Gente que se Corrige

Uma coisa que não entendo: gente que corrige o seu próprio português. Acontece muito no MSN:

Ela - Então, você é a excessão.

E antes que eu possa continuar:

Ela - Exceção! Exceção! rs!

Será por medo de que o interlocutor pense que você é "um desses" que escreve que "exceção" errado? E daí? Tem algum problema de escrever "exceção" errado? E se o outro cara achar ruim você escrever "exceção" errado, isso não faz *dele* o babaca da história? Quem, de verdade, sério mesmo, no meio de uma conversa informal no MSN, vai pensar menos de alguém porque ela errou alguma ortografia? Aliás, por que as pesoas se importam tanto com ortografia, meu deus?

Se tento escrever certo é só porque a língua é uma convenção e se ater a ela agiliza a transmissão da mensagem. Eu só me corrijo quando o erro interfere na compreensão. Senão, pensa comigo, se a outra pessoa já entendeu o que você quis dizer, qual é o sentido (além da sua própria insegurança, claro, "meu deus, não quero que ele pense que não sei a regra da crase!") de se corrigir?

Sério, tenham culhões, caralho!

 

30.04.08



Posts similares:
Eva no País da Gramática
A Gramática Não Foi Feita para Humilhar Ninguém
Tô brincando!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Karam · http://www.inspirefundo.wordpress.com


Eu corrijo. E coloco até um * antes da palavra. Por exemplo:

- As Pesoas são legais.
- Pessoas*

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 00:17



Comentário de: FlaviaQ

Não vou nem comentar...

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 00:57



Comentário de: Raphael

Eu me corrigo. Mas não tanto pelo que a pessoa do outro lado pode pensar.

Concordo contigo que se a pessoa te achar menor por um erro que não atrapalhe a comunicação, ela é o(a) babaca da situação.

É mais um policiamento próprio, de tentar evitar erros crassos.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 01:30



Comentário de: ZuzoBem Gara

Ah, não... Eu não estudei anos e anos a fio, às custas de meus pais, para me rebaixar agora e escrever uma vírgula sequer mal posicionada, economizar um simples acento. Escrever BEM é questão de hábito. Senão daqui a pouco com certeza vou estar escrevendo "concerteza" e achando normal...

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 02:19



Comentário de: nicolle

eu leio teu blog faz muito tempo, e toda vez eu leio qualquer coisa q tu escreve eu tenho vontade de te dar um beijo. tu sempre escreves oq eu quero ler. as vezes não concordo mas gosto do mesmo jeito
ai ai!

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 02:45



Comentário de: Túlio

Vc não entente tanta coisa, né?

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 03:06



Comentário de: Túlio

Ops, entende.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 03:07



Comentário de: Alex Castro Email

tulio, eu nao entendo quase nada desse mundo, eu te juro.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 03:08



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Correção é fundamental para a
credibilidade. Se quero que meu
leitor me leve a sério, se quero
convencê-lo da validade de meus
argumentos e mostrar que não estou
simplesmente chutando, se quero
mostrar que estudei o que estou
dizendo, então tenho que acertar.

Agora, não esqueci uma das premissas
deste belogue: o Autor não se leva a
sério, nem leva a sério quem escreve
para ele. Não pretende convencer
ninguém nem deseja ser convencido
por outrem. Nesse caso, só posso mesmo
elogiar sua coerência e admitir que
ortografia não pode ser uma das
prioridades aqui.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 08:49



Comentário de: Walter

"...quero
mostrar que estudei o que estou
dizendo, então tenho que acertar."
Para provar que você estudou uma questão econômica ou filosófica, você precisa escrever "exceção" corretamente? Talvez, você queira dizer que quer que o leitor perceba que você escrevou com cuidado, o que é uma questão totalmente diferente, aliás. E, claro, isso não se aplica ao exemplo do Alex (conversa informal pela Internet), né? Viu que, se você tivesse pensado com cuidado, não teria feito bobagem?

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 10:09



Comentário de: Breno Kümmel

É para não acostumar a escrever exceção com dois S para não chegar em algum momento em que isso importa e cometer o deslize de novo. Afinal, ortografia é pura convenção, não dá para deduzir nada, é pelo costume mesmo.

Já tive professor de literatura (que era um babaca, mas ele que tomava a decisão) falando em sala de aula que rejeitou um pedido de bolsa porque o cara escreveu uma palavra errado.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 11:43



Comentário de: hardy har har

Será que tem mesmo a ver com você e com o que você vai pensar? Você aí sendo o interlocutor, claro. A pessoa pode fazer isso sem um pingo de insegurança ou covardia ou mesmo bola pro interlocutor, mas simplesmente como quem deixa cair uma chave, fala "opa" e se abaixa pra pegar. É tudo tão mais simples e chato do que parece...

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 11:44



Comentário de: léo e só


Alex Castro esmaga! AHHH!!!!

hehehehe

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 12:35



Comentário de: Te

Isso é precaução pra não virar a Geni do MSN ou da caixa de comentários recebendo respostas tipo "É EXCEÇÃO, ô burro! Volta pra escola jumento, hue, hue, hue, hue...". E evitar ter que voltar pra responder que é mestre em física nuclear, que um erro de português não quer dizer que ele é idiota e virar a noite respondendo um a um :-).

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 14:00



Comentário de: laila · http://versoreverso.wordpress.com

acho que eu me corrijo, sim. acho que até já me corrigi conversando com você! ai, alex, isso é sério, me diz? tem jeito? (eu também acho besteiras, cago montes pra ortografia, mas quando me dou conta... ops, I did it again.)

:)

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 14:31



Comentário de: Lolló · http://losille.blogspot.com

Ih, pois eu não tenho culhões mesmo, me corrijo o tempo todo. Pior que dia desses me confundi entre mau e mal e lógico que consertei na hora (imagina, eu deixar errado, nunca). Mas só que tava certo antes e "corrigi" pelo errado. Duh =)

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 14:34



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Primeiro: ao contrário do que disse
Wagner, eu não errei.

Segundo, é verdade que o que eu
disse é pouco relevante como
argumento. Mas existe outro: ao digitar
corretamente, mostro a meu leitor
que estou dedicando atenção à
discussão, porque o assunto merece.
O oposto seria desastroso:
se sou negligente na digitação, meu
leitor vai pensar (eu, pelo menos,
penso): "vem cá. Se esse cara não
se importa com o que diz, por que eu
deveria me importar?" E, aí, a
mensagem não chega -- e seu propósito
era que ela chegasse.
Se você quer que sua mensagem seja
levada a sério, a PRIMEIRA pessoa
que tem que mostrar que ela merece é
você mesmo.

Mas isso, claro, quando você tem o
propósito de sua mensagem ser levada
a sério, o que pode não ser o caso.

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 14:57



Comentário de: João Paulo Cursino · http://sratoz.blogspot.com

Perdão, Wagner não: Walter.

Hi, hi, hi, agora eu errei sim.
E ainda me corrigi!

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 14:58



Comentário de: Wanderson · http://wanlima.blog.terra.com.br

Às vezes corrijo, às vezes não.. mas ainda não consegui entender o porquê quando me corrijo e quando não.. não consegui relacionar ainda uma regra para isso; na verdade tenho quase certeza que não existe essa regra... porém ainda não entendo a necessidade de me corrigir, ou o problema de não.. mas não vou pensar mais nisso e continuar no às vezes sim e às vezes não.. abraço

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 19:00



Comentário de: Permafrost · http://tripaforra.blogspot.com

já eu, se usasse mais msn, toda vez q digitasse uma palavra numa ortografia fora do padrão, daria um jeito de usar a mesma palavra numa outra frase com a mesma ortografia de antes, só pra aumentar a incerteza no cosmos

pela lógica dos q estão agora promovendo mais uma reforma ortográfica inútil e idiota:

exceção 9 toques
ecessão 8 toques
hesceção 10 toques
essessão 9 toques
hessessaun 10 toques
ecesaun 7 toques

venceu ecesaun

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 21:43



Comentário de: Sabrina

Erros de digitação eu compreendo muito bem. É uma conversa informal, a rapidez faz com que atropelemos o teclado.

Erros gramaticais, de concordância e tal, vírgulas e pontuação, também aceito.

Falta de acentuação nas palavras, principalmente para quem quer escrever rápido, também é aceitável.

Mas ainda não entrou na minha cabeça o porquê das pessoas desrespeitarem tanto a ortografia, e palavras tão comuns como "exceção"! Isso me mostra uma profunda falta do hábito de ler regularmente, e geralmente quem lê mais sabe mais, não é? Muitos vão me contrair aqui e até brigar - eu já tentei mas não consigo.

Pior ainda quando são textos mais formais. Será que dá trabalho utilizar um corretor ortográfico? Aí já não pode nem culpar a rapidez da escrita, é burrice mesmo.


PermalinkPermalink 30.04.08 @ 22:05



Comentário de: laura

o pior disso é que, ao ver q o outro corrige, a gente começa a se policiar e corrigir tb!

PermalinkPermalink 30.04.08 @ 23:02




Sabrina,
Tem nada a ver com burrice.
Veja o linque acima.

PermalinkPermalink 01.05.08 @ 09:12



Comentário de: Walter

João Paulo,
Digitar com cuidado é totalmente diferente do seu argumento "mostrar que estudou o assunto". Como eu disse, demonstra interesse, cuidado e respeito pelo leitor, mas não mostra conhecimento do assunto. Achar que troca é trocar conteúdo pela forma e se prender às supercialidades que tanto agradam as mentes limitadas. Além de ser um belo non sequitor, é claro. Você quer credibilidade? Então, use bons argumentos em vez de repetir os dos seu adversário (e fingir que se aplicam à sua tese) e de fingir que não escreveu o que escreveu (que digitação cuidadosa prova conheciemto de causa). Mais do que conhecimento é questão de honestidade, e isso, sim, traz credibilidade.

PermalinkPermalink 01.05.08 @ 12:23



Comentário de: Chester · http://chester.blog.br

Alex, só pra fins de feedback: o lance de se corrigir em IM, ao menos no meu caso, é meio hábito mesmo. Não tem nenhum lance de credibilidade, medo, paranóia, TOC, nada, velho... é só transposição do que acontece oralmente - você dá uma engasgada, tropeçada ou ato falho, e diz "quer dizer, mafagafinhos" e continua o raciocínio. Simples assim.

Seus textos continuam matando a pau. E não adianta dizer que não gosta de paga-pau, porque nós, os paga-pau, adoramos ser desprezados! :-)

Grande abraço!

PermalinkPermalink 01.05.08 @ 19:10



Comentário de: Thiago ZuK

Me corrijo se for erro de digitação e isso comprometer o entendimento da palavra.

PermalinkPermalink 29.06.11 @ 10:10



Comentário de: Nelson Sant'Ana · http://www.minhaterrasemlei.blogspot.com

Se estou numa conversa informal de msn, e a pessoa me esculachar porque esqueci um acento ou uma letra... acho que não tenho muito o que conversar com ela. =D

PermalinkPermalink 02.07.11 @ 00:36



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: O Indicador Peido

Próximo post: Lesbos Ladies Launch Lesbian Lawsuit

um blog sobre literatura, empatia e desapego

sobre mim

contato, bio, fotos, livros, compre

Busca

    Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site