22.06.09

15:33:05, Categorias: Livros, Losing my Religion  

Terminei a leitura de Alma Sobrevivente, do escritor evangélico Philip Yancey. Fazia tempos que não lia algo declaradamente cristão, mas vindo de alguém que escreveu Decepcionados com Deus, pode-se esperar algo mais pensante do que a média das publicações evangélicas.

Já conhecia Philip Yancey, do Perguntas que Precisam de Respostas, que li no período mais "xiita" de meu cristianismo. O livro é uma coletânea de artigos publicados na revista Christianity Today. Yancey, mesmo declarando sua crença nas bases do cristianismo, tem coragem de fazer perguntas que a maioria dos crentes não se permite fazer. Por exemplo...

Por que tão poucos cristãos demonstram alegria? Uma pessoa alegre seria mais parecida com a Madre Teresa ou com a Madonna?

Como pode uma religião que inclui um texto como Cantares de Salomão entre seus escritos sagrados ser conhecida como inimiga do sexo?

Como podem os evangelistas da televisão promover com tanta animação a teologia da prosperidade em um mundo cheio de injustiça e sofrimento como o nosso?

Na fase em que eu estava - de jogar fora qualquer objeto relacionado à Disney, queimar livros do Paulo Coelho (não pela qualidade literária, o que seria compreensível, mas por tratar de temas relativos a pseudo-bruxaria) e queimar fotos de baladas antigas ("as coisas velhas se passaram" e eu queria livrar-me das lembranças do pecado) - Yancey apareceu para dar uma arejada na minha mente que já estava bem estreita e alienada.

Então, Philip Yancey foi responsável por atiçar a semente questionadora, que sempre existiu em mim, e me fazer perceber que eu estava agindo como um robô. Talvez lá tenha começado o início de minha desconversão ou do meu abrir de olhos.

Dessa vez, com Alma Sobrevivente, ele me fez voltar a ter algum respeito por alguns tipos de evangélicos. No livro, que tem o subtítulo de Sou Cristão, Apesar da Igreja, o autor fala de pessoas que foram exemplos de fé para ele. A boa notícia é que ele não cita só evangélicos. Entre os nomes que fizeram com que ele compreendesse melhor a mensagem de amor do cristianismo estão Gandhi, Dostoievski, Tolstoi e a escritora católica Annie Dillard. Philip Yancey não escolhe seus exemplos de vida por causa de seus currículos de santidade, mas baseado no quanto de amor e compreensão aquelas pessoas transmitiram em suas vidas. Apesar de continuar não crendo na Bíblia ou na salvação da alma, posso afirmar que fiz um pouco as pazes com o cristianismo ao ler Alma Sobrevivente. Foi um livro que me fez lembrar que, independente da cruz de Cristo ou da remissão dos pecados, a mensagem cristã é uma mensagem de amor, humildade, compreensão e paz.

Yancey é um autor que faz com que cristãos radicais não engulam qualquer fórmula pronta vinda dos púlpitos e, ao mesmo tempo, mostra aos decepcionados com o cristianismo que existe vida inteligente no meio evangélico.

Pouca... Mas existe.

(Obs.: Muito obrigada a Pavarini, outro desses exemplos de vida cristã inteligente, por me presentear com um exemplar de Alma Sobrevivente.)

Leia também "Tenho esperança na vida, não na morte."

Permalink 556 palavras por Ju Dacoregio, No views Comentários (42)
Indique: del.icio.us Gafanhoto Rec6 Ueba Ueba

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/35858

Posts similares:
Meu Deus!
Entrevista com autor de "Jesus, Interrompido"
Tira tudo, em nome de Jesus!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Jr. · http://www.amanhacedo.wordpress.com

Quando li "O Jesus que nunca conheci" e "Maravilhosa Graça" muita coisa passou a fazer sentido e tantas outras coisas sem sentido foram postas de lado... foi um tremendo alento... preciso, cirúrgico.

PermalinkPermalink 22.06.09 @ 15:47



Comentário de: Emerson Damasceno · http://anomia.blogueisso.com

É verdade, até mesmo Santo Agostinho tem muita coisa boa em sua obra também. Apesar da Igreja.
A propósito, acho que chegamos a pensamentos semelhantes em momentos distintos: http://anomia.blogueisso.com/2009/03/08/mucho-ado-about-nothing/

PermalinkPermalink 22.06.09 @ 16:29




Não lí o livro mas pelo que disse é bom ver que mesmo das fontes mais improváveis, como o caso desse autor cristão, ainda brota pensamento crítico.

PermalinkPermalink 22.06.09 @ 22:41



Comentário de: Silvia · http://www.degaiato.blogspot.com

Gente boa e gente ruim existe em todo lugar, independente da crença que seguem. O que faz piorar é o fanatismo - tanto religioso quanto cético. O absolutismo mental faz a pessoa perder a razão completamente...um tanto paradoxo, mas real.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 11:29



Comentário de: Daniel Grubba · http://dlgrubba.blogspot.com

Olá Juliana,

Gostei bastante da resenha do livro, principalmente do modo como você o colocou em contato com suas experiências de vida.

Yancey para mim foi um divisor de aguas em um período bastante fundamentalista da minha vida. Destaque para dois textos: "Maravilhosa Graça" e "O Jesus que eu nunca conheci".

Yancey cresceu em uma igreja batista fundamentalista so sul do USA. Imagine o massacre que ele não sofreu durante toda sua vida...Mas a despeito de tudo isso, ele nunca deixou de prestar atenção nos sinais que vinham do fundo de sua alma, que clamavam por um Jesus não caracterizado pela religião, e por Graça em um mundo governado pelo sistema do merecimento. E como se diz em algum lugar: quem busca, encontra; e quem bate, a porta se abrirá. Seus livros, portanto, são fruto desta peregrinação existêncial, entre o lado nefasto da religião e a libertação pura de um amor excedente a razão.

Estamos todos no caminho, e a beleza da vida está no fato de escolhermos aquele que julgamos ser o caminho nos levará ao contentamento.

Abraços,
Daniel

Obs: Ah, quanto a vida inteligente no cristianismo: Além dos citados, Dostoievski e Tolstoi, acrescentaria nesta lista o filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard e porque não C.S. Lewis?

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 14:36



Comentário de: Joao _ Pouso Alegre/MG

..Olá Juliana
..Li seu texto no Pavablog sobre a leitura de Alma Sobrevivente...
...Gostei do trecho "período mais xiita". Também passei por essa fase e sou grato ao SENHOR por ter me libertado dessa Prisão...
...Em Cristo somos livres...e livres somos felizes...
..Abraços..

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 18:47



Comentário de: ronaldo campanaro


Este autor parece ser daqueles cristãos descontentes com a igreja organizada e que busca uma visão mais inclusiva e ecumenica da fé .Ele demonstra isso buscando exemplos de vida e fé fora do ambito da igreja e principalmente da biblia ,o que é um erro ,pois diversas religiões e cultos plagiaram os ensinamentos e principios biblicos .No final dos tempos será organizada uma igreja mundial falsa baseada nesses principios e na mistura de varias religioes ,pregando abertamente a humildade ,amor e respeito mutuo mas afastada doúnico que pode realmente transformar vidas :Jesus Cristo .
Você Juliana parece ser uma vitima ideal para essa religião mundial e humanista . Fico espantado como fato de voce se considerar um " robo" no cristianismo qdo na verdade agoraque voce é manipulada ´por uma visão humanista e utópica pensando exatamente como satanás quer : " Deus não existe " ," satanás e sua influencia não existe , é apenas a imaginação de uma mente ignorante " , " a biblia é apenas um livro qualquer e não merece credito " .Não percebe que está sendo manipulada e quando surgir o governo mundial profetizado na biblia vai ser mais uma a ser enganada pela falsa sensação de paz .

R: Ronaldo, você é tão radical que parece até inventado. Parece que não existe crente tão ferrenho como você, mas o pior é que existe! Sei disso pois eu era igualzinha a você. Você é muito parecido com a crente que eu fui.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 18:54



Comentário de: César Miranda · http://protensao.apostos.com

Oi, Juliana, li o Maravilhosa Graça e gostei muito. Yancey me pareceu excessivamente americano, quero dizer, ele fala em um tom que parece querer ser o number one naquilo, como se estivesse participando de um campeonato de quem é mais cristão-e-ao-mesmo-tempo-contra-as-instituições-religiosas. Mas lê-lo me fez inclusive querer ler autores que me parecerem semelhantes como Max Lucado, que ainda não li. Meu escritor cristão de cabeceira atualmente é C. S. Lewis (e o Padre Vieira, sempre). Quantos às perguntas que faz, acho que hoje os cristãos demonstram alegria até demais, os cultos e missas são mais alegres que shows da Madonna. A pergunta é: Jesus sorria tanto? Há um versículo que diz “Jesus chorou”, não me lembro de nenhum “Jesus caiu na gargalhada”, embora o último parágrafo de Ortodoxia de Chesterton é para se pensar. A questão do sexo e a história de que o cristianismo é inimigo do sexo é desmentida justamente por ter, o cristianismo, um texto como Cantares de Salomão dentre seus escritos sagrados e não me lembro de nenhuma palavra do Cristo condenando o sexo (Ele condenava o adultério, como condenava qualquer forma de sexo que vá contra o 6º mandamento, o problema é que o mundo é contra esse mandamento e Yancey cede muito ao pensamento mundano, inclusive, às vezes, para tentar entendê-lo e agir com magnanimidade em seguida, lembro de uma parte do Maravilhosa Graça sobre o homossexualismo que é muito interessante), inclusive o sonho herético dos cátaros, contra o qual a Igreja criou a inquisição, era de que nos tornássemos eunucos. Então, a propaganda de que o cristianismo é inimigo do sexo é coisa de inimigos do cristianismo (o interessante é que, para conhecer o cristianismo, as pessoas costumam procurar livros – e ouvir a opinião - de inimigos do cristianismo e não de quem o conhece e pratica os ensinamentos de Cristo, o que seria o mesmo que procurar um livro da CIA para entender o pensamento de Marx). Quanto à teologia da prosperidade, ele está totalmente correto, é uma vergonha esse cristianismo de resultados, como se Deus fosse nosso servo e não o contrário. Gostei do blog, que descobri no twitter.

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 19:47



Comentário de: Marcos Vichi · http://compartilhandopalavras.blogspot.com/

Olá Juiana!

Os questionamentos do Philip Yancey me trouxeram grandes esclarecimentos, pois ele tem a coragem de tocar nos assuntos difíceis, dos quais normalmente é mais fácil fugir.

Ao ler os livros do Yancey, fui apresentado a outros autores cristãos muito bons, um deles é: Henri Nouwen. Quando tiver uma oportunidade, leia o livro: "A volta do Filho Pródigo". Um reflexão muito bonita sobre o amor de Deus, a partir da observação de uma tela de Rembrandt e do texto da parabola bíblica. A referência está abaixo.

NOUWEN, Henri J.M. – A volta do filho pródigo: a história de um retorno para casa - Tradução Sonis S.R. Orberg - São Paulo - Ed. Paulinas - 1997 - Coleção sopro do espírito.

Um Abraço,

Marcos Vichi

PermalinkPermalink 23.06.09 @ 23:56



Comentário de: Larissa Jansson

Já encomendei o livro. Sou cristã e também acho que na igreja muitas vezes teoria e prática não se harmonizam na vida real. Isso tem me desanimado bastante. Especialmente o fato que por debaixo de uma capa de moralismo se escondem intolerância e preconceito.

Mas como você diz, existe - pouca - vida inteligente neste meio. Eu estava quase esquecendo disso. Foi um alívio alguém lembrar. Abraços.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 02:58



Comentário de: Thiago Soares · http://www.rebatizador.blogspot.com

Muito bom o texto... grande idéia do Pavarini colocar seus textos no Pavablog.
Pra te falar a verdade... como cristão eu prefiro bem mais o que tu escreve a zilhões de blogs de apologética.

É bom saber que há alguém que possa descrever coisas bestas que eu vi durante anos.

Claro que ao que parece tu deve ter sido cristã justo numa dessas igrejas neo-pentecostais do oléo do santo monte ungido pela santa bispa pra "enxer o vaso" com o sacrosanto batismo, sopro no ouvido, balançar pessoas nos "cultos de busca". Tirar o boné na ora de subir no altar da santidade, onde mulher não pode tocar nem bateria (risos).

Uma lastima... mas ainda há cristãos pensantes, e também judeos messianicos, e certos Anabatistas, Valdenses, há quem ainda creia e pense, sinta, ame de verdade a reflexão dentro do que se convencionou chamar de cristianismo.

Mas é certo... nem todo amigo é amigo
Nem todo irmão é irmão.

PS. Ao Ronaldo... bicho, tu tá assistindo muito aqueles filmes americanos ruins pra caramba da BV sobre escatologia, fim dos tempos... na moral, tem muita coisa boa bem melhor atualizada.
Alias há coisas da teologia clássica mil anos a frente dessas paradas ai amigo.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 06:57



Comentário de: Dennis Coelho · http://www.aliencristao.com.br

uma pérola a frase "período mais "xiita" de meu cristianismo...

O pava já havia me falado do seu blog mas só tive prazer de conhecer hoje!

graças a vcs 2 este livro entrou na lista dos que quero ler...

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 09:45



Comentário de: Carolina Souza · http://http:\\mentequieta.blogsome.com

Que bom que voltou a postar. Apesar de não comentar,
sempre estou dando uma olhadinha...

Não consigo ver seus outros blogs porque são bloqueados
na empresa, então fico torcendo para que vc poste
por aqui, mesmo que não seja sobre o assunto principal.

Abrs!
Carol

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 10:35



Comentário de: Guilherme Krummenauer · http://guikrum.blogspot.com

Oi Juliana! Tenho acompanhado o teu blog a um bom tempo. Tenho uma história parecida com a tua, apenas continuo tendo esperança e amando Deus, mesmo cheio de dúvidas. Não é fácil, mas a cada dia que passa, estou aprendendo a viver com isso. Sem deixar o senso crítico de lado, é claro. Afinal, fé sem dúvida não é fé. Vivo com transparência perante Deus e tento ser fiel no que consigo compreender. Não me conformo com o que não consigo concordar e corro atrás de explicação. Mas não consigo ignorar o seu amor e os ensinamentos de Jesus. Um autor que me ajuda muito é o Ricardo Gondim (http://www.ricardogondim.com.br).
Enfim, toda essa apresentação para te dizer que tu me deste vontade de ler esse livro. Está, agora, na minha lista de leitura. Abços!!

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 10:45



Comentário de: Luciano · http://TRINK.wordpress.com

Oi Juliana,

Muito bom seu texto e sua forma de ver as coisas. Permita-me acrescentar algo.

Quando comparamos o que se prega com o que se faz corremos um sério risco de nos decepcionarmos, não importando cultura, época, religião ou qualquer outra coisa. Nós, humanos, costumamos mentir para nós mesmos e, conseqüentemente, para os outros.

As igrejas são apenas invenções humanas. No cristianismo, Jesus não fez nenhuma na Terra. Elas atendem, antes de mais nada, a sede de poder humana.

No cristianismo, importam os dez mandamentos e o mandamento único dado por Jesus, que é o de amarmos a Deus e as outras pessoas. O que importa é FAZER e SER isso. E só! Absolutamente mais nada. Se a igreja ajudar alguém para isso, ok, mas ela, em si, não tem a menor importância. Precisamos apenas SER e FAZER.

E não importa a cultura ou crença. Muito antes do cristianismo, já estávamos aqui. Talvez, com sorte, estaremos aqui muito depois do cristianismo. Mas, possivelmente, os mandamentos de amor, que são objetivos do ser humano, são verdades que permanecem.

Juliana, parabéns pelo seu texto! Vou ler outros. E não se importe tanto com os autores e os livros. Importe-se em sentir, ver e aprender de verdade com seu coração.

Se for útil, escrevi algo que pode interessar a você e seus leitores aqui
http://trink.wordpress.com/2009/06/21/ciencia-espiritualidade-p1/
A segunda parte, sobre a espiritualidade, sairá na próxima semana.

E aqui também
http://trink.wordpress.com/2008/12/29/aniversario-jesus/

Um abraço.

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 16:08



Comentário de: Humberto Ramos · http://www.visaointegral.blogspot.com

Que massa!

Você fazendo as pazes com o Cristianismo e eu, com seu blog. Afinal, quando vim aqui pela primeira vez, não me agradei pela forma com que falava acerca de alguns pontos envolvendo a fé cristã.

Eu também fui xiita, hoje não mais. Sou cristão, e não tenho nem inimizade nem amizade com o Cristianismo instituído. Aliás, o Cristianismo é uma grande invenção humana (constantiniano-romana), enquanto a fé cristã, isto é, - para ser mais simples -, os ensinamentos de cristo nada têm que ver com isso tudo que está aí.

Gosto muito do Alma Sobrevivente. E acabo por te sugerir a leitura do site do Caio Fábio, acho que vai ser uma boa pra você continuar lendo e ouvindo gente inteligente entre os cristãos.

Beijo.

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 15:09



Comentário de: Paulo Silvano · http://sinergismo-sinergismo.blogspot.com/

Cara Juliana,

Acredite, estou vivendo a mesma descoberta, depois de algumas décadas de banco de igreja. É uma experiência libertadora. Grande desafio temos pela frente: sermos os depositários dessa liberdade em Cristo, a favor das milhares de almas (ainda sobreviventes) que continuam desconfortavelmente reféns do modelo religioso a nós imposto. Postei algo semelhante no meu blog.

Até mais
Paulo Silvano

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 17:27



Comentário de: Paulo Silvano · http://sinergismo-sinergismo.blogspot.com/

Cara Juliana,

Acredite, estou vivendo a mesma descoberta, depois de algumas décadas de banco de igreja. É uma experiência libertadora. Grande desafio temos pela frente: sermos os depositários dessa liberdade em Cristo, a favor das milhares de almas (ainda sobreviventes) que continuam desconfortavelmente reféns do modelo religioso a nós imposto. Postei algo semelhante no meu blog.

Até mais
Paulo Silvano
http://sinergismo-sinergismo.blogspot.com/

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 17:28



Comentário de: RONALDO CAMPANARO

cara Juliana

Eu não sou inventado não e felizmente acredito que ainda aja pessoas que creem realmente em Jesus Cristo e procuram permanecer firmes nas suas convicções . Quanto a ser chamada de radical , fundamentalista , alienado ou outro adjetivo no sentido pejorativo , acredito que seja consequencia natural de tomar uma posição ( assim como vc também deve receber por sua atual posição de " desertora da fé evangélica " ).
Não me preocupo com isso pois eu sei em quem tenho crido e fico triste porque um dia vc também acreditou mas deixou que a semente fosse roubada pelas aves do céu ou sufocada pelas ervas daninhas ( vc sabe do que estou falando ). Você também poderia ser taxada de radical na sua atual aversão ao cristianismo , defesa do ateismo e feminismo.
Não defendo o fanatismo cego e falta de respeito as crenças alheias ( porque aprendi que Deus , sendo soberano e todo-poderoso , respeita a individualidade e o livre-arbitrio humano , então quem sou eu para não respeitar ? ) mas isso não impede de tomar decisão de ficar do lado de quem vai vencer no final . Vc decidiu e tem decidido a cada dia de que lado está e certamente todos deverão decidir também , infelizmente muitos serão enganados e preferirão blasfemar contra o Deus vivo .
Olhe para a realidade do mundo e para os sinais dos tempos e verá que as profecias biblicas e demais textos da biblia não podem ser ignorados .
Obs .: Jesus disse que aquele que não é por nós é contra nós e aquele que não ajunta , espalha . Não pode haver posição em cima do muro , é sim, sim , não não .Essa estoria de paz e amor ao estilo esoterico e hippie não passa de enganação .

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 22:17



Comentário de: RONALDO CAMPANARO

CARO THIAGO SOARES ( rebatizador )

Pô bicho , na moral você mandou bem no seu conselho pra mim , brother !!!!
Os meus comentarios não são baseados nesses filmes , embora tenha assistido muitos deles ( alguns são ruins como o Meggido mas a maioria tenta ser fiel as escrituras , embora tenha alguma ficção para tornar mais emocionante ) . Quando vi seu apelido de rebatizador pensei que fosse algum cristão com pensamentos radicais ou algum descontente com a igreja atual ( até me enganou com palavras bonitas como Valdenses , anabatistas ) mas ao entrar no seu blog foi uma decepção com o conteúdo punk metaleiro .
A teologia clássica também fala sobre os acontecimentos do fim dos tempos que comentei , é só ler sobre as profecias do livro de Daniel e apocalipse e ficar antenado nas noticias atuais e ver os sinais para ver que a maioria já se cumpriu ou esta para se cumprir em breve .
Se tiver alguma coisa boa e atualizada para me indicar eu aceito ,meu amigo ( infelizmente não encontrei nada no seu blog ) .
Um abraço amigo , Deus te abençoe .


PermalinkPermalink 25.06.09 @ 22:34



Comentário de: RONALDO CAMPANARO

" Por que tão poucos cristãos demonstram alegria? Uma pessoa alegre seria mais parecida com a Madre Teresa ou com a Madonna? "
Concordo com o comentário que diz que os cristãos estão alegres até demais . Tristeza só se for nos mosteiros e abadias , com seus monges enclausurados ! Que eu saiba os cristãos tem mais motivos ainda para demonstrarem alegria , pois são redimidos e lavados pelo sangue do cordeiro do que os ateus e materiualistas com sua vida vazia e falsa sensação de paz e alegria ( com base muitas vezes em coisas externas : bebida , sexo amoral ou drogas ) .
" Como pode uma religião que inclui um texto como Cantares de Salomão entre seus escritos sagrados ser conhecida como inimiga do sexo?"
Somente uma mente deturpada para interpretar de forma sensual ou lasciva Cantares de Salomão , que descreve um relacionamento entre homem e mulher correto e santo e também pode ser interpretado espiritualmente como uma figura do relacionamento de Jesus Cristo com sua noiva ( a igreja ) . O cristianismo não é contra o sexo mas sim contra a corrupção do sexo pelo homem pecador e suas abominações ( homossexualismo, fornicação , pedofilia bestialismo e outros ).
" Como podem os evangelistas da televisão promover com tanta animação a teologia da prosperidade em um mundo cheio de injustiça e sofrimento como o nosso? "
O exagero da teologia da prosperidade e tão ruim quanto as doutrinas de miséria e pobreza da igreja católica ( como se isso fosse sinal de humildade ).
A injustiça e o sofrimento é causado pelo pecado inerente no homem caído ( egoísmo e avareza ) e só pode ser resolvido com o novo nascimento através de Jesus Cristo . Não adiantaria tornar todos ricos ou pobres se não mudasse o homem interior .






PermalinkPermalink 25.06.09 @ 23:01



Comentário de: RONALDO CAMPANARO

Cara Juliana (não resisti em comentar a sua frase )

"Apesar de continuar não crendo na Bíblia ou na salvação da alma, posso afirmar que fiz um pouco as pazes com o cristianismo ao ler Alma Sobrevivente. Foi um livro que me fez lembrar que, independente da cruz de Cristo ou da remissão dos pecados, a mensagem cristã é uma mensagem de amor, humildade, compreensão e paz."
1 ) Gostaria de saber se tem algum motivo real para não crer mais na biblia ou salvação da alma ? Será somente por sua decepção com a igreja ou a sua " lavagem cerebral dos principios judaico-cristãos" através da literatura humanista e ateísta ?
2 ) Você fala de desconversão como se a conversão fosse simplesmente o ato de lavagem cerebral de alguma seita quando na realidade é um realidade de novo nascimento espiritual . Não confunda convencimento mental ( que pode ser feito através de persuasão humana ) com o novo nascimento ( voce sabe disso ).Existem os " convencidos " ( aqueles que somente aceitam o cristianismo na mente ou são simples religiosos ) e os convertidos ( que realmente creram em Jesus Cristo e tiveram sua vida transformada ).
3 ) Não tem como você " fazer as pazes " com o cristianismo com postura "independente da cruz de Cristo ou da remissão dos pecados" porque isso é a base do ministério de Jesus Cristo . Não pode querer rejeitar o autor e ficar com seus ensinos ( porque sem o autor não há vida ) .Como voce quer ter amor , humildade , compreensão e paz se você se tornou uma inimiga da cruz de Cristo ?
Pense nisso e Deus te abençoe

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 23:27



Comentário de: Juber Donizete · http://www.juberdonizete.blogspot.com/

Juliana,

Também gosto do Yancey, do Brennam Manning, do Caio Fábio., auto. São autores inteligentes.

PermalinkPermalink 26.06.09 @ 15:05



Comentário de: Gusta

"Foi um livro que me fez lembrar que, independente da cruz de Cristo ou da remissão dos pecados, a mensagem cristã é uma mensagem de amor, humildade, compreensão e paz..."

Isso é o que importa no final das contas...apenas ter a certeza disto! O resto é perda tempo em defender posições que estão em um nível muito abaixo da mensagem principal, seja qual for a religião.



PermalinkPermalink 29.06.09 @ 17:01



Comentário de: Janaina de O. Ferreira

Parabéns, RONALDO CAMPANARO !
Muito bom os seus comentários e as suas argumentações !

Parafraseando a autora do blog, existe sim vida inteligente no meio evangélico. Você acaba de provar isso.

Já li um livro de Philip Yancey há muitos anos atrás e gostei muito.
De fato o achei inovador e ousado em relação as demais publicações evangélicas. Agora, não conheço a sua conduta de vida, só a sua escrita.
Quem eu considero inovador e ousado mesmo é Jesus Cristo, no melhor sentido que essas expressões podem ter. Inovador e ousado, não pelo o que Ele escreveu, mas pelo o que Ele viveu.

No seu ministério terreno, Ele esteve em contato com prostitutas, leprosos, ladrões e outras figuras marginalizadas pela hipócrita sociedade daquele tempo ( muito parecida com a nossa, alías )e não se preocupou em ficar "mal falado", em perder crédito ou poder, em ser desprezado pelos poderosos...

Quem na sociedade de hoje se arriscaria a sua posição, suas vantagens, privilégios e vantagens pessoais, para defender as suas convicções, para cumprir a sua missão ?

PermalinkPermalink 02.07.09 @ 17:41



Comentário de: Janaina de O. Ferreira

Aliás, e a propósito, o livro que eu li do Philip Yancey há anos atrás a que me referi, chama-se " O Deus (in)visível". ( sic)

Este livro é excelente !

Abraços fraternos.

PermalinkPermalink 04.07.09 @ 00:01



Comentário de: Janaina de O. Ferreira

ERRATA:

"aliás"

"Quem na sociedade de hoje arriscaria a sua posição, suas vantagens, privilégios e vantagens pessoais, para defender as suas convicções, para cumprir a sua missão ?"

PermalinkPermalink 04.07.09 @ 00:04



Comentário de: Daniela Custodio

OLÁ JULIANA, ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSE SEU POST MAS SINTO-ME NA OBRIGAÇÃO DE TE DIZER QUE ESTÁ ERRADA EM RELAÇÃO A CERTOS PENSAMENTOS QUE VC NUTRE HOJE. NÃO ACREDITAR NA SALVAÇÃO SIM É SER RADICAL. CONCORDO QUE NÃO DEVEMOS SER XIITAS E ENGOLIR TUDO O QUE VEM DE PULPITO, MAS DEVEMOS SIM TER DÚVIDAS, MAS PRINCIPALMENTE, DEVEMOS PROCURAR ELUCIDÁ-LAS PARA NÃO CORRERMOS O RISCO DE SERMOS ENGANADOS. SOMOS A IGREJA DE DEUS E COMO PESSOAS NÃO SOMOS PERFEITAS. MAS AI DIZER QUE NÃO SOMOS UM POVO FELIZ???? VC NUNCA FOI EM UM ACAMPAMENTO CRISTÃO? NUNCA TEVE A CHANCE DE SER PREENCHIDA PELO ESPÍRITO SANTO, DE FALAR COM DEUS??? TENHO MINHAS DÚVIDAS, POIS SE TIVESSE TIDO UMA EXPERIÊNCIA ÍNTIMA COM O PAI NÃO TERIA DESISTIDO DELE ASSIM TÃO FACILMENTE. ALÉM DISSO, DEUS NUNCA DISSE QUE SERIA FÁCIL SER UM CRISTÃO. NUNCA DISSE QUE SERÍAMOS FELIZES E NÃO HAVERIA LUTA ALGUMA, PELO CONTRÁRIO. ELE DISSE "NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO". E DE ONDE VC TIROU QUE OS CRISTÃOS SÃO INIMIGOS DO SEXO???? O Q É ISSO??? SEXO É BOM DEMAIS SIM, QUANDO TEMOS ESSA EXPERIÊNCIA COM A PESSOA QUE ESCOLHEMOS PARA CASAR, DENTRO DO CASAMENTO, ABENÇOADOS POR DEUS E AI SIM É MARAVILHOSO, NÃO TEM NADA DE PECADO MUITO MENOS DE ABOMINÁVEL.
QUANTO A PREGAÇÃO DA PROSPERIDADE NA TV... MINHA CARA, VC É JORNALISTA ASSIM COMO EU, É INTELIGENTE, UMA PESSOA PENSANTE, ENTÃO COMO PODE DEIXAR SE LEVAR POR TUDO O QUE VÊ NA TV???? O MUNDO ESTÁ CHEIO DE INVERDADES, DE IMPUREZAS E NO MEIO EVANGÉLICO NÃO É DIFERENTE. TEMOS MUITAS LUTAS E TEMOS QUE SABER O QUE É VERDADEIRO E SEGUIR SÓ OS CAMINHOS QUE DEUS QUER PRA NÓS E ISSO SÓ FAZEMOS QUANDO O CONHECEMOS E PRA CONHECERMOS TEMOS DE CONHECER A PALAVRA DELE A QUAL VC TEM A CORAGEM DE DIZER QUE NÃO ACREDITA!!!!
EXISTEM SIM MUITAS PESSOAS QUE NÃO MERECEM NENHUM CRÉ;DITO NO MEIO EVANGÉLICO, MAS COMO VC MESMA ADMITE EXISTE AQUELES Q MERECEM SER OUVIDOS E COM QUEM PODEMOS APRENDER, ENTÃO MINHA IRMÃ ESPERO QUE VC REVEJA O QUE ESTÁ NO SEU CORAÇÃO PQ O SENHOR NUNCA DESISTIU DE VC, ELE TE AMA COMO DA PRIMEIRA VEZ Q VC FALOU COM ELE E A QUER DE VOLTA PROS BRAÇOS DELE... QUE O SENHOR A ABENÇOE...

PermalinkPermalink 06.07.09 @ 15:56



Comentário de: Rodrigo[NightSpy]

Enquanto a igreja evangélica(não todas , mas a maioria) continuar afirmando que Jesus e Deus são a mesma pessoa, assim como a católica continuar adorando falsos deuses(santos)ou a espirita dizer que estamos sempre reencarnado parar melhorar e o mundo estar sempre piorando entre outros diversos absurdos(na minha opinião) que vejo por ai ... continuo acreditando na minha própria fé do que nelas.

Fico com o @Luciano nessa. SER E ESTAR.

PermalinkPermalink 08.07.09 @ 09:52



Comentário de: Meire · http://pensareorar.blogspot.com

Graça e Paz Juliana, muito prazer em acompanhá-la e ser acompanhada por ti. Tem um selo pra você no meu blog.
http://pensareorar.blogspot.com

Em relação a vida inteligente no cristianismo, você é uma prova de que ela existe sim caríssima.

PermalinkPermalink 09.07.09 @ 01:38



Comentário de: antônio pellegrini

Dos comentarios lido,verifiquei , que os grandes escritores brasileiros foram esquecidos.Apenas um.Plinio Salgado,Foi e continua sendo um dos maiores escritores da lingua portuguesa,pelo vigor, estilo e extraordinária cultura.Os seus livros, todos eles,são de uma beleza incomensurável.

PermalinkPermalink 13.07.09 @ 03:00



Comentário de: pecadora

Por que tão poucos cristãos demonstram alegria? Uma pessoa alegre seria mais parecida com a Madre Teresa ou com a Madonna?

- Pq muitos deles estao na decadencia e outros chegam a abandonar a vida com Deus. outros sao hipocritas. acho q alegria nao tem a ver com aparencia, esse lance de madonna e madre, nao tem nada a ver.

Como pode uma religião que inclui um texto como Cantares de Salomão entre seus escritos sagrados ser conhecida como inimiga do sexo?

- o cristianismo soh eh conhecido como "inimigo do sexo" em mentes doentes. Jesus eh inimigo da prostituição, deste pecado especificamente.

Como podem os evangelistas da televisão promover com tanta animação a teologia da prosperidade em um mundo cheio de injustiça e sofrimento como o nosso?

- de fato, eh ridiculo. mas eu creio, sim, q deus quer fazer as pessoas prosperarem em tds os aspectos, mas muitas vezes o processo eh lento. e vivemos no mundo egoista q quer satisfacao imediata.


EU TENHO IMENSA CURIOSIDADE EM SABER O Q ACONTECEU NA SUA VIDA PRA VC ODIAR CRISTAOS. O QUE FIZERAM COM VC?

E OUTRA, COMO UMA PESSOA INTELIGENTE COMO VC, CAIU NESSA? pq, na boa, EU FILTRO TD!!!!!!! sou crista e filtro. pra mim autoridade eh Deus, Jesus e o Espirito Santo, o resto eh homem pecador. falhos como eu. o pastor das almas eh Jesus.


Vc era mesmo crista, ou sera q se apegou a uma "religiao" para se livrar de algum problema?

PLEASE, DE O SEU ANTI-TESTEMUNHO.

pq, cara, eu conheço uma pancada de gente q saiu da igreja e nao tem odio de evangelico e cristao. foram viver suas vidas e tal. mas no seu caso ha uma revolta. e se o caso for grave, acho que vc devia abrir e citar nomes.

se a igreja te fez muito mal, vc tem q falar.se foi roubo, estupro. vc deve falar. pq tanto odio????? se foram palavras, fale tmb. enfim, fale. ao inves de falar odeio cristao e evangelico.

alias, ate serviria de alerta!!!!!

abs!


Cristianismo é Jesus Cristo. ponto. o resto nao serve.

PermalinkPermalink 19.07.09 @ 18:24




Cara Juliana,

Uma das coisas mais incríveis da internet é ser ela um terreno em que se cruzam pessoas geográfica e cronologicamente tão distantes, mas que têm histórias e percursos em comum.

Encontrei uma notável confluência entre mim e seus textos e seus (des)caminhos pelo meio evangélico. Creia-me: há aqui, do lado de cá da tela, alguém que teve experiências similares às suas, na medida em que pessoas distintas possam ter experiências de vida semelhantes.

Li Phillipe Yancey também, especialmente seu livro "O Jesus que nunca conheci". Yancey é um contrapeso no fundamentalismo religioso dos "born again" americanos. Não é daqueles que passam a vida toda lendo um Livro só. Não à toa, é detestado por muita gente no meio cristão xiita, como Júlio Severo.

Mas não deixa de ser frustrante ler suas reflexões, porque, mesmo quando lê Tolstoi e Dostoievsky, ele os reduz, lendo-os à luz da teologia reformada. Sua fé torna estreita sua leitura desses gênios, porque extrai de suas obras apenas pretextos para suas reflexões devocionais.

Muito obrigado por seus textos e por compartilhar suas vivências com pessoas estranhas. É sempre acalentador descobrir que não estamos sozinhos.

Abraço

Leonardo (ou Lelec, como queira)

PermalinkPermalink 26.07.09 @ 07:19



Comentário de: Helen Araújo · http://incumbencia.blogspot.com

Hey Ju, não li esse livro de Yancey, mas deve ser realmente bom, depois de C.S Lewis, ele é um de meus escritores favoritos! Dos livros que ele escreveu, só li, 'Maravilhosa Graça' e 'O Jesus que eu nunca conheci', e gostei muito^^.

Só fiquei triste por saber que sua fé em Cristo tenha sido abalada, sim pq se decepcionar com a religião, com a instituição e seus dogmas é uma coisa, todo ser pensante que tenha o mínimo de censo crítico v que a religião cristã-evangélica tem se distanciando há tempos do evangelho simples de Cristo, há muita manipulação e a massa muitas vezes burra, segue o que lhes é sutilmente imposto cmo se fosse a vontade de Deus, cmo se fosse vdd... O evangelho de Cristo que coloca em foco o próximo tem sido deixado de lado e as pessoas adotam o evangelho egoísta em que 'EU' venho primeiro e depois se der, por desencargo de consciência, penso no outro, pura hipocrisia! Qdo olho pra Cristo, vejo o qto a maioria de seus "seguidores" se distanciam dele... Falta graça.

Seguir a Cristo nunca foi fácil, e ele mesmo disse qdo fez o convite (Lc 9:23), no entanto, para onde iremos se só ele tem as palavras de vida eterna? Religião não serve pra nda (é o ópio cmo já disseram), denominação muito menos, Cristo vai além disto que vemos por ai em algumas igrejas, em alguma pregação de teologia da prosperidade; Cristo é o humilde Salvador, Deus, que se fez homem por amor...
Grande bju

PermalinkPermalink 26.07.09 @ 10:11



Comentário de: Janaina de O. Ferreira


Concordo com você, HELEN ARAÚJO,

Preceitos religiosos nunca poderão prevalecer sobre a Palavra de Deus !

Só não concordo quando você afirma que a religião não serve para nada...

A religião é importante sim quando o seu fundamento é a Palavra de Deus.
Quando a religião se desvincula do seu legítimo fundamento, da sua legítima motivação, aí sim começam os problemas ( fanatismo, intolerância, hiprocrisia e tantos outros ).

Deus te abençõe !

PermalinkPermalink 29.07.09 @ 17:48



Comentário de: Deise Duarte · http://jochamaeu.blogspot.com

Ai Ju, o que é issooooo! Nem consegui ler todos os comentárioss que é coisa que adoro pq ta bombandooooo. haha

Todo exagero fere e só o respeito conserta, e eu consegui ver em ti um respeito muito grande em ti, principalmente no último encontro.

sou tua fã. prontofalei!

E eu nem quero ler livros que questionam a fé pq sou cabeça fraca e me desconverto rapidinho.haha

=***
Louca para te ver de novo. (que gay!)

PermalinkPermalink 16.08.09 @ 14:25



Comentário de: Helen Araújo · http://incumbencia.blogspot.com

Olá Janaina de O. Ferreira,

Puts, anos depois eu te respondo, haha, já havia me esquecido que tinha comentado neste post, no entanto resolvi dar uma passadinha, qdo te vi heuehueheu.

Tipo, eu sou da seguinte opinião, que Deus não possui religião. Jesus não pregou nenhuma religião, e ainda digo mais, a religião é em grande parte, responsável pelo ceticismo de alguns.

Jesus veio trazer liberdade, e não dogmas que aprisionam; um exemplo disso que falo, está nos evangelhos, a religião é representada pelos fariseus, escribas, saduceus e outros grupos religiosos do tempo de Jesus. Cuidavam em cumprir os mandamentos, mas só exteriormente, e se achavam santos por isso, eqto Jesus, com toda sua humildade cumpriu os mandamentos por inteiro, viveu...

Vc diz que a religião é importante... não sei pq. Por causa da religião, os homens matam, se tornam intolerantes, amargos muitas vezes... Logo, Deus não tem nda a v com isso.
Bju

PermalinkPermalink 18.09.09 @ 04:16



Comentário de: Chang Tsai · http://www.outsidethebox2006.blogspot.com

Oi, Ju... se vc passou por "um período xiita", eu passei 10 anos de Tropa de Elite, já tava ficando igual ao Cap. Nascimento, prestes a explodir rsrs... tb já li Decepcionados com Deus, de Yancey... uma outra sugestão de leitura é o livro "Por que você não quer ir mais à igreja?", de Wayne Jacobsen e Dave Coleman... história simples mas bem reveladora...

PermalinkPermalink 19.02.10 @ 09:23



Comentário de: denise stephany

Este livro me parece bom..

Bom post..

xero

PermalinkPermalink 09.03.10 @ 13:54



Comentário de: Rodmar Vieira

Acho engraçado como todo que se diz não radical, acaba sendo um mais radical do que aqueles a quem ele critica. Jesus instituiu sim uma igreja, que não tem placas nem nomes e não é presa ao achismo do cidadão comum, veja o que Jesus disse: "instituirei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalrecerão contra ela" já leram isto em algum dos evangelhos?? eu li. A igreja ou Ek Klesia= chamados pra fora, é um grupo de pessoas, salvas, lavadas e regeneradas em promessa do Senhor Jesus, algo ainda não realizado mas prometido por Jesus no fim dos tempos... pessoas são pecadoras, tem defeitos, algumas escrevem bem outras parecem comigo... mas todas tem seus defeitos. Yancey não consegue separar uma coisa da outra, promove uma confusão com palavras arrumadinhas e um discurso lindo que dá uma coceirinha gostosa no ouvido mas é verdade o que diz?? cada um investigue por si. O fato é que a Igreja(que Jesus instituiu e pregada pelos apóstolos) é a arca de noé dos tempos modernos, que abriga um monte de náufragos, com todas as suas piscicoses e defeitos e ainda sim, chegará ao seu destino final. Antes de acusar-me, de uma olhadinha pra vc mesmo, já dizia Muddy Waters, penso que esta deveria ser a máxima de todo cristão, qndo vc acusa a igreja´(instituída por Jesus, não os templos fundados por mãos humanas) vc está se auto acusando, tem defeitos na Igreja, pq vc não corrige

PermalinkPermalink 15.03.10 @ 10:07



Comentário de: Nelson Góes

Acho interessante como algumas pessoas têm uma péssima capacidade de assimilar o que está escrito.,Esquecem por exemplo, que as principais mensagens trazida por Jesus Cristo foi a idéia da igualdade entre todos nós, que qualquer um pode alcançar o mais alto reino e que para isso é fundamental seguir os princípios da tolerância e do respeito aos demais. Então destroem toda uma mensagem para repetir indefinidamente uma única frase ou uma única idéia, por vezes raramente repetida.

Ronaldo Campanaro, tudo me leva a crer que a tal "igreja mundial" que foi "profetizada" pela bíblia, é a mesma igreja que hoje se apoia nela. A bíblia e as igrejas nela baseadas (seja a catolica, sejam as reformistas) bebem da fonte de várias culturas e ao longo do tempo foi incorporando ritos e costumes de crenças diversas a fim de absorver um maior número de seguidores. Abafam a mensagem principal do evangelho para dar ênfase a passagens singulares e quase sempre egoístas. Enquanto você fica aí sentado esperando o fim do mundo, a Juliana é uma das que estão tentando construí-lo.
Cuidado amigo, pois o incauto pode estar sendo você.

PermalinkPermalink 07.06.10 @ 02:15



Comentário de: Rogério Silva · http://rogsilva.wordpress.com

"Esquecem por exemplo, que as principais mensagens trazida por Jesus Cristo foi a idéia da igualdade entre todos nós, que qualquer um pode alcançar o mais alto reino e que para isso é fundamental seguir os princípios da tolerância e do respeito aos demais."

A mensagem trazida por Cristo é que todos são iguais e que NINGUÉM PODE ALCANÇAR o mais alto reino a não ser em Cristo. Também é falta de respeito e tolerância atribuir ao Evangelho algo que ele não diz.

"Enquanto você fica aí sentado esperando o fim do mundo, a Juliana é uma das que estão tentando construí-lo.
Cuidado amigo, pois o incauto pode estar sendo você."

Se julgar é errado então julgar uma pessoa porque ela estaria julgando é tão errado quanto (senão pior). Como sabe se o rapaz "fica sentado esperando o fim do mundo" e se não está constrindo alguma coisa? Conhece ele de onde?

Tanto a Juliana quanto o Ronaldo têm direito a emitir opinião. E só.

R: Bem pensado, Rogério! A gente não sabe o que mais o Ronaldo faz, além de comentar no meu blog :) Afinal ele pode ser um membro atuante de obras sociais ou coisas do tipo. Apesar de eu não concordar com a postura ortodoxa dele, uma qualidade ele já mostrou que tem: persistência! ;)

PermalinkPermalink 09.06.10 @ 08:38



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Sobre diplomas e comentários indignadosPróximo post: Uma bela chance de ficar calado









Quem?

Juliana Dacoregio
Jornalista, leitora voraz, escritora, cinéfila.
Observadora, vaidosa, passional, sensível.
Lágrimas abundantes e gargalhadas sinceras.
Leal aos amigos e ligada à família.
Cheia de opiniões e de capacidade de analisá-las e transformá-las.
Hábitos simples e pensamentos complexos. Ou vice-versa.

Redes Sociais
Heresia Loira no Orkut
Resenhas sobre cinema e literatura no Amálgama


Assine o Feed

Assina meu feedzinho aí, tio. Só pra ajudar!
O que é RSS?

Assine por email:

Heresia Loira








Jô Chama Eu

 Lost in Chick Lit

Image and video hosting by TinyPic


Eu no Digestivo Cultural:

b2evolution