12.05.09

Entrevista com autor de "Jesus, Interrompido"

09:50:47, Categorias: Losing my Religion  

O americano Bart Ehrman cresceu em uma família religiosa e, quando adolescente, havia se tornado um evangélico fervoroso. O interesse pela Bíblia e por sua história o acompanhou a vida toda e hoje, após 35 anos de estudo, diz ter abandonado o Cristianismo por não acreditar que Deus poderia estar no “comando de um mundo cheio de dor e sofrimento”.

Professor de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Ehrman já escreveu 21 livros sobre religião, incluindo "Verdade e Ficção em O Código Da Vinci", sobre o best-seller de Dan Brown, e "O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse? – Quem mudou a Bíblia e por quê", que figurou entre os mais vendidos na lista do The New York Times. Agora, em "Jesus, Interrupted" (ainda sem tradução), que será lançado no Brasil no segundo semestre, Ehrman tenta revelar as contradições da Bíblia, que provam, segundo ele, que o livro não foi enviado à humanidade por Deus.

[Update: Clique AQUI e leia também a entrevista que Bart Ehrman concedeu a Daniel Lopes, respondendo questionamentos sobre o livro "O que Jesus disse? O que Jesus não disse?". Lá você também encontra a bibliografia completa do autor.]

ÉPOCA – De um tempo para cá temos visto um crescimento do número de títulos com críticas às religiões. O que está motivando os leitores?

Bart Ehrman – Há uma reação contra a direita conservadora do mundo religioso. Aqui nos Estados Unidos há vários líderes desse tipo que tiveram muita atenção da mídia por muito tempo, e as pessoas que estão do lado esquerdo deste espectro começaram a se incomodar. Muitos desses livros escritos por essas pessoas chamadas de "neo-ateístas" são uma representação deste movimento.

ÉPOCA – Alguns dos principais representantes do "neo-ateísmo" são Sam Harris e Richard Dawkins. Em um artigo recente da revista Time, o senhor reconheceu que compartilha leitores com eles. Mas o senhor se considera parte deste movimento?

Ehrman – Não me considero um ateu e não acho que estou fazendo a mesma coisa que esses autores. Eles têm feito coisas boas, mas estão atacando a religião sem conhecer muito. Quando eu escrevo, faço isso como alguém que já esteve profundamente envolvido com a Cristandade, mas que agora a rejeitou. Por isso, a minha perspectiva é completamente diferente.

ÉPOCA – O que fez o senhor passar de um fiel cristão a um “agnóstico feliz”?

Ehrman – Fui criado na Igreja Protestante e fui um cristão muito ativo por vários anos. Mas eu deixei a cristandade não por conta dos meus estudos históricos sobre a Bíblia, mas por não conseguir mais acreditar que poderia haver um deus no comando deste mundo cheio de dor e sofrimento.

ÉPOCA – Qual é o motivo de o livro se chamar Jesus, Interrupted [em tradução livre: Jesus, interrompido]? Quando e como ele foi interrompido?

Ehrman – O título significa que há inúmeras vozes diferentes falando no Novo Testamento. São autores diferentes, que possuem pontos de vista diferentes e que, muitas vezes, são conflitantes. Com tantas vozes assim falando no mesmo livro, muitas vezes é impossível escutar a voz do Jesus histórico, porque ele foi interrompido por outras pessoas.

ÉPOCA – E é possível definir qual é a maior contradição da Bíblia?

Ehrman – São muitas discrepâncias, mas é possível destacar duas. O apóstolo Paulo, por exemplo, acha que a pessoa chega a Deus apenas pela fé, e não pelo que faz. No capítulo 24 de Mateus, no entanto, nós lemos que boas ações levam ao reino dos céus. Essas duas visões são excludentes em um assunto determinante, que é a salvação. Também há visões diferentes sobre quem era Jesus. No evangelho de João, Jesus é Deus, mas nos textos atribuídos a Marcos, Mateus e Lucas não há nada sobre isso. No evangelho de Mateus fica claro que ele acredita que Jesus é um ser humano, e que é o Messias. A Igreja acabou juntando essas duas visões, de que ele é humano e divino, e criou um conceito que não está escrito nem em João e nem em Mateus.

ÉPOCA – O senhor acha que essas discrepâncias fazem da Bíblia uma história falsa?

Ehrman – Eu diria que os diferentes autores da Bíblia tem versões diferentes da história e por isso é errado tentar fazer com que eles digam a mesma coisa. Há muitos erros na Bíblia e, mais importante que isso, há diferentes pontos de vista teológicos e isso precisa ser reconhecido.

ÉPOCA – Alguns críticos do seu trabalho, especialmente o líder evangélico James White, dizem que você quer destruir a fé cristã. O que você acha disso?

Ehrman – Estou tentando destruir o tipo de fé cristã de James White! (risos). Mas na verdade nada que eu faça pode destruir o Cristianismo. O problema é que há um certo tipo de fé cristã que diz que a Bíblia não tem erros e é infalível, e eu não concordo com isso. Eu não sou o único que pensa assim. As opiniões que estão descritas no meu livro são as mesmas da maioria dos estudiosos da Bíblia há muitas e muitas décadas, mas eles não costumam falar disso em público. Meu livro apenas pega o que os estudiosos dizem há muito tempo e torna disponível para os leitores normais.

ÉPOCA – Você recebeu muitas críticas de leitores por conta do livro?

Ehrman – Recebi e-mails de pessoas bravas e sei que na internet há muita gente contrariada. Dizem que quero destruir sua fé, que sou o anti-Cristo. Mas a maior parte dos que escreve ficou grata pelo livro e feliz por eu ter dito essas coisas, já que suspeitavam desses erros, mas não tinham base teológica para questionar a Bíblia.

fonte: Época [via Pavablog]

Permalink 1027 palavras por Ju Dacoregio, No views Comentários (26)

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/34971

Posts similares:
Eu prefiro melão!
RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE… UH
Resposta aos leitores - Hipocrisia evangélica: meu alvo preferido!

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Marjory Poison · http://marjorypoison.spaceblog.com.br

adoro noticias polemicas concerteza esta foi uma entrevista destas bem polemicas
adoro estar aqui
kiss

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 10:21



Comentário de: Gustavo M.

Bem, não é preciso ser muito cético para perceber que a Bíblia é um amontoado de livros históricos, documentais, "causos", e muitas licenças poéticas...mas muitas mesmo. Levar ao pé da letra, qualquer coisa na vida, é ser radical demais, é ser inflexível e alienado em demasia. A pergunta em relação a esse livro na verdade é que utilidade ele teria nesse ataque - sim, é velado, mas não o deixa de ser - em relação a Jesus, mesmo que sendo tratado como o grande personagem histórico que foi? Se for questionado que a voz dele não pode ser ouvida na Bíbilia, de que outro modo podemos ouví-lo? Vale a pena considerarmos os grande erros da Bíbilia e simplesmente duvidar ou não dar mais tanta importância ao que supostamente foi doutrinado pelo protagonista? Não sei, a passagem descrita na Bíblia em relação a Jesus é um rito de dor e de amor ao mesmo tempo, ignorar os recados, ensinamentos e a mensagem ali impregnada, a mim não parece que vão ajudar a diminuir esse mundo "cheio de dor e de sofrimento"....O mundo é cheio de dor e de sofrimento, mas até que ponto para a maioria de nós? para o autor? toda a dor é relativa, se perdemos alguém, queremos morrer, o sofrimento do continente africano - longe do nosso conforto - é impossível de ser descrito em palavras....como seria um mundo onde Deus pudesse estender a sua asa protetora pelos mais de seis bilhões de habitantes? Quantos dos 60 bilhões do gênero humano que já caminharam na Terra foram bafejados pelas graças divinas? Há...se for pensar nisso, no conforto de nossa casa, já é complicado, imagine-se em situações verdadeiramente desesperadoras, quando aí sim, pedimos a intervenção divina. Pensar em Deus é como pensar na imensidão do espaço, nas fronteiras que nunca poderemos conhecer, que o tamanho do nosso conhecimento é nulo em relação ao que acontece de verdade no universo, que somos a periferia da periferia...até ali, é fácil entender o desencanto do autor, mas a parte divina, que exala do simples personagem humano Jesus, é importante para sermos o que formos melhores, afinal, dividimos um mesmo mundo, e anarquia religiosae para quem já não tem muita fé - faça o que tu queres, pois é tudo da lei - é perigoso e desconfortável para os que vivem ao redor....nossa casa é pequena e a cada dia fica mais suja e menor.

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 10:59



Comentário de: Bruna Borges

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo
horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da
falsamente chamada ciência,
A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé."
1 Timóteo 6:20-21

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos
esfriará." Mateus 24:12

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 11:11



Comentário de: Khaled · http://www.palavracult.com

Para quem sabe Inglês, sugiro o canal da Universidade da California no You Tube: www.youtube.com/uctv. Tem uma série de palestras sobre Darwin e como alguns religiosos usam argumentos absurdos para diminuir a importância da Teoria da Evolução.

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 11:38



Comentário de: Deise Duarte · http://recreiodade.blogspot.com

Como é aquela história de "desconverter"? hehehe

Beijo Gata!

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 13:45



Comentário de: hebrew · http://www.caiofabio.com

Bem, nada novo...é apenas mais um crente que creu na "igreja" e seus contos de fada. Ou seja sua experiência foi com a instituição e não com Jesus. Quem lê a bíblia como um livro ou se torna ateu ou descrente. Mas quem a lê como a palavra viva, deixando-a entrar livremente, duvido que não encontrará o sentido da vida. De resto, o cristianismo é a própria negação de Jesus Cristo. Aliás, o jesus pregado pelos evangélicos não passa de um frankstein dos mais feios. Mas o sr Bart Ehrman haverá de entrar no reino de Deus, porque é sincero.

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 14:20



Comentário de: Cláudia · http://www.amordedeus.com

Acho que é isso mesmo! Cada dia que passa as pessoas estão questionando mais e mais as religiões. É interessante criar livros desse tipo para que as pessoas possam começar a realmente refletir sobre o tema e não apenas seguir o que muitas vezes são impostas. Bjokas! Cláudia.

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 17:19



Comentário de: diego · http://flickr.com/photos/peaum_brabo

Eu como cristão e praticante por alguns anos...só tenho uma coisa a Dizer a biblia é um livro bacana, com histórias que valema a pena ser lidas, são lições de vida, de moral, de fé e nada mais que isso.

Acredito que as pessoas começaram a levar tudo mto ao pé da letra, acho que a biblia deve ser lida como vc lê um romance comum, se você aprender algo, nossa que legal! se você não aprender, tudo bem, você leu e sabe que não é bom. Ficar discutindo se é verdade ou não acho meio absurdo (tipo acreditar que Deus fez um boneco de barro e blábla´blá;), tem gente que pratica a religião dos JEDI do Star Wars...tem gente que crê que Elvis não morreu e assim por diante...acho que toda fé tem seus absurdos e as vezes ter fé é acreditar no inacreditável...

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 17:24



Comentário de: Joeldson

"Quem não critica o que crê não lapidará suas crenças, quem não lapida suas crenças será servo das suas verdades. E se suas verdades forem doentias, certamente será uma pessoa doente." (Augusto Cury)

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 18:32



Comentário de: Chang Tsai · http://www.outsidethebox2006.blogspot.com

"Examinem tudo, fiquem com o que é bom". - 1 Tessalonicenses 5:21

Nem tão mente fechada e ser muito radical, nem mente aberta demais e acreditar em tudo que aparece. Que cada um tire suas próprias conclusões e mantenha suas próprias convicções. Se forem saudáveis, claro!

E faz muito tempo que não entro numa igreja...

Obrigado por dar uma passada no meu blog.

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 21:55



Comentário de: daniel · http://www.verbeat.org/blogs/razbliuto

não posso deixar de notar que há uma entrevista com o Bart tmb no Amálgama :-p

http://www.amalgama.blog.br/04/2009/um-livro-demasiado-humano-entrevista-com-bart-d-ehrman/

PermalinkPermalink 12.05.09 @ 23:51




Muito bom o texto!


Imagine você que minha mãe é evangélica(mas não
qualquer evángélica,e sim uma evangélica
da igreja Assembléia de Deus).

rsrsrs


Me perturba por tudo,pelos livros e blogs que leio,
pelas músicas que ouço,pelos filmes que vejo,enfim,
um saco...

Eu gosto muito da minha mãe,
mas que eles são um porre ah isso são!

Não me considero atéia,
minha relação com Deus é a seguinte:ele não liga
pra mim,eu também não ligo pra ele!

rsrsrs

beijoss


PermalinkPermalink 13.05.09 @ 00:02



Comentário de: Alessandra Castro · http://colunas.imirante.com/alessandracastro/

A religão cada dia mais afasta do que aproxima as pessoas.

PermalinkPermalink 13.05.09 @ 14:51



Comentário de: Rodrigo[NightSpy]

O motivo dele sair de sua religião foi péssimo. Se fosse por ensinos falhos ok..porem acreditar q um Deus governa este mundo ridiculo nosso, mesmo lendo o relato das tentações sobre Jesus.... hmmm.. estranho.

PermalinkPermalink 13.05.09 @ 16:47



Comentário de: Raquel · http://raquelelbacha.blogspot.com

Concordo com muito do que esse autor disse nessa reportagem. Não acho que a bíblia seja infalível e acho que a mesma tem muitas contradições em seu texto. Eu leio essas coisas e lembro da minha ex-sogra "querida" que pensava o contrário e não aceitava minha opiniões. Gosto de ler sobre religião e quando lia qualquer livro sobre o assunto, principalmente livros como os desse autor, tinha que cobrir a capa para não gerar discussão e discórdia com ela.
Beijos.

PermalinkPermalink 14.05.09 @ 06:32



Comentário de: Steve · http://anticlerical.multiply.com/photos

Oi, veja esse site
http://anticlerical.multiply.com/photos

PermalinkPermalink 14.05.09 @ 13:35



Comentário de: ALESSANDRA DA CUNHA BARCELOS DE SOUSA · http://alessandra-jesuseeu.blogspot.com

Menina,voce pegou o caminho inverso da salvação onde faz de tudo para pregar dúvidas em relação a Cristo,a Igreja e até a própria Bíblia.Queria ter estado lá na época da sua frequencia aos cultos evangélicos para saber quem ou como foi causado tão grande ressentimento,seja como for,esse novo caminho,por mais perigoso que seja não impede Jesus de te amar e de atrai-la pra Ele.Espero que esse dia chegue,sei que no fundo,embora inadmissível a qualquer pessoa,vc também.

PermalinkPermalink 14.05.09 @ 14:22



Comentário de: Silvia · http://www.degaiato.blogspot.com

Acho que tenho um próximo livro pra leeer, lalala...

Pra acreditar em qq coisa (Deus, por ex), eu preciso conhecer a sua essência; entender pq ele, que é tão magnânimo como dizem, permite a existência de monstros. Só assim p/ que eu acredite nele, ou abandone a idéia de vez. Ninguém conseguiu me convencer, mas acredito sim que existe uma inteligência superior, alguma coisa do tipo. Nem que seja somente nossa fé.

Bjs

PermalinkPermalink 14.05.09 @ 16:15



Comentário de: ronaldo campanaro


Incrível como atualmente tentam desqualificar e tentar por em duvida a infalibilidade da bíblia e a sua inspiração divina ( não bastava os neo-ateistas que como o proprio autor diz que não conhecem daquilo que criticam , e nisso eu concordo com ele ). Agora vem os " acadêmicos " que estudam a bíblia como se fosse um livro comum , procurando as " discrepãncias " ou " contradições " mas fato deles não poderem explicar tais "fatos " não faz deles contradições .
Um exemplo :
1 ) ele diz que mateus 24 diz que a salvação é através de obras e acabei de ler o capitulo inteiro e não encontrei nenhum versiculo falando disso ( apenas Jesus descreve o tempo do fim e fala sobre a sua segunda vinda e da necessidade de perveverar na fé ) . não vi nenhuma " visão excludente ". Aliás os opositores sempre usam esse argumento para dizer que há contradição na bíblia mas isso não tem nexo ( a salvação é pela fé em Jesus Cristo e as boas obras apenas são consequencia de uma vida intimamente ligada com ele )
2) não foi a igreja que criou a imagem divina humana de Jesus , é apenas uma consequencia logica da leitura dos evangelhos . O fato de um evangelho dar enfase ao Jesus Divino ( apresentando ele como Deus ) que é oevangelho de João e outro apresentá-lo como homem e messias ( marcos ) não significa que ele não poderia ser os dois ao mesmo tempo . apenas os autores ( inspirados pelo Espirito Santo ) deram foco a um lado especifico do ministério de Jesus , o que prova que todos os evangelhos são autenticos e se completam ( do contrário não necessitaria de 4 evangelhos e sim de 1 só resumido (que o autor gostaria de ter ).
" Eu diria que os diferentes autores da Bíblia tem versões diferentes da história e por isso é errado tentar fazer com que eles digam a mesma coisa. Há muitos erros na Bíblia e, mais importante que isso, há diferentes pontos de vista teológicos e isso precisa ser reconhecido."
ERRADO : o fato dos autores dos evangelhos terem versões diferentes mas COMPLEMENTARES apenas ressalta que eles foram testemunhas oculares dos fatos , trazendo mais validade para a bíblia . Um exemplo : se cinco testemunhas virem um crime , cada uma poderá dar um foco especifico para descrever o crime ( uma poderá ter o foco na vitima , outra no criminoso , outra na cena do crime ; uma dará detalhes do fato e outra apenas um resumo ; uma poderá dar um detalhe que nenhuma outra deu no testemunho ; a falta de detalhes num testemunho não desqualifica o outro ) , isso significa que o conjunto desses testumunhos é que descreverá mais corretamente o ocorrido do que apenas um testemunho . Assim também a vida de Jesus e seu ministério é grande demais para ser enquadrada em apenas um aspecto ( o autor apenas se respalda no JESUS HISTÒRICO )e por isso a necessidade dos 4 evangelhos descrevendo os mesmos fatos da vida de Jesus mas sob o foco diferente , trazendo no seu conjunto a imagem total do Senhor Jesus .
Esta visão do autor é ( como disse um leitor acima ) é mais uma tentativa velada de dar enfase ao Jesus historico e humano e desqualificar o Jesus Divino ( Deus ) e messias ( salvador ) afastando as pessoas do único que pode perdoar seus pecados e reconciá- los com o Pai .
CONCORDO COM O AUTOR EM UM OUTRO ASPECTO , QUANDO ELE DIZ : " Mas na verdade nada que eu faça pode destruir o Cristianismo "

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 19:29



Comentário de: ronaldo campanaro

Cara Bruna Borges

Parabéns pela colocação , realmente a " falsa ciência " tem afastado muitas pessoas da fé e tem levado muitos a cairem em engano .
Falsos mestres e doutores , cegos guiando outros cegos . Até mesmo o capitulo que o autor tentou usar como " exemplo " de " discrepância " ( mateus 24 ) descreve a atual condição do mundo .

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 19:37



Comentário de: ronaldo campanaro

caro Hebrew

Voce é cristão , agnostico ou ateu ?
Não concordo que o autor vai para o reino dos céus porque é sincero porque não é a sinceridade que traz a salvação ( os ateus também são sinceros na sua negação de Deus , os hindus também são siceros quando adoram ao deus vaca , os muçulmanos também são sinceros quando adoram a Alah ( deus lua ) , os satanistas são sinceros quando adoram a Satanás mas isso não significa que não estão sendo enganados e levados para longe da salvação .
a bíblia diz que se creres em Jesus Cristo conforme as escrituras serás salvo ,isso significa que se o autor apenas crer no Jesus humano e histórico não é o suficiente para que ele tenha seus pecados perdoados e obtenha a salvação , por mais sincero que ele possa ser, ainda mais quando ele se auto denomina agnóstico .

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 19:51



Comentário de: ronaldo campanaro

cara Nadja

Procure entender sua mãe e procure conhecer a Deus por voce mesma ( afinal a salvação é individual ) .
Ser crente não é ser chato ou um porre , muito pelo contrário , é ser realmente livre .
ahh !!! Deus liga pra você sim !!! você é que está ocupada demais para atender a ligação dEle !!

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 19:59



Comentário de: ronaldo campanaro

Caro Diego

Acontece que se voce ler um romance qualquer e não aprender nada não vai fazer diferença entre salvação e condenação , céu ou inferno , vida eterna e morte eterna mas se você ler a biblia dessa maneira e não aprender nada vai fazer toda a diferença .
a bíbia não é um livro comum , apenas mais uma literatura , é a Palavra de Deus .
Ah !! e a propósito : o que é mais facil de se acreditar :
Que o homem foi feito do barro ( já foi provado cientificamente que a composição do corpo humanoé semelhante a terra) e recebeu a vida através do sopro do Deus criador OU que ele veio de uma mutação qualquer de um macaco (que aliás é apenas uma teoria e nunca foi provada cientificamente )??
um abraço , Deus te abençoe .

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 20:11



Comentário de: ronaldo campanaro

Cara Silvia

O seu questionamento sobre a existencia de " monstros " é o mesmo do motivo do afastamento do autor que diz não acreditar que Deus está no controle de um mundo cheio de dor e sofrimento ...
O caráter de Deus é realmente de amor , bondade e ele realemente é magnânimo (isto é , paciente ). O mundo tem dor e sofrimento por causa do próprio homem que usou o livre arbítrio que DEus deu a ele e se rebelou , pecando e trazendo a morte e sofrimento .
Deus está no controle de tudo e somente não acabou com o mal na Terra com seu juízo ( que com certeza será em breve ) porque ele conhece aqueles que ainda vão se arrepender dos seus pecados e se reconcialiarão com Ele e serão salvos. É por amor que ele ainda não fez o seu juízo sobre a Terra mas breve a sua justiça será feita .o tempo do arrependimento é agora .
CULPAR A DEUS PELO MAL E SOFRIMENTO NA TERRA É UMA AFRONTA CONTRA O CARÁTER DE DEUS .

PermalinkPermalink 15.05.09 @ 20:29



Comentário de: ronaldo campanaro

CARO RODRIGO

Concordo com você , o autor não deve ter lido os versiculos que falam falam que o mundo jaz no maligno e e que Jesus chama satanás de principe deste mundo e que por causa dos pecados dos homens Deus os entrega as suas próprias paixões e cobiças e eles acabam fazendo o mundo do jeito que está agora , cada vez mais corrompido .
O autor se desencantou por causa do mal e sofrimento do mundo e se afastou do único que vai acabar com ele .
Isso não significa que Deus não está no controle , pelo contrário , no final tudo ocorrerá conforme Ele planejou ( o mal e os perversos serãio julgados ).
é como o pai que sempre orienta o filho e o adverte dos maus caminhos mas respeita a liberdade do filho em escolher a obediencia ou não e aguentar as consequencias .


PermalinkPermalink 15.05.09 @ 20:38



Comentário de: Josafá Valim de Lima

Cara Juliana, olá.
Lamento ter chegado um pouco tarde para opinar sobre a entrevista do autor, mas ainda assim deixarei meus pitacos.

Bem, ao ler a entrevista do Mr. Ehrman transcrita no post, enxergo dois argumentos principais:
1. A descrença dele em "um deus no comando deste mundo";
2. A impossibilidade de escutar a voz de Jesus (histórico) via Novo Testamento e, por extensão, não somente a descrença no NT, mas na Bíblia como um todo.

Minhas considerações:
1. Você sabe que crer ou descrer é uma "escolha" de cada um, de modo não posso pedir que ele des-descreia da crença dele (estranho, não?). O que posso sim é evidenciar que a própria Bíblia não nega a "dor e o sofrimento" no mundo. Conforme deve ter aprendido o Sr. Ehrman em sua estada no cristianismo, as dores e sofrimentos se devem ao pecado do homem (no princípio não era assim, vide Gênesis 1 e 2), e não à ausência/inexistência de Deus. O homem abriu "a caixa de Pandora" (Gn 3.1 a 7), e por isso arcamos com o pecado da raça. Todavia, a Bíblia evidencia que, apesar da existência da dor e do sofrimento, ainda sim Deus está no controle de todas as coisas (isso porque um deus limitado não seria Deus), e muitas vezes são a dor e o sofrimento as formas que nos levam a aproximar Dele. Soa estranho, mas é assim.
Ainda sobre o sofrimento:
a. O próprio Jesus sofreu e foi injustiçado, porém nem por isso deixou de crer e cumprir a vontade de Deus (Jo 16.32);
b. O próprio Jesus afirmou que seus discípulos - os de outrora e os de hoje - teriam aflições, mas nem por isso deveriam negar a Deus (Jo 16.33);
c. O próprio Jesus reconheceu o mundo como um local corrompido pela maldade, mas deu a esperança de uma "morada melhor" para SEUS DISCÍPULOS (Jo 14.1 a 3; Ap.21. 1 a 7).

2.Apesar de ter uma boa noção dos mandamentos de Jesus expostos na Bíblia, mui provavelmente o autor "escolheu" não se submeter a eles. Para isso ele sustenta que NÃO HÁ "mandamentos de Jesus" na acepção das palavras, mas sim apenas ruídos do que possivelmente teriam sido os "mandamentos originais" de Jesus. A exemplo de toda uma escola de pensamento, Ehrman não nega a existência de Jesus (ainda), mas nega o Cristo (i.e., o papel dele como filho de Deus e salvador do mundo). Normalmente, se os 4 evangelhos falam que Jesus "foi batizado no Jordão" ou que ele "foi da Judéia para Samaria", ninguém tá nem aí prá paçoca. Agora, se João fala que "Jesus é o Logos", e que "Ele (Jesus) e o Pai são um", aí o pau quebra! Novamente, não posso modificar a crença do Sr. Erhman - posso no máximo tentar demonstrar a fragilidade do arugumento dele. Vamos lá então:
a. Sobre as possíveis discrepâncias da Bíblia, o autor destaca que, para Paulo, "a pessoa chega a Deus apenas pela fé", e, segundo Mateus 24, "é pelas boas ações". Na verdade não há discrepância, mas sim complementação. João Batista disse: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mt 3.2), e depois disse: "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento" (Mt 3.8), de modo que o arrependimento - metanóia, mudança de mentalidade, valores, etc - era essencial à salvação (fé;), e tal arrependimento/mudança/conversão obrigatoriamente torna-se-ia evidente (obras).
b. Na segunda “prova de discrepância”, o autor diz que:
- segundo João = Jesus é Deus;
- segundo Marcos, Mateus e Lucas = nada é dito sobre isso (que Jesus é Deus);
- segundo Mateus = Jesus é humano, é o Messias;
Qualquer pessoa mal informada é induzida a crer que divindade/humanidade são questões excludentes, do tipo “se é Deus não é homem”, ou “se é homem não é Deus”. Todavia, os discípulos que andaram com Jesus não tinham dificuldades de harmonizar as 2 naturezas distintas do Messias. Além disso, o autor leva o desatento a crer que apenas João fala da divindade que Jesus, o que não é verdade. Vamos às evidências:
i. Para João, Jesus é Deus e Homem, pois diz: “E o Verbo (logos – ser divino) se fez carne (fez-se humano), e habitou entre nós (humano e divino), e vimos a sua glória (divino manifesto no humano), como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14).
ii. Para Mateus, Jesus é humano e divino: “Eis que a virgem conceberá (humano), e dará à luz um filho (humano e divino), E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco” (divino) (Mt 1.23);
Para Marcos, Jesus é humano e divino: “E os espíritos imundos vendo-o (humano), prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus” (divino) (Mc 3.11)
Para Lucas, Jesus é humano e divino: “;Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás (humano)e darás à luz um filho (humano e divino), e pór-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo (humano e divino); e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente (humano e divino) na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”
Diante de tamanha evidência, o problema não está na “falta de fé” do Sr. Ehrman, mas sim em sua “má-fé” em dizer que Marcos, Mateus e Lucas supostamente nada falam da divindade de Jesus.
Uma coisa é o sujeito não acreditar quando o evangelho diz que Jesus é Deus, e outra é afirmar que os evangelistas não consideravam Jesus como Deus, quando na verdade até mesmos os mais antigos manuscritos o fazem. A primeira é falta de fé, a segunda é picaretagem mesmo.

Prezada Juliana, desculpe-me por ter me alongado mais do que eu gostaria sobre o assunto. É que, como você, eu gosto demais dos assuntos relativos ao cristianismo.

Ainda sobre supostas contradições, dê uma olhada nos 17 erros mais comuns cometidos por aqueles que se apressam em procurar contradições na Bíblia. Eles estão dispostos na introdução do arquivo:
http://www.mandamais.com.br/download/?codigo=lgtf1582008111416

Que Deus te abençoe.

PermalinkPermalink 22.05.09 @ 13:00



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.

Post anterior: Vai plagiar a mãe!Próximo post: Meus Blogs favoritos, parceiros e amigos





Quem?

Juliana Dacoregio
Jornalista, leitora voraz, escritora, cinéfila.
Observadora, vaidosa, passional, sensível.
Desertora da fé evangélica, mas cheia de fé em si mesma.
Lágrimas abundantes e gargalhadas sinceras.
Leal aos amigos e ligada à família.
Cheia de opiniões e de capacidade de analisá-las e transformá-las.
Hábitos simples e pensamentos complexos. Ou vice-versa.

Siga-me no Twitter
Heresia Loira no Orkut

Assine o Feed

Assina meu feedzinho aí, tio. Só pra ajudar!
O que é RSS?

Assine por email:

Heresia Loira


Desvendando Criciúma

BULE VOADOR

powered by
b2evolution


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]