hedonismos

Assine o RSS

O que é RSS?

bloglovin

Twitter TWITTER

TEXTOS

COMENTÁRIOS

Add to Google GOOGLE

E-MAIL

 PODCAST

iTunes


MSN Messenger

Windows Live Alerts

Clique na imagem acima e receba alertas de novos textos direto na janela do seu Windows Live Messenger


Contato

mande um e-mail

Tumblr

Assine o feed rss


Blogue Verbeat



Interney Blogs




Google Chrome Spread Firefox Affiliate Button

Sobre

O AUTOR

O BLOG

Y!Posts

Yahoo Posts

Meu Livro

clique aqui para comprar

Compre o livro Meias vermelhas & histórias inteiras clicando aqui, saiba o que já foi escrito sobre ele e entre na comunidade do livro no orkut.


Destaques






Notícias e buscas


Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Twingly BlogRank



Promoção

Gostou desse blog? Então divulgue-o!

Se você possui um site ou blog, cole este selo nele:

Interney Blogs - Hedonismos



Visite

Global Voices Online em Português - O mundo está falando. Você está ouvindo?



Licença

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



Porque não vou ao show do Iron Maiden

Ah, o prazer de passar uma tarde de calor trancado no quarto! É fácil demais ser feliz com algumas revistas do Batman e os discos Seventh Son Of A Seventh Son, Powerslave e Somewhere In Time em cima da cama!

Em 1989 eu não precisava de muito mais que isso mesmo. Eu e todos os garotos do bairro éramos loucos por Iron Maiden, e quando não estávamos trancados nos quartos ouvindo o fantástico som dos caras, estávamos discutindo as letras (que passávamos dias tentando traduzir) e o visual dos shows da banda. Mas os anos foram passando, a adolescência se foi, e com ela ficaram esses ícones da New Wave Of British Heavy Metal. Chegou um dia em que as metáforas e todas aquelas citações épicas não eram mais suficientes para explicar a minha vida, e muito menos para serem a trilha sonora dela. Alguns sons me abriram a cabeça, e eu descobri a magia pulsante do Jazz, da MPB, do Soul e do Blues. Descobri também bandas que falavam de amor, de dor, e sobre o que era ter vinte e poucos anos. Enquanto isso, o Iron Maiden (e todo aquele Heavy Metal) trilhava seu caminho para tornar-se uma das bandas mais datadas de todos os tempos. O Iron Maiden é a Banda Lurdinha por excelência. Sobre isso, escrevi:

Fico preocupado quando vejo um garoto na rua com uma camisa do Iron Maiden, dizendo que aquilo sim era Metal, e que não se fazem mais músicos como antigamente. Conversa de avô! Eu chamo isso de culto ao Classic Rock. Trata-se de um culto ao passado, algo que bate diretamente contra o que era a filosofia original do Rock, a de ser um movimento libertário, de desafio ao stabilishment. Nada poderia ser mais alienante que viver voltado para o passado. Você deixa de viver seu momento na história, deixa de perceber e apreender o mundo que te cerca em nome de experiências que não experimentou e não experimentará nem de perto. É alienar-se de si mesmo!

O Iron Maiden de hoje é uma grande caricatura de si mesmo. Tudo bem, Bruce Dickinson veio ao país pilotando o avião da banda e isso é absurdamente legal, mas não é ridículo tanto falatório por uma banda que não lança um disco realmente relevante desde No Prayer For The Dying, em 1990? O fato de essa turnê ser anunciada como a turnê dos grandes clássicos dos anos 80 só prova isso. Eu adoraria ver esse show em 1985, mas não hoje! Eles mesmo mostram o quanto estão velhos, proibindo o credenciamento de profissionais da internet para a cobertura dos shows. Não há outro motivo para ir a um show assim que não a nostalgia, e eu acho muito pouco!

Mas o que me irrita mesmo são os fãs de Heavy Metal e seu conservadorismo. Não, não há nada de louvável em usar as mesmas camisetas pretas e o mesmo cabelo há 20 anos, meu senhor. O "metaleiro padrão" torce o nariz para qualquer mínima mudança nas bandas que gosta, seja nos acordes ou no penteado, e não há nada menos Rock'n Roll que isso! Qualquer som diferente é "música de viado", e música de macho mesmo é "Where Eagles Dare". Vejo meninos de 16 anos falando essas bobagens, e penso no quanto algo está errado quando jovens têm os mesmos ídolos dos seus pais, sem aceitarem nada que é novo e que poderia ser característico de sua própria geração. Conheça o som do passado, beba nas fontes dos clássicos do Metal e do Rock, mas vá atrás de músicas que sejam a trilha sonora da SUA história, e não de gerações que já se foram. Nem há nada errado em ser fã de uma banda velha, mas eu não pagaria para ir ao show de uma banda completamente datada!

O adolescente que ainda sou até falou alto desta vez, quase fui atrás de um ingresso para ver o show do Iron Maiden, mas fui ouvir umas bandas novas, que estão cantando o MEU tempo, e essa vontade passou. Guardei o dinheiro para shows mais legais...

Ilustrações do post: Iron Maiden Visions Of The Sponge, por Hans Claesson.

Permalink01.03.08, 16:09:40, by Doni Email , Egotrip, Música , 36 comentários

Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/18819

Posts similares:
Porque não vou a shows de "dinossauros" do Rock
Jethro Tull
Eu Não Entendi Matrix

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Guilherme Nascimento Valadares · http://www.papodehomem.com.br

Bom eu vou ir assistir o Rambo novo(velho?) no cinema.

auhuahuauhahuauhhuahua

R: Gostou de Rambo? Vi o filme ontem, ainda vou escrever a respeito...

PermalinkPermalink 01.03.08 @ 17:37



Comentário de: Adilson

Iron Maiden foi e é a maior banda de todos os tempos criticas fazem lea ser cada vez maior

PermalinkPermalink 01.03.08 @ 22:16



Comentário de: Henrique · http://naotenho.com

1ºmeu camarada avião não se dirige,SE PILOTA!tudo bem sua crítica construtiva e que há verdade na maioria das coisas mas acho que você não é roqueiro a muitoooo tempo mesmo não curte rock sim eu ouço outras bandas sim mas não sou alienado a somente iron,agora que você esta´enganado em muitas coisas está sim.

R: puxa, obrigado por me corrigir... Um absurdo desses ia invalidar todos os meus argumentos! Já eu sou flexível em relação a erros, senão nem publicaria seu comentário... Sobre ser "roqueiro", eu sinceramente ouço muito Rock, só não saio dizendo por aí que só o que eu ouço é Rock. :)

PermalinkPermalink 01.03.08 @ 23:01



Comentário de: Henrique · http://naotenho.com

ah quase esqueci,vai ver outras bandas do seu tempo né hum...¬¬³ (NXzero sei sei) hahaha desculpa ae mas tive que dizer,cara agora falar que guardar dinheiro pra ver outras bandas mais legais ...hum...nxzero sei sei

R: saco, descobriu meu segredo! Eu sou o presidente do fã-clube do NXZero, mas não espalha, por favor! :D

PermalinkPermalink 01.03.08 @ 23:05



Comentário de: LC · http://naotenho.com

Suas observações são ateh compreensivéis.Mas eu ainda acho que no "fundo" vc está com dor de cotovelo pq os profissionais da internet não foram credenciados.

R: e que isso sirva de lição para outros astros do Rock! Quem não me tratar com o devido respeito será destruído aqui no blog! hahaha

PermalinkPermalink 01.03.08 @ 23:52



Comentário de: Pedro Feital · http://www.4evermetal.blogger.com.br

1-discordo que o último álbum bom da banda seja o inconstante 'No Prayer For The Dying', considerado por 9 entre 10 fãs do iron, como o pior disco da 'fase bruce dickinson'.

R: aí há uma questão de gostou pessoal meu, eu confesso. Acredito que a única fase relevante do Iron Maiden seja a "Bruce Dickinson", mas realmente "No Prayer For The Dying" não é um bom exemplo. Eu particularmente gosto muito dele, mas conversando com um amigo grande fã da banda hoje, chegamos à conclusão de que o último disco genial dos caras foi Seventh Son, de 1988.

2-discordo q amar bandas/artistas clássicos e históricos, seja se prender ao passado. qual a grande banda de rock dos últimos 10 anos? a maior atualmente é U2, vendendo horrores, fazendo um show antológico e memorável por onde passa. estamos falando de uma banda com quase 30 anos de história (também)

R: amar bandas clássicas e históricas não é se prender ao passado, eu amo várias delas. Amar APENAS bandas clássicas e históricas é que é, e infelizmente muitos fãs de metal fazem isso, mais do que fã de outros gêneros, segundo o instituto DataEu. Particularmente eu detesto o U2, e mais uma vez entro na discussão sobre discos relevantes (não há um bom disco deles há anos). A melhor banda de rock hoje? Difícil dizer, mas eu fico com Radiohead, Wilco e Arctic Monkeys. Aí cabe outra discussão: essas bandas são Rock? O que é Rock hoje? ;)

3-vc foi muito feliz no q diz respeito aos garotos de 16 anos que nao se dão ao trabalho de conhecer outros gêneros musicais, outros artistas q destoem um pouco do heavy metal e nao aceitem a mínima mudança de gênero.

R: obrigado, meu post foi escrito pensando exatamente em cutucar essa galera!

no mais. ótimo texto.
um abraço.

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 00:20



Comentário de: Marcia · http://www.butterflyingg.blogspot.com

Olha..eu acho que música boa transcende o tempo, pra quê rótulos?..isso é do meu tempo, isso não é...vc fala dos sons que abriram sua cabeça...existem muitos nomes do jazz e blues que são das antigas e acho que nem por isso vc deixa de gostar, ou deixa?
Acho que o importante é manter a mente aberta pra todo som que nos dá prazer.

R: concordo com você. Aliás, quando falo em som "novo", falo também (e até mais) naquilo que a pessoa ainda não ouviu, e não necessariamente em bandas "modernas". Meu objetivo é mesmo criticar quem aplica este rótulo de maneira contrária: "as bandas de hoje são todas ruins", quando não é verdade. Como você disse, "música boa transcende o tempo". O problema, falando especificamente do Iron Maiden, é que eles não transcenderam o tempo. A grande fase da banda ficou nos anos 80, foi o que eu quis dizer com "datado". E não vejo sentido em ir a um show para vê-los. Mas claro que isso é uma decisão pessoal. O que me irrita mesmo é a alienação de quem vê nesse som do passado a única coisa que realmente importa. É anacrônico.

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 00:54



Comentário de: Mirtes · http://naotenho.com

Essa alienacao de que voce fala nao se encontra apenas entre os fas de heavy metal, mas tambem em muitos outros generos, principalmente os que voce citou com tanta propriedade (jazz, MPB...), pois existe muita gente que se acha "entendida", superior, com um gosto mais apurado, somente porque ouve Tom Jobim. Existe algo mais decrepito que Caetano Veloso cantando Come As You Are, se esforcando para parecer um "coroa antenado"? Meu Deus, e ainda tem gente que aprecia esses delirios! Seu texto e bastante valido e esclarecedor, a unica ressalva e que essa atitude nao esta apenas no heavy metal. Ah, e desculpe pela falta de pontuacao, estou usando um laptop alemao... Abraco!

R: Concordo completamente com você! Existem pessoas que acreditam que de alguma forma ouvir ritmos que acreditam ser "de elite" dá a elas alguma legitimidade e status. "Olha como sou sofisticado, ouço Tom Jobim!" hehehe Esse pessoal merece também um post especial de crítica aqui no blog, obrigado pela idéia!

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 07:01



Comentário de: Senhor_Myagui · http://naotenho.com

Excelente texto!

R: Você sabe que fez algo realmente bom se foi elogiado pelo Senhor Myagui... :)

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 08:13



Comentário de: Beto

Acho muito válido a sua crítica, ou comentário, pois também deixaria de ir ao show do Iron se tivesse vivido a época e tivesse saturado das mesmas músicas, mas muita gente nova geração daria tudo pra assistir a esse show, pois o Iron pra eles é atualidade pura.Já curti muitas coisas do passado, mas adoro ouvir coisas novas. O meu tempo é diferente do seu, mas como você, também preferiria outro som.

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 08:21



Comentário de: Catita · http://naotenho.com

Não sei... Eu não tive a sorte de nascer na década de 50 para conseguir assistir coisas que adoro, e se tivesse a oportunidade de ver hoje iria com todo o prazer do mundo, respeitando alguns critérios do tipo jamais ir a um show dos Mutantes com a Zélia Duncan, por exemplo.

R: É um ótimo critério! Agora, sobre ver alguém de 50 anos atrás, é uma situação caso a caso. A princípio, eu não veria um artista de 80 cantando músicas de 50 anos de idade, mas aí há um critério meu que não deixei tão claro assim no texto. Falei muito das músicas datadas, mas existem as músicas que sempre serão atuais. Essa característica rara, de imortalidade, seria o bastante para que eu fosse a um show. O problema é que não encontro isso no Iron Maiden e em boa parte dos "dinossauros do Rock".

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 11:01



Comentário de: Trotta · http://trottolices.blogspot.com/

Bom, veja pelo lado positivo, pelo menos ninguém mais lembra do Darkness.

R: Putz, é verdade!

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 11:46



Comentário de: Cleber · http://naotenho.com

Seu problema é com o envelhecimento e não com a música, vc pode envelheçer e manter-se com o espirito jovem,coisa que há muito vc perdeu, assim que começou achar que jovem e inteligente escuta Mpb, blues, jazz isso sim é coisa ultapassada. Tenho trinta anos nem por isso me sinto velho ou tenho vergonha de demonstrar minha paixão pelo rock, ainda uso camisetas pretas e de bandas sim, acho q você apenas usou o Iron para poder para se relacinar melhor com a molecada de sua rua para ñ se sentir exclúido, isso foi passageiro como seu espirito jovem. Eu iria sim ao show do Iron não o faço por questões geograficas. E para terminar quem conhece o Iron saber q o No prayer é seu disco + fraco, gente igual a vc tem continuar ouvindo mpb, bossa novae outras...

R: meu problema não é com o MEU envelhecimento, mas com a música que envelhece. Boa música não envelhece, e não é o caso do Iron Maiden, que parece ter 120 anos. Eu sou um apaixonado pelo Rock, é o que mais ouço, mas se sentiria um avestruz com a cabeça na terra se só tivesse ouvido isso durante os últimos 20 anos. Aliás, manter-se preso ao que uma banda fez nos anos 80 e não olhar para o que acontece a sua volta é exatamente matar o espírito jovem, não acha? E eu não acho No prayer um disco ruim, Fear of the Dark é que é ruim de dar dó, e tudo o que veio depois vai pelo mesmo caminho, exceto alguns singles que foram relançados.

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 12:53



Comentário de: Marcia · http://www.butterflyingg.blogspot.com

Pois é, nesse ponto vc tem razão, algumas bandas realmente não se renovam e ficam no passado, mas nem por isso elas deixam de ser boas no que fazem e isso eu acho que se aplica ao Iron, Jethro e por aí vai, se não acho que eles não estariam aí até hj..eu fui no show do Jethro e gostei muito, talvez por não ter tido a oportunidade antes rsrs..ao meu ver a energia que rola no show dos caras é demais, eu já fui a dois deles e pra mim já vale o ingresso, mas como vc disse é coisa muito pessoal.
Enfim, mas o que acho que é válido do seu post é a mensagem de que existem sim bandas mais atuais que são muito boas e merecem ser escutadas..e não tou falando do NX Zero como mencionaram acima..rsrsr..é isso aí..valeu pela visita e volte sempre..eu pelo menos estou sempre por aqui e adoro.

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 12:55



Comentário de: André Lepore

Concordo totalmente com o seu post. Passei minha adolescencia ouvindo o som desses caras e por causa do Steve Harris, comecei a tocar baixo. Já passei dias em meu quarto ouvindo somente os clássicos da banda, e infelizmente já cultivei por muito tempo essa mentalidade idiota, de que mudar a sonoridade assim ou assado era "coisa de viado", como vc bem comentou. Confesso que tentei ouvir os novos albúns do Maiden e aquela sensação de "outra vez o mesmo som ?" não me deixou sequer terminar de escutar uma faixa inteira. Será que fiquei velho ? Ou será que o som ficou previsível demais ? Os fãs de carteirinha que me desculpem, mas infelizmente o Maiden é uma das bandas mais datadas do mundo sim. Mas para a molecada que está conhecendo agora o som da banda, ou que nunca teve a oportunidade de ver Mr. Dickinson e cia ao vivo (se vc assistiu o show com o Blaze não conta !), vale a pena juntar os trocados e assistir ao show. Mas eu particularmente vou guardar o meu dinheiro e esperar um show realmente novo pra assistir. Excelente post parabéns!

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 17:44



Comentário de: Rodrigo Gonzales · http://naotenho.com

nunca li tanta merda na minha vida, eu creio que as pessoas devem gostar de coisas boas, independente da epoca, e nao apenas coisas de "modinha", sendo assim todos teriamos que ouvir a musica do "créu", os funks cariocas, axés da vida e as belissimas bandas de "rock n roll" NX Zero, CPM 22, Fresno (¿?)

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 18:45



Comentário de: Diego

Bonitas Palavras cara...

Mais voce dizer que o Maiden não lança algo bom desde 1990 só pode ser brincadeira né?

Wildest Dreams, The Wicker Man, The reincarnation of benjamin breeg, e outras ai...

Eles mostraram que são bons o bastante pra não precisar se adaptar ao maldito e falido mercado fonográfico de hoje, justamente por isso estão fazendo uma turne nostalgica, por que não se pode ganhar dinheiro com algo que voce faz fora do padrão de merda de tudo o que aparece hoje...

E por isso admiro eles, por seguirem piamente o espírito de rock, e é isso ae...

Um grande abraço aos fãs de Maiden !!

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 19:16



Comentário de: Carlos · http://naotenho.com

Meu amigo você deve ser o cara mais mal amado do mundo,quem você pensa qué para criticar o que as pessoas gostam,o que vale é a pessoa se divertir,não interressa se é igual diferente bom e etc,eu gosto de tudo deste de jazz até black metal passando pelo clássico,se o iron fizesse um show por mes ,ou o tribal tech ou a simfonica de berlim tocando o nona do betoven,se eu tivesse grana eu iria todo mes e ainda assim iria ver coisas mais recentes tambem o que eu quero é viver e me divertir da maneira que mais gosto

R: É verdade, ninguém me ama. Quem eu penso que sou? Ora, pode-se criticar o gosto de qualquer pessoa. Vivem criticando o meu, por exemplo. A questão é: pq você liga? Se você se deu ao trabalho de comentar, é pq algo de interessante eu disse... ;)

PermalinkPermalink 02.03.08 @ 23:55



Comentário de: Fábio · http://naotenho.com

Iron maiden pode até parecer datado para quem realmente sente uma constante necessidade para ouvir novos sons. Já ouvi muito o Iron Maiden, então resolvi escutar outras bandas de metal, algumas boas que até passei a me interessar pela discografia. Porém grande parte das novas bandas, inseridas no atual contexto mencionado por você, tentam (sem sucesso) fazer exatamente o som que o Iron Maiden faz ou fez. O resto é cópia da cópia. O Heavy metal e o rock foram feitos por grandes artistas como Iron Maiden e U2 (citado também em alguns comentários). Seus trabalhos podem até soar datados e anacrônicos para muitos. Mas na verdade quem se importa? A música continua boa, agradando a maioria das pessoas que sempre escutaram esses artistas. Quem não gosta mais, que siga os passos do responsável pelo post e vá escutar mpb, bossa nova e afins. Só não morram verdes de enjôo após ficarem escutando essas músicas "empolgantes" e repletas de "energia". UP THE IRONS!!!! (isso é velho, hein?) Mas... UP THE IRONS!!!

R: O legal é que pensam que se eu não ouço Heavy Metal, logo não ouço mais Rock. I've made my point! Up the Irons! B)

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 00:56




Hahaha, pode crer.Antes eu curtia demais o Iron e pra mim musica de verdade era só Heavy Metal.Hoje em dia eu não consigo escutar mais muitos daqueles metais.Tirando Gamma Ray e alguns outros eu envelheci ainda mais musicalmente sem falar que vario muito o tipo de musica.Eu curto algum MPB tb, adoro Blues e Jazz, musica clássica, musicas regionais e exóticas, mas que me faz a cabeça mesmo é o bom e velho Rock, classic rock...desde Beatles, YardBirds, Led Zeppelin.. e principalmente o Progressivo, loucura escutar um Pink Floyd e mutantes rsrs

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 00:58



Comentário de: José Eduardo Nóbrega · http://naotenho.com

Opiniões devem ser respeitadas. Legal. É a sua. Tudo bem. Mas duvido que se vc tenha sido mesmo esse fanzão do Maiden, como vc diz, deixasse de curtir essa oportunidade de ver os caras ao vivo, já que não estão por aqui todo dia. Na verdade, vc próprio assume que simplesmente não gosta mais do som, o que é diferente do fato de a banda ser, como vc intitula, datada. Ou seja, o problema não eh com a banda, e sim com vc. Por outro lado, quanto à suposta mesmice, o gênero se renova todo dia, mas o respeito aos velhos ídolos do estilo permanece, o que é o mais legal e exclusivo desse gênero. Ou alguém por aí ainda anda com camisa dos Chemical Brothers, Ace of Base, The Cure, Pet Shop Boys, Plebe Rude, Alceu Valença, etc, etc, etc..?

R: Se fosse em 1988, esse show, eu teria ido. Hoje não há o menor sentido. Eu não gosto mais do som PORQUE a música ficou datada. Aliás, não só a música como o jeito de vestir, o corte de cabelo e etc etc etc. Aliás, esse show em 1988 teria as mesmas músicas, não é estranho?

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 08:58




Algumas coisas chamaram minha atenção... A primeira é que depois de 21 comentários NINGUÉM falou das capas com o Bob Esponja! Sei que muitos fãs do Iron gostaram do trabalho do Hans, mas nem pra comentar? Uma outra coisa engraçada foi perceber que os fãs do Iron Maiden, no geral, são muito mais lúcidos e ponderados que os que gostam de Jack Johnson, quem diria? A prova está no link: http://www.interney.net/blogs/hedonismos/2008/02/20/eu_amo_odiar_jack_johnson/

Outra coisa, até pode me xingar, mas tem que ter algumas regras:

1) nada de "você é bobo e feio pq não respeita nossos ídolos". Você pode ser mais criativo que isso, mesmo que cego de ódio.

2) Nome e e-mail pra contato (no mínimo!). Anonimato é coisa de covarde. Se você tem uma opinião, dê a cara pra bater.

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 14:22



Comentário de: tiagón · http://www.verbeat.org/blogs/bereteando

screeech! [som de derrapada]

engraçado que eu tive uma conversa parecida com o Brigatti, sábado retrasado. ele veio dizendo, na soma: "pra quê tanta função? puta banda datada! depois de criar a bse do metal na NWOBHM, o que foi que eles fizeram de relevante? pra mim o que faz uma grande banda é sua capacidade de se reinventar."

eu discordei até ele cansar. no seguinte argumento: a relevância do Maiden é a sua constância. sendo a mais popular banda de metal, e crescendo nesse item com o tempo, só aumenta a importância do Iron seguir fazendo seu metal clássico, firulado nas guitarras e fiel à tradição do gênero. sim, capacidade de se reinventar é um traço importante, mas veja o Metallica, pra usar um cachorro morto como exemplo. o Iron é essencial por manter-se fiel ao seu estilo e abrir, com ele, as portas do metal pra muita molecada. além disso, a excelência técnica e a historicidade são sempre motivos pra assistir ao show. (como poucos; digamos, Rush, Stones, quem mais?) o Maiden é a única banda de metal que lota _todos_ seus shows pelo mundo com antecedência. pô, se isso não for motivo pra falatório...! :)

outra que questiono aqui é a do "metaleiro padrão de 16 anos". não vejo nada de errado na visão curta e no "o resto é lixo"; pra um adolescente, gostar de um estilo rejeitado, maltratado e cercado de preconceitos (pelo "resto do mundo") é lutar por alguma identidade, dizer não pra todos os subprodutos culturais que nos cercam. isso, evidentemente, não exime de culpa aqueles que passam da adolescência e não abandonam a postura segregacionista. (e eles existem; num tempo livre, procura um blog chamado "metal inquisition" pra veres. propõem empalamento pra todo mundo que não seja "br00tal".) mas esse adolescente - deixa ele ser meio cego por um momento. o próprio aprofundamento no metal vai desconstruir o preconceito. se não ocorrer, aí a questão *não* é musical.

e, pra fechar... não vejo *nada* de errado em ouvir "sons do passado". pelo contrário. quem canta o "som do meu tempo" ou não fala de mim, ou fala com uma linguagem que não me agrada (na música ou na letra). não me vejo, nem vejo o que passo em qualquer banda recente (e sou curioso). procuro essa identificação em outras artes - cinema, literatura. na música, sigo o que o meu sistema límbico diz, ignorando data (se 50-60 do jazz, 70 do rock, 90 e pra frente do metal e da electronica). se a trilha sonora da minha história fosse feita por qualquer dessas bandas contemporâneas, chê, eu seria alguém absolutamente infeliz! :D

em tempo: não vou ao show, também. já assisti duas vezes e nessa faltou pila. droga!

abração!

R: antes de mais nada, que vontade de passar uma temporada aí no sul. Imagino as conversas que teríamos, bebendo todas, eu, você e o maluco do Brigatti. Sobre seu comentário, o melhor até agora, acho que constância não é absolutamente uma marca relevante de uma banda com tanto tempo de estrada. Nessa, estou com o Brigatti: sou pela reinvenção! Bandas com 30 anos de estrada que não se reinventaram geram caricaturas, começam a imitar aquilo que foram no início de carreira, ou a reproduzir o mesmo indefinidamente, em turnês caça-niqueis. As bandas que você citou fazem o mesmo, os Stones deveriam ter acabado em 1980, ou antes.

Sobre os adolescentes, concordo com seu ponto de vista. Talvez eu queira demais dos adolescentes. Aliás, quero que eles sejam o que nem eu era. É que essa adoração CEGA a uma banda do século passado... Juro que não consigo olhar pra isso sem achar que era a coisa mais conservadora do mundo. Estão caindo na conversa dos pais que dizem "o som de antes é que era bom, meu filho". Mas no fundo critico mesmo esses que você identificou como tendo um problema que não é "musical".

Sobre os sons do passado. O novo não precisa ser feito hoje. Acho importante que a pessoa conheça sim o som da sua geração, mas já é bom o bastante que ela ouça tudo, de todas as épocas, sem preconceito. Porra, algumas das minhas músicas mais queridas têm 60, 70 anos de idade. Mas as conheço porque me permiti conhecê-las. E é impressionante como vejo pessoas se fechando para o novo, assumindo uma atitude conservadora... e acho que fazer isso com a música é só um sintoma de fazer isso com a vida, entende? Esse pessoal nem dá a chande de seu sistema límbico dizer algo. Agora, uma reflexão... As vezes é importante sentir na pele um pouco da infelicidade de seu tempo...

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 15:02



Comentário de: tiagón · http://www.verbeat.org/blogs/bereteando

Doni! é só vir, que mesa de boteco, cerva gelada e papo pra noite toda, tá sobrando!

vou dizer que, nos itens 2 e 3, percebi tuas intenções no post. mas se ficasse pelo "entender", não tinha conversa, né? :D peguei as brechas pra discussão, que é excelente. e é menos sobre o show do Iron e mais sobre "onde você anda na _sua_ vida - e ouvindo o quê?"

esse conservadorismo que tu apontas é terrível. é como se as pessoas se encastelassem num signo já digerido e o confundissem com a própria identidade. nesse caso, ser eclético é ser instável, fraco, etc. (aliás, odeio "eclético". porque preciso de um rótulo que diga que não gosto de apenas um tipo definido de música?) aliás, no Identidade do Z. Bauman, ele fala sobre como "é preciso" agarrar todas as definições que se encaixam e morrer abraçado à elas - porque o oposto é assumir a identidade líquida e mutante dos nossos tempos (o que é também um desafio).

sobre a reinvenção durante a trajetória, não discordo de ti. a prova é que essas bandas não lançam nada de "definitivo" ou "oooh" há bastante tempo. mas não consigo "diminuir" uma banda por manter-se fiel ao som que produz. acho que elas têm uma importância histórica que compensa. talvez seja benevolência demais minha...

e do testar a infelicidade do meu tempo, te digo que tentei: escutei todo o primeiro disco do Los Hermanos! :P e que infeliz fui. mas eu fico sempre torcendo por algo contemporâneo e fresquinho que surja.

baita papo! abraço!

R: Nem penso em diminuir tais bandas... Tendo discos delas, as adoro! Só acho tão anacrônico que a cada dinossauro do rock que apareça em terras brasileiras seja essa coisa toda... Ohhhh Stones! Ohhhhh Rush! Ohhhhhh Iron maiden! E eles chegaram com uma turnê chamada Back in Time ou coisa assim! Mas o que elas estão fazendo? Arte é reinvenção, arte é interpretar seu mundo, é dar voz à sua subjetividade, e ela é sempre mutável, porque muda o indivíduo e muda o mundo! Se a fórmula é repetida, algo está errado, ou o artista se acomodou com seu sucesso, entende? Marilyn Monroe tem importância histórica, eu suspiro ao ver alguns filmes dela (ok, boa atriz não era, mas era importante), mas nem por isso a comeria hoje... hahahaha Um cara me perguntou porque eu me dava ao trabalho de escrever para criticar. Para que seria se não para ouvir a opinião dos outros? :p

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 16:35



Comentário de: tiagón · http://www.verbeat.org/blogs/bereteando

ei, o "diminuir" tá assim, entre aspas! não levei pra esse lado :D

essa mania do "ooooh" é triste.
a) país que tá acostumado a receber os grandes shows só na velhice das bandas
b) mania da grán mídia de vender tudo como se fosse o maior espetáculo da terra, notícia = produto etc
c) absolutamente cansativo

concordo que já não há arte na reciclagem da fórmula de um Iron, um Stones (ou Slayer). havia lá no tempo da gênese criativa dessas bandas; o resto é reprodução da trilha aberta. mas a questão é - e se todos fossem ultracriativos, e não mantivessem uma linha de trabalho? além do caos, será que não é exigir demais do artista - que ele não apenas dê uma contribuição (à arte, o diferente criativo), mas muitas, e o tempo todo?

pô, sejam mais razoáveis! :D

R: é exatamente isso! Sobre ser mais razoável, eu sou! Não odeio essas bandas, e óbvio que entendo que nem sempre um artista consiga criar o novo ou fazer algo absurdamente relevante. Só não preciso ir aos shows dele hehehe Na verdade, o problema mesmo pra mim é soar datado, existem coisas que foram lançadas nos anos 60 que poderiam ter sido lançadas ontem, nem saberíamos a diferença. Mas Iron Maiden... Sempre parece 1986.

PermalinkPermalink 03.03.08 @ 17:57



Comentário de: Marcel

Cara, se eu tivesse nascido em 1970 eu concordaria em tudo que você disse e preferia muito mais ter ido ver o Live After Death do que esse show... Infelizmente eu nasci em 1989 e só pude presenciar o Iron na turnê do Dance of Death e nessa.

Acho que tudo que você falou está certo e as pessoas não devem se alienar ao passado, mas também acho que devemos ter chance de viver a energia do Iron com os grandes clássicos, já que não podemos viver antes.

Se você pode ouvir Aces High ao vivo em 1985 isso é realmente muito legal e nem valeria nada ir hoje... Eu, por outro lado, só pude vê-la ao vivo recentemente e não me arrependo de nada.

Quanto às bandas novas, tem muita coisa interessante por aí realmente.... Curto muito In Flames, Mastodon, Nevermore, etc...

PermalinkPermalink 06.03.08 @ 16:39



Comentário de: Ewaldy Marengo · http://www.geradorii.com

Vai no Maquinaria Rock Festival???

R: Não vou não :-)

PermalinkPermalink 13.03.08 @ 17:12



Comentário de: Rodrigo · http://naotenho.com

Achei interessante a sua crítica, mais eu não vou conseguir deixar de ir para o show do dia 18/03/2008 (Recife).

Tenho 30 anos e a epoca em que mais curti o iron foi entre 1991 a 1995.

R: Eu gostei mto entre 1988 e 1991.

PermalinkPermalink 28.11.08 @ 23:48



Comentário de: paulo · http://naotenho

cara,gostei do texto,concordo q o iron vive do passado,mas discordo do que vc falou: ´´Chegou um dia em que as metáforas e todas aquelas citações épicas não eram mais suficientes para explicar a minha vida, e muito menos para serem a trilha sonora dela´´, eu acho q isso e so musica,arte,entretenimento,eu tenho 16 anos,e nao procuro na musica uma resposta para minha vida,por exemplo,voce pode gostarde musica classica/opera,etc,e o que ela diz sobre sua vida? e so arte

R: hehehe Arte nunca é "só arte". Aliás, na definição de arte está uma representação da subjetividade tanto do artista quanto do "ouvinte". Uma obra sempre vai dialogar com aspectos da sua personalidade, experiência e sentimentos. A música, ou a arte, nunca te darão respostas para a vida (até pq, posso te contar, essas respostas não existem), mas dialogam com ela sim. Para alguns mais fortemente do que para outros...

PermalinkPermalink 28.12.08 @ 16:18



Comentário de: Paulo

Esse contexto de estar sempre se "reinventando" é relativo, pois o Iron Maiden está com esse turnê (aliás, será o segundo show dessa turnê que eu assistirei), para mostrar ao vivo as músicas que muitas pessoas não tiveram a oportunidade de assistir ao vivo. Meu irmão caçula nem era nascido quando eles gravaram essas músicas, mas ele as adora, nunca foi a um show de rock. O objetivo desta turnê, além do dinheiro que eles estão faturando, é lógico rs, é de mostrar e dar a oportunidade de quem não curtiu a fase aurea da banda de poder assisti-los. Quanto a eles soarem datados em seus discos mais recentes....acredito que eles apenas fazem o que estão a fim de fazer, o que os dá prazer em tocar, independentemente se os fãs irão gostar e comprar ou não. Muitos de nós é que deixamos de curtir o som, mas elas continuam lá, sendo feitas com as mesmas fórmulas e estruturas. Muitas bandas "novas" fizeram e ainda fazem sucesso com o som das antigas, vide Oasis, Strokes, Kings of Leon e por aí vai.....aí vamos dizer...o som dos caras é datado ? Sim, mas é o que eles gostam, querem e sabem fazer....e nós vamos continuar por aí discutindo este mesmo assunto, só que serão com outras bandas rs.

Aliás....é até engraçado, mas este tópico também já está datado, foi feito quando o Iron Maiden veio tocar em Março de 2008, e eles virão novamente em Março de 2009 e ainda estamos dicutindo isso kkk

Parabéns pelo tópico !! Foi muito legal essa discussão.

Grande Abraço

PermalinkPermalink 29.12.08 @ 01:03



Comentário de: Márcio Magno · http://naotenho

Eita. Com certeza vc é um daqueles caras que não têm filhos, né? É um daqueles caras que se sente mau vendo garotos e garotas curtindo aquilo que vc curtia no seu quarto em 1989, sozinho, numa tarde quente de verão sem uma mulher por perto (lendo RQ do Batman????). Vc fala de música como quem curte uma goma de mascar. Rsrsrrsrs...Seu texto é cômico, patético e incoerente. Vc fala de jazz, de blues, de MPB como se fosse uma assumidade em música. Desculpe irmão, tenho 47 anos e irei ao show dos caras. Meu tempo começou quando eu nascí, em 1962, e vai acabar em.....sei lá quando. Mas me nego a ser anti-adolescente, me nego a ser conservador, me nego até a escrever bobagens. Que bom que vc não vai ao show. Um xiita a menos.

R: não sou uma "assumidade" em música. Sou uma sumidade em música. E é Sr. Xiita para você haha Divirta-se no show, tio.

PermalinkPermalink 21.02.09 @ 00:19



Comentário de: IronMaidista - hehe

Acredito que vc um dia tentou gosta de rock, mas ja vi que vc não é da praia, vc na verdade ja era Emo desde aquela epoca e so agora com o NXzero conseguiu achar uma "Melhor banda" de todos os tempos agora pra vc curtir! sorry!

PermalinkPermalink 02.03.09 @ 20:41



Comentário de: Kuelinhu · http://www.youtube.com/watch?v=dHpSCHxb780

Poutz... Deu no q falar héin!
Quanto ao último parágrafo...
NXZero com certeza!!!
hehe =D

PermalinkPermalink 15.03.09 @ 00:46



Comentário de: edwin · http://naotenho

ho mano....é uma pena ver comentários idiotas.....o iron nao lançou nada bom desde o no prayer??? brave new world e dance of death sao melhores ...e mais recentes....o bruce dickinson cortou o cabelo e continua sendo adorado pelos fans....hoje em dia sou pai e fico feliz de ver garotos de 16 curtindo iron maiden....a merda é q o heavy metal está fora da midia...mas isso faz o iron mais forte...daqi a pouco vc vai criticar beatles ..rolling stones ou led zeppelin seu babaca....mais respeito com uma banda da importancia do maiden....se a nova geraçao curte nao é a toa ....graças a deus q vc nao vai!

R: brave new world e dance of death são lixos. Sua banda acabou nos anos 80. :D

PermalinkPermalink 21.03.09 @ 12:06



Comentário de: malleus

Só não concordo que o último grande album do Iron tenha sido "No Prayer For The Dying"...
Algumas bandas atuais tbm cultuam uma cultura muito pobre...
mas.. é opinião ;)
tá valendo...
abrass

PermalinkPermalink 12.04.09 @ 02:07




Bonitas palavras, eu tenho 13 anos e sou vidrada em power metal&heavy metal... mas também não precisa xingar assim D:
o Maiden tem ótimos da nossa década, e qual é o problema de curtir bandas velhas?
Só provam que, o rock é um dos poucos que são velhos e ainda fazem sucesso. Eu admiro muito os clássicos, são fortes e fazem sucesso mesmo velhos. Rolling Stones por exemplo, e daí que os caras estão 'só o pó'? Eles ainda continuam sendo admiráveis. Os clássicos são os melhores, espero que meus netos daqui anos venham me visitar com camisetas do Iron Maiden, ou bandas que já terão batido as botas. Os clássicos são os melhores, nada supera!

PermalinkPermalink 10.09.09 @ 21:48



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]