"REPARAÇÃO": DOCUMENTÁRIO
02/01/2010
"REPARAÇÃO": DOCUMENTÁRIO
O Brasil é um país com muitos filhos. O Regime Militar, independentemente do número de mortos, foi monstruoso; um episódio tétrico de nossa história. Mas os grupos guerrilheiros não pretendiam derrubá-lo para instalar a democracia. Sua proposta era a de tomar o poder para implantar outra ditadura. São os tristes fatos, é a nossa deplorável realidade.
E não duvido que promovam boicote ao filme.
transubstanciado por gravata às 02.01.10 - 20:36:45 | 39 comentários
Comentários, Pingbacks:
Comentário de: Felipe Flexa http://novoleitedepato.blogspot.com
"O Brasil é um país com muitos filhos." E muitos deles foram mortos pelos amigos de Dilma Roussef, Franklin Martins, Fernando Gabeira, Carlos Minc, Paulo Vanucchi, Tarso Genro, Olívio Dutra, Paulo Ghiraldeli. Pra essa vítimas não tem justiça?
#Permalink 02/01/2010 @ 20:01:10
Comentário de: Flavio Morgenstern http://www;tristesses.blogspot.com
Gravz,
Fui floodado no Formspring, entre "outros motivos", por responder a pergunta de um amigo, filósofo, sobre quais os melhores e piores filósofos, em minha opinião (pergunta que eu tinha feito a ele).
Por que reclamaram? Porque afirmei que, entre os principais "piores" filósofos, pra mim, estavam Gramsci e Marcuse - ambos responsáveis pela mimetização forçada que coloca toda força que destrua o sistema capitalista (mesmo que seja algo igualmente torpe, como fraudes biolionárias ou estupros e assassinatos de "burguesas") como legítima.
Ademais, ambos, sobretudo Gramsci, criaram um método de tomada de poder que não previa a revolução, mas sim uma lenta e sistemática tomada do poder impingindo a ideologia a diversos setores: âmbito jurídico, militar, economia, faculdades et caetera.
Adicione a isso a tal "tolerância revolucionária" de Marcuse (tolerar qualquer crime, desde que o capitalismo se sinta "ferido" com isso) e teremos o panorama que gera esse tipo de situação ridícula que vivemos há 40 anos.
Fui floodado no Formspring, entre "outros motivos", por responder a pergunta de um amigo, filósofo, sobre quais os melhores e piores filósofos, em minha opinião (pergunta que eu tinha feito a ele).
Por que reclamaram? Porque afirmei que, entre os principais "piores" filósofos, pra mim, estavam Gramsci e Marcuse - ambos responsáveis pela mimetização forçada que coloca toda força que destrua o sistema capitalista (mesmo que seja algo igualmente torpe, como fraudes biolionárias ou estupros e assassinatos de "burguesas") como legítima.
Ademais, ambos, sobretudo Gramsci, criaram um método de tomada de poder que não previa a revolução, mas sim uma lenta e sistemática tomada do poder impingindo a ideologia a diversos setores: âmbito jurídico, militar, economia, faculdades et caetera.
Adicione a isso a tal "tolerância revolucionária" de Marcuse (tolerar qualquer crime, desde que o capitalismo se sinta "ferido" com isso) e teremos o panorama que gera esse tipo de situação ridícula que vivemos há 40 anos.
#Permalink 02/01/2010 @ 23:01:03
Comentário de: alexandre andrade
acho engraçado que falam sobre a guerrilha brasileira como se ela fosse igual às farc é hoje na colômbia. a tal "guerrilha" brasileira era de meia dúzia de estudantes que não levou nem 3 anos para ser exterminada. boa parte dos "guerrilheiros" foram punidos na época com execuções e tortura(e isso inclui a dilma, que foi torturada). e os militares, serão punidos quando ? se a punição é para os dois lados, porque os torturadores continuam livre, leve e soltos enquanto boa parte dos "guerrilheiros" estão debaixo da terra ? dizer que o brasil iria virar cuba , é uma insanidade e atentado à inteligência alheia ! se querem justificar a ditadura, que arrumem outro argumento !!!!!!!
(Gravz: Nada justifica o regime militar, sobretudo suas atrocidades. Ao mesmo tempo, NADA justifica a explosão de uma bomba que resultou na amputação da perna desse cara)
#Permalink 03/01/2010 @ 13:01:45
Comentário de: susana http://www.quaseanonima.blogspot.com
Oi...sim, tbm nao conheço vc, achei o seu blog por acaso no google e o achei interessante. criei o meu a poucos dias e o que mais estou fazedno é ver o blog dos outros. achei interessante a frase no cantinho o que me motivou a comentar. Tambem nao voto em quem defende sarney... e como uma maranhense nata q sou, tenho muitos motivos ja q vejo a realidade da oligarquia de "perto". nao sei se és maranhense tbm ou tem algum tipo de contato.. mas fez bem em colocar a critica..
ah, muito prazer..
ate mais!
ah, muito prazer..
ate mais!
#Permalink 03/01/2010 @ 13:01:35
Comentário de: Paulo Santos Cunha
O Alexandre foi muito feliz! Os militantes da esquerda revolucionária foram punidos, quem não morreu como o jornalista Vladimir Herzog ( recebeu urina, excrementos, choque eletrico, foram colocados no pau-de-arara, tiveram os testiculos queimados, as mulheres lacerações na região pelvica, foram afogados no famoso tambor.. e outras crueldades, a tortura correu solta...Dilma, Gabeira, Vannucchi conheceram os porões da ditadura, conehceram o delegado Fleury icone da ditadura.
Portanto não há dois lados, os militares defendiam a ditadura sem legitimidade e portanto não se pode dizer que esses podiam matar ou torturar para combater o comunismo, já que as leis que vigoravam foram feitas com o congresso fechado sob as botas dos milicos.
O que os militantes de esquerda em numero diminuto fizeram foi contestar o regime ditatorial, o fato desses militantes terem ações, ideias retrogradas ou atrasadas não justifica a truculencia da ditadura. Essa história de que os miliares salvaram o Brasil do comunismo é uma piada, Jango era um grande latifundiário no Sul, seu governo tinha Ulisses, Tancredo entre outros que nunca foram comunistas. Dá vontade de rir de quem chamava as organizações de esquerda de guerrilhas, o que havia nos jovens de classe media que formavam esses moviemntos era voluntarismo frente a um governo que revidava com tanques e bazucas. A ditadura brasileira junto com a Argentina, uruguaia, boliviana e chilena desenvolveram a operação Condor uma maquina de matar que se espraiva pelo continente e matava seus alvos logo que pisassem o solo de paises vizinhos.
Serra, FHC eram considerados perigosos baderneiros e COMUNISTAS por isso sairam do país, portanto defender a Ditadura ou levar em consideração a posição de torturadores assassinos é "cuspir" sobre a Democracia e rir das familias dos militantes mortos.
A lei da Anistia não será revogada pelo III PNDH, o que se quer fazer é o mesmo que chilenos e argentinos fizeram uma Comissão da Verdade, para que aqueles que não foram punidos de forma odiosa como fizeram com os militantes de esquerda pelo menos digam onde foram escondidos os corpos desses militantes. Onde foram enterrados ? Independente de serem ateus, católicos, evangelicos ou judeus as familias desses militantes tem o direito de saber e de dar um enterro digno e de ter um pouco de paz sem saber onde os restos mortais de seus familiares estão. Isso não é apenas um gesto humanitário, mas também de reconhecimento da tragédia desse periodo e principalmente um ato de justiça!
Portanto não há dois lados, os militares defendiam a ditadura sem legitimidade e portanto não se pode dizer que esses podiam matar ou torturar para combater o comunismo, já que as leis que vigoravam foram feitas com o congresso fechado sob as botas dos milicos.
O que os militantes de esquerda em numero diminuto fizeram foi contestar o regime ditatorial, o fato desses militantes terem ações, ideias retrogradas ou atrasadas não justifica a truculencia da ditadura. Essa história de que os miliares salvaram o Brasil do comunismo é uma piada, Jango era um grande latifundiário no Sul, seu governo tinha Ulisses, Tancredo entre outros que nunca foram comunistas. Dá vontade de rir de quem chamava as organizações de esquerda de guerrilhas, o que havia nos jovens de classe media que formavam esses moviemntos era voluntarismo frente a um governo que revidava com tanques e bazucas. A ditadura brasileira junto com a Argentina, uruguaia, boliviana e chilena desenvolveram a operação Condor uma maquina de matar que se espraiva pelo continente e matava seus alvos logo que pisassem o solo de paises vizinhos.
Serra, FHC eram considerados perigosos baderneiros e COMUNISTAS por isso sairam do país, portanto defender a Ditadura ou levar em consideração a posição de torturadores assassinos é "cuspir" sobre a Democracia e rir das familias dos militantes mortos.
A lei da Anistia não será revogada pelo III PNDH, o que se quer fazer é o mesmo que chilenos e argentinos fizeram uma Comissão da Verdade, para que aqueles que não foram punidos de forma odiosa como fizeram com os militantes de esquerda pelo menos digam onde foram escondidos os corpos desses militantes. Onde foram enterrados ? Independente de serem ateus, católicos, evangelicos ou judeus as familias desses militantes tem o direito de saber e de dar um enterro digno e de ter um pouco de paz sem saber onde os restos mortais de seus familiares estão. Isso não é apenas um gesto humanitário, mas também de reconhecimento da tragédia desse periodo e principalmente um ato de justiça!
(Gravz: Paulo, sem dúvida alguma NADA JUSTIFICA A TORTURA. Nada. Nem assassinatos promoviso pelo Estado e, mais ainda, NADA justifica o Golpe Militar. Concordo com todos esses pontos. Mas o que, exatamente, justifica a explosão de uma bomba que arrancou a perna desse inocente? O que justifica as mortes de tantos outros inocentes, todos civis? Os familiares pedem indenização a quem? Dilma Rousseff, Franklin Martins? MUITOS grupos resistiram sem necessariamente matar outras pessoas. É esse o ponto do documentário. O próprio Partido Comunista resistiu sem pegar em armas. A luta armada não foi uma "obrigação", uma "necessidade", mas uma OPÇÃO. E essa OPÇÃO resultou em danos colaterais terríveis. E reitero: a ditadura militar foi monstruosa, mas até que ponto ela torna INOCENTE quem explode uma bomba e arranca a perna ou mata civis que nada tinham a ver com isso?)
#Permalink 03/01/2010 @ 19:01:13
Comentário de: alexandre andrade
gravataí
te garanto que os responsáveis pela bomba que amputaram o cara, ou foram torturados ou foram mortos. ou seja, foram punidos. e os torturadores ? e os assassinos do vladimir herzog ? do manuel fiel filho ? de tantos outros inocentes que morreram nas mãos dos militares ? quando os responsáveis serão punidos ? me desculpe mas nivelar os crimes dos militares com meia dúzia de extremistas , é sim justificar implicitamente a ditadura militar ! e a impunidade dos torturadores
te garanto que os responsáveis pela bomba que amputaram o cara, ou foram torturados ou foram mortos. ou seja, foram punidos. e os torturadores ? e os assassinos do vladimir herzog ? do manuel fiel filho ? de tantos outros inocentes que morreram nas mãos dos militares ? quando os responsáveis serão punidos ? me desculpe mas nivelar os crimes dos militares com meia dúzia de extremistas , é sim justificar implicitamente a ditadura militar ! e a impunidade dos torturadores
(Gravz: E isso serve de conforto para o CIVIL INOCENTE QUE PERDEU A PERNA? Porque quem soltou a bomba PARTICIPOU VOLUNTARIAMENTE DE UMA GUERRA. Ele, não. Ele estava numa calçada, inocentemente. Dizer para ele que "os responsáveis foram torturados" trará a perna de volta? Então façamos o seguinte: TODOS OS INDENIZADOS DEVOLVEM AS INDENIZAÇÕES e passamos a torturar os militares. Que tal? Os que já morreram, paciência. Seria uma boa? Ah, sim, em tempo: você não tem como "garantir" que todos foram torturados, pois muitos não foram. E nem presos ou mortos. ALguns, hoje, são até ricos e poderiam pagar ao cara que perdeu a perna)
#Permalink 03/01/2010 @ 23:01:40
Comentário de: Felipe
Gravata,
O que a direita não entende é que não existe legitimidade em regimes militares. Todo ato de protesto ou de ataque ao regime é válido, aqui e na China. Quem era gerrilheiro e matou um militar, aqui ou em Cuba, deve receber honras do Estado durante toda a vida...
E essa historinha pseudo facista, que os estudantes queriam instalar outra ditadura, é facil para os mais afobados. Na verdade eles queriam instalar o comunismo( Em uma época onde isso era possível e que não existia toda a história, que hoje, conhecemos) através de eleições, ou seja, menos, muito menos... Todo militar que tenha sido ferido não merece indenização e nem atenção, independente da farda vermelha ou nazista.
(Gravz: A parte ruim de chegar dividindo em "direita" e "esquerda", sobretudo no Brasil, é depois passar vergonha. Então a "direita" não vê legitimidade em "regimes militares"? Pois bem. O que dizer de Cuba, China...? Muita gente da "direita" aplaudindo tais regimes "democráticos civis"? E "comunismo através de eleições" foi uma piada que você pensou agora ou ouviu num concurso de anedotário de salão? É pior que aquela campanha VOTE NO REI. Além dos casos citados, a esquerda da época aplaudia Mao Tsé-Tung, Stálin, entre outras gracinhas. Não, Felipe, quem gosta MESMO de uma ditadurinha militar é a esquerda brasileira. Tanto que ATÉ HOJE várias delas são aplaudidas. Por isso que é maravilhoso se declarar "esquerda" em praticamente todo o mundo, mas no Brasil, para exibir esse rótulo, você precisa voltar 30 anos no tempo)
O que a direita não entende é que não existe legitimidade em regimes militares. Todo ato de protesto ou de ataque ao regime é válido, aqui e na China. Quem era gerrilheiro e matou um militar, aqui ou em Cuba, deve receber honras do Estado durante toda a vida...
E essa historinha pseudo facista, que os estudantes queriam instalar outra ditadura, é facil para os mais afobados. Na verdade eles queriam instalar o comunismo( Em uma época onde isso era possível e que não existia toda a história, que hoje, conhecemos) através de eleições, ou seja, menos, muito menos... Todo militar que tenha sido ferido não merece indenização e nem atenção, independente da farda vermelha ou nazista.
(Gravz: A parte ruim de chegar dividindo em "direita" e "esquerda", sobretudo no Brasil, é depois passar vergonha. Então a "direita" não vê legitimidade em "regimes militares"? Pois bem. O que dizer de Cuba, China...? Muita gente da "direita" aplaudindo tais regimes "democráticos civis"? E "comunismo através de eleições" foi uma piada que você pensou agora ou ouviu num concurso de anedotário de salão? É pior que aquela campanha VOTE NO REI. Além dos casos citados, a esquerda da época aplaudia Mao Tsé-Tung, Stálin, entre outras gracinhas. Não, Felipe, quem gosta MESMO de uma ditadurinha militar é a esquerda brasileira. Tanto que ATÉ HOJE várias delas são aplaudidas. Por isso que é maravilhoso se declarar "esquerda" em praticamente todo o mundo, mas no Brasil, para exibir esse rótulo, você precisa voltar 30 anos no tempo)
#Permalink 03/01/2010 @ 23:01:40
Comentário de: kadu
Alexandre,
A guerrilha brasileira foi derrotada no nascedouro no plano militar (no cultural ela está aí, firme e faceira), o que só economizou vidas e sofrimento para o país mas não mudou um milímetro a intenção dessa gente. Veja por exemplo o apoio que eles continuam a dar às FARC que você citou, associando-se com elas através do PT, onde a maioria deles está hoje homiziada.
Além disso, nem todo o terrorista foi punido. Por exemplo: quantos anos de cadeia o sequestrador Franklin Martins cumpriu? E, finalmente, há uma questão técnica, pois poucos são como o Franklin, que confessa seus crimes.
Então, noutro exemplo seu, a Dilma diz que foi torturada e pode ser que tenha sido mesmo. Mas como conseguir provas disso? Ou vamos condenar alguém baseado apenas no depoimento da alegada vítima? Observe que nem estou entrando no mérito da "doutora" ser uma mentirosa contumaz, pois mesmo alguém acostumado a falar a verdade pode mentir num caso específico.
A guerrilha brasileira foi derrotada no nascedouro no plano militar (no cultural ela está aí, firme e faceira), o que só economizou vidas e sofrimento para o país mas não mudou um milímetro a intenção dessa gente. Veja por exemplo o apoio que eles continuam a dar às FARC que você citou, associando-se com elas através do PT, onde a maioria deles está hoje homiziada.
Além disso, nem todo o terrorista foi punido. Por exemplo: quantos anos de cadeia o sequestrador Franklin Martins cumpriu? E, finalmente, há uma questão técnica, pois poucos são como o Franklin, que confessa seus crimes.
Então, noutro exemplo seu, a Dilma diz que foi torturada e pode ser que tenha sido mesmo. Mas como conseguir provas disso? Ou vamos condenar alguém baseado apenas no depoimento da alegada vítima? Observe que nem estou entrando no mérito da "doutora" ser uma mentirosa contumaz, pois mesmo alguém acostumado a falar a verdade pode mentir num caso específico.
(Gravz: Compare a "danação" de Franklin e o que houve com o cara da perna amputada)
#Permalink 04/01/2010 @ 13:01:19
Comentário de: Gustavo
Nunca houve movimento de resistência a porra nenhuma no Brasil.
Só houve golpismo em cima de golpismo, essa coisa de esquerda e direita é o maior papo furado para os golpistas de plantão justificarem suas atrocidades.
A geração 68 é uma geração de fracassados, não conseguiram derrubar a ditadura, e quando tiveram o poder nas mãos a partir dos anos 90, literalmente defecaram para o povo que diziam representar.
Crimes tem que ser punidos, não importa por quem foram cometidos. Se sou o cara que perdeu as pernas, iria atrás dos membros da organização criminosa que estourou a bomba até vê-los atrás das grades.
Só houve golpismo em cima de golpismo, essa coisa de esquerda e direita é o maior papo furado para os golpistas de plantão justificarem suas atrocidades.
A geração 68 é uma geração de fracassados, não conseguiram derrubar a ditadura, e quando tiveram o poder nas mãos a partir dos anos 90, literalmente defecaram para o povo que diziam representar.
Crimes tem que ser punidos, não importa por quem foram cometidos. Se sou o cara que perdeu as pernas, iria atrás dos membros da organização criminosa que estourou a bomba até vê-los atrás das grades.
(Gravz: Eu penso mais ou menos assim. A Ditadura é injustificável. Foi golpe. Mas explodir uma bomba? O cara PERDER A PERNA?)
#Permalink 04/01/2010 @ 15:01:25
Comentário de: João
Concordo com o entrevistado que diz que a luta de classes esteve presente no momento de decidir quem deveria receber indenização. E creio que isto fica, ainda mais, evidente no tempo e dedicação que a Secretaria Especial dos Direitos Humanos dedica a tentativa de revisão da Lei de Anistia, em comparação ao esforço imperceptível que tem dedicado a erradicação da tortura e dos maus-tratos nos depósitos humanos que são as cadeias brasileiras.
Pessoalmente sou favorável ao julgamento dos agentes estatais que praticaram tortura. Porém, espero que os membros das organizações de esquerda, que participaram de ações terroristas, sentem no mesmo banco dos réus.
Pessoalmente sou favorável ao julgamento dos agentes estatais que praticaram tortura. Porém, espero que os membros das organizações de esquerda, que participaram de ações terroristas, sentem no mesmo banco dos réus.
#Permalink 04/01/2010 @ 17:01:43
Comentário de: Paulo Santos Cunha
Desculpa, mas não dá para comaparar o atentado que arrancou a perna desse sr.
com uma politica de exterminio de Estado da ditadura brasileira.
Vc disse que os militantes tinham opção de escolher entre a luta armada ou não, mas combatiam um regime ditadorial, ilegitimo, imposto a força e que derrubou um presidente constitucional.
Portanto a ditadura deu a esses militantes a justificativa que precisavam para empreender aquilo que eles consideravam atos de resistencia. A ditadura se justificava dizendo que combatia os comunistas, então eu pergunto: porque JK foi cassado, era comunista? Claro que não era, foi uma desculpa para tomar o poder!
FHC, Serra, Brizola, Arraes tiveram que fugir, Lula, Dilma, Minc, Artur Virgilio,Aloisio Nunes Ferreira foram presos ou torturados, quem era do PTB era perseguido como comunista, isso é piada!
Os militares quase deram o golpe em 1956, antes da posse de JK, ou seja queriam tomar o poder, essa história de comunistas era conversa fiada.
A ditadura também tinha escolha,não satisfeita em torturar ,porque não manteve vivos os militantes de esquerda presos e sim preferiu matar e ocultar os cadaveres ou mentir que suicidaram?
Defender a ditadura e como querer aprisionar o vento!
com uma politica de exterminio de Estado da ditadura brasileira.
Vc disse que os militantes tinham opção de escolher entre a luta armada ou não, mas combatiam um regime ditadorial, ilegitimo, imposto a força e que derrubou um presidente constitucional.
Portanto a ditadura deu a esses militantes a justificativa que precisavam para empreender aquilo que eles consideravam atos de resistencia. A ditadura se justificava dizendo que combatia os comunistas, então eu pergunto: porque JK foi cassado, era comunista? Claro que não era, foi uma desculpa para tomar o poder!
FHC, Serra, Brizola, Arraes tiveram que fugir, Lula, Dilma, Minc, Artur Virgilio,Aloisio Nunes Ferreira foram presos ou torturados, quem era do PTB era perseguido como comunista, isso é piada!
Os militares quase deram o golpe em 1956, antes da posse de JK, ou seja queriam tomar o poder, essa história de comunistas era conversa fiada.
A ditadura também tinha escolha,não satisfeita em torturar ,porque não manteve vivos os militantes de esquerda presos e sim preferiu matar e ocultar os cadaveres ou mentir que suicidaram?
Defender a ditadura e como querer aprisionar o vento!
#Permalink 04/01/2010 @ 18:01:47
Comentário de: Paulo Santos Cunha
Gravata não adianta vc tentar, a DITADURA tinha OPÇÂO sim, poderia prender os "comunistas", mas preferiu totura-las e fez pior e não ficou só na tortura a ditadura tinha a opção de não matar e também matou. Terrorismo de estado de um regime ilegal, contra esse tipo de maquina qualquer ação seja de grupos insurgentes de esquerda ou direita é legitimo porque tem como objetivo combater um regime sanguinário.
(Gravz: Ninguém aqui, suponho, está DEFENDENDO A DITADURA, mas sim o direito do homem que PERDEU A PERNA também ter uma indenização. Ele é vítima. Ou não é? Qual a culpa do cara? O que ele fez? Como cidadão, TAMBÉM vivia sob o jugo de uma ditadura. Como homem, perdeu uma perna. Foi atacado, portanto, pelos dois lados. É preciso ser muito obtuso para não ver isso. O que os guerrilheiros entendem como "dano colateral" significa o prejuízo infinito por toda uma vida para essa pessoa)
#Permalink 04/01/2010 @ 18:01:04
Comentário de: alexandre andrade
é óbvio que o sofrimento do cara com a perna amputada é enorme ! mas e o sofrimento das vítimas do cel ustra ? da famíla do herzog ? do manuel fiel filho ? do rubens paiva ? eles eram inocentes e morreram nas mãos de militares , que estão protegidos pela anistia ! é isso que me revolta : igualar os crimes praticados pelo estado durante a ditadura com crimes de uma meia dúzia de grupos esquerdistas, que na maioria foram torturados e mortos. sou a favor de botar esses militares torturadores na cadeia, sem dó nem piedade !!!!!!
(Gravz: Concordo. Tortura não tem perdão. Concordo, mesmo. Mas o que vocÊ faria com quem explodiu a perna do cara?)
#Permalink 04/01/2010 @ 21:01:53
Comentário de: jean
Também penso que o moço deva ser reparado pela perna, como qualquer outra vítima da guerrilha...
Mas diz aí, se a Dilma não fosse ex-guerrilheira vc passaria esse vídeo?
Mas diz aí, se a Dilma não fosse ex-guerrilheira vc passaria esse vídeo?
(Gravz: Pelo que sei, ela nem encostou numa arma. Ficou só responsável pela grana do cofre do Adhemar ou algo assim. Tanto que, quando pediam para liberar gente da cadeia, o nome dela NUNCA apareceu em lista alguma. Nunca. E eram listas grandes, viu?)
#Permalink 04/01/2010 @ 23:01:13
Comentário de: João
Então estupros são "igualmente" horríveis ao capitalismo. Tá bom...
#Permalink 05/01/2010 @ 00:01:22
Comentário de: João
Existe algo que justifica, sim, explodir a perna de alguém. Tentar instalar uma ditadura comunista e se declarar vítima e defensor dos direitos humanos (e se encher de dinheiro) depois.
#Permalink 05/01/2010 @ 00:01:06
Comentário de: Rodrigo http://homemdoplano.blogspot.com
Cara, tem muita coisa pra falar sobre esse assunto, inclusive que o cara que perdeu a perna perdeu porque ficou 2 dias sem tratamento médico, pois o militares pensavam que se tratava de um dos militantes. Mas o tanto dessa escrotidão vomitada me dá uma preguiça...
Mas taí o filme! Agora sim! Descubriram a pólvora, a salvação da lavoura! Por mais que sejam professadas juras de amor à democracia, o filme só serve pra justificar o injustificável. E daí que os militares destruiam a vida de qualquer um questionassem o regime? Bem que podiam criar um blog na internet pra protestar, não é mesmo?
Mas eu tenho que reconhecer. Tem que ser muito corajoso para ser tão escroto, babaca e filho da puta pra vir com as lorotas do tipo que o país ficou interditado durante 20 anos por causa de 500 pessoas, que o governo só torturava, matava e estuprava "terroristas"...
Mas taí o filme! Agora sim! Descubriram a pólvora, a salvação da lavoura! Por mais que sejam professadas juras de amor à democracia, o filme só serve pra justificar o injustificável. E daí que os militares destruiam a vida de qualquer um questionassem o regime? Bem que podiam criar um blog na internet pra protestar, não é mesmo?
Mas eu tenho que reconhecer. Tem que ser muito corajoso para ser tão escroto, babaca e filho da puta pra vir com as lorotas do tipo que o país ficou interditado durante 20 anos por causa de 500 pessoas, que o governo só torturava, matava e estuprava "terroristas"...
#Permalink 05/01/2010 @ 11:01:28
Comentário de: Renato
Os membros desses grupos de guerrilheiros foram treinados pela ditadura cubana e ainda hoje essas pessoas adoram Cuba e seus ditadores, então como alguém pode imaginar que essas pessoas não queriam criar uma ditadura no Brasil?
Aliás, não existe um único documento aonde essas pessoas pediam pela democracia.
Aliás, não existe um único documento aonde essas pessoas pediam pela democracia.
#Permalink 05/01/2010 @ 12:01:41
Comentário de: Silvio
Não me parece justificável explodir a perna de alguém, e então deve ser punido o responsável, que, pelo que entendi, já sabem que é. Ponto. Ah, mas o cara foi anistiado. Pois é, os torturadores também. Então, vamos esquecer tudo isso? Não dá, pois ser torturado ou perder a perna dói até hoje. Além do quê, tudo isso serve de argumento em discussões ideológicas, como este post. Aí fica essa lavação de roupa suja, o pessoal da esquerda dizendo como foi horrorosa a tortura e a direita (falaí Gravata!), falando dos podres da guerrilha. Enfim, essa discussão nunca vai acabar.
Na época, eram todos jovens e idealistas, e lutaram pelo que acreditavam. O mundo estava cheio de organizações, radicais de esquerda e direita, e revoltas estudantis, e o que aconteceu no Brasil pode ser entendido dentro de um contexto mundial. No entanto, também havia quem preferisse dialogar democraticamente com os militares, se é que isso foi possível, ou simplesmente ficar na sua, fingindo que nada acontecia. Quais eram as opções? Se eu fosse jovem, acho que ficaria com todo mundo ficou, vivendo sua própria vida, sem querer me complicar se metendo em rolos de política, para pegar meu canudo no final do curso, e arranjar um bom emprego. No máximo, amaldiçoar a ditadura militar, o mais veladamente possível. Sob essa ótica, não há como não admirar a atitude daqueles rapazes e moças de classe média. Que afinal de contas, optaram pela clandestinidade em troca do quê? De poder, de uma ditadura por outra? Isso não é plausível.
Na época, eram todos jovens e idealistas, e lutaram pelo que acreditavam. O mundo estava cheio de organizações, radicais de esquerda e direita, e revoltas estudantis, e o que aconteceu no Brasil pode ser entendido dentro de um contexto mundial. No entanto, também havia quem preferisse dialogar democraticamente com os militares, se é que isso foi possível, ou simplesmente ficar na sua, fingindo que nada acontecia. Quais eram as opções? Se eu fosse jovem, acho que ficaria com todo mundo ficou, vivendo sua própria vida, sem querer me complicar se metendo em rolos de política, para pegar meu canudo no final do curso, e arranjar um bom emprego. No máximo, amaldiçoar a ditadura militar, o mais veladamente possível. Sob essa ótica, não há como não admirar a atitude daqueles rapazes e moças de classe média. Que afinal de contas, optaram pela clandestinidade em troca do quê? De poder, de uma ditadura por outra? Isso não é plausível.
#Permalink 05/01/2010 @ 12:01:31
Comentário de: Rodrigo http://homemdoplano.blogspot.com
Só pra deixar umas palavra do Alon:
http://www.google.com.br/url?q=http://www.blogdoalon.com.br/2007/06/uma-viagem-bizarra-para-frana-1606.html&ei=_1lDS7miGs2QuAf739CmCw&sa=X&oi=nshc&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CAsQzgQoAA&usg=AFQjCNEvhbR6pcIGSm5zE3S3PdmwifBfNQ
http://www.google.com.br/url?q=http://www.blogdoalon.com.br/2007/06/uma-viagem-bizarra-para-frana-1606.html&ei=_1lDS7miGs2QuAf739CmCw&sa=X&oi=nshc&resnum=1&ct=result&cd=1&ved=0CAsQzgQoAA&usg=AFQjCNEvhbR6pcIGSm5zE3S3PdmwifBfNQ
(Gravz: Legal. E a perna do cara?)
#Permalink 05/01/2010 @ 13:01:09
Comentário de: Arthurius Maximus http://www.visaopanoramica.com
O grande problema é que esse pessoal se arvorou de "filhos da liberdade". A verdade nua e crua foi que excessos foram cometidos de ambos os lados (como aliás sempre acontece numa guerra).
A lei de anistia serviu para ambos os lados do conflito e sepultou uma página triste de nossa história. Revê-la para punir apenas um dos lados é uma piada e um convite a reviver aqueles anos tristes.
A lei de anistia serviu para ambos os lados do conflito e sepultou uma página triste de nossa história. Revê-la para punir apenas um dos lados é uma piada e um convite a reviver aqueles anos tristes.
#Permalink 05/01/2010 @ 14:01:21
Comentário de: samia
"Eles pretendiam derruba-lo"...
Ué? Derrubar o que? Derrubar um Golpe Militar? Não entendi, quer dizer que todos aqueles que aderiram a luta armada iriam dar mesmo um golpe em 1965 nas novas eleições? Então os militares estavam certos mesmo em proteger nossa democracia! Os fins justificaram os meios...
Ué? Derrubar o que? Derrubar um Golpe Militar? Não entendi, quer dizer que todos aqueles que aderiram a luta armada iriam dar mesmo um golpe em 1965 nas novas eleições? Então os militares estavam certos mesmo em proteger nossa democracia! Os fins justificaram os meios...
#Permalink 05/01/2010 @ 14:01:17
Comentário de: Paulo Victor
Gostei da resposta do Gustavo, isso mesmo 'pau nos bandidos'. Agora não é porque sou Curintianus que eu devo responder processo quando um Curintiano mata um outro na paulada.
#Permalink 05/01/2010 @ 17:01:20
Comentário de: Vitor Bonini
De minha parte , creio que em primeiro lugar , tem de se separar a versão interesseira das esquerdas da realidade :
- Os movimentos guerrilheiros esquerdistas tiveram inicio de fato em 1959 , portanto 5 anos antes do golpe militar , e não foram consequencia ou reação ao golpe como querem fazer acreditar .
- Estes movimentos em hora alguma visavam a volta da democracia , muto pelo contrario . Visavam um regime totalitario e sanguinario tal qual o que atua em Cuba ha 50 anos .
- Houve sim antes do golpe , a marcha do milhão , na qual mais de 1 milhão de civis ( gente pacas para a época ) sairam as ruas em São Paulo exigindo um freio na esquerdização do país.
- Além dos ataques , bombas , justiçamentos e sequestros , some-se a ação guerrilheira , diversos assaltos a insituições bancarias e a civis .
- Não existe e é pura balela , algum movimento ou reinvindicação popular a esta demanda de rever a lei de Anistia . Tal afirmação não passa de mais uma grande mentira .
De minha parte , também sou totalmente contra qualquer tipo de regime de exceção , mas não ha como negar que a possibilidade de instauração de uma ditadura de esquerda era real , que no brasil houve uma transição para a democracia que estamos aprendendo a usar a nosso favor , e que Miami fica longe pacas para nadar daqui .
Por ultimo, se considerarmos o historico dos governos onde esta esquerda mais radical já atuou e que apoiou , a absoluta ausencia de qualquer tipo de justiça e ética no julgar de opositores politicos que imperava e ainda é realidade até hoje em algums ditaduras remanescentes , aí surge uma pergunta : Que moral tem esta esquerda , a mesma que apoia incondicionalmente Cuba , Coréia do Norte , China e Venezuela , Farc´s , ELZN e por aí vai , de exigir justiça e imparcialidade de quem quer que seja ?
Os termos corretos para esta ópera bufa ideológica deveriam ser revanchismo, deturpação , parcialidade e covardia .
PS : Dois fatos interessantes com respeito aos ex guerrilheiros hoje no poder : Todos eles através das suas indecentes indenizações , fizeram um dos melhores investimentos capitalistas dos ultimos 20 anos . E , curiosamente , todos eles hoje se esbaldam frenticamente como novos ricos na esbornia capitalista , fazendo conchavos , intermediações , negociatas milionarias e comendo e bebendo do que ha de melhor e mais caro a disposição . Absolutamente nenhum deles pratica a tal socialização dos bens que foi a base da sua luta .
- Os movimentos guerrilheiros esquerdistas tiveram inicio de fato em 1959 , portanto 5 anos antes do golpe militar , e não foram consequencia ou reação ao golpe como querem fazer acreditar .
- Estes movimentos em hora alguma visavam a volta da democracia , muto pelo contrario . Visavam um regime totalitario e sanguinario tal qual o que atua em Cuba ha 50 anos .
- Houve sim antes do golpe , a marcha do milhão , na qual mais de 1 milhão de civis ( gente pacas para a época ) sairam as ruas em São Paulo exigindo um freio na esquerdização do país.
- Além dos ataques , bombas , justiçamentos e sequestros , some-se a ação guerrilheira , diversos assaltos a insituições bancarias e a civis .
- Não existe e é pura balela , algum movimento ou reinvindicação popular a esta demanda de rever a lei de Anistia . Tal afirmação não passa de mais uma grande mentira .
De minha parte , também sou totalmente contra qualquer tipo de regime de exceção , mas não ha como negar que a possibilidade de instauração de uma ditadura de esquerda era real , que no brasil houve uma transição para a democracia que estamos aprendendo a usar a nosso favor , e que Miami fica longe pacas para nadar daqui .
Por ultimo, se considerarmos o historico dos governos onde esta esquerda mais radical já atuou e que apoiou , a absoluta ausencia de qualquer tipo de justiça e ética no julgar de opositores politicos que imperava e ainda é realidade até hoje em algums ditaduras remanescentes , aí surge uma pergunta : Que moral tem esta esquerda , a mesma que apoia incondicionalmente Cuba , Coréia do Norte , China e Venezuela , Farc´s , ELZN e por aí vai , de exigir justiça e imparcialidade de quem quer que seja ?
Os termos corretos para esta ópera bufa ideológica deveriam ser revanchismo, deturpação , parcialidade e covardia .
PS : Dois fatos interessantes com respeito aos ex guerrilheiros hoje no poder : Todos eles através das suas indecentes indenizações , fizeram um dos melhores investimentos capitalistas dos ultimos 20 anos . E , curiosamente , todos eles hoje se esbaldam frenticamente como novos ricos na esbornia capitalista , fazendo conchavos , intermediações , negociatas milionarias e comendo e bebendo do que ha de melhor e mais caro a disposição . Absolutamente nenhum deles pratica a tal socialização dos bens que foi a base da sua luta .
#Permalink 05/01/2010 @ 18:01:53
Comentário de: Carlos Apolinário
Gravata, ainda sobre o Boris Casoy, achei um que foi macho para defender o Boris, sem meias palavras:
http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/2010/01/o-caso-casoy-e-o-ponto-g.html
http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/2010/01/o-caso-casoy-e-o-ponto-g.html
#Permalink 05/01/2010 @ 22:01:22
Comentário de: Lucas http://anti-tucano.blogspot.com
Ou seja,
não bastassem os estupros, as torturas e as execuções sofridas por aqueles que lutaram contra a ditadura; agora, ainda querem colocá-los como culpados?
O FHC mata a charada: o problema no Brasil é que não se faz justiça.
Puniu-se um lado: com a morte, execuções, tortura e estupros.
O outro lado continua impune até hoje. Não só isso: virou nome de rodovias e praças. E pior: agora se fazendo de vítima, com o apoio de maus cidadãos.
não bastassem os estupros, as torturas e as execuções sofridas por aqueles que lutaram contra a ditadura; agora, ainda querem colocá-los como culpados?
O FHC mata a charada: o problema no Brasil é que não se faz justiça.
Puniu-se um lado: com a morte, execuções, tortura e estupros.
O outro lado continua impune até hoje. Não só isso: virou nome de rodovias e praças. E pior: agora se fazendo de vítima, com o apoio de maus cidadãos.
(Gravz: Não tem militar torturador se fazendo de vítima. Tem um cara que PERDEU A PERNA, CIDADÃO NORMAL, UM CIVIL! E com apoio de "maus cidadãos"? O que são "bons cidadãos"? Você, por acaso, tem idéia do tipo de regime que os tais 'guerrilheiros' pretendiam implantar? É que sempre foram incompetentes do começo ao fim, se não...)
#Permalink 06/01/2010 @ 02:01:00
Comentário de: Comdte. Assef
Teu craso erro é misturar tudo no mesmo balaio de gatos. Mesmo dentro da ALN havia linhas distintas. Pega o caso do Carlos Eugenio Paz; radicalíssimo o guri (guri mesmo, era menor de idade), que enfrentou deserções por discordância quanto à linha por ele escolhida (prosseguir a luta armada).
No caso do atentado em que o Lovecchio infelizmente perdeu a perna, os responsáveis foram integrantes da VPR. Quanto à tua infeliz resposta ao Paulo: a Dilma era da Colina e depois da VAR (observe: VAR, não VPR); o companheiro Franklin, do MR8. Ou seja, os dois nada tiveram a ver com o caso Lovecchio. Informe-se e verás.
Eu sei que para um não-iniciado esse monte de letrinhas admite certa confução, mas existem inúmeros livros sobre o assunto e mesmo na internet poderás pesquisar um pouco mais sobre as numerosas organizações de esquerda (sim, a esquerda existe e insiste, quer você queira ou não) da época. Quem sabe então poderás escrever com melhor desenvoltura sobre o que desconheces?
No caso do atentado em que o Lovecchio infelizmente perdeu a perna, os responsáveis foram integrantes da VPR. Quanto à tua infeliz resposta ao Paulo: a Dilma era da Colina e depois da VAR (observe: VAR, não VPR); o companheiro Franklin, do MR8. Ou seja, os dois nada tiveram a ver com o caso Lovecchio. Informe-se e verás.
Eu sei que para um não-iniciado esse monte de letrinhas admite certa confução, mas existem inúmeros livros sobre o assunto e mesmo na internet poderás pesquisar um pouco mais sobre as numerosas organizações de esquerda (sim, a esquerda existe e insiste, quer você queira ou não) da época. Quem sabe então poderás escrever com melhor desenvoltura sobre o que desconheces?
(Gravz: Quem mistura confusão e "confução", poxa, deveria entender minha incapacidade de compreender isso de MVP, MCB, MMA, Vale-Tudo, Gigantes do Ringue etc. Na hora de saber quem vai pagar pela perna do Lovecchio, ninguém sabe, ninguém viu, não fui eu etc.)
#Permalink 06/01/2010 @ 10:01:40
Comentário de: Marco Aurélio Fedeli http://http:analiseseopinioes.blogspot.com
Tacredo Neves e Ulisses Guimarães foram opositores do regime sem terem pego em uma arma para isso e me parece, quando o regime militar acabou, um deles era o candidato a presidente que foi eleito e o segundo presidiu o congresso que promulgou a constituição cidadã e sem disparar um tiro sequer.
Os que foram presos e sofreram torturas ou mesmos a expulsão do pais sem o devido processo legal merecem a indenização cabida, porque o estado deve zelar pela segurança de seus cidadãos presos. O que eu sinceramente gostaria de ver é a turminha que defende essas indenizações milionárias irem defender que presos que sofrem maus tratos todos os dias devam ter o mesmo tipo de ressarcimento.
Agora, aqueles que optaram por uma luta armada e foram treinar em Cuba ou foram treinados por pessoal treinado em Cuba, não iria implantar uma democracia porque a matriz do treinamento não a imploantou, não é mesmo? Teriámos a troca de sinal da didatura, de uma de direita e militar para uma de esquerda e civil. Isso é uma questão de lógica e fato não de gosto.
O que de veria ocorrer é que os registros governamentais e militares do período sejam abertos. Fica-se sabendo quem fez o que, quando e onde e pronto, taí a verdade.
Quanto a punições a torturadores, não são simpático a eles, mas prezo o nossos estado de direito. Se temos uma lei de anisitia do período para ambos os lados, a extinsão da mesma também deve ser para ambos os lados.
Assim os condenados que estavam cumprindo pena devem voltar para os presídios e os exilados também devem ter suas penas comutadas para prisão. Claro se processe e condene todo e qualquer cidadão que usou de tortura.
E que as vítimas da guerrilha de esquerda sejam indenizadas tal e qual os apontados como sendo vítimas da ditadura.
Os que foram presos e sofreram torturas ou mesmos a expulsão do pais sem o devido processo legal merecem a indenização cabida, porque o estado deve zelar pela segurança de seus cidadãos presos. O que eu sinceramente gostaria de ver é a turminha que defende essas indenizações milionárias irem defender que presos que sofrem maus tratos todos os dias devam ter o mesmo tipo de ressarcimento.
Agora, aqueles que optaram por uma luta armada e foram treinar em Cuba ou foram treinados por pessoal treinado em Cuba, não iria implantar uma democracia porque a matriz do treinamento não a imploantou, não é mesmo? Teriámos a troca de sinal da didatura, de uma de direita e militar para uma de esquerda e civil. Isso é uma questão de lógica e fato não de gosto.
O que de veria ocorrer é que os registros governamentais e militares do período sejam abertos. Fica-se sabendo quem fez o que, quando e onde e pronto, taí a verdade.
Quanto a punições a torturadores, não são simpático a eles, mas prezo o nossos estado de direito. Se temos uma lei de anisitia do período para ambos os lados, a extinsão da mesma também deve ser para ambos os lados.
Assim os condenados que estavam cumprindo pena devem voltar para os presídios e os exilados também devem ter suas penas comutadas para prisão. Claro se processe e condene todo e qualquer cidadão que usou de tortura.
E que as vítimas da guerrilha de esquerda sejam indenizadas tal e qual os apontados como sendo vítimas da ditadura.
#Permalink 06/01/2010 @ 16:01:04
Comentário de: Paulo Cesar
Acho que seria interessante você pesquisar um pouco mais. Muita gente não queria ditadura, primeiro fato; muita gente não era comunista, 2o. fato, 80% da população nem sabia de nada, vivia na área rural, eis a verdade. Havia u pequeno grupo , de classe mérdia, que achava por achar que o comunismo seria melhor. Não sabiam porquê. Eu pertencia aos legalistas. Luteis para que houvesse governo civil, leis, câmara, senado, poder juiciário, toda essa merda que não existe mais. Talvez as pessoas não pensem , mas vivemos em uma ditadura democrática. Você pode dizer o que desejar, mas faz o que mandarem e pronto. Pior do que o sistema russo atual, que nem disfarça.
#Permalink 06/01/2010 @ 18:01:45
Comentário de: Carol http://logica-inversa.blogspot.com/
Acredito que o princípio da “não indenização” para as vítimas de crimes que não foram cometidos pelo Estado é o mesmo princípio que diz que eu não posso processar o Estado porque fui assaltada, mas posso processar o Estado se ele tomar minha propriedade.
Como o cara da perna foi vítima de um civil e não do Estado, ele não teria direito à indenização do governo.
Talvez fosse o caso de abrir uma exceção para as vítimas de terrorismo daquele período, visto que era um estado de quase-guerra. Mas de qualquer forma, a negação da indenização, ainda que injusta, é coerente (mesmo que eu considere injusto até o fato de eu não poder processar o Estado pela falta de segurança pública atual, mas enfim...)
O problema maior é essa luta “mocinhos” x “bandidos” que muita gente ainda sustenta. Concordo que ambos os lados devam ser investigados. Quem comete violência contra outras pessoas ou contra patrimônio alheio tem de ser punido. Se o crime já prescreveu, que pelo menos não recebam polpudas indenizações pagas com o nosso bolso.
Assim, acho ótimo que ainda sejam feitos filmes como esse. Melhor ainda é poder entrar aqui no Imprensa Marrom e ter conhecimento desse tipo de documentário.
Abs.
Como o cara da perna foi vítima de um civil e não do Estado, ele não teria direito à indenização do governo.
Talvez fosse o caso de abrir uma exceção para as vítimas de terrorismo daquele período, visto que era um estado de quase-guerra. Mas de qualquer forma, a negação da indenização, ainda que injusta, é coerente (mesmo que eu considere injusto até o fato de eu não poder processar o Estado pela falta de segurança pública atual, mas enfim...)
O problema maior é essa luta “mocinhos” x “bandidos” que muita gente ainda sustenta. Concordo que ambos os lados devam ser investigados. Quem comete violência contra outras pessoas ou contra patrimônio alheio tem de ser punido. Se o crime já prescreveu, que pelo menos não recebam polpudas indenizações pagas com o nosso bolso.
Assim, acho ótimo que ainda sejam feitos filmes como esse. Melhor ainda é poder entrar aqui no Imprensa Marrom e ter conhecimento desse tipo de documentário.
Abs.
(Gravz: Pode ser. O melhor é identificar quem eram os integrantes desses grupos e cobrar deles. Alguns podem estar no governo, embora sejam tais agrupamentos verdadeira sopa de letrinhas)
#Permalink 06/01/2010 @ 22:01:18
Comentário de: Caco
"Quem era gerrilheiro e matou um militar, aqui ou em Cuba, deve receber honras do Estado durante toda a vida..."
Essa frase resume bem toda a ignorância dos pseudo-esquerdistas!
Felipe, responda rápido: regimes militares nao têm legitimidade, certo?! Se aplica ao regime cubano atual?! Se alguém matar um policial de esquina cubano em nome da "resistência" deverá ser tratado como herói?! Ou lá é diferente???
Parabéns, Felipe, por ser o autor da, muito provavelmente, pior frase de 2010!!
Essa frase resume bem toda a ignorância dos pseudo-esquerdistas!
Felipe, responda rápido: regimes militares nao têm legitimidade, certo?! Se aplica ao regime cubano atual?! Se alguém matar um policial de esquina cubano em nome da "resistência" deverá ser tratado como herói?! Ou lá é diferente???
Parabéns, Felipe, por ser o autor da, muito provavelmente, pior frase de 2010!!
#Permalink 07/01/2010 @ 11:01:22
Comentário de: kadu
O Caco lembrou bem, uma coisa é matar o Fidel, que personifica a ditadura, outra é matar o guardinha ou o garoto que presta serviço militar.
Sem esquecer que esta última hipótese (atirar preferencialmente nos recrutas) é uma das recomendações do Manual da Guerrilha (ou coisa assim) do assassino psicopata Che Guevara.
Sem esquecer que esta última hipótese (atirar preferencialmente nos recrutas) é uma das recomendações do Manual da Guerrilha (ou coisa assim) do assassino psicopata Che Guevara.
#Permalink 07/01/2010 @ 16:01:30
Comentário de: ramiza
Se não queriam instalar uma ditadura a la soviética, o que alguns, como Zé Dirceu, pretendiam fazendo curso de guerrilha em Cuba? Quem declarou que fez o curso foi ele mesmo. E não só ele, vários fizeram. O apôio inconteste a Fidel Castro e a Cuba anula totalmente qualquer argumento desse pessoal que quer justificar um crime a todo custo.
#Permalink 07/01/2010 @ 17:01:42
Comentário de: jean
"Ninguém aqui, suponho, está DEFENDENDO A DITADURA, mas sim o direito do homem que PERDEU A PERNA também ter uma indenização."
Supos errado há pelos comentários algumas viuvinhas da ditadura, saudosas pela finada, e pouco se lixando pela perna do moço, alias até agradecendo, no íntimo, como justificativa.
O mutilado foi vítima do fogo cruzado pelo lado da luta armada e sim merece compensação.
Sou pela abertura de todos armários, vamos mostrar todos os lados. Não precisa tirar a anestia, só dar nome aos bois e o endereço ás covas.
Quem tem medo?
Supos errado há pelos comentários algumas viuvinhas da ditadura, saudosas pela finada, e pouco se lixando pela perna do moço, alias até agradecendo, no íntimo, como justificativa.
O mutilado foi vítima do fogo cruzado pelo lado da luta armada e sim merece compensação.
Sou pela abertura de todos armários, vamos mostrar todos os lados. Não precisa tirar a anestia, só dar nome aos bois e o endereço ás covas.
Quem tem medo?
#Permalink 07/01/2010 @ 19:01:22
Comentário de: samia
Danação do Vladimir Herzog, vc quis dizer, né? Me fale Gravata, uma pessoa ser suicidada pelo governo era um ato normal daqueles tempos?? realmente... Acho que dava pra fazer uma luta "mais democratica...", quem sabe indo diretamente à uma delegacia do DOPS e se identificando como oposição ao regime! Ganhava uma carteirinha do MDB para "miliatar" legamente rsrs "(Gravz: Eu penso mais ou menos assim. A Ditadura é injustificável. Foi golpe. Mas explodir uma bomba? O cara PERDER A PERNA?)"
(Gravz: Claro que não! Obviamente é um absurdo! Assim como também é um absurdo esse tipo de coisa, como explodir uma bomba e ferir ou matar civis inocentes. Você não pode defender essa patifaria dizendo "ah, mas enforcaram o Herzog". Sim, enforcaram, e foi uma barbárie do Estado. Isso autoriza a 'resistência' a matar civis? Você realmente acha que a luta armada era a ÚNICA solução? Então, lamento dizer: ela fracassou. Venceram os que brigaram por outras vias)
#Permalink 08/01/2010 @ 12:01:55
Comentário de: Comdte Assef
Apesar do escapismo da tua resposta, me desculpo por minha "confusão", pois achei que teu site era sobre política, e não sobre ortografia. Talvez teus pais tenha podido te pagar uma escola particular, sorte que não tive. Mas não faz sentido cobrar de um mero comentarista o luxo de pagar por uma revisora. Meno male que na minha profissão não preciso redigir muito!!!!
Dizem que um erro não justifica o outro. Meu erro de português não justifica tua evidente ignorância quanto ao assunto do post. Quem não conhece português ou mesmo quem se vale da muleta de uma revisora não deve se meter a falar sobre ortografia. Um piá que não viveu a história das organizações de luta armada deveria estudar um pouco o assunto antes de escrever sandices....
(Gravz: Sim, senhor comandante! E sorte nossa que não deu certo a SUA ditadura, né?)
Dizem que um erro não justifica o outro. Meu erro de português não justifica tua evidente ignorância quanto ao assunto do post. Quem não conhece português ou mesmo quem se vale da muleta de uma revisora não deve se meter a falar sobre ortografia. Um piá que não viveu a história das organizações de luta armada deveria estudar um pouco o assunto antes de escrever sandices....
(Gravz: Sim, senhor comandante! E sorte nossa que não deu certo a SUA ditadura, né?)
#Permalink 08/01/2010 @ 12:01:39
Comentário de: Frederico Neto http://www.produtor.info
Toda essa polêmica é parte do marketing do produto audiovisual em questão. Me recuso a chamar isso de documentário, parece mais uma reportagem desses programas tipo 48 horas. Porra! Com tanto material de arquivo pra pesquisar, os caras me fazem um talking heads!!! E ainda botam duas opiniões opostas para tentar uma imparcialidade... Documentário não tem que ser parcial, isso é para reportagens, pra jornalismo.
#Permalink 09/01/2010 @ 23:01:56
Comentário de: Pedro Ponchio
Porque a PNDH não menciona os presos torturados nas prisões de hoje, a falta de vagas e dignidade nas prisões atuais, os presos que cumpriram pena e continuam presos, o crime organizado, o trafico de armas, drogas, as mortes no transito, os 50 mil mortos por ano assassinados e com apenas 3% dos casos resolvidos, à lentidão absurda de nossa justiça, à carga tributária sufocante? Porque apenas se ater aos temas tipicamente esquerdistas como sanções à propriedade privada, à liberade de imprensa, intolerancia religosa, etc?
Não é necessário revisar a lei da anistia para se ter acesso às informações históricas do período. Já se tenta reescrever a história cultuando os guerrilheiros como heróis e os militares como bandidos, e não precisamos revisar a lei da anistia para isso (afinal, a maioria de nossos historiadores são esquerdistas).
Assim como são imprescritíveis, segundo a constituição, o crime de tortura, também o são sequestros, assassinatos … mas vale lembrar que lei não retroage, e se não me engano ela não existia assim na época que os crimes foram cometidos.
É difícil esperar que estas pessoas legislem contra si mesmas, já que alguns deles eram parte dos grupos armados da época … insistem na tese da tortura sem mencionar os outros crimes (muitos cometidos contra inocentes, e não apenas militares!) das guerrilhas de esquerda. Houveram dezenas, talvez centenas de mortes realizadas pelas guerrilhas, fora os sequestros e os que sobreviveram com graves sequelas, que não são mencionadas nem neste decreto, nem nos jornais, nem nos livros de história, e muitas vezes nem suas familias tiveram direito a alguma indenização. Todo o esforço governamental tem sido em cima disto (lembrar somente dos crimes dos militares), como os sites recentemente criados. Se esta comissão da verdade insistir em apagar esta parte da história, um dia, quando a verdade real vier a tona, será lembrada como Comissão da Mentira.
Se a tortura humilha o torturado e a sociedade, o que diremos então dos assassinatos dos revolucionários que são relegados a serem apagados da memória, dos livros e dos registros, e que quase ninguém sabe a respeito? Como devem se sentir estas famílias ignoradas por todas, e que não apenas não foram justiçadas como seus algozes são considerados heróis, que recebem gordas indenizações pagas com o dinheiro de todos?
Não é necessário revisar a lei da anistia para se ter acesso às informações históricas do período. Já se tenta reescrever a história cultuando os guerrilheiros como heróis e os militares como bandidos, e não precisamos revisar a lei da anistia para isso (afinal, a maioria de nossos historiadores são esquerdistas).
Assim como são imprescritíveis, segundo a constituição, o crime de tortura, também o são sequestros, assassinatos … mas vale lembrar que lei não retroage, e se não me engano ela não existia assim na época que os crimes foram cometidos.
É difícil esperar que estas pessoas legislem contra si mesmas, já que alguns deles eram parte dos grupos armados da época … insistem na tese da tortura sem mencionar os outros crimes (muitos cometidos contra inocentes, e não apenas militares!) das guerrilhas de esquerda. Houveram dezenas, talvez centenas de mortes realizadas pelas guerrilhas, fora os sequestros e os que sobreviveram com graves sequelas, que não são mencionadas nem neste decreto, nem nos jornais, nem nos livros de história, e muitas vezes nem suas familias tiveram direito a alguma indenização. Todo o esforço governamental tem sido em cima disto (lembrar somente dos crimes dos militares), como os sites recentemente criados. Se esta comissão da verdade insistir em apagar esta parte da história, um dia, quando a verdade real vier a tona, será lembrada como Comissão da Mentira.
Se a tortura humilha o torturado e a sociedade, o que diremos então dos assassinatos dos revolucionários que são relegados a serem apagados da memória, dos livros e dos registros, e que quase ninguém sabe a respeito? Como devem se sentir estas famílias ignoradas por todas, e que não apenas não foram justiçadas como seus algozes são considerados heróis, que recebem gordas indenizações pagas com o dinheiro de todos?
#Permalink 15/01/2010 @ 09:01:12
Comentário de: Silvio
Ops!! Os torturadores da ditadura não foram anistiados.
#Permalink 16/01/2010 @ 09:01:52
Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

