Aborto - Updated

Estou escrevendo uma tese sobre a ausência da escravidão na literatura brasileira do século XIX. Apesar de estar por todos os lados, apesar de fazer parte da vida cotidiana de todos, apesar de gerar dramas humanos terríveis e debates filosóficos intensos, a escravidão mal aparece em nossa literatura. Retratada somente pelas bordas, jamais foco da atenção.

A literatura naturalmente reflete os grandes temas do seu tempo. A razão é simples. Descobrir pi até o 43º algarismo pode ser apaixonante para matemáticos, mas tem muito pouco impacto na vida prática das pessoas nas ruas. Os grandes temas de uma época são justamente aqueles que impactam a vida de todas as pessoas, que mexem com seus preconceitos, que modificam suas experiências, que causam dor, morte, alegria - todos ingredientes essenciais do drama humano que é o estofo da boa literatura.

E, apesar disso, nenhum de nossos grandes autores enfrentou a questão da escravidão.

Dito isso, comecei a pensar nas teses de daqui a duzentos anos. Que temas os acadêmicos de 2206 vão nos acusar de ignorar? Que temas cruciais são esses que a nossa literatura deveria refletir?

Um deles, sem dúvida, é o aborto. Poucos assuntos poderiam ser mais complexos e emocionais, mais cheios de poréns e todavias, mais assombrados por imperativos morais e relativismos concretos.

Qualquer um que diga que tenha uma resposta simples, uma posição inequívoca, uma postura sem compromisso, ou é um idiota ou não considerou todos os lados da questão.

Dois grupos quase sempre histéricos e exagerados dominam o debate. Ambos tentam nos convencer que sua posição é obvia e auto-evidentemente a única correta e que a posição do outro grupo é, pra todos os fins e efeitos, perversa e demoníaca.

Um deles se diz a favor da vida (como se o outro fosse contra a vida!), mas ambos definem vida de forma bem diferente.

Um deles se diz a favor da escolha (como se o outro fosse contra escolha!), mas o outro alega que não podemos "escolher" cometer homícidio - entretanto, só será homicídio dependendo de como se define vida, o que nos leva de volta à primeira questão.

É preciso ser muito fanático, radical e maniqueísta pra não reconhecer que ambos têm argumentos convincentes. Cabe a nós, cidadãos de uma democracia, resolver esse dilema, tomar nossa decisão, pressionar nossos parlamentares. Enquanto isso, o tempo urge. A questão tem impacto direto na vida de milhares e milhares de pessoas. Drama humano, meus amigos.

Esse blog deturpou meu pensamento. Nunca fui ensaísta nem polemista. Ficar dando minha opinião assim, na primeira pessoa, como eu mesmo, fodeu com minha capacidade de empatia e me fez muito egocêntrico. Sou, sempre fui e sempre serei um ficcionista. E minha contribuição eu dou através da ficção. O bom escritor é o que sabe se colocar na pele de todo mundo. Quando manda bem, você nem sabe sua verdadeira opinião.

A partir de amanhã, um esboço de um romance sobre aborto em três episódios.

Parte I: O Anti-Aborto Preventivo

Update

Tenho um posicionamento que concilia as duas opiniões: Sou a favor da vida, logo sou contra "O" aborto. Porém... Sou a favor da escolha, logo sou a favor d"A LEGALIZAÇÃO" do aborto. Não há nenhum paradoxo aqui. Apenas considero que essa não é uma questão que deva ser regulada pelo Estado.

O mais triste desse comentário é que talvez seu autor realmente não enxergue sua contradição e se ache sinceramente um conciliador, talvez candidato ao Nobel da Paz.

Infelizmente, ele não concilia nada e chega a ser desrespeitoso em seu completo desprezo pelos argumentos do outro lado: somente demonstra o diálogo de surdos que domina a questão.

Dado que uma parte significativa da população considera que o aborto é assassinato pura e simples, não dá se argumentar que "é uma questão de escolha", "relativa ao corpo da mulher" e "que não deve ser regulada pelo Estado". Esse tipo de argumento ignora completamente os enormes desdobramentos éticos, filosóficos e religiosos da questão, como se não fossem nem ao mesnos dignos de serem considerados.

Diante do argumento "aborto=assassinato", não faz sentido você rebater que é "uma simples questão de escolha que não deve ser regulada pelo Estado" e achar que isso vai resolver a conversa, porque seu interlocutor, logicamente, vai responder que assassinato não é questão de escolha e que o Estado surgiu, entre outras coisas, pra regular o assassinato. Também não adianta dar argumentos práticos e de saúde pública, falando sobre as mortes em abortos ilegais, impacto no SUS e diminuição da criminalidade, porque "assassinato", esse grande tabu da nossa sociedade, super-trunfa todos esses argumentos. Aos ouvidos de um religioso, seria como dizer que deveríamos legalizar o crime porque muitos criminosos estão se machucando fugindo da polícia: se legalizarmos o roubo, eles não vão mais precisar sair correndo pela rua pra não ser presos, coitadinhos.

Reparem que não estou dizendo que aborto é assassinato, mas também não estou dizendo que não é: digo somente que esse é o centro nevrálgico da questão, que não pode ser ignorado ou evitado.

Se aborto não é assassinato, então todos os argumentos dos anti-aborto caem por terra, se tornam um grande escarcéu por nada, por um procedimento cirúrgico como tantos outros.

Se aborto é assassinato, então todos os argumentos dos pró-aborto empalidecem na comparação e também caem por terra, pois o assassinato não é uma questão femininina, de saúde pública e, muito menos, de escolha individual.

Talvez seja uma das questões mais importantes e complexas do nosso tempo. Se você acha que a resposta é simples, ou que é passível de ser resolvida com um sofisma de três linhas, eu diria que há grandes possibilidades de você ser um idiota.

Update II

Eu sou um homem feliz. Sempre acho que o mundo é lindo, que as pessoas são boas, que tudo vai acabar bem. Os comentários de posts como esse e da série sobre racismo são importantes para o meu crescimento espiritual porque me esfregam na cara algumas verdades duras que eu vivo esquecendo: que o mundo é uma lugar muito muito feio e que as pessoas são raivosamente ruins.

* * *

Para quem quiser saber minhas posições religiosas:
Prisão Religião
Pessoas-Que-Acreditam-em-Coisas

 Aborto REGINA DE CASTRO Aborto, Suicídio e Pena de Morte CELSO MARTINS

 Drama do Aborto: em Busca de um Consenso, O ANIBAL FAUNDES   JOSE BARZELATTO  Aborto?... Nunca!...: 40 Razões FELIPE AQUINO

 Domínio da Vida: Abortos, Eutanásia e Liberdades Individuais RONALD DWORKIN Sacramento do Aborto, O GINETTE PARIS

Se puder, compre algum desses livros clicando nos links acima - ou qualquer outra coisa no Submarino, entrando de um dos links desse blog. Eu ganho uma comissão de 8% e você ganha a satisfação de ajudar um escritor infeliz que está aqui nessa trincheira lutando o bom combate.

 

19.05.08



Posts similares:
Coisas que Fluem
Elogio ŕ Pansexualidade
O Anti-Aborto Preventivo (Episódio Um)

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: simone · http://www.interney.net/locutorio

Vou me manifestar, até porque acompanho muito o tema, como jornalista. Concordo com você que há dois lados com visões bem maniqueístas em torno do tema - o a "favor da vida" e o "pró-escolha". Mas há um terceiro grupo que tem conquistado espaço e voz que é o que coloca a discussão no campo da saúde pública. Ou seja, podemos intimamente ser contra ou a favor, mas mais de 1 milhão de abortos são feitos por ano no país e 300 mil mulheres caem no SUS com problemas decorrentes do aborto feio de forma precária. Pensando nisso, nessa realidade concreta, é que eles propõe a descriminaçã.

Bacana vc tocar no assunto,
Beijo!

PermalinkPermalink 01.05.08 @ 18:02



Comentário de: Cláudio

Bom ver um dos meus intelectuais mais respeitados abordando o tema.
Espero que - sinceramente - as pessoas tenham coragem de se posicionar...

PermalinkPermalink 01.05.08 @ 18:04



Comentário de: Andre

Oi! No seu outro blog (RRR), vc escreveu que estava "sacando reais diretamente do cartão de crédito brasileiro e convertendo-os em pesos, o que sai muito mais barato". Qual a bandeira do seu cartão, Visa ou MC? e qual banco emitiu? Vou viajar pra Cuba dentro de alguns dias e queria ter certeza que terei como tirar dinheiro. Obrigado! Abraços, Andre

PermalinkPermalink 18.05.08 @ 19:38



Comentário de: Lucas · http://lucasteixeira.com

Cláudio, não chame o Alex de intelectual que ele dá ataque :P.

Sobre o problema da Saúde Pública, isso também seria meio que "descriminalizar por falta de competência criminalizando". Seria descriminalizado porque as autoridades não conseguem controlar os abortos, e não porque foi decidido que aborto não é mais um crime.

O Alex já escreveu sobre essa questão, em um post exclusivo pra isso, creio eu. Mas não achei esse post exclusivo, só uma nota nesse [ http://liberallibertariolibertino.blogspot.com/2006/03/favor-das-cotas.html ] post, lá na parte "UPDATE".


PermalinkPermalink 18.05.08 @ 22:24



Comentário de: Lucas · http://lucasteixeira.com

Um filósofo chamado Hélio Schwartsman tem uma coluna na Folha, fala sobre aborto (concordando com a descriminilização) aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u379018.shtml

PermalinkPermalink 18.05.08 @ 23:21



Comentário de: Giuliano · http://giulianoagmont.blog.uol.com.br

Se me permitem, gostaria de sugerir um texto sobre o assunto em meu blog, o "vicissitudes" (endereço acima). O título é "Culpa da culpa", postado no dia 16/05. Abs, Giuliano.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 00:26



Comentário de: Fábio · http://literanalise.blogspot.com

Tenho um posicionamento que concilia as duas opiniões:

Sou a favor da vida, logo sou contra "O" aborto.

Porém...

Sou a favor da escolha, logo sou a favor d"A LEGALIZAÇÃO" do aborto.

Não há nenhum paradoxo aqui.

Apenas considero que essa não é uma questão que deva ser regulada pelo Estado.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 07:43



Comentário de: Fernando Mafra · http://orientalize.fmafra.com

Belo post. E seu update de opinião faz perfeito sentido.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 10:23



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

O Fábio aí falou bem. É possível ser contra o aborto mas tbm ser contra a interferência nas decisões de outra pessoa. E, na verdade, discutir aborto é meio q discutir o sexo dos anjos. ¿Alguma mulher já foi presa por ter feito aborto?

A legalização não seria do aborto: seria das clínicas de aborto. Legalizar o aborto em si é como "legalizar" qqer ato q a pessoa faz em sua intimidade, tais como cortar as unhas, furar as orelhas ou se suicidar. Como mostra a Simone acima, a escala do problema é muitíssimas vezes maior do q o alcance das ideologias morais.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 10:47



Comentário de: hardy har har

Libertário ma non troppo.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 10:58



Comentário de: Thiago

Quem puder, leia a história "Mouse" do Neil Gaiman, presente no livro Smoke & Mirrors


PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:01



Comentário de: george veloso

Todos nós sabemos que existe varias maneiras de se evitar uma gravidez indesejavel,uma vez concebido não temos o direito de interromper uma vida,como se fosse algo que pode ser descartado como um lixo.há vida desde os primeiros minutos de concebido,quem não sabe se aprofunde com um profissional da aréa,só quem pode decidir na nossa vida chama-se DEUS.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:05



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Alex,
Teu update não refresca.

Qqer q seja o problema moral ou legal – isto é, q supostamente se aplica a 100% dos indivíduos – empalidece e perde toda relevância qdo aplicado a enormes populações; isto é, a ESCALA de um problema é o q circunscreve sua racionalização moral, e não o oposto.

Aliás, é possível sim chegar a "uma posição inequívoca" sem ser idiota, ou seja, DEPOIS de considerar inteligentemente "todos os lados da questão".

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:11



Comentário de: Osman R. de Souza

Não se deve punir o ladão e sim o receptor, e o mesmo caso do aborto,punir severamente a clinica e o pai da criança a mãe e menos culpada, ela faz por um ato de desespeiro e por falta de apoio familiar. Toda criança tem o direito de saber quem é o pai safado que ele tem, quem sabe ele quando adulto pode escolher a pena para o safado do seu pai.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:18



Comentário de: Elaíne Naira

É muito fácil para a grande maioria da sociedade, se posicionar contra algumas coisas, principalmente sobre o que ela não conhece.
Achar que a prática do aborto é um crime, um assassinato, um homicídio, enfim, é um atentado contra a vida, mostra toda a igorância dessas pessoas a tal fato.
Hoje,no Brasil, mais de 2 milhões de abortos são praticados por ano, já virou assunto de saúde pública. E dessas mulheres, ninguém sabe ao certo quantas morreram, ou tiveram sequelas em decorrencia de tal.
Será que ao menos as estatíticas não são claras? Quantas precisarão morrer, o que mais necessita acontecer para que as pessoas tirem a venda dos olhos e acordem para vida.
Não achando pouco, ainda vem a Igreja católica e lança em sua campanha da fraternidade uma "campanha não ao aborto".
E os nossos representantes no governo querem lançar um benefício, intitulado pelo Movimento Feminista de "Bolsa Estupro".
Maternidade deve ser escolha não obrigação!
Nenhuma mulher deve ser punida, por que por algum motivo engravidou acidentalmente.
Quem quer ter um filho não aborta!
Sociedade hipócrita: continuem de olhos cerrados, é bem mais fácil e menos doloroso!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:23



Comentário de: Ana

O Aborto é um crime cruel e covarde,pois a criança não tem como se defender.

Acho q não preciso comentar mais nada, independente da situação a criança não tem culpa e Deus pode todas as coisas é só confiar q tudo ele providencia e nos dá forças para superarmos seja qual for a situação, pois todos merecem uma chance de viver e ter vida.
E só Deus tem o direito de tirá-la.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:27



Comentário de: Neivaldo Rodrigues Pereira

Essa questão do aborto é realmente muito complexa e certamente esse debate não levará ninguém a um acordo. Um maior investimento na educação certamente trará uma maior consciência, diminuindo a gravidez indesejada. Os que são favoráveis alegam um pretenso direito da mulher sobre seu próprio corpo se esquecendo do direito do bebê à vida (ou corpo - que não é o da mãe). Eu pessoalmente sou contra o aborto e, certamente o bebê se pudesse se manifestar também o seria. Mesmo em casos de violência. Eu (na verdade acho que você também) não gostaria de ser morto porque meu pai cometeu um crime ou porque meus pais cometeram um desatino ou uma irresponsabilidade

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:29



Comentário de: valter

vamos pelo lado PRATICO, q e` o economico pais
de primeiro mundo ja DICIDIRAM qto a isso, a
favor, queremos chegar aonde, ao quarto mundo??
se tivessemos aborto teriamos a miseria q temos
hj???????
valter

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:37



Comentário de: Mariza

Parabéns por essa abordagem! Sou contra o aborto e acredito que a solução para as mulheres não se exporem ao risco de morte por um aborto feito sem a mínima condição de higiene e assistência médica, seria a adoção. Este é o primeiro ponto a ser encarado com sobriedade e maturez: a gravidez não pode ser considerada como um acidente. (1) Os acidentalistas sabem bem das conseqüëncias advindas de uma gravidez inesperada e custa bem menos comprar um preservativo do que encarar a vinda de um filho. (2) A idéia da adoção é mais que acertada. Afinal, amar um filho não quer dizer explicitamente que ele deva gerado pelos pais que os criaram. Ama-se na mesma proporção e o único elemento que falta para consolidar, de verdade, a relação são os laços de sangue, contudo, o amor dos pais está acima dessa ausência do vínculo familiar. (3) Quanto à ilegalidade do aborto, é melhor que seja assim para evitar a sua prática indiscriminada. O aborto traz dores e cicatrizes emocionais à mulher e não creio que seja ele a única solução. O meio mais eficaz para se evitar um aborto, é se cuidar, tanto o homem quanto a mulher, pq se nós tivemos a chance de nascer, quem somos nós para não darmos a mesma chance ao próprio filho, carne de nossa carne, sangue de nossa sangue?

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:47



Comentário de: renata

Acho que essa questao da legalização do aborto toca em pontos muito sensiveis da populacao. Sou contra e ponto final. Se é um direito de escolha que estao querendo ter, que escolham pela prevenção, me desculpem, mas só engravida quem quer. Hoje existem vários métodos seguros e de fácil acesso. Se nao quer ter filhos, se cuide, previna, mas nao se trasnforme em um assassino. A concepção deve ser um ato responsável. Já pensou se as pessoas se livrarem de todos os seus incomodos dessa forma, simplesmente fugindo da responsabilidade e "eliminando" o "problema"? De cara mataríamos todos os políticos, os parentes insuportaveis, etc,etc,etc.
Pensem bem:se nao querem filhos, nao façam filhos.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:48



Comentário de: Marcia Rocha · http://contra o aborto

Se o aborto fosse o único meio de contracepção que a mulher pudesse fazer uso, talvez até poderia pensar que não tendo outro jeito, poderia lançar a mão desse método para interromper a gravidez. Creio que as pessoas em geral fazem primeiro o que bem entendem e só depois ficam se lamentando das consequencias. Ter um filho ou não é sim uma questão de escolha, mas a mulher não tem direito de fazer esta escolha, depois que esta criança já está no seu ventre, escolha primeiro, faça uso do método que melhor se adapte ao seu organismo, temos um leque enorme de opções, basta ter boa vontade e responsabilidade para isso.As mulheres em geral que defendem o aborto, dizem que elas tem direito de fazer com o seu corpo o que querem, concordo plenamente, se querem tirar uma orelha fora, um braço ou a perna porque está incomodando ou não tá legal, tudo bem, o corpo é dela tem todo o direito de fazer o que bem quizer, mas ela não tem direito de impedir que uma criança nasça por egoismo, porque agora não dá, ou sei lá por qual pretesto queira justificar sua ação. Reafirmo novamente, pense primeiro, se proteja, se ame, se cuide primeiro para poder decidir com todo o direito se quer ter um filho ou não. O filho que está dentro da barriga ou fora deve ser amado e cuidado porque ele não nos pertence, são pessoas, indivíduos que merecem a oportunidade de ser o melhor que puderem. E você se soubesse que sua mãe, por pouco não foi para uma clínica de aborto porque se arrependeu na última hora, gostaria que ela tivesse feito um aborto, e você parado na lata do lixo, em vez de ser o que é, e melhor ainda, ser o melhor a cada dia até o máximo de sua potencialidade?

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:50



Comentário de: A

Penso que para que isso não aconteça, deve se prevenir. Mas existem casos e casos.
Se acontecerer de uma gravidez não planejada
ou ter tido métodos que não funcionaram diria
que seria viável, pois se acontecesse comigo
faria.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:50



Comentário de: Edu

Putz, que pergunta mais idiota..

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:56



Comentário de: Cássia

A mulher tem direito sim a decidir sobre ter ou não a gravidez....o problema é que ela só pensa nisso após engravidar. Há muitas maneiras de evitar a gravidez. E se nenhuma delas é totalmente eficiente, abstenha-se de transar até se decidir assumir a gravidez que eventualmente poderá ocorrer. Em casos de estupro, se a vítima não tem estrutura para seguir em frente com a gravidez e depois criar ou dar para adoção... neste único caso... penso que poderíamos estudar uma maneira de criar "instituições" que apoiassem essa pessoa... que cuidassem dela e de sua gravidez. que se gastasse dinheiro com apoio material, emocional e espiritual... porque mesmo nesse caso de estupro,o aborto seria solucionar um violência, criando outra. que também acompanharia a mulher para toda a vida. Cada um de nós que aqui está opinando, é fruto de alguém que não cometeu aborto e seguiu em frente com a gravidez, por isso, no meu entendimento, não podemos ser favoráveis a tirar a vida do outro, já que nós mesmos desfrutamos do benefício de termos sido poupados. e sabe-se lá em que circunstâncias fomos gerados ... será que estavam a fim de nós naquela momento ? Creio que a grande discussão deve ser em torno do PREVINA-SE ... ou se guarde.... ainda não é hora, ainda não é tempo.... cuide-se antes e depois apenas assuma.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 11:59



Comentário de: Marcondes de Alencar Sena · http://Aborto

Sou totalmente contra....o aborto é um crime
que deve ser combatido diariamente.
Abraço

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:01



Comentário de: Bento XVI

Pessoal, o sexo é só para depois (e dentro) do casamento, quando o marido já tiver condições financeiras e a esposa preparo para cuidar dos bebês. ¬¬
Se as pessoas me ouvissem nada disso estaria em discussão agora. ¬¬

Deus os abençõe.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:04



Comentário de: Bento XVI · http://joseph.ratzinger@santainquisicao.com

Pessoal, o sexo é só para depois (e dentro) do casamento, quando o marido já tiver condições financeiras e a esposa preparo para cuidar dos bebês. ¬¬
Se as pessoas me ouvissem nada disso estaria em discussão agora. ¬¬

Deus os abençõe.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:05



Comentário de: ney

essas mulheres precisam começar a assumir as
suas responsabilidades.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:11



Comentário de: Fornecedor de Pensão

Isso é o que eu mais queria: que as mulheres assumissem minhas responsabilidades.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:17



Comentário de: Ana Lúcia Rocha

SOU RADICALMENTE CONTRA O ABORTO E PONTO FINAL!!..ACHO QUE É ASSASSINATO SIM!! E também acho que não existe nenhuma razão FORTE O SUFICIENTE para tirarmos a vida de um ser humano, principalmente de uma criança...e não ser dado a ela, ao menos o direito de nascer...Caso ela tenha a chance de nascer, tenho a certeza que haverá muitos que gostariam de fazer adoção!!
Espero que existam muito mais pessoas que pensem como EU e deixem aqui seu recado!

Grata

Ana

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:47



Comentário de: Amanda

Sou CONTRA o aborto
teve responsabilidade pra fazer, agora assuma!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:48



Comentário de: Marco Antonio

se somos a favor da escolha, o que acha de perguntar para o Feto "se ele esá afem de ser abortado?" a escolha do mais fraco não vai ser respeitado, a "escolha" é mto subjetiva. Pergunte pra Biologia onde começa a Vida.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:50



Comentário de: Lucas Alves

Tenho minha posição contrária ao aborto em todas as suas estâncias. Acredito que a vida começa assim que o óvulo é fecundado. Quanto ao direito de decidir que uma emissora de televisão ligada a uma seita religiosa tem feito propaganda,acredito que realmente todos somos livres para decidir, mas decidir o que é melhor para nós, não há possibilidade de decidir o destino de uma vida que ainda nem nasceu e que apesar de se tratar de um filho, trata-se de uma vida que não nos pertence. A vida é um dom e jogá-la no lixo seria um ato de estrema crueldade e desrespeito aos direitos humanos pelos quais se lutou durante anos para serem conquistados.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 12:58



Comentário de: Alexandre Tomé Zonta

Qualquer pessoa inteligente sabe que tanto é um crime tirar uma vida quanto impedir uma vida . Acho que a IG deveria se preocupar mais em auxiliar a sociedade a se livrar do tráfico de entorpecentes que tanto mata nossos jovens . No dia de amanhã não reclamem se o seu páis se tornar uma Colômbia , não reclamem no dia de amanhã se algum mal vitimar suas familias devido a impunidade e o descaso com a segurança pública . A diferença entre um Alexandre Nardoni e uma retardada que faz um aborto , em minha opinião é somente os métodos de assassinato . Não sou religioso , ao contrário não professo religião alguma , mas há coisas que a própria razão nos diz . Alem disso aborto e sua legalização é coisa de americano , o brasileiro deveria tomar vergonha na cara e parar de copiar as coisas dos Yanks , seria bem melhor que discussões sobre o aquecimento global , a venda clandestina de nossa Amazônio e seu sigilo , a reavaliação do código penal desta porcaria de país que é de 1947 e atualiza-lo nos tempos atuais , ano de 2008 , seria bem melhor que temas como estes fossem discutidos .
Obrigado pela atenção e pensem bem nisso , quem esta tendo dificuldade em entrar na Espanha , França e nos EUA são os brasileiros , devido a incompetência de certas pessoas que estão no poder ou principalmente , que já passaram pelo poder !

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:05



Comentário de: Rogero

Feto é vida, acabar com ela é assassinar. É o mesmo que os monstros fizeram com a Izabella, não existe nenhuma diferença.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:10



Comentário de: Chris

Lendo os comentários em geral, é percebido que na maioria os homens são contra o aborto, e na prática os que abandonam, estupram e escravizam seus filhos.
Lendo uma matéria semana passada sobre uma lei revolucionária no Equador, diante das leis serem criadas para satisfazer as necessidades masculinas, pois o mundo era dos homens, como pessoas ativas e reconhecidas na legislação como seres humanos atuantes, nós mulheres vivemos em um mundo com leis criadas para homens, nas quais a meu ver deixam muito a desejar, não por serem homens ou mulheres, mas porque as leis devem priorizar o ser humano, devem ser leis humanistas, portanto para cidadãos. Voltando ao aborto, a discussão se torna mais sem nexo quando assistimos na prática o caos tanto da vida familiar como da vida social atualmente. Antes de se ter um filho deve se contar com condições emocionais, financeiras, culturais e sociais. Assassinato é deixar uma criança morrer de fome, assassinato é abusar sexualmente e humilhar um ser desprovido de defesa, assassinato é uma mulher com 5, 6 , 7 filhos ter mais um porque o marido não deixa ela se cuidar por que isso é para ele sinal de masculinidade, assassinato é deixarmos nossas crianças nestes milhares de abrigos que ninguém vai visitar, assassinato é deixar uma criança já nascida e diante de um mundo que nada ela pode ter , morrer da fome do amor, do respeito, da integridade e da perspectiva.
Sou totalmente a favor da vida e, portanto a favor do aborto !

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:21



Comentário de: Thiago

Não dá pra ser a favor dos abortos pós quinquagésima-segunda semana não???

*suspiro*


PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:26



Comentário de: Maria Celia Silva

SOU CONTRA O ABORTO. Pois, quando eu dou início
a vida (embrião) eu devo me sentir responsável
por ela e não DONO DELA a ponto de fazer o que
me convir. Independentemente de religião ou...
Devemos resgatar o valor da vida minha e da vida
do "outro". Talvez seja isso que esteja faltando
no mundo para que ele seja melhor. AMOR e respeito
A VIDA.
Celia.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:29



Comentário de: Donizeth · http://sou contra

A VIDA É COMO UMA MONTANHA RUSSA, CHEIA DE ALTOS E BAIXOS.
Precisamos saber admininistrar em todos os momentos.
Na hora do sexo,do prazer as pessoas não pensam nas consequencias, depois é muito facil querer cometer um assasinato para se livrar de uma gravidez indesejada.
vo^ce que tem um filho de 2 a 10 anos teria coragem de assasina-lo?? pois bem, teu filho mesmo tendo essa idade pode gritar e pedir socorro.
um feto nem tem a chance de pedir socorro.

S você fosse o feto, como se sentiria??

só para refletir!!!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 13:46



Comentário de: Renée

Começo por ter me criado dentro de uma cultura evanjelica até meus 16 anos.(Hoje 32).
Creio que a grande maioria nunca teve uma irmâ, prima, sobrinha, tia, mãe etc... estuprada ou coagida a fazer sexo sem ser questionada se seria a seu gosto ou não.
(Isso acontece ainda hoje em alguns casamentos)
Como uma criança vinda deste tipo de relação poderá ser encarada por sua mãe após o nascimento? Como uma família toda poderá conviver com esse dilema por toda uma VIDA!?!? Mesmo que essa criança não tenha culpa do ocorrido?!? Vocês suportariam! Não sou a favor de abortos "rápidos", de mulheres que engravidam todos os meses!!!! Mulheres sem escrupulos!!! Mas sou a favor se os fatos foram uma somatoria da primeira parte deste texto!

É um tema delicado, se for por conciência Social, Religiosa ou de Opinião formada pela pessoa, acho até que esse tipo de procedimento deveria ser de uso de toda a nação fornecida pelo governo, deixando a critério de escolha da mesma.

Quem é contra "NÃO FAZ", quem acredita que poderá lhe causar um mal futuro, que o faça!
Tudo pesará na conciência de cada um.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:09



Comentário de: Lucy

Eu acho q as únicas pessoas q tem o direito de falar se é a favor ou contra são aquelas q sentiram na pele o q é isso, tanto aqueles q tiveram uma "gravidez indesejada" quanto aquelas q fizeram independente de desejável ou não. Não acho q temos o direito de falar de algo q nunca passamos só pq cremos em algo q nos ensinaram ou pq temos aquilo na cabeça e ponto final.

Pois assim digo, se algum(a) de vcs passaram por isso, ou ao menos conhecem alguém muito próximo que passou por isso, aí sim t dou o direito de falar sobre o assunto contrariando ou não. Agora p/ quem nunca teve essa "experiência", só comentem, não xinguem, não humilhem, não diga q é contra ou a favor sem saber o que vc mesmo faria na hora "h".

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:12



Comentário de: Roberto Rodrigues de Souza

Para os homens de bom senso e inteligente, basta saber que no art.5º da nossa constituição, esta escrito a vida deve ser respeitada em todo o seu estado.
E tambem no 5º mandamento da lei de Deus diz não matar.
Assim fica claro, que somente quem quer levar vantagem economica que quer liberar o aborto.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:12



Comentário de: Natália Aparecida da Silva

Sou contra o aborto e a legalização também. Os jovens devem manter relações sexuais sim mais de uma forma segura e com responsabilidade , usando sempre a camisinha e para as mulheres além da camisinha para se proteger das DST tomar a pílula anticoncepcional indicado pela Ginecologista.Portanto engravidar e abortar é um crime.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:16



Comentário de: marcos jose

ate quando o ser humano vai continuar se comportando
como um anticristo?ate quando essa luta com Deus
vai continuar?acordem pessoal o fim estar bem
proximo,abram os olhos,ate quando se vai praticar
crime contra o proximo,principalmente quando
essse proximo não pode se defender?
aborto e crime sim os homens do mundo e que
não abriram os olhos e o coração para sentir
que Deus estar nesse ser que estar se formando.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:34



Comentário de: Eliane Inacio da Silva

Sou , totalmente contra por "ns" motivos,
mais o mais gritante e a favor da VIDA.
Se houvesse mais responsabilidade com a
vida por parte de homens e mulheres está
discussão não existiria.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:36



Comentário de: andreia

Acho o seguinte : se voce é contra , entao nao
faça. E deixe que os outros decidam sobre o que
fazer com seu corpo. é simples assim. Porque algumas pessoas acham que tem que decidir sobre a vida dos outros.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:55



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Pra pensar:

http://www.youtube.com/watch?v=iGWW3M3s_t0

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:55



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Pra pensar:

www.youtube.com/watch?v=iGWW3M3s_t0

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 14:57



Comentário de: Ivone Carvalho

Sua radicalmente contra o aborto, ninguém tem o direito de tirar a vida, somente DEUS, mesmo pq todos nós sabemos das consequencias irreversíveis p a mulher q o pratica, nunca mais essa mulher terá paz na sua consciencia, e isso é provado por todas q já o cometeram.
Viva a Vida! vamos juntos lutar pela vida e não pela morte, q já nos rodeia tanto de tantos outros modos.
Estou com 42 anos,tenho uma filha de 18anos e um filho de 15 anos, agora, estou grávida de minha terceira filha, com muito amor e orgulho dessa vida maravilhosa q estou gerando, é um verdadeiro milagre! não podemos abortar esse milagre! pense nisso e que DEUS os abençoe

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:00



Comentário de: Raphael

Até 3 semanas não há presensa de nenhum indicio
de celulas nervosas!

mesmo depois das 3 semanas sou afavor do aborto

pq quem acredita que há vida em qualquer momento
da gestação acredita que é a vontade divina...

e se for, nenhuma tentativa ganhara do criador...

por isso que seja legalizdo, e que se for para
nascer.... nascerá.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:04



Comentário de: claudia

aborto é crime sim, por que só quem tem o direito de tirar a vida é quem deu a vida, e esse alguem, é algio amaravilhoso, excelente, princípe da paz e rei dos reis,ou seja, seu nome é Jesus, só E'le e Deus pode fazer isso. mesmo sendo ainda um feto, já existe vida, a mãe ou quem quer que seje não tem esse direito, coma vida dela, ela faz o que quiser, mas com outras não.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:05



Comentário de: nara alves · http://naramaster

Sou contra o aborto,pois no passado por ter um casamento infeliz,com maus tratos e infidelidade,onde meu ex pensava que enchendo a mulher de filhos ela ñ poderia abandoná-lo,cheguei então a sair p/ praticar o aborto do meu 3º filhomgraças a deus encontrei uma amiga que era evangélica e ela disse-me se ñ queres criar ganhe e doe p/ mim e eu criarei p/ vc,isso fez-me refletir melhor,e hoje esse filho que eu ñ abortei é o melhor e mais carinhoso de tds,pois tenho 4 filhos,mas ele é especial,portanto Deus conhece tds nossas necessidades e eles transforma tudo. em bençãos para nós

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:13



Comentário de: Giovana

É um assunto extremamente polêmico, mas muito importante abordá-lo e debate-lo em nossos dias.
Penso que não permitindo o aborto, tiramos de um forma indireta, o direito pleno e absoluto da mulher decidir sobre o seu próprio corpo e vida. Gostaria muitissímo de saber, se fossem os homens que engravidassem em lugar da mulher. Como seria discutido, então o aborto??
Deixo essa questão para alguém esclacer-me, se há que existe algum esclarecimento...
Giovana
Passo Fundo RS

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:24



Comentário de: Márcio

Não há nem o que se argumentar em favor do
aborto, é uma questão de ter consciência
e respeito com uma segunda pessoa envolvida
que no caso é a criança, que não tem voz ativa,
não tem a mínima chance e condição de defender
-se de um ato irresponsável, covarde, leviano
e desprovido de um mínimo de amor ao próximo...
Se não hovesse o envolvimento de outra pessoa
a mulher terá o "direito" de fazer o que lhe
venha a cabeça com relação a seu corpo.
Se não teve a suficiente responsabilidade
diante do sexo, não será a futura criança que
que deverá arcar com falta da mãe, que na
maioria se deve a pura vaidade e capricho.
Há o argumento de que existem milhões de
abortos anualmente onde muitos deles são mal
feitos e que depois o SUS tem que arcar,
o SUS deveria observar que tem que ser mais
atuante fazendo campanhas de conscientização,
quanto a responsabilidades perante o sexo
seguro e usando os metodos contraceptivos
diante de uma gravidez em que não se queira...
Assumamos nossas responsabilidades...

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:25



Comentário de: Sula

Essa gente hipócrita que se diz a favor da VIDA, gosta de se posicionar contra o aborto, com um bom filé debaixo do nariz. Esquecem que assassinaram animais (VIVOS) para o seu prazer do churrasco com a família da qual se dizem defensores. Ora, pergunte ao peixe, à vaca, ao bezerro, ao frango, à ostra se eles querem ser mortos em pleno gozo de sua força e saúde para satisfazer a fome assassina dos humanos. Ser contra o aborto, na minha opinião é o crime da ignorância e da hipocrisia dos que se dizem a favor da VIDA. Que eu saiba a VIDA não é previlégio somente dos seres humanos. Então se são a favor da VIDA defendam a vida como um todo, sob todos seus aspectos, porque é assim que a VIDA É.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:27



Comentário de: Neiva

Em um mundo tão globalizado, com informações de prevenção contra dsts e gravidez, não me conformo com a irresponsabilidade humana. Até mesmo os animais protegem suas crias, porque nós humanos e "civilizados" optamos em matar o sangue do nosso sangue. Quem é a favor do aborto, é aquele que já ganhou o direito de nascer então não teme mais passar por isso, não quer filho? se previna, não se ache no direito de tirar a vida de quem não tem voz pra e defender, não seja um monstro.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:28



Comentário de: Alessandra

Aborto e um paradigma, se antigamente estivessemos sido ensinados que era uma coisa normal hoje todo mundo aceitaria numa boa, acho que cada pessoa tem uma historia e suas necessidades e de acordo com sua conciencia deve optar por fazer ou nao, mas e muito mais criminoso dar vida a alguem e deixar ela sofrendo morrendo de fome a maltratando. Deve ser legalizado e cada um use o livre arbitrio para aceitar ou nao como uma coisa normal.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:33



Comentário de: Carlos

"Os comentários de posts como esse e da série sobre racismo são importantes para o meu crescimento espiritual porque me esfregam na cara algumas verdades duras que eu vivo esquecendo: que o mundo é uma lugar muito muito feio e que as pessoas são raivosamente ruins."

Olha, provavelmente é por isso que eu gosto muito de ler os seus ensaios, apesar de não concordar com quase nada do que vc escreve, mas simplesmente não suporto ler a sua ficção. Os ensaios são curiosos por deixarem passar em branco 99% da natureza humana, partindo de premissas de um otimismo tão exagerado que fica divertido. Não dá para concordar, e está na cara que - para a imensísssima maioria dos seres humanos - seguir seus conselhos é um jeito certo de se dar muito mal. Mas é divertidíssimo. Legítima filosofia helenística da Barra da Tijuca. Piorou um pouco agora, com a sua imersão no mundinho de faz-de-conta da academia, mas ainda dá pro gasto.

Já a ficção parece feita de bonecos de borracha. O que vc botou de graça na internet eu li, sempre procurando achar algo bom ali. Infelizmente, nunca consegui na sua ficção. Cheguei a ficar constrangido com como era ruim, e por isso mesmo nunca escrevi de volta: não daria para dar uma crítica que pudesse ajudar um conjunto tão falho (ou tão conflitante com o meu gosto, como quiser).

E, taí, acho que o problema é justamente este: seus personagens não têm pulsões humanas, não têm nem a ruindade humana nem o esforço humano de sobrepujá-la. Isso enrijece os diálogos (aquele que começava num barco eu não consegui continuar lendo, de tão artificiais os diálogos) e faz as ações dos personagens parecerem sem sentido.

Eu também detesto livros "soco-no-estômago", porque, bom, não gosto que me dêem soco no estômago, nem gosto de ficar lendo desgraça. A sua ficção, contudo, acaba sendo o outro lado da mesma moeda. Ao invés de personagens animalescos seguindo suas pulsões sem procurar se elevar acima disso, eu acho nela bonecos de borracha sem pulsões a seguir, sem queda possível ou elevação desejável. Nem nos seus escritos nem nos "socos no estômago" há seres humanos.

Mas precisa de tudo para fazer um mundo; espero que muita gente curta a sua ficção. Estou só dando, com muito atraso, a resposta ao pedido de crítica que vc fez qdo soltou o primeiro livro na rede. Agora creio ter entendido qual o problema entre a sua ficção e o meu gosto, e finalmente pude dar a resposta que lhe devia desde então.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:35



Comentário de: Milena Oliveira Santos Reis

Desde que tenha acontecido a fecundaçao, um ser ja esta se formando entao sou contra o aborto. A escritora diz em liberdade de expressao, se for assim deve-se legalizar as drogas pois nao deixa de ser liberdade da pessoa escolher o que quer fazer mas é algo errado. Se o aborto for legalizado muita mulher irresponsavel ira tomar menos cuidado ainda pois achara muito facil abortar se ficar gravida e isso vai virar normal, comum. Sou à favor de aborto em caso de ESTUPRO ai sim, a mulher nao é obrigada a carregar um bebê de um animal em seu ventre. Ou ainda se o bebê é mau formado e nao tera chance de viver além de ter sequelas profundas e irreversiveis ou que ira vegetar. Por mais que seja uma vida eu acho que ela pode interrompe-la, mas so neste caso. Tem muito método de se evitar filho entao eu acho que este assunto de aborto nao devia nem ser falado. Se a mulher tem uma gravidez indesejada é porque nao se preveniu. Os hospitais publicos fazem laqueadura e ao contrario do que as pessoas pensam essas mulheres que tem dez filhos, nao vao fazer laqueadura. A empregada da minha tia depois de ter milhares de filhos conseguiu no hospital publico pra fazer laqueadura e nao foi e acreditem, esta gravida de novo. Uma vizinha tem 32 anos e 5 filhos, e também arrumaram a laqueadura e ela nao foi e ainda pior, esta porque a sua religiao acredita que se vai ter mais um filho é porque Deus mandou, olha a cabeça da pessoa.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:44



Comentário de: Sula

Sou a favor da legalização da vasectomia em presidiário e em jovens infratores que ingressam as Febem's pela 2a. vez. Sou a favor da legalização de esterilização de presidiárias, de jovens infratoras que ingressam as Febem's pela 2a. vez, de mulheres que já tiveram 2 filhos. Sou a favor da legalização de administração de pílula na merenda escolar, a partir da 1a. menstruação. E sim sou a favor do aborto, de forma automática para moças com menos de dezoito anos, ou por questão de conveniência da mulher e/ou do estado. O crescei-vos e multiplicai-vos foi no tempo que a longevidade era atingida aos 40 anos. A violência É DECORRÊNCIA DE SUPERPOPULAÇÃO.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:44



Comentário de: Camila

A vida é um dom, ninguém pode escolher como nen quando exterminá-la.
A mulher tem o direito de escolher não
engravidar. Mas não tem direitos sobre o corpinho do seu filho, que não seja fornecer nutrientes para ele crescer saudável no seu ventre, dar amor, enfim, exercer seu papel de mulher mesmo (a mulher lutou tanto pelos seus direitos durante toda a história e agora quer jogar no lixo a condição que a torna mais nobre de todas, que é o direito digno de exercer a maternidade).
Lembrem-se: todos os que são a favor do aborto já nasceram.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 15:58



Comentário de: elza

A vida é um dom que Deus nos deu, ninguém pode tiralá, quanto mais de um ser inocente que está para vir ao mundo. Se não queriam porgue não evitaram.

Desde que concebido um ser inocente é uma dádiva de Deus, não se pode exterminá-la

Elza Cavalcante

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:10



Comentário de: Natália

Este tema é bastante polemico, sempre fui contra ao aborto não somente porque a Igreja condena essa prática mais por convivencia com pessoas que ja praticaram tal coisa. Existe um monte de metodos contraceptivos, engravida quem quer descuido e acidentes existem. Mais 300.000 mulheres fazendo aborto seriam muitos descuidos. Assiti um filme de um médico americano que fala sobre o aborto ele ja práticou milhares de abortos e arrependido de atl prática começou a mostrar a realidade do aborto. Gostaria muito que toda a sociedade assitisse esse filme e só depois o assunto fosse oficialmente descutido. Sou a favor da vida e digo Não ao aborto.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:23



Comentário de: jose linoFilho

Na verdade, o q tá faltando mesmo é vergonha na na cara e + responsabilidade dos futuros pais indesejáveis, 1 criança jamais pode ser considerada indesejável, indesejáveis são vcs q por 1 noitada irresonsável geram um novo ser humano e depois querem limpar a barra assassinando uma pessoa, esquecem q antes de matarem alguém, ja mataram a própria honra.a kestão aki ñ e científica,é moral.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:29



Comentário de: Paulo Escapulário da Silva Sauro.

... eu gostaria que vós fosseis cortados... tá lá eu acho que em galatas e alguma coisa.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:30



Comentário de: Rafael Rosa · http://osinuteros.blogspot.com/

Fruta que Partiu!!

A questão do aborto e outros milhares de problemas nacionais (inclusive comentários idiotas em blogs) seriam resolvidos com uma educação de qualidade, que formasse gente que pensa de verdade e não esse povo que vomita asneiras por aí...

Credo em cruz Alex! Esses comentários estão de arrepiar os cabelos (e eu nem li todos)!!!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:42



Comentário de: jose linoFilho

Nem em caso de estupro deve ser morta a criança, pois o animal não é criança, mas o estuprador, se alguém tinha q pagar pelo estupro era o estuprador q é o agente passivo do estupro e ñ a criança, agente passivo do mesmo, quem sabe poderia estar matando futuro grande homem ou mulher q contribuiria muito para a humanidade?. outra, se é convenienta matar um feto porque o mesmo é defeituoso, então juntemos todas as pessoas deficientes de 1 ano / cima evamos jogar numa trituradora e abortar a vida de todo mundo. abortar quer dizer cancelar, logo se posso cancelar a vida em seu início,posso cancelá-a em sua continuidade tambem, não é não?então os homicidas não merecem cadeia pois apenas estão abortando vidas todos os dias,queremos todos ser agentes abortivos?

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:43



Comentário de: viviane

É interessante tocar neste assunto que gera tanta discurssão concordo que a mulher deve ter a livre escolha ja que o corpo é seu, só acho que o brasileiro esta muito mal acostumado a remediar e esta nao é a melhor solução, pra que remediar se existe muitas formas de se evitar VAMOS TER RESPONSABILIDADE COM NOSSO CORPO E TAMBEM COM VIDA DO PROXIMO NINGUEM PEDE PRA SER GERADO E SE ISSO OCORREU FOI FALTA DE RESPONSABILIDADE ENTÃO AGORA ASSUMA.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:47



Comentário de: Norrin Kurama

O Alex foi no ponto. Depende de considerar ou não o feto um ser vivo. Eu considero. Geneticamente ele não é parte do corpo da mulher.

Sou contra o aborto, exceto em caso de risco de vida da gestante.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:52



Comentário de: Claudete Feiten

É inaceitável nos dias de hoje alguém engravidar "sem querer", até porque gravidez deve ser planejada. Mas deixando a hipocrisia de lado, sou a favor sim. As ricas abortam toda hora em Clínicas conceituadas e sofisticadas e as pobres morrem por falta de assitência. Se é para matarem nossas crianças aos 2,3,4 ou 6 anos que nem se deixe nascer. Acho menos dolorido, só não sei pra quem? Não tenho filhos e nunca abortei. Mas sou convictamente a favor, sempre fui e sempre serei do aborto livre e legalizado com condições dignas á todas as mulheres.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:53



Comentário de: Claudete Feiten

É inaceitável nos dias de hoje alguém engravidar "sem querer", até porque gravidez deve ser planejada. Mas deixando a hipocrisia de lado, sou a favor sim. As ricas abortam toda hora em Clínicas conceituadas e sofisticadas e as pobres morrem por falta de assitência. Se é para matarem nossas crianças aos 2,3,4 ou 6 anos que nem se deixe nascer. Acho menos dolorido, só não sei pra quem? Não tenho filhos e nunca abortei. Mas sou convictamente a favor, sempre fui e sempre serei do aborto livre e legalizado com condições dignas á todas as mulheres.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 16:55



Comentário de: Daniela

Como mulher, acho que todas as mulheres tem o direito de nao querer ter filhos.
Sou a favor do aborto sim, nao posso ser obrigada a ser mãe sendo que nao estou preparada para tal.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:03



Comentário de: viviane

Dizem por ai que o sus atende milhares de mulheres todos os anos em decorrencia de aborto mal feito, agora para e analisa o sus não tem condições o suficiente pra fazer cirurgias de pessoas que aguardam ansiosamente pra ter uma qualidade de vida melhor ENTÃO VAI FICAR FAZENDO ABORTO PRA MULHERADA FICAR NA NOITADA DANDO PRA QUALQUER UM SEM SE PREOCUPAR EM CUIDAR JA QUE DEPOIS E SO IR AO HOSPITAL E REALIZAR ABORTO COMO ASSIM? PRIMEIRO A OBRIGAÇÃO POIS TODOS TEM DIREITO A VIDA E COM QUALIDADE DEPOIS VEM A DIVERSÃO POIS SAIR POR AI AGARRANDO QUALQUER UM SEM TER RESPONSABILIDADE DE SE CUIDAR JA DEIXA DE SER DIVERSÃO E PASSA A SER FALTA DE RESPONSABILIDADE.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:05



Comentário de: viviane

SOU A FAVOR SO NOS CASOS EM QUE A MÃE CORRE ALGUM RISCO DE VIDA OU NO CASO DE ESTRUPO OU AINDA EM MÁ FORMAÇÃO DO FETO NÃO SENDO ASSIM SOU CONTRA PORQUE SE A MULHER TEM CABEÇA PRA PENSAR EM ABORTAR ENTÃO DEVERIA TER USADO ESSA MESMA CABEÇA NA HORA PRA PENSAR EM SE CUIDAR, POIS HOJE NÃO EXISTE GRAVIDEZ SEM QUERER, QUEM PRATICA SEXO SEM SE CUIDAR SABE DO RISCO QUE CORRE NÃO SO DE GRAVIDEZ INDESEJAVEL MAS TAMBEM DE PEGAR UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMITIVEL E SE MESMO ASSIM ARRISCA ENTÃO TEM ASSUMIR ESSE RISCO SEM SE QUEIXAR DEPOIS.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:16



Comentário de: richard smith

Sem sacanagem, mas a Simone aí em baixo, que se diz jornalista (caramba!), vem com a velha lenga-lenga de "um milhão" de abortos/ano e de "centenas de milhares" de "vítimas" (?) (haja cemitérios para essa multidão e florestas para o papel dos atestados de óbito, não?) Pura ignorância! pois dados do DATASUS mencionam u´a média de 150 mortes/ano, nos últimos anos, de mulheres por complicações de abortos provocados.

Depois, alguém já viu sair uma zebra ou uma girafa do ventre de alguma mulher? Então, o ser alí alojado fatalmente haverá de ser um ser humano, razão pela qual se falar em "quando" se forma a vida é uma discussão bizantina, de resto já espancada de há muito pelos avanços da biologia celular. Do ponto de vista moral e ético, "in dubio pro reu", ou seja, se imediatamente ou ap´so três semanas ou apenas na última, como se tomar a decisão de MATAR um ser humano, absolutamente INOCENTE e INDEFESO?

Do ponto de vista da "saúde pública", risível o argumento, pois se o governo não consegue dar jeito em doenças antigas, como a tuberculose e a hanseníase, facilmente tratáveis ou da presente epidemia de dengue, ou dar atendimento ambulatorial simples,como se falar em atendimento universal para aquelas que queiram fazer aborto? Depois, em se considerando que mais de 65% da população é absolutamente contrária ao aborto, como contar com recursos públicos, de imposts, para a sua execução?

Como sempre, argumentos simplistas e falaciosos, que não se dirigem ao cerne da questão: uma "mãe" que abre as suas entranhas para que alguém arranque de lá um filho que gesta, vai contra o mais elementar instinto de sobrevivência da espécie, aquele que faz com que uma mãe seja encontrada, num incêndio ou desabamanto, abraçada ao seu filho, numa última tentativa de protegê-lo. É um dos maiores atos de desamor e de lesa-humanidade que podem existir. E cometido por aquela que tem o dever de proteger e, repito, contra pessoa absolutamente indefesa. COVARDIA, portanto!

E sem qualquer abordagem religiosa ou espiritual, frise-se. Lógica, pura e simples.

ASSASSINATO sim, ou que nome se deve dar a isso?!

"Interrupção da gravidez"? Por quê então criminalizarmos e levarmos a julgamento aqueles que "interrompem" a vida de alguém?

E se há algo em comum a todas as pessoas neste mundo é que elas já foram um feto algum dia e que uma mãe não quis "interrompê-los"!

O resto é balela ignorante ou má-fé mesmo.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:29



Comentário de: Luzia

Um dia ouvi um geneticista respeitado dizer que a partir do momento em que há a formação de um DNA, há um novo ser vivo. E quando ocorre a fecundação, essa identidade única se forma e nenhum outro ser em todo o universo será capaz de assumi-la. Isso já sabia há muito tempo como aluna de anatomia, fisiologia humana e genética, mas parece que as pessoas andam esquecendo os ensinamentos dos bancos escolares ao considerar a questão do aborto. Muitos falam que o aborto é um problema de sáude pública, mas quando penso na realidade em que nosso sistema de saúde se encontra com pessoas morrendo em filas de hospitais por falta de atendimento, concluo que a legalização do aborto só aumentará o problema ao invés de solucioná-lo. Enquanto um infartado precisar de cirurgia, ele terá que CONTINUAR na fila do corredor, pois a sala estará sendo ocupada para a retirada de um ser VIVO, mas indesejado pela sua mãe. Não podemos fechar nossos olhos......

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:42



Comentário de: richard smith

A benevolente e "democrática" Sula, aí em cima que clama contra o "assassinato" de animais para se comer (que tal você ir lá para a selva tentar "catequisar" um leãozinho ou um crocodilo, hein?) mas se diz a favor do aborto. Não é uma simpatia e de uma coerência à toda prova?

Reparem bem: os esquerdopatas e "liberais" mais radicais contra a pena de morte, em geral são a favor do aborto, pois ambos fazem parte da "agenda políticamente correta". Em outras palavras: um bandido cruel e impiedoso não merecer ser morto pelso seu hediondos crimes mas uma criança inocente, indefesa e e ainda não nascida, sim!

Não é muito coerente?!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:48



Comentário de: richard smith

Um beijo para você Luzia e parabéns pela sua coerência lógica.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 17:50



Comentário de: SIL

Um pingo de agua deixa de ser agua quanto toca
o chão?
Então um bebe de tres semanas tem vida, é uma
vida, imagine um passaro preso na gaiola, e
voce tentando pega-lo, e ele vai para um lado,
vai para o outro, até que sua mão o alcansa e
o esmaga, isso é um aborto.
Estamos a 2 anos em uma fila de espera de
adoção, não posso ter filhos biologicos,
sou mais uma entre muitas que esperam, enquanto
isso mulheres jogam fora um ser humano esperado
e desejado por nós.Só sabe a dor de não poder gerar
um filho, aqueles que já passaram por isso.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:00



Comentário de: Nilson

Daniela,
Então na hora de dar a buceta toma remédio ou usa camisinha.

Sua assassina assumida.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:03



Comentário de: fe

Anedota
Eu no computador, vendo os updates e os comentarios.
Minha mae passa atras de mim e diz:
-O que que vc esta vendo sobre o aborto?
Minha mae: ginecologista, liberada (libertina?) a favor do aborto
Minha resposta:
- Nada mae, é um blog que eu gosto, ele escreve sobre o aborto, eu leio sobre aborto.

Nao é esse o maior problema? Pessoas que falam sem propriedade, sem conhecimento? A questao é sempre muito superficial...

Eu soh quero tocar em dois assuntos
Primeiro, esse eu acho que vc jah deve ter visto muito, como homem, a escolha do aborto nao sera jamais sua, entao é mais facil se posicionar. A mulher por mais que pense aborto assassinato, ou aborto escolha, a decisao nao é baseada sobre isso. Sempre que a gravidez é indesejada, elas pensam no aborto, por mais religiosas que sejam, principalmente até, imagine uma super religiosa que engravidou, uma vez que cedeu a tentaçao, que vergonha! Certeza que elas pensam nas vantagens e desvantagens do aborto nessa hora, o que elas falam antes é historia. O aborto é uma coisa que se pensa agora... Uma mulher pode querer ser mae, mas ela quer tambem escolher o momento.

O segundo é o seguinte, eu acho que a unica razao de proibirem o aborto é que acham que legalizar vai tornar a decisao mais facil. Eu particularmente, no auge dos meus dezoito anos, acho que a decisao teria o mesmo peso: para uma mulher pode ser uma mutilaçao, mas para outras estar gravida é um peso. Depende muito. Mas o fato é, legalizado ou nao, a escolha estah aih, e muitas mulheres decidem de abortar, pondo em risco as suas vidas.

Eu sou muito a favor do aborto, minha educaçao é francesa, eu vejo o aborto como uma conquista, liberdade. Apesar de tudo, sei que eu nunca vou precisar, educaçao sexual, todo mundo sabe se proteger, ou nao? Eu fico chocada com gente que engravida sem querer. Eu nao posso acreditar que seja possivel, pelo menos nao com as pessoas que tiveram alguma educaçao...

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:29



Comentário de: fe

Para um colega aih de cima, contra o aborto.

Legalizar o aborto nao é abrir as portas dos hospitais publicos para que todas que tenham a vontade de abortar, abortem la, isso é impossivel pq com as listas de espera a mulher que quer abortar teria que esperar uns meses, neste tempo o embriao teria crescido e o aborto nao seria viavel.
Quando eu penso em legalizaçao, eu penso em legalizaçao das clinicas (que por acaso jah existem) assim, a mulher seria abortada por um medico, nao por qualquer um, com higiene e materiais esterializados, que nao é o caso hoje em dia, por isso sempre aparece nos hospitais complicaçoes de abortos mal feitos e falta de higiene (isso é grave! Uma clinica nao legalizada nao é fiscalizada!) E as mulheres teriam escolha, e poderiam tomar uma boa decisao, e serem acompanhadas por psicologos! Precisamos disso no brasil.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:41



Comentário de: fe

Voce quer ser a favor da vida? Por favor, seja!
Mas, voce jah matou uma formiga? uma mosca? Um verme?
Seres vivos, todos.
Se eu estou comparando um inseto com um embriao?
De jeito nenhum.
Mas se voce quer proteger a vida, começa aih, do seu lado, vc que nao tem problemas, voce que nunca teve que fazer essa escolha. Proteja essas vidas que voce menospreza primeiro.
Agora nao discuta a decisao de uma mulher que decidiu abortar!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:49



Comentário de: Laura

Desculpe a sinceridade, mas acho que há três questões onde os homens não deveriam opinar: aborto, TPM e depressão pós-parto, pois jamais conhecerão profundamente os assuntos! Tenho 2 lindos filhos e nunca quis abortar mas não julgo nem condeno a quem fez aborto... Só uma mulher pode conhecer o desespero de engravidar sob pressão familiar e sem condições de criar o filho! Não venham me falar que as mulheres deveriam tomar anticoncepcionais e blá, blá, blá, pois sabemos que a realidade é outra... a empregada dos meus avós abortou no quintal de sua casa há mais de 50 anos atrás, com um talo de mamona! Aborto existe desde o início da humanidade! Legalizado ou não as mulheres continuarão fazendo aborto se necessário (evidentemente deveria ser evitado) então que seja em uma clínica com um médico e não clandestinamente, matando meninas e mulheres às dúzias!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 18:49



Comentário de: ronaldo51

Complicado este assunto de existir ou não existir. Bom para os pensadores que tem assunto para o resto da eternidade. Enquanto isso, deixemos a cargo de pobres mortais resolverem se podem ou não, considerando as necessidades individuais, arcar com o fato de conduzir mais uma nova vida.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 19:03



Comentário de: José Silva Sobrinho

Por mais que tentem justificar, o aborto é um crime, e covarde, pois mata dentro do ventre materno alguém indefeso. Se, em vez de estar no ventre, a criança tivesse 5 meses, 1 ano de idade, certamente o posicionamento seria outro, pois convém ao bem-estar e à consciência de quem quer a legalização do aborto. Sinceramente, aborto é pior do que crime de pedofilia?!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 19:29



Comentário de: rolando galante

aborto é assassinato sim; não há nenhuma dúvida; quqal qual a dúvida? existe diferença em matar uma criança com um ano de vida ou um mês no ventre de uma mulher não quer matar não quer ter trabalho evite temos tantos meios! fora a hipocrisia! foi concebido, tem que deixar nascer!

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 19:55



Comentário de: Elpidio

Qual a diferença entre atirar uma criança do 6º andar e retirar do próprio ventre uma vida que se forma ?
Eu não vejo nenhuma. Todas as vidas, mais que isso, todas as formas de vida devem ser acolhidas e respeitadas.
Você quer o direito de dispor do seu próprio corpo ? Proteja-se de uma gravidez indesejada, adotando métodos contraceptivos.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 20:14



Comentário de: Claudio Antonio Cunha Mattos

Sou contra o aborto: A vida de um ser começa na concepção, comprovado pela ciência, portanto é
racional que se considere isso. Cabe muita res-
ponsabilidade a quem deseja somente pensar em
sí após o ato consumado, existem tandos meios
de se evitar a gravidez, é uma questão de cul-
tura e consciência. Agir somente pelo prazer da sexualidade, sabendo da possibilidade da gravi-
dez sem se preservar, e, depois não assumir,é
um ato lamentável.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 20:15



Comentário de: Marcia

Sou absolutamente contra o aborto. Afinal de contas, é uma vida, e em hipótese alguma deve ser tirada.
Sexo é muito bom, mas deve ser feito com consciência, sabendo sempre que se não forem tomadas as medidas para se evitar, essa chance sempre existe... A partir daí, é muito triste alguém dizer que faria um aborto....é lamentável.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 20:29



Comentário de: Claudio Antonio Cunha Mattos

Sou contra o aborto. O livre arbítrio e a responsabilidade é de quem pratica, as consequências de atos não condizentes com os bons costumes são devastadoras. Portando previnam-se.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 20:29



Comentário de: geraldo augusto ribeiro

sim. o aborto é um crime dos mais covardi,um
crime bárbaro, porque mata um inocente inde -
feso.que ironia! o utero que era o local mais
seguro da criança se tornou em uma armadilha.
muitos alegam que no começo não há vida,mas
alguém ja viu alguma coisa morta se desenvol-
ver? Deus em sua lei diz não matar,a vida per-
tence a Ele e só Ele pode tirar.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 20:42



Comentário de: Tarcísio

O aborto é apenas um problema de educação!
É, e sempre será, mais indolor e mais barato, educar com responsabilidade! Em algum momento da existência, a consciência reclama e aí a infelicidade bate, vêm doenças psíquicas... mea culpa!
Quem tiver dúvidas pergunte a alguém vivo, adulto, que deixou de ser abortado ou sobreviveu são e salvo e ouça, mas ouça bem, o que este tem a dizer. Depois, pergunte à mãe... Fico com a frase: "Deixa nascer e mata depois..."
Não pretendo ser juiz, mas à medida que
permitirmos sacrificar indefesos, criaremos todas as condições para o extermínio dos velhos e dos deficientes.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 21:40



Comentário de: Tarcísio

O aborto é apenas um problema de educação!
É, e sempre será, mais indolor e mais barato, educar com responsabilidade! Em algum momento da existência, a consciência reclama e aí a infelicidade bate, vêm doenças psíquicas... mea culpa!
Quem tiver dúvidas pergunte a alguém vivo, adulto, que deixou de ser abortado ou sobreviveu são e salvo e ouça, mas ouça bem, o que este tem a dizer. Depois, pergunte à mãe... Fico com a frase: "Deixa nascer e mata depois..."
Não pretendo ser juiz, mas à medida que
permitirmos sacrificar indefesos, criaremos todas as condições para o extermínio dos velhos e dos deficientes.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 21:44



Comentário de: Marco Aurélio Narciso

Não adianta qualquer discução em torno da legalização do aborto,tudo o que desserem a favor só demonstran que são ediondos esses individuos que a querem Gostaria de saber se o aborto fosse aplicado á eles se eles achariam muito normal saber que seus orgãos serão arrancados que sairão do utero aos pedaços, meus amigos quem concorda com o aborto demonstra que pode se juntar a menguelli e a outras personalidades ediondas que ja passaram por esse mundo. Eu como espirita que sou e sou reencarnacionista digo abram mas abram muito bem os olhos voçês que pedem o aborto para os outros pois oque estão pedindo para os pobres indefesos estão pedindo para voçês mesmo e voçês não perdem por esperar as concequencias deste ato ediondo. todos deverian ter mais cuidado com o santo ato sexual enão sair por ai se entregando à primeira pessoa que aparece no caminho e depois de uma gravides querer abortar. Bem dis o ditado popular, pimenta nos olhos dos outros é refresco mas no meu arde.Abram os olhos

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 21:47



Comentário de: daniel

aborto é assasinato tanto na questão religiosa comooo como na cientifica :para quem crê nas escrituras sagradas é totalmente contra a os principios --pessoais de Deus que nos conhece desde a conce--pcpção pção. já no aspecto cientifico é preciso lembrar que o bebe não é um prolongamento do corpo da mulher portanto ela não tem autoridade sobre ele e sim o bebe sobre ela .não é como o cabelo ou unha que faz parte do corpo e pode se escolher cortar ou não.a mulher é simplesmente ospedeiro para geração de outro ser.ela recebe o semen que gera a vida e não o produz de si mesma.lembrem tanbem que a diferença entre o embrião e um homem adulto é somente o tempo e a nutrição.a mulher pode escolher não engravidar tirar a vida nunca.no caso de estupro espere nascer e doe o bebe é atitude mais humana que se pode fazer .e para aquelas mulheres que não concordão não abortem esperem o bebe nascer peguem um taco de baseball e matem com suas proprias mãos qero ver se vocês tem coragem.por misericordia respeitem a vida que não pertence a vocês...................................

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 22:14



Comentário de: Mário Marinato · http://www.osarcofago.blogspot.com

Rapaz, a primeira coisa que me veio à cabeça durante a leitura do texto e dos comentários foi o comercial para o qual o Dr. Plausível colocou o link. Simplesmente imperdível.

Sobre a questão de aborto ser assassinato ou não, eu já escrevi sobre o tema certa vez, divagando sobre quando começa a vida.

Afinal, para assassinar alguém é preciso que ela esteja viva. E daí, quando é que se pode dizer que alguém começou a viver?

(meu texto está aqui: http://osarcofago.blogspot.com/2007/04/onde-fica-o-ponto-de-partida.html)

*

Alex, aguardo pelo esboço do romance. Só pode vir coisa boa.

Vai pensando aí.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 22:51



Comentário de: Geraldo Luiz de Almeida Vaz

Sou absolutamente CONTRA O ABORTO! O direito de opção de uma gestante ou do casal em cometer tal atrocidade não deve se sobrepor ao do feto (diga-se ser humano)que não tem a possibilidade de defesa. Não merecem o respaldo da lei, da moral e da sociedade. Não há muita diferença em se lançar uma criança de uma janela, dentro de uma lagoa ou de um rio ou praticar um aborto. É a mesma coisa!A ÚNICA DIFERENÇA É O GRAU DA CEGUEIRA DO CRIMINOSO!
Já legalizaram (por conta própria) o individualismo, o egoísmo, a vaidade e o imediatismo.
É hora de dar um basta em qualquer premissa ou justificativa que não privilegie a vida, o Amor a si mesmo (pra que se tenha condições) de Amar o próximo (não falo de religião e sim da própria lógica da vida). No imediatismo, as pessoas "fazem amor", ou seja, confundem sexo, com amor. Qualquer atitude humana deve ser pautada na responsabilidade e comprometimento. Não basta "apagar a luz" da consciência e colocar um pano preto sobre as próprias inconsequências. Uma escolha errada não justifica outro erro tenebroso. UM CONSELHO PARA OS EGOÍSTAS E EGOCÊNTRICOS QUE PENSAM EM ENVEREDAR POR ESSA VIA TENEBROSA É : PARA QUE VOCÊS TENHAM A SUA VIDA EGOÍSTA, DEIXEM QUE OS OUTROS TAMBÉM A TENHAM (PREFERENCIALMENTE LONGE DE VOCÊS).

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 22:59



Comentário de: wlisses Miranda

Sou Totalmente contra a legalização do aborto, sabemos que os meios de comunicação vem a todo momento alertando as pessoas sobre como se previnir da gravidez indesejada. E como Cristão venho tbg dizer que se as pessoas vivessem como Cristo orientou nao existiria esse tipo de problema, nenhuma desculpa cobre esse ato tão covarde de uma pessoa para com um inocente que nao teve o direito ainda de chegar a vida terrena todos nós passamos por problemas e concerteza se temos grandes problemas temos um Deus que é maior do que todos esses problemas e juntos venbceram

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 23:14



Comentário de: Teresa

Sou contra o aborto. Que tal se mentalizássemos agora um balde cheio de fetos destroçados porque a mamãezinha e o papaizinho acharam mais conveniente do que assumir a responsabilidade por seus atos...Daqui a pouco estarão anunciando no jornal: " vendo meu feto para pesquisas genéticas". É muito mais lucrativo apoiar esse tipo de prática do que a conscientização que acarretaria não somente a responsabilidade na concepção como também na escolha do político.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 23:16



Comentário de: tathiana ferreira

Li alguns comentários e parece que a maioria é contra o aborto, e ainda diz que se liberar, "a mulherada vai dar pra geral sem se preocupar e depois fazer aborto". Cada um faz o que quer, e vive com com as consequências disso. Para as pessoas religiosas, quem fizer aborto já vai ter seu castigo após a morte.
Eu faria? acredito que não, exceto em caso de estupro ou de feto acéfalo, ou de alguma forma incapaz de sobreviver fora do útero. Esse último caso então, eu acho um absurdo as pesssoas impedirem que a gestante tenha direito ao aborto. Querem que a mulher sofra nove meses carregando uma criança que não vai viver.

PermalinkPermalink 19.05.08 @ 23:46



Comentário de: william

Eu penso o seguinte, a mulher ela que gera a vida ela deve decidir se deixa nascer ou abortar. Nem precisa de lei p/ isso. O governo e a saúde, deviam respeitar a vontade da mulher. No Império Romano, as mulheres q. não desejavam criar os filhos tinham a opção de os entregarem p/ o estado criar. Ah qto a escravidão tem Castro Alves o poeta do escravos.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 00:07



Comentário de: Lia · http://naotenho

Eu sou a favor de aborto em caso de estupro (apesar de que o certo era não existir estupro), e em caso de feto defeituoso (no sentido que possa comprometer a vida do bebê;) e em gestações em que a mãe corra risco de vida.

e por mais que muitos sejam contra, legalizando ou não a verdade é que muitas mulheres fazem por aí. =)

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 00:53



Comentário de: marcos lacerda

Eu trabalho no magistério há 15 anos. Tive várias alunas que fizeram o aborto e em todas elas haviam um sentimento muito forte de culpa como se perdesse realmente um filho. Muitas sentiam assassinas. Portanto, falar é fácil, fazer nem tanto, mas o que vem depois, isto ninguem discute. "Haja psicólogo e medicação para depressão.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 01:02



Comentário de: Maria Marinho · http://niva.l@ibest.com.br

Depende da situação.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 06:58



Comentário de: Maria Marinho · http://niva.l@ibest.com.br

Depende da situação. "Há casos que pode com
a Lei"

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 07:00



Comentário de: Marcos

È.O aborto é um dos crimes em que a vitíma,não tem chance de defesa.E um erro praticado por (02)
porque a maioria dos abortos é praticado por
pessoas que praticaram sexo e apenas não querem
o filho(a).Um ato não justifica o outro.


PermalinkPermalink 20.05.08 @ 07:43



Comentário de: Ilson R. Napoleão · http://sebogutenberg.blig.br

Existem várias formas para se previnir tal de situação a primeira é a educação. Segundo, vivedo em tempos como os nossos onde as doenças as dts proliferam não podemos nos descuidar pois corremos o risco de nos infectarmos. Pois bem, se precisamos ser responsáveis em relação a nossa própria saúde, porque não podemos ser em relação a um novo ser que se forma?

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 08:21



Comentário de: Clemir

O que temos hoje em dia, pasmem, falta de informações, todos que aui expressamos nossas opiniões temos acesso ao maior a mais vasto rol de informações existente hoje no mundo, mas e aqueles que não tem?
O que quero dizer que por lugares onde andei ainda falta muito sobre informações, pessoas que eu julgave ao menos conhecer uma forma pratica de evitar uma "concepção", contudo na pratica mostram que não estão preparados para um ato sexual apenas prazerozo, sóm se dão conta depois que tudo ja se desenrolou, como é o dito popular "daí meu é tarde".
Agora quando me pergunta se sou contra o aborto, digo "IMAGINO O QUE ACONTECERIA SE MINHA MÃE ESTIVESSE FEITO ISSO COMIGO".
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 08:32



Comentário de: JORGE LUIZ DOS SANTOS

Sou a favor, dependendo dos casos, pois ao meu ver é preferível um aborto em tempo hágil, que uma criança passar o resto de sua vida mendigando, passando necessidade, e o pior sem uma formação cultural descente. O pior e que sabemos que por de traz dessa proibição esta infelizmente a IGREJA, esse é o maior motivo para não ter sido aprovado, porque não dizer no MUNDO.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 08:42



Comentário de: Antonio Jorge Nunes


Aborto é assassinato e milhões são assassinados
por ano. Caso a Igreja continui sendo contra,
os pecadores continuarão a pecar, e quem não
peca?
Agora, difícil é entender que do outro lado
tem alguém defendendo o pecado, assassinato,
a morte.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 08:59



Comentário de: correia · http://ig.com.br

ABORTO nao e crime,nunca foi e nunca sera.
ABORTO e produto.
ABORTAMENTO e crime.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 09:01



Comentário de: Gustavo


Quem tem a petulância de aceitar uma lei abominável como essa de escolher a morte não está bem de "cabeça". Está hoje aqui se dizendo a favor do aborto ,mas se esquece que uma dia foi um embrião e os pais escolheram que nascesse.Imaginem se escolhessem que morreria? Logo quem é a favor desta lei abominável está vivo, porque morto não escolhe.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 09:15



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Ainda bem q o congresso só tem 513 deputados. ¿Já imaginou um congresso de 150 milhões, cada um explicando sua opinião pessoal?

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 09:20



Comentário de: Welington

Se augumentarmos que para não acontecer aborto(crime) em locais inapropriados é necessário a legalização do ato. Então vamos lá, contudo, não esqueçamos da própria violência que deve ser "legalizada" das drogas que devem ser "legalizada", ou seja legalizamos todos os crimes contra a humanidade e então poderemos dizer: vivemos em um mundo sem crimes! Legal né!!!!!!!!

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 09:24



Comentário de: Gabi · http://casadagabi.tabulas.com/

Adoro ler opinião de gente besta. Acabo dando risada não só dos erros de português como da ignorância alheia.

Minha opinião pessoal, com quem ninguém precisa concordar? Não acho que aborto deva ser controlado pelo Estado. Assim como acho que educação sexual deve acontecer desde cedo, nas escolas. E postos de saúde devem distribuir preservativos e pílulas anticoncepcionais gratuitamente. Assim como acho criminoso que crianças sejam postas no mundo pra pedir dinheiro nos faróis ou passar fome em famílias enormes. A questão do aborto vai além da religião ou do Estado, não?

Lembrando ainda que anualmente, mesmo proibido, milhões de abortos são provocados com os métodos mais tenebrosos, desde remédios até cabides de arame introduzidos no colo do útero.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 09:29



Comentário de: Alex Luna · http://www.tarrask.wordpress.com

Cara, ao ler todos os comentários, eu chego à conclusão que eu sou contra o voto universal, porque tem gente que não deveria poder votar.

Ou então sou extremamente a favor, porque há muita gente que pode votar muito diferente de mim.

Eu adoraria ser o Alex Castro e ter este poder de pegar um assunto, jogar pra cima e ver a galera se degladiando.

Isto aqui ôô não é uma ágora de debate, é um coliseu.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 10:16



Comentário de: Caio Bellote

O aborto deve ser mantido como crime por ser assassinato.Isto é inegavel.Hoje com todas as informações disponiveis nos meios de comunicações até as pessoas de camadas menos favorecidas sabem a respeito de metodos contraceptivos,o que falta é tornar seu uso uma constante.
Como solução para o problema defendo que o estado amplie o direito a operações como vasectomia e ligaçaõ de trompas,fazendo-as gratuitamente pelo SUS.

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 20:36



Comentário de: Duda Mendes

As pessoas ao tratarem deste tema, batem muito na tecla "direito"...onde fica o "dever", a responsabilidade ?
Não querendo simplificar, mas, já simplificando, provavelmente 99% das pessoas que são favoráveis ao aborto são irresponsáveis, inconseqüentes e efêmeros...fácil, diante de um problema querer livrar-se, "jogando fora" a conseqüência de um ato irresponsável...e não me venham falar de tesão, desejo...somos humanos ditos racionais...o que não falta em nosso tempo é informação...o que mais incomoda são homens e mulheres ditos "cultos" e "inteligentes" declararem defender o aborto...se não conseguimos controlar um desejo, a ponto de não medir suas conseqüências, podemos ser chamados de racionais?

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 22:54



Comentário de: George Pedrosa · http://www.cinemaemcena.com.br

Vejo muita gente falando que "só engravida quem quer" e que "o erro foi dos pais". Vocês são analfabetos ou apenas se fingem de ignorante? Não existe, infelizmente, nenhum método contraceptivo 100% eficaz. De cada mil mulheres que tomam anticoncepcional por ano, em torno de 17 ficarão grávidas. Então não me venha com essa baboseira de que hoje em dia "só engravida quem quer"... a não ser que você seja um desses imbecis que têm medo do próprio orgão sexual e acham que sexo antes do casamento é uma passagem para o Inferno... nesse caso, vá se foder!

PermalinkPermalink 20.05.08 @ 23:26



Comentário de: fe

Claro que nenhum metodo é confiavel, mas toda a mulher devia usar pilula se tem uma vida sexual ativa e a camisinha tambem é obrigatoria para se proteger ddas doenças. Com esses dois combinados é impossivel de engravidar. Acontece que muita mulher nao sabe tomar pilula, por isso engravida.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 04:05



Comentário de: Fábio · http://literanalise.blogspot.com

Sobre o UPDATE I

Escrevi o "sofisma de 3 linhas" porque não estava a fim de redigir um "romance russo" sobre o tema, mas:

Sou Médico, estudante de Direito e Pós-Graduado em BIOÉTICA E BIODIREITO.

Isso não significa que eu não seja um idiota, mas minha mediocridade não está em discussão.

Porém, demonstra que considerei, sim, todas as questões morais, éticas, jurídicas e o escalbal antes de me posicionar, até porque Aborto é um tema com o qual me deparo quase diariamente na prática profissional e sobre o qual tive de me debruçar "ad nauseam" durante a vida acadêmica.

O sofisma foi escrito daquele modo porque eu pretendia ser sucinto.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 08:20



Comentário de: Duda Mendes

George Pedrosa,

Hoje em dia somente engravida quem quer mesmo. Se não existe um método 100% eficaz, a combinação de métodos dá garantia de que a mulher não vai engravidar...acho que o ignorante é aquele que culpa os métodos e não as atitudes, e ainda não sabe usar os métodos anticoncepcionais de forma correta...e isso não tem nada a ver com desejo,sexo, moral, costume e religião...que trepem à vontade...mas, com responsabilidade...acho que o aborto deva ser descriminalizado, com as seguintes condições, entre outras :
1-) O estado não deve fazer aborto gratuito para ninguém, exceto em caso de gravidez por estupro ou risco para a mãe;
2-) O aborto somente seria permitido uma única vez, tendo a mulher a responsabilidade de provar quem é o homem que a engravidou...feito um aborto a mulher e o homem perdem o direito de ser pai e mãe, de forma natural, para o resto da vida (podem adotar uma criança, se for o caso)
3-) Implementação de controle de natalidade pelo Estado

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 09:32



Comentário de: Sheila

Duda Mendes

Vc acha que aborto é assassinato?
Se sim
Assassinar uma vezinha só pode?
Se nao
Pq nao fazer mais de uma vez?





PermalinkPermalink 21.05.08 @ 14:18



Comentário de: josé carlos · http://www.darnomeaoboi.blogspot.com

Acerca dos abortos nos jovens (-18, basicamente), que é um tema bastante especifico:

se são homenzinhos e mulherzinhas para certas coisas, também são para outras. Ponto.


E aquela coisa de que hoje em dia só engravida quem quer ser um erro crasso, e de em 1000 mulheres que usam a pilula, 17 engravidarem... Perguntem ás mulheres e jovens que vão abortar se tinham usado algum meio de protecção naquela vez. A minha previsão é que se surpreenderão.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 18:28



Comentário de: Desafeto

Lendo os comentários, descobri que:
- abortos têm estâncias;
- lobisomem também é gente;
- há outras espécies de monstros por aqui;
- há mulheres que fazem filhos sozinhas;
- surgiu uma nova seita: a dos evanJélicos;
- um desses deuses aí é assassino;
- alguém conversa com ostras.
Sendo a favor da vida, do feto ou da grávida, assassinaram a gramática, a lógica, as estatísticas e até o velho bom senso.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 20:44



Comentário de: Duda Mendes

Sheila,

Não acho que aborto é assassinato. Se uma mulher decide fazer um aborto é porque nem ela nem o pai não tem responsabilidade, capacidade e inteligência de evitar uma gravidez, que, até prova em contrário, e diante da míríade de informações disponíveis, é algo bastante simples. Assim, se não conseguem ser minimamente responsáveis para evitar uma gravidez, NÃO SERÃO para criar, educar e transmitir valores para um filho. Assim, NÃO MERECEM TER A OPORTUNIDADE de ter um filho. se doer na consciência, e quiserem se redimir, que adotem uma criança que foi abandonada por um outro(a) irresponsável e inconseqüente.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 21:24



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

pra pensar:

http://drplausivel.blogspot.com/2008/04/o-estmago-e-barriga-2.html

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 23:03



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

Duda Mendes,

Tenho uma sugestão melhor:

Toda gravidez tem q ser registrada em cartório imediatamente após sua confirmação.

Pra evitar a ocultação da gravidez, todo casal tem q fazer um B.O. de toda trepada sem camisinha, num prazo de 24 horas, na delegacia mais próxima.

Caso haja aborto espontâneo, a mulher deve fazer um exame de corpo de delito e apresentar o feto para exame no IML.

Caso se trate de gravidez psicológica, a mulher deve, num prazo de 30 dias, engravidar de fato pelo método q achar melhor.

Se alguma dessas obrigações não for cumprida, continua tudo como está.

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 23:44



Comentário de: George Pedrosa · http://www.cinemaemcena.com.br

Pílula anticoncepcional não é segura, não importa quão cuidadosa seja a mulher. E sim, existem muitas mulheres que acabaram grávidas por confiarem apenas na eficácia da pílula. Quanto ao uso da camisinha, junto do anticoncepcional, eu até concordo, mas vamos ser realistas: você acha mesmo que uma pessoa pobre, além de ralar pra conseguir colocar o prato na mesa, pagar as dívidas e comprar camisinha, ainda vai gastar 20 reais por mês em anticoncepcionais? É tão fácil dizer isso quando esses 20 reais não fazem a diferença na hora de colocar o almoço na mesa...

Quem diz que hoje em dia só engravida quem quer é imbecil, desinformado ou fundamentalista religioso. Ou os três ao mesmo tempo. Já ouviram falar em estupro?

PermalinkPermalink 23.05.08 @ 01:06



Comentário de: George · http://www.cinemaemcena.com.br

Além disso, aparentemente, vocês estão levando em consideração apenas os casais que namoram (me pergunto por que... conservadorismo?). Ora, e se eu conheço uma garota, decidimos transar, ela garante que usa anticoncepcional, mas pode estar mentindo... Acabo usando camisinha, é claro, mas ela engravida, porque camisinha não é 100% segura e ela estava mentindo quanto ao anticoncepcional. Levando em conta essa situação hipotética, o que fiz de errado? Transei com uma mulher que não era minha namorada (argumento conservador/fundamentalista religioso)? E quanto a pessoas que têm alergia a látex? Camisinhas que não são feitas de látex tem maior chance de rasgar...

Sei que é um caso bem específico, mas é apenas um exemplo típico de uma situação que foge completamente ao controle de uma das pessoas... também sei que a maioria esmagadora dos jovens que engravidam é por descuido mesmo... agora, por favor, não venha com esse argumento radical que "hoje em dia só engravida quem quer", pois existem exceções.

PermalinkPermalink 23.05.08 @ 01:26



Comentário de: Duda Mendes

Dr. Paulsível...não sugira implausibilidades.

George, quanto aos pobres, aborto e controle de natalidade é questão de Estado e cabe a ele definir regras e fiscalizar a implementação de políticas públicas.

Segue lista de métodos contraceptivos (fonte : http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp)

A) Métodos comportamentais:
- Método Rítmico ou Ogino-Knaus (do calendário ou tabelinha)
- Temperatura basal
- Método do Muco Cervical (Billing)
- Coito interrompido

B) Métodos de Barreira
- Condom ou camisinha ou preservativo (masculinos e femininos)
- Diafragma
- Esponjas e Espermicidas
- Dispositivo Ultra-Interino (DIU)
- Mirena

C-) Anticoncepção hormonal
- Pílulas monofásicas
- Pílulas multifásicas
- Pílulas de baixa dosagem ou minipílulas
- Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte
- Injetáveis
- Implanon
- Nuvaring
- Evra

D-) Métodos definitivos
- Laqueadura tubária
- Vasectomia

Pontanto, o argumento de que "só engravida quem quer" não é nada radical...depende muito mais de responsabilidade (do homem e da mulher)

PermalinkPermalink 23.05.08 @ 18:52



Comentário de: Dr Plausível · http://drplausivel.blogspot.com

D. Mendes,
Vc parece ter uma queda por interpretar as coisas literalmente: além de não notar a ironia em minha "sugestão", tbm não nota a hipérbole em "só engravida quem quer".

Gera confusão, tomar esse tipo de frase literalmente. Dizer "só engravida quem quer" equivale em lógica a dizer "só se corta quem quer". Como prova desta última, vc diria q as facas têm cabo, q basta tomar cuidado, usar tesouras com responsabilidade, &c &c. E no entanto, MESMO sendo consciente, cuidadoso, responsável e abstinente no uso de objetos cortantes, é um fato q TODO SER HUMANO se corta alguma vez, simplesmente porque o mundo físico (do qual fazem parte facas, testículos e úteros) não é regulado pela vontade humana.

PermalinkPermalink 24.05.08 @ 12:16



Comentário de: Duda Mendes

Dr.
Pelo contrário...não tenho essa queda. Você "acha" que não entendi a ironia.
Quanto à hipérbole : não é exagero a afirmação. É tudo questão de informação (coisa que transborda pelo ladrão em nossos dias)
Quanto à lógica : se vc entende que tenho alguma queda quanto à "literalidade das coisas", entendo a sua quanto à "lógica das coisas"...Não sou um especialista em lógica, e, pelas suas colocações, penso que vc não é também. Precisamos estudar a matéria...

PermalinkPermalink 26.05.08 @ 09:14



Comentário de: Natali Brust

Deixar os "outros" decidirem se fazem ou não aborto, é o mesmo que dizer: "Não estamos nem aí com a droga do problema do mundo. Eles que se virem sozinhos. É o mesmo que passar por uma ruela, ver alguém espancando outra pessoa e não fazer absolutamente nada para impedir. Somos tão monstros, como aquele que espanca.
Aborto é crime, mas crime ainda, porque o ser que está "lá dentro" não tem nenhuma forma de defesa, está totalmente à merce do assassino.

PermalinkPermalink 07.10.08 @ 11:33



Comentário de: Rogéria Leal

Na verdade existe muita falsidade, só vejo as pessoas q se diz boazinhas, ser contra o aborto e não faz nada pelos os que nasceram, que precisa de roupas comida e atenção, ficam julgando quem fez aborto e depois julgam por que teve filhos e não pode cria-los. Geralmente quem precisa fazer aborto são as mulhereres q não tem acesso aos preventivos, e os homens onde ficam? Ainda hoje se fala, o PROBLEMA E DA MULHER a culpa e da MULHER, e quem sofre são os filhos das mulheres pobres, a mulher e julgado do mesmo jeito, com aborto e por pôr no mundo, um filho não programado, filho bastardo, filho de mãe solteira de tiquinho, ramera, da amante, da adolescente, em fim de uma alma feminina que leva o fardo por ser mulher, GENTE, quem poder facam algo por essas pessoas q precisam de ajuda uma mão amiga e não de juizes.

PermalinkPermalink 21.06.09 @ 11:43



Comentário de: buy facebook fans · http://cxasfgdfghdfgghdrgnmlokoudergwerbg.com

Hi, where do you buy this info would you please support this with many proof or you may say some good reference as I as well as others will definitely appreciate

PermalinkPermalink 28.04.12 @ 12:13



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email năo será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Importantíssima Questăo

Próximo post: Evento de Repúdio aos Encontros de Blogueiros

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botăo no seu site