GRITA CONTRA GOLPE EM HONDURAS, MAS SILENCIA DIANTE DO MASSACRE NO HAITI? É CARA-DE-PAU!

11/08/2009

GRITA CONTRA GOLPE EM HONDURAS, MAS SILENCIA DIANTE DO MASSACRE NO HAITI? É CARA-DE-PAU!

Falei do Golpe no Haiti e daquele em Honduras. Fui (e sou) contra ambos. Mas causa estranheza quando vejo alguns que vociferam contra um e ignoram solenemente o outro. Chegam ao ponto de escrever algo em torno de dez, vinte textos, ou passar a madrugada no Twitter.

Mas NÃO PUBLICAM UMA ÚNICA LINHA CONDENANDO GOLPE E MASSACRE HAVIDOS NO HAITI, ALÉM DA PRESENÇA DO EXÉRCITO BRASILEIRO NAQUELE PAÍS.

Minha vez de fazer a "patrulha da patrulha", portanto. Já comentei o caso do Haiti, mas vale repetir:

Em 2004, Jean-Bertrand Aristide foi democraticamente eleito presidente do Haiti. Em seguida, foi seqüestrado por fuzileiros navais dos EUA e levado à África Central. Depois disso, o país foi dominado por "forças de paz" da ONU.

O Brasil, sob Lula, foi quem liderou (e ainda lidera) essas "forças" - provavelmente em busca de assento no tal Conselho de Segurança das Nações Unidas. Isso, e apenas isso, bastaria como um sinal de pouca afinidade para com a democracia. É o ex-sindicalista e ex-socialista então aliado a George W. Bush e suas práticas imperialistas.

Já imaginaram se fosse FHC? Pois é... Na Venezuela, chegaram e escrever libretos, e até hoje os vendem como "prova" de que tentaram dar um golpe por lá. No Haiti conseguiram, com seqüestro e tudo. Em seguida, Lula mandou o exército para garantir a efetivação do Golpe. Quem vai escrever o livrinho? O golpe foi televisionado?

Dizem que alguns lambedores de botas e comedores de verbas governamentais escreveram algo contra, mas JAMAIS na base do "Lula é um ditador". Isso porque não se pode falar mal do partido. É sempre isso: primeiro a legenda, depois a causa. E isso vale até para o direito à vida, guerras, genocídio, Golpes de Estado etc.

Sigamos, e entenderão.

A Wikipedia, em português, não traz qualquer baixa com exceção das militares (que sem dúvida merecem nosso pesar). Mas vejamos também as civis. Vejam trechos do que está escrito num site bem ao gosto dos que defendem Lula:

"Soldados brasileiros que voltaram do Haiti deram entrevista para o Jornal Folha de SP onde afirmaram que o nome “missão de paz” dava uma impressão errada do que estava acontecendo no Haiti. Um dos soldados identificado como “S”, explica: “Até parece que este nome é para tranqüilizar as pessoas no Brasil. Na verdade, não há dia em que as tropas da ONU não matem um haitiano em troca de tiros. Eu mesmo, com certeza, matei dois. Outros, eu não voltei para ver.” (Folha de SP, 29/01/2006). E o mais revoltante: desde 2005 as tropas da ONU têm chacinado haitianos em represália explícita por se manifestarem pela retirada das tropas e pelo retorno de Aristide – Titid, como o povo pobre o chama. Manifestações com dezenas de milhares de haitianos são reprimidas a bala pelas forças policiais e tropas da ONU. Quando as manifestações são muito grandes, no dia seguinte as tropas da ONU costumam fazer incursões em Cité Soleil – com 300 mil moradores é a maior favela na periferia da capital do país, Porto Príncipe – e atiram por horas sem parar contra as casas dos moradores, matando homens, mulheres e crianças. Só não matam idosos porque estes são raros no Haiti. A expectativa de vida é de 49 anos! Nessas incursões – chamadas de “punições coletivas” por alguns jornalistas presentes no Haiti – os soldados atiram de dentro de seus carros blindados, semelhantes aos “caveirões” usados pelo BOPE nas favelas do Rio, e também de helicópteros. Muitas pessoas, principalmente crianças, são atingidas na cama, enquanto dormem, por balas de calibre pesado que atravessam os telhados de suas habitações. Depois de contar e chorar seus mortos, o povo pobre de Cité Soleil volta às ruas protestando e é reprimido de novo! A situação de um povo desarmado enfrentando forças externas tão poderosas como essas, pode aniquilar física e psicologicamente toda uma geração. Os que buscam se organizar ou participar de movimentos de resistência são mortos ou presos sem motivo, ilegalmente. Depois de presos sofrem torturas e geralmente são “desaparecidos” pela Polícia Nacional. Já são incontáveis os presos políticos e ativistas desaparecidos." (grifos nossos)

E se acham que o link passado é "radical" demais (ainda que traga trechos de reportagem da FSP), podem ficar também com esse. Ou então lembrar daquele jogo da seleção, com uma escolta absurda. Ou, sei lá, visitem o Haiti

O Exército Brasileiro está no Haiti por decisão exclusiva de Lula, não por força de ordem judicial ou ato vinculado. Seu comandante-em-chefe é o Presidente da República e, por óbvio, é o direto responsável por tudo que acontece.

Quando alguém condena o que houve no Iraque, por exemplo, obviamente não culpa o general ou almirante tal. É George Bush, pois a decisão foi dele ou, no ao menos, foi do Presidente dos EUA a responsabilidade pela invasão. Pois bem: isso tudo, no Haiti, é culpa e responsabilidade de Lula.

Quem, desses blogueiros da petistosfera, o chamaria de "ditador"? Quem dirá que ele é responsável pelo massacre? Dessa turminha que passa horas falando de Honduras, com direito a "hashtags" e tudo mais, quem aponta o dedo para o Presidente do Brasil e pede que renuncie por crimes de guerra? Duvido.

Por quê? Repito e sem medo de errar, pois aposto na covardia de todos eles, bem como no papel de capacho que cumprem: primeiro estão comprometidos com o partido, depois com qualquer que seja a causa (e isso, para espanto geral, inclui o direito à vida, e até genocídio).

É isso que temos: um grupo reclamando diuturnamente contra o golpe em Honduras, mas covardemente calado quanto ao que houve e há no Haiti. Por quê? Porque o PT, o "partido do coração", pode ter algum tipo de complicação eleitoral nesse caso.

Não há preocupação alguma com a vida humana. Não há preocupação alguma com a liberdade das pessoas. Não há preocupação alguma com as instituições. Não há nada disso.

São caras-de-pau. Fazem campanha política às custas do sofrimento alheio. Sempre fizeram, sempre farão. É disso que vivem, não é mesmo?

transubstanciado por gravata às 11.08.09 - 20:02:25 | 16 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: Silvana http://tartarugamiga.blogspot.com

Tenho uma amiga que já foi algumas vezes ao Haiti, como artista (independente), pra levar exposições e acabou com muita afinidade com a popuplação local. http://www.marieangebordas.com/ Faz parte da indignação dela com o mundo e o ser dito humano. Nem os militares brasileiros acreditam que estão lá. A maioria se empenha em ajudar a população pra não deixar uma má impressão.

#Permalink 11/08/2009 @ 20:08:49


Comentário de: Ronaldo

Pô Gravz

Chamar a deposição do Zelaya(prevista na constituição) de golpe?! O que aconteceu está claramente previsto na Constituição deles e vc deve ter lido pelo menos os artigos a respeito, claro.
Queria entender é o pulo do gato, em qual ponto a constituição foi ultrajada e o golpe se fez.deu. Nada de considerações subjetivas, por favor, preto no branco.

Abraço.


#Permalink 11/08/2009 @ 21:08:33


Comentário de: Ari com i

Gravata, concordo com você, mesmo assim, acho absurda a comparação do que houve em Honduras com o que houve no Haiti.
Acho uma comparação absurda a seu favor, ou seja, o que aconteceu no Haiti (com a concordância do governo brasileiro) é infinitamente mais grave do que aconteceu em Honduras, mas, você insiste em ser contra as duas como se tratasse de casos semelhantes.
Honduras: presidente que fere a constituição que, imagino, ele jurou defender é deposto pelo Congresso e pela Suprema Corte. (Agravante: o golpe pela via plebiscitária tinha como patrono um proto-ditador de um país estrangeiro). Em seu lugar entra o próximo na lista de sucessão, um civil. Data da próxima eleição inalterada.
Haiti: presidente deposto pelo exército de um país estrangeiro. Nenhuma previsão de volta à normalidade democrática. País ocupado pela Força de "Paz" da ONU.
Sinto muito, não tem nada a ver.

#Permalink 12/08/2009 @ 00:08:55


Comentário de: kadu

HONDURAS
Há vários vídeos no Youtube onde os "golpistas" mostram toda a sequência de determinações legais que, ao longo de vários meses, o Zelaya afrontou. Foi um processo legal e correto, exceto pelo fato dos militares terem enxotado o malandro daquele jeito, possivelmente porque o chefe do exército quis aproveitar a ordem de deposição para se vingar pessoalmente do bolivariano. É como a polícia prender um bandido e dar um safanão no cara; o safanão está errado, mas a prisão não.
Além disso, para quem ainda tem dúvidas O TESTE DECISIVO são as próximas eleições, que devem acontecer como programado.

HAITI
Ai, ai, até parece que você não conhece. Se algum dia estourar algum escândalo sobre a intervenção militar lulista no Haiti a sequência será:
1 - Negar. O Lula vai fazer a cara de pobre-coitado do início do mensalão e dizer "eu não sabia".
2 - "Todos fazem". Se não der certo, a culpa será da cultura de violência que existe no Brasil que o PT gostaria de mudar mas ainda não conseguiu.
3 - O general é primo da cunhada do vizinho do ortopedista do FHC, mas a mídia golpista esconde essa informação de você.

#Permalink 12/08/2009 @ 11:08:27


Comentário de: kadu

Sobre o fotoshop do Lula na praia, não podemos esquecer que ontem ele recebeu o César Cielo e disse que "antes da bursite, era um grande nadador".

Claro, passou 20 anos sem fazer nada.

#Permalink 12/08/2009 @ 11:08:29


Comentário de: Pablo Vilarnovo http://vilarnovo.wordpress.com

Não vou falar sobre Honduras. Mas sobre o Haiti eu comento. Esse texto já mostrado não é nem um pouco exato. Converse com militares que estiveram no Haiti. Raios, converse com os Haitianos que estão sob o guarda-chuva da Minustah. O que o autor do texto fez foi tirar do contexto declarações de militares. Ele dizer que há "confronto diários" é muito diferente de dizer que está havendo um massacre de inocentes.

A realidade no Haiti é bem diferente que o rapaz conta. Os "protestos" são realizado por pessoas fortemente armadas e sempre com confronto.
O autor somente "transplantou" a mentira dos protestos (a grande maioria) das favelas do Rio de Janeiro, que são organizados pelos traficantes, para o Haiti. Veja que o "modis operandi" é o mesmo.

Isso não quer dizer que sou a favor da força de paz naquele país.

Apenas discordo totalmente que o exército esteja fazendo o papel de esquadrão da morte como querem pintar. Isso é totalmente mentiroso e é possível discordar da missão de paz sem utilizar esses argumentos falsos.

#Permalink 12/08/2009 @ 14:08:48


Comentário de: Ronaldo

Imagino que o fato de ter sido levado para fora do país ocorreu devido ao temor de confrontos. É bom lembrar que, embora não muito visível, Chavez apoiava Zelaya em seu projeto(projeto de quem mesmo? Zelaya ou Chavez?) Inocência supor que Chavez, talvez pessoalmente, :) não comandasse um processo de tentar a libertação de Zelaya. O fato de Zelaya ter sido enviado para fora neutralizou qualquer ação neste sentido.

#Permalink 12/08/2009 @ 15:08:53


Comentário de: Sandro P

Gravata,
Esta é uma indireta ao teu amigo Idelber??

(Gravz: Claro que não!)

#Permalink 12/08/2009 @ 17:08:50


Comentário de: ramiza


A mim, tudo o que vem dessa gente, não causa estranheza nenhuma. Eles são assim. Sanguessugas da miséria alheia. Você conhece algum petista oficial miserável Fernando? Nem eu.

#Permalink 12/08/2009 @ 18:08:46


Comentário de: Bob Jegg

Gravatinha, um bom texto, excluindo as agressões desnecessárias.
Deosolivre daquele site marxista, prefiro o Idelber.
A citação de FHC, amigo de Uribe e Fujimori, ficou ruim no contexto. Logo você que já fez excelentes posts colocando FHC no devido lugar (como a memorável comparação macroeconômica). Pena que você apagou todo seu passado (esqueçam o que escrevi).
Gravatinha atenda o apelo de seus leitores antigos. Janaína foi um amor nassifônico...ou explique essa mudança radical que muitos estão te cobrando. Tenho certeza que por dinheiro você não viraria udenista (no comentário do Ademir).

#Permalink 12/08/2009 @ 22:08:12


Comentário de: nono http://não tenho

Sobre o Haiti você esquece dois pontos importantes:

1 - O grosso dos abusos cometidos pela força de ocupação da ONU, são cometidos por soldados de Bangladesh.

2 - Bush invadiu o Iraque à revelia da comunidade internacional. O Brasil comete o erro de comandar uma missão de paz, com a ilusão de que conseguirá uma cadeira permanente no Conselho de Segurança. Tudo isso com o apoio da comunidade internacional.

PS: Pergunta idiota: sendo Honduras país signatário do Pacto de São José da Costa Rica, toma-se por não escrita a sua cláusula constitucional de impedimento que não prevê o contraditório e a ampla defesa (direitos previstos no Pacto) ou preserva-se a soberania do país com a simples denúncia do Pacto?

#Permalink 13/08/2009 @ 00:08:45


Comentário de: Ben

É a velha história de sempre. A intervenção em um país estrangeiro depende de quem se encontra no poder. E para justifica-la ou condena-la, desculpas esfarrapadas é o que não faltam.

#Permalink 13/08/2009 @ 08:08:33


Comentário de: ademir

Com licença, Gravatai.

Bob Jegg da maneira como vc me citou fica meio ambíguo,sei que não foi proposital, mas só pra deixar claro: no meu comento na há a menor insinuação do Gravatai receber dinheiro para emitir suas opiniões.Quanto a isso definitivamente não acredito.

abraço!

#Permalink 13/08/2009 @ 10:08:46



E estranhamente o tema haiti tá quetinho na mídia televisa. Até um tempo atrás era comentário até do Arnaldo Jabor. Que legal a gente é genocida em território alheio, já somos do primeiro mundo.

Lula, larga a mão de putaria.

Marina já.

#Permalink 13/08/2009 @ 20:08:42


Comentário de: Bob Jegg

Ademir, peço desculpas, ficou ambíguo mesmo...mas como você entendeu, essa não foi a intenção. Concordo inteiramente com seu comentário e ainda acredito no Gravata.
Gravatinha torna-se adorador de quem era crítico. E o Tio Rei não mudou, continua o mesmo. E o pior são as frequentes citações de blogs que são exatamente a outra ponta da petistofera que ele tanto critica.

#Permalink 15/08/2009 @ 07:08:30


Comentário de: Gabriel http://www.dreedew.com.br

Acho que a resolução e argumentações dos golpista foram totalmente legítimos pelo seu ponto de vista, mas, acredito que sua ação feriu a OEA, desrrespeitou toda a A. Latina e os interesses do povo hundurenho, no que se refere depor um presidente eleito. Um povo tem o direito, por plebiscito, fazer qualquer mudança que acredite necessária em sua constituição diretamente ou pelo congresso, isso sim é democracia, que significa governo popular. Ou você acha que a maioria da população de honduras não terá mais o direito de mudar seu destino???. Lembremos também que quando os Militares deram o golpe de 64 - no Brasil, externaram a ameaça comunista como um dos argumentos para fazê-lo. Não seja demagoggo meu amigo, é o povo hondurenho que que deve através do voto, decidir o seu futuro. Ou será que os politicos de lá não acreditam que o povo é capaz de decidir seu futuro sozinho? Ou será que têm medo do que pode ser decidido???
Mas não culpo totalmente os políticos de hunduras por essa medida anti-democrática, cada povo merece o governo que tem. Se eles não fizeram nada até agora, não somos nós que devemos fazer por eles... Mas isso é errado. As ditaduras populares se iniciam com o aval do povo e com sua participação direta; acabam também pela vontade e participação do mesmo. Já as ditaduras capitalistas se iniciam atropelando-se qualquer chance de participação e opinião popular.
O mundo só será um lugar melhor quando respeitarmos as opiniões e o espaço dos outros, na A. Latina por enquanto, pelo que se tem visto, a tendencia popular é para os esquerdismo e indianismos, fenômenos culturais e históricos no continente. Apoiar o que acontece em honduras é lembrar uma América sombria que já passou por esse tipo de coisa. As ditaduras capitalistas só favorecem pequenos grupos, mas sabe porque não se tem muita informação sobre miséria e desemprego nessas épocas de ditadura? É porque quem reclama leva chumbo. É só analisar. sabe-se mais sobre as ditaduras de esquerda do que das ditaduras de direita, por que será???
Devemos lembrar ainda que um país não deve ser governado para uma minoria que não precise de medidas esquerdistas para o melhoramento da vida, mas infelizmente, são esse poucos os formadores de opinião, isso porque os populares de verdade tem que trabalhar duro o dia inteiro para sustentar a si e sua família, não podendo assim se informar ou sair da situação em que se encontram. É assim mesmo, enquanto os trabalhadores se arrebentam, alguem aparece tentando conscientizá-los de que não devem lutar por uma América melhor e igualitária, que devem continuar sendo escravos do capital, e repudiar qualquer esperança de mudança.
Os que se encomodam com a organização popular é porque só têm a perder se o povo toma o poder...

#Permalink 21/09/2009 @ 20:09:40


Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.