ter filho. Tento ser vegetariano também mas não é fácil, nem sou radical pois passaria fome mesmo.
Penso que não devo tentar ser um super herói nesse mundo..mas nem por isso vou ser o cara mau.
A vida é um presente, apesar de mais dura que possa ser. O que seria se não fossem os pais para serem portas e portos de entrada nesse mundo ? Somos mandados pra cá não sei exatamente por quem para atuarmos aqui por um certo tempo.
Não sou o dono do jogo, então pra que ficar pensando em me responsabilizar e me envolver pra querer consertar tudo que acontece por aqui, não tenho esse poder. E olha que tenho amigas que me chamaram até de monge, que sou reencarnação de algum monge. Esses caras que meditam lá isolados na India ou no Tibet não sabem o que é viver misturado com gente de todo tipo em megalópoles, sofrendo influência de um e outro . Mesmo pra eles, a vida monástica já é a escolha deles, um degrau evolutivo em meio a tantas vidas que se seguirão. Vai ver que já foram pais e mães em muitas vidas passadas e agora não precisam mais, mas essa explicação não está escrita em lugar nenhum, é uma suposição. E suposições podem ser perigosas, pois fomentam idéias que se tornam hábitos e daí condutas.
A pessoa tem que ter firmeza, ter lucidez pra não se deixar levar pela opinião de um e outro.


PermalinkPermalink 12.02.11 @ 11:01



Comentário de: Nicolazz

Complementando ...
Pessoas da minha família , como minha mãe, foram do contra, quanto ao casamento. Minha mãe está com 65 anos ..um dias desses, é uma verdade imutável, ela vai partir desse mundo. Que defeito das mães quererem os filhos sempre por perto para eliminar seus temores ? Influencia a minha vida e a da minha irmã. Sinto falta de mais pessoas na minha vida . E nisso a familia da namorada era muito saudável. Me completava também, mas vi isso tarde.

PermalinkPermalink 12.02.11 @ 11:36



Comentário de: netinha

Não vejo nada d mais na sua decisão de não querer filhos. Tenho 31 anos e penso assim.Adoro minha s sobrinhas, mas, brincar com elas por uma tarde é uma coisa. Ter essa responsabilidade por 24 hs e pela vida toda não mim atrai. Mas também sinto uma discriminação enorme da sociedade quando pronuncio minha decisão.

PermalinkPermalink 19.02.11 @ 09:04



Comentário de: Clau

Olá!!!! Incrível ouvir isso de um homem, eu
também sofro muita discriminação, adoro crianças
mas não tenho coragem de conceber uma por divers
sos motivos, 1ª é a dor...desconforto físico,
e depois vem o resto....

Estou sofrendo pq nunca escondi do meu marido
que não queria ter filhos, ele concordou antes
de casar, mas agora esta em crise existencial
e pensa em ter, falamos até em divorcio por esse mo
motivo... é triste, não sermos compreendidos,
tbem nao entendo, eu nunca tentei convencer
uma mulher de não ter, por que elas vivem
tentando me convencer de ter? Parece assim, já
que estou me ferrando vc tem que ser ferrar
tambem : (


PermalinkPermalink 05.03.11 @ 13:04



Comentário de: mariana

Eu amei o seu texto tudo o que voce escreveu e como eu penso as pessoas te julgar e condena como se vc fosse obrigado a ter o que vc nao quer quer o mais interessante é que elas querem adequa a sua forma de pensar com a delas além do mais DEUS nos deu livre arbitrio e vida para que cada um cuide da sua o problema é que as pessoas nao dao conta de cuidarem da sua por que querem ficudar cuidando da vida alheia corcondo com vc em tudo sou jovem tenho apenas 24 anos e as acham que vou mudar de ideia mas a questao é nao desjo ter filhos deste de muito tempo nunca sonhei com filhos casinha e maridinho gosto de ser livre e filho é uma prisao sem volta quero usar a minha vida para fazer alguma coisa util e sei que DEUS vai me dar essa dadiva as pessoas nascem e crescem sempre com os mesmo propositos ter filhos casar cuidar do marido da casa e do filhos e trabalharpor que é necessario e por isso que a vida se torna uma fadiga rotina com mesmice e chatiaçao é a unica coisa que sobra. Deus te abençoe por essas palavras .

PermalinkPermalink 06.03.11 @ 21:58



Comentário de: Thiago ZuK

Rodrigo Urubatan, você defecou pela boca. Sem mais.

PermalinkPermalink 10.03.11 @ 23:44



Comentário de: nina

Finalmente encontro alguém que compartilha dos meus argumentos, pensamentos. Só que, como sou mulher, sou infinitamente mais "apedrejada" e cobrada em função da coisa de não ter e não querer ter filhos. E ainda fazem cara de nojo para os meus cães, como se fosse substitutos de filhos. E depois a esquisita sou eu.

Adoro lidar com crianças. Tenho sobrinhos que são uma delícia. Mas o momento em que eles voltam para os seus pais é igualmente delicioso =)

Entre tantos outros, meu principal argumento é que o mundo tá tão ferrado, a vida cada vez mais difícil e tudo é tão improvável... por que eu botaria mais alguém nessa roubada? Não, não. Thanks, but no, thanks.

Bacana o teu texto.
@ninascholll

PermalinkPermalink 13.03.11 @ 11:38



Comentário de: Monica · http://www.mozinha.com

Ter filhos é a melhor coisa do mundo, PRA MIM. Pra voce pode nao ser e nao era tambem pra aquelas maes que jogam seus filhos recem nascidos no rio, ou pais que jogam pela janela. Aï sempre tem um que fala: se é pra fazer isso, teve filho porque? Exatamente isso que deveria pensar quem critica quem nao quer ter filho. Melhor não ter, se não é realmente o que você quer.

PermalinkPermalink 13.03.11 @ 14:47



Comentário de: karina

Amo ser mãe. Mas a maternidade é complexa, sim. Não é só parir não, minha gente, tem um montão de coisas por fazer. Meu filho é o que existe de mais importante e prazeroso na minha vida. Mas não é a única coisa da minha vida. Entendo seu saco cheio sobre as pressões. Mas a pressão sobre mulheres é enorme sempre (mães ou não). Quase insustentável.

No mais, seu texto é perfeito.

PermalinkPermalink 15.03.11 @ 11:54



Comentário de: Flaviano nascimento

Ótimo esse texto.
Veio falar tudo que tinha vontade.
Adorei a comparção que o autor fez com comer merda. Ri muito. Vou adotar esse método.
Parabéns

PermalinkPermalink 24.03.11 @ 11:45



Comentário de: Agatha

Ter filhos ou não é uma questão pessoal e deve ser respeitada. Sou casada, não pretendo ter filhos e ponto final. As pessoas sempre vão nos julgar. O que vale é a importância que você dá ou não a opinião dos outros.

PermalinkPermalink 08.04.11 @ 16:12



Comentário de: Abandonado RJ

Rapaz,

obrigado pelo texto libertador. Acabei de terminar uma relação de 1 ano e meio, por que a mulher que eu estava vivendo precisava logo ter um filho, por conta de uma endometriose que ela possui, e mais a neurose da idade (30 anos). A mistura entre a preocupação com a saúde dela com a pressão da sociedade em ter filhos, foi demais para nós como casal. Eu também com 30 anos, estou vivendo um período intenso profissional, terminando um MBA, já querendo ingressar num mestrado, lançando cds de duas bandas que faço parte, nesse caso, buscando realizar um sonho antigo de viver da música. Ela decidiu que se não for comigo, será com outro, e como não poderia 'esperar' pelo menos dois anos, ela decidiu se separar. Pra mim foi um baque, pois nunca pensei num filho tive que ter uma resposta quase que imediata pra isso. Tem sido muito dificil, pois tenho alternado estados de espírito entre me sentir um porco egoísta e preservando meu amor próprio. Seu texto veio numa hora boa realmente e como tenho certeza de que nada é por acaso, algo muito bom deve estar por vir. Pois servi para ela como marido enquanto estava bom para ela. Agora preciso viver minha vida, assim como ela está vivendo a dela. Um grande abraço

PermalinkPermalink 06.05.11 @ 14:49



Comentário de: Vernanda · http://yahoo

Viemos ao mundo para darmos o melhor de nós, cada um de acordo com suas possibilidades. Não creio que mulheres ou homens reféns de pressões culturais possam dar o seu melhor. Jesus, Gandhi e Joana D'arc mudaram o mundo porque tiveram a coragem de ousar (com ou sem filhos). Infelizmente eles morreram. O bom do mundo de hoje é que podemos discutir tabus, sem que as fogueiras da Inquisição estejam acesas.

PermalinkPermalink 10.05.11 @ 14:07



Comentário de: Jordania

Puxa, que mania das pessoas terem de cobrar que todas as mulheres DEVEM ser mães. Ja não basta todas as cobranças e todos os papeis que as mulheres devem desempenhar? Minha vida esta boa ... tenho minha realização profissional, superei todos os grilos da juventude, tenho minha liberdade e minha estabilidade. Hoje posso me dar ao luxo de fazer meus caprichos... Por tudo que lutei essa é a minha compensação. Pra que estragar tudo agora ?? Ser mãe ten que ter desejo e aptidão individual. Hoje as mulheres podem fazer essa escolha e não devem ter medo de assumir que não tem essa vocação.

PermalinkPermalink 08.06.11 @ 19:12



Comentário de: Breno Aguiar · http://www.mundodasnoticias.net

Esse tema é bastante polêmico, pois a cultura de todas as sociedades é a de que todo mundo tem que ter filhos, e principalmente, de que toda mulher tem que ser mãe, o que acaba botando um peso em cima de cada mulher.

PermalinkPermalink 26.07.11 @ 16:30



Comentário de: Vanderson Martins

Sei exatamente o que quer dizer e me sinto da mesma forma...

PermalinkPermalink 27.07.11 @ 18:19



Comentário de: fernanda

Eu tenho 30 anos, e nunca vou ter filhos, até que eu gosto de crianças, porém é uma escolha minha, sou casada, meu marido é conformado com isso, a unica coisa que odeio é a familia dele que fica o tempo todo me cobrando para ter filhos, hoje mesmo eu disse a eles , " a escolha é minha" e eu não vou ter filhos...

PermalinkPermalink 07.08.11 @ 20:14



Comentário de: Louise

Poxa, casa comigo? Cara, parece que fui eu quem escreveu este texto.

PermalinkPermalink 30.08.11 @ 15:15



Comentário de: Nilma

Descobrir recentemente que não posso ter filh
filhos, não fiquei pertubada com a descoberta,
porém sofro com a pressão alheia que o tempo todo me cobra a importância de se ter um filho. Já ouvir de tudo um pouco, coisas realmente absurdas. mas emfim , obrigada por esse texto me ajudou bastante.

PermalinkPermalink 24.09.11 @ 22:23



Comentário de: Danilo

Filhos só dão trabalho para o resto da sua vida, sua esposa vai ficar com um corpo muito feio, sem contar que caso separem, voce vai pagar pensao por um bom tempo.

Filho é bom somente os dos outros, pra se cuidar mesmo, é um tormento.

PermalinkPermalink 01.10.11 @ 23:31



Comentário de: Roselaine

Não ter filhos deveria ser o normal. Porque alguém ia querer ter um filho? Essa é a questão.
Sempre achei estranho que fosse considerado normal querer ter um filho. Por que?
Tenho 42 anos e desde os 13, quando eu estava ocupada criando os filhos da minha irmã (que largou eles comigo pra fazer outras coisas), pessoas sem noção me perguntam por que não quero ter filhos.
Amiguinhos... criei duas crianças uqe não eram nem minhas. Minha adolescênciafoi pro beleléu. E outra, você lembra da sua infância? Lembra mesmo... de verdade... ou só a parte boa de ir comer sorvete nas férias? Lembra de tomar bronca por coisa que não fez? Lembra do dia que o pai ou a mãe ou os dois estavam de mal humor e você não entendeu nada achando que a culpa de tudo ruim no mundo era sua? Lembra dos dias infindáveis que ficou encarcerado na escola sem poder sair de lá e sem poder tacar o livro na cabeça do professor que ficava te torturando com alguma idiotice que hoje em dia nem tem mais no currículo de tão inútil que era? lembra de ouvir um trilhão de "nãos", pra tudo e por motivo nenhum? Lembra de ter que pedir permissão até pra ir ao banheiro quando estava na escola? Cara... ser criança é um inferno. Crescer é que é bom. Ser livre é que é bom. Daí uma pessoa sai da infância, tem 5 minutos de liberdade e pumba! faz um nenê. Acabou. Nem bem conquistou a chavezinha pra abrir o cadeado da corrente que a prendia à propria infância e já arranjou outra bola de ferro.
Gente... gostar de conviver com criança é a coisa mais normal do mundo... principalmente quando já se é adulto e pode parar de conviver com quem quer que seja a hora que quiser. Gostar de ser criança ou de ter criança não é normal. É estranho pra caramba.
Não é a toa que a maior desculpa de todo mundo que tem filho é por a culpa em deus. Precisa mesmo arranjar uma desculpa maluca. Então se é pra apelar pra mitologia: eu não quero ter filhos e nunca tive por que foi uma dádiva das fadas e dos unicórnios.

PermalinkPermalink 26.10.11 @ 23:22



Comentário de: Luciana

Eu também não tenho a mínima vontade de ter filhos. Meu marido também não faz nenhuma questão a filhos. Acho que tirariam toda minha liberdade, dão muito trabalho e eu não quero isso para mim, porque já tenho trabalho demais. Somos taxados de egoístas, dizem que em nossa velhice o que vamos fazer sem filhos... como se os filhos fosse resolver esse problema. Quem gosta e quer ter filhos, parabéns para eles. Eu estou muito feliz e não sinto necessidade alguma de ter uma criança sob minha responsabilidade para o resto da vida.Adorei essa reportagem.

PermalinkPermalink 01.11.11 @ 18:10



Comentário de: M.P. · http://www.noone.com.br

Eu nem li os comentários, pois são comentários demais. Vou simplesmente deixar minha opinião.

♦Filhos? Jamais!
♦Porquê = Pq não gosto de crianças e amo minha liberdade!
♦E qdo eu ficar velha? = vou usar todo o $ que ganhei pra levar uma terceira idade de ouro, viajando e conhecendo o mundo igual minhas parentes (que optaram em não ter filhos) fazem - pois existem excursões especiais para pessoas da 3 diade, mas pra isso tem que ter grana né?? Coisa que vou ter de sobra, pois não vou ter filhos.
♦Será que tenho algum problema ou algum trauma? = tenho: meu problema se chama "consciência em excesso", e meu trauma se chama "recusa em ferrar minha vida em prol de outra pessoa".
♦Então eu sou egoísta! = Egoísta contra quem? Contra um ser que sequer existe?? Contra alguém que nem nasceu ainda?? Por favor, ME POUPE! Argumento mais fuleiro...
♦Um dia eu vou me arrepender = Se eu arrepender, eu adoto! Pronto, problema resolvido! Agora se eu tiver um filho em plena flor da idade, e me arrepender? O que eu faço? Devolvo pra fábrica?? (além do quê eu não vou arrepender! Nunca na vida quis filhos e isso não irá mudar agora!).
♦"Sinto pena de vc, pois vc nunca irá sentir o amor verdadeiro entre uma mãe e um filho" = estamos empatadas então, pois tb sinto pena de uma pessoa que NUNCA MAIS NA VIDA vai saber o que é 'se por em primeiro lugar' (pois quem vai vir em primeiro lugar é sempre o filho, sim, aquele mesmo filho que qdo ficar adolescente vai sair com a turminha de bêbados e drogados e vai virar na sua cara e dizer EU NÃO TE DEVO SATISFAÇÃO DA MINHA VIDAAAAA...

Não busco perfeição em minha vida, mas busco aquio que será melhor pra mim dentro das condições que um ser humano pode ser. E uma coisa é óbvia = para o que existe solução (praquilo que tem como a gente mudar, caso a gente arrependa um dia), o problema está resolvido = arrependeu, vai lá e conserta! Agora praquelas coisas que não existem remédio, que se um dia vc arrepender vc não vai poder voltar atrás e consertar, então quem opta por esse risco está correndo um risco sem volta (literalmente falando). Eu já fiz minha escolha, não arrisco situações à qual não vou poder mudá-las se eu arrepender um dia. Agora pra quem arrisca, boa sorte! Aliás, sorte é o que uma pessoa dessas mais vai precisar na vida! Principalmente nos dias de hoje, onde filhos se tornam deliquentes perante os próprios pais.

Deus que me livre! Sou mto feliz assim, não tô preocupada em provar pra ninguém isso (quem quiser acreditar, bem, quem não quiser não faz diferença alguma), e definitivamente tudo que tenho a dizer sobre filhos é = TÔ FORA!!!!!!!!!!!!!!

Pronto, falei!
Quem não gostar, vá dormir!
Fui!

PermalinkPermalink 03.11.11 @ 18:27



Comentário de: Laila

Eu concordo , quando eu falei com minha mãe ela disse que ma hora o instinto aparece, mais eu não acredito e eu não sou contra crianças!
Mas algumas pessoas não querem filhos mais por medo de ficarem sós no mundo,porque pensam que porque tem um filho estão seguras ela engravidao ou porque querem um marido.

PermalinkPermalink 07.11.11 @ 02:28



Comentário de: Gabriella

O negócio todo é pq o povão está mto ligado na vida alheia e ñ toma conta da própria.Mtos tem filhos mas ñao cuida e em compensação sabe tudo sobre a vida da filha do vizinho, da filha da chefe, mas sã não tem tempo e nem competencia para tomar conta de seua proprios filhos. O ideal seria cada um tomar conta de sua propria vida e nisso eu incluo a vida de seus filhos. Eu por exemplo escolhi ser mãe mais tarde (35 hj tenho 40) tenho carreira e filha.Sou mto preente e atenciosa,participo mto da rotina da Carol.Estou feliz e não me arrependo.

PermalinkPermalink 11.11.11 @ 00:34



Comentário de: Gabriella

O certo seria cada um cuidar da própria vida.

PermalinkPermalink 11.11.11 @ 00:35



Comentário de: Luana

Criança serve pra que? Só para encher o saco pPara os que acham que os filhos vão cuidar de vocÊ na velhice, vai pensando assim, o garotinho vai crescer revoltado e te colocar em um asilo!!! a

PermalinkPermalink 21.11.11 @ 17:05



Comentário de: Fabiana

Também compartilho da idéia de não ter filhos e d
as irresponsabilidades de muitos, refletem na soci
própria sociedade. Acho muito interessante
adolescentes, pessoas sem quaisquer condições finan financeiras ou mesmo psicológicas, procriarem
como coelhos, depois a própria sociedade fica chocada com o índice de criminalidade e violência
aumentando desenfreadamente e querem que o poder público resolva o problema...parece piada...
Não quero ter filhos neste mundo imundo!!!
Egoístas são essas pessoas que coloca um ser no
neste mundo bizarro para satifazer o próprio
ego, para não serem julgadas por uma sociedade
imbecil, sem cultura, consumista e doente.
Afff....desabafei...

PermalinkPermalink 27.11.11 @ 13:45



Comentário de: MICHELE

Concordo plenamente com tuuuudo que vc disse. Filhos pra que? Quem faz questão de ter filhos, tem carência afetiva, baixa auto estima ou não tem assunto com o parceiro e se sente só dentro da própria casa. Quem está de bem consigo mesmo, não precisa preencher com nada.

PermalinkPermalink 09.12.11 @ 14:57



Comentário de: Fábio Jr

Esse comentário que li acima matou a pau :

"Ainda bem que teu pai não achou que colocar mais gente no mundo era uma irresponsabilidade - tenho certeza que voce concorda com isso..."


PermalinkPermalink 31.01.12 @ 09:43



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Dos Pecados, O Maior

Próximo post: Ebook sobre a Lei Seca

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site