CAZUZA NÃO ERA GÊNIO. ACEITEM ESSE FATO.

13/12/2011

CAZUZA NÃO ERA GÊNIO. ACEITEM ESSE FATO.

Não há uma única música de Cazuza que se possa chamar de absurdamente perfeita. Não que exista a absoluta perfeição, mas digo naqueles termos empregados para Chega de Saudade, Construção, Tropicália, Expresso 2222, Conversando no Bar, Umbabarauma etc.

Gênio? Não. Cazuza era bom, mas era acima de tudo um grande marqueteiro de si próprio: não tocava nada, cantava mal para diabo e ainda por cima não era essa Coca-Cola toda nos versos. Não, não era.

E tanto mais quando se considera um fato muito pouco abordado: ele era ajudado por outros letristas. Isso não desmerece ninguém, talvez até o contrário, mas deixa de ser um fator exclusivamente positivo quando praticamente TODOS os sucessos de um “poeta” tem outros escritores na autoria.

Vejamos.

Exagerado é parceria Cazuza, Leoni e Ezequiel Neves – este último exclusivamente letrista – além do fato de Leoni também ser um compositor de versos, não somente de melodia. Codinome Beija-Flor tem também Ezequiel e agora o terceiro é Reinaldo Arias.

O Tempo Não Pára, seu maior sucesso, é também obra conjunta: ele, Arnaldo Brandão e Howard Ashman (este último um dramaturgo). Faz Parte do Meu Show tem Renato Ladeira como co-autor e Ideologia é dele e do Frejat.

Daí alguém vai dizer que as ruins, ao menos, eram só dele. Nem todas. Burguesia, que curiosamente fez algum sucesso, tem como parceiros George Israel e novamente Ezequiel Neves. Brasil, que foi abertura da novela Vale Tudo, é dele, de George Israel e Nilo Roméro.

Valendo reiterar: nenhuma música mencionada ao menos pode ser comparada com grandes clássicos de nosso cancioneiro. Algumas até tem melodias mais-ou-menos, mas é justamente a parte em que Cazuza não dava pitaco. Ele se encarregava de “enquanto houver burguesia não vai haver poesia” e “segredos de liquidificador”.

Então Cazuza era péssimo ou mesmo ruim? Claro que não! Aqui no Brasil, infelizmente, é preciso enaltecer ao máximo alguns artistas porque, em caso contrário, fica a impressão de que há um juízo de valor negativo. Precisamos parar com isso. Ele era bom, sim. E só, ué.

Genial? Não forcemos ainda mais a já combalida barra. Aliás, “genialidade” está para os adjetivos póstumos assim como “épico” está para as adjetivações diversas das redes sociais. Comparem a epicidade do que é descrito em tuíter ou FB às obras dos que tornaram gênios pelo óbito ou memória afetiva.

Mas podem brigar comigo se acharem mais simples.


Posts similares:
Segredos de liquidificador
NÃO GOSTO NEM FODENDO - CATEGORIA MÚSICA BRASILEIRA
CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA

transubstanciado por gravata às 13.12.11 | 14 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Leo · http://1racinza.blogspot.com/

Concordo em gênero, número e grau, mesmo gostando muito do Cazuza. Talvez o que o aproximasse mais da genialidade atribuída por alguns fosse o enorme carisma e a forma como lidava com o público, coisa de marqueteiro mesmo. Mesmo assim ainda vale amis do que uma panelada dessas bandas moderninhas. Desnecessário dizer, eu sei.

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 22:01



Comentário de: Maldito · http://www.ditopelomaldito.com/

Todos os 'defeitos' citados, o fato de cantar mal e saber bulhufas de música eram reforçados pelo próprio Cazuza em suas entrevistas que nunca se colocou no patamar que o público insistia em coloca-lo,...pra mim Cazuza é sim um dos maiores letristas/poetas do século passado e resultando sim no fato de ser gênio.
O fato das musicas de Cazuza serem sempre em parceria com outros musicos se vale justamente do lance dele nunca ter estudado musica na vida, sempre precisando de musicos para musica-las ou encaixa-las nas melodias. Cazuza escrevia a letra e distribuía entre os conhecidos para serem musicadas, resultando em todas essas 'parcerias', mas como esses próprios parceiros citam nos livros do Cazuza (escritos pela mãe Lucinha Araujo) as letras eram em sua maioria 100% do Cazuza.
Cazuza nunca quis ser um cantor e muito menos de Rock, tudo aconteceu por acaso e até por insistência dos que o rodeavam na epoca. Se um fio do destino tivesse sido puxado de forma diferente ele poderia ter sido cantor de um grupo de pagode, escritor ou ate cronista de um jornal (palavras do próprio Cazuza), mas com certeza a qualidade de suas palavras estariam bem expressas em qualquer uma dessas outras funções.
AbraçO! :)

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 22:14



Comentário de: Joel Nascimento Jr. · http://twitter.com/roniuj

Qualidade do canto eu jamais uso como parâmetro para determinar um gênio musica. Tom, Vinícius, Chico e Dylan não me deixam usar este argumento.

Eu acho Cazuza um dos maiores nomes da MPB brasileira no fim dos anos 80, início dos anos 90.

Gênio? Não dá pra eu dizer, ele morreu novo demais, louco demais. Mas dentro daqueles tempos, eu não lembro nenhum contemporâneo dele que tenha marcado tanto.

Em tempo: ouça Um Trem Pras Estrelas, que tem Gil e ele trabalhando.
E parceria não desabona o talento de ninguém.

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 22:16



Comentário de: RJP

Eu achava q era o único da minha geração q n achava o Cazuza um "gênio"... Q bom saber q n sou o único!

N gosto de Cazuza, apesar de reconhecer seu valor, e de q ele é bom. Mas nada + do q bom. Sinceramente, Renato Russo é bem melhor do q ele, e mesmo assim, n acho extraordinário. Simplesmente muito bom (e tb n sou fã de Legião Urbana).

Se bem q, "em terra de Restart e NX-Zero, quem tem Cazuza é rei". =)

Apoiado em gênero, número e grau.

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 22:38



Comentário de: Rodrigo

OK.

E qual a sua opinião sobre a genialidade de Chico Science?

:)

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 23:15



Comentário de: Galvan

Talvez a essência do gênio seja mesmo ser imperfeito. Afinal com todos estes defeitos Cazuza mandava bem... Isto é fato!
Ezequiel, leoni, Arias sabem muito bem expressar em versos as inspirações e idéias de um amigo...

PermalinkPermalink 13.12.11 @ 23:26



Comentário de: Marco Gomes · http://marcogomes.com

um grande amigo pedagogo especialista em "altas habilidades" (superdotados) me disse que "genio" é a definicao daqueles que deixam um legado positivo para a historia da humanidade.

luther king foi genio; gandhi foi genio; einstein, galileu, newton, dali, picasso, beethoven; estes foram genios. o cazuza nao deixou legado positivo algum p/ a historia da humanidade.

no maximo "bonzinho", e em minha opiniao pessoal, nem isso.

PermalinkPermalink 14.12.11 @ 00:17



Comentário de: JV

Ufa, que alívio. Nesse país para ter estátua na praça o cara tem que ser gay, viver drogado e morrer de AIDS...grandes méritos. (quero ver mais reaça que eu).

PermalinkPermalink 14.12.11 @ 00:39



Comentário de: Joel Nascimento Jr. · http://twitter.com/roniuj

Discordo totalmente do amigo pedagogo do Marco.

Alexandre, O Grande, era um gênio estratégico e nem por isto "um legado positivo para a historia da humanidade". Napoleão Bonaparte e até Adolf Hitler também não estão nos livros de história pelas boas ações.

Gênios desconhecidos existem vários. Livros de história não são medidores de genialidade de ninguém.

Se você acha que gênios musicais foram apenas aqueles que conquistaram sucesso mundial na carreira, você está bem enganado.

PermalinkPermalink 14.12.11 @ 03:04



Comentário de: Carlos · http://www.guiaacne.com

Genialidade é algo muito forte para referenciar Cazuza... Assim como muitos outros cantores e compositores recentes, os mesmos ainda não passaram pelo teste do tempo, aquele que tudo apaga, menos a genialidade dos verdadeiros gênios. Veja Bach, Mozart e outros que seculos apos ainda tem obras admiradas por milhões e são inspiração para que novos gênios. Vamos dar tempo ao tempo, mas sem dúvida Cazuza foi muito importante pra uma geração inteira.

PermalinkPermalink 14.12.11 @ 11:21



Comentário de: VITOR

Muito bom!
Sempre falei a mesma coisa.
Era bom e não um gênio.
Ah, sim! Convenhamos que não era exemplo para ninguém.
Abraços,
Vitor

PermalinkPermalink 14.12.11 @ 17:44



Comentário de: Maria Edjane · http://www.sualista.com.br

Concordo plenamente que o Cazuza não era gênio nenhum. Que mania as pessoas têm de fazer do "diferente" motivo de bajulação!

PermalinkPermalink 15.12.11 @ 18:35



Comentário de: Camilla Lopes

mandou muito bem, preguiça eterna do Cazuza.

PermalinkPermalink 15.12.11 @ 19:35



Comentário de: Edu · http://www.guiacadeiraderodas.com

Genialidade é um exagero acredito. Como dito, acredito q foi um importante cantor, e referencia para uma geração. Não Mais.

PermalinkPermalink 16.12.11 @ 17:42



Este post tem 10 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.