OS ALOPRADOS E A FUGA DA DILMA

10/06/2010

OS ALOPRADOS E A FUGA DA DILMA

Dilma Rousseff vive um momento bom e péssimo. A maré boa se dá pelas pesquisas, já que finalmente atingiu o patamar petista e governista. Seria hora, portanto, de surfar nessa onda. Mas não é o caso. O motivo: novo escândalo dos aloprados.

Até ontem, a candidata petista freqüentava feira agropecuária, até mesmo para falar mal do MST (seu parceiro), ia para debate em sindicato patronal da indústria, enfim, "estava em todas". Agora, por óbvio, se aparecer em alguma entrevista será perguntada sobre as pessoas de sua campanha envolvidas na denúncia de espionagem.

Desta feita, cancelou participação na sabatina a ser realizada por UOL/Folha, desistiu do programa Roda Viva, e pelo visto não pretende aparecer tão cedo para dar uma palavrinha aos jornalistas cuja chapa não tenha o branco que seu partido merece. É uma tática, sem dúvida, mas que também expõe publicamente a fragilidade da candidata e, de certa forma, também a delicadeza do tema junto à cúpula de sua campanha.

Por falar em "cúpula", quando o dossiê era ainda um assunto incipiente, o PT cometeu mais uma barbeiragem judicial e resolveu interpelar José Serra, para que se explicasse sobre ter imputado a eventual responsabilidade de Dilma no episódio. Dias depois - ainda no prazo para sua defesa - surgem evidências, provas e fatos colocando NO COLO da candidata todo o escândalo.

Isso tudo poderia ser apenas "azar", mas o maior segredo para não correr riscos, convenhamos, é não fazer bobagem. Lanzetta é dono da empresa Lanza, que por sua vez é CONTRATADA (ainda é, aliás) pela campanha petista. O tal jornalista, que de autor de dossiê se tornou "autor de livro a ser lançado na web", também é ligado à campanha de Dilma. Há também um empresário que se tornou muito próspero no Governo Lula e arcou com despesas... DA CAMPANHA DE DILMA (aluguel de mansão, viagens internacionais etc.). Todos eles estavam na reunião com os arapongas, provavelmente uma ocasião em que trataram de literatura russa.

A situação ficou tão patética que o Sr. Marcos Coimbra, dono do Vox Populi, cometeu um artigo no Correio Braziliense com trechos como os seguintes:

"Os dossiês na política - (...) A regra do jogo é fingir inocência sempre que se revela alguma coisa do mundo escondido. Quando alguém levanta o tapete e mostra algo feio, é essencial fazer cara de paisagem e se mostrar surpreso. (...) Mas, na época do mensalão, o que vimos foi o cômico ar de perplexidade de alguns parlamentares, o à vontade com que assumiam o papel de quem nunca tinha ouvido falar nas práticas denunciadas. Como se não fizessem exatamente o mesmo (ou muito parecido, para não generalizar demais). O caso do dossiê que a campanha Dilma teria mandado fazer contra Serra tem a ver com isso. Ele não é curioso apenas por ser um escândalo que não se concretizou (pois, pelo que consta, nada há no dossiê além de documentos já divulgados), mas por questionar e demonizar uma prática corriqueira. (...) Mas o que todo mundo que lida com a política sabe é que não houve na história nada de novo. Mesmo que não seja algo que se alardeia..." (grifos nossos)

É mole? Sugiro ao Sr. Marcos Coimbra, antes da pesquisa estimulada, que pergunte algo como:

- Você aprova o MENSALÃO, no qual se envolveu o atual Governo, e do qual Dilma fez parte?

- Você aprova a contratação de arapongas, reuniões secretas e fabricação de dossiês, como na campanha da Dilma, contra o adversário José Serra?

E aí, então, viesse a pesquisa com os nomes dos candidatos. Não há algumas pesquisas feitas com esse negócio de perguntinha entre a espontânea e aquela com os nomes? Já que é tudo corriqueiro, e seguindo o raciocínio do dono do Vox, provavelmente nada disso repercutirá negativamente, não é mesmo?

Mas, voltando à mulher do boi em temperatura amena, por que cargas d'água um DONO DE INSTITUTO DE PESQUISA escreveria artigo tão assim, digamos, favorável não apenas ao episódio do dossiê, mas até mesmo ao Mensalão? Bom, o texto é dele, a opinião é dele, e ele fala o que bem entender. Cabe aos outros - como eu - concordar ou discordar. No meu caso, discordo.

Coimbra se esquece do essencial: o "dossiê" é de somenos importância. Como ficamos sabendo, era o "café pequeno". Houve proposta de contratação de arapongas para espionagem, uma reunião efetiva e, mais ainda, um empresário bancando parte da campanha. O "episódio do dossiê", portanto, já virou piada de mictório perto da lambança toda - tanto que sairá como um livrinho mequetrefe sobre as privatizações (houve processo e o PSDB venceu em todas as instâncias).

Enquanto isso, Dilma foge da imprensa e corre pra Europa a fim de gravar programas fingindo ser uma liderança internacional ou coisa do tipo. Seria mais digno, ético e honesto ficar, responder e esclarecer. Ou alguém - mesmo petista - não concorda?

Aliás, será que vai também ao Irã e à Turquia? Afinal, o resto do mundo não anda exatamente em lua-de-mel com a política internacional brasileira (o vexame é tanto que nem mesmo o LÍBANO concordou com o acordo firmado na antiga Pérsia). Também temos a gloriosa Bolívia, cujos latifúndios cocaleiros, segundo a política antidrogas petista, permanecerão intactos no combate ao crack. Basta distribuir cartilhas.

Se der errado, depois é só fugir.

transubstanciado por gravata às 10.06.10 - 18:21:58 | 17 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: João Motta

Nunca houve investigação sobre a privatização da teles, foram acionados alguns "operadores" (como o Mendonça) que efetivamente foram inocentados. Mas a caixa preta, os números, os contratos, o processo da privatização nunca foi contestado e investigado. Lembro-me de ter lido que na transição FHC e Lula fecharam um acordo em torno do tema. Sobre o caso dossiê, todos os personagens envolvidos não são flor que se cheire, difícil acreditar em sujeitos como Lanzetta, Onésimo, Dadá, Bené. Espero que haja investigação. E gostaria que algum jornalista conseguisse mostrar esse dossiê que ninguém viu. Quem tem a papelada?

(Gravz: Ninguém tem a "papelada", não há "papelada". Foram saber, depois, que era puro factóide, espuma, caso requentado que nunca deu em nada porque nunca foi nada. Tanto que o livro do tal jornalista vai abordar as privatizações - um dos beneficiários, p.ex., é a empresa Oi, que fez um aporte na firminha do Lulinha. Ele vai falar disso? É de se pensar. Quanto a "investigações", houve, sim. Foi ao STF e ninguém foi condenado. A última decisão saiu neste ano)

#Permalink 10/06/2010 @ 19:06:58


Comentário de: alexandre andrade

o serra entende bem de dossiê. afinal, ele está por trás do caso lanus !!!!! se lembra disso ?

(Gravz: Não é "lanus", é Lunus. Houve uma operação da Polícia Federal que apreendeu dinheiro sem origem numa empresa da família Sarney. Até hoje culpam Serra por isso, sem prova alguma. Petistas, como sempre, defendem Sarney quanto ao crime cometido. Os mesmos petistas, aliás, que apóiam Sarney. E os mesmos petistas cuja grana foi flagrada em 2006 e nunca souberam dizer de onde veio. Se lembra disso?)

#Permalink 10/06/2010 @ 20:06:32


Comentário de: alexandre fonseca

Caro João Motta, gostaria de lembrar também que o PT está no poder e, portanto, de posse da chave da mítica "caixa preta" das privatizações há quase oito anos. É preciso muita inocência (ou desonestidade intelectual) para ainda usar essa história como justificativa para as novas lambanças da turma. Ou você acredita mesmo que, com seu peculiar senso de fair-play, os petistas teriam evitado usar contra seus adversários qualquer evidência, por menor que fosse, de que houve maracutaia na privatização das teles? Teríamos uma revoada de dossiês de cobrir o sol!

#Permalink 10/06/2010 @ 21:06:04


Comentário de: alexandre fonseca

A propósito, Gravz, a pergunta que não quer calar é: quem está organizando o périplo internacional da Dilma?

(Gravz: Boa pergunta)

#Permalink 10/06/2010 @ 21:06:34


Comentário de: Paulo Victor

Tio, sinto no senhor uma certa agressividade ao comentar os posts dos seus fãs. Vc insinua processos, mp etc e tal.
Quem falou que o Governador Aecio do PSDB bateu em uma mulher foi o jornalista Juca Kfouri. Isso foi desmentido, alguem foi processado?

obs.: Desculpa tio, porfavor nao me processe, sou de menor.:(

Fui.. :)

(Gravz: O único processado aqui, até hoje, fui eu. Só não dou trela para pessoas xingarem terceiros em meu blog, principalmente quando isso dá margem a processos. Eu vi que o Juca Kfouri escreveu algo assim e, depois, parece que publicou um desmentido, aí ficou aquilo do povo fazer fofoca. Não entro nessa)

#Permalink 10/06/2010 @ 22:06:03


Comentário de: jose

Gravz, srá que os "repasses" continuam:
TCU condena, mais uma vez, associação ligada ao MST
quinta-feira, 10 de junho de 2010 | 6:01

O TCU condenou uma entidade ligada ao MST e dois ex-dirigentes a devolverem 3,8 milhões de reais aos cofres públicos por desvio de recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE). A Associação Nacional de Cooperação Agrícola não conseguiu comprovar que 30 000 jovens e adultos foram alfabetizados e outros 2 000 pessoas foram capacitadas com os recursos para tocar o programa BRasil Alfabetizado em 23 unidades da federação. Foram condenados a devolver a verba a entidade, o ex-presidente Adalberto Greco e o ex-secretário-geral Luís Antônio Pasquetti.

É a segunda condenação contra a Anca em um ano. Em julho passado, o TCU cobrou da entidade ligada ao MST e o ex-secretário-geral 2,2 milhões reais por não terem capacitado professores e comprado materiais didáticos a jovens e adultos.

#Permalink 10/06/2010 @ 23:06:33


Comentário de: Paulo Santos Cunha

Esse assunto do dossie está tão quente que desde ontem ninguém na imprensa publica mais nada.
Depois que o tal do Lanzetta e o Amaury pediram para depor o assunto esfriou....
E a CPI que o PSDB ficou de pedir?
Gravatai, vc que é amigo do Tio Rei pede para ele iniciar uma campanha:

"Lanzetta e Amaury na CPI!

Vamos fazer abaixo assinado para os tucanos, vou encher caixa de email.
Eu quero CPI do dossiê.
Onde está o Alvaro Dias?
Onde está o Roberto Freire?
E o Arthur Virgilio?
E o Jereissati?
E o Heraclito Fortes?
Cadê a CPI do "dossiê".
Eu quero a CPI.

(Gravz: Jà viu as contradições? Cada um fala uma coisa! E, de fato, os assuntos esfriam. Denúncia envolvendo o PT nem dá mais manchete)

#Permalink 11/06/2010 @ 00:06:36


Comentário de: João Motta

alexandre fonseca, que fique claro, estou entre os que consideram PT e PSDB muito parecidos nos métodos e malfeitorias. Não sou inocente nem desonesto intelectual, penso diferente de você e tenho convicção de que PSDB e PT negociaram, na transição, a não investigação da privataria, obviamente para preservar as "maracutaias" de ambos os lados. Sou favorável a privatização mas tudo indica que tem caroço nesse angu. Gravatai, por favor, gostaria de ter detalhes sobre essa investigação dos contratos, números, do processo de privatização, devo estar mal informado. Como você mesmo diz a Oi é uma das suspeitas, ela foi investigada ? Inocentada? Quando? Que juiz?

#Permalink 11/06/2010 @ 08:06:13


Comentário de: Fabiana

Gravatai, as respostas as suas indagações já dei no post abaixo, que pelo visto você ainda não teve interesse em ler. Hoje fui rapidinha hein! Menos de 24 horas! Sinceramente, nenhum dos envolvidos nessa "operação" é confiável, não entendo essa sua defesa quase fervorosa do tal Onézimo (que, como apontam alguns comentaristas, está fugindo da acareação). E o PSDB? Por que só convocou um lado para esclarecimento (Dadá e Onézimo)? Não interessa ouvir Lanzetta e Amaury? Por que?

(Gravz: Eu acho que interessa, sim! Lanzetta disse que saiu da campanha, ele e a empresa, mas a empresa não saiu - foi nota oficial da Lanza. Amaury fala uma coisa no dia 7 e outra no dia 11. Já pensou numa CPI? Seria o máximo! E por que motivo o ex-delegado não é confiável e Amaury, sim? Você disse que o jornalista era confiável, mas o ex-delegado não. Foi exatamente o que escreveu, dando razão e solidez aos argumentos do pró-petista e tentando derrubar a credibilidade de quem acusava o partido... ;) Pedi uma única evidência, mas ela não veio. Prossigo aguardando. Vai fazer uma semana, mas tudo bem. Tenho boa paciência)

#Permalink 11/06/2010 @ 10:06:34


Comentário de: Ben

O dono de um instituto de pesquisa deveria por uma obrigação de ofício pelo menos fazer de conta que é imparcial.

#Permalink 11/06/2010 @ 11:06:21


Comentário de: Vítor Bonini

Gentem , eu juro que eu ví . Ontem assistindo a telinha , apareceu mais uma daquela propagandas nuncaantesnestepaiz sobre a distribuição de renda e cestas basicas e , eis que no final da mesma , junto como o slogan "Brasil um país que todos" , quem é que aparece no canto esquerdo superior da telinha ??? Tcharaaaaam . Ele mesmo , o logotipo do natimorto Fome Zero .
Simplesmente inacreditáááááável , rs .

#Permalink 11/06/2010 @ 11:06:34


Comentário de: nono http://não tenho

putz kra, aparentemente a magoa q vc guarda da esquerda é muito grande, mas cada dia que passa sou forçado a concordar que existe uma certa implicancia reinaldesca nos teus posts.

Que tal se ao perguntar sobre o candidato José Serra o entrevistador fizesse essas perguntas:

1) vc concorda que o ex-governador do Estado de SP use de sua influencia e estrutura do Estado para ameaçar/pedir a cabeça de jornalistas que lhe desagradam?

2) vc concorda que a base governista arquive mais de 70 pedidos de CPIs na Assembleia Legislativa?

3) vc concorda que um candidato use da estrutura POLICIAl do governo para realizar batida na empresa da familia da candidata contraria, tendo seu assessor de ministerio, que por acaso vem a ser delegado federal, enviado um fax para a Presidência da República com os dizeres "missão cumprida"

4) vc acha que um partido que deu cano de mais de 34 milhoes de reais numa produtora merece poder registrar a candidatura do mesmo candidato 8 anos depois, ja que teve suas contas reprovadas?

Pq seguindo tua linha de raciocinio de que tudo pode ser imputado ao candidato, essas sao algumas das acusacoes comprovadas de pessoas ligadas a ele, andaram fazendo nos ultimos tempos.

PS:Esse fato da Lunus achei muito legal qdo aconteceu, nao conseguia entender a irracionalidade q vc tanto ironiza e combate que levavam uma representante de tdo o que e mais atrasado em termos de politica nesse pais a ser tornar uma candidata viavel so pq apareceu no programa do partido e o governo vinha mal avaliado. Foi ai que eu desisti de tentar entender racionalmente a politica. Vibrei como 1 torcedor de futebol qdo estouraram a "boca" da Lunus.Muito embora nao seja fa do Serra.

(Gravz: Opa, vamos lá...

1) Fala UMA cabeça que foi "pedida";

2) Não concordo com qualquer CPI arquivada, exceto quando flagrantemente inócua. Mas, em geral, CPI é para ser aberta, sim;

3) Qual estrutura policial do governo? Qual candidato? Se é o famigerado e surrado caso Lunus, desculpe, isso não bate. Serra era Ministro da Saúde, a PF é ligada ao Ministério da Justiça. Havia uma operação em andamento e, como vimos, HOUVE UM CRIME. A mesma PF, aliás, pegou os aloprados no Governo Lula, é justo dizer que ela recebeu ordem do MINISTRO DA SAÚ;DE DE LULA? Risível;

4) Traga esses documentos, mas dívida privada é uma coisa, roubo e mutreta são outras. E isso, aliás, é prova de que ninguém enriqueceu durante a campanha. Pior, mesmo, é quando aparece dinheiro "do nada" e ninguém consegue explicar de onde veio, para onde ia e tudo fica nisso, não?


Enfim, mais alguma coisa? Tamosaí :))

#Permalink 11/06/2010 @ 16:06:37


Comentário de: Fredson

Ué, a fase boa de Dilma se dá pelas pesquisas??? Mas as pesquisas não são lendas como o saci perêrê, o super homem, o monstro do lago ness?????

(Gravz: Aquela do Vox, com dianteira naquela fase? Sim. Agora, com empate depois de algum tempo, megaexposição e uns tantos crimes eleitorais cometidos? Não)

#Permalink 11/06/2010 @ 17:06:01


Comentário de: Fredson

E sobre a infração clara, prenunciada e repetida de Serra aparecendo em programa partidário do PFL e PPS????A Lei veda expressamente isso? Vc não vai falar nada?

(Gravz: Posso falar, claro. PFL e PPS provavelmente serão punidos)

#Permalink 11/06/2010 @ 17:06:07


Comentário de: João

Gravz,

porque você sugere somente ao Marcos Coimbra aquelas perguntas tendenciosas? O Datafolha e o Ibope já as fazem? Será que é por isso que a Dilma tem sempre resultados piores no Datafolha e no Ibope?

Agora falando sério, você acha que o povo é contra dossiê? Nos EUA, quando alguém se candidata à presidência, sua vida é esmiuçada até o último fio de cabelo justamente porque o povo quer saber de tudo. Por que esse medo da verdade aqui no Brasil? Não seria melhor o Serra aceitar numa boa que todas as suas relações com Daniel Dantas sejam postas às claras?

Grande abraço,
João.

#Permalink 13/06/2010 @ 07:06:12


Comentário de: Mario de BH

Em julho sairá a publiação do Livro: Privatarias do PSDB. Ai espero que volte a falar do assunto, se era somente "espuma".

(Gravz: Pela última entrevista, fica a impressão de que o autor não anda em lua-de-mel com a campanha do PT, hein? Mas espero que ele fale do filho do Lula - leia o último post, aqui do blog)

#Permalink 13/06/2010 @ 18:06:22


Comentário de: Neandro Larloch

Gravz depois que saiu na contracapa de um livro famoso nem vem mais por aqui aprovar os comentários.... :-)

Bobagens de lado, PARABÉNS, Gravata!!!


#Permalink 14/06/2010 @ 08:06:31


Este post tem 7 comentários aguardando aprovação...

Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.