SERRA, 37%; CIRO E DILMA EMPATADOS, 15 e 16% (E O PLANO B - OU A - DO PT)

15/08/2009

SERRA, 37%; CIRO E DILMA EMPATADOS, 15 e 16% (E O PLANO B - OU A - DO PT)

É o "fator Ciro Gomes". Isso explica a força com que Lula tentou empurrar Ciro Gomes para São Paulo. A verdade é essa: Dilma não decola. Seja pelos sucessivos escândalos ou mentiras, seja pelo apoio irrestrigo a Sarney, enfim, seja pelo que for. Além disso, a situação tem um candidato muito mais forte, que com menos exposição e sem o apoio explícito de lula já está empatado. Vejam notícia da Folha Oline (trecho abaixo):

"Serra lidera com 37%, Dilma e Ciro empatam, diz Datafolha - Hoje na Folha Pesquisa Datafolha que será publicada neste domingo (16) pela Folha indica que o governador José Serra (PSDB-SP) está na frente na preferência dos eleitores na sucessão presidencial em 2010 (...) Serra tem 37% das intenções de voto. Em segundo lugar, estão empatados a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) com 16% e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) com 15%. Heloísa Helena (PSOL) tem 12% e está em quarto lugar. A senadora Marina Silva (PT-AC) tem 3% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 4.100 entrevistados entre os dias 11 e 13 de agosto, em 171 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos." (grifos nossos)

Importante salientar que Marina Silva entrou apenas agora, e tende a crescer. Num cenário de campanha plena, Ciro também tende a crescer. Nesse sentido, é muito razoável Dilma Rousseff cair para a terceira colocação.

Assim, a notícia que já corre os bastidores de Brasília há meses talvez se torne verdade antes do esperado: Dilma recua de sua candidatura para que o PT lance o verdadeiro nome. Quem? Pimentel. Podem dizer que leram aqui pela primeira vez. Tudo que a Ministra da Casa-Civil tem, hoje, é o apoio de Lula. Nada mais. Isso Pimentel também tem. Além disso, traz os votos de MG, é homem (sim, isso É importante no cenário eleitoral) e tem taxa de rejeição baixíssima.

Aguardem.

transubstanciado por gravata às 15.08.09 - 22:16:27 | 40 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: django

Gravata,
Se rolasse uma alianca entre Dilma presidente e Ciro vice, ou ao contrario, ja era o serrinha.
Os tais escandalos só pegam aqui em SP no resto do Brasil o povo ta cagando e andando, a maior prova foi o 2o mandato do Lula, fizeram o capeta para derrubar ele e nao conseguiram.

(Gravz: Ao menos você é um petista sincero, ao admitir que as coisas são feitas já sabendo que não haverá repercussão alguma, considerando a ignorância de boa parte do povo. Mas essa matemática é um tanto equivocada. Talvez Dilma vice de Ciro, não? Por que Dilma na frente? E se Ciro ultrapassá-la? Contei aqui, quinze mais dezesseis... Ainda está abaixo de 37, nessa sua conta simplória de aritmética linear. Calma, meu caro... Tem tempo até lá :))

#Permalink 15/08/2009 @ 23:08:10


Comentário de: Rodrigo Rover http://twitter.com/rodrigorover

Faz sentido. Pimentel é nome forte do proprio PT, não sofrerá a resistência que a Dilma vem sofrendo. O fogo amigo (amigo??) está destruindo a poderosa. Legal alguém que enxerga além do óbvio, Gravata. Mas Lula cederá tão fácil assim pra essa ala, digamos, mais ortodoxa (if you know what I mean...) do petismo? As articulações vão ferver, vamos ver.

#Permalink 15/08/2009 @ 23:08:18


Comentário de: Rodrigo Rover http://twitter.com/rodrigorover

Aliás e a propósito: Não sendo Dilma uma opção DO PT, Pimentel realmente é o plano A. DO PT, bem entendido.

(Gravz: Pimentel é da mesma ala da Dilma)

#Permalink 15/08/2009 @ 23:08:29


Comentário de: Lukas Darien http://twitter.com/lukasdarien

Acho que poderiamos montar um bolão de quando Dilma desiste da candidatura. Ouvi hoje, de uma colunista aqui de Natal, que Lula já conversou com Marina Silva sobre ela substituir Dilma como candidata do partido, caso ela não decole. Enfim, depois desse caso com a ex-diretora da Receita Federal, virão outros escândalos e duvido que Dilma se sustente.

PS.: "Os tais escandalos só pegam aqui em SP no resto do Brasil o povo ta cagando e andando" - pensamentozinho xenófobo e tacanho, típico de quem não conhece o Brasil além do quarteirão onde mora. Tenta refletir um pouquinho antes de tomar esse tipo de conclusão colega. Sei que é pedir um pouco demais pra você, mas seja forte.

#Permalink 16/08/2009 @ 00:08:54



Mas a marina complica a vida da Dilma, ou ela roubará votos do serra e da HH?

#Permalink 16/08/2009 @ 00:08:06


Comentário de: Adriana Torres

Será? Pimentel e a cúpula do PT não se entenderam ano passado por causa da aliança entre PT e PSDB aqui em Minas. Pimentel ficou claramente apoiando o Aécio Neves - que também ensaia seus passos para a eleição... na época da campanha, sugeriam que Pimentel se lançaria para o governo de Minas com o apoio do PSDB aqui. O que será dificil, já que todo mundo já comenta que o atual vice nosso será o candidato da vez do PSDB. Mistérios...

(Gravz: Pimentel se dá bem com a cúpula do PT, que não se opôs ao acordo havido aí. Patrus foi contra, apenas ele)

#Permalink 16/08/2009 @ 01:08:33


Comentário de: alexandre andrade

fernando pimentel tem o tempo contra ele. e outro aspecto importante :será que o lula apoiará um político com vida própria que com certeza tentará a reeleição ? a dilma é o medvedev do lula ! será que o pimentel se prestaria a esse papel ?

(Gravz: Lula, ao sair da Presidência, está preocupado com a ONU e o Banco Mundial)

#Permalink 16/08/2009 @ 07:08:09


Comentário de: Bob Jegg

Uma boa tese, como você gosta dos petistas tucanos!, mas a costura política em MG está muito embaraçada com o episódio da eleição do Lacerda para a PBH e as alianças para o governo.
Quanto a pesquisa, o fator Marina é muito fraco. A própria candidata vai recuar após ler a entrevista do Gabeira que deixa claro que ela é a Soninha em nível nacional (isso não é um ataque á você;).
Acho que Serra já naufragou. 37% é muito pouco para viabilizar um candidato que vai enfrentar a máquina do poder. E, pesa ainda, deixar de usar essa mesma máquina em uma reeleição para governador em SP.
Sobre a repercursão dos escândalos, é simples, Gravatinha. São abafados ou mudam o foco assim que em uma investigação mais profunda mostra que a origem de todos está no ninho demo-tucano. Pode citar qualquer um. Aliás, o vazamento do financiamento aos projetos da dona Ruth sem comprovação de que foram realizados é um mega-escândalo sem repercursão. Pense se fosse a Mariza Letícia?
E falando em MG, viu que saiu um laudo sobre a origem da lista de furnas?
http://www.novojornal.com/pdf/laudo-de-exame.pdf e ninguém fala nada.

(Gravz: 37 é muito pouco? Veja os índices de Lula quando estava contra o possível candidato de FHC... Dilma estancou na faixa dos 15, Bob. Pimentel tem luz própria e pode subir muito mais que isso)

#Permalink 16/08/2009 @ 08:08:44


Comentário de: Vinicio

Não sei a quantas anda a possibilidade de um acordo entre Aécio e Serra. Aqui em BH repercute a fala de Aécio que diz não abrir mão da cabeça de chapa. Seria possível um rompimento dele com o PSDB e sua candidatura ser apoiada pelo PT e PMDB (lembrando que o PMDB não tem, no momento, um candidato forte)? Há quem dê como certo (lembrem-se: seu mentor foi Trancredo Neves - conciliador mas conchavista). A idéia de uma candidatura de Pimentel ao governo de MG pelo PT e PSDB também repercute forte. Assim, em Mnas não haveria racha: PT e PMDB com um nome nacional forte, PT e PSDB ficariam com MG (como atualmente na Prefeitura de BH). Todo feliz aqui!

(Gravz: Esqueça isso de Aécio apoiado pelo PT. Vai sair Pimentel, mesmo, que tem os votos de MG e é do partido. Talvez, vá lá, com Ciro de vice)

#Permalink 16/08/2009 @ 10:08:30


Comentário de: Silvio

Sou do Rio e te pergunto: Quem é Pimentel?

Falo sério, não sei qual você está falando. No Google (pimentel + PT) achei dois: O José ministro ou o Fernando ex-prefeito de BH.

E olha que sou interessado em política.

********

Absolutamente nínguém do Rio sabe quem é ele (se for um dos dois aí em cima).

Se for o ministro do Lula, pior... é um dentre quarenta. Se for o prefeito? "BH? grandes coisas!" (comentário meramente ilustrativo, ok? :) )

Na boa, como alternativa tem que ser alguém conhecido. Só vi milagre em eleição municipal (Conde e Pitta) e na mesma: 1996.

De todos os que estão sendo falados por aí em blogs/jornais, só o Palocci tem alguma chance. Mesmo assim acho que se sairia pior que a Dilma. A história do caseiro queimou ele demais.

Obs: Marta seria uma piada.

(Gravz: Pimentel será o cara ao lado do Lula. A campanha vai ser assim. Ninguém sabia quem era Dilma até que todos os jornais mostrassem seu nome, primeiro após o Mensalão, depois como indicada à sucessão. Tudo que ela tem, hoje, é o apoio do Lula. Fora isso, o ônus de infinitos escândalos. Qual o ônus de Pimentel? Zero. No Rio, basta que Lula e Cabral endossem)

#Permalink 16/08/2009 @ 13:08:44


Comentário de: Odracir Silva

A candidatura do Pimentel ee somente uma hipotese viavel se o Serra for o candidato do PSBD e o Aecio nao sair do partido. Mesmo asssim nao tem densidade politica. Se for p/ trocar c/ a Dilma, ele teria q estar bem onde o PT nao estaa bem. Ee pouco conhecido no Sul, SP e RJ (se realmente dependesse somente da bencao do Cabral/Lula, o Eduardo Paes teria uma eleicao bem mais tranquila). Tem BH, e ee bem possivel q leve Minas, e dai teria q ver se o Lula vai conseguir transferir os votos laa no Norte e Nordeste, c/ o apoio e os palanques do PMDB... (dai sim, os petistas irao ter q abaixar a calca e entregar a mae p/ os peemedebistas). Alem do mais, se a candidatura da Marina decolar, o coitado do Pimentel estaraa mais p/ um cristiano do q p/ um candidato viavel. Concluindo, duvido q haja um plano B se a (pre)candidatura Dilma afundar, mas vamos ver, vamos ver...

#Permalink 16/08/2009 @ 15:08:34


Comentário de: Paulo Santos Cunha

Sobre Dilma a previsão do PT é que ela tenha em 1° de Janeiro de 2009, 20% da preferência. Essa previsão tem tudo para se concretizar nos próximos 4 meses.
O efeito Marina na candidatura de Dilma é bastante questionável, já que a ex-ministra vai levar uma parte importante do eleitorado de classe média que é majoritariamente simpático ao candidato do PSDB. O problema era quando Dilma tinha 3% e não agora que tem 16%.
O que se ouve a "boca miúda" é que Lula pode até se licenciar do cargo a partir de Agosto ou Setembro de 2010 e
fazer campanha para a candidata com aparições em todos os programas de TV do horario gratuito. Também é preciso levar em consideração que Dilma em função da doença diminuiu o número de aparições publicas e isso tem reflexo midiatico. O que é muito estranho foi Serra ter tido nos ultimos dias a exposição que teve por conta da lei anti-fumo e a pesquisa que foi realizada entre terça e quinta da semana passada não ter registrado esse movimento.
Caso Dilma não consiga se recuperar a tempo da doença ou não se viabilize eleitoralmete as alternativas que o PT considera são pela ordem: Palloci que deve ser absolvido no caso do caseiro - julgamento pelo STF marcado para o dia 27 desse mes - e depois viriam Patrus Ananias, Tarso Genro,Marta Suplicy e Jaques Wagenr. Fernando Pimentel está fora da lista, porque apesar de contar com a simpatia do presidente, o proprio Lula sabe que Pimentel criou problemas muito sérios no PT de Minas e foi inábil na condução da aliança com Aécio e contrariou o PMDB mineiro liderado pelo ministro Hélio Costa. Para se ter uma idéia, se as prévias para decidir quem seria o candidato a governador pelo PT em Minas fossem realizadas hoje, Pimentel perderia feio para o ministro Patrus Ananias que é forte na capital onde foi prefeito e principalmente no interior.
Hélio Costa já disse que lançaria seu nome para o governo de Minas pelo PMDB com uma condição,se Pimentel for o candidato petista ele mantem sua candidatura, mas se o candidato for Patrus então Costa vai conversar antes com o PT e tentar uma composição.Ou seja, Pimentel se candidato a presidente já teria problemas com o PMDB de Costa que é próximo a Renan e Sarney e controlam um pedaço do partido que vai ser decisivo para saber com quem o PMDB vai se aliar em 2010 o que vai ser fundamental para o tempo de televisão.
É Gravatai, pelo jeito mais uma análise apressada!

(Gravz: Paulo, o PT tem piso e teto. Mais que isso, é carisma e competência. Menos, é pura incompetência. Piso: 25%, são os votos do próprio partido. Teto: 35%. Dilma, até agora, está na faixa dos 15 - e está plenamente indicada como candidata do Lula, viajando o país com ele. E o apressado sou eu? O candidato é Pimentel. Se começarem a duvidar, vou apostar dinheiro nisso :))

#Permalink 16/08/2009 @ 16:08:22


Comentário de: Vinicio

Opa, tô aí de novo. Quero acrescentar um novo comentário ao ler o que postou o Sílvio (RJ). Qual partido tem quadros realmente de expressão nacional? O PSDB (Serra e Aécio? Será possível um acordo interno)? Ou ficaremos na dependência de um nome 'rebocado'na popularidade/máquina de outro (incluindo aí todos os partidos). Perguntas: qual o partido que realmente dispõe, hoje, de quadros reconhecidos no país? Isso seria necessário para uma candidatura? Existe identidade partidária nacional, frente a N possibilidades de conchavos políticos? Pragmatismo ou Programa político?

#Permalink 16/08/2009 @ 17:08:01


Comentário de: eliseo

Eu aposto dinheiro como não sai o Pimentel! Me parece que o prazo está muito apertado para outro candidato...

(Gravz: Que prazo? A Dilma só se queima com escândalos próprios e também os do Sarney)


#Permalink 16/08/2009 @ 18:08:17


Comentário de: Paulo Santos Cunha

Vou ser bonzinho e dizer que vc está apenas equivocado! Vc deve ter lido muito o blog do RA nos ultimos dias...
Quem tem teto não é o PT e sim o presidente Lula. Existe uma pergunta ainda sem resposta: qual o teto do candidato do presidente Lula ? Ainda não se sabe...
Comparar eleição de prefeito com eleição presidencial não vale, quando se fala em transferência de votos. Os temas da eleição presidencial são diferentes da eleição municipal e
vão ser: pré-sal, bolsa-familia, estabilidade, geração de empregos e crescimento economico e isso Lula tem para mostrar.
Se a oposição cometer algum deslize em um desses temas a eleição vai ser decidida no primeiro turno em favor da
candidata ou candidato de Lula.
O dado objetivo é que nunca antes na história desse país um presidente alcançou números próximos de 70% de aprovação e portanto Gravataí não tenha dúvidas que Lula vai influir de forma decisiva na eleição. Tudo isso vai ficar mais claro quando houver a definição da candidatura. Quando Lula surgir na campanha eleitoral na TV ao lado de Dilma pode ter certeza que ele vai transferir votos. Quanto é que vai ser ninguém sabe.
Então, lembre-se quem tem teto é Lula e não o PT. A maioria do eleitorado não
identifica o candidato pelo partido.
Vc diz que meu Ip é do Nordeste, mas sou de Minas e conheço internamente o PT local para dizer que Pimentel não será candidato a presidente.

(Gravz: Paulo, raciocine com a lógica, não com seus desejos. Dilma já está em campanha, já está com Lula, e não saiu da faixa em que está. O PT tem um piso histórico, ela está ainda na metade do caminho. Metade do PT, inclusive, NÃO apóia Dilma e você sabe disso)

#Permalink 16/08/2009 @ 19:08:22


Comentário de: Paulo Santos Cunha

A oposição erra quando instrumentaliza a Lina Vieira para acusar Dilma. Como pode alguém que até pouco tempo atrás era secretária da Receita dar uma entrevista dizendo que conversou com Dilma sem ao menos se lembrar a data do encontro ? Essa pergunta que eu fiz não é banal, a questão é que existe em setores da imprensa e sociedade que são minoritários uma clara demonstração de que estão "cheios" de Lula, do PT, de Dilma e etc. Esse pessoal e basta ler a coluna de Danuza Leão na Folha de hoje para perceber isso,está de saco cheio de Lula e do seu governo e tem pesadelos com a possibilidade da continuidade.
Veja só Gravataí, depois de Lina acusar a ministra e usar para isso uma expressão dúbia para dizer o minimo - agilizar - vem a secretária de Lina e confirma o que a ex-chefe disse a Folha, mas incrivelmente também não lembra a data! Como pode isso ?
Dizem que Lina no Senado, vai dizer como Dilma estava vestida, ora isso é fácil basta buscar o arquivo de um telejornal de um dia qualquer e pronto!
Verificar placas e video também não resolve, já que Erenice e Dilma admitem que já se encontraram com Lina só que com outras pessoas presentes em várias ocasiões.
Lina disse que a reunião era sigilosa e por isso entrou pela garagem do planalto. O problema é que todo mundo que vai ao Planalto a não ser os chefes que estado que sobem a rampa,entram pela garagem.
A oposição realmente é muito fraca!

#Permalink 16/08/2009 @ 19:08:46


Comentário de: Paulo Santos Cunha

Volto a dizer, vc não conhece o PT internamente para dizer que a metade não quer Dilma. O PT é o unico partido brasileiro que exercita a democracia interna, agora no fim do ano tem o PED Processo de Eleições Diretas em que os filiados que possuem a carteira nacional de filiado vota para escolher o presidente do Dir. Municipal, do Dir. Estadual e Nacional. Se o candidato não atingir a metade mais um dos votos tem segundo turno.
Depois do PED no ano que vem há as prévias e pode surgir um outro candidato a presidente.
Se não surgir,Dilma será a candidata e o partido vai consultar os filiados para saber se aprovam o nome de Dilma.
Isso ajuda a criar coesão interna, pois o partido só decide amparado pela maioria.
Não adianta Lula gostar de dilma e não contar com o apoio dos filiados.
Vc está equivocado, o fato de que 30% dos brasileiros se digam petistas não significa transferência imediata de votos. Quando houver a definição das candidaturas e Lula se posicionar oficialmente,tudo muda.

#Permalink 16/08/2009 @ 19:08:34



A história nos conta que Ciro não decola.

Se Alckmin já foi chamada de picolé de chuchu, Ciro seria uma belo picolé de jiló - não desce.

#Permalink 16/08/2009 @ 21:08:51


Comentário de: ramiza


Por enquanto ainda está difícil dizer o que o fator Marina Silva provocará nessa corrida presidencial, mas já tem gente desesperada. Há blogueiro que de bicho mal educado virou bicho raivoso.

#Permalink 16/08/2009 @ 21:08:23


Comentário de: Newton

Dilma não decola???? A pesquisa deixa evidente que QUEM NÃO DECOLA É O SERRA... 37%??? Meu caro, esse é o patamar histórico do Serra, do Alckmin e da antiga UDN. Foi com essa mixaria que levaram uma lavada do Lula. O Serra foi prefeito de SP, agora é governador e já foi até cantar baião no Nordeste com o Dominguinhos... Quem não decola de jeito nenhum é ele! Enquanto isso, a Dilma saiu do zero e já está com seus 15 ou 16% faltando ainda mais de ano para as eleições. Está muito bom, assim como também vai bem o grande Ciro Gomes. Tá arriscado do "projeto alternativo pra tirar voto da Dilma", Marina W. Bush, terminar as eleições com mais voto que o Serra... Abram os olhos, tucanos!!!

#Permalink 16/08/2009 @ 21:08:33


Comentário de: Ari com i

Aposto 3 chopps e 2 pastel que o Pimentel não vai sair como candidato do PT à Presidência da República. Pode até acontecer de não ser a Dilma, mas o Pimentel... esquece...
Se eu perder esta aposta, vou criar um culto ao Gravataí Merengue, melhor do que Mãe Dinah.

#Permalink 16/08/2009 @ 22:08:40


Comentário de: Bob Jegg

Gravatinha, acho que teto quem tem é o PSDB, tanto faz Serra ou Alckimim. Com o agravante da diminuição de votos no 2º turno da última eleição. O diferencial será o patamar de aprovação do Lula 80% contra os 14% de FHC na transferência de votos.
A oposição só tem discurso em recortes de jornais e na falta de uso do direito de resposta pelo PT. Ainda bem que o Mercadante devolveu o Sarney pro colo da oposição. Quem pariu que o embale. Ficaram mansos e a pizza está assando por um acordo. Se o Mercadante morde a isca, estariam PT, Dilma e Sarney no mesmo saco. Até o Lula errou nesse apoio, o preço da paralização do congresso foi muito alto e acho que não perderia o apoio do PMDB.

#Permalink 16/08/2009 @ 22:08:24


Comentário de: kadu

Ué, o Serra não tinha acabado? Ainda bem que alguém aí explicou que 37% é muito pouco. É, deve ser mesmo, pois ainda falta 13 pra chegar nos 50%.

Quanto ao resto estou com o Paulo Santos Cunha e não abro: exigimos Dilma!

#Permalink 17/08/2009 @ 09:08:00


Comentário de: Anonimo

Meus caros,
Não concordo com esta análise. Pimentel e Aécio não apresentaram capital político suficiente na campanha do ano passado. Estes apresentaram candidato único, sem oposição e oponente e QUASE PERDERAM!!! Mesmo disputando contra ninguém, tiveram que colocar uma enxurrada de grana na campanha do segundo turno, trouxeram o Duda Mendonça para ajudar, etc. Eles não se mostraram viáveis. O Pimentel estava cotado para assumir o Ministério da Fazenda. Depois da campanha do ano passado, esta cotação foi caindo, foi caindo (até chegar a possível presidente do Conselhão do lulla) até ele não assumir posto nenhum!!! Se ele fosse o plano B, estando desempregado, arranjariam para ele alguma coisa, não? Acho esta alternativa fantasiosa. Porém, se trocarem Pimentel pelo Fernando Haddad, acho muito crível esta história.
Um grande abraço.

#Permalink 17/08/2009 @ 10:08:39


Comentário de: kadu

A tese de que não se pode liberar as placas porque todo o mundo entra pela garagem é criativa. Saiu um pouco das desculpas usadas até agora:
a) Não teve reunião.
b) Teve mas a Dilma não disse aquilo.
c) Ela disse mas queria dizer outra coisa.

O fato da Lina ainda não ter revelado a data exata poderia pesar contra ela, mas tendo a Doutora Dilma já angariado fama de mentirosa é difícil pensar que esteja agora dizendo a verdade.

#Permalink 17/08/2009 @ 14:08:21


Comentário de: Vítor Bonini

O cerne da questão petista é que os tais indices de aprovação são e Lula e não do PT . Da mesma forma , a cada diua que passa fica mais evidente que Lula na verdade não tem todo este poder alardeado de simplesmente transformar os seus índices de aprovação em otos a favor de um candidato ( ou candidata ) por ele ungido , haja visto os indices de Dilma , apesar de toda a exposição a ela nos ultimos meses .
O PT pós Lula vai pagar um alto preço nas urnas por estes 8 anos de subserviencia aos interesses pessoais e megalomaniacos de Lula em contraposição direta a aquilo que propalavam como sendo suas virtudes de forma monopolista .
Ou alguém ainda duvida que , entre o seu projeto pessoal e o PT , Lula já optou ha tempos pela primeira alternativa e o PT se conformou obedientemente com o seu papel de coadjuvante nesta ópera bufa .

#Permalink 17/08/2009 @ 15:08:45


Comentário de: Bruno

Petistas dos comentários:
É óbvio que o PT tem piso e teto. Não ver isso é ser mais cego do que o Sr. Magoo.
Tem piso pq tem a base fanática - vocês - que votam 13 independente de qualquer falcatrua do candidato da estrela vermelha.
E tem teto pq tem REJEIÇÃO. Assim como qualquer outro partido. No caso do PT, simplificando um pouco, alguns o rejeitam por preconceito e outros por diferença ideológica. E esse teto é tão nitido que fez o PT tomar uma bela derrota nas eleições municipais no sul do país. E, por mais que ganhe a eleição presidencial, irá ser derrotado nos votos do sul pois existe um teto.

Já sobre o post, eu discordo de ti Gravata. Acho muito tarde para uma mudança tão brusca. O PT já se "esforçou " muito para alavancar a imagem da Dilma levando ela até para inaugurar obras inexistentes. Não creio que eles jogarão esse "esforço" no lixo - exceto se aparecerem provas sobre o tal encontro com a Lina.

#Permalink 17/08/2009 @ 17:08:31


Comentário de: Bob Jegg

Kaduco mo eu disse, 37% é pouco devido ao grande ataque da mídia, inclusive mentindo com uma ficha falsa, o que ficou difícil taxar a futura presidenta de mentirosa. Outra mentira foi a manchete de domingo: Serra lidera e Ciro encosta em Dilma. Como? a única diferença para a última pesquisa foi o Serra ter caído um ponto. Ciro e Dilma já tinham esses números.
Agora, se Fernando Pimentel sair para presidente, Gravatinha pode jogar búzios.

#Permalink 17/08/2009 @ 20:08:18


Comentário de: Thiago

Porra, Gravata! Você não vai falar do fim do Nova Corja?

(Gravz: O Rodrigo me procurou para desmentir a boataria de que o site teria terminado por ações judiciais. Ele parou porque estava de saco cheio e, agora, tem um emprego que consome boa parte de seu tempo, num grande jornal. O fim é esse. Péssimo para o blog, ótimo para o Rodrigo)

#Permalink 17/08/2009 @ 21:08:12


Comentário de: paskualllliittoo

Gravata, o negócio é o seguinte.. acho que é ainda cedo falar que o Dilmão não vai elevar, o fato de ter Lula ao seu lado é algo relevante, mas não podemos esquecer que Lula andou se queimando com Sarney, e que ele permanecerá no Senado até as eleições mostrando ao povão que a corrupção é endêmica.. Lula poderia derrubar Sarney a hora que quisesse, Serra já poderia começar minando o Lula, dizendo que ele pode derrubar Sarney se quiser, mas ele não joga politicamente, então já começa a perder as eleições...
Eles não podem trocar o dilmão, teria que ser outro ministro para eles fazerem campanha fora de hora, o Dilmão tem a desculpa de ser Ministro da casa civil para sair passeando por aí com seu emPACa.. mas outra pessoa, como o pimenta, não poderia.. o Dilmão ainda vai crescer.. acho que o índice de rejeição do PT é de 50%.. o que é péssimo para eles.. mais ainda dá para ganhar eleição..

#Permalink 17/08/2009 @ 21:08:25





Essa Dilma, ainda vai crescer muito....sabe porque a máquina a serviço da Eleição nem começou a gastar o limite do cartão corporativo.

Mais sacadas:http://berrabrasil.blogspot.com/

#Permalink 17/08/2009 @ 22:08:31


Comentário de: kadu

Certo Bob, é culpa do Pig.
A Dilma nunca fez terrorismo, nunca fez dossiê e nunca disse que era doutora. Tudo invenção "da mídia".

#Permalink 18/08/2009 @ 09:08:22


Comentário de: nono http://não tenho

e o pimentel ainda eh amigão da Dilma...

Honestamente, me deixa assustado a primariedade do PT.

Ele NUNCA vai fechar chapa com o PMDB. pra nada.

Dos Estados q realmente importam:

SP - quércia + serra.
RJ - o único q fecha com o PT.
MG - Hélio Costa vai sair e bater de frente com o candidato do PT, e possivelmente com o Aécio apoiando ele.
PR - Requião fechou com o Beto Richa.
SC - Ideli vai bater de frente com o Luiz Henrique.
RS - Fogaça contra Tarso.
BA - Geddel vs Jacques Wagner.

No Senado o PMDB vai continuar com a maior bancada, na Câmara idem, so vai ser engraçado o PFL (me recuso a chamar de DEM)perder o grosso da sua bancada (dos 18 3 são suplentes, e dos 15 que sobram, 11 vão concorrer a reeleição. Num vão fazer nem metade.)

PS: O Protógenes tem alguma chance de substituir o xerife Tuma?ele quer voos altos...

#Permalink 18/08/2009 @ 13:08:06


Comentário de: JULIO MORIGUETI

Serra em 2002 tinha 37% para presidente e até hoje não sai disso.

#Permalink 18/08/2009 @ 20:08:31


Comentário de: Bob Jegg

Kadu, seu sistema está muito nervoso, mas, até agora, parece ser invenção da mídia mesmo. Se filiação em partidos de oposição à Ditabranda (palavras da mídia)for terrorismo, me desculpe. Meu tio-avô foi preso e apanhou muito só porque era filiado ao PCB.
Dossiê é o que vocês chamam de banco de dados quando é feito pela oposição? Currículos muitas vezes são feitos por terceiros, viu hoje o currículo do Serra? Continha erros também. Aliás, depois desse chororô sobre currículos, verifiquei o meu e também contém erros. Tenho um "mestrando" em 1998 que constava até hoje.
E uma tese que meu orientador faleceu, enfrentei uma banca pior que a defesa do Fluminense, e está lá também. Se um dia eu for candidato à presidente eu arrumo isso.
O que reclamo é a falta de uma oposição que não fosse capacho da elite dominante (o verdadeiro topo da pirâmide) e que use a cabeça e o coração ao invés do fígado. Enquanto isso, o que podemos fazer é eleger o menos pior.

#Permalink 18/08/2009 @ 21:08:14


Comentário de: Luiz Fernando Mendes de Santana

Se considerarmos que 62% dos entrevistados na pesquisa Datafolha são de SP (2555 num universo de 4100 entrevistados) e considerando-se que não foram entrevistado cidadãos da BA, PE, RS e AM, 37% é pouco.
Não foi uma pesquisa séria. SP não possui 62% dos eleitores do Brasil e ignorar os estados citados acima, onde o governo Lula tem grande aprovação (BA, PE e AM) e onde teve atuação política a candidata do Governo (RS) é no mínimo ser tendencioso.
Estatisticamente a pesquisa é incorreta.
Mas como a Folha não está a "serviço do Brasil" como apregoa, mas a "serviço de José Serra" é bastane compreensível.

#Permalink 19/08/2009 @ 12:08:41


Comentário de: Bob Jegg

Gravatinha, se o comentário Do Sr. Luiz Fernando Mendes de Santana estiver correto, não foi fraude. Foi mega-fraude.
Se isso for totalmente verdade, o nome PIG (que não gosto) está se concretizando.
Se o Vox pesquisou as citadas regiões descartadas pela Folha, acho que 30% é muito.

#Permalink 19/08/2009 @ 15:08:55


Comentário de: Odracir Silva

Caro Luiz Fernando Mendes de Santana, deixe de ser mal intencionado, isso soo pega mal p/ a pestistosfera. Ai vai a metodogia da Folha:

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população com 16 anos ou mais do país é tomado como universo da pesquisa e dividido em quatro sub-universos que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

Em cada sub-universo os municípios são agrupados e sorteados de acordo com seu porte.

Desta forma a pesquisa fornece resultado para o Brasil, regiões e natureza dos municípios que podem ser generalizados dentro de certos limites estatísticos.

Nesse levantamento realizado entre os dias 11 e 13 de agosto de 2009, foram realizadas 4100 entrevistas em 171 municípios nas seguintes unidades da Federação : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.


A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Voltando... deixe de mentir, caro. Isto soo vai pegar mal p/ aos outros petistas, jaa q vc nao deve se importar muito c/ isso.

#Permalink 19/08/2009 @ 16:08:47


Comentário de: Vladimir

Se houver a necessidade de fritar a Dilma (mais provável do que muita gente pensa), acho que o Lula vai de Meireles. Vai ser difícil para a petezada engolir o sapo careca (ou seria rã?). Mas com um pré-sal, vai...kkkkk

#Permalink 19/08/2009 @ 21:08:04


Comentário de: Luiz Fernando Mendes de Santana

Prezado Odracir,

Não sou mal intencionado. Se fosse, não assinaria meu nome.
Realmente depois que emiti este comentário (baseado em avaliação retirada de outros posts enviados por terceiros ao PHA, Eduardo Guimarães entre outros e não da site datafolha) entrei no site do datafolha e vi a metodologia. Não informam a quantidade de pessoas pesquisadas por Estado. Mas conforme você disse eles informam que pesquisaram em todos os Estados. Reconheço. Houve um erro da minha parte, pois não tenho como comprovar estes dados que coloquei no post.
Mas mantenho o último parágrafo do post enviado anteriormente.
Em relação a não se importar com mentiras me importo e muito.
Já fui petista filiado (minha filiação caducou em 2000 pois não me recadastrei) e tenho muito orgulho disto.
O Gravataí já conhece meus escritos e sabe que não sou desleal, mentiroso ou arrogante.
Assim fui educado. assim educo meu filho.
Atenciosamente com respeito e agradecimento pela crítica,
Luiz Fernando Mendes de Santana.

#Permalink 24/08/2009 @ 23:08:18


Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.