17.05.09

Languidez ao Senhor

20:55:42, Categorias: Música, Losing my Religion  

Como tudo nesse mundo, a música gospel também é regida por modinhas. Existem períodos em que só se canta sobre chuva de bênçãos, depois vem o fogo purificador. Em determinado ano são as canções de "guerra", no ano seguinte as de celebração. Há também o "louvor espontâneo", que já é praticamente um clássico. Qualquer grupinho de louvor mequetrefe depois de assistir David Quinlan ao vivo sai fazendo suas improvisações sofríveis.

Definitivamente, nada se cria: com palavrinhas como chuva, shekinah, fogo, quebrantamento e sacrifício vai se criando a discografia cristã brasileira. Nos meus tempos gospel a moda era cantar sobre a "noiva" (nada a ver com Kill Bill, infelizmente). É que na Bíblia está escrito que a Igreja, composta por todos os cristãos, é a Noiva de Cristo. Aí, já viu: era um tal de "sou tua noiva" pra cá, "teu amor é melhor do que o vinho" pra lá, "deixa a tua noiva sentir teu perfume" acolá e outras pataquadas nessa linha. Algumas músicas chegam a ter uma conotação romântica-sensual, só faltando os cantores gospel entoarem "Jesus, meu iaiá, meu ioiô, me beija na boca, me ama no chão" ou então parafrasearem Paula Toller com um "tira essa túnica que eu quero você sério"! Exagero meu? Dá uma lida na letra de "Intimidade":

Jesus, eu quero ficar conTigo,
Eu quero ser Teu amigo,
Quero comer no Teu Prato,
Calçar os meus pés nos Teus Sapatos
E arrastar... lára, lára, lára, lá, lá...

Jesus, eu quero muito Você,
Pegar Tuas Sandálias e esconder,
Esconder pra Você não sair
Pois eu quero estar perto de Ti!
Te abraçar... lára, lára, lára, lá, lá...

Jesus, eu quero deitar no Teu Colo,
Te contar tudo, tudo o que sei,
Descansar recostado em Teu Peito
Ouvindo O Teu Coração
E me acalmar... lára, lára, lára, lá, lá...

Jesus, eu quero vestir sua camisa,
Com as mangas maiores que meus braços
Correr pela casa ao Teu encontro
E me abandonar no teu abraço
E te abraçar... lára, lára, lára, lá, lá

E o grau de languidez é ainda maior se você não só ler a letra, mas ouvi-la sendo entoada por Nívea Soares.

Depois de uma vigília cantando músicas desse tipo, sabe-se lá de onde vai manar leite e mel!

Ps - É impressão minha ou a melodia de Intimidade é parecidíssima com a de Mentiras, de Adriana Calcanhoto? Talvez não seja exatamente a melodia e sim a estrutura da letra... Não sei, só sei que quando começo a cantarolar mentalmente uma delas, sempre acabo, automaticamente, misturando com a outra.

Permalink 469 palavras por Ju Dacoregio, No views Comentários (37)

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/35084

Posts similares:
Pedro de Lara, lá-lá-lá-lá-lá-lá-lá
Tomb Raider 3?
Mestre Delih Responde

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Leonardo Pastor · http://www.viscerasliterarias.com

Isso me lembra o Cântico dos Cânticos. Tratam-se de interessantes poemas de linguagem bastante sensual. Isso tudo - sim - dentro da Bíblia, no Antigo Testamento.

PermalinkPermalink 17.05.09 @ 21:12



Comentário de: Thiago Bomfim · http://livrariadothiago.com

Ju,

Muito me alegro ao ler esses seus posts, carregados do sarcasmo mais bem lapidado que existe.

Continue assim!

Abs.

R: Obrigada Thiago! E eu muito me alegro em ver que há quem entenda que muitos de meus escritos estão permeados de sarcasmo e ironia. ;)

PermalinkPermalink 17.05.09 @ 22:05



Comentário de: Sabrina · http://www.bibidivagaemlorota.blogspot.com

Aleluia irmã Juju!!!!hehehehehehe

PermalinkPermalink 17.05.09 @ 22:42



Comentário de: Beatriz

Querida Ju,

A música "Intimidade", cantada pela Nívea, nada tem a ver com a música "Mentiras". São duas músicas lentas, com solo de vioção, mas mto diferentes.

É compreensivo você não entender o que significa intimidadde com Deus. Para que isso ocorresse primeiro você teria q crer q Ele existe, e depois se aproximar Dele. Como não é o caso, quero te dizer q você está perdendo muito em não querer conhecer a Deus, porque o amor Dele por nós vai mto além deste tipo de sensação que vc acha q essa canção pode despertar. Deus é amor, e seu amor é realmente assim, nos leva a uma intimidade tão grande que para aqueles que não creêm é loucura.
Um abraço querida!

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 00:35



Comentário de: Deise Duarte · http://recreiodade.blogspot.com

Eu tenho meu pezinho no mundo da música gospel, e curto aquela "Quero nadar no seu rio..." mas essas de "me queima com teu fogo Senhor uou uou uouuuuu" me dão medo.
Tem umas músicas com gritos tão desesperadores que eu prefiro não ouvir. Assim como me assustam os gritos de "Aleluia irmão".
Intimidade não é assustadora, só é forçada.
E qualquer semelhança não é mera coincidencia.

Tô te esperando, mas não espera muito. É só um agradinho ;)

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 13:24



Comentário de: Silvia · http://www.degaiato.blogspot.com

Fia, depois que li no Globo sobre um padre polonês que lançou um livro chamado "Kama Sutra Católico"...

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 14:38



Comentário de: Kid Bengala

Quem não conhece minha intimidade também está perdendo.

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 17:10



Comentário de: Madonna

Desde que conheci a intimidade de Jesus, encontrei Luz.

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 17:12



Comentário de: Helena · http://tudoporhelena.blogspot.com/

Detesto tambem. Quando eu era criança eram canticos tao simples, hinos da igreja sendo cantados de maneira simples tambem. Quando ja estava 'saindo' da igreja, apareceram os 'Diante do Trono' da vida. Nossa..ficava me sentindo a mais herege das criaturas, porque simplemente não conseguia gostar daquilo...aquela cara daquela moça (se bem que o irmão dela e marido são uns gatos..vestem umas calças apertadinhas, são estilo boyzinhos bombadinhos..ui..). Aí vem a demoooooooooooora pra acabarem as musicas. Nossa, uma repetição descabida, cansativa.Levaram isso pra denbtro da igreja em dois tempos..o Ministerio da Igreja numa demora, dizendo que seria o Espirito agindo...ixe..me cansava aquilo. Não, não gosto e acho que Deus fica achando chato tudo isso tambem, eu acredito em Deus Juliana..hehehe, mas não gosto de igreja nem de crentes. Adorei o texto..hehehehe..tem cada coisa mesmo, que valha-me Deus!

R: Sim, tem mais esse detalhe: as tais ministrações espontâneas fazem as músicas ficarem intermináveis. Todas as vezes que minha mãe foi na igreja ela reclamou disso também. Os hinos antigos, mais simples, contém mais mensagem, são mais gostosos de cantar do que esses louvores que só falam de chuva e glória, fogo e unção!

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 17:30




Não brinca?


UEHEUEHEUHEEU


Eu adoro Adriana Calcanhoto!
Sou superfã dela!

Esses evangélicos são tão cabeças-oca que nem pra
fazer as próprias melodias de músicas eles servem...

rs


beijoss

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 19:24



Comentário de: Rivka

Juliana, leio seu blog mais ou menos desde o começo e é impressionante como cada vez que venho aqui esta melhor, tanto no conteúdo quanto seu estilo de escrever. Ri muito com seu post de hoje, fiquei imaginando Jesus correndo atrás do desocupado que escondeu as sandálias dele... rsrsrs

R: Muito obrigada! E eu ri muito da sua imaginação fértil! :))

PermalinkPermalink 18.05.09 @ 22:34



Comentário de: Alessandra Castro · http://www.colunas.imirante.com/alessandracastro

Afff cada dia mais me supreendo com esse povo fanatico.

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:19



Comentário de: ALESSANDRA DA CUNHA BARCELOS DE SOUSA · http://alessandra-jesuseeu.blogspot.com

QUE PENA...QUE PENA MENINA...

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 14:40



Comentário de: Raquel · http://raquelelbacha.blogspot.com

Eu acho que de tanto ouvir essas músicas na época em que passava finais de semana e até semanas inteiras na casa do meu ex e de tanto escutar músicas como essa obrigada por minha sogra que escutava as músicas na maior altura fiquei com trauma. A repetição dessas músicas é que mata.
Conheço mais das músicas católicas por causa do meus avós que são católicos fervorosos e prefiro as antigas do que as novas. Das novas só se salvam as do Padre Fábio de Melo (aquele padre bonito que tem aparecido bastante na mídia).
Beijos.

PermalinkPermalink 21.05.09 @ 11:12



Comentário de: Ronald França

Está por dentro em !?




PermalinkPermalink 21.05.09 @ 21:56



Comentário de: Patricia · http://www.amordedeus.com

Não é à toa que o padre Fábio foi o maior vendedor de CD's em 2008, superando até mesmo Ivete Sangalo. É mole?!

PermalinkPermalink 22.05.09 @ 12:06



Comentário de: Arcanjo

Cada vez que leio este site , me da uma vontade de rir , rsrsrsrs

PermalinkPermalink 22.05.09 @ 19:27



Comentário de: ronaldo campanaro

A boca fala ( ou no caso a mão escreve ) o que o coração tá cheio . Somente alguém com o coração cheio de sensualidade pode ver isso em uma música dessas .
Essa música e letra foi composta pelo pastor Antonio Cirilo do Ministerio santa Geração e não tem nenhuma conotação sensual-romântica apenas uma demonstração de amor e cuidado .
Essa comparação somente não foi pior do que quand voce comparou o batismo do Espirito Santo com uma viagem de carro ouvindo música .

R: Existem algumas frases-clichês que pessoas sem argumento usam para tentar desmerecer as críticas alheias. Entre os evangélicos sem boa capacidade de compreensão, empatia e argumentação a sentença "a boca fala do que o coração está cheio" serve para tentar desbancar várias críticas. Você a usa, como se em si mesma ela contivesse uma grande verdade contestadora contra minhas opiniões e depois dá informações irrelevantes, como se ao informar o autor da música você garantisse que ela não tem a conotação romântica-sensual que sugeri. E daí que foi composta pelo pastor Antônio Cirilo, aquele do "Xuuu" (só assistindo um dos vídeos dele para entender)? Por acaso a canção se torna irrepreensível por ter sido composta por Cirilo?
E, caro Sr. Campanaro, pelos seus comentários rasos e legalistas não é de admirar que você não entenda o que é sentir o nível de emoção que está descrita no texto sobre a viagem de carro! Se eu fosse uma cristã, que tentasse seguir as palavras de Jesus e viver de acordo com o que ele pregou no Sermão da Montanha eu me envergonharia de ver que há crentes tão "cheios de si" como você.

PermalinkPermalink 22.05.09 @ 22:27



Comentário de: Marcos Vichi · http://compartilhandopalavras.blogspot..com

Na minha opinião, a chamada arte gospel não apresenta muitas manifestações de amor entre o homem e a mulher, devido ao medo de ser considerada sensual ou "mundana". Para compensar, ela transfere este romantismo para Jesus, assim poderá ser considerada espiritual e, portanto, aceitável.

Mesmo não comentando em todas as visitas, tenho acompanhado o seu blog e me divirto com as suas observações sobre o universo evangélico. Vou "linka-lo" ao meu.

Por ter feito parte de uma igreja, você entende a alma dos "crentes", e acerta na hora de escrever sobre as esquisitices que rolam em nome de Deus. Muitas de suas críticas são minhas também.

Parabéns!

Um abraço,

Marcos Vichi

PermalinkPermalink 22.05.09 @ 22:53



Comentário de: Carlos

não chego a ver o exagero apelativo seu, ju...mas acho estas musicas muito nadaver...
interessante que estas musicas mostram um desespero de ser 'intimo' com cristo, usando umas maneiras sem muito haver com as palavras do mestre.
Mas ele mesmo deu a dica de como ser mais intimo dele, mas é um preço que parece bem grande para um mundo capitalista.
"Aqueles que fizer isto (comida, bebida, moradia) aos meus pequeninos fazem a mim";
"Aquele que der uma festa e chamar só os pobres da cidade também mostrará muita intimidade com ele."

Então se quer ficar abraçando Jesus, quer uma dica: abraçe os pobres.

bjo

PermalinkPermalink 24.05.09 @ 17:26



Comentário de: ronaldo campanaro

Cara Juliana

Utilizar frases ou versículos bíblicos e idéias baseados neles não é utilizar frases-cliches nem tampouco demonstram falta de " argumentos " ao contrário da sua postura de expressar " sarcasmos e ironias " como você demonstrou se orgulhar na resposta do comentário anterior . Afinal sarcasmo e ironia não é nenhuma demonstração de " capacidade de compreensão,empatia e argumentação " da sua parte , é apenas jogar palavras ao vento .
Quanto as suas críticas sobre música você tem seu direito a não gostar desde que não denigra a imagem de ninguém questionando as suas intenções ao compor ou forma de se expressar ( " languidez " ).
Se você fosse uma cristã ( se é que foi algum dia ) não faria estes comentários maldosos e saberia defender os irmãos de ataques gratuitos de quem não conseguiu perseverar na fé e se orgulha de ser uma " desertora " ( quem será que é " cheio de si " ? ) .
Obs. : a informação do autor é importante no sentido de avaliar a fonte da musica e seu caráter que com certeza desbanca a crítica apresentada .
Novamente : não leve para o lado pessoal , afinal de contas "quem fala o quer , ouve o que não quer " ( isso sim é que é frase-clichê !!! )
Deus te abençoe e até a próxima .

PermalinkPermalink 24.05.09 @ 19:19



Comentário de: Leticia

Juliana,

Nem sei como cheguei até seu blog. Mas valeu a pena. Nossa, impressionante como você expressa de forma sagaz tudo aquilo que percebi dentro da igreja evangélica, da qual participei num período da minha vida onde a palavra de ordem era desespero. Fico imaginando se alguém perguntasse para Jesus qual era sua religião. Talvez Ele respondesse: não sou evangélico, porque sempre preguei a humildade, a sinceridade, o compartilhar verdadeiro, o amor genuíno. E nessa igreja vejo arrogância, hipocrisia, mentiras, insolência, e o pior: usam meu nome para ludibriar, iludir, castrar, acusar, criar preconceitos, separatismo e tantas outras inumeráveis coisas que detesto.

Um grande abraço e parabéns pelo blog.

PermalinkPermalink 24.05.09 @ 20:14



Comentário de: Maurício · http://praxiscrista.blogspot.com

Olá Juliana

A lógica do mercado na música goxspel não é diferente daquela que ocorre na chamada música profana. As músicas que tocam nas rádios e aparecem nos programas de TV também apelam para a repetição e os clichês. O mesmo povo que assistia Faustão ou Gugu é o que se converte nas igrejas evangélicas e são bombardeados pelos conjuntos "bola da vez". Porém existem alternativas: Estênio Marcius, Carlinhos Veiga, Gladir Cabral e os predecessores João Alexandre, Cíntia e Silvia, Guilherme Kerr e outros ainda fazem boa música popular brasileira, com letras mais inteligentes e uma visão cristã mais coerente. Juliana, como em todos os lugares, não existe apenas o lado negro da força.
Um abraço.


PermalinkPermalink 25.05.09 @ 14:56



Comentário de: ronaldo campanaro

cara Juliana

Temos uma coisa em comum : não temos medo de expressar nossas convicções . Acredito que você realmente acredita estar fazendo um bem ao público expressando aquilo que acha hipocrisia dentro da igreja ( como se o mundo não fosse hipócrita ) . Não estou alheio quanto a hipocrisia na igreja apenas não concordo com as intenções que a levam a mostrar os defeitos da igreja e a parcialidade do que esceve ( não mostrando o lado correto e bom da igreja ) .
Se você mostrasse a hipocrisia na igreja com base bíblica e não por sentimentalismo com a intenção de ajudar os cristãos a crescerem na fé e na sã doutrina (como muitos sites cristãos fazem ) estaria fazendo um grande serviço ao Reino de Deus ( ao invés de usar sua inteligência agindo como uma inimiga da cruz ).
INFELIZMENTE não é essa a sua intenção mas sim fazer um ataque sutil e gratuito ao cristianismo ( algumas vezes se fazendo de vitima ) e fazendo apologia ao ateísmo bem como atrair a atenção para seu blog .
Não quero levar meus comentarios a um campo de batalha de egos inflamados querendo a todo custo mostrar que estou certo ( hoje decidi durante minha meditação bíblica a não fazer isso porque estaria fazendo a defesa da fé cristã por motivos pessoais ) .
A minha motivação é defender a fé cristã e autoridade da bíblia por amor a Deus e a Sua Palavra e não fazer ataques pessoais a você . Me perdoe se a ofendi com minhas opiniões .
Acredito que poderá mudar sua opinião sobre Jesus Cristo e olhar para ele e ñão para os defeitos da igreja ( se Jesus transformou a vida de um perseguidor da igreja como Saulo para um pregador do evangelho pode fazer isso com você também ) .
Siga suas proprias palavras e se se torne uma cristã e " seguir as palavras de Jesus e viver de acordo com o que ele pregou no Sermão da Montanha"
Deus te abençoe

PermalinkPermalink 25.05.09 @ 23:54



Comentário de: Charles A. Müller · http://www.sitecharles.com

Só uma visão muito distorcida sobre o que é fé, louvor e adoração para ver um tom "lânguido-romântico-sensual" em algo que apenas compara a relação de Deus e devotos com uma relação (metaforicamente) de Pai com filhos. Você viu a montagem do vídeo? São fotos de crianças em relação aos pais.
Precisa ter fé para admitir que "somos pequenos", que precisamos de Deus. É disto que estas músicas tratam.
Sem intensa fé cristã, não se compreende (muito menos se vive) esse tipo de adoração.
..
Música não é louvor. O louvor inclui a música. Adoração não é louvor, mas o louvor faz parte da adoração. Este tipo de música faz parte de um tipo de louvor chamado de louvor extravagante, que busca uma adoração extravagente. Creio que há um erro de uso da língua portuguesa aí. O termo deveria ser "louvor extravasante".
..
Esse tipo de louvor vem de um movimento de ministros-músicos que não se importam em extravassar sua alegria em serem cristãos nem sua dependência de um Deus.
Se você é ateu não precisa e não concorda com essa relação de dependência (afinal, nem em Deus acredita). Se você é cristão, precisar de Deus é essencial. Faz parte da fé. Se você não tem esta fé, seria prudente ao menos respeitar quem a tem.
..
Internacionalmente, o grupo australiano Hillsong divulgou esta forma de música e louvor. No Brasil, David Quinlan, Diante do Trono, Santa Geração e Casa de Davi são grandes incentivadores deste formato.
Quando ouvi essa música pela primeira vez também não entendi. Mas, bastou lembrar do quanto eu uso a palavra "Pai" em minhas orações, para entender que a letra reflete a rendição dos filhos de Deus.
Outra música que destaca essa postura (de fé;) de ser filho de Deus e de precisar do Pai é "Abraça-me" com David Quinlan e Heloísa Rosa.
http://www.youtube.com/watch?v=0Y5Ccy7cnzY
..
Sugiro estes links para leitura, são esclarescedores:

O que é adoração extravagante?
Um comentário sobre Darlene Zschech, do Hillsong Music Australia, autora da música Shout to the Lord (Aclame ao Senhor) e do livro Adoração Extravagante.
http://www.nelsonbomilcar.com.br/artigos/adoracao-extravagante-segundo-darlene-zschech/

Missão do Ministério Paixão, Fogo e Glória (PFG), liderado por David Quinlan
http://www.fogoegloria.com.br/novodavid/quemsomos_missao.html

O que é louvor e adoração?
http://alessandroadorador.blogspot.com/2009/03/louvor-e-adoracao.html

..
O erro de algumas Igrejas é o exagero, é achar que esta é a única forma de adorar e que cabe em qualquer situação. Se você tem meia hora de culto para o louvor, não vá querer ministrar 2 louvores animados (de celebração) e seguir com 20 minutos de repetição lenta de 4 versos. Num ambiente coletivo há risco de parte do grupo não estar em sintonia com tamanha intimidade com Deus, ao menos não naquele momento. Agora, se você está na sua casa, sem limite de tempo, e quer externar uma intimidade, é esse formato que vai usar. Se for um retiro, de horas e horas de busca por Deus (só entende quem é cristão), esse formato é facilmente assimilado. O exagero é perigoso (a Bíblia traz muitos exemplos), e Paulo já advertiu para fazer tudo com "descência e com ordem".
Também acho chato e repetitivo quando esse formato de louvor é colocado fora-de-hora, mas acho abençoado quando é colocado no momento em que queremos expressar nossa fé de forma intensa. Novamente, acho difícil quem não ter fé entender, quem sabe, respeitar consiga.
..
Engana-se porém quem acha que esse formato de louvor é uma modinha. Tem gente que adere por modismo, sim, infelizmente. Mas, um louvor extravagante (ou melhor, extravasante) sincero está apenas resgatando relatos bíblicos de adoração extravasante, por exemplo:
a) A mulher que derramou um vaso de perfume fino nos pés de Jesus, lavando-os com as mãos e secando-os com os próprios cabelos. Só Judas criticou o ato (aquele que depois traiu Jesus por dinheiro). Cristo entendeu que a mulher não estava adorando um homem, e sim a divindade que ela reconheceu nEle, de forma sincera e intensa.
b) O rei Davi que dançou para Deus, na frente da Arca da Aliança e sua esposa (que por causa de sua incompreensão e ciúmes, foi condenada à esterilidade).
c) Maria, que ao receber a responsabilidade de ser mãe de Cristo, saiu cantando "meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, pois tem me feito grandes coisas e Santo é Seu nome".
..
Não sei se nos seus tempos de cristã você chegou a experimentar momentos de intensa fé (oro para que se lembre).
Mas, agora que se declara sem fé, assim como muitos que neste blog comentam, entendo sua dificuldade em compreender (ou sua dissimulação em distorcer). Resta orar por você para que volte a compreender o que é acreditar em Deus e chamá-Lo de Pai.
Como diz Paulo em I Coríntios Capítulo 2 (se jogou sua Bíblia fora, poder acessar em http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/2), é difícil a um ateu entender a profundidade da Fé e sua resultante adoração.
:)

PermalinkPermalink 27.05.09 @ 12:22



Comentário de: Carlos

Ju,
gosto muito dos seus textos e acho que você escreve muito bem.
Será que um dia poderia escrever um texto sobre o que você ainda considera uma influência de Cristo no seus pensamentos. Aquilo que você admira em Cristo?

bjo

PermalinkPermalink 27.05.09 @ 13:13



Comentário de: Marcio · http://www.caiofabio.com

Já me senti muitas vezes, quando eu era um trouxa gospel, um herege por não sentir a espiritualidade de musicas(?) assim...os ministros de louvor, quando percebiam que a igreja não sentia a presença, começavam de novo a mesma música até que todos 'sentissem' a "unção". Fico pensando o que eu sentiria se eu buscasse a "unção" nesta música... é ruim, hein?

PermalinkPermalink 27.05.09 @ 22:56



Comentário de: Letícia

Juliana,

Escrevi um comentário acima e gostaria de esclarecer:
Quando critico a igreja evangélica, critico a instituição.
Creio que muitas pessoas, talvez a grande maioria, são
sinceras na fé e bem intencionadas. E isso respeito. Fé não
é uma coisa que podemos questionar. Mas a hipocrisia do ser
humano faz da fé uma coisa paradoxal. Cremos numa verdade
maior que tentamos alcançar, mas como seres humanos, não
conseguimos de forma plena e aí começam as distorções.
Bem, obrigada por abrir esse espaço para podermos nos expressar.

Um abraço,

Letícia

PermalinkPermalink 28.05.09 @ 10:18



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

"Fé não é uma coisa que podemos questionar"

Então não podemos criticar os homens-bomba que realmente têm fé de que estão fazendo aquilo pelo bem de sua religião, obedecendo a um mandamento divino.

O critério democrático dos crentes é deveras peculiar.

Cada uma!

PermalinkPermalink 28.05.09 @ 16:55



Comentário de: Leticia

Caro Alex, você está equivocado. O sentido da palavra questionar é diferente do da palavra criticar. Segundo o Dicionário Aurélio, questionar é "Fazer ou levantar questão acerca de; discutir, disputar, controverter". Criticar, por sua vez, segundo o mesmo dicionário é: "Fazer a crítica de; analisar; dizer mal de; censurar.

Você me desculpe, mas pra mim são coisas bem distintas; podem até estar associadas em determinadas situações, mas não necessáriamente. Além do mais não sou evangélica. Acho que você me entendeu mal.

PermalinkPermalink 28.05.09 @ 21:52



Comentário de: Alex · http://twitter.com/alexotan

Letícia,
Pegue meu comentário e substitua "criticar" por "questionar". Daí leia novamente.
Há pessoas que leem dicionários como leem a bíblia.
Ps: necessariamente não tem acento, pode confirmar com o Aurélio.

PermalinkPermalink 29.05.09 @ 15:08



Comentário de: Leticia

Hahaha, Alex, você tem razão, necessariamente não tem mesmo acento.

Bem, não quero polemizar. Concordo com você que a fé irracional, cega, pode criar enormes problemas e induzir a erros e injustiças. Eu mesma já sofri as consequências danosas desse tipo de fé.

Bem, o que tentei dizer é que Fé é inerente do ser humano, e a liberdade de professá-la é um direito de todos.

Segundo o art. 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular."

Nesse sentido, a fé é inquestionável. Além disso ela não pode ser mensurada, uma vez que é subjetiva, embora os atos decorrentes da fé, esses sim, podem ser mensurados, questionados e criticados.

PermalinkPermalink 31.05.09 @ 18:33



Comentário de: ronaldo campanaro

caro alexotan

Criticar qualquer pessoa pode fazer , principalmente quando não tem nada melhor para oferecer . Mas uma critica inteligente traz fatos e argumentos convincentes e não simplesmente uma negação pura e simples ( os ateus são realmente uma negação!!! ).
E essa conversa fiada de homens bomba como representantes de fé já tá muito gasta , os ateus deviam mudar seu repertório !!!

Deus te abençoe .

R: Ronaldo, alguém que acredita no sangue como remissão de pecados falando em "fatos e argumentos CONVINCENTES"?!

PermalinkPermalink 03.06.09 @ 18:48



Comentário de: ronaldo campanaro

Cara letícia

Vejo no seu primeiro comentário uma frustração pela sua experiencia em uma igreja evangelica ( muitas pessoas que comentam aqui também mostram esse perfil ).
Vejo também que apesar da frustração entende que Jesus Cristo não é o responsável pela atitude das pessoas que se dizem cristãs mas entenda que na igreja não existem pessoas perfeitas e Jesus Cristo veio para os doentes e não para os quese consideram sãos .
Coloque seu foco em Jesus Cristo e não nos homens porque Jesus não veio para criar uma religião ( isso é invenção humana ) mas para reconciliar o homem perdido com o Pai e ser nosso redentor e salvador .
Espero que apesar de tudo tenha encontrado em Jesus Cristo ( e não em uma religião ) a paz que precisou no seu " momento de desespero " .Caso contrário ainda é tempo de conhecer a Jesus Cristo conforme Ele se apresenta nos evangelhos e perdoe aqueles que não puderam ser bons exemplos para você na igreja (mesmo porque um dia Deus vai separar o joio do trigo e somente aqueles que conhecem realmente a Jesus e procuram viver conforme seus mandamentos estarão salvos ) .
A salvação é individual e uma decisão pessoal , procure ser o exemplo que você gostaria de encontrar na igreja ( Jesus disse : aquilo que quiser que os outros façam para você ,faça primeiro para os outros )
Obs: não liga para o sarcasmo e ironia do Alex , porque sempre que não tem argumento ele lança uma piadinha qualquer .

Deus te abençoe



PermalinkPermalink 03.06.09 @ 19:23



Comentário de: RONALDO CAMPANARO

Cara Juliana

Com certeza você não tem " fatos e argumentos convincentes " da teoria da evolução ( nunca provada cientificamente , não passando de especulação ) ou para o hedonismo e materialismo ( filosofia de vida inútil e amoral porque de nada adianta a vida que apessoa leva se ela acaba com a morte , viver somente pelo prazer ) . É PRECISO MUITO MAIS FÉ PARA CRER NESSAS TEORIAS ABSURDAS DO QUE NA REMISSÃO DE PECADOS ATRAVÉS DO SANGUE DE JESUS CRISTO ( SE ANALISAR BEM O CONTEXTO HISTÓRICO , CULTURAL E PRINCIPALMENTE O SIGNIFICADO DO SACRIFÍCIO TUDO SE TORNA MUITO MAIS LÓGICO DO QUE AS TEORIAS ATEÍSTAS ).

PermalinkPermalink 25.06.09 @ 23:57



Comentário de: samuel

vou orar por vc querida! Eu acredito na bíblia que diz que todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Jesus é rei. Posso não ter provas concretas, de que Deus exista, ou milagres descritos nas escrituras, é mais fácil pra nós humanos acreditarmos num pedaço de pedra, que dizem ser um crânio, e que somos todos parentes do macaco. Acredito nisso tudo, baseado numa coisa chamada fé, e é por ela que te afirmo isso, que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o rei!!

PermalinkPermalink 20.07.09 @ 22:02



Comentário de: Eder

Eu ia .....
Mas não vale a pena.
Deus tenha misericórdia de ti, Juliana.
Esse é o seu nome, a qual Deus irá te chamar, naquele "Dia", e o nosso Advogado perante Ele, mais uma vez tentará defende-la, assim como na cruz.
Até lá estarei orando à Deus por sua vida.
Que possa curar essa ferida que abriram no seu coração, e te restaure, e transforme.
Jesus te ama!
Deixe de olhar na horizontal da vida, e olhe para cima, pois é de lá que virá o teu socorro.
Deus te abençoe.

PermalinkPermalink 29.07.09 @ 19:20



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Meus Blogs favoritos, parceiros e amigosPróximo post: Amélie Poulain ainda me rendendo sorrisos





Quem?

Juliana Dacoregio
Jornalista, leitora voraz, escritora, cinéfila.
Observadora, vaidosa, passional, sensível.
Desertora da fé evangélica, mas cheia de fé em si mesma.
Lágrimas abundantes e gargalhadas sinceras.
Leal aos amigos e ligada à família.
Cheia de opiniões e de capacidade de analisá-las e transformá-las.
Hábitos simples e pensamentos complexos. Ou vice-versa.

Siga-me no Twitter
Heresia Loira no Orkut

Assine o Feed

Assina meu feedzinho aí, tio. Só pra ajudar!
O que é RSS?

Assine por email:

Heresia Loira


Desvendando Criciúma

BULE VOADOR

powered by
b2evolution


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]