hedonismos

Assine o RSS

O que é RSS?

bloglovin

Twitter TWITTER

TEXTOS

COMENTÁRIOS

Add to Google GOOGLE

E-MAIL

 PODCAST

iTunes


MSN Messenger

Windows Live Alerts

Clique na imagem acima e receba alertas de novos textos direto na janela do seu Windows Live Messenger


Contato

mande um e-mail

Tumblr

Assine o feed rss


Blogue Verbeat



Interney Blogs




Google Chrome Spread Firefox Affiliate Button

Sobre

O AUTOR

O BLOG

Y!Posts

Yahoo Posts

Meu Livro

clique aqui para comprar

Compre o livro Meias vermelhas & histórias inteiras clicando aqui, saiba o que já foi escrito sobre ele e entre na comunidade do livro no orkut.


Destaques






Notícias e buscas


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Twingly BlogRank



Promoção

Gostou desse blog? Então divulgue-o!

Se você possui um site ou blog, cole este selo nele:

Interney Blogs - Hedonismos



Visite

Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?



Licença

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



Adote um vira-lata

Sou extremamente simpático a campanhas como esta Adote um vira-lata. Recebi por e-mail o release com a proposta deles, e infelizmente demorei bastante tempo para escrever a respeito, mas a campanha não ficou menos urgente, então nunca é tarde.

Sinto admiração e gosto muito de cães, e bem menos de gatos, confesso, mas isso é questão de estilo e personalidade, não significa que eu os deteste. Ainda que eu não conheça um estudo psicológico mais aprofundado a respeito, o "gostar de animais" costuma ser um belo indicador de caráter. Algumas das piores pessoas que conheço detestam animais (e crianças também, mas isso fica para outro post). Há um raciocínio um tanto simples aí: a capacidade de alguém entender, respeitar e amar um animal, de estimação ou não, está diretamente relacionada à sua própria humanidade e capacidade de relacionar-se com o outro.

Campanha Adote Um Vira-Lata

Resumindo, quem é capaz de maltratar um animal também é perfeitamente capaz de maltratar um ser humano. E há mais: animais de estimação são um belo receptáculo para projeções. Todo mundo já deve ter ouvido a frase "ah, cães não amam realmente seus donos, apenas trocam este afeto pela água e comida, é puro interesse". Pois é, esta pessoa está falando sobre ela mesma e seu egoísmo pragmático. Há quem zombe de quem gosta de animais, "você é trouxa por gostar tanto assim de um bicho". Bem, é muito provável que esta pessoa faça de "trouxa" aquele que gostar dela.

A minha resposta é que nós é que sempre fomos os "interesseiros" nessa história. Nem vou discutir aqui o salto evolutivo que foi a domesticação de animais, para a espécie humana. Não teríamos chegado onde chegamos sem os animais que aprendemos a criar para comer, mas também não sem os animais de estimação. Existem estudos a respeito. Mas, prefiro discutir este "amor" declarado pelos animais, que está tão na moda ultimamente. Há toda uma indústria de produtos não só para o cuidar dos animais, mas para alimentar o narcisismo de seus donos. Exposições, concursos, pedigree, compra e venda etc. É fato que se a reificação nos torna objetos, não poderia ser diferente com outros seres de nosso convívio. Quem compra um animal, ainda que diga estar comprando um amigo ou companheiro apenas, está comprando também um determinado status; um conjunto de características que vai emprestar do bicho. O rapaz inseguro a respeito de sua masculinidade, de seu papel enquanto homem, toma para si a virilidade do Pitt Bull que ele treina para ser um cão de briga; vive no cachorro a agressividade que a ele foi negada, mesmo que ao animal isso possa causar sofrimento. A senhora de meia idade que pinta um poodle de rosa para uma exposição está tomando para si, através do cão, uma atenção e toda uma admiração estética que já não é capaz de obter por si mesma. Enfim, os exemplos são muitos, e comprar um animal não é diferente de comprar um celular ou outro gadget qualquer. E, assim como os aparelhos, esses animais podem tornar-se descartáveis.

O problema é que o animal SENTE. Um cão não pode ser reciclado quando acaba sua bateria ou quando quebra seu visor de cristal líquido. O pior, ele não pode "refletir sua condição". Não há, óbvio, uma tomada de posição e um entendimento sobre ser abandonado. O que quero dizer é que um cão (para ficar neste exemplo) dá ao homem verdadeira devoção, mas muitas vezes apenas recebe maus-tratos e crueldade, sem ao menos entender o motivo disso. É estar condenado a depender da boa vontade alheia para sobreviver, sem entender minimamente o motivo de seu sofrimento. Para exemplificar, alguém já viu a expressão de puro pavor de um animalzinho que foge de adolescentes cruéis que tentam machucá-lo por diversão? Alguém já viveu a angústia de um medo que não pode ser nomeado? Pois é exatamente isso que um animal assim sente, diariamente.

Mês passado apareceu um filhote aqui em casa. Um vira-lata preto de barriga branca, de uns 2 meses de idade. Entrou em nossa garagem e o deixamos ficar. Pois o cão não se aproximava da gente nem para comer. Ficava escondido debaixo do carro, tremendo, e gritava de medo apenas por ser tocado. Foram dias até que aceitasse um carinho ou que viesse comer perto da gente. Podem imaginar o quanto este animal sofreu enquanto solto na rua? Com o tempo, já estava abanando o rabo e correndo atrás da bolinha, como os outros. Arrumamos um lar para ele, e sinceramente não foi nada fácil deixá-lo ir. Foi como despedir-se de alguém que já estava fazendo parte da família. Vamos visitá-lo de vez em quando, e ainda vejo nele um olhar de gratidão. Tudo bem, pode ser que eu esteja apenas projetando algo nele também, mas pelo menos sei que este cão está se sentindo seguro e amado...

Clique aqui para saber mais sobre a campanha. Vale divulgar, doar valores para pessoas e entidades que cuidam dos animais; ou mesmo adotar um bichinho, se você puder. A dica é: quando estiver interessado em um animal de estimação, pense bem em quais são seus verdadeiros motivos para tal, e pense em adotar antes de comprar!

UPDATE: Visite também os blogues de Curitiba: Cãopanheiro e Adote Amigos.

Permalink14.02.09, 15:49:59, by Doni Email , Animais , 26 comentários

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/29389

Posts similares:
Mãe, eu quero um cachorro*
Posse Responsável: Quem Ama, Bem, Você Sabe...
Amores e Pets

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: gustavo · http://naotenho

Sempre prefiro os vira latas. Tenho um inclusive. Fiquei pensando no seu texto e conclui inclusive que talvez eu tenha um vira lata pra expressar um suposto engajamento altruista. Mas ainda prefiro os gatos. Cachorros tem esse algo de gratidão no olhar que me dá pena e eu odeio sentir pena. Com o gato não há relação de poder. É uma relação de igual pra igual. Você não manda nele, e mesmo que tente provavelmente ele não vai obedecer se não for do interesse dele. Gatos tem orgulho. Mesmo os vira latas.

R: opa! E não é que você fez uma auto-análise importante? Eu deixei esse tipo de questionamento de fora do texto por motivos óbvios, mas sim, adotar não é exatamente um ato de "doação" puro e simples, também o fazemos para expressar ou sentir algo. Mas aí íamos ter que discutir toda e qualquer forma de amor. Sobre sua análise Cães x Gatos, bem, você também está projetando hehehe

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 20:04



Comentário de: Renata Arruda

Post maravilhoso.

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 20:29



Comentário de: Carol Reine · http://www.carolreine.com.br

É muito bom ver que cada vez mais pessoas se interessam pela causa da adoção. Parabéns pelo post!

Aqui em Curitiba o negócio é complicado.. são muitos animais e só as ongs e as protetoras independentes cuidando pelos bichos já que a prefeitura não faz nada desde que desativaram a câmara de gás. Mas aos pouquinhos vamos fazendo feiras e quebrando o preconceito das pessoas, achando casa nova pros nossos pimpolhos.

Já faz um tempo, mas ainda me revolto quando escuto as pessoas os tratarem como um acessório da moda, como um brinquedo pro filho, como uma linha de produção de produtos rentávies... gasto o dinheiro que às vezes não tenho... mas nada consegue anular a satisfação de ver o olhar sincero de gratidão daquele ser que antes queria se defender a todo custo e agora confia em você como se não houvesse amanhã. E a vontade de achar um lar digno pra cada um desses bichos é maior que tudo.

Muita gente compra animais por desconhecer a causa da adoção, acha que um ser vivo precisa ter raça pra "prestar". Eu garanto que nem eu e nem ninguém, temos raça - alias, o último ser humano que defendeu a raça pura é e continuará sendo repudiado por muito tempo. Um bicho é um amigo que se leva no coração por toda a vida, não um pedigree pra mostrar pros amigos.

O que faz qualquer ser vivo ser bonito é a quantidade de carinho que ele recebe, é a felicidade que reflete em seus olhos, a tranquilidade de quem sabe que está seguro e vai receber a todos com a mesma alegria como quem vê um amigo de anos.

Quando você compra uma vida, estimula que mais pessoas façam criações de fundo de quintal, sem considerar que por trás das máquinas de fazer filhotes estão seres que precisam de carinho, cuidados, vida.

Se alguem for de Curitiba e tiver perdido ou achado algum animal, ou quiser adotar um peludinho, temos o http://caopanheiroctba.blogspot.com

R: "Quando você compra uma vida, estimula que mais pessoas façam criações de fundo de quintal, sem considerar que por trás das máquinas de fazer filhotes estão seres que precisam de carinho, cuidados, vida." Disse tudo!

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 20:41



Comentário de: pgalvez · http://galvez.tipos.com.br

Puxa, Doni, fazia um tempão que não passava por aqui (é, sou sincero) porque tenho minhas fases avessas à internet. Não tenho lido absolutamente nada ultimamente. Mas o bom do Hedonismos é que sempre que venho até aqui tem algum assunto que me interessa. Eu tenho uma quase deveção aos animais de estimação. Aqui em Curitiba fiquei surpreso ao saber que não existe a famigerada carrocinha. São ONGs que cuidam dos animais de rua. Ou seja: não há sacrifício de animais por aqui (em Rio Verde, interior de Goiás, onde morei um mês, eles cortavam o pescoço dos animais capturados). O que não quer dizer também que eles não sofram nas ruas - imbecis existem em todo lugar. Mas aqui é bem mais civilizado nesse sentido. Pois não é que eu e Aline acabamos nos tornando protetores? No momento, além de meus dois cães - Chicão, o dogue alemão, e Crystal, a pit bull, ambos recolhidos e adotados -, estou cuidando de mais três que recolhi na rua, o último na semana passada. Até criei um blog pra adoção (www.adoteamigos.blogspot.com) porque eles não param de aparecer. Enfim, concordo plenamente com o que você escreveu, especialmente sobre o caráter de quem maltrata animais. Quando ouço alguém dizer que deveríamos ajudar as pessoas e não os animais, tenho uma certeza: essa pessoa não ajuda ninguém, nem gente nem bicho. Bom, esse comentário já está quase um post. Mas é isso: vou dar uma olhada na campanha. Aqui também tem algumas idéias legais nesse sentido e estou tomando pé aos poucos. Mas já tomei minha decisão: bicho, eu ajudo. Gente, depende. Abraço.

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 21:58



Comentário de: Fer · http://twitter.com/_misfit

Doni, essa história do cãozinho q entrou na tua casa me lembrou a da minha gata mais nova, a Charlotte. o Fabricio achou ela na rua, presa em um buraco de esgoto. sei lá se não foi perseguida por pessoas, ratos e até mesmo baratas (ela era minúscula!). pois bem, levou quase DOIS anos para ela se acostumar de vez com a gente, trocar carinho, deixar de ser desconfiada. mas olha, quando aconteceu... foi lindo! que bicho mais meigo e carinhoso ela é hoje! às vezes ela até me sufoca com tanto ciúme das outras gatas, com tanta carência emocional, com tanta necessidade de mostrar que está ali também. mas fico feliz de ver que conseguimos conquistar alguém que teria todos os motivos para ser desconfiada da gente; também pode ser uma projeção minha, mas vejo a gratidão da bichinha e a confiança irrestrita que ela tem com a gente depois de ter nos testado de todos os modos possíveis, e isso me faz sentir bem como ser humano.

sobre gostar de animais, sou da mesma opinião que tu, e desconfio muito de pessoas que dizem em alto e bom som que "odeiam bichos". não quero papo com esse tipo de gente. mas pra mim são ainda piores aqueles que dizem "odeio gato porque adoro cachorro", ou vice-versa. (sim, entendi que teu caso não é esse, só tô expondo meu ponto). eu não consigo entender esse verdadeiro "gre-nal" que as pessoas fazem com os bichos, sabe? pra mim, gostar de um tipo de bicho e desprezar o outro é prova de mau-caratismo ainda pior. uma coisa é ter mais afinidade com um do que com outro (eu acho cães um barato, mas não teria um pelo mesmo motivo que não teria um filho: eles requerem um tipo de atenção que eu tenho como dar para ninguém nesse momento. mas quem sabe o futuro?); outra, bem diferente (e desprezível) é ser capaz de dar "amor" a um tipo de animal e abusar de outro. isso é perverso. e papo com esse tipo de gente eu corto na hora.

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 22:58



Comentário de: Carol · http://clindenblog.blogspot.com

Pô, Doni, eu choro com os cãezinhos no comercial e chorei com vc. :-)
Tenho 4 gatos. Só uma foi adotada e é a "minha favorita". É a ela que eu corro qdo sinto que mais ninguém no universo me entende - e isso acontece com alguma frequência. ;-)
Se quiser estudar as projeções nos animais posso ser sua cobaia!!!!
Bjs (Stitch mandaria lembranças se não estivesse dormindo do meu lado)

R: mande lembranças para o Stitch hehehe

PermalinkPermalink 14.02.09 @ 23:04



Comentário de: Patrícia Carvoeiro · http://www.carvoeiro.com.br

Sou suspeita demais pra falar qualquer coisa, sou praticamente o São Francisco de Assis de saias aqui no meu bairro. Disse tudo, suas analogias estão muito boas.
Eu não sei dizer como seria se não tivesse animais de estimação, eu cresci rodeada por eles (meus pais sempre adoraram cachorros e gatos, e os pegavam na rua. Isso nos anos 70/80 era bem incomum. Ou melhor, não era tão comum quanto é hoje, digamos). Sei que minha vida seria MUITO sem sentido sem meus animais por perto, por mais que adore - algumas - pessoas e trocar idéias com elas.
Ah, eu sou mais do time dos gatos - o rly? =P -, mas AMO demais meus cachorros, assim como os de amigos e os de rua também.
Essas campanhas têm que ser divulgadas mesmo, parabéns pelo texto. =)

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 00:55



Comentário de: Lucia Malla · http://interney.net/blogs/malla

Você me deixou com saudade dos meus bichinhos aí de Sampa... :(

R: imagino! Eles estão bem?

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 02:24



Comentário de: Karla Nazareth · http://www.empurracomagua.org

adotamos um gato vira-lata recentemente. estamos in love pelo bichinho (:

R: uma amiga querida adotou uma gatinha vira-lata recentemente. Fez muito bem a ela! :)

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 04:52



Comentário de: Marcelo Aurino · http://total-dl.blogspot.com/

Muito bom o post kra, me fez pensar mais um pouco sobre os vira-latas que eu tenho aqui na minha casa.
diferente de alguns ao inves de ir lá em um canil e fazer a adoção meu avô prefere pegar algum da rua e trata-lo para que ele fique bom de qualquer doença que tenha, axo muito legal essa atitude dele, mas esse post também me fez repensar como estou os tratando aqui.
A e nao esqueçam adote um vira-lata.

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 10:36



Comentário de: Flavita · http://flavitavalsani.wordpress.com/

Cheguei aqui por uma twittada do Edney. Fiquei feliz por muitos motivos. Eu acabei de adotar meu primeiro vira-lata pela campanha que está sendo divulgada pela agência em que trabalho. Nem sempre a gente tem a oportunidade de fazer diferença(de verdade) na vida de alguém. Aqui em casa a gente nunca teve cachorro. Tive preá, peixe, tartaruguinha, marreco...mas cachorro nunca. Quando pequenas eu e minha irmã queríamos um, mas meus pais sabiam que a gente não ia cuidar direito - rs. Depois mudamos para apartamento e nunca mais pensamos nisso: dava pena pensar que o possível cão não ia ter um jardim pra fazer buracos na terra.

Faz mais ou menos um mês que o lance de ter um cão voltou, justamente por causa da campanha. Meu cunhado começou a divulgar e perguntou se eu não queria adotar um junto com os meus pais. Fizemos o teste no site e o resultado não era conclusivo. Bateu uma dúvida danada. Meus pais queriam pensar mais no assunto, se preparar, eles tinham mais de 50 anos e nunca tinham cuidado de um cão. Acharam que não iam ter "jeito" pra isso. Conheci o Barthô por foto, ele se chamava Querido no abrigo (e ele é mesmo). Brotou na porta da minha casa como uma surpresa (quase choque) do Fernando e da minha irmã. Paixão imediata da família e virou o bebê da casa. Eu nunca achei que ia ser uma dessas pessoas que chamam o cão de filho, mas sou. Surpreeendentemente. Enfim, ele já virou tema do meu blog, do blog da LVBA e do meu flickr. Hoje já não posso imaginar minha vida sem ele. Volto mais cedo do trabalho pra ficar com ele, encurto programas com amigos e passo horas discutindo com as pessoas como cuidar melhor do meu cão. Se as pessoas investissem seu $ na adoção em vez de comprar os cãezinhos da moda estaríamos mudando o mundo pra melhor. De qualquer maneira, cão de raça dá status para algumas pessoas. Não tem nada a ver com amor.(evidentemente há aqueles que amam genuinamente seus bichinhos mesmo comprando em pet shops e pagando uma baba)

Enfim. Fiquei feliz! E o povo da agência tb vai ficar. Se tem um cliente que todo mundo é assessor... é esse. Do atendimento a Dona Carmem, que faz o café, todo mundo aposta nessa ideia. Obrigada!

Foto de ontem postada hoje: http://www.flickr.com/photos/janeladalma/3281429646/

R: Seu cachorro é lindo! E diga para a Dona Carmem que mandei um beijo. =D

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 10:41



Comentário de: psicologiananet · http://www.psicologiananet.com.br

Os animais preenchem um espaço muito importante para cobrir nossa carência e necessidade de amor e proteção

Ainda bem que temos esse canal para expressar emoções que as vezes com outros humanos não conseguimos

abraços

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 13:36



Comentário de: Marília · http://maroma.wordpress.com/

Nem precisaria dizer que adorei esse post, né?
Legal sua atitude em salvar o virinha dos maus-tratos da rua e dar-lhe um lar! É desumano quem maltrata os animais!
Adotei a minha canina e não sei o que seria de mim sem ela!
Amigo não se compra, é ou não é?

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 16:09



Comentário de: Ana · http://naotenho

Amei, Doni! BTW, dê uma olhada na nova gatinha que eu adotei no meu álbum do orkut!! É a coisa mais linda! Hahaha! Beijão!

R: e a amiga querida citada anteriormente adotou outra gatinha! :D

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 18:25



Comentário de: Rodrigo (Bodas) · http://bodas.wordpress.com

Eu fiz minha parte!
HEHEHEHE

PermalinkPermalink 15.02.09 @ 20:13



Comentário de: Lucia Malla · http://interney.net/blogs/malla

Estão bem, Doni. Mas de vez em quando dá saudade das carinhas deles felizes. Obrigada por perguntar. :)

PermalinkPermalink 16.02.09 @ 02:11



Comentário de: Débora

Lindo post!
Eu amo cachorros ( adoro outros animais também) e é tão triste ver que existe gente que maltrata essas criaturinhas que são tão indefesas!! E concordo plenamente com vc quando vc diz que gostar de animais já é um sinal de bom caráter!

PermalinkPermalink 16.02.09 @ 08:08



Comentário de: Lótus · http://ofemininodolotus.blogspot.com

Meu filho ganhou um peixe beta no aniversário de 3 anos. Cuidamos do Tito com todo carinho e zelo até q a vida ficou meio complicada, o pai saiu de casa, a mãe ficou aérea e o Tito ficou sem ração por uns 3 dias. O danado sobreviveu (brasileiro!) e nas férias foi passar uns dias na casa da vó. Decidimos deixar o Tito lá. Ele está superbem e o pequeno continua gostando do peixinho, cuidando dele como pode. Eu me sinto uma tragédia no trato com animais, mas enfim, já era complicado demais me arrumar logo cedo, arrumar o pequeno, carregar mochila, lancheira, bolsa e ainda lembrar de alimentar o peixinho - q nem late nem mia pra chamar a atenção... aiai, será q sou mau-caráter? eu gosto dos animais, só não tenho talento pra cuidar deles... (e antes q alguém levante a bola, eu nunca me esqueço de dar comida pro meu filho nem o deixo sem banho e ele sempre escova os dentes antes de dormir hehehe...)

R: em nenhum momento você disse que odiava o peixinho... rs

PermalinkPermalink 16.02.09 @ 14:47



Comentário de: didanda · http://naotenho

Lindo texto. É bom as pessoas pararem de ficar escolhendo "a raça" que vão comprar; realmente, é como se estivesse escolhendo um celular ou qualquer outro objeto descartável.
Quem gosta de bichos adota. Quem gosta de "raças" não gosta de bichos. Espero não estar sendo muito radical...

R: um pouquinho talvez hehehe Eu mesmo sou apaixonado por certas raças de cães, mais do que por outras. Acho que só não devemos deixar que isso fale mais alto na hora de adotar. Vale a consciência de que mais do que características de temperamento e comportamento típicos de cada raça, o importante é o relacionamento que você irá construir com o animal.

PermalinkPermalink 16.02.09 @ 15:23



Comentário de: ju · http://naotenho

O que dizer de mim, que gosto muito dos bichinhos todos, mas que não tenho nenhum dentro de casa? Que adoro que meu filho brinque com os bichinhos que encontramos pelo condomínio, mas ainda não me animei a ter um? e que acho péssimo, ridículo pessoas que tratam os bichinhos como filhos (com aqueles exageros todos que devem conhecer!)?
Será que sou má?
Beijos, Doni!

R: não é má, mas julga. Os motivos que levam alguém a investir afeto em um animal (e a quantidade deste afeto) dizem respeito apenas à essa pessoa e à vida dela. Não há um ridículo aí, mas um diferente. Não vejo problema, mesmo no exagero dessas pessoas, se não há nenhum prejuízo afetivo ou social seguido de sofrimento, dela ou do bichinho hehehe. Eu me perguntaria, na verdade, o que há em ti que te faz pensar nisso como ridículo. ;)

PermalinkPermalink 17.02.09 @ 08:07



Comentário de: sheila · http://emformol.blogspot.com

Concordo 100% com quem escreveu isso:

Lindo texto. É bom as pessoas pararem de ficar escolhendo "a raça" que vão comprar; realmente, é como se estivesse escolhendo um celular ou qualquer outro objeto descartável.
Quem gosta de bichos adota. Quem gosta de "raças" não gosta de bichos. Espero não estar sendo muito radical...


**** tenho 3 gatos de rua adotados e lindoooos. Acho um ABSURDO pagar caro pra comprar um cão ou gato de "pedigree", com tanto animal necessitado pelas ruas!!!!



PermalinkPermalink 18.02.09 @ 07:47



Comentário de: sheila · http://emformol.blogspot.com

Ah, e vc acaba de ganhar o selo "Olha q blog maneiro". Aparece no meu blog p saber mais!!! Beijos!

PermalinkPermalink 18.02.09 @ 07:48



Comentário de: Ju · http://naotenho

Não me referia ao afeto...Me expressei mal! Me refiro aos exageros...
Em mim deve haver mesmo um pré-julgamento severo (pelo menos a esse tipo de gente). Mas realmente não consigo gostar daqueles que vestem mil roupinhas, carregam em bolsas de mão, pintam unhas...Bichinhos de estimação existem há séculos e nem por isso os de hoje em dia, com essas frescuras todas, são mais felizes do que aqueles tratados como bichinhos...Odeio maus-tratos! Sou avessa! Mas acho que tem que tratar o animal como animal, em sua essência. Ele tem que correr, se sujar e ainda assim ser muito amado! Acho até que os cãezinhos de rua, com seus donos também de rua são mais felizes do que os daqueles que os tratam com toda essa bobagem atual. É isso! Obrigada pelo 'sabão'...

R: Legal você aparecer para responder. Não foi minha intenção te passar um "sabão" não hehehe (adoro a expressão). Mas você toca em pontos importantes. As roupinhas, o pintar unhas etc etc, nos dizem sobre uma "antromorfização" do animal, que acontece ao mesmo tempo de uma "reificação" do dono. Aí acontece aquele "empréstimo de características" que eu cito no texto. Amar um animal deveria ser também amá-lo como ele é, e não tentar atribuir a ele características humanas. Agora, "amar como um filho" não é mesmo errado em si, desde que isso seja respeitado, entende?

PermalinkPermalink 18.02.09 @ 08:07



Comentário de: Ju

Entendi, meu bem! E, por isso, tentei me explicar melhor.
Mas é isso...sou pró criaturas como são (de maneira geral!).
Beijos

PermalinkPermalink 19.02.09 @ 07:08



Comentário de: Hyuuga Hinata

Eu adorei tdu q vc falou

eu amo os animais

tenhu 3 vira-latas e uma gata q axei no trabalho do meu pai ii tah comigo tamem

minha mãe ker dah ela mais tah dificil encontrar um donuh

mais ela eh linda



xayzinhu ^^

PermalinkPermalink 19.03.09 @ 20:09



Comentário de: mary scandolara

Quero deixar meu protesto para as pessoas que compram animais e os abandonam como se fossem lixos. Já acho uma coisa triste o comércio de animais como se fossem brinquedos e mais hediondo ainda são as atitudes
de pessoas desumanas que colocam o bichinho a sua própria sorte nas ruas. Outra coisa, em bairros aonde o trem passa é comum as pessoas colocarem eles no trilho do trem para o mesmo passar em cima
dos coitadinhos. Sempre repasso emails sobre este e outros fatos a fim de alertar a população dos exageros que ocorrem. Qualquer coisa me escrevam Maryscandolara@bol.com.br

PermalinkPermalink 27.04.09 @ 20:21



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]