07.07.10



Blogs cristãos existem aos montes, mas como o Pavablog, são poucos, quiçá nenhum. O Pavablog não é apenas um blog para apregoar o Evangelho. Lá você encontra também denúncias sobre os exageros da fé, piadas, textos sobre literatura, atualidades e muito mais. Tudo isso pelas mãos de uma gama variada de colaboradores e colunistas. Eu mesma sou uma das colunistas do Pavablog; só nisso já é possível ver o quanto ele é eclético: uma atéia como colunista fixa de um blog cristão. Em suma, o Pavablog não é nada ortodoxo!

Claro que seu idealizador, Sérgio Pavarini, também segue a mesma linha. Pavarini provavelmente é um dos blogueiros/twitteiros cristãos mais conhecidos da Internet (e não só na "cristosfera"). Mas esse reconhecimento não veio de graça: Pavarini é um agitador cultural, jornalista, palestrante, incentivador da leitura e do livre pensamento, músico, empreendedor, marketeiro... Enfim, um agregador de pessoas, idéias e projetos.

E na entrevista que segue, Sérgio Pavarini, conta mais sobre sua vida, sua visão de cristianismo e ateísmo e como lida com sua própria crença:

Você se auto-denomina cristão, evangélico, protestante ou apenas um admirador do Evangelho? Freqüenta alguma igreja?

Pavarini - Como sou meio anárquico por natureza, prefiro o termo "protestante". Provavelmente o primeiro lugar que conheci quando bebê (sem contar a maternidade) foi a igreja evangélica. Durante toda a vida liderei vários departamentos, especialmente ligados à música. Há 3 anos entrei num "período sabático" e hoje frequento esporadicamente a igreja batista de água branca, liderada pelo meu amigo Ed René Kivitz.

Crê na veracidade da bíblia como palavra inspirada por Deus?

P - Sim, porém acredito que esse conjunto de livros sofreu várias mudanças e manipulações ao longo da história, o que fortalece ainda mais a sua mensagem. Afinal, a despeito de tantas safadezas e atrocidades praticadas com suposto embasamento bíblico, ainda assim milhões de pessoas continuam experimentando mudança de rumo graças ao seu conteúdo. Falando sobre a bíblia, o genial quadrinista Robert Crumb afirmou que "é um texto poderoso, com camadas de significados que mergulham fundo em nossa consciência coletiva". Embora relegado pela maioria das igrejas, o aspecto literário das escrituras também é riquíssimo e encantador.

Acredita no sacrifício de Cristo na cruz e na remissão dos pecados através dele?

P - Sim, embora não curta muito reduzir a fé a alguns credos concisos repetidos tantas vezes como um mantra. Boa parte do rebanho estaca em afirmações desse tipo, se esquecendo de que somos participantes da missão divina de curar "este mundo fraturado", na expressão do rabino Jonathan Sacks. Seguir a cristo não pode significar o extermínio de neurônios, tampouco a soberba de que somos salvos e o resto do mundo (literalmente graças a deus) vai queimar no mármore do inferno. Se deus se auto-intitula "amor", essa deve(ria) ser a nossa grande marca.

De Imagens Heresia Loira

Palestra para grupo de jovens em uma igreja

Qual sua visão de céu e inferno?

P - Ao ler sobre a morte do Saramago perguntei quantos minutos seriam necessários para que algum crente celebrasse que o escritor ateu iria para o inferno pq blablablá... em geral, crentes apresentam uma versão gospel do "complexo de vira-lata" tão bem identificado por Nelson Rodrigues. Se ainda fosse "complexo de pastor alemão"... rs... Esse tipo de discussão não me atrai. Infelizmente, alguns crentes certamente vão para o céu... mas tentam transformar a vida dos outros aqui num verdadeiro inferno! Talvez Sartre os tenha usado como inspiração para aquela frase famosa... rs

Quando e por que surgiu a idéia de um blog para divulgar textos que falam sobre religião de forma crítica?

P - O blog nasceu como uma versão diária da newsletter semanal que criei e editei durante vários anos na editora em que fui gerente de marketing. Aliás, hoje também tenho outro boletim eletrônico semanal, o #pavazine. A opção de ser autoral e lascar #pavablog no nome me conferiu a chance de enfatizar os assuntos que curto, de arte a religião, incluindo sexo. A visão crítica permeia todos os temas porque é a minha postura diante da vida. Procuro empreender uma dinâmica profissional ao conteúdo, aproveitando minha experiência como editor. Estimo que hoje metade dos leitores (blog + newsletter) não é cristã, o que classifico como reconhecimento da qualidade do trabalho. #hiperfeliz

Como lida com as críticas dos evangélicos, afinal elas são muitas em seu blog?

P - Com tranquilidade. Se a internet me proporciona um ambiente livre para expressar ideias, essa mesma liberdade também é estendida para os leitores que eventualmente discordam do que posto no blog. Sempre brinco que só tenho "seguidores" no twitter. Seja qual for a plataforma (blog, newsletter, sites etc.) minha proposta sempre será tão-somente incentivar a reflexão. Como a chamada "mídia cristã" é insípida e incipiente (e insipiente em alguns casos), o rebanho não apre(e)ndeu que a visão crítica é benesse divina.

De Imagens Heresia Loira

Pavarini entrevistando o autor cristão Max Lucado

O que você acha do falar em línguas, unções variadas do neo-pentecostalismo e dos moveres do Espírito que se manifestam de formas variadas, e quase como uma moda, pelo Brasil afora?

P - A maioria das comunidades neopentecostais privilegia as emoções, transformando-as no aferidor da presença divina nos encontros. Isso abre as porteiras para todo tipo de bizarrice. Como consequência, essas práticas naturalmente se transformam em barreiras, impedindo que a mensagem do evangelho alcance vários extratos da sociedade. Remetendo ao adágio, ao refutar algumas práticas acabamos "jogando fora da bacia" também alguns bebês saudáveis. O fato de vigaristas falarem em línguas na tv para criar uma atmosfera propícia para suas infindáveis súplicas por dinheiro ñ pode desqualificar um dom bíblico. O que ñ dá pra aceitar é torná-lo uma espécie de panacéia pra tudo. Por exemplo, li recentemente que o Edir Macedo afirmou que o "remédio" (??) p/ a masturbação é o batismo no espírito santo. Isso sim é uma masturbação teológica que, ao contrário da outra, ñ proporciona nenhum tipo de prazer.

Um exemplo de "cristão" a não ser seguido? E um bom exemplo (excluindo Jesus, apóstolos e personagens bíblicos)?

P - Prefiro sempre a inspiração de atitudes, em vez de pessoas. Dessa forma, ñ-cristãos às vezes me fornecem muito mais inspiração que cristãos. Em uma de suas cartas, paulo afirma que os coríntios eram "cartas vivas". Creio que podemos atualizar a frase e dizer que os cristãos são "e-mails vivos" de deus. Infelizmente, a julgar pelo que vemos por aí, boa parte é SPAM.

O que você acha que falta à Igreja Brasileira?

P - Às vezes brinco nas palestras que se nossos avós soubessem o resultado, talvez não teriam orado tanto por um avivamento no país. São contas correntes gloriosas, cobiças abençoadas e empulhações ungidas. Minha iniciação intelectual ocorreu dentro da igreja, aprendi muito com mensagens que nutriram simultaneamente alma e intelecto. É preciso resistir a essa imbecilização em massa que serve bem aos objetivos dessa caterva gospel. Creio que esse caminho de volta passa pelos livros.

O que você faz, além de denunciar no blog as bizarrices do mundo evangélico?

P - Além de vários blogs que eu e minha equipe administramos, passo o dia enchendo o saco de quase 20 mil seguidores no twitter. rs... Na verdade, ainda não descobri se trabalho brincando ou se brinco trabalhando. =)

De Imagens Heresia Loira

Participando de encontro com twitteiros culturais, com Mauricio Stycer, Rosana Herrmann e outros

Quais seus blogs preferidos (sobre temas cristãos, ateus, filosóficos)?

P - Normalmente minhas visitas têm a ver c/ o que é publicado no #pavablog. como sempre rola humor, passo frequentemente pelo um sábado qualquer, não salvo, malvados, te dou um dado?, cleycianne, katylenne & afins. Além das visitas diárias aos espaços de cada colunista do blog, também é obrigatório ler o carpinejar e feras de publicidade como o brainstorm9.

Você acha que existe um "fanatismo ateísta"?

P - Xiitas são sempre cha-a-tos. No caso do Dawkins, creio que a opção é mercadológica e as infindáveis provocações são engendradas para vender os livros dele. Em relação a muitos ex-cristãos, creio que o que às vezes é classificado de "ateísmo" é simplesmente um passo para amadurecer a fé e provocar um desejável rompimento com a religião institucionalizada e burra que existe em certos segmentos evangélicos. Penso que a mais eficaz forma de evangelização é a que acontece por meio do exemplo (tantas vezes silencioso) e isso vale para cristãos e ateus.

Se Jesus aparecesse hoje no Brasil, quem você acredita que ele chamaria de Fariseu? E quem ele acolheria e aprovaria?

P - Creio que o método seria o mesmo: censuras breves e acolhimento p/ as pessoas e grandes broncas p/ os religiosos de estirpes variadas.

Você concorda com o "sexo só depois do casamento"?

P - O James Houston disse certa vez que "um fundamentalista é alguém que sofre horrores só de pensar que alguém, em algum lugar, possa ter prazer". Sempre me lembro do filme "beleza americana" quando vejo essas campanhas de castidade, com anel da pureza, votos etc. Pesquisas comprovam que tudo isso é inútil. O pior é que essa galera transa sem proteção e está mais sujeita a doenças ou gravidez. Sexo envolve responsabilidade e concordância do casal, independentemente do fator religioso.

Deixe uma mensagem para os recém-convertidos, para aqueles que estão abalados na fé e para os ateus e agnósticos.

P - A mesma mensagem para todos, by renato russo, camões & paulo de tarso:

"agora vejo em parte. mas então veremos face a face.

é só o amor que conhece o que é verdade"

Permalink 1738 palavras por Ju Dacoregio, No views Comentários (6)
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/42799

Posts similares:
Doidinhos por Jesus
Vida inteligente no cristianismo
Cristãos com medo de versão da Bíblia de Crumb!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Laion Monteiro · http://www.laionmonteiro.wordpress.com

É sempre um prazer ler o Pava. Parabenizo entrevistadora e entrevistado pela iniciativa sadia em compartilhar boas
ideias.


PermalinkPermalink 07.07.10 @ 11:17



Comentário de: Alex Fajardo · http://alexfajardo.wordpress.com/

Apenas para registro de créditos fotográficos, as duas primeiras fotos do post. Foto: Alex Fajardo

PermalinkPermalink 07.07.10 @ 13:41



Comentário de: Cris Corrêa · http://crisfrenesi.blogspot.com/

Olha! Particularmente gosto muito do Sergio, acredito que a maneira que escolheu para fazer a diferença no “mundo da cristandade” é sutilmente agressiva. E isso me atrai...

Cutucar feridas que aparentemente estão cicatrizadas com a ponta dos dedos provoca um pouco mais de dor, mas é o princípio da cura.

Despertar a fúria evangélica não é algo muito difícil, basta contrariá-los e apresentar alguns de seus erros, agora apresentar a calmaria que o amor cristão proporciona às vezes é, principalmente pq a fúria dos evangélicos tenta sufocar esse amor. Com bastante Graça vejo que o Sergio tem conseguido demonstrar esse amor e por isso acho justo que seja reconhecido por isso.

Querer se fechar para as pessoas e suas diferenças é um ato de ignorância, e não combina com o amor de Cristo, o fato de divergir na fé ou na falta dela não significa que não possa existir dialogo ou até mesmo amizade e principalmente respeito, lembrando as cartas entre Freud e Pfister. Isso se estende para outras áreas da vida humana também, amar não é concordar com tudo, e discordar não significa faltar com respeito.

Bjo ;*

PermalinkPermalink 08.07.10 @ 01:48



Comentário de: Pedro Almeida · http://bulevoador.haaan.com/

Sao cristaos como este q eu acho q deveriam inspirar o resto da massa religiosa do brasil. Secularismo, ciencia, laicismo, crença pessoal, bem estar e moral nao sao mutuamente excludentes, nem necessariamente implicados, em nenhuma das combinacoes entre si. eh este separatismo q eh importante de delinear

Admiro um cristao assim. Posso nao concordar com mt do q ele cre por motivos racionais pessoais, mas ele nao está irracionalmente balbuciando isso mundo afora e querendo racionalizar isto.

PermalinkPermalink 15.07.10 @ 13:11



Comentário de: Marco Lima · http://maclima.blogspot.com

Bacana a entrevista... Leio um pouco o PavaBlog e concordo/discordo dele... Mas ele nunca pediu aprovação de ninguém e isso me passa honestidade...
A propósito, acho que rolou uma esquivada na pergunta do sexo só após o casamento... ahahaha... Bastava um sim ou não antes da explicação... ehehhehehe

PermalinkPermalink 10.08.10 @ 23:52



Comentário de: Leverson Ebendinguer

São por causa de comentários como este da “Lauriete” no “Pavablog” (http://pavablog.blogspot.com/2010/05/cuidado-com-os-crentes.html) que “CLAMAVA TODOS OS DIAS AOS CÉUS E ELEVAVA OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES” (ficando quase afônico e míope) por pessoas como o Sérgio. Dá para entender o tipo de ideologia que as igrejas têm indiretamente criado; e, defendida por muitos (constatei tristemente nos blogs “crentes” por aí, cujos criadores estão preocupados em viajar pelo mundo). Para muitos, isto talvez não dê em nada, mas acredite, o dano é grande para toda a sociedade; o que é comprovado pelo vídeo do Dawkins, ao ponto de ainda existirem discussões se criacionismo deva ser ensinado nas Escolas (Expelled). Loira, concordo com tudo o que está escrito aí, inclusive sobre as mudanças no conjunto de livros (incluindo seus autores). Quando fiz seminário aprendi que o conteúdo bíblico é composto de histórias; culturas; leis e princípios. De “divino” mesmo, somente os princípios. Por isso, o mesmo deus que disse “não matarás”, mandou Saul matar o amalequitas; e, outras carolas mais. Ninguém quer os princípios que os ateus também observam (amor, responsabilidade com o que se faz, não ganhar dinheiro com igreja) e o resto, cada religião pegou a sua. Falando dos deuses, a bíblia diz que tornem semelhantes a eles os que os fazem e que neles confiam. Isto é um princípio: você reflete, faz ou defende o tipo de “divindade” que habita na sua concepção. É uma questão do que somos na nossa essência. É algo inerente da pessoa. A questão é que quem faz a diferença no mundo são os que questionam. Ai parei de clamar e procurar nos montes, porque o que eu procurava e o que eu precisava ouvir estavam diante de mim. Abs.

PermalinkPermalink 01.11.10 @ 12:50



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Feminismo, sim!Próximo post: Religião & Ateísmo - Nova seção no Amálgama









Quem?

Juliana Dacoregio
Jornalista, leitora voraz, escritora, cinéfila.
Observadora, vaidosa, passional, sensível.
Lágrimas abundantes e gargalhadas sinceras.
Leal aos amigos e ligada à família.
Cheia de opiniões e de capacidade de analisá-las e transformá-las.
Hábitos simples e pensamentos complexos. Ou vice-versa.

Redes Sociais
Heresia Loira no Orkut
Resenhas sobre cinema e literatura no Amálgama


Assine o Feed

Assina meu feedzinho aí, tio. Só pra ajudar!
O que é RSS?

Assine por email:

Heresia Loira








Jô Chama Eu

 Lost in Chick Lit

Image and video hosting by TinyPic


Eu no Digestivo Cultural:

b2evolution