ENCHENTES: DEBATE POLÍTICO NO ESQUEMA "DEIXA QUE EU CHUTO"

09/12/2009

ENCHENTES: DEBATE POLÍTICO NO ESQUEMA "DEIXA QUE EU CHUTO"

Em São Paulo, a chuva chegou antes da hora - e falo aqui das tempestades que alagam a cidade. Elas nos assolam há anos, décadas. O prefeito da vez é sempre o "culpado". Sempre foi assim, sempre será. É como funcionam as coisas. Os alvos dos ataques, hoje, seguramente estavam na turma que ontem gritava contra os atacantes contemporâneos. E vice-versa.

Kassab é o prefeito, do DEM, e é obrigado a ouvir insultos petistas porque São Paulo está alagada. Mas a Marta, do PT, foi prefeita e São Paulo também alagou. Adivinha quem xingava Marta naquela época? E assim segue o barco (sem trocadilhos) do esquema "deixa que eu chuto". Se, por óbvio, não há o que fazer contra as chuvas, ao menos tentam uma lasquinha eleitoral diante da intempérie.

Um leitor, nos comentários de outro post, cobrou: "Serra fugiu" - em razão do governador de SP ter ido à conferência do clima em Copenhague. Não sei se conta como "fuga", creio que não, já que sua viagem é justificada pelo fato de que propôs, e lá apresentará, as metas paulistas para reduzir emissão de carbono ou algo assim. E, se fosse para manter a conversa nessa lengalenga, poderia lembrar a vez em que caiu o mundo e a cidade ficou debaixo d'água enquanto a então prefeita Marta estava em férias em Paris - não em convenção alguma.

Mas não foi culpa da Marta, foi um toró dos diabos. Bem como não foi culpa do Serra. Nem do Kassab. Aliás, por mais que não gostemos do cara, NEM MESMO DO MALUF. São Paulo conjuga fatores péssimos: megalópole quase totalmente impermeável, sujeiras em bueiros (fácil culpar o poder público, mas a cada instante há um imbecil jogando lixo na rua), topografia etc. etc. etc. E, sim, há também omissão do Poder Público, mas as ações governamentais estão sempre em desvantagem.

Prova disso é que, independentemente do partido, sempre se diz o seguinte: "fulano não tem projeto para conter as enchentes". Bonita a frase, não é mesmo? Mas alguém já perguntou para seu autor - quando se trata de algum político - qual é o SEU projeto? Todo mundo já esteve na prefeitura, todos fizeram algo aqui e ali. E o que temos? Enchentes. Eleger culpados é moleza.

Aliás, isso lembra os casos de corrupção, quando se tenta "igualar" os partidos. Não é o caso. De fato, DEM, PT, PSDB, PMDB, PPS, PR, PTB, enfim, praticamente todas as legendas se meteram em encrencas. Mas não se pode confundir AÇÃO DELIBERADA e DESASTRE DA NATUREZA. Se houve temporais nas gestões de Kassab e Marta, não quer dizer que DEM e PT são igualmente incompetentes no "escoamento pluvial" - muito embora os partidários de cada legenda usem tais fatos para capitalizar votos, espezinhar etc.

Mas quando o assunto é corrupção e demais mutretas, a conversa é outra. É preciso cobrar os partidos (e isso independe de filiação ou simpatia) para que sejam severos quanto aos integrantes envolvidos em escândalos flagrantes. Ao menos quanto aos filiados DIRETAMENTE ligados em tramoias inequívocas.

Afinal, por que tanta gritaria ao inventar culpados pelos milímetros cúbicos de chuva, mas tamanho silêncio na hora de cobrar a punição severa dos que efetivamente cometeram atos graves? Cobram a presença física de José Serra, e não falam do dirigente tucano de Brasília? Em vez de culpar Kassab pela chuva, por que não expulsar Arruda da vida pública? Xingam a Marta por alagamentos, mas que tal impedir qualquer retorno de José Dirceu?

O Fla x Flu atende a muitos interesses.

Revisão: Hellen Guareschi

transubstanciado por gravata às 09.12.09 - 21:06:02 | 23 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: Thiago S. Rosa http://www.thiagorsr.net

Uma das coisas que mais irrita é ouvir que o prefeito tem que estar presente nestas horas de caos. Ou seja, ele tem que ser vidente e adivinhar quando uma catástrofe da natureza acontece. É dura a cegueira partidária.
Aliás, este Fla x Flu que voce citou no final do texto sempre acaba empatado, e o torcedor muitas vezes não percebe que está sendo lesado, não é verdade?

#Permalink 09/12/2009 @ 21:12:11


Comentário de: Vinicius Duarte http://comfelelimao.wordpress.com

Gravataí,

eu escrevi dois posts no meu espaço sobre enchentes (fora os 20 anteriores), não sei se você leu.

Essa história de "foi a maior chuva do mundo" colava na época do Noé, que foi avisado por fonte fidedigna com um mês de antecedência e construiu uma arca. O que ninguém explica, e nunca explicou, é quanto de chuva SP aguenta. Aí, sim, vamos conseguir ver se SP está sendo bem cuidada no quesito "escoamento de águas pluviais".

(Gravz: Sempre é o dia mais frio ou quente do ano, e o mesmo acontece com as chuvas. Não tem jeito, é mania da imprensa. E vi os textos, num deles comentei)

#Permalink 09/12/2009 @ 21:12:51


Comentário de: Victor

"cobrei" sua posição ao perguntar "cadê você?" e dessa vez posso dizer com gosto que concordo com você!

#Permalink 09/12/2009 @ 21:12:58


Comentário de: Juliaura da Luz Bauer http://julidaluz.blogspot.com

Recordo como era divertido ver acusarem Erundina e Marta por falta de estrelas no céu e no mar da paulicéia (essa podridão chamada Tietê é responsabilidade direta da Dilma). Agora falta pimenta.
Chuva assola.
Antes sol assolava e assoliava.
Agora, deve chupar cana e assoviar, esperando o vendaval passar.

#Permalink 09/12/2009 @ 23:12:38


Comentário de: Caetano

"Afinal, por que tanta gritaria ao inventar culpados pelos milímetros cúbicos de chuva, mas tamanho silêncio na hora de cobrar a punição severa dos que efetivamente cometeram atos graves? Cobram a presença física de José Serra, e não falam do dirigente tucano de Brasília? Em vez de culpar Kassab pela chuva, por que não expulsar Arruda da vida pública? Xingam a Marta por alagamentos, mas que tal impedir qualquer retorno de José Dirceu?

O Fla x Flu atende a muitos interesses".

Gravat acho q vc vai ter que desenhar...os lunpen sempre acharão um motivo, por mais pirado q seja, para criticar.
Lula já ensinou o caminho...mas nós nos perdemos. hehehe
Nós somos chatos e impertinentes.
Temos dúvidas e perguntamos quando não entendemos ou reclamamos nos sentimos prejudicados.
Somos elite e por isso somos urubus.

#Permalink 09/12/2009 @ 23:12:20


Comentário de: daniel http://www.danielaraujo.net

A chuva e sua respectiva enchente obviamente não ocorreram por culpa do Kassab nem do Serra. OK.

Mas o CAOS ABSOLUTO que reinou nas ruas nessa terça está indissociavelmente ligado à péssima administração do transporte que foi marca tanto da prefeitura quanto do governo estadual nestes últimos 4 anos.

A obra ridícula que está rolando na Marginal Tietê, a opção preferencial pelo transporte individual, a falta total de planejamento, tudo isso teve um preço na hora em que choveu um pouco mais e a enchente, velha conhecida, mostrou sua cara.

#Permalink 10/12/2009 @ 01:12:22


Comentário de: Fabiana

Tem que cobrar, independente de partido, Kassab e Serra têm sim responsabilidade, são os administradores público no momento. Não podemos esquecer que o governo estadual torrou 4 bilhões para solução do problema das enchentes nas marginais e o resultado é pífio. Bomba quebrada, falta de investimento (Kassab só investiu 8% da verba) e falta de planejamento e monitoramento da acupação urbana contribuíram para a tragédia das chuvas que matou 6 pessoas. Chega de apontar o dedo para São Pedro, o eterno único culpado. Não sou fla nem flu, sou uma paulistana indignada que tem direito de cobrar do poder público.

(Gravz: Também sou um paulistano indignado, Fabiana. O problema é quando a indignação é seletiva. Na vez de um, impera o silêncio; na de outro, surge uma raiva cívica impressionante. Como os que silenciam diante do Mensalão - petista, azeredista ou do arruda - , mas mostram ódio implacável quando rola pé d'água)

#Permalink 10/12/2009 @ 10:12:22


Comentário de: kadu

Mas há coisas que foram feitas e são relevantes, principalmente a dragagem e correção do Tietê. Só quem não conheceu a marginal antes dessa obra é que pode dizer que é a mesma coisa. Para inundar a marginal agora precisa ser uma chuva realmente fora do comum, como a dos últimos dias. E os piscinões que todos fazem e, se não me engano, começaram com o Maluf, também minoram o problema.

(Gravz: Hoje tem foto no jornal com milhões de garrafas plásticas que jogam na rua, todas vão parar exatamente nesses mecanismos destinados à contenção de enchentes. É um absurdo)

#Permalink 10/12/2009 @ 10:12:51


Comentário de: Fabiana

Permito-me uma réplica, os que criticam seletivamente (fla ou flu) são minoria. A raiva cívica pelo que ocorreu é pertinente, pessoas MORRERAM. Hoje ficamos sabendo que a prefeitura "depositou" os desabrigados numa escola suja, os colchões e a alimentação (pão com mortadela) chegaram só 12 horas depois... Não dá é um desrespeito sem limite. A chuva despencando e o prefeito (que repito, só gastou 8% da verba para prevenção de enchentes) aprovando aumento na verba de publicidade (que dizem, ser recorde). Estive no meio do alagamento, foi desesperador, orientação zero, ainda bem que existem os jornalistas nas rádios porque a defesa civil e a prefeitura sumiram, não tinham resposta para nada.

(Gravz: Sem dúvida, não há o que perdoar quando pessoas morrem. Mas você tem idéia de quantas pessoas morrem no inverno, de FRIO? E, da mesma forma, o Poder Público não dá conta. Mas não há as impactantes imagens da cidade alagada. Há aí um espetáculo e, sim, uma indignação seletiva)

#Permalink 10/12/2009 @ 11:12:33


Comentário de: kadu

Ainda sobre a taxa de rejeição, parece estranho que só 1/3 conheça bem a Doutora, mas 41% a rejeite. Mas isso pode ser explicado pelo fato de que o pessoal tem uma noção de que ela é do governo e do PT e o eleitorado se divide grosseiramente entre:
- 30% anti-PT que rejeita mesmo sem conhecer e não vai mudar de opinião.
- 30% pró-PT, que nunca a rejeitará.
- 40% que nem aprova nem rejeita sem conhecer.

Ora, como o reconhecimento se divide igualmente entre as faixas, nós temos que 32% dos 40 "neutros" a conhece, o que dá cerca de 13% do total. E como há um máximo de 30% que a rejeita por conceito já formado, os outros 11 saem desses 13%, o que dá um percentual avassalador de rejeição.

Claro, você pode dizer que todos os anti-PT já a rejeitaram mas pode haver algum pró-PT que a rejeita porque não a conhece e não sabe que Noço Guia a ungiu. Mas precisaria ter muita gente assim para dizer a rejeição da Dilma não é alta.

#Permalink 10/12/2009 @ 11:12:03


Comentário de: Anna May

No RJ é igualzinho, Gravataí. E endosso o coro dos indignados. Pq? Desde criança vejo o caos em que o Rio se transforma em dia de chuva. E isso não vem de hj, amigo, desde a época de vovó é assim.

E sim, gravata, existe solução no âmbito da engenharia. Paris enche em dia de chuva, mas 15 minutos depois já escoou tudo. Isso pq o louco do Napoleão (sim, a solução não está nas tecnologias modernas, é coisa velha mesmo) fez galerias pluviais por onde poderia passar um barco, e a conservação vem sendo feita de maneira correta.

Aqui na nossa cidadela, os governantes só querem fazer obra acima da terra (para poder botar cartaz e captar mkt/votos) e nada abaixo do asfalto, pq não dá IBOPE. E não é um só partido não: TODOS JÁ ESTIVERAM NO GOVERNO E NADA FIZERAM!!!!!

Falta vontade política, vergonha na cara e cobrança da sociedade. Solução de engenharia e tecnologia tem. Grana, se há desvio é pq tem!!!! O que falta é um governo que pense no bem estar da população e num projeto de Cidade para o presente e o futuro, e não somente nas próximas eleições.

Se indignar é o primeiro passo.

Conscientizar a população é o segundo passo, a ser dado em em duas partes
1- Seus deveres na manutenção da cidade(deixar de ser o joão-sujão, é claro) 2- O dever de cobrar das autoridades por ela constituída a cumprir o seu trabalho com decência: mitigação (resolver o problema do momento) e proatividade (identificar os problemas em potencial e tomar medidas preventivas).

GOVERNO é isso, amigo: PROATIVIDADE!!!!!!

Bjs, sou sua fã.

#Permalink 10/12/2009 @ 12:12:49


Comentário de: mari

Eu não sou entendida do assunto, mas qualquer um sabe que este é um problema muito difícil de resolver.

Como você disse, a cidade é enorme e, claro, impermeável. Fora a falta de educação da população e o descaso do poder público que vive de se arranjar com 'medidas emergenciais' (embora devamos reconhecer que algumas coisas foram feitas nos últimos anos).

Infelizmente não temos sorte como, por exemplo, a cidade de NY, que ao invés de chover nessa época, neva, e aí fica tudo lindo.

Essas chuvas absurdamente volumosas são problemas que teremos que conviver, acho. É meio conformista isso, mas quando se trata de algo tão excepcional, fica difícil e caro arranjar soluções. As chuvas moderadas já não causam tantos problemas (a não ser pra galera que fica no barranco: isso tem jeito).

#Permalink 10/12/2009 @ 12:12:52


Comentário de: kadu

Isso que você falou, das garrafas plásticas é realmente absurdo. E o pior é o povo que faz isso, mas o governo também deve incentivar.

Aqui ao lado, em Jundiaí, que não é tão pequena pois deve ter quase 400 mil habitantes, a prefeitura foi fazendo um trabalho de coletar o lixo reciclável em dias certos em cada bairro e insistiu até que o pessoal se acostumou e se adaptou.

Assim, por exemplo, os mercados hoje oferecem sacolas plásticas verdes e brancas e, quando usadas para guardar lixo, as primeiras servem só para o reciclável, não sendo recolhidas pelo caminhão de lixo comum. O próprio recolhimento do reciclável já não exige grande esforço da prefeitura, pois como a população se acostumou a colocá-lo na rua em dias marcados, há gente que passa antes do caminhão oficial e recolhe esse material para vender.

Quer dizer, não é impossível.

#Permalink 10/12/2009 @ 12:12:21


Comentário de: Felipe

Gravata,

O Kassab deve ser criticado sim! Ele não investiu aquilo que foi planejado- Incompetência- disse que a cidade não sofria um caos- Hipocrisia- e o Serra sumiu, sim, a bomba falhou, a ponte caiu o metro explodiu e o Serra sumiu... como sempre- OMISSÃO.
Agora esse negócio de ,sempre, lembrar do PT(Que foi criticado com justiça pelas enchentes) é muito fla x flu...
Abs

#Permalink 10/12/2009 @ 12:12:36


Comentário de: gustavo

Indiganação seletiva nada. Eu não apoio corrupto e não gosto de governante omisso.

Ah, to fazendo uma camapanha "Não voto em quem apoia o Quércia"; quer participar? Ou você é flu?

ABS

(Gravz: Opa, claro! Lembra quando a Erundina montou chapa com ele, em 2004? Se você me provar que NUNCA a apoiou, nunca a defendeu, nem falou bem dela depois de 2004, eu vou pra rua contigo)

#Permalink 10/12/2009 @ 13:12:56


Comentário de: Vítor Bonini

Com relação aos indices pluviométricos , não entendo porque esta questão não é discutida de forma técnica , ou seja , foi um não de fato uma chuva anormal , um índice pluviometrico muito acima do planejado ? E usei o termo planejado , pois obvimente é totalmente inviavel voce se preparar para o pior cenario es se tratando de fenomenos naturais .
Cito um exemplo que são as quase constantes inundações na Europa , quando da época do degelo nos Andes . Morei alguns anos na Alemanha e vivenciei o Rio reno subir mais de 5 metros acima de seu nível na primavera . A posição dos alemães em relação a estas enchentes , é que de fato não havia como murar o rio todo com diques de 5 mestros de altura , então a questão era de como conviver da melhor forma com os fenomenos naturais .
Em relação a Sampa , acho que principalmente em termos das marginais , muito foi feito nos ultimos 15 anos e , se esta chuva passada tivesse ocorrido antes destas obras , a catastrofe seria inimaginavel . Some- se a isto a responsabilidade de nós , os cidadãos , pela sujeira jogada nas ruas que entope bueiros e bombas . Há algo como 1 mes atras , quase fui envolvido em uma briga na marginal , porque reclamei do carro vizinho ter jogado uma garrafa de agua vazia pela janela . Da mesma forma que nós os cidadãos , lavamos as nossa mãos em relação as ocupações irregulares , lixo nos piscinões e nas ruas ,
Considero também absurdo e de uma covardia ímpar , ficar propalando que Serra , ao ir a conferencia do clima em Copenhagen , propositalmente fugiu do problema e abandonou Kassab a sua própria sorte .
Não quero aqui de forma alguma isentar a prefeitura pela sua parcela de reponsabilidade e prevenção para minimizar os impactos destes tipos de problemas , mas é muito comodo sair apontando o dedo e arrotar cidadania , achando que a unica responsabilidade que nos cabe é cobrar obras e ações .

#Permalink 10/12/2009 @ 14:12:12


Comentário de: João

A indignação é saudável (ainda que seletiva) pior é a alienação, a apatia social. Governantes devem ser questionados tanto no quesito corrupção quanto no quesito tromba d'agua. Acusar São Pedro e a população não cola. A cidade de São Paulo é maior do que PT e PSDB, a população felizmente não tem esse pensamento estreito dos seres partidários. Maior força para os que protestam contra Arruda ou contra o descaso do poder público, a ausência de um protesto não deve invalidar a existência do outro.

(Gravz: Epa! Não estou falando da "população", João. Claro que todo protesto é válido. Falo aqui de orquestrações. De políticos que se alternam numa administração pública, que já viram a cidade alagar sob seu comando, e agora gritam contra os adversários. O texto é claro nesse sentido. E falo também do silêncio, desses mesmos políticos, e repercutido em muitos partidários, quanto aos corruptos metidos em mutretas)

#Permalink 10/12/2009 @ 15:12:14


Comentário de: Luiz Fernando Mendes de Santana

A grande mídia trata com pesos diferentes as enchentes em São Paulo.
Na época da Marta os fenômenos naturais por mais inclementes que fossem nunca levavam a culpa. O governo era sempre taxado de incompetente, mal gestor, sem planejamento de longo prazo.
Nos governos Serra e Kassab não se fala em má gestão ou em falha de planejamento para tratar o problema das enchentes: a culpa é sempre de uma precipitação acima do esperado, das moradias em áreas de cabeceira de rios, da má educação da população em jogar lixo nas ruas. Os dois últimos fatores são do nível de competência de atuação de um prefeito. Os três são culpados por não conseguirem mitigar estes vetores. Mas para a imprensa somente a Marta é má gestora. Isto é fato.

#Permalink 10/12/2009 @ 21:12:53


Comentário de: Magros

Continuando o FlaxFlu, Gravz...veja aí nos seus arquivos quanto tempo tiveram um e outro para resolver a questão...
Será que vai empatar?

#Permalink 10/12/2009 @ 22:12:48


Comentário de: gustavo

Quanto à minha campanha: "eu não voto em que apoia o Quércia", você fez igualzinho aos comentaristas que mais você ataca: matou o mensageiro.

O que tem a ver meu apoio ou não a Erundina (que cometeu esse erro lamentável que você diz)? Muda o Quércia?

Mas é só brincadeira, Gravata, fica tranquilo. Pode votar em quem vota no Quércia.

Eu não sou --e não concordo-- com essa apologia à pseudocoerência que alguns blogueiros fazem, à esquerda ou à direita (ou a fla e a flu) porque, como acontece com você, soa falsa ou hipócrita ou cega.

EU não tenho dúvidas de que você torce para um lado no fla x flu e que, intencionalmente ou não, escreve todos os seus posts defendendo este lado.

Mas fique tranquilo. Sou seu leitor há tempos, e era leitor do Gerente Chuchu, do Cansadinho, vi suas iniciativas Free Ronald, XXXXX x Banco Público etc --você escreve tudo com paixão, e agora deu para querer afetar ser um analista frio da realidade.

Mas, caso de importe, não acho que você seja pago ou tenha segundas intenções ilícitas ou imorais.

#Permalink 11/12/2009 @ 12:12:02


Comentário de: Ivo http://contosdemorte.blogspot.com

Cada vez mais me convenço que o pior do Brasil é o brasileiro. De que adianta discutir e apontar os culpados? De nada. Você pesquisou o tal deputado antes de votar, o prefeito, o governador. O seu voto é um só no meio dos milhões de ignorantes que vão lá digitar o número de qualquer FDP que aumente 10 reais no bolsa-esmola. PQP, que merda de país.

#Permalink 11/12/2009 @ 16:12:10


Comentário de: Paulo Victor

Esse tipo de cobrança tbem nao tem cabimento, vc se defende, esta falando dos politicos ou dos grupos politicos. Mas isso que vc chama de coerencia no discurso e so fumaça para esconder as merdas que o SEU governante faz. Daqui a pouco vc vai falar que o 'ESTADO' nao podem reprimir trabalho escavo porque já existiu escravidao no Pais.
Acorda, ninguem é troxa pra cair nessa estorinha.

#Permalink 12/12/2009 @ 12:12:09


Comentário de: marcel

O que me deixa indignado é que ninguém na mídia, nem políticos nem jornalistas tem coragem de falar que desabamento ocorre na maioria das vezes porque foi terreno invadido ilegalmente, gente pega doença no córrego sujo em que a própria pessoa sujou, é de uma hipocrisia e um populismo vagabundo estarrecedor esse país.

#Permalink 12/12/2009 @ 21:12:54


Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.