O NEOPENTECOSTALISMO DOS QUE REFUTAM AS RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS

29/08/2009

O NEOPENTECOSTALISMO DOS QUE REFUTAM AS RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS

Observação Importante: este texto não serve para fazer pouco de qualquer religião ou coisa parecida. É uma análise da similaridade entre o raciocínio neopentecostal e o dos que minimizam a responsabilidade do indivíduo.

Cena corriqueira: sujeito chega ao pastor neopentecostal e relata algumas peripécias. Bate na mulher, vive enchendo a cara, não procura emprego - ela é quem sustenta a casa -, às vezes sobram sopapos para os filhos e assim por diante. O sacerdote, em vez de culpá-lo pelos atos, sentencia: É OBRA DO CAPETA.

Simples assim.

Porque o indivíduo, na teoria neopentecostal, não é exatamente responsável pelos atos ruins. Isso tudo, segundo essa doutrina, resulta de possessão demoníaca. O trabalho religioso, portanto, consiste em afastar o demônio e devolver ao fiel uma vida de paz - mediante, obviamente, a paga de dez por cento de seus vencimentos (ou mais).

Vejamos, agora, como pensam aqueles que acreditam em "determinismo social" e outras lengalengas. O que fazem, substituindo o suposto livro sagrado por alguma tese ou estudo igualmente subjetivo/fictício, é dizer que o indivíduo não pode ser responsabilizado pelo que fez, então culpando "seu meio" (satanás, coisa-ruim, cramulhão) pelos atos praticados.

Champinha, por exemplo. Não houve, ali, um crime passional ou qualquer outra opção dessas empregadas para "justificar" ou "amenizar" as circunstâncias impostas pelo "meio". Foram duas vítimas: uma levou tiro na nuca, a outra foi para um cárcere privado, para depois ser degolada.

É tudo tão bizarro que, quando algum estrambótico defensor da "influência do meio" se vê ridicularizado, ele parte para a segunda opção: "ele era louco". Sim, é possível (sobretudo diante da barbárie). Mas para levantar essa tese é preciso: a) ser um especialista e haver um laudo competente; e b) NÃO TER LEVANTADO, ANTES, A TESE DA INFLUÊNCIA DO MEIO.

Há milhares de casos assim, infelizmente.

Mas o que os complica são, mesmo, os crimes bárbaros cometidos por ricos e/ou cidadãos de países ricos. Como aquele sujeito da Suíça Áustria que mantinha a própria filha no subsolo de sua casa, com a qual tinha uma espécie de "segunda família". Pode-se tentar dizer que seja um louco, sobretudo diante da barbárie do crime, mas será que não estaríamos aí facilitando as coisas, como no caso do "é coisa do diabo"?

E esses, agora, que mantiveram uma garota por DEZOITO ANOS em cativeiro? São também "loucos"? Ou tudo é culpa "do meio em que vivem"? Qual dos "demônios" vamos eleger?

Tudo isso serve para livrar a cara do indivíduo. Porque, no fim das contas, somos pessoas, fazemos escolhas, e temos, sim, responsabilidades pelos nossos atos. É preciso, portanto, que saibamos e PRECISEMOS pagar de alguma forma por aquilo que fazemos.

Essas teses bobas, que tratam o indivíduo como uma criatura praticamente acéfala, tirando-lhe qualquer responsabilidade, no fundo servem para tolher também sua liberdade. Basta checar - façam isso! - as bandeiras outras defendidas por quem profere tais "ideologias".

Pois é, meus caros, a vida não é exatamente algo simples. E aquela coisa de "o preço da liberdade é a eterna vigilância" é menos uma frase-feita policialesca e mais um alerta sobre nossa própria responsabilidade acerca do que fazemos.

A profundidade do pensamento dessa gente que não acredita na responsabilidade do indivíduo é a mesma dos pastores neopentecostais que os absolvem de forma imediata, culpando "satanás" por tudo que as pessoas fizeram em plena consciência dos atos.

E as teses que os subsidiam são exatamente como os "livros sagrados" que dão suporte aos pastores. Não diferem em nada. São iguais até mesmo no jeito de falar.

Isso não serve para mim. Eu faço minhas escolhas.

(sem revisão, podem descer a marreta)

transubstanciado por gravata às 29.08.09 - 14:53:46 | 24 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: MattSimonato http://armazemdommanolo.com

Interessante.

Concordo quase que plenamente.

#Permalink 29/08/2009 @ 15:08:17


Comentário de: gilberto

o tal sujeito (monstro) que teve filhos com a propria filha não era suiço e sim austriaco.

(Gravz: Valeu! Arrumei lá :))

#Permalink 29/08/2009 @ 16:08:32


Comentário de: Regi Nat Rock

Se prepara pq vão cair de pau. Vc está mostrando a outra visão das coisas. É extremamente cômodo culpar os outros (quaisquer outros) ou o próprio Satanás.
Alias, isso me lembra o filme do Fagundes no papel de Deus que, as quantas horas (do filme) exclama: "tudo eu , tudo eu, pô a gente se estressa desse jeito..." Na mosca!

#Permalink 29/08/2009 @ 17:08:26


Comentário de: Luiz Carlos http://www.luizcarlosmelomuniz.com.br

COncordo com vc. Somos responsáveis pelos nossos atos.

#Permalink 29/08/2009 @ 19:08:23


Comentário de: jonas

Gravata, acho que você deveria ler e, se puder, divulgar em seu blog:

"Os animais são guiados por desejos instintivos. São seres que se entregam a qualquer que seja o impulso prevalecente em dado momento, impulso esse que clama categoricamente por sua satisfação. Os animais são simples marionetes de seu próprio apetite.

Já a superioridade do homem pode ser comprovada no fato de ele ter a capacidade de escolher entre alternativas. Ele regula seu comportamento deliberadamente. Ele pode controlar seus impulsos e desejos; ele tem o poder de suprimir aqueles desejos cuja satisfação o forçaria a renunciar à realização de outros objetivos mais importantes. Em resumo: o homem age; ele propositalmente concentra esforços para atingir os fins por ele escolhidos. É isso que temos em mente ao declararmos que o homem é um ser moral, responsável por sua conduta."

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=187

#Permalink 29/08/2009 @ 21:08:24


Comentário de: Gustavo

Você sem querer rezou na outra cartilha. Pode esperar a chuva de pastores evangélicos de Adam Smith, Mises e outro bichos te dando a medalhinha de mérito por serviços prestados.
O sujeito que comentou aí em cima ilustra muito bem o que é uma teoria tosca e primitiva, ao citar Mises. Fala em "superioridade do homem", o que soa como um absurdo para qualquer biólogo de respeito. Como se os próprios animais também não fossem "equipados" com a capacidade de escolha, e como se suas escolhas não fossem dirigidas segundo determinações sociais.

Se não dá pra culpar exclusivamente os demônios externos por ações individuais, ainda que só usando exemplos isolados como você fez, também não dá pra colocar o mundo nas costas do indivíduo. A psicanálise já comprovou isso.
A estrutura da sociedade é fruto das ações coletivas e do ser coletivo, e este portanto determina sim o comportamento de seus membros.

#Permalink 30/08/2009 @ 10:08:39


Comentário de: David

Essa responsabilidade do indívíduo já é difícil de as pessoas admitirem quando se trata de um adulto. Imagine, então, com adolescentes.

Vi num telejornal há algum tempo que meninas estavam se reunindo em grupo para ameaçar e atacar as meninas que tiravam boas notas no colégio. Apareceu um psiquiatra na reportagem dizendo que é preciso "ensinar o carinho" para essas meninas, como se elas não soubessem o que significa o carinho. Em momento algum ele falou que elas eram responsáveis pelo ato, apenas disse que elas não sabiam o que era o "carinho", e por isso tinham feito aquilo.
Só não explicou porque elas eram carinhosas com as companheiras de turma.

#Permalink 30/08/2009 @ 10:08:27


Comentário de: Daniel

Parabéns pelo texto. Somos responsáveis pelos nossos atos, ainda que variáveis externas influenciem em nossas decisões. É isso que diferencia o homem dos demais animais.

#Permalink 30/08/2009 @ 13:08:59


Comentário de: Silvio

Peixes e lagartos mentem, e o homem não está tão longe dos animais. Em nossa sociedade, ainda vigora a lei do mais forte, do mais adaptado, do mais capaz, tal como acontece no mato. Porém, nós somos um pouquinho mais evoluidos, e descobrimos a necessidade de mudar, de tornar nossas relações mais fraternas. Mas a lógica simples do homem-animal nos mantém sob a realidade, e então nossos potentes cérebros inventaram a hipocrisia e a demagogia.

#Permalink 30/08/2009 @ 14:08:41


Comentário de: Ben

Pra que complicar o que é simples? Pra saber se um sujeito não tem consciência dos seus atos é muito simples. Basta dar pra ele uma nota de cinquenta e um isqueiro.

#Permalink 30/08/2009 @ 15:08:51


Comentário de: jean

Somos responsáveis sim por nossos atos.
Ok.
Só que na sua expiação contra o esquerdismo, não se deixe levar pelo ressintimento e não esqueça de ser inteligente e passar por fã do caveirão.
Você sabe bem que o meio influencia sim a escolhas de vida.

EX: soldado do tráfico.

Se minha vida é de subalterno em empregos ruins sem nehum repeito, pior, sem a menor chance de mobilidade social ou reconhecimento, se sou achincalhado por fazer o certo, o que me impede de abraçar o mal?

A consciência moral de orkut da classe média.

Desculpe-me, mas o seu pensamento precisa de mais texto e ir além de depoimento de ex-petista.

#Permalink 30/08/2009 @ 20:08:49


Comentário de: jean

"Falando em responsabilidades um off:

Indústria ganha fôlego e pode ter exagerado nas demissões
Sílvio Guedes Crespo
Em São Paulo

A indústria brasileira pode ter exagerado ao cortar mais de 580 mil postos de trabalho de novembro a março, prevendo um cenário que acabou não se concretizando. A produção aumentou todos os meses do primeiro semestre deste ano, mas as vagas fechadas no primeiro trimestre ainda não foram reocupadas."

http://economia.uol.com.br/ultnot/2009/08/30/ult4294u2879.jhtm

Parece que sua militância na época revelou-se equivocada ao defender a empresas...



#Permalink 30/08/2009 @ 20:08:21


Comentário de: Vinicio

Dos posts e comentários, achei este o mais "político" de todos porque "sem querer" foi fundo na responsabilização dos nossos atos. Podemos transferir para outro(s) a responsabilidade de nossas escolhas?

#Permalink 30/08/2009 @ 22:08:37


Comentário de: samia

O Médico Paulista especialista em reprodução assistida, que estuprava pacientes há vários anos:"É OBRA DO CAPETA.!!!"

O Cremesp fingir que não recebia denuncias das mulheres vitimas do médico: "É OBRA DO CAPETA!!!"

!!!!!!!!!!!!!!!

#Permalink 31/08/2009 @ 00:08:19



Mas esse conceito tem algo de religioso tb, não? O "livre arbítrio", todo nosso sistema jurídico é baseado em cima desse conceito religioso. A preferência voluntária do "mal" ao "bem" justifica a punição, como Adão e Eva q eram completamente livres, e deu no q deu. Deus não se fez de rogado e expulsou os dois do paraíso , puniu Eva com as dores do parto, e aquela coisa toda. Não deixa de ser um pensamento "mágico" esse de ignorar toda influência de um meio, da genética, cultura, familia,do social, ignorar Freud. É mais fácil botar a culpa em algumas "laranjas podres", do que levar em consideração essas "pequenas" coisas. Os maus são assim pela índole e não temos responsabilidade nenhuma nisso, essa me parece uma tese boba.

#Permalink 31/08/2009 @ 11:08:44


Comentário de: Bob Jegg

Jisuis, botou o dedo na ferida e arrancou a casquinha com a unha.
Belo texto Mr. Gravataí. É muito fácil fazer a merda e colocar a culpa no cão.
Até tem umas atitudes que parecem ser obra do capeta mesmo: O Mello soltando o Cacciola, o Serra explicando a gripe suína, o Virgílio falando em surra no presidente, a Vanusa cantando hino nacional patrocinada pelo Serra/Sabesp,2 governos FHC...etc, mas não acredito nisso.

(Gravz: Não dá uma de Paulo Santos Cunha, né? Enfiar PSDB e livrar o PT até nesse tipo de texto :))

#Permalink 31/08/2009 @ 13:08:28


Comentário de: Verinha

Somos responsáveis SIM pelos nossos atos!

O psicanalista aí de cima quis complicar as coisas que produto do meio oque!!!!!vc só se mistura com quem quer.

#Permalink 31/08/2009 @ 16:08:35


Comentário de: Vinicius Duarte http://comfelelimao.wordpress.com

Agulhada em um certo jurista "de esquerda" detected.

#Permalink 31/08/2009 @ 17:08:00


Comentário de: Rejane

Off Topic...

Caro Gravata,

Pedimos-lhe adesão e divulgação da Campanha 7 de Setembro - "Fora Corruptos - Contra a Impunidade"

Manifestações em grupo ou individuais.

Faixas e Cartazes na rua
em prol do BRASIL!

Participe VOCÊ também!!!
Distribua esse cartaz e essa idéia

PANELAÇO:
7 de Setembro
às 17 horas
Onde você estiver!
Vale buzina, grito, panela, qualquer coisa!
Manifeste-se!

Cartazes

http://grandeprojetobrasil.blogspot.com/2009/07/campanha-7-de-setembro.html


Mais blogueiros: Texto e Logo

"BRAVA GENTE BRASILEIRA, LONGE VÁ TEMOR SERVIL!
Comemoramos o Dia da Independência do Brasil, resgatando nosso patriotismo adormecido e protestando contra os abusos, a corrupção e a impunidade de uma classe política que zomba e se lixa para nós. Repasse essa campanha adiante. Nosso país agradece".

http://grandeprojetobrasil.blogspot.com/2009/08/7-de-setembro.html

#Permalink 31/08/2009 @ 18:08:17



Se somos mesmo "produto do meio", por que então não nos parecemos em nada com isso? Por que criamos prédios? Casas? Aeronaves? Computadores? Tecnologia? Por que escrevemos? Por que transformamos o mundo ao redor, e não é o contrário?
Creio que Mises foi brilhante nesse aspecto, embora não tenha sido invenção dele. Porém, ele erra em um ponto. Não são TODOS os humanos que são capazes de tudo isso. Somente alguns. Outros, como os "comentaristas" de patacas, que não sabem ler e, doravante, misturam Mises, Adam Smith e ainda esquecem-se de tudo escrito depois deles sobre o assunto, levando o debate ao seu nível rasteiro e tacanho.
Pra começo de conversa, pros néscios que falaram em "falta de mobilidade social", saibam que existe Thomas Sowell, famoso e importante economista:
http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sowell
Ele é negro e era pobre, superando todas as adversidades que a vida o impôs. Então, não venham com retóricas sofistas redundantes. Mises, mais uma vez, estava quase certo. Só faltou a ele ter definido que os defensores do 'meio' só possuem comportamento instintivo animal, não sabem pensar por si mesmos como indivíduos e, por isso, não assumem suas próprias responsabilidades na vida, de forma muito infantil. Provavelmente, ainda não conseguiram deixar de andar de quatro. Espero que um dia eles aprendam a serem bípedes.

#Permalink 31/08/2009 @ 21:08:46


Comentário de: Tomé

Excelente texto, Gravata!

#Permalink 01/09/2009 @ 03:09:12


Comentário de: Morena Flor

Maravilhoso o seu texto, Gravata! Ar-ra-sou!

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

Essa história de q o homem comete seus desatinos por ser "produto do meio" é uma furada, e só serve como "tábua de salvação" pr'aqueles irresponsáveis q não querem saber de assumir as consequências de seus atos.

E qto ao "psicólogo" q justificou as agressões daquele grupo de piranhinhas cretinas: Queria ver se fosse a filha dele a vítima dessas vagabundas "dimenó". Qdo a água bate na bunda, a coisa muda.

Responsabilidade pelos seus atos deveria ser matéria obrigatória na educação(doméstica e escolar) das crianças e adolescentes - enfim, de TODOS - desde cedinho, p/ q as pessoas pensem MUITO BEM antes de fazer qualquer bobagem - e qualquer outra coisa na vida. Limites, eis o q anda faltando na vida dessas crianças e adolescentes hj em dia. E o resultado não poderia ser mais funesto(mentira, pode ser ainda pior se as coisas continuarem como estão.)

#Permalink 06/09/2009 @ 13:09:19


Comentário de: Iranildes Costa http://http:novoolhar27.blogspot.com/

Num comentário anterior, você disse já ter lido a Bíblia. Não parece! Em primeiro lugar, não é correto fazer generalizações: elas sempre incorrem em erros. Em segundo, desrespeitar a cultura de um povo é demonstrar ignorância e preconceito. Chamar a Bíblia de "livro fictício" num país cristão como o Brasil é como ir à Índia e chutar as vacas. Como seres racionais, devemos expor nossas opiniões sem fazer julgamentos valorativos inúteis. Você deve também fundamentar seus argumentos. Onde você viu na Bíblia que o homem não é responsável por seus atos e escolhas? Se assim fosse, então o arrependimento (tão citado na Bíblia) seria dispensável. Se aceitar sugestões, aqui vai uma: leia 1Tito capítulo1, versículos de 10 a 17 e 2João cap 1, versículos 7 a 11. Essas passagens mostram que a própria Bíblia adverte quanto aos profetas enganadores. Existem várias outras...

(Gravz: O Brasil é laico. A Bíblia é fictícia)

#Permalink 11/09/2009 @ 10:09:22


Comentário de: Gustavo

Pensamento distorcido: (comentario acima)

"A estrutura da sociedade é fruto das ações coletivas e do ser coletivo, e este portanto determina sim o comportamento de seus membros."

O Correto:

A estrutura da sociedade é fruto das ações individuais e do ser individual, e este portanto determina o comportamento de seus membros.

Não existe "ações coletivas" e muito menos "ser coletivo" Existem somente indivíduos e ações individuais. Se você discorda me diga onde eu acho o "ser coletivo" pois eu nunca vi essa estrovenga na minha frente.


#Permalink 20/09/2009 @ 16:09:33


Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.