Pensar Enlouquece, Pense Nisso - por Alexandre Inagaki
Parceiros

Urbanistas - São Paulo

CyberVida - Realidade Digital

Obvious - um olhar mais demorado...

Não Dois, Não Um

Brogui, por Caio Novaes



condomínio IB
+ blogs
Arquivo

 Design: Marcelo Expedito Soares e Renata Maneschy

O símbolo indica link para serviço de comparação de preços.

 

   

 


Quarta, 18 de Julho de 2007

Acidente uma ova

"Acidente", segundo o dicionário Houaiss, possui a seguinte acepção: "acontecimento casual, fortuito, inesperado". A tragédia ocorrida ontem à noite, portanto, não pode ser chamada de "acidente". Não faltaram indícios prévios de que alguma nova desgraça envolvendo aviões poderia acontecer a qualquer momento.

* * *

Tarefa mais árdua do que o reconhecimento dos corpos será identificar, no jogo de empurra-empurra entre governo, Infraero, Aeronáutica, Anac e empresas aéreas, os irresponsáveis pela chacina de 17 de julho de 2007.

* * *

Ivan Sant'anna, autor do livro Caixa-Preta, que reconstitui a história de três desastres aéreos, afirmou em entrevista concedida a Jorge Antonio Barros, do blog Repórter de Crime: "O piloto deve ter passado da cabeceira (da pista do Aeroporto de Congonhas) e tentou arremeter. Ele bateu tentando voar. E voou para a morte. Mas realmente foi uma tragédia anunciada". Mais adiante, Ivan arremata: "Não tem governo. Por causa das reclamações contra o caos aéreo, ninguém tem peito de mandar fechar o aeroporto, que é o que deve ser feito, sobretudo em dia de chuva".

* * *

O termo grooving, utilizado para descrever as ranhuras transversais que facilitam o escoamento de água e servem para aumentar a aderência dos pneus de aviões em uma pista de aeroporto, será tão conhecido quanto a palavra transponder na época da colisão entre o Legacy e o avião da Gol, ocorrido há menos de um ano. Qual será a palavra a ser notabilizada da próxima vez?

* * *

Cris Dias, João Paulo Cuenca, Carlos Cardoso, Bia Kunze e Chico F. escreveram posts precisos sobre os acontecimentos de ontem.

* * *

Mais de 180 vítimas, entre passageiros, tripulantes e transeuntes que estavam nas imediações, fazem do "acidente" do vôo 3054 da TAM a maior tragédia, em número de mortos, de toda a história da aviação brasileira. Por quanto tempo esse recorde funesto perdurará? Alguma medida mais efetiva do que uma reunião de "emergência", convocada pelo Presidente da República com seus ministros logo após saber do "acidente", será tomada, fora decretar alguns dias protocolares de luto oficial?

* * *

Há momentos em que palavras são inócuas, estéreis, inúteis. Não valem, nunca possuirão o mesmo valor de um abraço.

© Alexandre Inagaki
 
60 comentários
FALA QUE EU TE ESCUTO
 
LINK

 

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/4565

Posts similares:
Não voe por Congonhas
Top, top, top, uh! (2)
Aeroporto de Congonhas: 1, 2, várias vergonhas



Comentários, Trackbacks:


Nome: Társis Salvatore · http://quintessencia.wordpress.com
Olha, dá medo ter que voar.
Nunca vi TANTA ZICA em tão pouco tempo.

Agora uma coisa ficou na minha cabeça. Será que existe nossa hora de ir?
Porque o vôo 3054 inicialmente estava programado para levar o time do Grêmio, mas ocorreu uma mudança na programação e os gremistas resolveram fazer escala em Brasília antes de chegar a Goiânia, ou seja, o time todo ESCAPOU da morte.



link 18.07.07 @ 09:55

a julgar por acontecimentos passados, a culpa será de alguma empresa gringa, talvez responsável pelo concreto usado na reforma da pista. nunca do governo ou de brasileiros.
link 18.07.07 @ 09:56

Nome: marcus · http://grandeabobobra.com/
Eu nunca mais voarei de TAM. Parece um atitude inócua, mas chega. Não lembro de terem ocorrido tantos "acidentes" assim com a Varig, Vasp, Transbrasil, Gol, BRA ou whatever.

TAM, deu pra ti.
link 18.07.07 @ 10:28

Até quando?
link 18.07.07 @ 10:39

Nome: Andrea N. · http://rosebud-nyc.blogspot.com
Muito triste. Como todos, to chocada e revoltada. Quando li sobre o aviao que deslizou na pista no dia anterior, pensei "isso vai dar mais merda". Dito e feito.
link 18.07.07 @ 11:00

Nome: Viva
Impossível expressar solidariedade em palavras.
Dentre todos os tipos de acidente possíveis, esse realmente é a própria tragédia anunciada. A reforma da pista de Congonhas não foi feita justamente para evitar as freqüentes derrapagens? Como foi que liberaram a pista deste jeito?
Cerca de 200 vítimas do descaso. A que ponto chegamos!
link 18.07.07 @ 11:04

"Qual será a palavra a ser notabilizada da próxima vez?"

Espero que não tenha próxima vez. Espero que as medidas necessárias sejam tomadas, e que estas seja a última.

O valor de um abraço... desde que entrei na psicologia uma das perguntas que mais ouço é: o que dizer em um enterro? Sempre respondo: na falta do que dizer, não diga nada, apenas abrace. É mais do que o suficiente, e com certeza indispensável.

Um abraço pra ti, e para todos nós, brasileiros.

link 18.07.07 @ 11:06

Nome: elis marchioni · http://elismarchioni.multiply.com
Concordo: acidente, uma ova. Isso é genocídio.
link 18.07.07 @ 11:24

Nome: tina oiticica harris · http://attu.typepad.com/
Que raiva, que vontade de chorar. Eles sabem que a pista não está nos conformes, liberam-na assim mesmo, 180 pessoas morrem e mandam condolências.
Se as mandassem a mim, saberia dizer onde atochá-las.
Não sei onde li, faz tempo, que a vida nos países em desenvolvimento é barata.
Há momentos em que palavras são inócuas, estéreis, inúteis. Não valem, nunca possuirão o mesmo valor de um abraço. Falou, Alexandre Inagaki, com a elegância de sempre.
link 18.07.07 @ 12:03

Nome: lucas dantas · http://lucasdantas.com
Meu pai, jornalista de formação e uma de minhas inspirações, quando ainda atuava como repórter, fez uma matéria sobre a construção da Ponte Rio-Niterói. Ele entrevistou um dos engenheiros responsáveis e ao perguntar se eles previram mortes de operários, o engenheiro teria respondido, na maior cara-de-pau, que "prevemos umas 80 mortes". Não deu outra. Meu pai estampou na capa do jornal no dia seguinte "Faltam 80 mortes para a ponte ficar pronta".

Isso é só um exemplo de como as coisas eram feitas naquela época no país. E assim continua até hoje. O acidente com o vôo da Gol evidenciou um problema antigo, que ninguém sabia da existência. Todos nós achávamos que voar no Brasil era seguro. Depois do acidente, ficamos sabendo de várias quase-tragédias semelhantes.

O aeroporto do Congonhas já era famoso por suas aterrissagens complicadas. Não faz muito tempo, um avião da BRA quase parou na rua. Segunda feira, um outro estacionou na grama. E ontem deu no que deu. Era notório que o aeroporto não poderia ter reaberto sua pista principal sem estar com a reforma terminada. Aviões decolam e pousam na chuva no mundo todo. Mas só em Congonhas que a pista principal não tem as ranhuras necessárias para segurar a roda dos boeings a 200km por ora, numa pista considerada curta.

E por que liberaram? Não posso afirmar nada, mas nessa questão, muita gente tem culpa, desde o governo que precisa dar um jeito na crise e nos atrasos sem fim, até as empresas aéreas que não gostavam da idéia de descer seus aviões em Guarulhos ou Viracopos, atrapalhando a vida dos executivos que vinham a São Paulo todos os dias. Há quem diga que o aeroporto é mal localizado. Não é não. É muito bem localizado. Fica perto do centro da cidade e para todos os que precisam de agilidade, é perfeito. Mas precisa estar funcionando corretamente.

A cidade cresceu em volta. O tráfego aumentou muito ao longo dos anos. Os aviões mudaram dos Electras para Boeings à jato. Mas só o aeroporto se manteve o mesmo. E quando fizeram uma pista nova, entregaram na época de chuvas fortes, sem estar terminada. Duzentas pessoas pagaram com a vida, pela pressa dos outros. E agora teremos investigações que não punem ninguém. Bem vindo ao Congo(nhas).
link 18.07.07 @ 12:05

Nome: Fabio Brito - PsychoPenguin · http://psychopenguin.org
Todas as vezes que precisava pousar em CGH eu tinha medo. Medo de verdade, daqueles que você começa a se arrepender de várias coisas que fez, ou deixou de fazer.
link 18.07.07 @ 12:52

Nome: Cam Seslaf · http://escarlates.blogspot.com
Inagaki, o título do seu post é o que tenho repetido desde ontem como o resumo dessa tragédia.
Isso em direito penal se chama "dolo eventual". Esses criminosos que decidem por nós assumiram o risco de que um acidente assim aconteceria ao liberar a pista. No fundo, contavam apenas com o acaso, São Pedro ou a Providência como "garantia" de que não acontecesse. Agora estamos aí.
link 18.07.07 @ 13:03

Nome: André Marmota · http://interney.net/blogs/marmota
Uma das perguntas do professor de transportes aereos da Poli, no Jornal da Globo de ontem: por que priorizaram o conforto dos passageiros nas obras de Congonhas, deixando a segurança por último? Entra para o meu "top 5" de questões para o genocídio que talvez jamais tenhamos resposta.
link 18.07.07 @ 14:26

Nome: Dauro Veras · http://www.os.org.br
O site do Instituto Observatório Social traz três artigos de análise sobre a crise aérea. Em "Procuram-se culpados", publicado em 11/7, um dos pilotos entrevistados diz uma frase premonitória: "O convite ao acidente está feito. De uma forma quase irrecusável, e eu não estou exagerando".

Procuram-se culpados

O pesquisador Roberto Heloani faz uma reflexão sobre as condições e organização do trabalho dos controladores de vôo, a partir do ponto de vista dos pilotos de aviões.

Prevenção ou punição?

A pesquisadora Rita de Cássia Seixas Sampaio Araujo, que trabalha com vigilância em Saúde do Trabalhador, faz considerações para revisão da lógica no controle de tráfego aéreo do Brasil.

A instabilidade aérea e os limites humanos

A médica psiquiatra Edith Seligmann-Silva mostra como o desgaste físico e psicológico sofrido pelos controladores de vôo coloca em risco a saúde deles e as vidas dos que usam avião.
link 18.07.07 @ 14:30

Nome: JULIO CESAR CORREA · http://jccbalaperdida.blogspot.com
Vamos ver se o povo vai deixar que essas mortes sejam em vão como fora outras mortes causadas pela estupidez oficial.
gd ab
link 18.07.07 @ 15:18

Desculpe, Inagaki, mas nessa hora todo mundo vira especialista em segurança de vôo. Todo mundo diz "eu já sabia". Assim é fácil. Mães Dinah retroativas.

As condições da pista não eram as ideais, mas ele funcionava desse modo há décadas. Na vida a gente sempre faz escolhas. Dizer que a segurança absoluta é um item inegociável não é verdadeiro. Senão todos os automóveis viriam obrigatoriamente com air bags e freios ABS. Há uma margem de manobra, que é uma decisão perfeitamente humana e racional, entre a segurança absoluta e a operacionalidade do sistema.

O aeroporto de Congonhas tem condições de operação, apesar de saturado. Isso foi reiterado por vários especialistas ouvidos pela imprensa ontem.

E a Infraero trabalhou para melhorar as coisas. Fez uma reforma que contou com a consultoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, centro de excelência na área.

É claro que a situação da aviação brasileira é crítica. Mas desorganização do sistema e atrasos é muito diferente de risco de tragédia.

Eu prefiro deixar os experts investigarem o assunto e darem seu veredito. Tenho acompanhado a excelente cobertura do Estado de S. Paulo, que tem entrevistado muitos especialistas, que têm apontado diversas causas possíveis.

Os leigos eu faço questão de ignorar.

Marcus, o Sindicato Nacional dos Aeronautas já estava alertando para o descaso com o setor aéreo há tempos. A derrapagem do avião da companhia aérea Pantanal no dia anterior ao acidente também já deveria ter servido de alerta de que havia algo de errado com as condições de pouso e decolagem em Congonhas. Pilotos, inclusive europeus, temiam a pista, controladores de vôo também estavam alertas. Poucos sabiam das péssimas condições de trabalho dos controladores de vôo antes do acidente entre o Legacy e o Gol, mas agora todos estavam cientes do caos. Não foram leigos que quiseram dar uma de Mãe Dinah, Marcus, vide declarações dadas aqui, ali e acolá de profissionais que trabalham no ramo.

Mais referências. Técnicos da Cenipa haviam desautorizado a realização de pousos e decolagens na pista principal, em dias de chuva. Como bem relata a matéria do Estadão sobre o caso: "Especialistas apontam a falta de drenagem na pista como a provável causa para os três acidentes. O de ontem ocorreu 17 dias depois de a pista principal ter sido reaberta, mesmo sem as ranhuras transversais, o grooving, que facilitam a drenagem". Há altas evidências de péssima gestão da Infraero. Congonhas é considerado um aeroporto saturado há tempos.

Eu até creio, Marcus, após as diversas leituras que fiz de textos sobre o caso, que a falta de ranhuras na pista não foi o motivo estrutural do acidente, e certamente não podemos ignorar as hipóteses de falha humana ou mecânica, mas tapar os olhos para todas as evidências de que algo muito sério iria acontecer é coisa (in)digna de Paulo Henrique Amorim, uma espécie de Reinaldo Azevedo com orientação ideológica trocada. Sem querer compará-lo a PHA, cito o nome de um jornalista que ultimamente tem me irritado tanto quanto os articulistas da Veja por suas posições nada imparciais, e que só faltou imputar ao governo FHC, findo há mais de seis anos, a culpa pela tragédia de ontem. Para encerrar, recomendo a leitura do texto "Notícia Fria", de Fernando Canzian. []'s.
link 18.07.07 @ 15:22

Nome: Zé Mafili
Sempre procurei pautar pela ironia, mas desta vez passei do meu limite.
a- felizmente a o posto de gasolina não explodiu, razões obvias não era de boa qualidade a gasolina.
b- havia somente um político a bordo ... pena.
c- hoje 18/07/2007 ninguém sabe dizer quem pilotava o airbus.
d- pela lotação um legítimo airbus, estranho tem mais gente que a configuração máxima permite, mas é claro temos um bebe de colo, e máscaras de oxigênio suficientes.
e- qualquer pai de santo dira que todos estão bem, no nosso lar.
f- a aeronave tinha 2000 Kg a menos que o peso máximo na aterrisagem.
h- novamente aquele famosa nave que caiu no novo méxico em 1947 é responsável.
i- acredite, o piloto pousou um pouco errado, havia um pouco de água, um leve vento de cauda, faltou umas ranhuras, e o incrível só morreram umas 200 pessoas.
j- mas o que adoro mesmo ...é o chilique das pessoas diante dos balcões das companhias aéreas, falando com aquelas mocinhas que ganham R$ 700,00 mais o airbusão, como se elas poderiam resolver algo, no caso específico era uma loirinha graciosa. E percebam o covarde do amiguinho dela falando no celular como se nada tivesse acontecid.
Depois encho mais o saco de vcs.
link 18.07.07 @ 17:06


Eu acho que escrever o que quer que seja sobre o acidente de ontem, mesmo da forma mais leiga, é absolutamente necessário. Todo mundo que mora no Brasil sabe que as coisas nesse setor não estão bem há muito tempo. Se Congonhas precisa ser fechado, se a culpa foi desse ou daquele, eu não sei. Eu só sei que uma tragédia dessas serviu para provocar. Para fazer com que as pessoas mudem de postura. E isso, de cara, já é o suficiente.
link 18.07.07 @ 17:08

É verdade que o sindicato dos aeronautas falou publicamente sobre a falta do grooving antes do acidente. Foi o único. E o IPT disse que a reforma seguia os padrões internacionais. Entre um sindicalista e uma pesquisadora cuja área de atuação é "aderência de pneus em pistas de aeroporto", eu fico com a segunda.

Já que você me acusa sub-repticiamente de "tapar os olhos para evidências" por questões políticas, eu acrescento que, quando abriu a cratera do governo do PSDB, o sindicato-alarmista de plantão apressou-se também a dizer que o problema eram os contratos de turn key, o que se revelou improcedente -- como se não fosse óbvio desde o início. Sindicatos-alarmistas existem pra fazer barulho, e o nosso cérebro existe para filtrar isso.

Quem tem que olhar as evidências e raciocinar sobre elas são os experts, e não nós, leigos. Quem começa o "jogo do empurra" é quem primeiro aponta o dedo na cara dos outros, sem saber do que está falando.

Se os experts disserem que a pista não foi causa determinante para o acidente, não teremos posts da blogolândia admitindo que disseram besteira. O indignacionismo é um esporte nacional.

O restante do que eu tenho a dizer está no meu blog.

Expressei-me mal, Marcus. Minha irritação com determinado jornalista não tinha nada a ver com seu comentário. Mas entenda: a possível constatação posterior de que o acidente foi provocado por uma eventual falha humana, não vai tirar a sensação geral de que essa tragédia já estava para acontecer há tempos. Ninguém está aqui para brincar de adivinhação, nem para apontar o dedo para fulano ou sicrano, após os laudos finais desse acidente, dizendo que meu post estava certo ou errado. Isso sim seria agir de maneira besta, não? Um abraço.
link 18.07.07 @ 17:15

A definição do dicionário para "acidente" já exclui quase todas as justificativas pífias que poderiam ser apresentadas.

Mto bem esclarecido. Mto bom o post.

Escrevi alguma coisa no meu blog tb, afinal, nenhum de nós pode ficar calado agora.
link 18.07.07 @ 17:49

Aqui nos EUA estão saindo matérias tentando explicar a causa do acidente, e discutindo muito o problema da pista não ser adequada para aviões grandes, e o aeroporto ser muito antigo e no meio da cidade. Hoje na CNN apareceram dois vídeos do YouTube mostrando aproximação e pouso em Congonhas, e postei os dois.
link 18.07.07 @ 17:55

Nome: Fábio Max · http://fabiomayer.blogspot.com
O que me intriga e irrita, é que o o ministro da defesa até agora foi incapaz de dar sequer uma declaração, ele que é o responsável pelo assunto.

Se o MÌNIMO de moralidade osse observada neste país, o ministro já teria pedido demissão ou sido demitido, junto com toda a diretoria da INFRAERO.
link 18.07.07 @ 17:56

Nome: Eurico · http://www.muitofirme.net
Agora começa a caça aos culpados: foi a crise recente no setor aéreo? erro administrativo na reforma de Congonhas, que privilegiaram reformas no terminal de passageiros e não a segurança de suas pistas? falha ao liberarem a pista antes do grooving ter sido feito(grooving = ranhuramento da pista, palavra nova que muitos vão aprender agora, assim como aprendi "transponder" recentemente), irresponsabilidade (ou fraqueza mediante pressão das companhias aéreas) da Infraero e ANAC ao não decidirem fechar Congonhas após derrapagens recentes (segunda-feira um avião da companhia Pantanal derrapou no aeroporto) e manter os vôos? Ou foi erro do piloto ao fazer a manobra errada quando tentou arremeter (verbo que todos aprenderam após o acidente com os Mamonas) após falha no processo de pouso (culpa do piloto? falha do avião? falhas externas?)? Será que ele não tentou girar o avião na pista (cavalo de pau) após o avião continuar em alta velocidade na pista, já que a última fala dele com o controle áereo foi "Vira, vira, vira"?

É, muita coisa pra investigar... O setor aéreo brasileiro vive um péssimo momento, e o que deveria ser o mais seguro de todos os transportes dá margem à desconfiança e temor de um próximo acidente. Quando será? Não sei. Só sei que meus três pousos em Congonhas em 2002 e 2003 foram os últimos, dificilmente optarei por decolagem/pouso naquele aeroporto...

Meus pêsames a todos os familiares das vítimas do acidente...
link 18.07.07 @ 18:26

Nome: Fernando
Quem aceitar decolar ou pousar no aeroporto de VERGONHAS a partir de agora é cúmplice. Já comecei o boicote.
link 18.07.07 @ 18:27

Nome: MizLilian · http://www.urbanopolis.vox.com
Isso é Brasil...
link 18.07.07 @ 18:35

Nome: Edney Souza · http://www.interney.net/
Eu sabia que a pista nunca teve grooving, foi inclusive nessas condições que a aeronave da BRA quase antecipou a tragédia da TAM.

Viajar de avião sempre foi muito seguro porque existem diversas contingências de segurança e a probabilidade de que elas falhem em série é pequena.

Congonhas sempre foi mal visto entre profissionais da aviação, a localização em área populosa e pista fora dos padrões internacionais de segurança causavam desconforto, a existência de um número menor de mecanimos de segurança torna mais provável que algum tipo de acidente ocorra.

É importante aguardar os laudos para ter uma idéia mais apurada do que aconteceu, mas o circo na televisão e nos jornais começou mais cedo e ainda não tem hora para acabar, acho preconceituoso que apenas a 'blogolândia' seja taxada de expeculativa. Na TV vi matérias pra lá de irresponsáveis dizendo que o avião explodiu postos de gasolina, confundindo TAM com GOL e certamente não veremos manchetes com as emissoras se retratando desses erros.

Especulação não é privilégio deste ou daquele tipo de mídia ou veículo, é problema crônico em matéria de comunicação.

Nessa hora é preciso desabafar, eu passo semanalmente naquela avenida, aviões passam por cima de onde moro diariamente (chego a ver a sombra do avião no quintal de casa), temos o direito de especular.

É interessante que no post do Inagaki em nenhum momento afirme-se que o grooving foi responsável pela tragédia embora alguns leitores com deficiências de leitura pressintam isso, como verdadeiras mães Dinah, tentam adivinhar as entrelinhas como se elas estivessem escritas, mas não estão...
link 18.07.07 @ 19:13

Nome: Ask the dust · http://www.askthe-dust.blogspot.com/
O q passa na cabeça de toda pessoa em uma hora dessas é tentar culpar alguem e/ou algo, tenho pra mim que se realmente uma tragédia dessas aconteceu ñ é culpa de ninguem, simplismente tinha que acontecer.

muah!
link 18.07.07 @ 19:34

Nome: João s. Magalhães · http://www.reporternet,jor.br
O pior de tudo, meu caro, é que as investigações vão durar meses, e no fim, quem vai levar culpa ou é o piloto ou a máquina. Nunca a Infraero. A propósito, uma pergunta: por que levar caixa preta para ser decodificada nos EUA? Temos especialistas aqui para isso.
link 18.07.07 @ 21:05

Nome: Caio Novaes · http://www.brogui.com
Fala ae Inagaki !
Perfeito o texto, ...
Achei legal oq escreveu em relação as palavras..o que é uma grande verdade...
espero que a próxima palavra que a gente aprenda seja justiça
Abraço cara
Caio
link 18.07.07 @ 21:23

Nome: Gustavo Periard · http://www.sobreadm.wordpress.com
ótimos comentários...

Agora a culpa é do piloto (morto) que acelerou, mas quem não aceleraria para tentar voar de novo? foi o que ele tentou segundo testemunhas, ele tentou salvar as vidas dos ocupantes do aviao. mas como no pais eh bem mais fácil dizer que o morto é o culpado...como foi em tantos outros acidentes desta proporção

Agora, onde ja se viu um aeroporto poder funcionar em plena cidade??? no meio de prédio, casas, fábricas e pasmem...um POSTO DE GASOLINA!!!!! Se quisessem inventar uma puta explosão e um monte de vitimas nao teriam arrumado um espaço tao adequado para tal... é cenário de tragédia de filme de terror!! Meu Deus!!

Não estou aqui escrevendo com termos técnicos ou pareceres de especialistas, estou escrevendo com as palavras de quem não aguenta mais essa falta de vergonha na cara de TODOS os governantes deste país. Que enquanto mais de 200 pessoas sao vitimas de erros destes politicos (e por que nao deles???), os mesmos estao "foragidos" em suas casas esperando a poeira baixar, aguardando outro escandalo para encobrir seus erros e assistindo o Brasil ganhar mais uma medalha de bronze nos jogos panamericanos...que é isto que importa não é??? O bom e velho PÃO E CIRCO!!!
link 18.07.07 @ 22:33

Eu concordo com o Fernando. O negócio é não ficar esperando o governo tomar providência, a Aeronáutica tomar providência, a Anac ou a Infraero tomarem providência. Todos eles já provaram ser graduados em incompetência. Então, temos de reverter a lei da oferta e da procura: se os passageiros, ao comprarem suas passagens aéreas, recusarem-se a embarcar ou desembarcar em Congonhas, talvez aí a providência seja tomada. Todos os incompetentes só entendem uma linguagem: a do dinheiro. Quando o prejuízo for em moeda, não em vida, aí eu tenho certeza de que eles ouvirão...
link 18.07.07 @ 23:00

Primeiramente quero elogiar o blog! Estou acessando pela primeira vez e é muito bacana, pretendo vir sempre!
Sobre o post... bem o que falar né? os comentários abaixo resumem: revolta. dá medo de voar atualmente. Eu sei, eu sei, as estatísticas dizem: o transporte menos perigoso é o avião; ocorrem mais mortes em aciedentes terrestres, etc etc. Mas esse caos aéreo, esses controladores de vôo que na verdade precisam de quem os controle isso sim, dentre outros fatores indicam que o mais favorável é atravessar o brasil de ônibus. Eu prefiro :P

abraços!
link 18.07.07 @ 23:21

Voce esta certo! Acidente uma ova, acidente eh quando eu piso no seu pe e peco desculpas, agora pedir desculpas pra mais de 200 familias que ficaram sem seus filhos, filhas, pais, maes, amigos sem voltar pra casa por causa de um bando (isso mesmo um bando!!!) de irresponsaveis! Eu moro na Australia porque apesar de amar o Brasil eu nao aguentei mais ficar por ai! Pode me chamar de vira-casaca, de impatriota (se eh que existe isso), mas ontem minha decisao de ter me mudado com minha esposa valeu todo o dinheiro e desaforo do mundo! Minha esposa trabalhava para a TAM como comissaria e poderia ser uma da vitimas! Eu me solidarizo pelos familiares das vitimas e sou a favor de cadeia, isso mesmo, cadeia para os (i) responsaveis pela aviacao brasileira.
link 19.07.07 @ 05:13

Realmente, foi uma tragédia anunciada.
Mas o que eu acho engraçado, é que agora, as pessoas que dão depoimentos em jornais ou expressam sua opinião de outras formas, dizem que o aeroporto devia ser fechado ou que deveriam diminuir o número de vôos. Agora, imagina se tivessem feito isso por medida de segurança sem nenhum acidente ter acontecido?! Iam cair matando em cima, os jornais iam falar mais e mais de caos aéreo e todo mundo estaria reclamando...
link 19.07.07 @ 10:26

Nome: eu mesma, Rê · http://objetoabjeto.blogspot.com/
Sempre que algo importante acontece, fico aguardando os comentários dos meus autores favoritos. Desta vez foi diferente, pq o que aconteceu conseguiu me abalar muito, talvez pela gravidade, talvez pela proximidade do ocorrido mas acho que, principalemente, pela fato de que já não agüento mais tanto descaso, é uma onda de crimes, de acontecimentos horríveis atrás da outra. E fica mesmo a sensação de que essa não será a última vez. Ótimo texto, Ina. Espero sinceramente que vc não tenha de escrever mais sobre assuntos tão tristes. Mas duvido um pouco.
=*
link 19.07.07 @ 11:00

Toda essa situação causa angústia e revolta, mas além disso há o desrespeito que moleques (não quero acreditar que exista adulto fazendo isso), fazem no orkut.

Gente criando perfis falsos com nomes de vítimas do desastre ou até mesmo gente divulgando o perfil das vítimas de verdade para que outros façam o "efeito Katilce" em seus scrapbooks. Brincadeira de mal gosto, sem graça e intolerável.

Enfim, tua frase final é a mais perfeita para descrever o sentimento de quem quer fazer algo para dar força aos que precisam muito neste momento.
link 19.07.07 @ 11:10

Nome: gil
Um sentido abraço português para o povo brasileiro, k possa recuperar dessa tragédia da melhor forma possível, se bem k para 200 pessoas isso já será impossível...
link 19.07.07 @ 12:42

Nome: Batina
Eu moro nos EUA, e sempre achei uma merda voar aqui dentro, voos atrasados, avioes desviados para diferentes aeroportos, escalas imprevistas, mudancas de horario e etc...enchia a boca para dizer que no Brasil era muito melhor, agora me calo, assim como os correios a aviacao brasileira era motivo de orgulho para nos, quem se lembra da VARIG ganhando reconhecimento mundial pela excelencia em seguranca, manutencao e servico...
E agora o descaso, o abandono e eh claro as consequencias... De quem eh a culpa, nao sei...
Qual seria a solucao, eh a pergunta do dia, sera que precisamos ter duas grandes tragedias aereas em menos de um ano para nos darmos conta de que algo esta errado!
Eu confesso que estou me pelando de medo de voar!
link 19.07.07 @ 13:56

não é genocídio galera =P

Foi um desastre causado por pura incompetência. É triste tu andar nas ruas da tua cidade e ver as pessoas de cabeça baixa comentando a morte de amigos...tu fica sem palavras e dá vontade é de esconder num canto e esperar tudo passar...(sou de ijui-rs, e morreu um casal daqui que pela primeira vez viajava de avião...deixou um filho de 5 anos...)
Agora esperamos que as coisas acontençam porque faz 10 meses que o nosso querido presidente diz "agora chega, quero ver providências serem tomados" ou vem cobrar "Medidas energicas" dos orgaos competentes mas nada acontece..puro marketing mesmo...
e foi a mesma coisa com congonhas..abriram a pista incompleta pra nao terem que se estressarem em cuidar da imagem fechando o aeroporto...
mas e agora, o que vao fazer?
link 19.07.07 @ 14:12

Nome: uilamez montana
Foi o Renan.Tenho certeza que foi o Renan para desviar o foco de mídia de si.

Gringo Louco
link 19.07.07 @ 14:46

Nome: Wendell Raphael · http://tradutorium.wordpress.com
Não me canso de achar que há uma conspiração por trás de tudo isso, e quê o real objetivo é quê queiramos ficar presos em nossas casas enquanto0 armam algo mirabolante lá fora.
link 19.07.07 @ 15:16

Aliás tudo no Brasil tem seu jeitinho brasileiro de levar as coisas como estão. Mudanças já!!! No governo, no povo e nas ações...
Gde abç
link 19.07.07 @ 15:17

Só para lembrar, o termo notabilizado no acidente com o Fokker 100 foi reverso... Esse emaranhado técnico tem cara de estratégia para a discussão ser desviada dos NOMES dos responsáveis para termos que a opinião pública não tem condições de dominar. Falando em Fokker 100, que diabos essa aeronave ainda faz sobrevoando (e arrementendo) por aqui? Não havia um consenso de que é um modelo bichado???
link 19.07.07 @ 16:49

Nome: Jandoza
Você acha mesmo que aqueles ministros convocados por Lula para comporem o Gabinete de Crise entendem alguma coisa de aviação? Eles só querem saber de cuidar da Imagem do Presidente. No máximo ali algumas sugestões da Dilma Rouseff.

Jandoza, por acaso você compreendeu que minha referência ao fato de Lula chamar alguns ministros para tomar providências depois do "acidente" foi de caráter crítico? Não à toa, Ancelmo Góis escreveu em seu blog: "nunca antes neste país morreu tanta gente em desastre aéreo".
link 19.07.07 @ 17:20

Acidente uma ova!
"Tragédia com o avião da TAM, não foi um acidente, não faltavam indicios que teríamos mais vítimas do caos aereo."
link 19.07.07 @ 17:36

Uma idéia: que tal colocar o Lula, todo o planalto, e mais os chefões da aeronáutica em um avião e mandar pra congonhas SEM controlador de vôo nenhum pra atrapalhar a festa?
Visitem o meu blog, o famoso Meninodolho.
Se gostarem, falem para os outros.
Se não gostarem, falem mais ainda!
"QUEM NÃO LÊ MENINODOLHO NÃO TEM OPINIÃO. TEM OPINIINHA".
link 19.07.07 @ 19:16

Bom amigos... O Jerico tá de cara nova e alma renovada. Seu blog está linkado lá no nosso pasto. Pra os amigos antigos... Beijos... Para os novos... bão Tb!
Venham visitar nossa roça, que como já diria a Lu do Uh Baby, é uma bela joça.
André, um Jerico: http://www.ideiadejerico.blogspot.com
Inté
link 19.07.07 @ 22:14

Nome: silvana
FOCKER 100 em 1996 VOÔ 402 TAM defeito no reverso causa da queda
AIRBUS A 200 em 2007 VOÔ 3054 TAM defeito no reverso e também houve queda

Coincidência?

Citando as palavras de Cris Dias: "Falta pouco para 'descobrirem' que a culpa do desastre da TAM foi, mais uma vez, do reversor. Aí fica todo mundo aliviado, podem voltar a chamar de acidente e, como diria o filósofo Mairus, em fevereiro tem carnaval e semana que vem tem medalha de ouro no vôlei masculino. Eu só quero saber, então, se o reversor dos outros três aviões que derraparam na pista também estavam com defeito…"
link 19.07.07 @ 23:09

Interessante!!!
Abrigado
Paulo
link 19.07.07 @ 23:35

Nome: Henrique Cintra · http://holococos.sjdr.com.br/
De todos os textos que eu já li até agora em blogs, o seu é o mais sensato. Parabéns!

Também gostei dos comentários do Marcus Pessoa.

Eu também estou indo na contramão do senso comum, tentando provar que é mais seguro voar de avião que viajar de carro...
link 20.07.07 @ 00:19

Nome: nirdo
Mas que bloguinho fuleragem e mentiroso, se liga, tu és clone do rei tardado nossacaixa2 azedo tucanildo falido??
Em vez de vomitarem estes "comentários DEdepenados", os inquisidores serrísticos dasluzetes poderiam revelar o que acharam das imagens liberadas, os segundos que antecederam a tragédia. Em especial a última tomada, Câmera 06-minutos 1:59/2:00, onde percebe-se claramente uma explosão na turbina esquerda. Não quero acreditar que ainda não se interessaram pelas imagens... Em todo caso, segue o link, não esqueçam: minutos 1:59 e 2:00 - explode a turbina esquerda. Depois da análise feita, estarão quase em condições de argumentar. O problema residirá num ponto básico: será que cérebros atrofiados devido ao histórico de super-exposição às ondas desinformantes de vejasQmentiras e jornalecos marrons, terão capacidade de assimilar as informações contidas nas filmagens, opostas ao festival de ilações que foram incutidas nas suas mentes atrofiadas? Pobres criaturas... Em todo caso, lá vai: http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/2007/07/18/ult2486u946.jhtm

Recomendo que tirem as viseiras e tome vasefudol de 5 em 5 segundos.

Nirdo, politizar uma tragédia de uma maneira tão grosseira e imbecilizante fez do seu comentário o mais retardado de todos que eu já recebi neste blog em quase 5 anos no ar: parabéns pela façanha. Pelo jeito, você deve ter celebrado exultantemente (como se existissem motivos para comemorar qualquer fato relativo a um "acidente" que tirou cerca de 200 vidas) a matéria exibida no Jornal Nacional ontem, apontando o defeito no reversor da turbina do avião da TAM, da mesma maneira que o Assessor Especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e seu assistente, Bruno Gaspar, como mostra esta matéria:




Só falta começarem a dizer que a culpa do "acidente" aéreo é da "mídia golpista" (ou, quem sabe, da "blogosfera tucanalha"), como se uma tragédia dessas não fosse resultado de uma série de erros somados. E como se essa falha mecânica desse total salvo-conduto para as (ir)responsabilidades da Infraero, da Aeronáutica, do governo federal, da Anac, das empresas aéreas, em uma crise que já dura mais de dez meses desde que ocorreu o acidente com o avião da Gol. U-hu! Vamos comemorar e esquecer que, em 24 de janeiro de 2007, o Ministério Público Federal impetrou ação civil pública contra a Infraero e a Anac, solicitando interdição da pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas (em link que encontrei no blog da Luciana Monte), certo? É isso aí, campeão. Você é fodônico mesmo, Nirdo. Celebre o fato de você "ter razão", afinal de contas nós é quem somos as "pobres criaturas".
link 20.07.07 @ 02:17

Nome: junior · http://www.frigideira.net
Opa, Beleza Alexandre, acho que é a primeira vez que comento aqui.
Pode esquecer a precisão da apuração dos fatos, ok? O que vai se seguir, fora as acusações de sempre, será um puta desencontro entre as apurações das dezenas de órgãos apuradores de coisa nenhuma que aparecerão simplesmente para aparecer.
Abração broder
link 20.07.07 @ 07:55

Nome: Marcele Fernandes
"Tarefa mais árdua do que o reconhecimento dos corpos será identificar, no jogo de empurra-empurra entre governo, Infraero, Aeronáutica, Anac e empresas aéreas, os irresponsáveis pela chacina de 17 de julho de 2007."

Olha, companheiro, permita-me, mas acho que identificar esses merdas não é pior do que reconhecer um corpo daqueles.
Identificar essas merdas como Infraero até o Marco Aurelio Garcia consegue, pude saber isso vendo a Globonews
link 20.07.07 @ 09:40

Cara, o comentário do Nirdo foi o mais imbecil que já li nos últimos tempos, porém, se for para levar para o lado político da questão, porque não se fala na mídia que o grupo político que está no Governo de São Paulo é o mesmo que está há mais de 10 anos (PSDB), portanto, já era autoridade quando aconteceu o acidente com o Fokker 100 da TAM e tinha conhecimento da situação crítica que esse aeroporto se encontrava? Hoje o digníssimo governador aparece como herói, e o governo do PT é tido como vilão da situação (inclusive com imagens feitas num vídeo que invade a privacidade de um membro do governo federal). Não acredito em teorias conspiratórias, mas as abordagens maliciosas que favorecem uma parte em detrimento de outra são evidentes. São duas situações graves, porém distintas: A "crise aérea" (instaurada pós-desastre da GOL) que atrasa voôs e o aeroporto-da-morte de congonhas que tira MUITAS vidas e deixa outras tantas em risco.
link 20.07.07 @ 13:22

Nome: LAILA

O que aumenta a minha lástima diante de uma situação tão triste- a grande maioria foi do meu Estado,RS- é ver a falta de respeito dos políticos de usar a situação para acusar, tirar a sua culpa, empurrar para os outros. Tá certo, o governo Lula tem sua responsabilidade-nem votei nele- mas o aeroporto está em São Paulo e quem governa este estado é o José Serra. A responsabilidade começa com o administrador do aeroporto que deveria ver q as pistas estavam ruins e impedir o pouso!!!!! E o prefeito? Onde está?
link 20.07.07 @ 16:48

O Melhor da Semana na Blogosfera Brasileira - Parte 17
Em uma semana marcada pelos Jogos Panamericanos Rio 2007, e pela maior tragédia da história da aviação no Brasil, vamos a mais uma seleção com o que aconteceu na Blogosfera Brasileira. Vamos começar tratando desta barbaridade que aconteceu no...
link 20.07.07 @ 17:09

Nome: Rosana M T Sousa
A cada dia tenho mais vergonha de ser brasileira.
E está cada vez mais difícil acompanhar os acontecimentos diários neste país, que provam o descaso que as autoridades têm com a população.
Vivemos numa falsa democracia, onde os governantes não representam os interesses do povo, mas sim seus próprios interesses financeiros.
Claro que diariamente vemos estarrecidos, notícias absurdas sobre corrupção, pouca vergonha dos governantes, violência extrema, domínio do país pelos bandidos, direitos humanos que defendem as causas e as pessoas erradas.
Quando vemos um acidente dessa proporção acontecer, onde estão os direitos humanos para reclamar em prol das vítimas, dos familiares, dos trabalhadores que pela violência física e moral que enfrentamos não sabem se vão voltar pra casa?
Cadê os políticos, para efetivamente tomarem decisões para a defesa da segurança do povo, cadê o presidente, e os órgãos por ele nomeados para tratarem de nossa segurança?
Cartas de pêsames não confortam, não trazem os entes queridos de volta, não nos fazem encostar a cabeça no travesseiro com segurança, e não nos garante que o amanhã será diferente de hoje.
A economia está ótima, diz o presidente. E nossas vidas, como estão? Nossas famílias, como vivem? Nossos pensamentos e memórias, o que guardam, o quanto doem?
E ainda vivemos em meio a pronunciamentos infelizes de ministras e senadores descarados, enfim, os tais governantes... Esses que nós mesmos elegemos... E nós mesmos mantemos no topo.
Enquanto isso, em terra, centenas de pessoas padecem, com desemprego, fome, miséria, tiroteios, acidentes de veículos, assaltos, seqüestros, estupros, quedas de aviões... Como, meu Deus, quedas de aviões passam a ser rotina?
Onde estamos seguros? Onde vamos chegar? Estamos cavando nossas próprias covas.
Num momento em que o país se comove com uma calamidade, uma catástrofe... Executivos, viajantes em geral, não querem perder seus vôos, pois têm negócios importantíssimos, viagens que foram planejadas, e que mesmo diante de tais fatos, nada pode mudar suas rotinas e seus planos.
Dessa forma, mantemos o negócio aéreo lucrativo, afinal de contas um acidente ou outro, acontece... Absurdo! A economia, que está ótima, é mais importante que qualquer coisa.
BOICOTE.
Os governantes, grandes empresários, órgãos públicos, nos boicotam a todo momento todos os dias, cada vez mais.
Precisamos reagir. Precisamos lutar. Cada um precisa fazer sua parte.
O que é mais importante? Fechar um negócio em outra cidade, ou receber um abraço carinhoso dos entes em seu retorno diário do trabalho?
O que é mais importante? Viajar de avião e manter um “status”, ou ter a possibilidade de curtir cada momento com sua família (coisas que hoje, aquelas centenas de pessoas, entre vítimas e parentes não poderão mais fazer)...?
BOICOTE.
É a única ação que posso tomar diante desse horror.
Estamos em guerra não declarada, contra nossas próprias vidas.
Pena que o povo brasileiro realmente tem a memória curta demais, e amanhã ou depois, quando os destroços já não estiverem mais lá para relembrar deste triste acontecimento, as vidas voltarão a tomar o mesmo rumo, as mesmas rotinas, e a mesma aceitação face à falta de vergonha na cara com que nos tratam.
Nos acostumamos com o ruim. Os acidentes, balas perdidas, corrupção, tudo isso passa a fazer parte da paisagem e passa desapercebido.
Tenho vergonha de ser brasileira.
Mas pelo menos, faço a minha parte, o que me orgulha de ser EU.

Rosana M T. SOusa
link 20.07.07 @ 21:30

Nome: André Nunes
Acidentes são acidentes. A queda deste A320 é semelhante a queda que aconteceu no Charles de Gaule na França no dia da demonstração deste novo avião.



Deste acidente na França chegou-se a conclusão de que o computador do avião impediu o piloto de subir depois de sobrevoar a pista a baixa altitude(era um voo de demonstração para o público de um show aéreo).

Após o primeiro acidente com um Fokker 100 da TAM com 100 mortos eu questionei um amigo que trabalhava no centro de manutenção da Varig sobre problemas com este modelo de avião. Segundo ele não é o Fokker 100 que caia por probelmas técnicos mas o Fokker 100 da TAM.

É fácil culpar um governo por falta de segurança aérea. Difícl é aceitar que dois pilotos de um jato executivo voem na contramão de uma aerovia e derrubem um jato com 150 pessoas a bordo. É muito simples a cobrarem de controladores a alteração da rota para tirar quem esta no sentido certo afinal a contramão estava livre.

A TAM poderia explicar pq o avião dela poderia voar 10 dias sem o reverso funcionando?
link 22.07.07 @ 19:00

Nome: swamy
Santos Dumont Ta Se REVIRANDO EM SEU TUMULO.
link 23.07.07 @ 14:31

Nome: Cláudio Rúbio · http://www.circulando.com
Pois é, tragédia sim, acidente não. Foi um crime. Pior é saber que a maioria se deixa anestesiar e não quer saber de corrigir, só quer ir em frente, arriscando ser a próxima vítima, sem dar muita importância à própria vida ou às vidas perdidas dos outros. Tragédia sim, acidente não.
link 23.07.07 @ 20:31

Nome: Valeria Berghe Schor
Acho que o problema esta muito além da fatalidade, eh um bom começo não voar ppor congonhas , mas o buraco eh mais embaixo, 2 mil metros inacabados e escorregadios de pavimento por 15 milhões?
link 25.07.07 @ 23:02

Nome: Dr. Marcell · http://drmarcell.blogspot.com/
Gostaria de parabenizá-lo pelos comentários e que continue postando textos tão críticos como os que publico.
Em meu blog vc encontrará sempre textos de minha autoria, com temas críticos e com a intensão de desvendar informações camufladas pela mídia, como meu último artigo acerca do Pan..
http://drmarcell.blogspot.com
Abraço a todos..
link 06.08.07 @ 14:42



Post anterior: Sexta-feira 13

Próximo post: Não voe por Congonhas

 

 

 


 

Blogs da semana

 

Leituras recomendadas

Meus itens compartilhados no Google Reader.

Simpatia infalível para atrair a pessoa amada, em A Grande Abóbora.

De beijos e sorvetes, em Amálgama.

Necessidades, em Crackpot Ideas.

Do que aconteceu, em Jusqu'ici tout va bien.

Pessoas pelas quais sou apaixonada, em Blog das 30 pessoas.

Que tudo demore mais, ou quase tudo, em Locutório.

Olhar, em A pattern a day.

As besteiras que dizem em nome dos Beatles, em Rafael Galvão.

Excluídos voam com balões coloridos, em Escreva Lola Escreva.

 

+ Inagaki

- Meus perfis no Twitter, Blip.fm, Facebook, Tumblr, Yahoo! Meme e LinkedIn.

- Textos no Pop Cabeça, Yahoo! Posts, Revista Pix, Digestivo Cultural, Rolling Stone, Update or Die, Germina e site da Época.

- Entrevistas concedidas para Tiago Dória, Urbanistas, Scrap MTV, Portal Verdes Mares, revista Capitu, Agência Estado e Nós da Comunicação.

- Perfil e comunidade no Orkut. Citações no Google.

- Um jurássico perfil que escrevi em meados de 2000.

Mande 1 e 1/2 pra mim.

 

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.

 

Meus textos prediletos

Relacionamentos

Bons Amigos

Amar hemburresce

A eterna arapuca

This is love

Estou exatamente onde queria estar

Questões de timing

Charlie Brown, a garotinha ruiva e o tal do amor

Prólogo para um romance

O amor, esse labirinto

Crônicas, prosas & ficções

Palavras que deveriam existir

Observações ao léu

Tartamudeio

Morte e vida digital

Como Fazer Amigos e Influenciar Homens de Marte, Mulheres de Alpha Centauri e Chorões às Margens do Rio Piedra (ou: Seja Feliz e Ajuda-te a Ti Mesmo Sozinho e Sem Ajuda de Ninguém, Mexendo no Queijo Alheio de Acordo com os Princípios do Feng Shui)

Vidas possíveis

Entre o moderno e o eterno

Amor e sexo com... robôs?

Tempus fugit

1001 dicas de sexo para enlouquecer um homem na cama (de tanto rir)

Pombos urbanos

Sobre humanos e animais

Pedras preciosas da ilusão

Domingo no parque

Não seja imbecil, vote consciente

O Dia do Amigo

Masoquista ludopédico

Às Vezes Sempre

Poemas

Sete Faces

Língua

Futebol

O Código Secreto das Estrelas

Blogs, Twitter & afins

Blogo, logo existo

O que é Twitter? Como funciona e como usar? Serve pra quê?

Campus Party - Blogueiros x Jornalistas, o falso embate

Sobre "prêmios" e discussões em blogs

O primeiro terremoto em São Paulo a gente nunca esquece

Campus Party 2009 - balanço final

Cultura pop

Breve manifesto pop

Desencontros do amor no Grand Canyon

Entre o tempo que passou e todo o tempo do mundo

Salve Ferris!

Cinco capas inesquecíveis da Playboy

Multiplex do inferno

Uma breve história dos beijos no cinema

Geração cover

Livros imaginários, livros quase imaginários e livros que deveriam existir

Dez aberturas marcantes de novelas

Como era gostoso o meu cinema brasileiro (lembranças da Sala Especial)

Michael Jackson, a síndrome de Peter Pan e o museu de grandes novidades

A tira mais triste de todos os tempos

Escrevendo com luz

Lo Dia Internacional de Hablarse Portuñol

Jeff Buckley

Trocando de biquíni sem parar

Segredos de liquidificador

A biografia não-autorizada de Indiana Jones

 

Na estante

Mulher de um Homem Só, de Alex Castro.

Mulher de um Homem Só, de Alex Castro. Editora Os Viralata, 140 páginas.

 


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]