campanhaperspectiva

Assine o Feed

Feed RSS/XML deste blog
O que é RSS?



ALGUMAS IDIOTICES (DEVIDAMENTE REBATIDAS) SOBRE O AUÊ DO RIO 2016

02/10/2009

ALGUMAS IDIOTICES (DEVIDAMENTE REBATIDAS) SOBRE O AUÊ DO RIO 2016

Já que nunca ganhamos nada de muito relevante nas Olimpíadas, ao menos agora podemos comemorar (?) o fato de que sediaremos um desses eventos. O dia de hoje foi marcado pelo bafafá ufanista misturado com o créu (em velocidade número cinco) — além de ponto facultativo previamente decretado pela prefeitura e governo estadual do Rio de Janeiro.

Sim. Em 2016, a Olimpíada será na cidade maravilhosa.

Um dos problemas graves da mentalidade brasileira é o fato de que todo e qualquer assunto se transforma em festa, mesmo quando há implicações objetivas e evidentemente sérias. Não importa: é festa, é oba-oba etc. E quem for contra, já sabe, é contra a festa e não merece atenção. Ou, no mais das vezes, é contra o próprio Brasil.

Cria-se, assim, uma série de frases feitas, repetidas 'goebbelicamente' de forma nauseabunda, a ponto de não precisar discuti-las. São ditas como axiomas. É isso e acabou. Não é bem assim, sobretudo porque são de um ridículo inescapável.

Pincei quatro bem idiotas. Vejamos:

- Se Não Fosse Bom, Não Disputavam!
Eis um raciocínio falho em si próprio, que já nasce idiota, vem quebrado da própria fábrica de pensamento. O problema aí nem é tanto a construção da frase, mas os complementos ocultos. "Bom" para quem? Para o país, para o povo, para o orçamento da União?

Ou bom para empreiteiras e políticos?

Claro que há disputas ferrenhas, gente praticamente se matando. E quem são essas pessoas? Políticos, para ganhar os "louros", na base do "fulano que trouxe a Olimpíada", e empresários, na base do "agora vamos ver como fica a construção dessas coisas todas". O povo, bom, esse aí fica com a comemoração e a dança do funk na rua.

O raciocínio rastaquera dessa frase é um pouco parecido com aquele do "rouba, mas faz". Meu grande problema com essa frase não reside apenas em sua aceitação por parcela considerável da população, mas sim pelo emprego da conjunção adversativa. Não deveriam usar "mas", pois o roubo acontece EM RAZÃO da feitura das obras. Desse modo, os "ladrões-obreiros" precisam "fazer" para que funcione o estratagema do roubo.

É isso, portanto: muitos disputam porque ganham com isso, política ou financeiramente (ou ambos). Se alguém acredita que aquele povo de paletó estava em Copenhague defendendo amorosamente suas respectivas pátrias, na boa, é hora de repensar conceitos como Papai Noel, Fada do Dente, entre outros ícones.

- O Evento Gera Emprego!
Sim, o tráfico de drogas também gera "emprego". Se tem uma desculpa cabível para todo tipo de dinheiro público jogado fora, trambique ou pura e simples ilegalidade é o "isso gera emprego" — ou o famoso "nós só queremos trabalhar".

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar GERAÇÃO DE EMPREGOS de CRIAÇÃO PROVISÓRIA DE VAGAS. Quando se constrói um prédio, abrem-se tantas vagas para trabalhadores. Mas, acabada a construção, também se acabam as vagas. É isso.

Gerar emprego é um pouco mais complexo: trata-se do aquecimento da economia, em caráter permanente, fomentando seu crescimento e, assim, propiciando a criação de POSTOS DE TRABALHO decorrentes de empreendimentos etc.

Haverá, sem sombra de dúvidas, milhares ou até milhões de vagas provisórias, mas é preciso um estudo mais profundo sobre a geração de EMPREGOS. Sobretudo quando se pensa na mão de obra extremamente qualificada exigida por esse tipo de evento (a própria China, que tem níveis de excelência, "importou" pessoal para algumas tarefas).

Alguém realmente acredita que a Olimpíada de 2016 transformará o Rio de Janeiro na capital nacional dos postos de trabalho?

- Quem Não Gosta Não Ama o Brasil!
Ditadura feelings, né? "Brasil: Ame-o ou Deixe-o". Hoje, no Twitter, li umas dez vezes essa mesma frase, escrita de formas diferentes, muitas vezes retuitada com aquele orgulho a um só tempo engraçado (pelo humor involuntário) e amedrontador (pela afeição ao totalitarismo ufanista).

Mas, claro, é um raciocínio imbecil.

Em primeiro lugar, "amar o Brasil" não está em jogo, e pouco importa ter ou não esse tipo de amor. Tem muita gente por aí que declara esse tipo de paixão, mas no fim das contas não anda em dia com a Receita Federal, aceita trabalhar sem carteira assinada e assim por diante. E não adianta dizer que "quem ama também trai", ok? Sigamos.

De tanto prejuízo que uma Olimpíada em geral traz (somente Barcelona não se complicou tanto), talvez os verdadeiros amantes da pátria sejam os que levem em consideração todos os problemas, e não os que aproveitem ponto facultativo pra dançar funk na calçada.

- Só a Oposição Partidária Está Contra!
Sempre há politicagem, claro! Quando foi a vez de FHC, lembro CLARAMENTE de vários petistas fazendo cara feia — e com razão. Agora, estão comemorando enquanto alguns outros é que torcem o nariz. Mas o debate deve ser feito acima das bandeiras e legendas.

No fim das contas, dada a FESTANÇA do povão, claro que nenhum político em sã-consciência será contra a Olimpíada no Rio de Janeiro. Salvo um ou dois mais corajosos, a grande maioria apoiará, fará discursos entusiasmados, soltará lagriminha (por que o choro?) e assim por diante. O povo é bocó o bastante pra cair nessa.

Desta feita, não creio que os contrários sejamos meramente "oposição partidária", mas sim uns chatos de galocha que de vez em quando refletem alguns instantes sobre como serão gastos alguns bilhões do orçamento federal, em especial quando se trata dessa porção de obras para lá de faraônicas.

Seria ridículo negar a existência de um jogo partidário, sobretudo porque inequivocamente Lula ganhou muito, politicamente, com a eleição do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada. Tanto existe politicagem que uma das maiores estrelas partidárias da delegação brasileira na Dinamarca foi o senador Marcelo Crivella, da Igreja Universal, relator do "Ato Olímpico" (agora candidato ao Governo do Rio).

Enfim...
Claro que é bacana ter uma Olimpíada no próprio país, na própria cidade ou no próprio bairro. A questão aqui, porém, são os gastos públicos envolvidos, a roubalheira, as mutretas etc.

Mas o brasileiro, infelizmente, não gosta de pensar nisso. Muitas vezes, inclusive, NÃO ACEITA que falem nisso. Pois estraga a festa. E as coisas costumam ser uma grande festa.

Depois, por favor, não reclamem dos políticos.

Revisão: Hellen Guareschi

transubstanciado por gravata às 02.10.09 - 19:57:27 | 39 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: MattSimonato http://armazemdommanolo.com

Excelente texto.

Olimpíada é bacana mas é um investimento de dinheiro que não temos.

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:00


Comentário de: Gustavo de Almeida http://www.interney.net/blogs/eclipse

Crivella não é candidato ao governo do Rio. Seu partido vai apoiar Anthony Garotinho.

(Gravz: Agora sim! Mas é candidato à reeleição no Senado, então?)

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:42


Comentário de: Adriana Torres

Gravz,

Excelente texto, parabéns. Como eu já afirmei hoje, é lamentável a inconsciência do povo brasileiro. Continuamos a base do pão e circo... E os políticos e empreiteiros rindo da nossa cara.
E agora? Procurar fazer das tripas coração para tentar mobilizar essa população para fiscalizar as obras? Tarefa difícil. Os festeiros de plantão não querem esse trabalho. Afinal, o Rio de Janeiro continua lindo, né?

Abrs,

Dri

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:58


Comentário de: Pedro Nunes - @buiux

Grande Gravata,

excelente o texto. O que também vejo de muito grave, além da roubalheira, é claro, é o tanto que o discurso ufanista vai ser usado para camuflar toda merda que acontecer.

abs,

Buiux

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:56


Comentário de: Vladimir

Iiiihhh, Gravata.
Prepare-se para ser enquadrado no mesmo crime que Zelaya: traiçon a la patria....

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:52


Comentário de: alexandre andrade

pesquisa da usp mostra que de cada US$1,00 investido, uS$ 5,00 são gerados (valor econômico de 01/10/2009). o rio de janeiro ficará em evidência durante todos esses anos(principalmente entre 2014 e 2016). sem contar que isso irá forçar as autoridades a investir no setor de transportes e infraestrutura. o rio de janeiro tem sofrido um esvaziamento econômico desde a transferência da capital para brasília. em vez de ficarmos contra a olimpíada, devemos é fiscalizar os gastos públicos ! rio de janeiro 2016 ! valeuuuuuuuu

(Gravz: Além de estar curioso para conhecer essa pesquisa - aliás, nessa hora a USP presta, né? - você poderia ver o que houve com as demais cidades. Ah... Estar em "evidência"? Vixi!)

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:51


Comentário de: Lukas Darien http://twitter.com/lukasdarien

Falei no twitter e repito aqui: Tomara que nós que estamos criticando e desconfiando dos benefícios dessa badalhoca toda quebremos a cara e o Rio seja outro, bem melhor, depois da olimpíada. Até lá, "estamos de olho".

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:41


Comentário de: Marlos Ápyus http://www.apyus.com

Cidade Maravilhosa. Cheia de encantos R$ 1.000,00

#Permalink 02/10/2009 @ 20:10:43


Comentário de: Fredson

Então é assim: Temos roubalheira, temos corrupção, temos prioridades, então não vamos fazer nada!!!!Vamos parar no tempo!!!!
Ora, será que não percebe que o mundo evolui, a tecnologia evolui e que o País pode evoluir!!!! Antes o TCU apenas conferia carimbos pra ver se quem assinou era o mesmo do carimbo; Hoje já analisa aspectos tecnicos, ambientais, socio-economicos...é a evolução!!!! O Brasil de 2009 tá mais evoluido do que o de 2003; o de 2016 com certeza estará mais evoluido do que o de hoje!!!! Evolua também!!!

#Permalink 02/10/2009 @ 21:10:48


Comentário de: José Félix

Eu ouvi uma boa hoje. "O dinheiro virá do pré-sal". Acho que se somarem tudo que já botaram na conta do óleo salgado, o Brasil terá que fazer um “gatoduto” até a Arábia saudita.

Abraço.

#Permalink 02/10/2009 @ 21:10:39



Num achei ruim, não. Na verdade, até gostei. O foda é a festa dos maus empreiteiros. Porém ao contrário da oposição maluca que tá chorando pelos cantos, seria um bom momento para aplicar um novo modo de gestão.

#Permalink 02/10/2009 @ 22:10:32


Comentário de: Danilo

Concordo com tudo. Brasileiro é burro, não por ser, mas por que prefere se-lo. Prefere continuar sendo 'enganado', mesmo sabendo da mutreta, a tomar alguma atitude, tendo festa ele aceita e esquece.

#Permalink 02/10/2009 @ 22:10:24


Comentário de: Silvio

Caro Gravata,
Esse seu post ranzinza poderia ter sido publicado segunda-feira. Oras. Temos 7 anos para pensar nas coisas sérias, nas empreiteiras, nos políticos que faturarão alto com o evento, na violência, pobreza absoluta do Rio, e demais problemas que virão pela frente. Mas sem dúvida, SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA, PODEMOS COMEMORAR, hoje, amanhã, e depois de amanhã, sem peso algum na consciência, essa vitória que é, não só do Rio de Janeiro, mas também do Brasil inteiro.

(Gravz: É isso aí! Ritmo de festa! Foi mal atrapalhar o funk...)

#Permalink 02/10/2009 @ 23:10:08


Comentário de: :: ultranol ::

Concordo com o Alexandre Andrade. As Olimpíadas vão forçar as autoridades a investirem em transporte e infraestrutura. A expansão do Metrô pra Barra da Tijuca mesmo só foi construída por causa do Pan.

Ei, peraí...

#Permalink 03/10/2009 @ 03:10:10


Comentário de: Silvio

Gravata, acho que você deve analisar também sob outro ponto de vista. Não só da roubalheira.

Isso é fantástico para a cidade e até para o Brasil.

O dinheiro (realmente) investido vai ficar na cidade. É um metrô construído, uma rodovia construída, uma baía menos poluída... etc... etc...

O ponto central é que os Jogos acabam tornando obrigatório um investimento por parte do governo que deveria ter sido feito ao longo de todos esses anos. Agora tem que ser tudo feito de uma vez.

Aqui, por exemplo, há onze anos praticamente não se investe em metrô. A Linha 1 depois de 30 anos ainda não foi concluída.

Ao menos a esperança de todos é que essas "obras" saiam. E vão sair, senão vai ficar muito feio... para o país.

A esperança (de todos: da cidade e do Brasil) é que o turismo incremente após os jogos. E vai aumentar sim, pois é (convenhamos) uma baita propaganda...

Empregos gerados durante a obra (no caso da construção civil) realmente tem validade curta, mas os investimentos feitos acabam gerando um "ciclo positivo" e geram mais empregos em outras áreas... e por aí vai.

O Rio já apanhou muito economicamente desde que deixou de ser a capital do país. Esta é a primeira chance dada para se reerguer.

Agora está na hora do Brasil criar algum projeto esportivo. A grande oportunidade para crescer está aí.

Abraços.

#Permalink 03/10/2009 @ 05:10:40


Comentário de: alexandre andrade

se olimpíada fosse tão ruim outras cidades do porte de madri, tóquio, chicago, londres, nova york não disputariam né ! me desculpe mas passa a imagem de um certo recalque da sua parte a oposição à olimpíada. não sei se é pelo fato de ser paulista(paulista é um povo recalcado e sempre critica o rio de janeiro) ou se é por causa do lula (o que seria uma enorme bobagem porque o povo carioca quer a olimpíada e não tá nem aí para político).

(Gravz: Acho que você não deve ter lido um dos tópicos...)

#Permalink 03/10/2009 @ 06:10:47


Comentário de: Ben

Foram constatadas inúmeras irregularidades nos jogos panamericanos do Rio. Mas para os jogos olímpicos será tudo diferente. Basta adotar um novo modo de gestão. Pelo menos foi isso o que prometeu o vendedor do Pão de Açúcar.

#Permalink 03/10/2009 @ 07:10:15


Comentário de: Ben

Tá todo mundo querendo tirar uma lasquinha dos jogos olímpicos. Além dos especialistas altamente qualificados que cobram muito caro, a sua realização também exige o trabalho temporário de milhares de "voluntários" que deverão trabalhar "de grátis". Simplesmente porque não existe dinheiro para pagar todo mundo. Pelo menos foi assim em todas as cidades que sediaram os jogos olímpicos até agora.

#Permalink 03/10/2009 @ 07:10:49


Comentário de: Bob Jegg

Será que o Azenha lê o IM??
"Lula tem sorte. "Rabo", é o que eles dizem.
O pré-sal foi rabo. A Copa foi rabo. As Olimpíadas? Rabo.
O Brasil? Um horror. É corrupto. Imagine só o que "eles" vão fazer com as verbas das Olimpíadas. Imaginem o que "eles" vão fazer com o dinheiro de nossos impostos.
Cá entre nós, quem é que gosta de esporte?
Quem é que vai se espremer em um estádio sem poder dizer no dia seguinte que teve algum tipo de privilégio?
Privilégio.
Essa é a palavra que define a elite brasileira.
O camarote da Brahma. O lounge exclusivo do aeroporto. A sala VIP.
A separação entre Casa Grande e Senzala é a matriz da brasilidade.
Para os amigos, tudo. Para os inimigos, toda a força da lei.A cela especial dos diplomados. Os habeas corpus do banqueiro. Os negros que enriquecem e se tornam brancos.
Lula embaralhou bastante as cartas. É um sucesso de público.
Daí o estratagema da elite. Lula sim, o PT não. Lula sim, o Itamaraty é um horror -- dominado por chavistas. Lula é um democrata, Morales um demagogo.
É uma forma de negar o protagonismo histórico de Lula e, portanto, da classe na qual ele se originou.
É uma forma de dizer que Lula é inocente, tão vítima quanto todos nós de seus assessores "esquerdistas".
É a forma antropofágica de nossa elite de engolir Lula, ao mesmo tempo negando tudo o que ele de fato representa.
Por isso, o "rabo" de Lula. A sorte de Lula.
Lembrem-se, o pré-sal não foi resultado da sabedoria da Petrobras.
A Copa do Mundo não foi mérito do Brasil.
As Olimpíadas não foram mérito do Rio de Janeiro.
Não, foi tudo "sorte" do Lula.
Foi um acaso. Foi "rabo".O BrasIl? É um horror. "Eles" são corruptos. "Eles" elegem gente corrupta. "Eles" não sabem gastar nosso dinheiro.
O Brasil são "eles", aqueles que não tem acesso ao nosso camarote, à nossa Casa Grande, à nossa sala VIP.
Se eles fossem como a gente, seríamos Paris. Ou Nova York.
Infelizmente, somos Brasil."
Ps: Fiz um panelão de charutos pra comemorar!!!

#Permalink 03/10/2009 @ 08:10:57


Comentário de: carol sakurá http://lepoeteenfleur.blogspot.com/

Genial!
Pensar...
Eis os alfas e os Betas no "admirável mundo novo".
Abs!

#Permalink 03/10/2009 @ 08:10:50


Comentário de: Marcio

Gravata,

acho que temos que cobrar transparência e fiscalizar as possíveis maracutaias, mas acho que não é porque o Brasil desperdiçou uma série de chances no passado que devemos acreditar que disperdiçará essa. É, de fato, uma oportunidade única para nos consolidarmos no mundo, como fez a China. Mostrarmos que não somos simplesmente um país alegre e receptivo, mas que é capaz de realizar coisas concretas. É um signo muito forte para o mundo.

Pressupor que será simplesmente roubalheira sem nem ter começado, também é um pouco de preguiça de pensar, não acha? E, com todo respeito, dizer que o "tráfico de drogas também gera empregos" foi uma comparação muito infeliz. Por pior que vc ache q possa ser a gestão dessas Olimpíadas, comparar com o crime organizado é forçar bastante...

De qualquer forma, é um bom texto para mostrar o outro lado das coisas. Vamos precisar muito de reflexões como as suas para os próximos 7 anos e tenho certeza q vc é um dos que não vai deixar passar em branco qualquer sinal de maracutaia.

Um abraço!

#Permalink 03/10/2009 @ 10:10:57



A militância não nunca descansa.

#Permalink 03/10/2009 @ 11:10:40


Comentário de: kadu

Uma coisa que realmente já encheu, mas parece que está a pleno vapor, é a "alegria obrigatória" do brasileiro. Qualquer besteira, já tem uma escola de samba preparada para a explosão de espontaneidade da alma nativa, os sorrisos de orelha a orelha e as danças sem fim.

Aja saco! Será que não dá para ser alegre sem passar pelo créu número 2? Bater palmas de vez em quando? Ninguém aguenta tanta espontaneidade.


#Permalink 03/10/2009 @ 12:10:09


Comentário de: Flavio Dessandre http://www.buracoinutil.com

Eu moro em Niterói, mas estudo no Rio. Estou sempre lá. Não fiquei muito feliz pela cidae ganhar, não. Teoricamente, a população, os esportistas, os políticos e os empreiteiros deveriam estar todos felizes. Todos vão ganhar com a olimpíada. Mas e no dia seguinte do término dela? O que sobra? No Pan sobrou um velódromo para seus 10 participantes, um parque aquático, e um ginásio, que se transformou em casa de show. E o Engenhão, mais conhecido como Vazião, para o Botafogo. Foi a obra mais emblemática e superfaturada. E o foguinho agora só arca com os custos de manutenção. Nunca teremos esse dinheiro de volta.

Eu fui a diversos eventos no Pan. Entrei no site que vendia os ingressos, e comprei tudo que queria. Cinco meia-entradas para tudo! Resolvi que iria encher meu carro com amigos e parentes. Vejam bem. Todos puderam fazer isso. Podiam comprar de 5 em 5 ingressos, quantos quisessem. E o Pan foi um festival de cambistas vendendo entradas por R$50, que compraram meses antes por R$5. A organização não estava nem aí. Só queria vender tudo.

Uma coisa que não se fala, é que brasileiro não gosta de esporte, gosta de ganhar. Os eventos do Pan sem brasileiros ficavam às moscas. E nas olimpíadas não ganhamos quase nada. Prevejo um fracasso de público e um sucesso de vendas para 2016.

Mas uma coisa é ótima! O basquete masculino está de volta aos jogos olímpicos!

40% do orçamento de 2016 será para infra-estrutura. Se isso acontecer, será ótimo. Mas o que é dinheiro obra para 2016, e o que é dinheiro orçamento normal? Estão jogando tudo no mesmo saco, para inflar os números. Até o Aeroporto entra nesa história.

#Permalink 03/10/2009 @ 13:10:15


Comentário de: Silvio

Tem umas pessoas, do pessoal do azêdo, que não gostaram da Olimpíada vir para o Brasil, e não estão nem aí para política ou ideologia. Seguinte: é fato que tem muito paulistano com uma baita tromba porque os eternos rivais cariocas ganharam mais uma festa.

(Gravz: Que bobagem, Silvio. Levar isso para o partidarismo já é meio foda, mas ok. Hà mesmo disputa partidária. Mas BAIRRISMO? Aí é demais)

#Permalink 03/10/2009 @ 14:10:25


Comentário de: ERLON http://ERLONES.BLOGSPOT.COM

Quando a China foi sediar as Olimpiadas ninguém falou em banda podre dos jogos...
No final das Olimpiadas da China o que sobrou... para o mundo a China ficou conhecida como um Grande Dragão Vermelho que vem a tona no mundo capitalista, e que é bom de briga.
Mesmo quando viamos chineses de cocora no chão comendo miojo, chineses pobres, chineses operarios trabalhando para ganhar um prato de comida. e depois vimos chineses que tinha ordem de voltar para a zona rural e nem dinheiro pra pagar a passagem de volta eles tinham. No final o que fica é imagem de grande potencia asiatica!

BEM-VINDO AS OLIMPIADAS NO BRASIL, eu sou BRASILEIRO com muito orgulho, e muito amor!
BEM-VINDO o pre-sal no governo LULA.
BEM-VINDO o Pan.
BEM-VINDO a Copa do futebol em 2014.
BEM-VINDO a Olimpiadas em 2016.
BEM-VINDO LULA QUE ESTA MUDANDO A IMAGEM DO BRASIL, E NOS CONSOLIDANDO COMO UM POTENCIA QUE BATERAR DE FRENTE COM OS EUA.
porque SER BRASILEIRO É PARA POUCOS, EU AMO O BRASIL, DEUS É BRASILEIRO.

viva o BRASIL, ufanismo em alta, ser patriota, é tudo de bom, 100% NE.

vamos comemorar com muito bião, forro, funk, caipirinha, acaraje e feijoada.

erlon eduardo, BRASILEIRO DE CARTERINHA.

#Permalink 03/10/2009 @ 17:10:45


Comentário de: Alexandre http://www.dintstudio.com

Pra completar a festa já garantiram a Vanusa pra cantar o hino na abertura do evento.

#Permalink 03/10/2009 @ 20:10:38


Comentário de: Paulo Santos Cunha

"vamos acabar com o samba, madame não gosta que ninguém sambe, madame diz que samba é vexame! Para que discutir com madame"?
É só cantar a musica eternizada na voz do João Gilberto, lendo o texto do Gravata...
Uma parte pequena da população brasileira que lê a Veja e o Estadão acha que sabe o que é melhor para o Brasil, todo resto é "PLEBE IGNARA".
Vai chegar o dia - eu já faço isso - que para buscar informação isenta sobre o Brasil vai ser preciso ler a imprensa estrangeira, NYT, Washington Post, The Times, El Pais, Liberation, Le Monde.
Porque com Kamel, Gandour e Azevedo o Brasil virou a Republica marcatista da imprensa inconformada. Que não pensa igual a eles é "petralha".

(Gravz: É oficial: Paulo está de volta...)

#Permalink 03/10/2009 @ 21:10:11


Comentário de: Alvaro Coelho Netto

Tá, mas e ae? Então vamos renunciar a Copa e as Olimpíadas. . . Para ficar bem claro, nunca votei no PT, mas misturar Partido Político com projeto de Nação é de uma mediocridade absurda, me desculpe. Um abraço!

(Gravz: A mistura é feita lá no início, quando redigem o "Ato Olímpico", cuja autoria coube ao Senador da Igreja Universal, Marcelo Crivella. O que nos resta é fiscalizar - considerando os obstáculos impostos em relação a isso. Na minha opinião, não deveria haver candidatura. Ou é impossível que um país consiga crescer sem esse tipo de festinha?)

#Permalink 04/10/2009 @ 13:10:49


Comentário de: Silvio

Eu vi, Gravata, em Sampa, entre meus colegas de trabalho.

#Permalink 04/10/2009 @ 22:10:50


Comentário de: Silvio

Que o evento vai gerar empregos, e não apenas empregos temporários da construção civil, mas também postos permanentes, isso é inegável, pois haverá crescimento econômico. Te achei um tanto insensível ao criticar alguém por aceitar trabalhar sem carteira assinada, e até crueldade, em um país desigual como o nosso, onde, por justificativas diversas, as oportunidades são negadas para a grande maioria. Eu penso que, no geral, o trabalhador brasileiro é ordeiro e sonha com a CTPS devidamente assinada pelo patrão. As particularidades, entendo que deveriam ser explicitadas.

#Permalink 04/10/2009 @ 23:10:48


Comentário de: Jooão

Aos românticos de plantão: a roubalheira JÁ COMEÇOU FAZ TEMPO. Como vcs acham que se consegue votos no COI?

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/other_sports/olympics_2012/3939219.stm

http://en.wikipedia.org/wiki/International_Olympic_Committee#Bidding_to_host_the_games

#Permalink 04/10/2009 @ 23:10:53


Comentário de: Alex Melo

Estou com o Kfouri nesta: O brasil fez uma bela campanha de FICÇÃO que convenceu o COI a vir para cá.

A quem pensa um pouco nos possiveis problemas, só resta tentar fiscalizar e rezar para que a roubalheira fique abaixo dos 50%

#Permalink 05/10/2009 @ 09:10:23


Comentário de: Giovanni

item por item:
- Se Não Fosse Bom, Não Disputavam!
isso é obvio. Apenas o investimento que vão fazer no Rio em transporte já compensaria fazer as Olimpíadas. E é como nosso líder, nosso amado Lula, o cara disse: É um investimento!
vai diminuir o tempo que os cariocas levam de um ponto para outro. Quem diria se fosse em São Paulo. Não é?
- O Evento Gera Emprego!
é. nesta você tem razão. Não faz sentido falar em aumento do emprego. Nenhum.
- Quem Não Gosta Não Ama o Brasil!
mais uma sem pé nem cabeça. quem classifica alguém assim é um imbecil. Podem não gostar porque simplesmente não foram explicadas as razões.
- Só a Oposição Partidária Está Contra!
não sei de que cabeça doentia nasceu isso. Então o Cesar Maia e seu filho eram contra? O Serra era contra?

E enfim:
sobre a propina e outras práticas corruptoras. Propina é uma pratica de todos os países e não só o nosso. A questão seria aprovar o pagamento público de campanha. Já sabemos que as empresas que ganharem as licitações serão as maiores doadoras. Isso é inevitável e quem fale que não é inocente. Para quem acha que o Brasil é o pior, leia o índice abaixo e pense que os EUA exportavam 8 vezes mais que nós.
http://en.wikipedia.org/wiki/Bribe_Payers_Index
Mas quem não quer o financiamento público? quem recebe de empresas ou quem não recebe?

(Gravz: É uma versão "cem metros rasos" do raciocínio rouba-mas-faz. Risível esse pensamento. Mas não difere daquele de uma parcela da população)

#Permalink 05/10/2009 @ 22:10:03


Comentário de: samia

"(Gravz: É uma versão "cem metros rasos" do raciocínio rouba-mas-faz. Risível esse pensamento. Mas não difere daquele de uma parcela da população)"


Poxa ! ! ! ! ! ! ! Versão Cem Metros raso do famoso: Ofensa é o melhor argumento! Poxa Gravata! Esperava Mais!

(Gravz: Ofensa? Note quem ofendeu quem no comment anterior. Abs)

#Permalink 06/10/2009 @ 09:10:27


Comentário de: Giovanni

pode me chamar de ladrão ou que aceito a roubalheira, mas simplesmente porque não entendeu.
Antes ser esperto que tonto ou tonto que esperto?

(Gravz: Chamar de ladrão? Tá doido?)

#Permalink 06/10/2009 @ 21:10:35


Comentário de: Jesus Baccaro

"Só a Oposição Partidária Está Contra!
Sempre há politicagem, claro! Quando foi a vez de FHC, lembro CLARAMENTE de vários petistas fazendo cara feia — e com razão. Agora, estão comemorando enquanto alguns outros é que torcem o nariz."

Este post contém uma série enorme de bobagens, mas a pior é esta acima. Se você tiver memória, FHC quebrou o Brasil umas três vezes com o estelionato da paridade cambial e ser contra era até patriotismo, visto que o país não tinha crédito nem para financiar carrinho de pipoca, muitíssimo menos fazer até mesmo campeonato de tranca, quanto mais uma olímpiada. Hoje temos condições de faze-lo e o faremos. Para o resto existe a justiça. Se ocorrer algum caso de desvio, que a justiça atue. Agora criticar por puro azedume, é muito complexo de vira-lata. Faça-me o favor!
Na torcida pelo Zé, muito articulista quer que o país se lixe!


#Permalink 07/10/2009 @ 07:10:50


Comentário de: Norrin Kurama

Fiquei surpreso foi com a reação das pessoas na rua (Tijuca). Não vi ninguem entusiasmado nas bancas de jornal e na fila do banco. Todo mundo desconfiava da roubalheira, dizia que paos o PAN o Rio não tinha melhorado nada, etc. Até o trocador do 422 meteu o pau.

#Permalink 07/10/2009 @ 08:10:02


Comentário de: Roberto Takata http://neveraskedquestions.blogspot.com

"Já que nunca ganhamos nada de muito relevante nas Olimpíadas" - hein?

Os ouros são poucos, mas são MUITO relevantes nos respectivos esportes.

O que é verdade é que, no QUADRO de medalhas, o Brasil não figura entre os primeiros. Mas daí a dizer que nunca ganhamos nada de relevante...

[]s,

Roberto Takata

#Permalink 07/10/2009 @ 13:10:54


Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]