06.08.09

08:23:08, Categorias: Notícias  


Ontem à noite eu não deveria ter entrado no Twitter. Mas entrei, hunpf. Entrei a tempo de ler alguns comentários inflamados de jornalistas criciumenses que estão apoiando com unhas e dentes o movimento "Jornalista Formado - Melhor para a Sociedade". Alguns estão apenas divulgando, já outros estão no nível de "vamu quebrá tudoo". Lastimável. Eu já tinha dado minha opinião aqui e ela continua sendo essa.

Mas além do debate de ontem, via twitter, com alguns colegas, hoje pela manhã li o texto do Lipe Casagrande (que por sinal tem um blog muito bom), onde ele fala que "não é óbvio que quem escreve para o grande público, levando notícias através da mídia de jornal, rádio e televisão, precisa de (no mínimo) uma formação na área para melhorar o nível dos profissionais?" E ele segue afirmando que quem não concorda com isso é porque acha que "qualquer Zé Mané pode ser jornalista". E eu, apesar de reconhecer que o Lipe é um exemplo de um bom jornalista formado, discordo das colocações dele e reproduzo aqui o comentário que deixei em seu blog:

Dizer que quem pensa o contrário dos jornalistas que aderiram à campanha é porque acha que "qualquer Zé Mané pode ser jornalista" é simplificar demais o discurso. Eu sou jonalista formada, NÃO FIQUEI CONTENTE COM A DESREGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO, mas não acho que o diploma seja o requisito mais óbvio para que se exerça o jornalismo. Se eu fosse dona de um jornal e tivesse que escolher entre uma Mirian Bottan e alguma outra jornalista formada como algumas que vejo por aí, por exemplo, não iria pensar duas vezes em optar pela Mirian! Tem muita gente não formada que manda muito bem nos textos, sabe escrever com concisão, não tropeça vergonhosamente na gramática, tem cultura, inteligência e, o melhor de tudo (e essencial para o exercício do jornalismo), numa discussão sabe enxergar os dois lados de uma questão. Não tenho percebido isso nos jornalistas com quem discuti sobre o assunto ultimamente.

Se esse é o nível dos Jornalistas Formados da mobilização, prefiro ficar de fora dessa campanha.

Obs.: Links e nomes foram preservados para não causar constrangimento ao autor de tão brilhante raciocínio. O autor da frase não foi o @milho e sim alguém que estava respondendo a ele.

Permalink 419 palavras por Ju Dacoregio, No views Comentários (20)
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/36935

Posts similares:
A defesa do diploma de jornalista não é tão importante…
O fim da obrigatoriedade do diploma é a morte do jornalismo no Brasil?
Sem Canudo, NÃO!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: André Gonçalves (@andrepiaui) · http://www.farinhada.blogspot.com

E pensar que quem faz essas afirmações (diz o negócio
de Zé Mané, e tal...) se diz "formado".

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 08:32



Comentário de: Fábio Buchecha · http://poisbem.com.br

Vou responder como jornalista que sou então:

Minha opinião não é diferente dessa (http://migre.me/4LOK) mas minha preocupação com a não-obrigatoriedade do diploma para jornalistas é essa (http://migre.me/4LPa), o que no fim não faz muita diferença, já que tem gente que brada pela obrigatoriedade do diploma para fazer asneiras como essa (http://migre.me/4LPn).

Desculpa mandar tudo em links, mas é que construir meu argumento aqui seria reescrever tudo isso que está linkado :-P

Beijo Ju.

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 08:40



Comentário de: Maite Lemos · http://www.pensoemtudo.blogspot.com

Ai Ju,
Já to cansada de vir aqui puxar teu saco :)
Mas sou obrigada a dizer:
Mandou bem de novo, menina.
Como eu só to acordando pra minha vida profissional agora, depois de alguns bons anos de formada, não tenho muita experiência ainda e me sinto bem insegura pra manifestar a minha opinião sobre o assunto.
Por isso to mais quietinha. Acho que não tenho muito direito de meter minha colher pq agora que to começando a me sentir jornalista.
Mas eu simplesmente concordo com tudo que tu estais dizendo.
Então, mesmo que eu não diga... assino em baixo.

Bjnho

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 08:49



Comentário de: Milho · http://www.avacalhei.com

Opa, excelente texto. Até apareci em forma de @Milho ali hehe

Bom, na minha opinião muitos jornalistas estão jogando no lixo tudo que aprenderam em alguns anos em suas faculdades e dando valor apenas um pedaço de papel. Não vejo ninguém argumentando que possui conhecimentos extremamente necessários para exercer a profissão, e que quem não cursou um curso superior na área não tenha.

O que vejo são jornalistas perguntando quem vai reembolsar o dinheiro que gastaram na faculdade. Pois então jornalistas, o que aprenderam não vale nada? Só o que vale foi o diploma que, pelo jeito, vocês compraram???

E como eu falo. Jornalista bom, jornalista que se garante, não vai temer qualquer Zé Mané sem diploma. Vai?

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 08:55



Comentário de: Khaled Salama · http://www.palavracult.com

JuDacoregio, articulada, como sempre... O seu texto provoca uma reflexão e é importante por isso. Jornalistas devem, no mínimo, respeitar opiniões diversas. ;)

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 09:15



Comentário de: Indy

oia juliana eu acho isso de ñ precisa de diproma bão demais da conta.Agora todos as pessoas que ñ tinham profisão,mas sabem escrever bilhetinhos,ja podem se apresentar como jornalistas.
Eu tenho um blog,é mais um ensaio p/ algo maior posteriormente.
Eu sei que as vezes eu tropeço vergonhosamente na gramatica,mas fazer oque né?! isso é o resultado da escola publica em que eu estudei por toda a minha vida estudantil.Mas vc poderia ter estudado em casa tbm( é incrivel como os outros acham solução pra tudo) é claro que eu poderia,deixa-me ver como seria,eu ia plantar batata depois voltaria pra ler um soneto,então eu plantaria outra batata e leria Camões.Mão poderia esperar pra colheita de cafá chegar,pois ai então eu poderia estudar com mais afinco a imigração italiana no brasil de 1880 á 1930.Nas brigas familiares eu poderia colocar empratica a concordância verbal.Mais ñ dá muito certo falar corretamente quando se tem que tbm colocar em pratica a teoria de luta greco-romana.
Adoraria ficar conversando,só que tenho que trabalhar 8 horas por um salário mínimo,espero que assim que a voz de Rondônia me contratar eu ganhe melhor.Afinal de contas,tbm sou uma jornalista.

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 09:16



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

Somente pare esclarecer. Aquela tuitada foi um reply para o Milho, não foi ele o autor daquele primor de argumentação.

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 10:58



Comentário de: Filipe Casagrande · http://blogassuntosdiversos.blogspot.com

Juli, concordo contigo também.

Mas vejo a obrigação do diploma apenas como garantia mínima de um pouco de qualidade nas redações.

Mas como toda regra há exceção, é ÓBVIO também que: há diplomados que são incompetentes e picaretas, assim como há não formado que possui uma vasta experiência e inteligencia naquilo que fala, muito melhor que qualquer pessoa que passou pelo banco acadêmico.

Mesmo assim, acho que um diploma é o mínimo a se exigir para obtermos o básico do básico numa fonte de notícias.

Quando publiquei ali no blog "qualquer Zé Mané", foi uma brincadeira e linkei esta fala para uma foto do Latino, que também pode ser um jornalista. Ainda mais sem diploma.

Concordo contigo que, quem é bom, não deve se ver ameaçado pelos ruins. Porém sabemos como é a realidade de muitos veículos de comunicação no interior deste país. Querem mão de obra barata e não se preocupam muito com a qualidade, portanto contratam qualquer um.

Então vamos ao Twitter e o que vemos? Uma Bio de vários pessoas dizendo que é isto, que é aquilo e que agora, resolveu ser "Jornalista" também, porque não há nenhum impedimento legal que o impeça.

É por essa e por outras que ainda defendo e vou a luta. JORNALISTA FORMADO: Melhor para a sociedade!

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 12:10



Comentário de: Silvia · http://www.degaiato.blogspot.com

Tenho ojeriza a respostas como essa que deram pro Milho. É como se os erros alheios pudessem justificar os nossos: "Olha, eu não tirei nota alta...mas fulano também não!", sabe?
É isso aí, parabéns por se posicionar de forma sensata. Aliás, parabéns por saber fazê-lo, como jornalista.

Um abraço,

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 12:32



Comentário de: Rodrigo R. Neto · http://informacaovirtual.com/iv/

Olá Juliana,

O Heresia Loira foi escolhido como o Blog do Mês de Julho pelos leitores do Informação Virtual.

Parabéns pelo excelente trabalho e pelo resultado da votação!

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 12:44



Comentário de: André HP · http://www.formigueirocomunista.com

A Mirian não saberia apurar, redigir, editar, e etc... Duvido muito disso.

Agora para a página 2, de opinião, ela mandaria bem.

Seu argumento carece de consistência e caí na falácia de aceitar uma premissa inaceitável (a de que uma Mirian da vida saberia buscar a imparcialidade, objetividade e etc., mesmo isso tudo sendo mitológico).

Fora que no momento da contratação, que indicadores você teria para reconhecer uma "Mirian Bottan"? Aí entra a questão do diploma como filtro.

Abraço!

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 14:52



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

"há diplomados que são incompetentes e picaretas, assim como há não formado que possui uma vasta experiência e inteligencia naquilo que fala, muito melhor que qualquer pessoa que passou pelo banco acadêmico." (Felipe Casagrande)

Quem desses vc acha que será contratado?

Fui trucidado apenas por informar aos jornalistas de que a obrigatoriedade do diploma não volta mais. E fazer mobilização por isso atesta que pesquisa nenhuma foi feita.

Em momento algum manifestei minha opinião sobre o mérito da decisão. Mas alguns jornalistas do twitter não conseguiram ver isso e partiram para o confronto. Com argumentos deveras infantis. Não entenderam sequer minhas ironias.

Publicidade e propaganda tb não é regulamentada, então Washignton Olivetto, Nizan Guanaes, Roberto Justus são todos medíocres.

E partir como paladinos das outras profissões, dizendo que isso abriu um precedente é terrorismo barato.

Ademais, toda essa discussão mostra que a maioria absoluta dos jornalistas não leu a decisão e não conhece seu alcance.

Tanto que estão se mobilizando APÓS o julgamento do Pleno como não se mobilizaram antes. Mostraram-me UMA manifestação ocorrida em 2008, nada mais.

A propósito, não vi o movimento dos jornalistas formados entrevistarem quem é a favor da decisão do STF. Isso não é regra de bom jornalismo? Ouvir a outra parte e publicar sua opinião?

Outra coisa, quem passou anos estudando não pode ficar com medo de Zé Manés.

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 18:05



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

O André HP é formado em jornalismo? Se sim deve ter faltado às aulas de redação e interpretação de texto. Juntou um monte de palavras que deve achar chiques e bonitas e não conseguiu dizer absolutamente nada.

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 22:03



Comentário de: Deise Duarte · http://jochamaeu.blogspot.com

Depois de trabalhar 12 horas não to com cerebro p discutir o assunto...
então vamos falar de jo soares, que é coisa para eu n precisar me preocupar..quando acontecer eu vou falar de bunda e bunda..bem..
Sabe que recebi uma sms de uma amiga dizendo que lembrou de mim no dia da menina do soletrando? Bom é fazer parte da lembrança de vcs.

=*

PermalinkPermalink 06.08.09 @ 22:54



Comentário de: Chang Tsai · http://www.outsidethebox2006.blogspot.com

A minha opinião é basicamente esta: em todas as profissões, exceto aquelas em que o nível técnico é essencial e exige-se uma credencial, tais como médico, advogado, engenheiro, arquiteto e outros, o que importa é a sua competência e eficiência. Na área em que me formei (publicidade e propaganda), dois dos maiores profissionais do país (Washington Olivetto e Nizan Guanaes), criadores das célebres campanhas publicitárias "O primeiro sutiã a gente nunca esquece" e "Pipoca, Pizza com Guaraná", respectivamente, nem são formados no curso. O primeiro não concluiu e o segundo é formado em administração. E uma outra coisa: a competência não só tem de estar do lado do profissional, também deve estar no lado que quem contrata. Às vezes achamos que muitos profissionais não são qualificados. Porém, quem contrata pode ser um tremendo desqualificado e não saber enxergar um futuro talento. Dá pra ver que a coisa é bem complicade de se enxergar. Vamos trabalhar que é a melhor coisa a fazer, rs...

PermalinkPermalink 07.08.09 @ 08:52



Comentário de: Kosher-X · http://golgo13appreciation.tumblr.com/

Bom, gostei muito do assunto. Comentei sobre isso com a dona deste blog no Twitter.
Só queria adicionar que eu, de verdade, acho pertinente o comentarista idiota pedir pro outro que defenda a desregulamentação de todas as profissões, além do jornalismo. Pois bem, se ele não o fizer, nós, do Instituto Mises, o faremos.
Leiam, por favor:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=334
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=340

O que acharam?

PermalinkPermalink 07.08.09 @ 14:07



Comentário de: .hugo rocha. · http://hugorafaelrocha.blogspot.com

"Eu sou jonalista formada (o), NÃO FIQUEI CONTENTE COM A DESREGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO, mas não acho que o diploma seja o requisito mais óbvio para que se exerça o jornalismo."

onde eu assino? também penso deforma muito parecida, Ju!

PermalinkPermalink 07.08.09 @ 23:56



Comentário de: cybelemeyer · http://www.cybelemeyer.com.br/falandosobre

Olá, Juliana

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços

PermalinkPermalink 08.08.09 @ 16:06



Comentário de: Alessandra Castro · http://colunas.imirante.com/alessandracastro/

A verdade é que um cara sem base de faculdade, no máximo será um colunista mais ou menos. Jamais mesmo, será capaz de fazer algo grande, como cobrir uma posse presidencial e coisas do tipo.

PermalinkPermalink 17.08.09 @ 09:29



Comentário de: Anna · http://sooo-contagious.blogspot.com

Existem casos, casos e mais casos. Tem o caso de todos os anos de estudo que podem ser perdidos em favor de uma pessoa que um dia sentou e escreveu. Tem o caso da má qualidade dos estudantes que se formam diariamente, em qualquer curso, não só o jornalismo. Tem aqueles que são jornalistas natos, e que não precisaram realmente de nada para se dar muito bem.
São casos demais e existem só duas opções que devem se adequar a tudo, tornando-se então impossível ser cem por cento justa em qualquer um dos casos.
Beijos

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 18:37



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Preconceito cristão e os ungidos intocáveisPróximo post: Recados da Paróquia do Heresia









Quem?

Juliana Dacoregio
Jornalista, leitora voraz, escritora, cinéfila.
Observadora, vaidosa, passional, sensível.
Lágrimas abundantes e gargalhadas sinceras.
Leal aos amigos e ligada à família.
Cheia de opiniões e de capacidade de analisá-las e transformá-las.
Hábitos simples e pensamentos complexos. Ou vice-versa.

Redes Sociais
Heresia Loira no Orkut
Resenhas sobre cinema e literatura no Amálgama


Assine o Feed

Assina meu feedzinho aí, tio. Só pra ajudar!
O que é RSS?

Assine por email:

Heresia Loira








Jô Chama Eu

 Lost in Chick Lit

Image and video hosting by TinyPic


Eu no Digestivo Cultural:

b2evolution