AINDA OS LUTADORES CUBANOS QUE FUGIRAM DA DITARRIGIDÍSSIMA

07/03/2009

AINDA OS LUTADORES CUBANOS QUE FUGIRAM DA DITARRIGIDÍSSIMA

Acabo de receber um comentário fazendo referência aos lutadores cubanos, aqueles que fugiram da delegação, depois foram devolvidos para Cuba e, tempos depois, fugiram novamente.

Há várias versões sobre o caso. E o mais incrível é que todas elas são do lutador. Primeiro, ele fugiu (isso na época do Pan). Depois, quis voltar (foi o que o governo brasileiro disse). Depois, fugiu novamente (foi o que efetivamente fez). Depois, disse que falou com o Lula. Depois, o próprio governo brasileiro negou que tivesse falado com o Presidente da República.

Nem defensores ou detratores do PT ou esquerda e direita sabem o que fazer com essa história. Ou com essas histórias. São muitas, várias, infinitas, umas não batem com as outras, outras não batem com as umas. E assim por diante.

Petistas e paus-mandados do governo, inclusive a blogosfera remunerada pelo Planalto, aproveitam para ir à forra diante de declarações recentes do lutador mitômano. A última do Pinóquio do boxe foi ter dito que realmente pediu para voltar a Cuba, livrando a cara do governo brasileiro - e isso veio acompanhado de alguns pedidos de desculpas por parte de quem acusou o Ministro da Justiça.

De minha parte, não peço desculpas: o Ministro é um panaca.

A tal declaração do boxeador, dizendo o que disse, vem no mesmo pacote do "eu falei com o Lula". E ele NÃO FALOU com o Lula. Um dos que figuram na folha de pagamento extra-oficial do governo alegou que é "natural" um desportista confundir autoridades. É mesmo? CONFUNDIR UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA? Haja!

O que temos é o seguinte: como qualquer cubano, eles não viam a hora de fugir dali. Tentaram uma vez, foram pegos e, sabendo que poderiam morrer, acabaram tendo que voltar. Quando conseguiram, fugiram novamente. E agora não voltam mais.

Porém, contudo e todavia: eles têm família por ali e não duvido que devam sofrer ameaças. Desta feita, estão pisando em ovos e livrando a cara de todas as autoridades e governos amigos da ditadura. Ou melhor, da ditarrígida. Quer dizer: DITARRIGIDÍSSIMA.

Porque, se dizem que foram pegos pelo governo brasileiro e mandados para Cuba, simplesmente confessam um crime para TRIBUNAL DE HAIA. Já imaginaram? É claro que sai baratíssimo contar essa história. Tão barato que, na pressa, o assustado boxeador é mais realista do que o rei e diz que falou com o Lula. Ou fez de propósito, ou é uma cascata cifrada para deixar clara a anedota.

Não sei se um dia saberemos a verdade. Talvez quando acabar o regime ditatorial ou ao menos quando todos os familiares dos dois lutadores estiverem livres dos perigos do regime. Antes disso, não duvido que surjam mais umas dez versões.

Quanto ao mais, prevalecem as velhas máximas:

- Para gostar de Cuba, é preciso viver bem longe dali;

- Todo amante de uma ditadura a justifica enumerando supostos bons indicadores (defensores de Hitler viviam falando da queda do analfabetismo, sistema de saúde etc.);

- Mesmo o mais empedernido "direitista" (brasileiro) condena Pinochet, e às vezes até um moderado "esquerdista" (brasileiro) defende Fidel. A "cor da bandeira" se sobrepõe ao direito à vida.

Nada de novo.

transubstanciado por gravata às 07.03.09 - 17:31:05 | 25 comentários

Comentários, Pingbacks:

Comentário de: Marcel

Acredito no governo brasileiro, acho que eles queriam voltar para o paraíso, ops.. para Cuba, e por que fugiram depois? Acho que voltaram só para se despedir dos seus familiares.

(Gravz: Verdade. Eles queriam voltar só para fugir depois e correr o risco de morrer na tentativa :))

#Permalink 07/03/2009 @ 18:03:42


Comentário de: leonardo

Cara sinceramente eu achei uma baita sacanagem o que fizeram com os cubanos

(Gravz: Sim, também acho. Sacanagem de cubano - governo -, para cubano - povo)

#Permalink 07/03/2009 @ 20:03:11


Comentário de: Rafael Costa

Também li o que o jornalista de serviços escreveu sobre a entrevista do cubano para o esporte espetacular foi engraçado, mas pelo jeito o cara perdeu o pudor de, pelo menos, "disfarçar" que presta serviços ao planalto.
Ah! A globo deu uma boa ajuda ao governo com essa entrevista. E agora, ela ainda faz parte do tal PIG para muitos petistas?

(Gravz: PIG é uma sigla variável. Empresas e pessoas entram e saem do PIG de acordo com a circunstância)

#Permalink 07/03/2009 @ 21:03:59


Comentário de: Roberto Marinho Falcão

Você é mesmo um "gênio".
Risível.

(Gravz: São seus olhos)

#Permalink 07/03/2009 @ 22:03:20


Comentário de: J Carlos

Pois é, até agora não vi nenhum repórter fazer a pergunta fundamental para qualquer um dos pugilistas cubanos: Se vocês já estavam fora de Cuba e da delegação cubana, por que preferiram voltar para o seu país e recomeçar o processo de fuga a partir do zero do que tentar ficar no Brasil?

Até obter uma resposta razoável para a pergunta acima, vou continuar acreditando que de alguma maneira eles foram "persuadidos" a pedirem para voltar. Ou será que eles são burros mesmo?

(Gravz: Exatamente, isso não faz o menor sentido. Seria o grande cala-boca. Eles voltam, vivem felizes em Cuba e participam daquele maravilhoso país. Mas, não! Voltam e fogem!)

#Permalink 08/03/2009 @ 00:03:34



Gostaria de Saber qual é o ganho de lula com o namoro de regime castristas.
Tá certo, é símbolico.
Mas já é galinha morta.

(Gravz: Bom, sei lá... Também queria saber do ganho)

#Permalink 08/03/2009 @ 02:03:46



Qt a nossa direita maluca, discordo.
Já vi pirados usando o mesmo estilo que os esquerda p/ castro p/ defender o pinochet. O lance de liberalizar a economia.

Não acho que isso seja um mal da nossa esquerda apenas, mas da nossa cultura política-acadêmica.

Fica algo assim: Não cai a ficha que ditadura é ditadura sob qualquer situação.

Pode notar que o "ditabranda"; "pinochet, porém crecimento econômico...", fidel, porém educação e saúde..." são muito parecidos.

Ditadura é ditadura. Não tem atenuantes.

É coisa nossa. Infelizmente.

(Gravz: Sim, há malucos que apóiam Pinochet, mesmo. E são contados nos dedos de uma mão. E os que apóiam Fidel? Vão as ruas aos montes, são extrema maioria e alguns se consideram "moderados". Mentira?)

#Permalink 08/03/2009 @ 02:03:44


Comentário de: Bob Jeff

Esse post parece que foi escrito pelo Tio Rei junto com o Professor Hariovaldo de Almeida Prado.
Porque foi concedido asilo aos músicos cubanos e negado aos boxeadores? Esses caras saíram para a farra, regada à mulheres, álcool e sei lá o que mais e foram encontrados pela PF (que não fez mais que a obrigação).
Assista o vídeo e veja que está claro o que ocorreu. Ele refere a Lula provavelmente pela oferta do asilo ter aval do presidente. Até a Lúcia Hipollito fez o mea-culpa. Só ficaram vc, o Tio Rei e algumas CIAs entrincheirados nessa baboseira.
Gravatinha. Ao persistirem os sintomas, procure um médico.

(Gravz: Ah, ta. Só dão asilo para quem não sai com mulher, é isso? Ele diz CLARAMENTE que FALOU com o Presidente. Ele não diz outra coisa. Assista ao vídeo você. Como alguém pode se confundir em algo assim???? Você seria capaz de falar com um PRESIDENTE DA REPÚBLICA e se confundir? O único sintoma que persiste é o apoio a uma ditadura criminosa. E, desculpe, é sintomático de uma doença grave)

#Permalink 08/03/2009 @ 08:03:56


Comentário de: robson

Ei boy, os posts que interessam a uma certa candidatura têm que ser na linha do "Pó parar, governador": primeiro se destroi o (...) de Minas, pra depois se chegar aos DOSSIÊS de Veja. Entendeu? Primeiro o Aécio, depois, Dilma. Com os cubanos de Cuba (opa!)não dá.

(Gravz: Desculpe, mas esses termos não entram aqui, não. Aliás, quando há um ataque, na mídia, a um político teoricamente adversário de Serra, esse ataque é SEMPRE atribuído a Serra. Quando sai uma reportagem ou texto contra Serra, porém, ninguém diz que foi a mando de Dilma ou de Aécio ou algo assim. Já reparou? :))

#Permalink 08/03/2009 @ 10:03:47


Comentário de: Kaue http://oviralatas.com

Não querendo dfender ditaduras nem nada do tipo, é só que seu texto me levantou essa dúvida.

Enumerar fatos positivos de ditaduras, não é só comum entre quem as defende, mas também já ouvi de quem é contra elas, mas que tinham que concordar que tinha lá uma ou outra vantagem (Obvio que as desvantagens ganham). O prolema é que nunca ouvi ninguém para desmentir esses fatos de Serviço Público, Educação etc... o que te faz acreditar serem supostos ? Entendo que em ditadura há manipulação de fatos, mas quando elas acabam aos fatos mais comuns pelo menos vem a tona e se tudo isso fosse mentira, cairiam por terra.

E nem vou tentar defender esquerda com você, hahahaha, ainda não.

(Gravz: A GRANDE questão é o seguinte... Cuba já permitiu a entrada de VERDADEIROS agentes vistores autônomos e independentes, com direito a fotografar, filmar e entrevistar livremente a população para conferir os efeitos de seu sistema de saúde, sua educação etc? Não adianta ter um bom serviço de propaganda, mas sem uma fiscalização verdadeira)

#Permalink 08/03/2009 @ 13:03:32


Comentário de: Ben

O que se entende por paraíso? Um lugar aonde não existe a liberdade de ir e vir, aonde não existe o direito ao livre arbítrio? Eu compreendo que a má distribuição de renda na América Latina precisa ser resolvida. Mas daí a dar poderes ditatoriais para uma meia dúzia de pretensos bem intencionados vai uma distância muito grande.

(Gravz: Por isso que os grandes enaltecedores do regime vivem longe dali e, quando vão, chegam sempre como convidados de honra e se hospedam no palácio real)

#Permalink 08/03/2009 @ 13:03:14


Comentário de: Paulo Santos Cunha

A sua dificuldade em compreender é fruto da sua opção politica de fazer parte da oposição demo-tucana através do seu partido o PPS.
Os boxeadores iam pedir asilo só que por algum motivo que só os boxeadores sabem, os empresários alemães que iriam
espera-los e depois leva-los para a Europa não estavam no lugar e hora combinados, e os dois coitados ficaram perdidos sem saber o que fazer.
Ao contrário,3 outros cubanos durante o mesmo PAN, um jogador de basquete, outro de handebol e um treinador de atletismo que sairam da Vila Olimpica no Rio em direção a São Paulo já eram esperados e foram acolhidos por brasileiros.
Os três pediram asilo e lhes foi concedido e atualmente já receberam do Tarso Genro a quem vc critica a cidadania brasileira e escaparam da ditadura cubana.
É isso , o resto é politagem no pior sentido da oposição e de seus acólitos como o Fernando Gravataí PPS Merengue.

(Gravz: Paulo, entenda, eu não tenho partido. Deve ser difícil para alguém de pensamento binário compreender isso, mas, é sério, não tenho. Eles iam pedir asilo por um motivo que TODO O PLANETA SABE. Nâo queriam voltar para a Ditadura, queriam ganhar dinheiro, queriam ter uma vida decente. Tanto que FUGIRAM! Ponto final. Pára de se debater. Foram pegos e, com medo de morrer, desistiram. Daí fugiram novamente. É isso. Foi o que aconteceu. Deixa de fazer papel ridículo, poxavida!)

#Permalink 08/03/2009 @ 14:03:48


Comentário de: Gustavo

Saiu na última Caros Amigos uma reportagem sobre Cuba, sobre a qual não sei o teor. Mas tenho até medo de ler...
Na mesma Caros Amigos existe uma mega reportagem tacando o pau em Israel sem dó, nem piedade, nem lógica. E esse é o ponto que gostaria de levantar. A esquerda é tão irritante, mas tão irritante, que começa qualquer tipo de discussão tomando partido de antemão, geralmente contra quem é supostamente aliado dos EUA, e ponto final. Qualquer opinião em contrário é taxada de reacionária, fascista, demo-tucana e por aí vai.
O alinhamento automático e burro da esquerda com qualquer causa anti-EUA seja Cuba, seja Palestina é cansativo e mostra como a esquerda deve ser mantida sempre afastada de qualquer tipo de poder.

E eu ainda me considero de esquerda.

(Gravz: O problema de ser de esquerda - e também assim me considero - é conviver com os que se colocam nesse grupo, aqui no Brasil, e defendem ditaduras, matanças e afins)

#Permalink 08/03/2009 @ 18:03:29


Comentário de: Júlio

Acho que esse ambiente envenenado da blogosfera em particular, e da política brasileira em geral, está fazendo mal ao julgamento das pessoas. Me lembro de ver um documentário em que o falecido Leonel Brizola falava de sua experiência no exílio. Disse que foi um dos piores sentimentos da vida dele ser alijado de seus amigos, de seus familiares, de sua cultura, de sua língua, etc. Eis o ponto: esqueçam a dimensão política e pensem na dimensão humana para entender melhor o que pode ter passado pela cabeça dos cubanos, afinal seja cuba ditarrígida, ditadura, ditabranda, ilha-prisão ou o que quiserem, no fim das contas é o país deles, e duvido muito que o quisessem abandonar sem prazo determinado para retornar (talvez nunca mais) se não fosse por um motivo muito forte (proposta financeira irrecusável).

(Gravz: E os milhares que vão para Miami arriscando a própria vida em mar revolto repleto de tubarões, flutuando em barcos improvisados? Muitos chegam sem expectativa alguma... Qual a perspectiva humana? Há proposta financeira irrecusável? Ou fogem da miséria, mesmo? Abraço e tudo de bom)

#Permalink 08/03/2009 @ 18:03:09



Verdade, pero, veja que pinochet é mais galinha morta que fidel. Perdeu poder, apoio de governos de "esquerda" e "direita", foi julgado, esculachado, a ponto de se tornar antiprodutivo tê-lo como estandarte. A direita mesmo abandonou o modelito general, abraçando meio desconfiado a democracia no terceiro mundo.
Fidel ainda é regente de cuba, ainda se abriga no mito da esquerda tonta, deixa o regime acabar p/ ver se ele não vai p/ mesmo armáriode vassouras que o pinochet.

(Gravz: E Pinochet fez um referendo e obedeceu, ao contrário de Chávez. Que fez, fingiu que aceitou, mas correu fazer outro até ganhar :))

#Permalink 08/03/2009 @ 19:03:32



Notei que há um lento movimento aperta furunculo na esquerda.

Há um pessoal decepecionado com as brecadas de bicicleta do PT, mas sem vontade de ser água parada como PSDB de FHC.

Uma esquerda mais soninha.

Aí ditadura vai ser ditadura e democracia vai ser democracia.

Se mas e nem porém.

( Sim, sou idealista, mas sou limpinho)

(Gravz: Eu acho que é preciso ser menos "esquerda" ou "direita" e resolver primeiro os problemas práticos. Depois a gente brinca de fazer plenária e discutir o sexo dos anjos ideológicos)

#Permalink 08/03/2009 @ 20:03:08



Não.
Pinochet só obedeceu pq não tinha saída, ao contrário de Chavez. Se chavez estivesse tão ferrado em poder qt pinochet tb tinha obedecido.

(Gravz: É, pode ser)

#Permalink 09/03/2009 @ 16:03:13



Só que muitos problemas práticos p/ direita fazem parte da vida e do mundo como ele é.

Reconheço as cagadas da esquerda e o impecilho do bla-blá académico a vida real, mas relativizar demais é cagada.

(Gravz: Sim, é cagada mesmo)

#Permalink 09/03/2009 @ 16:03:48


Comentário de: Marcelo-BH

Imprensa Marrom? Ah, entendi. Esse blog faz parte...

(Gravz: Parabéns! Você é o milionésimo a fazer a piada "praçaénossa" com o nome do blog! Aeeeeeeeeee!)

#Permalink 10/03/2009 @ 14:03:40


Comentário de: Roberto Takata http://neveraskedquestions.blogspot.com

"Porém, contudo e todavia: eles têm família por ali e não duvido que devam sofrer ameaças. Desta feita, estão pisando em ovos e livrando a cara de todas as autoridades e governos amigos da ditadura." - um problema nessa hipótese é que ele não livra a cara da própria ditadura cubana - diz que não recebeu um puto do prêmio de 5 mil dólares do mundial amador; reclama que passava dificuldades, necessidades; denuncia a corrupção da polícia.

Como ele não deve ter familiares no Brasil, fica estranha a hipótese de chantagem para defender as autoridades brasileiras no episódio e descer sarrafo no regime da ilha caribenha.

Um curiosidade, na entrevista editada ele *não* diz que falou com Lula. Ele não menciona Lula na parte que foi ao ar.

[]s,

Roberto Takata

(Gravz: E de onde surgiu o trecho em que ele diz ter falado com Lula - repercutido até no blog do Nassif?)

#Permalink 11/03/2009 @ 01:03:05


Comentário de: Roberto Takata http://neveraskedquestions.blogspot.com

"E de onde surgiu o trecho em que ele diz ter falado com Lula - repercutido até no blog do Nassif?" - não sei.

Na entrevista ao EE que foi ao ar, ele não menciona Lula. Quem menciona é o repórter na narração da entrevista.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM974527-7824-EXCLUSIVO+BOXEADOR+CUBANO+REVELA+DETALHES+DA+SUA+FUGA,00.html
(Veja a partir de 3min48)

Não estou dizendo que o boxeador não mencionou Lula. Apenas que no material que foi ao ar, isso não aparece. Mesmo na versão que foi ao ar pelo JN.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM975377-7823-PRESIDENTE+LULA+NEGA+CONVERSA+COM+BOXEADOR+CUBANO,00.html
(A partir de 1min40s)

[]s,

Roberto Takata

(Gravz: Certíssimo. E que seja, mesmo. O importante é que, uma vez em Cuba, ele fugiu na primeira oportunidade. Isso é o mais importante. Afinal, ele queria ficar por lá ou queria ir embora?)

#Permalink 11/03/2009 @ 05:03:06


Comentário de: Marcelo-BH

hahaha

#Permalink 11/03/2009 @ 14:03:17


Comentário de: Euler

1 - Os boxeadores fugiram de Cuba, como vários cidadãos fogem habitualmente pra Miami, como vc mesmo lembrou.

2 - Brasileiros também fogem do Brasil, para viverem como clandestinos na Europa ou nos EUA. Até arriscando a vida, salvo engano.

3 - Não, eu não defendo Fidel nem o regime Cubano.

4 - O que acho importante nesta discussão é o seguinte: os boxeadores não eram perseguidos políticos. Tão somente fugiam da miséria de lá pra tentar emprego melhor. Ou seja, não dá pra comparar este caso com o do Cesare Battisti, condenado judicialmente por crime relacionado à luta política.

5 - Por mim, Battisti, Fidel, Pinochet, Strossner, Médici... iam todos na cadeia.

6 - Se a gente deixar os boxeadores ficarem aqui, vamos deixar todos os cubanos entrarem? Porque muitos deles vão querem um emprego no Brasil.

7 - Conclusão: não acho que exista incoerência por parte do governo em mandar de volta os boxeadores e dar asilo ao Cesare Battisti.

(Gravz: O governo brasileiro não MATA quem tenta fugir. Isso já arruína sua seqüência de premissas numeradinhas. Aprenda a construir melhor uma linha de raciocínio. Apóie-se menos num objetivo ideológico e mais nos fatos. E, sim, ainda que sem querer, você defende Fidel e o regime cubano. Quanto ao mais, você defende que mandemos de volta quem peça asilo político por perseguição, mas aceitemos um criminoso que pediu REFÚGIO - e não asilo! Ok... Isso que é lógica... Abs)

#Permalink 12/03/2009 @ 15:03:59


Comentário de: Euler

Só a título de réplica, já que acho que não adianta muito ficar debatendo em posts...

De fato, a linha de raciocínio foi feita às pressas. Mas achei que seria o suficiente para me fazer compreender. Já não tenho agora tanta certeza. Acho que vou ter que escrever textos ainda mais longos em uma próxima oportunidade...

Eu não sei qual criminoso vc fala que eu defendo. Reli o meu próprio texto. Realmente não entendi essa sua frase. Vc se refere a Battisti? No item 5, eu disse que defendo a prisão dele.

E não defendi que a gente mande de volta "quem quer que" peça asilo ou refúgio. Se reparar os nomes que escrevi, todos passaram dos limites e cometeram de fato crimes. Ou vc discorda disso?

Em suma, no meu entendimento, os boxeadores não eram perseguidos políticos. Este é o ponto (daí a comparação entre Cuba e Brasil, só neste aspecto especificamente). Logo, não houve incoerência do governo, embora eu seja a favor da prisão de Battisti, Fidel & cia. Abs

(Gravz: Battisti. Ele é criminoso. Condenado pela Justiça Italiana. Até o Mino Carta defende a extradição. Você disse não ver problema na ida dos cubanos e no asilo - que, na verdade é refúgio - dado ao criminoso italiano. Abs)

#Permalink 12/03/2009 @ 18:03:05


Comentário de: Euler

Por fim, o esclarecimento. No item 7, eu disse não haver INCOERÊNCIA (há como eu usar negrito no post?) por parte do governo. Mas isto não quer dizer que eu concorde. Stroessner recebeu asilo também. Não concordo com este tipo de coisa, daí o item 5. Mas incoerência não há. Abrção

(Gravz: Eu vejo incoerência, sim. Porque o Ministro da Justiça foi contra as decisões do PRÓPRIO Ministério. Tecnicamente, ele deveria seguir as decisões já tomadas. Mas, não, de próprio punho as contrariou. Quanto aos atletas cubanos, é mais simples ainda: se os manda para lá porque são cidadãos, mande Battisti de volta à Itália porque TAMBÉM é cidadão italiano - e condenado pela justiça daquele país. Não lhe parece MESMO incoerente?)

#Permalink 12/03/2009 @ 18:03:21


Este post tem 2 comentários aguardando aprovação...

Deixe um comentário:
Os comentários são moderados. Tenha calma

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.