LULA: "BRAVO" COM AS DEMISSÕES DA EMBRAER, MAS COMPROU O AEROLULA NA EUROPA
20/02/2009
LULA: "BRAVO" COM AS DEMISSÕES DA EMBRAER, MAS COMPROU O AEROLULA NA EUROPA
O Presidente da República está com raiva da Embraer pelo fato da empresa ter demitido mais de quatro mil empregados. Ele se mostra furioso e, embora a empresa seja privada, alega que o governo deveria ter sido informado, ou algo assim.
Isso é balela. Conversa fiada.
Lula não está nem aí para a Embraer e tanto menos para seus empregados. Quando encomendou o Aerolula, a empresa contratada foi a Airbus, que é européia. Se estivesse preocupado com os trabalhadores de São José dos Campos, convenhamos, teria encomendado lá seu aviãozinho de estimação.
E agora, petistosfera? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como sempre? Vão fingir que não é nada disso, né?
ps - Comprar o Aerolula na Europa é "de esquerda" ou "de direita"? Situem-me ideologicamente quanto a essa aquisição, por favor...
ps2 - As demissões da Embraer estão obviamente relacionadas à crise internacional, que derrubou as encomendas. O Governo Federal nada fez para conter seus efeitos e deu no que deu. Não adianta agora ficar "bravinho" se, enquanto havia tempo, a medida prática era comprar avião da Europa
transubstanciado por gravata às 20.02.09 - 17:17:19 | 37 comentários
Comentários, Pingbacks:
que baixe uma MP revogando a lei da oferta e da procura.
(Gravz: Vai brincando... Senão por ignorância jurídica, talvez por convicção ideológica de dois ou três assessores - e aí sim a casa cai de uma vez)
Eu sei que vc entrou nessa de falar mal, mal e mal do Lula e do governo, de cabeça, mas, por favor, arranja algo sério de verdade...
Sinceramente, baixou ao nível do Reinaldão, meu caro...
Saudades dos tempos em que suas análises eram pautadas por alguma lucidez...
(Gravz: O correto seria eu simplesmente apagar seu comentário, porque ele contém um método manjado. Mas, não, serei democrático e o publicarei, obviamente identificando esse método. O que há de "baixo" aí? Lula joga pra torcida, mostrando "braveza" por puro oportunismo. Ele não fez NADA pela Embraer e, na hora de comprar o Aerolula, preferiu a Airbus, da Europa - note que não estou condenando a compra do avião, apenas menciono o fato da escolha de empresa européia. Qual o erro, qual o baixo nível? Aguardo uma resposta sensata. Não venha com o truque do "baixo nível" para algo que é factual e objetivo)
(Gravz: Então que Lula fizesse escalas, em nome dos empregos da Embraer. Ele não estaria disposto a esse sacrifício?)
(Gravz: Muitos chefes de estado viajam em aviões de carreira)
Depende da esquerda e da direita. Qualquer uma pode ter agenda nacionalista ou liberalizante, leia-se: pela melhor oferta.
Pela agenda tradicional do PT, devia ter comprado em terras patrias.
(Gravz: Ah, se fossem seguir essa agenda de verdade)
Segundo: eu, em nenhum momento, entrei no mérito da questão, pois acho que, sim, há bravata na reclamação do governo, mas, no entanto, se é fato verdadeiro de que há dinheiro público na empresa - seja por meio de empréstimo ou qualquer outro meio -, então eu acho que o governo pode se acercar do problema da companhia, sim. Desnecessária foi a forma espalhafatosa e eleitoreira como foi conduzida a questão.
Terceiro: eu não me utilizo de método manjado algum, blogueiro.
Quarto: quando afirmo que vc se rebaixou ao nível do Reinaldo Azevedo, vc já pensou que eu apenas quis fazer alusão ao fato de no seu blog constar, tão-somente, críticas com pouca - ou nenhuma - isenção? Ou seja, afirmo que vc critica o governo por criticar, muitas vezes.
Se eu acho isso ruim, dane-se! Vc n precisa concordar com minha análise daquilo que vc escreve e aqui publica.
Finalmente, jamais deixe de publicar qualquer comentário, por favor. Ainda que eu considere vc tremendamente fraco para discutir determinados assuntos, e ainda que eu discorde de vc em relação a quase tudo, n tem como qualquer pessoa que aqui venha divergir do fato de que vc sempre se manteve democrático. E n tome isso como elogio, pois n faz mais do que sua obrigação, enquanto blogueiro. Pelo menos, assim considero!!!
Forte abraço e bom carnaval...
(Gravz: Epa! Não há "dinheiro público". Se o BNDES faz um empréstimo, a empresa continua privada e o governo NÃO APITA NADA. Isso, acredite, mesmo em caso de calote. Ou se o Itaú empresta uma grana à sua empresa ele pode dar pitaco na administração? Acho que não, né? Então, sem sofismas pra cima deste blog, eles não costumam colar
Que eu saiba, a Embraer não fabricava jatos com especificações similares ao Airbus A319. Ele tem, por exemplo, alcance de 6.845 km.
O mais próximo da Embraer, o Legacy 600 tem alcance de 6.060 km.
Com o A319 dá para ir de Brasília a Washington (6.778 km). De Salvador a Lisboa são 6.506 km.
O Lineage 1000 da Embraer, com alcance de 8.344 km, teve suas primeiras aeronaves prontas no fim de 2008.
[]s,
Roberto Takata
(Gravz: Ele que fizesse mais escalas, ou que viajasse com aviões de carreira. Por que não? Na construção civil, isso é considerado certame dirigido
Já pensou o "carnaval" que o PT faria se o FHC tivesse comprando um avião desses de uma empresa europeia??
No mínimo rolaria uma CPI.
(Gravz: Tô percebendo isso. Não era bom o bastante para ele)
E me explica uma coisa: como ele iria fazer escalas no meio do Atlântico? Na ilha de Lost?
Falando sério: o cara é presidente de um país, não tem nada de errado que ele (ops, o avião não é dele, é do país, e dura 30 anos, muito mais tempo que ele vai ficar no poder, ainda que importe a "Revolução Bolivariana") tenha um avião melhor e mais econômico do que o famigerado sucatão. Então, por que não comprar algo que realmente valha a pena?
Resumindo, eu acho que comparar a "quebra" da Embraer (uma empresa privada, diga-se de passagem) com a compra de um avião de uma companhia estrangeira, é distorcer um pouco os fatos.
Críticas feitas, agradeço a volta do blog. Nada como ter algo nessa internet que valha a pena ler.
(Gravz: Pois é, se não dá para fazer escalas, que usasse vôos de carreira em viagens transatlânticas. O que acha dessa opção?)
FORÇA AOS EMPREGADOS DEMITIDOS DA EMBRAER.
(Gravz: Ray, precisei editar seu comentário se não eu seria processado, é sério
(Gravz: Tá registrado)
(...)
Essa representação teatral em nome de uma suposta popularidade é uma falta de respeito enorme com o cidadão e com o trabalhador brasileiro. Mas vindo de Lulla... nada surpreende.
O que vai acima é do tio rei, e como certos blogueiros vivem lambendo as botas do títere da Abril, o gravataí também tem direito a uma lambidinha. Rasteja verme!
(Gravz: É verdade. Porque ele não comprou Airbus, comprou Boeing, né? Ou foi outra coisa? Na boa, robson, vá plantar batatas)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u507674.shtml
ou não sabia?
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-nao-sabia-das-demissoes-da-embraer-diz-dilma,327676,0.htm
Acho que a oposição tá com 42² de febre, algo como 84%.
Tchau, I have to go now.
Ps: meu IP deve aparecer em Salvador. Tô indo muito puto com esses petistas que compraram todos os camarotes só para dizer que não há crise no Brasil.
Ps2: Se encontrar com Caetano mando o beijo na boca que você mandou.
Vixe Mainha!
(Gravz: Tá tudo bem aí, Bob?)
Hoje a presidencia comprou 2 Lineages* EMbraer) para a substituição dos sucatinhas.
Realmetne o lula soh esbraveja, pq quando foi questionado sobre redução de impostos para as empresas aereas nacionais comprarem aqui, nada vez. Agora nao adianta pagar de salvador da patria.
(Gravz: Ainda defendo o vôo normal, passagem etc. Por que não?)
****************
Concordo em tudo que vc disse, mas na parte em que vc fala "de não ter escolhido a Embraer" aí eu discordo de ti.
A Embraer não fabrica aviões de grande porte, se não me engano o maior é o Embraer 195 em que cabe 120 pessoas. O espaço do interno do AeroLula é bemmmm maior mesmo.
Apesar de muita gente achar, não acredito que ele (Lula) tenha visto um monte de figurinhas e escolhido o A319 pq achou bonitinho. Provavelmente alguém da FAB fez pesquisa e mais pesquisas e achou o Airbus melhor custo benefício em detrimento a algum Boeing 7x7 da vida.
(Gravz: Mas só precisa de avião grande porque leva uma multidão para as viagens, ué. E o que tem o governo do RS com isso?)
Dado o lucro do ano passado em vários setores, a demissão em algumas áreas é efeito manada ou, quiçá, ou conspiraçãozinha p/ achatar salário?
(Gravz: Ou o lucro foi superestimado, em razão de dívidas existentes?)
As demissões são da alçada do governo sim, talvez não de maneira propagandista como foi feito (afinal, tem ano de eleições por aí
Pseudo, porque é bem conveniente quando precisa.
(Gravz: REACIONÁRIA? Em outros tempos, essa seria a visão PROGRESSISTA. Só porque o presidente é o Lula, essa visão é a REACIONÁRIA? Realmente, o mundo ideológico virou de pernas pro ar com o advento do 'governo de esquerda que não é de esquerda'. Impressionante!)
O blog poderia servir como contraditório ao governo, mas com esse nível não dá.
O lamentável é que o blog era sério, o que houve???.
Ps: não sou PT e tenho muitas restrições ao governo Lula.
(Gravz: Sim, claro, você não é PT. E eu sou o Papai Noel)
Esperava melhor de ti nesse retorno. A ladainha continua a mesma.
Pesquise e divulgue também os critérios para a opção pela Airbus. Alguma razão, ou razões, houve. Faça isto para que sua crítica tenha fundamentação.
O termo "Aerolula" significa o quê mesmo? O avião é do Lula? Puxa, não sabia.Quer dizer que expirado o seu mandato, ele pega o bichinho, coloca debaixo do braço, e leva para São Bernardo?
Tenha dó!tst tst
(Gravz: JB Rare Old, é o seguinte... O post é para falar da bravata de Lula quanto às demissões da Embraer, emendando com o FATO de que ele comprou um avião da Airbus. O que você esperava? Que eu viesse aqui e compusesse um samba-enredo?)
A relação lucro x dívida de grandes empresas é de conhecimento publico,isto é, eu posso consultar em algum lugar, ou é sigiloso, dependendo da vintade da empresa em tornar público ou não?
(Gravz: Empresas S.A. publicam balanços em jornais de grande circulação)
O Aerolula tem lugar para 55 passageiros. Sempre lotado. O custo de uma viagem em classe econômica Salvador-Lisboa: 2.500 reais por pessoa ida e volta. 137.500 reais. Em 2005, Lula viajou 206.883 km. O que dá umas 30 viagens Salvador-Lisboa, o que soma: 4 milhões de reais em passagens, fora babagem.
Com os 30 anos de vida útil do Aerolula, isso corresponderia a cerca de 120 milhões de reais. Isso para a classe econômica. Primeira classe, o valor dobra.
[]s,
Roberto Takata
(Gravz: Imaginei que alguém dissesse isso, mas não você. Que tal DIMINUIR O NÚMERO DE ACOMPANHANTES? Ou é REALMENTE NECESSÁRIO levar esse mundaréu de pessoas?)
50 pessoas até que é um número razoável. Já houve comitivas na casa de centenas de pessoas.
Mas consideremos uma comitiva de 20 pessoas. 50 mil reais por vôo. Com 30 vôos por ano: 1.500.000 reais por ano.
Para os 30 anos, 45 milhões de reais.
Fora a questão da independência de horário, flexibilidade de rota... (Vôo comercial Rio de Janeiro - Luanda, só cinco vezes por semana...)
O avião é café pequeno. E, na verdade, a compra é justificável (veja o mundo de restrições que você precisa impor - depender de escalas, horários de vôos comerciais, limitação do tamanho da comitiva, esquemas de segurança reforçado).
Há críticas mais consistentes: o mensalão e a política de juros, p.e.
[]s,
Roberto Takata
(Gravz: Vai com menos gente. Dê um jeito. É a vida, poxa)
Alemanha (2007): 70 empresários
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u105294.shtml
China (2004): 300 empresários
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/376/economia/china_pede_tudo.htm
EUA (2007): 400 pessoas (assessores, jornalistas, segurança)
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL8651-5605,00.html
-------------
[]s,
Roberto Takata
(Gravz: Sim, depois pega o PIB desses países)
Xii, valeu!
Mesmo privatizada a Embraer continua tendo como acionista o governo Federal que possui uma "golden share" ou seja pode vetar a venda de ações da Embraer para empresas estrangeiras.
O projeto FX da FAB que tem o caça F3 Rafale da francesa Aerospatiale como provavel ganhador deve ser construido pela Embraer e a empresa tem na FAB seu principal cliente militar.
Portanto Lula tem não só o direito mas a obrigação de questionar as demissôes e pedir para a Embraer explicar publicamente com relatórios a real necessidade de demitir os funcionários.
Sobre a compra do A319 que os tucanos e demos chamam de "Aerolula" foi uma opção da FAB por uma aeronave que tivesse autonomia suficiente para alcançar no minimo a Europa e tem também razões economicas brilhantemente elencadas pelo Roberto Takata.
Ao contrario do que o Gravataí apregoa, voar em empresas comerciais como a TAM por exemplo é um chamariz para grandes comitivas, já que o menor avião da TAM que faz Europa e EUA é o Airbus A-330 que tem capacidade para + de 250 passageiros.
A epóca a Embraer não possuia um avião em condições de suprir a demanda da FAB, porém no final de 2008 a Força Aerea Brasileira anunciou a compra por parte do governo Federal de 2 Embraer 190 para substiuir os Boeings 737 (Sucatinha) que atende o presidnete da república dentro do território nacional, ou seja tudo a seu tempo e dentro de uma perspectiva racional já que o mundo da aviação pauta-se por escolhas que levam em conta um sem número de variaveis.
Não faria mal se o prezado Gravata buscasse as informações que prestei aqui, no site de revistas de aviação como a Flap Internacional ou a Aeromagazine.
É melhor do que dizer bobagens !
(Gravz: Vai com menos gente, pega avião de carreira, viaja menos etc. Não precisa ser nababo do cone sul)
(Gravz: É mais ou menos por aí)
Eu fico pensando que esses caras devem ter algum fetiche com essa palavra... daqui a pouco vou sair de um banheiro e vai aparecer um petista na porta: "Ei, seu cagar não foi isento!"
(Gravz: Genial! É isso!
Aviões da Embraer são pra executivos, no máximo 5 abordo voar de um país a outro rapidamente e com pouca bagagem. e não pra um presidente que precisa de automonia, segurança e espaço.
E novamente, não sou esquerda (nem gosto do Lula pra falar a verdade) mas você forçou a barra de forma ridícula aí.
(Gravz: Claro! VocÊ não gosta do Lula, como no post do Software Livre você não é nada parcial nem partidário...
No post do software livre expus o caso do Firefox, quem acompanha o mundo da tecnologia sabe que ele é o navegador que vem ganhando marketshare dia após dia com grande aclamação na imprensa especializada. Isso não tem nada haver com partidarismo. Tanto que citei porque o Linux nunca vai engrenar.
Não sou partidário mesmo, odeio Lula e sua corja petralha. Mas quando alguem entra num campo que não conhece (tecnologia) pra embasar uma argumento é demasiado revoltante. Vá atrás saber o que é Firefox, Jumbo, avião de grande porte em que segmento a Embraer se enquadra no mercado.
Agora rapaz, estou espantado com esse blog. Cheguei aqui por uma indicação do amigo e já fui acusado de uma farsa que nem fiz só por expor opniões contrárias de quem domina o assunto. Meu negócio não é política, mas se você quiser debater sobre tecnologia, estamos aí. (Faça uma busca no Google pelo meu nick - tenho certeza que tu ja pensou nisso e comprovará que jamais postei em blogs políticos. Posto no Meiobit e as vezes no Ceticismo Aberto).
A Argentina tem o Tango 1 um Boeing 757 para mais de 100 passageiros e agora comprou 01 Embraer 195 para viagens internas.
O presidente da Colombia Alvaro Uribe tem um Boeing 737-500 também para mais de 100 passageiros.
A presidente do Chile Michele Bachelet tem a disposição assim como Hugo Chaves da versão mais cara do A319 usado por Lula.
Portanto, essa história de nababo é piada do seu "companheiro" Reinaldo o "TIO".
http://www.mundolusiada.com.br/economia/econ161_mar07.htm
Cuba (2009): 120 pessoas
http://www.claudiohumberto.com.br/colunas_anteriores/index.php?dia=21&mes=02&ano=2009
Arábia Saudita (2000): 300 pessoas
http://veja.abril.com.br/270900/p_048.html
[]s,
Roberto Takata
O Dado está certíssimo. O Planalto planejava comprar um avião com autonomia de 9.000 km, para que o presidente pudesse viajar do Brasil à Europa sem escalas.
Segundo o presidente da Embraer, Maurício Botelho, a companhia não se encontra em condições de fornecer o avião especificado pela Presidência e nem tem planos de produzir um modelo parecido.
O presidente Lula esteve na Embraer por ocasião do lançamento do mais novo jato da empresa, o ERJ-190, com preço estimado em 30 milhões de dólares, bem menor que o do Airbus. Apesar de ser a aeronave de maior autonomia da companhia, o ERJ-190 consegue levar passageiros numa distância máxima de 4.000 km sem reabastecimento.
Voando sobre o território brasileiro, é capaz de cobrir o trajeto entre Manaus e Foz do Iguaçu, com folga. Mas haveria problema incontornável se o jato da Embraer fosse utilizado em viagens internacionais.
Recentemente, o presidente Lula esteve na Índia. Se o governo decidisse cumprir o trajeto até lá a bordo do ERJ-190, a viagem do presidente levaria 23 horas e só chegaria ao destino depois de fazer até cinco escalas. O Airbus ACJ, modelo escolhido por Brasília, é um jato executivo com capacidade para 56 passageiros e autonomia de 11.600 quilômetros. É capaz de ir do Brasil à Índia com uma única escala – e a viagem dura 18 horas.
O Airbus Corporate Jetliner A-319 da Presidência da República custou US$ 56.713.976,00 pagos em sete prestações.
A oposição queria continuar alugando a aeronave... Só ela mesmo pra preferir alugar a comprar. Creio que quem está chiando deva ser parente dos interessados pela transação do aluguel.
Você prefere passar a vida toda alugando a sua casa?
Valeu! Sucesso no golpe! Fuiiiii
O motivo da recusa foi a autonomia de vôo que nas aeronaves da Embraer não seria viável vôos intercontinentais (tal como o mundo exige). Sendo assim o Airbus era opção mais barata, e a fabricante deu um desconto bastante vantajoso ao Brasil.
Procure sites como o Defesa.net e outros para se informar melhor sobre o tema.
Atenciosamente
Pedro Gomes
PS: Não sou do governo ou partidário deste.