CUIDADO COM ALGUNS DEFENSORES DOS CÃES!

17/11/2009

CUIDADO COM ALGUNS DEFENSORES DOS CÃES!

Eles são exceção à regra, é verdade, mas existem e seguramente todos já devem ter visto ou ao menos sabido de sua existência. Falo aqui dos supostamente "amantes" dos cães, mas cujos comportamentos contradizem o amor alegado. Exemplos não faltam.

Vejam os moradores dos trópicos, mas donos de cães típicos dos países frios, muito frios. Se não for sadismo, é imbecilidade. Como alegam amor, não resta outra: são idiotas. Lembro de ver, em Ubatuba e sob um calor saariano, famílias passeando com cachorros da raça Husky, típica da Sibéria (aquela região bem quentinha e equatorial da Rússia).

E o que não dizer dos proprietários de cães de caça mantidos em ambientes fechados, longe de qualquer atividade parecida com o hábito natural de sua raça? Dar uma voltinha para fazer pipi, convenhamos, é uma demonstração parecida com aquela devotada aos que estão sob prisão perpétua e passam duas ou três horas no pátio da penitenciária para tomar um "solzinho".

Além disso, há casos realmente extremos, de quem mantém num apartamento minúsculo espécimes de raças imensas, como Rottweiler e quejandos. Não adianta fazer cafuné, é mais do que óbvio o desconforto do animal. É evidente sua (dele) serventia para aplacar a carência afetiva do dono e não o amor deste último em relação aos bichos em geral ou mesmo aos cães em especial.

Tudo bobagem.

E então venho aqui repetir uma velha questão: se comem bois e bezerros, porcos e leitões, bodes e cabritos, ovelhas e cordeiros, e até coelhinhos, tudo dentro dos hábitos gastronômicos ocidentais, enfim, por que razão lógica seria PROIBIDO comer carne de cachorro?

São esses os "defensores" dos cães? Essas pessoas estão efetivamente preocupadas com o bem-estar dessa categoria animal?

Não duvido – vale repetir – das boas intenções dos VERDADEIROS defensores dos cães. Sei que eles existem. Mas só dou ouvidos a seus argumentos quando e se também defenderem o fim do abate de todos os demais bichinhos. Não faz o menor sentido protestar contra o hábito oriental de se comer cachorro e degustar um bife de vaca – às vezes, ao mesmo tempo.

Ah, sim: não é "nossa cultura"? Sim, não é. Como o sushi não era, e nem mesmo a pizza. Se for assim, fiquemos com os pratos dos índios, ou no mais das vezes aqueles dos colonizadores de Portugal. Ridículo, né?

E, claro, há mercado. Tanto que os tais abatedouros existem de forma clandestina. Também clandestinamente, existem restaurantes.

O mínimo que precisamos fazer é respeitar essa cultura – mesmo tendo nojo ou repulsa quanto à carne degustada (eu mesmo, por exemplo, tenho nojo de carne de rã). E se for para não aceitar quem se alimenta de carne canina, a lógica deve prevalecer: nada de carne. Nenhuma. Todas as espécies animais seriam proibidas.

Mas, ainda assim, continuo com medo de muitos defensores ardorosos dos cães. Sei que são casos excepcionais, mas não são poucos em números absolutos. Cachorros de países frios aqui no Brasil tropical, animais de caça ou até corrida em espaços impróprios, bichos imensos em pequenos apartamentos.

Isso é gostar? O que eles fazem quando odeiam um animal?

Revisão: Hellen Guareschi

transubstanciado por gravata às 17.11.09 - 23:26:52 | 14 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: Liliana http://chadehortela.com.br

Fernando, não concordo com seu texto. Absolutamente nenhuma parte.
Beijos,
Li

#Permalink 17/11/2009 @ 23:11:26


Comentário de: Carolina

Caro,

Você só esqueceu que os cachorros que viraram filé em SP eram vira-latas recolhidos das ruas, mantidos à míngua, e mortos sem qualquer protocolo. Isso, companheiro, é crime.

Acho estranho alguém sair por aí relativizando a gravidade de uma coisa dessas - crime de maus-tratos e contra a saúde pública, além de formação de quadrilha.

Vi muito mais gente questionando a crueldade desses crimes do que sentindo 'nojinho'. E mesmo o 'nojinho' é justo. Era só o que faltava agora a gente ter a obrigação de achar normal todas as bizarrices do mundo só pra ser cool.

Gosto bastante desse blog, mas acho que dessa vez você errou a mão.

(Gravz: Carolina, se você gostasse MESMO do meu blog, teria lido o texto anterior. Nele, falo exatamente disso. Questiono a falta de higiene etc. etc. etc. O texto de agora é um complemento ao outro. O argumento desse seu comentário, portanto, está DISSECADO naquele texto. Leia. Depois volte. Releia o que você escreveu. Daí leia o texto de agora. Essa seria, digamos, a ordem correta. Os que gostam bastante do blog fizeram isso. Abs)

#Permalink 17/11/2009 @ 23:11:00


Comentário de: Carolina http://www.caxola.blogspot.com

Realmente não leio seu blog assiduamente. Li algumas vezes. E foi o suficiente para eu gostar.

Dessa vez, li o texto isolado, portanto fora da "ordem natural". Enfim, concordo com o seu post anterior. E fico aliviada que você pense assim.

(Gravz: Poxa, que bom, porque obviamente este texto não faria sentido assim, de forma isolada :))

#Permalink 18/11/2009 @ 00:11:11


Comentário de: alexandre andrade

engraçado, tava comentando com um amigo exatamente sobre isso. nunca quis ter um cachorro porque fico com pena dele ficar trancado em um apartamento e só sair em média 1 hora por dia. aliás, já percebeu como o cachorro fica todo "alterado" quando vê outro cachorro na rua! isso é prova que o bicho gostaria de interagir mais com outros de sua espécie e não ficar trancado num apartamento.quanto à carne de cachorro, eu não comeria por achar nojento e por pena. acho que o fato de ver cachorro toda hora na rua e não ver tanto assim boi,porco e galinha talvez faça me sentir mais "comovido" ao saber que um cachorro está sendo servido frito ou assado. mas que temos que respeitar a cultura de outros povos, isso sem dúvida

#Permalink 18/11/2009 @ 06:11:00


Comentário de: mariana

Então, comer carne de cachorro NÃO é proibido, Gravz.

Se eu comeria? Não, não comeria.

Por que eu não comeria? Por que não faz parte dos meus hábitos e eu não vejo ncessidade de readequá-los no momento.

Se eu acho errado alguém comer carne de cachorro? De modo algum. Tenho ciência de que é uma questão cultural, e não universal. Nós podemos achar estranho o hábito coreano de consumir carne canina, assim como os indianos nos acham horríveis por comer carne de vaca, oras. Não dá para classificar em certo e errado, pois não é algo universal, absoluto não é?

Churrasco de cachorro tá liberdado, mas eu não vou, por uma questão meramente sentimental, cultural.

Sei que vacas e cães são animais, mas eu os trato diferente no coração e no estômago e como você, não vejo qualquer problema nisso.

PS: amo meu cachorro de verdade. Não moro em apartamento e a gente tem um quintal enooorme. Mesmo assim, ele sai pra passear todos os dias, e vê os amigos dele. =)

#Permalink 18/11/2009 @ 09:11:23


Comentário de: Carol http://logica-inversa.blogspot.com/

Concordo.

É bem possível que eu nunca ponha carne de cachorro na boca, da mesma forma que eu não comeria coelhos, porque são fofinhos.

Mas é uma escolha minha e não posso impor aos outros a regra: "pode comer tudo, contanto que não seja fofinho".

E Gravz: tente comer só a coxinha da rã. Você nem vai lembrar que é um sapinho. E o negócio é bom demais.

Abs.


#Permalink 18/11/2009 @ 11:11:31


Comentário de: Lico

Estou adorando este blog fazendo propaganda para o filme do Lula, é para dar mais ibope para as besteiras que você escreve aqui?

#Permalink 18/11/2009 @ 11:11:01


Comentário de: Arthurius Maximus http://www.visaopanoramica.com

O ser humano tem um problema grave: Ele sonha com o dia em que os ET's chegarão para nos contactar ou com o dia que nós viajaremos pelas estrelas e encontraremos vida inteligente.

O pequeno detalhe é que não temos tolerância nem com as culturas humanas que são diferentes das nossas. Imagine, então, com culturas alienígenas?

O ser humano ainda tem muito o que evoluir. Mesmo entendendo que o crime perpetrado pelos abatedouros de cachorro em SP foi contra a saúde pública e de maus tratos. Se isso fosse eliminado e houvesse a criação comercial de cães para abate, com todas as regras sanitárias necessárias, não cabe a nós questionar se o povo "X" ou "Y" come tal ou tal animal.

Isso não é ser descolado ou cool. Isso é apenas saber respeitar as diferenças. Combater o crime e a crueldade contra os animais é algo louvável e que deve ser feito a cada instante. No entanto, em condições normais de higiene e de "humanidade" nada temos a questionar em relação ao abate de animais de qualquer espécie com fins alimentares. Pois, se assim fosse, permitiríamos o mesmo comportamento em relação a nós mesmos.

Para um judeu, comer carne de porco é algo sujo e inimaginável, exatamente como comer cachorro para nós.

E aí? você deixará de comer aquele belo carré ou aquela costela torradinha?

Eu não. (especialmente com uma bela e gelada cerveja preta).

Como diria o grande filósofo Dadá Maravilha: "Cada um com seu cada um".

#Permalink 18/11/2009 @ 11:11:05


Comentário de: Fredson Paulo Diogo

Da Agência Estado
Alteração de projeto corta 14 meses na obra do Rodoanel

AE – Agencia Estado

SÃO PAULO – Alterações no método construtivo e na execução do Trecho Sul do Rodoanel permitiram à administração do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abreviar em 14 meses a conclusão da obra de 61,4 quilômetros que ligará as Rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera ao Sistema Anchieta-Imigrantes. A construção teve início em 28 de maio de 2007 e, a partir dessa data, deveria ser entregue em 48 meses, conforme o cronograma previsto na assinatura dos contratos.

Entretanto, o prazo acabou encurtado para 34 meses – a nova meta é 27 de março de 2010, um mês antes do limite para candidatos às eleições se desincompatibilizarem de seus cargos públicos. Serra é o virtual candidato do PSDB à sucessão presidencial. A construção do Trecho Oeste, com praticamente a metade da extensão do Trecho Sul, demorou quatro anos.

#Permalink 18/11/2009 @ 12:11:13


Comentário de: Raphael

Realmente não há o que rebater no seu texto, exceto pela carne de rã. É bão demais!!! Preciso incluir também a carne de coelho. O animal pode ser "fofinho", mas é gostoso também. Quanto ao cão, nem a pau Juvenal, é preciso respeitar quem como. É como diz o velho deitado: "Gosto é igual a cú, cada um tem o seu".

Infelizmente a maioria das pessoas compra um cachorro e o trata como uma pessoa, se esquecendo de que cachorro é cachorro e gente é gente. Simples assim.

Alías, sou leitor assíduo do blog, mas é a primeira vez que me manifesto e assim sendo, parabéns pelo blog!

Só não entendi o texto acima, do Fredson. Como diria a minha avó: "o que tem a ver o cú com as calças?" O post é sobre cachorro e surge um comentário sobre o Rodoanel?! Eee fanatismo, hein?!

Abs,

#Permalink 18/11/2009 @ 17:11:55


Comentário de: Bob Jegg

Eu comeria. Já comi rã, paca, capivara, anta, cavalo, jacaré, tartaruga, tatú, avestruz, javali, pomba, perdiz, siriema, pato, ganso, gambá, lebre, parrillada, buchada de bode, bago de boi, sururu, todos os pratos da escola do senai em Salvador...etc, e sem contar com algumas coisas de outro planeta que acordei ao lado e outras que não me lembro agora.

#Permalink 19/11/2009 @ 00:11:08


Comentário de: Marco Vigilato http://lattes.cnpq.br/3658653273199487

Novamente volto aqui para concordar com nosso amigo blogueiro...
Como já sabe sou médico veterinário e o que fora postado aqui é plenamente correto, pois nós, os humanos, para satisfazer "nossos" prezeres, fazemos dos animais "coisas" e que pensamos que podemos fazer tudo o que quizermos com os pobrezinhos...
É é isso mesmo que aconteçe, animais em total desconforto (térmico, ambiental, social) pois não ou não os são adequados para aquela forma de vida do proprietário...
A guarda e pçosse responsável de animais domésticos é coisa séria!
E vejam só como os humanos são cruéis:
1- Levar cão pra tomar banho uma vez por semana (isso retira toda proteção da pele (óleo) que o animal produz para protege-la;
2- Colocar "roupinhas" e "sapatinhos" nos bichos, deixando o animal com muito calor, e ainda provocando desequilíbrio e impedimento da sudorese (já que os cães suam pelas patas!)
3- Dormir com animais e "beijar" esses fofinhos na boca! Credo! Os cães e gatos tem o hábito de se lamberem e a boca desse animais possuem mais de uma centena de bactérias diferentes, e que podem causar sérios problemas à saúde, além do risco das parasitoses pelas fezes...
4- Colocar "fralda/absorvente", quandop a acdela está no cio... requintes de crueldade....
5- Ir viajar e colocar animal em "hotelzinhos", em gaiolas ou baias extremamente apertadas (claro que existem estabelecimentos veterinário sérios...)
6- Deixar o cão no carro pra ele "tomar conta"...
7- Passear sem focinheira com cães sabidamente de raças ferozes (isso é um absurdo! além do risco de mordedura de pessoas, há um rico maior ainda de brigas entre animais... pois eles são bichos... e é da natureza deles, às vezes, disputarem...

Acredito sim em alguns proterores sérios e que fazem um ótimo trabalho... mas saibam: EXISTEM MUITOS PICARETAS, que se aproveitam da honestidade e do sentimento das pessoas para manipula-las, e acima de tudo, aproveitando para estarem em cargos políticos eletivos... CUIDADO!

Mas voltando a natureza humana, por mais que os protetores de animais e ambientalistas discordem da visão antropocentrica, eles mesmos estão praticando o antropocentrismo quando pregam suas idéias, que condordo em parte, achando-se aacima das outras espécies, como sendo a unica solução ou saída... bem mas este é um debate filosófico...

Então, por favor cuidem, sejam responsáveis, dêem carinho, atenção, cuidados médicos veterinários curativos e preventivos aos seus animais, lembrando-se que são seres vivos e merecem respeito... mas não se esqueçam: ELES SÃO ANIMAIS E NÃO PESSOAS!!! Não Confundam... será bom pra você e melhor para eles...

Abração a todas e todos!!!

#Permalink 19/11/2009 @ 10:11:10


Comentário de: Vlad

Excelente post, Fredson. Agora vejo quão humano não foi ele aparecer pra ver as vítimas.

Gravatta, esses posts sobre cachorros me lembraram a cadela Baleia, o "Earthlings", o churrasco grego e aquele churasquinho de porta de estádio.

#Permalink 20/11/2009 @ 08:11:47


Comentário de: Vinicio

Prá apimentar o debate, leiam de Jonathan Swift: "Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficar para a República".
Tem gente que vai se atirar da janela!(Risos)

#Permalink 25/11/2009 @ 14:11:20


Este post tem 1 comentário aguardando aprovação...

Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.