Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%.

Orgulho de Ser Brasileiro

Apropriação Indevida

Durante as discussões da Prisão Patriotismo, uma leitora escreveu:

Aiaiaiaiaiai! O que você quer dizer com isso? Que o nosso país com as dimensões continentais que tem deve passar desapercebido no cenário das grandes nações? Te dá prazer saber que é a capital da prostituição e do oba oba? Por que temos que abrir mão da identidade linguística? Aquela merdinha chamada Portugal, por incrível que pareça, estendeu seus domínios até além do oriente. Mas por que você acha que o patriotismo aprisiona? Todos os povos sentem orgulho quando ganham medalha de ouro nas olimpíadas e disputam hegemonias em varios esportes. Patriotismo sim, por que não? Afinal de contas, você é louco ou vira-casaca? So os filhos da puta do tio Sam podem ser patriotas?

Então quer dizer que a Luiza Parente dedica toda a sua vida à Ginástica Olímpica, faz todo o tipo de sacrifício pra ir às Olimpíadas e supera todas as barreiras pra ganhar o Ouro, tudo isso só para, no dia seguinte, patriotas por todo o Brasil se orgulharem: "Ganhamos o Ouro em Atlanta!"?

Ganhamos, é? Nós quem? Onde estava você quando a Luiza Parente treinava oito horas por dia? Você colaborou em alguma coisa? Levou lanchinho pra ela no intervalo? Emprestou dinheiro quando ela precisou? Fez vaquinha pra pagar a passagem, pelo menos?

Ah, então não fode.

Outra: "ganhamos de 3 a 1 do Vasco ontem!"

E eu pergunto: nós quem, cara-pálida? Você estava em campo? Você estava quiçá no banco? Você colaborou em alguma ínfima parte que seja da vitória? Então que porra é essa de "ganhamos de 3 a 1 do Vasco"? Quem ganhou de 3 a 1 do Vasco foram aqueles onze caras em campo, você não teve nada a ver com isso.

Ou, pior ainda: "O Brasil ganhou a Copa do Mundo! O Brasil, cara! O Brasil! Você não liga pro Brasil?"
 Fundação: Trilogia ISAAC ASIMOV
Leva a mal não, mas o Brasil não cabe num estádio de futebol. Quem ganhou não foi o Brasil, quem ganhou foi uma equipe. Nem eu, nem você e nem o Brasil tivemos nada a ver com isso. Aliás, se você levar em conta como esse país é ingrato com seus atletas, é mais provável de terem ganho apesar do Brasil.

 Eu, Robô ISAAC ASIMOVMas Dos Defeitos Todo Mundo Corre

Isaac Asimov, um dos poucos homens que admiro, conta uma história interessante. Ele era judeu e, uma vez, um de seus amigos judeus veio dizer, em tom de vitoriosa confidência, que os judeus eram zero vírgula alguma coisa da humanidade mas que tinham ganho trinta e tantos por cento dos Prêmios Nobel. Não é incrível? E ficou rindo sozinho, que nem um idiota.

O Asimov ouviu aquilo, pensou e respondeu: e você sabia que os judeus são também zero vírgula alguma coisa da população dos Estados Unidos, mas quase quarenta por cento dos gigolôs? O amigo ficou chocado. Sério? Sim, disse o Asimov. Faz você sentir vergonha de ser judeu, não é? E o outro: claro que não, não fui eu que fiz nada disso.
Ordem e Progresso, de Gilberto Freyre
Bem, respondeu Asimov, esse número eu inventei agora, mas se você não sente vergonha pelas coisas ruins que não fez, por que sente orgulho das coisas boas que também não fez? Aqueles Prêmios Nobel também não foi você que ganhou.

Uma outra cena que sempre vejo: um pobre estrangeiro faz alguma crítica ao Brasil e, mesmo se for a coisa mais unânime do mundo, cai todo mundo de pau em cima do infeliz.

E eu tento defender: mas o que ele falou não está coberto de razão, meu deus?!

Claro que sim, respondem os patriotas, entre porretadas, e a gente está cansado de saber disso, mas ele não tem nada que vir pra cá falar mal da gente!

Orgulho de Ser Brasileiro

Acho muito estranho tantas pessoas dizendo que têm orgulho de ser brasileiros.

Sobrados e Mucambos, de Gilberto FreyreEu não tenho orgulho de ser destro. Não tenho orgulho de ter 1,79m de altura. Não tenho orgulho de ter olhos e cabelos castanhos. Não tenho orgulho, muito pelo contrário, dos meus 100 kg.

Por que cargas d'água teria orgulho de ser brasileiro?

Ser brasileiro, assim como ser destro, não é nenhum mérito meu, não é nada que eu fiz, foi uma circunstância fortuita e totalmente fora do meu controle.

Faz tanto sentido ter orgulho de ser destro quanto de ser brasileiro.

Pessoas Vaidosas e Intragáveis
Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre
Eu devo mesmo entender tudo errado.

Enquanto vejo as pessoas tendo orgulho de ser católicas, vascaínas, cariocas, brasileiras, mangueirenses, circunstâncias fortuitas ou independentes de mérito pessoal, aquelas pessoas que têm um justificado orgulho das coisas que realmente fizeram, dos seus feitos individuais, são rotuladas de arrogantes, vaidosas, insuportáveis.

 Corinthians: é Preto no Branco WASHINGTON OLIVETTOOutro dia, mais um escritor famoso veio dizer, em entrevista, que Gilberto Freyre era intragável de tão vaidoso. Tudo bem, Freyre era reacionário e tinha várias atitudes políticas indefensáveis, como apoiar toda e qualquer ditadura que visse pela frente, mas o homem foi um dos maiores gênios que o Brasil produziu. Casa Grande & Senzala é, na minha modesta opinião, a maior contribuição brasileira à cultura mundial, uma idéia límpida, bem defendida e insightful, que coloca Freyre no panteão dos grandes pensadores da humanidade. Ele tinha todo o direito de ser vaidoso e de ter orgulho do que fez.

Dizem que Washington Olivetto também é assim. Não conheço o Olivetto. Mas, se for, é porque tem todo o embasamento empírico para tanto: o homem é um dos profissionais mais premiados e reconhecidos da sua área em todo o mundo.
 Piores Textos de Washington Olivetto, Os WASHINGTON OLIVETTO
Ou seja, as pessoas se orgulham de uma goleada da seleção, da qual não participaram em absolutamente nada, mas rotulam de vaidoso e arrogante um homem que tem orgulho de sua própria obra.

O Olivetto, pelo menos, tem orgulho dos gols que ele mesmo marcou.

Vidas Vazias e Medíocres

 Luis de Camões: Obra Completa LUIZ DE CAMÕESA façanha de Portugal nos séculos XV e XVI foi realmente incrível, mas os homens que a realizaram estão todos mortos. Não temos nada a ver com isso. Aos portugueses de hoje, só resta ler Camões e João de Barros e chorar pitangas.

Ter orgulho dos feitos dos outros é o cúmulo da babaquice. Sejam os outros a seleção brasileira, a Luiza Parente ou os navegadores portugueses do século XVI.

Por trás de todo patriotismo cego e ufanista estão pessoas pequenas, sem conquistas próprias das quais se orgulhar, tentando se apropriar indevidamente dos feitos dos outros.

Coletivo vs Individual

Naturalmente, a explicação está na velha dicotomia entre individual e coletivo.

O sucesso do indivíduo é sempre exclusivo. Gilberto Freyre é um gênio porque os outros não são. Os medíocres não têm como embarcar no sucesso de Freyre para alimentar seus próprios eguinhos. Para eles, o orgulho de Freyre por seu sucesso é um tipo de egoísmo, pois estão explicitamente excluídos dele.

Já as conquistas coletivas, militares ou esportiva,s se prestam mais à difusão entre a massa dos sem-conquistas. A ponte entre "Luísa Parente ganhou o ouro em Atlanta", "O Brasil ganhou o ouro em Atlanta" e "Ganhamos o ouro em Atlanta", da terceira para a primeira pessoa, é automática e relativamente indolor, permitindo que pessoas pequenas, que não têm nada do que se orgulhar, possam se apropriar indevidamente da conquista do outro e sentir aquele calorzinho de auto-estima que suas próprias vidas não lhes proporcionam.

Quando um medíocre reclama da vaidade ou arrogância de quem se orgulha dos seus próprios feitos, ele está na verdade ressentido por não poder se apropriar dessas conquistas com a facilidade que se apropria do penta.

(Gostou? Clique em algum dos links ou imagens, compre alguma coisa no Submarino e eu ganho uma comissão.)

 

05.05.08


Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/20257

Posts similares:
Notícias do Rio
Parada do Orgulho Humano
Se eu tivesse namorada...

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Nadja

Muito interessante teu blog! =)


PermalinkPermalink 05.05.08 @ 01:51



Comentário de: Deborah · http://arealidadeelouca.blogspot.com

Gostei muito do texto, inclusive porque é sempre interessante ver bem-organizadas e escritas de forma provocadora idéias que já passaram pela minha cabeça. Sempre achei que patriotismo, ufanismo, nacionalismo, e todos esses "ismos" (incluindo o racismo) eram idéias muito mais nocivas do que benéficas. A idéia de que o que realmente nos iguala é sermos humanos me parece muito mais proveitosa do que qualquer tipo de distinção, até porque nenhuma distinção se sustenta diante de um exame cuidadoso.

Por outro lado, será que não é algo intrínseco do ser humano, essa necessidade de se sentir pertencente a um grupo, e participar das conquistas desse grupo? Tudo bem que isso fazia mais sentido quando o grupo em questão era um bando de caçadores, e todos participavam da caçada, mas dá pra imaginar que alguma coisa disso tenha permanecido...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 07:27



Comentário de: André

"Não sou um patriota - Não tenho respeito pelos que nos metem em complicações: detesto que me digam a quem devo matar e por que tenho que morrer... e tudo em nome do patriotismo.De fato, não sou um patriota -e não somente por motivos morais ou intelectuais, mas também porque é sentimento que não possuo. Como tolerar patriotismo quando em seu nome foram assassinados seis milhões de judeus? Pode-se dizer que isso aconteceu na Alemanha; não obstante, esses impulsos homicidas estão latentes em todas as nações." - Charles Chaplin.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 08:03



Comentário de: celia maria

Eu amo ser brasileira.
Amo meu país, ele é lindo, abençoado por nosso
Deus.
As pessoas com o coração ruim é que tentam
estragar a todo tempo a beleza do nosso dia
a dia e do nosso país.
Quando a gente ama a Deus, a gente também ama
e cuida de tudo que ele nos dá a cada dia.


PermalinkPermalink 05.05.08 @ 09:49



Comentário de: Marcus

NAO, nao tenho orgulho de ser Brasileiro. Como posso ter orgulho quando todos os dias em todos os Jornais sempre tem estampado o que nossos politicos inclusive o Presidente esta fazendo ou nao para piorar ainda mais na situação do povo brasileiro?
Acho que nunca se teve tando "mal caratismo" de nossos politicos. Deveria ser criado uma lei para afastar todos e qualquer politico envolvido em corrupção, pelo o memos ate ser averiguado se e precedente ou nao, enquanto isto ele nao deveria receber um centavo que seja. pois, o unico orgão que e mais sensivel a dor e o "bolso" humano.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 10:12



Comentário de: RUI

NOSSA QUE NOJO, PIOR QUE TEU senso sem nexo, ENCONTRA OUTROS TANTOS TONTOS,VC DVE SER DAQUELES QUE SE SENTE FELIZ POR NADA, POR NADA FAZER E SER, NO MEIO E AINDA QUER ROUBAR O PATRIOTISMO,OU O SENTIMENTO DE FAZER PARTE DEO TUDO, UAI TCHE, TCHAU.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 10:29



Comentário de: Tiago Lima

A Lei Brasileira não serve pra nada, sendo assim meu orgulho morre, assassino de criança aqui no nosso pais pode aguardar tudo em casa numa boa, e ladrão de leite toma surra da policia e não tm direito a advogado...,

Brasil = Prostituta.., o governo investe 40 milhões em preservativos para a cambada transar no carnaval,,, mas 90% dos casos em Sâo Paulo são arquivados, por estarem acumulados.., kcilda! pega os 40 milhões contrata gente...,

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 10:55



Comentário de: José Juan Martins

Gostei muito do artigo. Enquanto o patriotismo
e a sua pior variante, o nacionalismo, dominarem os projetos do país, continuaremos a vivenciar todo este atraso. Se eu tivesse nascido na Islândia, Suriname ou Kazaquistão, deveria ser patriota e chorar por cada "conquista" do país? O que mais me incomoda é ouvir aquelas tolices do tipo: Nossas mulheres são as mais lindas do mundo (o sujeito conhece a mulher da Nicarágua para fazer tal afirmação?). Nossas praias são as mais lindas (tente andar nas areias "limpas" de Copacabana). O brasileiro é o povo mais simpático do mundo. Nosso futebol arte é o melhor do mundo. Alguém já pensou em algo como: Somos os mais tolos do mundo, pois acreditamos no Maluf, Lula, Zé Dirceu, ainda temos partido comunista, acreditamos na imagem santa que chora. Sempre vemos as empresas estrageiras como meras exploradoras da nossa mão-de-obra barata, qunado na verdade elas trazem riqueza e progresso. As pessoas querem que o governo dê emprego para todos, principalmente uma boquinha em uma estatal, que na nossa imaginação defende os interesses do povo brasileiro, quando na verdade serve apenas para locupletar os que mamam nas tetas das mesmas.

Abaixo o patriotismo e o nacionalismo.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 10:56



Comentário de: Augusto

Não da para ter orgulho de ser brasileiro! Nosso povo tem a cara das pessoas que representam. Nosso povo não tem raiva da roubalheira escandalosa e sim de não poder fazer o mesmo! Seremos o eterno país do futuro! Sinceramente estou trabalhando,guardando meu dinheiro para daqui uns anos me mandar sem olhar ou lembrar que isso aqui existe.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 10:59




Alex, bem pensado e bem escrito.

Só acho q existe sim *alguma* justificativa em se orgulhar de uma conquista olímpica alheia. O atleta está lá representando um país e não a si mesmo. Ele pode ter treinado e se aperfeiçoado com seus próprios recursos, mas ele sabe q quem banca a olimpíada são os estados participantes. Ele se torna atleta por méritos próprios, mas a oportunidade de demonstrá-los é concedida a ele pelo país como um todo.

Acho também q a gente deve perdoar o arrogante meritório, mas é bem mais difícil gostar dele. Lembrando também q quem é bom mesmo no q faz – quem tem uma visão realmente ampla, profunda, perspicaz e estruturada de seu ramo e de suas habilidades – é geralmente quem menos se alardeia e mais respeita os talentos menores. Exemplos disso abundam.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:08



Comentário de: Eduardo

Alex,

Até concordo com vc no caso da Luisa Parente. Mas em relação aos times e ao nacionalismo, eu pensei em duas coisas:

Quanto ao nacionalismo, não acredito na identificação pelo simples fato de ter nascido aqui no Brasil, ou pela bandeira, ou pelas belezas naturais que já estavam aqui quando eu nasci. Mas talvez pelo conjunto de características sociais que nos envolvem e por vezes nos tornam comuns. Pessoas de uma cultura mais parecida, criando filhos de uma forma mais parecida, geram pessoas com tipos de comportamento mais parecidos, o que mais ou menos é a cultura de um povo, certo? (para enxergar esses traços de distinção, e exagerando no antagonismo, imagine comparar a cultura brasileira a uma oriental, por exemplo). Daí vc pode gostar ou não dessas características comuns - cumprimentar com beijo no rosto, dançar junto - mas para um conjunto da população razoavelmente grande essas características existem enquanto conjunto.

Acho ótimo ter a opção de não se identificar também (como vc parece fazer). Isso também fazem brasileiros que se acham americanos, europeus, etc. Isso também fazem gringos que se orgulham de ser brasileiros. A identificação de nação é menos geográfica, na minha opinião, e mais uma certa identificação por traços comuns de cultura, dos quais por praticá-los, vc pode ter vergonha ou orgulho. Vc pode desprezar esses traços e se juntar aos de outra nação, ou a nenhum que não as pessoais(me parece sua opção). Mas quem quer se identificar com um grupo, se comportar de forma mais parecida, tb tem o direito ...

Em relação aos times, acho que vc participa da conquista de uma forma sim. Contribuições para o clube, comprar camiseta, pagar para ver o jogo, meu tempo vendo coisas do patrocinador (idiota ou não, isso é escolha de o que fazer com o tempo)... essas coisas são financiamento. O torcedor ajuda a financiar o time, logo pode cobrar desempenho.

Se achar que vale a pena, contra-argumente. Será um prazer ler sua resposta, como é ler seu blog.
Abraço

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:15



Comentário de: Alberto

Nossa!!! ...que pobre coitado que voce é, que ser totalmente vazio e sem expressão, voce tem um sério problema de depressão meu camarada, sua auto estima esta abaixo de anus de cobra, procure ajuda companheiro, urgente, ou voce provavelmente é um filinho frustrado e invertebrado de papai, talvez filho de um de nossos honestissimos politicos, ou um chinelão frustado. Tente se apegar a Deus, reze, só te fara bem, procure compartilhar as alegrias e tristezas de seu proximo, visite casas de carentes, não continue sendo esse oco egoista imbecil que é hoje. Sorria, mesmo que seu sorriso seja triste, a maior tristeza é não saber sorrir. Seja BRASILEIRO, proteste. Misture-se com seus semelhantes, sorria, dance, abraçe, berre, xingue, abaixo o molusco alcolatra, procure VIVER, compartilhar, seja solidario ou o que parece mais ser fácil para voce, suicide-se. Que Deus te abençõe e te ilumine.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:16



Comentário de: Pedro Luis Lima

Afinal ter orgulho de que?? Um pais que so pensa em eleicao e todos os sites so falam isso o presidente brasileiro acabara de se eleger e ja se falam no 3 mandato ou no proximo presidente e o povo onde fica e so para pagar imposto alias deveria ser orgulho nacional pagar imposto isto nosso pais e campeao mundial, de que me vale viver num LOCAL onde elegemos nosos ladroes e esses ladroes adoram o poder e de la nao querem mais sair. Hoje vivo na Australia adoro e adoraria ser Australiano o governo pensa 24 horas em seus cidadoes e isso e muito bom.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:19



Comentário de: Marcos

E porque não deveríamos ser patriotas?Tenho
alguns parentes que viajaram para grande parte
do mundo,e os mesmos confessaram,não há País
melhor para se viver do que o Brasil.Infeliz-
mente temos os anti-patriotas,cuja,maioria
está em Brasília,que acabam com nosso Brasil.
Esses sim,merecem ser deportados para longe,que
de brasileiros não tem nada.Devemos nos
orgulhar sim.Não quero dizer com isso que
devemos fechar os olhos,para as injustiças,
roubos e violência.Parece que torcemos para
que nosso País vá a falência.Quem ama Cuba,
Rússia,Irã,deveria se mudar e urgente para lá,
faria um favor.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:24



Comentário de: Guedis

Mais hoje tenho mais orgulho sim por tem um País mais produtivo, economia estavel muito poder de compra esse e o Brasil que eu sonhei agradeço a quem a LULA..o maior presidenta deste Brasil..por isso só feliz aqui...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:29



Comentário de: Rafael Rosado

Nossa, que bosta de texto... os argumentos que vc usou pra tentar convercer o leitor que patriotismo não vale nada não consegue convencer nem criança de 2 anos de idade, vc só falou merda. Temos que ser patriotas sim, todas as grandes potências do mundo tem em seus cidadãos um patriotismo muito forte, ele lutam para seu país ser o melhor... Se não formos mais patriotas o Brasil vai continuar a ser essa merda de sempre.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:29



Comentário de: Guedis

Tem brasileiro que só fala mal de seu Pais tenha vergonha na car e seja realmente um brasileiro feliz,,, viva LULA......2010 quero sua reeleição sim...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:31



Comentário de: Douglas

Eu tinha orgulho de ser brasileiro, mas agora não tenho mais !! É verdade que o Brasil é um país lindo, mas será que só isto basta para se orgulhar de ser brasileiro ? O brasileiro é sem educação, joga sujeira em qualquer lugar, ouve funk com orgulho, essa musica maldita que incentiva nossos jovens a prostituição e ainda alega que é liberdade de expressão ! O nosso país tem a maior taxa de desigualdade social e acha que bolsa familia é algo bom. Bom é emprego que dá além de dignidade algo para as pessoas se preocuparem e deixar de pensar besteiras. O Brasil poderia ser o melhor do mundo, mas caminha a passos de uma criança que ainda esta no ventre da mãe (ou seja, não anda).O nosso presidente tem um avião só pra ele (coisa que nos outros paises não tem), mas as pessoas não ligam, afinal de contas o Brasil é pentacampeão, tem carnaval, tem bastante sexo descontrolado, homicídios, corrupção, e é claro ... o bolsa família. Um abraço a todos !!

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:39



Comentário de: Gonzalez

Quando alguém que não entende de um assuntos
mas se julga suficientemente capaz para
produzir idéias a respeito deste assunto só
pode dar nisso... O patriotismo não tem nada
a ver com futebol ou coisa do gênero. É uma
manifestação do consciente coletivo, da ânsia
de se pertencer a um grupo social. Talvez deves-
se estudar um pouco de sociologia e antropologia para
para desenvolver um tema tão complexo...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:40



Comentário de: NARCK RAMOS · http://www.maqna.blogspot.com

SOU PATRIOTA, MAS AS VEZES ME ENVERGONHO, EM VER OUTRAS NAÇÕES PROGREDIREM COM DIFICULDADE, E NÓS CONSEGUIMOS REGREDIR COM TODA FACILIDADE DO MUNDO, A NATUREZA CONSPIRA AO NOSSO FAVOR, NÃO TEMOS TERREMOTOS DE GRANDE ESCALA, MAREMOTOS, OU GRANDES PROBLEMAS, COMO OUTRAS NAÇÕES ENFRENTAM, NOSSO ÚNICO E DEVASTADOR PROBLEMA É POLITICA ADMINISTRATIVA, NO QUE NOS ENVERGONHAM, A CADA DIA COM SUA DESVAIRADA GANANCIA NOSSOS POLITICOS CONSEGUEM COMO GAFANHOTOS DESTRUIR ESTA LINDA NAÇÃO, E QUE COM CERTEZA É BONITA POR NATUREZA E ABENÇOADA POR DEUS. SE NÃO FOSSE PELA CORRUPÇÃO, COM CERTEZA TERIAMOS UMA GRANDE NAÇÃO, COM SAÚ;DE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, COM ESSE TRES PONTOS PODERIAMOS CRESCER SEM PARAR, NÃO TEMOS PROBLEMAS COM AGUA, NEM FERTILIDADE DE SOLO, CATASTRIFES NÃO FAZEM PARTE DE NOSSO COTIDIANO, VULCÕES, OU FURACÕES, TEMOS TUDO PARA PROGREDIR, AVANÇAR SEM PARA, TEMOS TAMBEM O POVO MAIS AMAVEL DO MUNDO, MAIS ARTISTA DO MUNDO, OS MELHORES CORAÇÕES DO MUNDO, E A MAIOR FÉ DO UNIVERSO, DADA PELA NATUREZA A OPORTUNIDADE DE TER TODOS OS PREVILÉGIOS NATURAIS, MAS NOSSOS ADMINISTRADORES NÃO POSSUEM ESPIRITUALIDADE SUFICIENTE PARA LIDAR COM TANTAS DÁ;DIVAS, E ERRAM SEGUIDAMENTE, EM BENEFICIOS DE SEUS INTERESSES PRÓPRIOS, E O POVO SOFRENDO O DESCASO, MAS TUDO QUE É DADO PODE SER TIRADO, E ELES NÃO SÃO FELIZES MESMO COM TODA ESSA CORRUPÇÃO, POSSE NÃO TRAZ FELICIDADE, POSSO LHES AFIRMAR TODOS OS NOSSO POLITICOS E CORRUPTOS SÃO INFELIZES EM PLENO PARAÍSO, NÃO QUE O DINHEIRO NÃO TRAGA FELICIDADE, MAS FELICIDADE É QUE NÃO SE COMPRA, SE É CONQUISTADA. E SÓ EXISTE UM JEITO, AMOR, FRATERNIDADE E HONESTIDADE.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:42



Comentário de: Carlos Eduardo

Nunca vi um comentário mais cretino em toda a minha vida, primeiro que o Brasil esta sem governo, pois esse pais esta crescendo sozinho, quem não concorda me fale pelo menos uma decisão que contribuiu para o crescimento do Brasil, e Lula 2010...Fala sério que tortura o que é isso agora monarquia ?? São Imbecis que apoiam isso !

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:44



Comentário de: Carlos Eduardo

E temos que ser patriotas sim, sem tapar os olhos para o que acontece no cenário politico como se o Brasil fosse perfeito, patriotismo não tem nada a ver com teleguiados do nosso amado ignorante..e analfabeto Presidente

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:49



Comentário de: tereza cristina

eu tenho orgulho de ser brasileira sim, e tem mais eu tenho haver com as medalhas ganha pelos atletas uma vez que quem potrocina parte de despesas sao os brasileiro, quando pago imposto, e diga de passagem só noto quando faço declaraçao de imposto de renda e vejo que 35 por cento do que ganhei foi para cofres publicos...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:51



Comentário de: Guedis

SE NÃO AMA DEIXI - O NÃO VAI FAZER FALTA DESSE TIPO DE GENTE TEM MESMO E QUE TRABLHAR PARA OS GRINGOS AQUI SÓ FICA OS PETISTA E LULISTA 2010 TEM REPRISE DE TUDO . VIVA BRASIL , VENEZUELA , BOLIVIA , ARGENTINA , PARAGUAY......SOCIALISMO ACIMA DE TUDO.....

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:52



Comentário de: Douglas

Concordo plenamente com você Carlos Eduardo. O brasileiro é igual mulher de malandro, quanto mais apanha mais gosta !! Esse negócio de Lula 2010 é coisa de quem tem pouca ou nenhuma massa encefálica !

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:52



Comentário de: Lucas · http://lucasteixeira.com

Tá re-postando as prisões?

Agora tô entendendo o que você chama de "desler" seus textos. Pessoal aqui encarou seu texto como "não vale a pena ter orgulho de ser brasileiro, porque o Brasil é uma merda", e não como "ter orgulho de algo que você não escolheu é irracional".

Mas eu concordo com alguém que falou aí em cima que, apesar de não termos escolhido sermos brasileiros, a cultura nos torna um tanto parecidos, diferenciando dos destros ou dos aquarianos ou dos botafoguenses.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 11:57



Comentário de: José Juan Martins

Os brasileiros têm que perder essa mania de achar que tudo o que é "nosso" é melhor. Temos muito menos importância no resto do mundo do que a maioria das pessoas imagina. O Brasil não sabe ganhar dinheiro com as coisas que produz. QUerem exemplos? Somos o maior produtor mundial de café, mas se formos ao supermercado, dificilmente iremos encontrar um café decente para comprar. Se um turiste quiser levar um bom café produzido no Brasil, terá dificuldades em conseguir. Se vc for à Colômbia entenderá pq eles exportam um café de mais qualidade que o Brasil. Países com menos atrativos atraem muito mais turistas que o Brasil. Aqui o cara já chega no aeroporto e é extorquido pelo taxista, pelo doleiro e depois pela prostituta/travesti. É assim que as coisas funcionam aqui.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:02



Comentário de: Carlos Eduardo

E essa tal de Guedis é brincadeira, não tem um mínimo de cultura para saber postar mensagens com erros de português banais, ou seja, é por essa grande maioria analfabeta, que somos obrigados a aguentar mandatos irracionais de políticos que fazem o Imortalizado Collor parecer ladrão de galinha.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:11



Comentário de: Daniel Malingre Vieira

Gostei muito do texto nunca havia analisado essa questão por esse angulo.Muito coerente e argumentativo!Concordo com a abordagem mas penso que o brasileiro que ajuda indiretamente pagando um ingresso de jogo e auxiliando no pagamento do salário do atleta contribui para o time que ganha e possui parcela pequena no mérito.Assim como o leitor que compra o livro do escritor talentoso estimula seu interesse em manter sua genialidade focada na escrita pois dela provém seu sustento.por exemplo gostei do seu texto se eu indicar a amigos para lê-lo e ele acaso tiver boa repercussão,vc se sentiria incentivado a escrever da mesma forma outros textos não é vedade?

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:25



Comentário de: SIRC MCON

Ter orgulho de ter nascido neste país, só pq ele não sofre de furacoes, maremotos, terremotos e outros desastres naturais, sem chance, antes fosse estes desastres naturais do que esse bando de sacana que ao invés de proporcionar uma qualidade de vida de acordo com o tamanho de seu PIB..digo nosso! ficam ae só sugando, e sugando, manipulando, dissimulando,etc...
PARA MIM O VOTO DEVERIA SER FACULTATIVO!! E TENHO DITO.
SIRC

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:30



Comentário de: Carlos Eduardo

Concordo plenamente, pois o voto facultativo desestimularia as pessoas analfabetas que não sabem votar apertam qualquer numero( isso existe eu sou mesario e sei!)as pessoas que se influenciam por qualquer coisa como bolsa familia e todos os outros subterfúgios eleitoreiros que acontecem, pessoas que vem uma camiseta de politico antes da zona eleitoral e decide na hora, essa palhaçada iria acabar.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:47



Comentário de: Leandro

Caí neste blog por uma dessas, como tu disse, circunstâncias. É uma pena que tu tenha boas idéias, levante assuntos interessantes e até, podemos dizer, feridas do nosso país. Mas fica só nisso. Existe o levantamento, mas tu não faz a cortada. A bola cai sem marcar ponto. Existem eqúivocos nos teus comentários. Poderia criticar justamente a falta de apoio aos nossos esforçados atletas, mas sem pra isso pregar o anti-patriotismo. Erras feio nesse ponto e atrapalha ao invés de ajudar. Revise teus textos e verás o que digo. Mas tem uma boa arrancada. Quem sabe, com um pouco mais de treino vença algum set. Um abraço.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:51



Comentário de: Renata Rocha · http://renata.org

Excelente texto. Muito, muito medo dos comentários. As pessoas mataram a aula de interpretação de textos.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:51



Comentário de: Leandro

Quanto ao voto:

Heróis existem e não deixem que sua luta tenha sido em vão, façam valer seu direito. E façam um Brasil direito.

E tenho dito.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:55



Comentário de: Pensador

Há várias formas de interpretar a questão que você abordou.

Ter orgulho de algo que não fez, é sem dúvida tolo.

Defender seu próprio país a qualquer preço também é.

Entendo seu ponto de vista.

Porém, a coisa não é tão simples assim.

É necessário, é vital, essencial, ter orgulho do que se é, tanto em nível individual como coletivo, se queremos continuar a existir como país.

Um povo, é tão livre quanto deseja, a História mostra que povos com alto senso de orgulho, de identidade, de patriotismo enfim, são os que mais se destacaram, mais conquistas atingiram.

Precisamos SIM, do patriotismo, mas que seja um patriotismo esclarecido, não para um ufanismo idiota, nem para odiar outros povos, e sim uma vontade firme de construir um país melhor, de construir uma sociedade mais justa e próspera.

Então, temos que ver que há coisas maravilhosas em nosso Brasil, que temos que dar graças a Deus por termos nascido aqui neste país com um povo alegre, humano e com tantos recursos naturais. Mas além de dar graças a Deus, temos que lutar, nos esforçarmos para merecer tal privilégio.

Temos que lutar contra a injustiça social, a imensa desigualdade econômica que gera miséria e boa parte do crime.

Temos que lutar por uma verdadeira priorização da educação, para que nossas próximas gerações não continuem sendo um bando de ignorantes, muito menos doutrinados por desenhos idiotas e muito junk food.

Para que não continuemos sendo consumistas tolos e infantilizados, para que não sejamos alienados americanizados. Para que olhemos para nossos pobres e estendamos a mão para eles, dando-lhes condições de crescimento e educação, sem assistencialismo (apesar que às vezes há necessidade de soluções emergenciais).

Temos que fazer uma auto-crítica contundente sempre, e cobrarmos de nós mesmos mais engajamento social, mais luta para criar um país melhor, sem crianças nas ruas, sem favelas, sem falsos ídolos. Valorizemos o estudo, o esforço e o trabalho, não ídolos tolos e vazios. Deixemos de ser macacos e macacas de auditórios ou torcidas organizadas, para nos tornarmos engenheiros, médicos, professores, enfim, profissionais que colaboram por um país melhor.

Tenhamos orgulho SIM, sejamos patriotas de verdade, pois patriota é o que se engaja e luta por uma sociedade melhor.

O verdadeiro patriotismo começa, com o amor pela pátria, pelo seu semelhante, pela vontade e esforço de criar uma sociedade mais justa.

O falso patriotismo é um grito vazio, um ufanismo irracional, um discurso de papagaio que nada faz, não se importa com os outros, pensa só em si, em seu próprio egoísmo. Temos muitos "ídolos" desse tipo.

Temos muito que crescer e melhorar, e só conseguiremos isso, se formos muito patriotas.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:57



Comentário de: Lêda MariaCorreia de Freitas

Quem mora no Brasil, no Nordeste e no Ceará, é brasileirissimo, nós sabemos o que é ser discriminados por não termos as mesmas oportunidade que o resto do nosso amado País.
Não temos educação, habitação, emprego, saúde,
transporte que respeite seus usuários e preste um bom serviço, governos que sejam comprometidos com o nosso estado e mucipio
segurança que nos deixem tranquilos em nosssas
casas e ainda somos abordados em blits, mutados
e carro apreendido, quando não temos nenhum motivo
para tanto abuso de altoridade.
Temos que escolher bem neste ano um Prefeito e vereadores que nos represente de fato e de direito
que não legisle em causa própria.
É assim que somos tratados aqui, como seres humanos
trabalhadores, mas sem direito, somente com deveres.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:58



Comentário de: josé amauri

Eu tenho vergonha de ser brasileiro,concordo com eduardo e josé juan no que eles dizem, e mais tratam como fenomeno um cara que vendeu uma copa para França ,porque tudo que esse cara vai fazer e na Fraça ,envolve em escandolo e ainda vai na delegacia mas nem desce do carro, são tantos as coisas erradas por isso não tenho orgulho de ser brasileiro.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 12:58



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com todos os Corpos Celestiais que são benditos pois muitos por acreditarem absoluta Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre.

Idenpendentemente disso meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:04



Comentário de: Anderson · http://Eu teria orgulho do Brasil - orkut

Acredito que ter orgulho do Brasil e ser
patriota tem suas diferênças. O texto em questão
refere-se ao orgulho, que por sinal anda ferido
por tantos descasos (saúde, impostos, infra- est-
trutura, serviços públicos, e políticos desonestos)
Sou patriota, não burro!

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:06



Comentário de: Carlos

Sinto uma felicidade sem tamanho todo dia que acordo a milhares de km de distancia do Brasil. Fiz de tudo para deixar este pais e pretendo ficar longe dele por toda minha vida.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:07



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com todos os Corpos Celestiais pois muitos por acreditarem absolutamente na Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre.

Idenpendentemente disso meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:08



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com todos os Corpos Celestiais que são benditos pois muitos por acreditarem absoluta Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre.

Idenpendentemente disso meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:09



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com todos os Corpos Celestiais pois muitos por acreditarem na absoluta Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre.

Idenpendentemente disso meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:10



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com os Corpos Celestiais pois muitos por acreditarem na absoluta Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre.

Idenpendentemente disso meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:10



Comentário de: O Alfa e o Omega · http://www.rebento.com

Na Verdade a minha Verdadeira Pátria e o Universo Inteiro. Com os Corpos Celestiais pois muitos por acreditarem na absoluta Verdade em meu Santo Filho Jesus Cristo Eu pessoalmente abençoei-os para sempre. Os que se esqueceram do Único e Amado Deus da Vida foram amaldiçoados para sempre. Pois não receberam meu perdão eterno.

Os meus pés se apoiam em algum lugar da face da terra e o país que pré-destinei foi o Amado Brasil.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:13



Comentário de: rubens

O texto até que é interessante, salvo o fato de que não é vergonha nenhuma ter orgulho do feito de outros homens notáveis. O problema, como em tudo, é o radicalismo.
Um outro adendo é que "nós não ganhamos a medalha de ouro em Atlanta", tanto porque "Luiza Parente não ganhou a medalha de ouro em Atlanta". Ela foi uma grande ginasta, mas não participou da Olimpíada de Atlanta.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:14



Comentário de: Robson

Interessante como as pessoas leem o que querem ler, rsrsrs. Eu entendi perfeitamente o pensamento do Alex. Acho que ter orgulho de ser brasileiro realmente é uma tolice , mas isso não significa que estejamos rejeitando o país ou nossa cultura. Eu amo o Brasil pelo país que ele é, pelas prais, pelas comidas que temos, pela música, enfim por tudo que é o Brasil mas acho que poderia ter o mesmo amor pelo Brasil mesmo tendo nascido em outro país. Da mesma forma posso ficar muito feliz porque o time para o qual eu estava torcendo na copa, fez um gol, nada demais. Tomo umas cervejas, faço algazarra e bola pra frente. Mas , realmente acho uma tolice, me apropriar daquele sentimento como sendo um feito dos brasileiros.
Acho que essa questão é a mesma que eu , como homossexual, me deparo todo ano. Não concordo com a parada gay, porque acho que não temos de ter orgulhos de sermos gays. Acho hipocrisia entrar debaixo da bandeira do arco iris na paulista e depois chegar no escritório fazer a linha machinho.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:35



Comentário de: SIRC MCON

O VOTO FACULTATIVO PREVINIRIA MUITAS DESSAS ROUBALHEIRAS NA CARA LARGA DESSES CRETINOS POLITICOS.
1o OS CRETINOS NÃO TERIAM MAIS OS TROÇENTOS VOTOS DESTES ELEITORES IGNORANTES POLITICOS QUE SE SATISFAZEM COM UM 'PÉ' DE CHINELO.
2o NÃO TERIAMOS-PELO MENOS TENHO A ESPERÂNÇA- MAIS REPRESENTANTES(DEPUTADOS, SENADORES, PRESIDENTES)SEMI OU ATÉ ANALFALFABETOS POR COMPLETO QUE NÃO SABEM NEM EXPRESSAR O RACIOCINIO, PRECISAM QUE REDIJAM E EDITEM EM ALGUNS CASOS POIS O TEXTO É MUITO GRANDE PARA À TAMANHA A BURRICE DO CRETINO QUE NÃO SE CANSA DE MAMAR NA TETA DA VACONA DO POVO.
E TEM MAIS....

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 13:59



Comentário de: AryMathéia

Meuuuuuuuuu
muitas vezes eu pensei ir embora do meus país, como minha irmã e alguns amigos fizeram, mas eu desisti, pois eu sempre soube que la fora eu não teria o que eu tenho aqui.. Não vou abandonar o barco e convoco a todos se juntarem a mim para conserta-lo. Eu amo o meu país.

www.estrelabrasileira3.com.br

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:01



Comentário de: AryMathéia · http://www.estrelabrasileira3.com.br

Eu amo o meu Brasil, Brasileiros.

Os politicos são de péssima qualidade, si mas, o país é tão bom, o povo tão merecedor, que ele anda sozinho! Em cada setor da administração se verificarem com atenção verão que melhorou muito.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:09



Comentário de: SIRC MCON

MELHOROU MUITO O QUE?!! SÓ SE FOR PARA ELES..ESTÁ CADA VEZ MELHOR PARA ESSES LIXOS!!

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:22



Comentário de: Carlos Eduardo

é Verdade, melhorou o que ? imposto de renda e outros levam quase 40% do nosso salario, vale ressaltar o 3ºmaior, bom pelo menos em alguma coisa o Brasil esta a frente rsrsr, sem contar a IOF, nós trouxas comemorando o fim da CPMF eu pelo menos ja sabia que vinha algo tão ruin quanto ou pior, essa merda não tem é Jeito mesmo, começou errado e continuara errado pra nossa angusstia.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:31



Comentário de: jaime

Tenho orgulho de ser brasileiro,amo o verde,amarelo e cor de aniz,nossa Bandeira com certeza é a mais linda,nosso hino não tem igual,nossas mulheres são invejáveis,os homens também tem seu valor.Somos a terra do futebol e samba,das praias maravilhosas,da cana de açucar,do carro a alcool,do feijão carioca,do café,do negro,do branco,do amarelo,dos sem cor,do pai da aviação,do povo alegre e esperançoso e quem não gostar deste as portas dos aeroportos é a serventia da casa.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:44



Comentário de: jaime

Brasileirissimo,(Entre outras mil és Tú BRASIL).

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:51



Comentário de: SIRC MCON

Eu vou compartilhar uma ideia(parece loucura)que tenho e que imagino que seria a soluçao para os problemas do Brasil.

1o Divisão Territorial e Politica do Brasil em 3 partes.
Brasil Sudoeste(menos RJ), Brasil Norte-Nordeste, Brasil-Central-RIO;

2o Implosão dos prédios, monumentos, deputados,senadores, camaras,etc.. da famigerada capital Brasilia, que não beneficia o povo em nada,só causa triteza,quando no noticiario fala -"em brasilia, os dep.." o telespectador logo comenta:-"já sei querem aumento de novo..", é só fazer um passeiozinho pelos arredores,nas ditas cidadelas satelites.
resumindo: ESTE BRASIL ESTÁ UM LIXO..E BEM FEDORENTO!! e tenho dito.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:52



Comentário de: Carlos Eduardo

É por causa de idiotas como esse Jaime podemos ver que brasileiro só quer saber de bunda, samba praia, carnaval, e futebol enquanto isso o governo bota na nossa bunda com a ajuda de uns caras que nem esses dai és tu brasil isso é uma palhaçada!!!!!

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:55



Comentário de: SIRC MCON

PRA QUEM FALOU QUE O AEROPORTO É A SERVENTIA DA CASA,EU FALO,OU MELHOR PEÇO, O PASSAPORTE, A PASSAGEM E A ESCRITURA DO MEU NOVO LAR EM UM NOVO E DIGNO PAÍS.
NÃO DEVERIA MÁS VOU TI AJUDAR. PAÍS NORUEGA, AGORA É SÓ A PASSAGEM E ETC..
VALEU..VOU NESSA..YUUPPII

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 14:57



Comentário de: SIRC MCON

NO CONGRESSO, ASSIM COMO EM TODAS AS CASAS MUNICIPAIS,ESTADUAIS,DISTRITAIS DITAS DO "POVO" EU ACREDITAVA QUE OS BABACAS,IDIOTAS, CRETINOS ESTAVAM LÁ RECLUSOS,POREM ME ENGANEI, HÁ UM ENTRE NÓS..

"Brasileirissimo,(Entre outras mil és Tú BRASIL)."
TIPICO DE UM SER QUE NÃO TEM NOÇÃO DA SITUAÇÃO NA QUAL NOSSO SISTEMA DEMOCRÁTICO/POLITICO ESTÁ PASSANDO.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 15:06



Comentário de: Carlos Eduardo

falou tudo, é por causa de pessoas alienadas desse jeito, que tudo se apaga com carnaval e copa do mundo!

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 15:19



Comentário de: MarcosVP · http://pirao.wordpress.com

"A façanha de Portugal nos séculos XV e XVI foi realmente incrível, mas os homens que a realizaram estão todos mortos. Não temos nada a ver com isso. Aos portugueses de hoje, só resta ler Camões e João de Barros e chorar pitangas."

Olha, é engraçado ler isso depois de tantas defesas suas a reparações, por nós, contemporâneos, dos erros dos escravistas de antigamente. Por que quando se trata dos feitos medonhos dos Portugueses dos sécs XV, XVI, XVII e XVIII, a gente tem tudo a ver com isso? Afinal, eles também não estão mortos? Eu, por exemplo, nunca entrei em campo para ganhar uma copa para o Brasil, mas tanbém nunca chicoteei um escravo com minhas próprias mãos. Por uma coisa eu não posso me ufanar, mas pela outra tenho que pagar? Que critério é esse?

Estou confuso.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 15:43




Boa, MarcusVP. Tá meio contraditório com outros pontos-de-vista mesmo. Mas...

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 16:31



Comentário de: Jorge Nobre · http://jorgenobre.unblog.fr/

Você não é torcedor. Você não sabe nada sobre ser torcedor. Você está falando sobre o que não entende.

Se você fosse torcedor, saberia que jogar com torcida é uma coisa, e sem torcida é outra. E que jogar sem torcida é pior. Todo torcedor aprende isso com o tempo. E todo atleta aprende isso imediatamente.

PermalinkPermalink 05.05.08 @ 23:21



Comentário de: Bear

Não houvesse lido antes o comentário de MarcosVP, teria feito a mesma observação. Apenas, acrescentaria que, contraditório ou não, o post todo foi uma ótima leitura.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 02:50



Comentário de: Lucas · http://lucasteixeira.com

MarcosVP,

Parece bem contraditório mesmo. Mas eu acho que a questão é diferente, porque ele não quer que reparemos o erro cometido porque os escravos sofreram, e sim porque os NEGROS DE HOJE sofrem com isso.

Ele não está olhando o passado, os mortos. Está olhando os vivos.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 08:46



Comentário de: Cássia · http://www.clicrbs.com.br/cassiazanon

Concordo contigo, Alexandre, exceto no quesito "estar com os jogadores em campo". Quem quer que tenha torcido num estádio lotado não tem como não se sentir partícipe de uma vitória (ou derrota). O problema é que as pessoas costumam achar que só participam mesmo na vitória :-)

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 11:35



Comentário de: Frederico Fiuza · http://d3rf.wordpress.com

Sou patriota sim, pagos meus impostos, torço pela seleção canarinho, fico feliz quando meu time ganha e ao contrário do que vc pensa, ajudo sim a esses atletas, afinal o dinheiro dos impostos tb é destinado a incentivo e custo deles, é tb usado para atender meus compatriotas que são de alguma forma mais miseráveis do que eu, e diferente do que vc pensa, não sou medíocre e tenho minhas conquistas individuais.
Vai morar em outro país já que o Brasil não te orgulha tanto assim

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 11:41



Comentário de: Maestro Billy · http://maestrobilly.blog.uol.com.br

Sensacional.
Espetacular.
Genial.
Parabéns pela clareza em expressar o que muita gente pensa, mas não consegue colocar em palavras (eu incluso).
Genial MESMO.
Replicarei sempre que puder.
Abraços,
Billy.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 11:46



Comentário de: Rebéca C. Leite · http://exp-sound.blogspot.com

Eu nunca havia tido coragem para dar uma passada por aqui. Me arrependo.

Muito bem redigido o texto. Houve apenas alguns errinhos de digitação, extremamente aceitáveis.

Parabéns. Já tens - mais - uma leitora assídua.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 11:51



Comentário de: Rafael Amaral · http://www.estagiaridade.com

Excelente texto. Parabéns.

Já virou tinyurl pra mandar pra muita gente.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 11:58



Comentário de: Kris Arruda · http://machomoderno.blogspot.com

Impressionante como certos assuntos são proibidos para certas pessoas. Falar mal do Brasil como pátria parece ser o mesmo que falar sobre nazismo na Alemanha.

Não sou patriota, não tenho orgulho de ser brasileiro.

Não me identifico com o povo brasileiro que tanto gosta de dar um jeitinho, que premia a malandragem em vez do mérito e que prefere tapar o sol com a peneira.

O que o autor deste texto foi tirar a única alegria de muitas pessoas aqui. O futebol, as olimpíadas, o carnaval.

Mas como alguém disse, nunca fui torcedor de nada. Sempre apreciador. Não consigo apoiar se a causa não merecer. Isso por si só me impossibilita de ser torcedor.

Enfim, que sejam patriotas aqueles que se sintam assim, eu prefiro ficar de lado. Mesmo tendo ajudado por meio de impostos todos esses atletas sei que quem o fez ganhar de verdade não fui eu. Foi o treinador (muitas vezes estrangeiro), o clube (muitas vezes fora do Brasil) e sua própria família.

Damos nosso dinheiro para esses esportes sem opção. Queria saber quem daria se a contribuição fosse facultativa.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 12:05



Comentário de: Iuri Lammel Marques · http://webjornalista.blogspot.com

Ótimo texto.

Se queremos nos apropriar das glórias de ilustres brasileiros, então deveríamos, no mínimo, também admitir nossos defeitos. Entretanto, quando um brasileiro admite algum defeito do país, logo é tachado de anti-brasileiro, elitista etc.

Só é possível evoluir quando detectamos nossos defeitos.

Ano passado escrevi um post relacionado com o assunto, sobre o patriotismo exagerado e hostil do brasileiro no Pan-americano do Rio, em http://tinyurl.com/4dr9qy

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 12:07



Comentário de: Rogério Torres · http://www.interfeito.blogspot.com

Claro que o coletivo deve ser valorizado pelo bem de qualquer nação que se preze. Mas em tempos de globalização, isso está cada vez mais antiquado e desnecessário.
O que não podemos deixar de lembrar, principalmente em ano de Olimpíadas, é que esse mesmo Estado que presta péssimos serviços de saúde e educação, utiliza o tal "Espírito Olímpico" como forma de opressão velada, enchendo os mais necessitados de um orgulho bobo e sem sentido por conquistas em nada relevantes á eles, feitas por atletas no outra lado do mundo.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 13:21



Comentário de: Guilherme Serrano · http://www.andafter.org

tenho esse mesmo pensamento mas em um assunto também complicado: a religião.

Coisas de "mimimi obrigado deus por eu conseguir este emprego" que não fazem sentido porque em momento nenhum deus estava lá para me ajudar, para manipular a mente das pessoas do RH e essas coisas todas.

Ser patriota é o típico "gozar com o pau dos outros"...

Parabéns pelo texto!

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 13:32



Comentário de: Gley · http://perdigotos.blogspot.com

O mais engraçado é que a maioria dos comentários discordantes (a MAIORIA, não todos) não contra-argumenta nada, vai só na onda do "você é chato, bobo e feio".

É o tipo de pessoa que valida a existência deste post.

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 19:20



Comentário de: Gley · http://perdigotos.blogspot.com

Mas que o comentário do MarcusVP é incisivo, ah isso é.

Vamos reler?

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 19:25



Comentário de: Kosmidis · http://www.capacitordefluxo.blogspot.com

Não vou me prolongar...simplesmente espetacular....

PermalinkPermalink 06.05.08 @ 20:24



Comentário de: Olga

Não acho que ter orgulho de ser brasileiro quando nossos compatriotas nos orgulham seja apropriação indevida, mas sim, uma forma da gente compartilhar alegrias, conquistas e vitórias.



"A alegria compartilhada é uma alegria dobrada." (John Ray)

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 00:28



Comentário de: Girino · http://girino.org/blog

Eu pensei em comentar por aqui, mas a coisa cresceu! Se tiver um tempo, escrevi um post quase quilométrico sobre o assunto no meu blog.

http://girino.org/wordpress/2008/05/07/patriotismo-globalizacao-e-historia/

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 00:34



Comentário de: amendoin

quanta merda por pixel encontrei aqui pqp.
Aluiza parente que NUNCA ganhou medalha e muito menos viajou a Atlanta viajou custeada pelo governo que banco com nossos IMPOSTOS.
o meu clube sobrevive de venda de camisa e ingressos, logo colaborei com as duas partes.
As meldalhas que possam vir nas olimpiadas foram bancadas pela lei piva e pela lei de incetivo ao esporte. ambas eui ajudo a pagar, pois uso loterias e pago imposto.
então nobre imbecil, tenho sim paixao pelo meu país, pelo meu time e claro tenho vergonha de ter a mesma nacionalidade com vc.
que faz textos imbecis pra criar polemicas inuteis

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 08:04



Comentário de: amendoin

por falar nisso, denunciei seu blog por pedir cliques, ao google adsense.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 08:06



Comentário de: Fernando Costa

Muito bom seu texto, um do melhores que já li, divertido, ácido, de um humor espetácular, atinge em cheio seu objetivo,criar polêmica, e o melhor, ver as pessoas levando a sério.
Parabéns, tive o maior orgulho de ver um brasileiro com tamanho senso de humor.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 08:20



Comentário de: anonimo

que cara individualista e mau humorado.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 10:10



Comentário de: Ana Karine

Alex!

Amei seu texto, muito inteligente e direto ao ponto!

É notável que as pessoas que não concordaram, também não conseguem entender que o patriotismo é apenas uma construção social, que esse amor é algo que se aprende a ter e alguns até acham desculpas para o sentimento. O que está em discussão aqui, fica bem claro, não é se o Brasil merece ou não ser amado, por isso e aquilo e sim a idéia de idolatria cega e da apropriação indevida. E essas questões de crenças são difíceis de ser encaradas por quem já as introjetou de maneira tão profunda que a eles parece ofença, falta aí um pouco de senso crítico. De onde surgiu a idéia de pátria? família? estado? Foram construídos, não foram sempre naturais e nem sempre existiram, pensar nesta idéia e investigar os porquês acho que seria um bom começo.

Abraços e parabéns!! Muito agradável começar o dia com um texto assim!!!

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 11:33



Comentário de: alpha

nunca tinha lido teu blog esse post eh foda. me lembrei de um discussão q tive com uma gauxa. eu falava q naum tinha orgulho q isso naum existe em mim e tal...quando eu disse q inventaram o orgulho pra manter as pessoas em ordem ela juase saiu da ordem com uma faca naum mão.^^ uma vez um general dos eua disse q nenhum soldado seu se mataria se ele o mandasse mas eles pulariam de um avião com um fuzil na mão com amorte iminente por um pedaço de fita pra colar no peito. vou acvompanhar teu blog jah q percebi uma simetria de ideias entre nos.. pena q eu nuam seja la o q se pode chamar de bom escritor.. deix essa parte pra vc, xefe! :D

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 13:01



Comentário de: Roner

Nunca vi tanta ignorância e imbecilidade junta.
Desde quando Luiza Parente foi a Atlanta, você deveria se informar antes de fazer comentários infelizes. Só a título de informação e Luiza Parente foi para as Olimpíadas de Seul em 1988, e se ela foi, foi custeada pelo nosso governo com a arrecadação de impostos que todos nós contribuímos com uma verba específica para isso.
Se meu time ganha um jogo, eu estou lá no estádio pagando meu ingresso, e com isso eu faço parte dessa vitória. Com esse tipo de verba e de venda de camisas, é que os clubes custeiam seus gastos, e repassam uma porcentagem para as federações e passa para a CFB. Então quando o Brasil foi campeão, nós contribuímos com e essa vitória, sem contar com os patrocínios, que se não tivessem público pra assistir, ou seja, nós (acho que você deve ser excluído desse ”nós”;) eles não patrocinariam.
Só pra concluir, grande ignorante (acho que você deve ser um perfeito nerd, idiota, mal amado, que não faz nada a não ser reclamar dos outros que passa o dia na frente de um Pc por que não tem amigos pra fazer coisas divertidas, ir ao um estádio incentivar o seu time do coração, ou se reunir na frente de uma TV, pra assistir o jogo da seleção brasileira ou de nossos atletas em olimpíadas) evolui, e se informa um pouco mais antes de ficar escrevendo besteira. Eu TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, E VERGONHA DE TER VOCÊ COMO UM COMPATRIOTA, (se é que tu sabes o que é um compatriota). Otário.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 13:27



Comentário de: Marco

Alpha, para ser bom escritor é preciso saber escrever, você é praticamente analfabeto.

Aliás, impressionante como se acha analfabeto na internet. Fico chocado.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 13:35



Comentário de: Flavio lao

argg... a tempos não lia algo tão grande, e tão ruim na net.

Com certeza uma visão que puxa a sardinha para o seu lado...
olimpiadas e futebol, ótimo.. adoro quando o brasil ganha, pois é um esporte e essa é a ideia.

em todo o texto não vi UMA linha se quer, falando do VERDADEIRO BRASILEIRO. Pois esse não é aquele da TV e do jornal, não é de politico que eu to falando, vc´s que só conseguem ver isso e então só ficam com essa opção.

eu admiro aquele BRASILEIRO, que rala o dia todo, que sofre a vida toda, mas é o mais criativo, amoroso, honesto e humilde entre todos que estão ao seu lado.

pra esse, não existe dilema ético ou moral. ele nun roubará uma moeda, jamais nega ajuda se pode mesmo ajudar.

eu não tenho interesse em ser o brasilero que VOCÊ é, e pelo que vi... teria mesmo é vergonha.

a velha frase vem denovo a calhar.

não pergunte o que o seu pais pode fazer por você, e sim, o que você pode fazer por ele...

e sinseramente, oq você está fazendo?! poluir e consumir NÃO é algo bom!

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 13:44



Comentário de: Thomas

Olha eu dei uma lida por cima dos comentários postados(neologismo) colocados aqui, por que eu tenho mais o que fazer.

Mas em geral as pessoas reclamam do governo brasileiro mas nao faz PORRA nenhuma pra muda, alguem ja foi num prostesto? Outra coisa tambem tem muitas gente que fica so reclamando e mamando do governo esperando que lhe traga comida, enquanto na sua propria vida nao faz coisas basicas por conta propria. Acredito que todos sabem do que estou dizem nao vo fica citando.

Conclusao é que todos esperam demais dos outro enquanto nao fazem eles proprios o que deve ser feito.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 13:52



Comentário de: Fabio

Gostei do seu texto, muito bem escrito. Acho que uma grande parte das pessoas pensam parecido com você. Na política são sempre os mesmos com os votos da maioria, mas ninguém tem nada com a robalheira que está acontecendo, mas na hora de comprar ingresso e camiseta de time de futebol, ele contribuiu para que aquele jogador que saiu da favela, apanhava do pai bêbado e outros casos piores, contribuiu pra que essa criança fuja da escola pois no futebol tem mais futuro ou algum futuro. Orgulho de ser brasileiro é orgulho de ser campeão no futebol, campeão desvio de verbas, campeão em políticos que não sabem nada mas estão sempre representando o voto do brasileiro, campeão em leis que não punem. Parabéns, todos que têm orgulho desse Brasil gritem juntos. Viva a Seleção, Viva o Nardoni, Viva o terceiro mandato... Viva! O Brasil está ótimo!!

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 14:01



Comentário de: Gabriel Ramalho

Lixo de texto. Você deve ser uma pessoa deprimida e triste. Eu não acho que todos deveriam ser patriotas, mas temos que torcer pelo país, pela melhora, querer fazer parte de uma mudança, e não ficar passivel e ver tudo passar como se não pudesse fazer nada.

Quanto aos seus argumentos, principalmente o das vitórias dos outros. Nós podemos não fazer parte da equipe vencedora, mas estavamos torcendo, estavamos dando motivação, uma razão para a vitória, a aprovação de uma torcida vale mais que um troféu.

Um atleta quando vence uma competição olimíca está representando o seu país. Ele poderia ser qualquer um de nós, cidadãos brasileiros, mas por alguma razão foi ela ou ele. Um atleta não ganha dinheiro quando vai a uma olimpiada, ganha prestigio, credibilidade, oportunidade.

Acho que devemos sim, nos orgulhar do Brasil, de tantas coisas boas e bonitas que nós temos no país. Devemos também nos sentir indignados com tanta coisa ruim que acontece, corrupção, violencia, roubo, mas nunca desistir da melhora. Uma mãe nunca desiste de seu filho por mais fundo no buraco que ele esteja.

Você, com essa visão fechada, só mostra que é covarde, rebeldezinho. Procure uma motivação na sua vida.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 15:11



Comentário de: Alexandre

Luisa Parente, Seleção Brasileira, etc, etc, representão a nação brasileira, senão competiriam com seus próprios nomes, as olimpiadas não seriam entre representantes de países e sim representantes de si mesmos. Dizer que a torcida não significa nada na vitória ou derrota é desconhecer o que sente os jogadores da Seleção BRASILEIRA por exemplo quando jogam com o Maracanã lotado de pessoas os incentivando e outras milhares querendo estar ali neste incentivo de que nossos representantes (já que não somos nós) ganhem. Tenho muito orgulho sim de ter nascido aqui e não ali, tenho muito orgulho sim de todas as conquistas que alguém que nos representa conquistou. E porque? Bom, por que é um irmão que com certeza gostaria de ter todos ao seu lado.
E por que falo que meu Bugrão ganhou de 2x0 da Macaca? Por que eles representam aqueles que não puderam estar ali dentro das quatro linhas.
Ah meu amigo. Quem não se orgulha de ser brasileiro que não o represente e nem fale em seu nome. Seja individualista e comemore sozinho suas conquistas. Deve ser a coisa mais frustrante comemorar sozinho qualquer coisa que seja.
Graças a Deus nasci aqui e não em qualquer outro lugar.

PermalinkPermalink 07.05.08 @ 15:20



Comentário de: Russ0

Vivemos num país de merda! Isso aqui é um lixo, onde só tem bandido, é o país do oba oba, onde uma pessoa honesta só se fode para benefício da corja que nos governa. A gente paga muito imposto e não tem nada de volta, e os filhos da puta ficam lá aumentando verbas e salários e ainda querem acabar com o 13!!! Um monte de gente parou na porta do casal do caso Isabella, queriam bater, gritar e o escambal, agora ninguém vai naqela porra de Brasília onde se cometem muito mais crimes para bater no presidente e nos integrantes do Senado. Esses sim deveriam apanhar muito e melhor ainda seria eliminar toda essa corja. Todos eles só pensam em se eleger para ter uma aposentadoria garantida e uma vida boa, enquanto vc e eu trabalhamos e pagamos impostos pra caralho!!!
Foda-se País de Merda, vou embora dessa porra e não volto e ainda abdico minha nacionalidade!!! FODA-SE O BRASIL!!!!

PermalinkPermalink 08.05.08 @ 09:19



Comentário de: Marcelo

A humanidade toda é um lixo só...não interessa
a nacionalidade, a raça, o credo...e inclua-se
nessa pois, você já fez algo por alguém que
não fosse por você?...fez alguma coisa pelos
pedreiros que construiram a casa onde você mora?
Texto totalmente reacionário...

PermalinkPermalink 08.05.08 @ 13:34



Comentário de: Thadeu

Se tenho orgulho, tenho de ser CORINTHIANO, pois ninguém pode simplesmente virar um corinthiano, o ser simplesmente já nasce com esta vantagem, com a dádiva de ter o ácido desoxidoribonucléico alvinegro. É algo que só nós sabemos como é, e quem não pode, nos inveja, nos copia. Invejam nossa torcida e a paixão inigualável que temos pelo nosso TIMÃO!!!

PermalinkPermalink 08.05.08 @ 21:15



Comentário de: João Paulo · http://sratoz.blogspot.com

Alex, é incrível. Até os exemplos que você deu (ginastas) são os mesmos que dou às pessoas quando digo a mesma coisa. Minha frase de efeito é outra: digo, "Tenho muito orgulho de ser brasileiro nato. FIZ MUITO ESFORÇO PARA CONSEGUIR ISSO."

Quanto ao patriotismo, até hoje não esqueço. Eu tinha 8 anos e disse à Dona Cosette, amiga de minha vó, que acreditava que os irmãos Wright realmente tinham sido os primeiros. Ao que ela respondeu, "Mas comooo??? VOCÊ NÃO É PATRIOTA???"

Aos oito anos, aprendi um pouco sobre patriotismo. Você sabe, foram os russos que inventaram o quadrotriticale.

PermalinkPermalink 09.05.08 @ 00:00



Comentário de: João Paulo · http://sratoz.blogspot.com

... Não teve alguém que disse que o nacionalismo é a última saída dos covardes?

... E também é interessante como "pelo seu país" costuma significar "por quem está no poder". Eita.

PermalinkPermalink 09.05.08 @ 00:06



Comentário de: Bear

Alex, este é um daqueles posts que você só escreve para observar (de camarote) as reações, né não?

By the way, a intolerância e a violência verbal deste povo inzoneiro me espanta.

PermalinkPermalink 09.05.08 @ 01:42



Comentário de: Jean Scharlau · http://www.jeanscharlau.blogspot.com

98 comentários! Uau! Tenho orgulho de participar de um post tão comentado. Justo orgulho, já que estou mesmo participando.

Concordo integralmente com o que dizes, desde que fique estabelecido que a íntegra do que está dito representa uma das múltiplas faces.

Algumas evidências de outras faces.

Outra face de Asimov: - quem se envergonha pelos errros coletivos pode se orgulhar dos acertos.

Outra face da reação dos brasileiros e das crítica do estrangeiro: um vendedor, um transeunte, ou ainda o conhecido de um vizinho acompanhando-o, entra na casa do Alex Castro, por acaso ou não, e entre o bom dia e o até logo põe-se a discorrer suas opiniões sobre os defeitos da casa e do seu dono. Acho que fica a critério do dono da casa ouvir sorrindo, desenvolver o assunto ou mandá-lo à merda.

Outra face do 'Faz tanto sentido ter orgulho de ser destro quanto de ser brasileiro": não há por que se orgulhar de nascer brasileiro, mas há por que se orgulhar da família (a de cada um, que é uma construção cotidiana e trabalhosa, e brasileira, no nosso caso), se orgulhar de cursar diariamente e de concluir cada uma das etapas escolares (nas nossas dificultosas escolas, brasileiras), de sobreviver e construir um modo de vida, quando digno, é possível se orgulhar dos amigos e conterrâneos, por saber que como nós, ainda que todos medianos, conseguimos construir e manter parte do que todos desfrutamos, apesar de todos os percalços e interposições, podemos nos orgulhar, senão de nascer, de subsistir, de crescer, de permanecer brasileiros.

Outra face dos orgulhos coletivos dos medíocres e do orgulho próprio dos que se destacam: - os medíocres, os medianos saudáveis, têm orgulho das suas conquistas medianas particulares, pois mesmo medíocres elas deram um puta trabalho e demandaram muito esforço. Por isto também enfeitamos nossos carros, nossas casas, fazemos festas de formatura e de casamento. Os que se destacam também sentem orgulhos coletivos.

Outra face do "Ter orgulho dos feitos dos outros é o cúmulo da babaquice." é: - ter orgulho dos feitos dos outros é o cúmulo da empatia, da solidariedade, da sincronicidade e sintonia, do sentimento de que não estamos sós, de que o que faço é significativo para outros e o que outros fazem significa para mim. Além disso a criação, a realização, a superação são belas e a beleza nos emociona.



PermalinkPermalink 13.05.08 @ 07:14



Comentário de: luiz inacio lula da silva · http://www.interney.net

aquele pessoas que não concordão com as palavras que forão escritas favor ir embora para o inferno la voces vão concordar com umas palavra..impunição neste pais me da nojo varios casos de corrupção o tal cara que falava das ELITE esta provando que ele e pior de todos eles estão solto escracharão a REBECA ela não foi punida eo casal que matou a menina não vão ficar presas por muito tempo

PermalinkPermalink 13.05.08 @ 08:27



Comentário de: Sandro · http://arkhanasilum.blogspot.com

Eu entendo que seu texto é sobre algo mais do que o Orgulho de ser Brasileiro. É sobre o orgulho sobre algo que nao lhe é devido.
Eu li e fiquei pensando que me orgulho muito pouco do que me é realmente devido, como ter me formado ou ter ganho o campeonato de truco da escola... coisas que EU realizei.
Acho patético o ufanismo, mesmo que seja em publicidade bem feita, tal como *sou brasileiro e nao desisto nunca* usando a vitória pessoal do antigo fenomeno como exemplo.

PermalinkPermalink 13.05.08 @ 11:39



Comentário de: F. Arranhaponte · http://www.atorredemarfim.apostos.com

Pois eu tenho um certo orgulho do Gilberto Freyre e bem menos do penta

PermalinkPermalink 16.05.08 @ 16:50



Comentário de: Pedro

ANDREA: Infeliz é a pátria que não tem heróis!
GALILEO: Não, Infeliz a pátria que precisa de heróis

por Bertolt Brecht

PermalinkPermalink 16.05.08 @ 17:31



Comentário de: Leo Coelho · http://www.ocronico.wordpress.com

Cara, gostei muito deste texto. Concordo com você em número, gênero e grau. Faltou apenas você retomar o complexo de vira-lata do brasileiro, que é a característica de um povo carente e, ao contrário do que dizem, triste. Basta um elogio, uma fleuma, uma vitória da seleção para todo mundo abanar o rabinho...

PermalinkPermalink 21.05.08 @ 11:08



Comentário de: Roberto · http://dealmeida.net/

Alex, depois que morei no Rio Grande do Sul passei a pensar como você -- lembro nas Olimpíadas de 1996 de pensar, "por que eu vou torcer por um cara do Acre ganhar de um argentino, se a cultura do argentino é muito mais próxima da minha?" O atleta do Acre só é brasileiro por acidentes históricos, enquanto o gaúcho e o argentino compartilham o mesmo gosto por chimarrão, cavalos e carne, só com uma pequena diferença da língua e do lado que amarram o lenço no pescoço.

Lembro também de um jogo de futebol mais ou menos na mesma época, numa Copa Libertadores, e virei pra um amigo meu e falei "vou torcer pro time brasileiro, claro". Ele respondeu "eu vou torcer pro melhor time ganhar". E com isso passei a admirar pessoas humanistas, supra-nacionalistas, que deixam de ter uma identidade nacional e passam a ser cidadãos do mundo.

Mas mesmo assim eu continuava sentindo orgulho quando meu time ganhava, quando o time de vôlei ganhava medalha de ouro, e aí por diante. E me dei conta que esse orgulho de ser brasileiro (ou carioca, ou) vem porque quando um brasileiro ganha alguma coisa, *o nosso modo de vida* ganha alguma coisa. Se um atleta ganha um a medalha de ouro, poxa, é alguém que paga impostos como eu, estudou na mesma escola!, passou pelas mesmas dificuldades, e mesmo assim ele conseguiu chegar lá! Vencemos -- isto é, o nosso modo de vida se mostrou de sucesso, foi ele que venceu.

Então na minha opinião o orgulho não vem do feito em si, da medalha, do gol, da corrida; mas sim do fato de que devemos estar fazendo alguma coisa certa pra nosso bairro, nossa cidade, nosso país, ser capaz de produzir um campeão. Da mesma forma e pelos mesmos motivos, sinto vergonha quando um brasileiro apronta um papelão no exterior.

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 12:50



Comentário de: Piti

Adorei! Beijos!

PermalinkPermalink 05.03.09 @ 13:40



Comentário de: http://www.ronaud.com · http://www.ronaud.com

Conheço este blog a anos mas só agora fui me dar conta da grandeza do que há escrito aqui e consequentemente de seu autor. Parabéns Alex Castro.

PermalinkPermalink 25.04.09 @ 21:09



Comentário de: Denise Arcoverde · http://sindromedeestocolmo.com/

Adorei seu post Alex, concordo com quase tudo (não sei tocar maracatu, mas fico feliz ao ver a beleza que é e saber que faz parte da cultura em que fui criada, por exemplo).

Patriotismo é uma praga. Depois de viver nos EUA, Suecia e agora na Coreia, tenho certeza que o nacionalismo só piora a já difícil situação de imigrante. Engraçado são osamericanos aquia reclamar que os coreanos são patriotas hehehe...

Não suporto brasileiros que se mudam pra outro país pra reclamar de TUDO que veem por lá e jurar que o Brasil é o melhor país do mundo. Uma idiotice.

Conheci mais de 30 países, morei em quatro e a conclusão é que é impossível dizer qual é o melhor, são todos diferentes.

Prefiro pensar que o melhor lugar do mundo é aqui e agora, seja lá onde isso for.

Beijão

ps.: dia desses tuitei seu post sobre domésticas e feministas, excelente!

PermalinkPermalink 15.07.09 @ 02:17



Comentário de: Denise Arcoverde · http://sindromedeestocolmo.com/

Fui ler alguns comentários... como ando com preguiça de grosserias e ataques na internet... o povo poderia discordar educadamente, né? será que todo mundo fala assim com quem encontra num papo de mesa de bar? eu não entendo.

PermalinkPermalink 15.07.09 @ 02:34



Comentário de: Paulo Vitor

Só discordo quando o assunto é futebol em uma coisa. A partir do momento em que uma torcida lota um estádio e incentiva a sua equipe a alcançar a vitória, ela contribuiu (mesmo que ínfimamente) para a vitória do time. Se eu estava no meio da torcida, logo eu ajudei o meu time!

PermalinkPermalink 04.11.09 @ 14:49



Comentário de: Vinicius K-Max · http://twitter.com/viniciuskmax

Tenha orgulho desse texto, pois eu favoritei-o ;)

Obrigado e abs.

PermalinkPermalink 04.11.09 @ 15:13



Comentário de: Ciberdek · http://www.reticenciasdigitais.blogspot.com

Excelente texto. Onde eu assino?

Que razão há para se orgulhar do que quer quer seja de um país que quer mais é que você se foda?

Nacionalismo exige antes de tudo, uma nação (identidade coletiva e cultural). E isso não somos MESMO.

Esse negócio de torcida soa extremamente falso no país do cada um por sí.

PermalinkPermalink 04.11.09 @ 19:02



Comentário de: JCCyC · http://rsnda.blogspot.com

Bom, países não querem que ninguém se foda porque não são seres pensantes, são entidades abstratas. Há grupos de pessoas específicos que, provavelmente, querem sim que eu me foda (ou, mais exatamente, entraram em acordo que eu me fuder é uma boa tática), e sinto-me justificado em querer que ELES se fodam antes.

Se eu entro num boteco para comer um joelho e uma coca, e tem uma dúzia de clientes bebendo em paz suas cervejas, é razoável assumir que eles, e mais o portuga do balcão e o ajudante, NÃO querem que você se foda. Querem que você viva sua vida em paz e não foda com a deles.

Claro, pode ser que aqueles dois caras na mesa do canto sejam assaltantes ou coisa parecida, mas a chance da maioria ser assim é ridiculamente pequena.

Tá, tá, estou deixando minha mente divagar. Me processe.

PermalinkPermalink 05.11.09 @ 19:43



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Notícias do Front da Guerra por Liberdade de Expressão

Próximo post: Fui

 promoção submarino

 Obras Completas Sigmund Freud: Edição Standard - 24 volumesObras completas de Freud, de R$960, por R$399

Um blog sobre rebeldia, contemplação e sacanagem, regado a muita literatura e humor. Nosso assunto são as várias prisões que acorrentam o homem, como ambição, verdade e medo. Dê sua opinião!


Quer comprar no Submarino? Entre por aqui e eu ganho 8%

Meus Livros à Venda:

  • Radical Rebelde Revolucionário
  • Onde Perdemos Tudo, por Alex Castro

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Livros Recomendados

Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site

Diário de Leituras 2008

  • 100. Roediger, David R. The Wages of Whiteness. Race and the Making of American Working Class. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 99. Roediger, David R. Colored White. Transcending the Racial Past. [EUA, 2002] Nov.25 (TulBib)
  • 98. Roediger, David R. Towards the Abolition of Whiteness. Essays on Race, Politics, and Working Class History. [EUA, 1991] Nov.26 (TulBib)
  • 97. Mills, Charles W. The Racial Contract. [EUA, 1997] Nov.22 (TulBib)
  • 96. Machado, Ubiratan. A Vida Literária no Brasil Durante o Romantismo. [Brasil, 2001] Nov.22 (ILL)
  • 95. Buruma, Ian & Avishai Margalit. Occidentalism: the West in the Eyes of its Enemies. [EUA, 2004] Nov.20
  • 94. Alencar, José. Lucíola. [Brasil, 1862] Nov.13
  • 93. Achebe, Chinua. Things Fall Apart. [Nigéria, 1959] Nov.12
  • 92. Matheson, Richard. I Am Legend. [EUA, 1954] Nov.11
  • 91. Alencar, José. O Tronco do Ipê. [Brasil, 1871] Nov.10
  • 90. Morrison, Toni. Playing in the Dark. Whiteness and the Literary Imagination. [EUA, 1992] (TulBib) Nov.7
  • 89. Eiró, Paulo. Sangue Limpo. [Brasil, 1861] (ILL) Out.
  • 88. Pinheiro Guimarães, Francisco. História de uma Moça Rica. [Brasil, 1861] Out.
  • 87. Teixeira e Souza, Antonio. O Filho do Pescador. [Brasil, 1843] (TulBib) Nov.6
  • 86. Almeida, Julia Lopes de. A Viúva Simões. [Brasil, 1897] (TulBib) Nov.6
  • 85. Ignatiev, Noel. How the Irish Became White. [EUA, 1995] (TulBib) Nov.
  • 84. Thompson, E. P. The Making of the English Working Class. [Reino Unido, 1966] (TulBib) Nov.
  • 83. Telles, Edward E. Race in Another America. The Significance of Skin Color in Brazil. [EUA, 2004] Nov.
  • 82. Macedo, Joaquim Manuel de. As Vítimas-Algozes. Quadros da Escravidão. [Brasil, 1869] Out.18
  • 81. Cuenca, João Paulo. O Dia Mastroianni. [Brasil, 2007] Out.
  • 80. Gorak, Jan, ed. Canon vs Culture. Reflections on the Current Debate. [EUA, 2001] Out. (TulBib)
  • 79. Morrissey, Lee, ed. Debating the Canon. A Reader from Addison to Nafisi. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 78. McKinney, Karyn. Being White. Stories of Race and Racism. [EUA, 2005] Out. (TulBib)
  • 77. Lund, Joshua et al. Gilberto Freyre e os Estudos Latino-Americanos. [EUA, 2006] (TulBib)
  • 76. Branche, Jerome. Colonialism and Race in Luso Hispanic Literature. [EUA, 2005] (TulBib)
  • 75. Falcão, Joaquim et al. Imperador das Idéias. Gilberto Freyre em Questão. [Brasil, 2001]
  • 74. Döpp, Hans-Jurgen. Sadomasochism: On the Ecstasies of the Whip. [Alemanha, 2003] Set.
  • 73. Diamond, Jared. The Third Chimpanzee. The Evolution and Future of the Human Animal. [EUA, 1992] Set.
  • 72. Suzuki, Daisetz Teitaro. The Zen Koan as a Means of Attaining Enlightenment. [Japão, 1950] Set.
  • 71. Skidmore, Thomas E. Black into White. Race and Nationality in Brazilian Thought. [EUA, 1974] Set. (TulBib)
  • 70. Peter Pauper Press. Zen Buddhism. [EUA, 1959] Set.
  • 69. Ventura, Roberto. Estilo Tropical. História Cultural e Polêmicas Literárias no Brasil, 1870-1914. [Brasil, 1991] Ago. (TulBib)
  • 68. Freyre, Gilberto. Casa Grande & Senzala. [Brasil, 1933] Ago.
  • 67. Andrade, Carlos Drummond et al. Elenco de Cronistas Brasileiros. [Brasil, c.1950-2000] Ago.
  • 66. Veríssimo, Luis Fernando. Histórias Brasileiras de Verão. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 65. Veríssimo, Luis Fernando. Novas Comédias da Vida Privada. [Brasil, c.2000] Ago.
  • 64. Rodrigues, Nelson. O Óbvio Ululante. Primeiras Confissões. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 63. Lispector, Clarice. A Descoberta do Mundo. [Brasil, c.1960] Ago.
  • 62. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1900-1920] Ago.
  • 61. Alencar, José de. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1860] Ago.
  • 60. Machado de Assis, Joaquim Maria. Crônicas Escolhidas. [Brasil, c.1870-1900] Ago.
  • 59. Mankell, Henning. The Fifth Woman. [Suécia, 2000] Ago.15
  • 58. Mankell, Henning. The Man Who Smiled. [Suécia, 1994] Ago.10
  • 57. Lindsay, Jeff. Dexter in the Dark. [EUA, 1997] Ago.
  • 56. Couto, Mia. A Varanda do Frangipani. [Moçambique, 1996] Ago.
  • 55. Coutinho, Odilon Ribeiro. Gilberto Freyre ou O Ideário Brasileiro. [Brasil, 2005] Ago.
  • 54. Albuquerque, Roberto Cavalcanti de. Gilberto Freyre e a Invenção do Brasil. [Brasil, 2000] Ago.
  • 53. Chacon, Vamireh. A Construção da Brasilidade. Gilberto Freyre e sua Geração. [Brasil, 2001] Ago.
  • 52. Araujo, Ricardo Benzaquen de. Guerra e Paz. Casa Grande & Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos Anos 30. [Brasil, 1994] Jul.
  • 51. Schwarcz, Lilia Moritz. O Espetáculo ds Raças. Cientistas, Instituições e Questão Racial no Brasil, 1870-1930. [Brasil, 1993] Jul.
  • 50. Isfahani-Hammond, Alexandra. White Negritude. Race, Writing, and Brazilian Cultural Identity. [EUA, 2008] Jul.
  • 49. Bosi, Alfredo. Dialética da Colonização. [Brasil, 1992] Jul.
  • 48. Salles, Ricardo. Nostalgia Imperial. A Formação da Identidade Nacional no Brasil do Segundo Reinado. [Brasil, 1996] Jul.
  • 47. Salles, Ricardo. Joaquim Nabuco. Um Pensador do Império. [Brasil, 2002] Jul.
  • 46. Nabuco, Joaquim. O Abolicionismo. [Brasil, 1883] Jul.
  • 45. Nabuco, Joaquim. Minha Formação. [Brasil, 1899] Jul.
  • 44. Weber, João Hernesto. A Nação e o Paraíso. A Construção da Nacionalidade na Historiografia Literária Brasileira. [Brasil, 1997] Jul.
  • 43. Gofman, Rosane & Eny Lea Gass. Empregadas e Patroas. Uma Relação de Amor. [Brasil, 1998] Jul.
  • 42. Graham, Sandra Lauderdale. Proteção e Obediência. Criadas e seus Patrões no Rio de Janeiro, 1860-1910. [EUA, 1988] Jul.
  • 41. Maio, Marcos Chor. Raça, Ciência e Sociedade. [Brasil, 1996] Jun.
  • 40. Almeida, Luana Chnaiderman de. Entremeios e Entretempos. Aproximações ao Filme Shoah de Claude Lanzmann. [Brasil, 2006] Jun.
  • 39. Levi, Primo. É Isto Um Homem? [Itália, 1946] Jun.
  • 38. Sartre, Jean-Paul. A Questão Judaica. [França, 1946] Jun.29
  • 37. Costa, Angela Marques da e Lilia Moritz Schwarcz. 1890-1914. No Tempo das Certezas. [Brasil, 2000] Jun.
  • 36. Holanda, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. [Brasil, 1934] Jun.9
  • 35. Villa, Marco Antonio. Canudos. O Povo da Terra. [Brasil, 1995] Jun.7
  • 34. Brandão, Adelino. Euclides da Cunha e a Questão Racial no Brasil. A Antropologia de Os Sertões. [Brasil, 1990] Jun.6
  • 33. Moura, Clóvis. Introdução ao Pensamento de Euclides da Cunha. [Brasil, 1964] Jun.6
  • 32. Lima, Luiz Costa. Terra Ignota: a Construção de Os Sertões. [Brasil, 1997] Jun.5
  • 31. Bernucci, Leopoldo M. A Imitação dos Sentidos: Prógonos, Contemporâneos e Epígonos de Euclides da Cunha. [Brasil, 1995] Jun.4
  • 30. Lima, Luiz Costa. Euclides da Cunha, Contrastes e Confrontos no Brasil. [Brasil, 2000] Jun.4
  • 29. Haddon, Mark. O Estranho Caso do Cachorro Morto. [Reino Unido, 2005] Mai.
  • 28. Guilherme, Paulo. Goleiros: Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1. [Brasil, 2006] Mai.
  • 27. Krakauer, Jon. Na Natureza Selvagem: a Dramática História de um Jovem Aventureiro. [EUA, 1996] Mai.
  • 26. Cunha, Euclides da. Os Sertões. Campanha de Canudos. [Brasil, 1902] Mai.
  • 25. Wilder, Thornton. Bridge of San Luis Rey. [EUA, 1927] Mai.
  • 24. João de Patmos. Apocalipse. [Grécia, c.séc.I] Abr.
  • 23. Manzano, Juan Francisco. Autobiografia de un Esclavo. [Cuba, 1836] Abr.
  • 22. Castelnau, Francis de. Entrevistas com Escravos Africanos na Bahia Oitocentista. [Brasil, séc.XIX] Abr.
  • 21. Suzuki, Daisetz Teitaro. Introdução ao Zen Budismo. [Japão, 1934] Mai.
  • 20. Goethe, Johann Wolfgang Von. Faust. [Alemanha, 1832] Mai.
  • 19. Lisboa, Adriana. Rakushisha. [Brasil, 2007] Abr.
  • 18. Tezza, Cristovão. O Filho Eterno. [Brasil, 2007] Abr.
  • 17. Piñon, Nélida, A República dos Sonhos. [Brasil, 1984] Abr.
  • 16. Fanon, François. Black Skin, White Masks. [Martinica, 1952] Abr.
  • 15. Rheda, Regina. Pau de Arara Classe Turística. [Brasil, 1993] Abr.
  • 14. Guillory, John. Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formation. [EUA, 1993] Mar.7-10.
  • 13. Fonseca, Rubem. Feliz Ano Novo. [Brasil, 1975] Mar.11
  • 12. Butler, Octavia. Kindred. [Estados Unidos, 1979] Mar.7
  • 11. Ribeiro, João Ubaldo. Viva o Povo Brasileiro. [Brasil, 1984] Fev.
  • 10. Lispector, Clarice. Laços de Família. [Brasil, 1960] Fev.
  • 9. Veiga, José J. A Hora dos Ruminantes. [Brasil, 1966] Fev.
  • 8. Ramos, Graciliano. Vidas Secas. [Brasil, 1938] Jan.
  • 7. Pinto, Fernão Mendes. Peregrinações. [Portugal, séc.XVI] Fev.- (TulBib)
  • 6. Antunes, Antonio Lobo. O Esplendor de Portugal. [Portugal, 1997] Fev.-
  • 5. Santos, Gislene Aparecida dos. A Invenção do Ser Negro. Um Percurso das Idéias que Naturalizaram a Inferioridade dos Negros. [Brasil, 2002] Fev. (TulBib)
  • 4. Scott, Rebecca J. e outros. The Abolition of Slavery and the Aftermath of Emancipation in Brazil. [EUA, 1988] Fev.
  • 3. Moura, Clovis. O Negro: de Bom Escravo a Mau Cidadão? [Brasil, 1977] Fev. (TulBib)
  • 2. Suassuna, Ariano. Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. [Brasil, 1971] Jan. (Releitura)
  • 1. Lima Barreto, Afonso Henriques de. Clara dos Anjos. [Brasil, 1922] Jan.

8129 Panola St, New Orleans, LA, 70118, msn, tel, email

Ao me enviar email ou comentar no LLL, você está automaticamente permitindo que eu publique sua mensagem no blog, inclusive com seu nome e endereço. Pense bem.

Busca


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]