LULA E O SUS: HIPOCRISIA

29/10/2011

LULA E O SUS: HIPOCRISIA

(sem acento, cedilha e afins pq nao sei configurar neste notebook; tambem nao revisei, entao tenham paciencia...)

O ex-presidente Lula foi diagnosticado com um cancer na garganta e comecara as sessoes de quimioterapia nesta segunda-feira. Ele esta sendo tratado pelo hospital Sirio Libanes, em Sao Paulo. Ate entao, uma noticia triste que gerou a medida cabivel.

Nem tanto.

Os brasileiros, em sua maioria, sao tristemente pateticos. Nao demorou para que, alem das pessimas piadas sobre o terrivel diagnostico, comecassem com aquela bobagem de que Lula, por ser politico e ex-mandatario, deveria usar o SUS. Pura hipocrisia.

Ele hoje tem dinheiro e, por obvio, gasta como quiser. Passando essa obviedade, ha um dado ainda mais problematico: se realmente vai ao SUS, ele tira a vaga de alguem sem condicoes, guardando seu dinheiro no banco. Eh isso que "defendem" nossos mestres da logica.

E nao adianta usar aquele raciocinio do "se os ricos tambem usassem, o SUS seria melhor" porque: a) nao ha evidencia cientifica; b) nos paises em que ricos foram OBRIGADOS a usar servicos estatais, podem consultar, o resultado foi sempre desastroso - com direito aos ricos fugirem para o exterior em busca de melhores servicos (claro, quando conseguem, porque em geral as pessoas morrem ao tentar fugir de lugares assim).

Pelo ponto de vista das contas publicas, ai sim seria uma catastrofe, afinal, o numero de usuarios aumentaria exponencialmente, onerando ainda mais os cofres publicos e obrigando a uma maior arrecadacao. Resumindo: em vez de dar ao medico ou hospital de sua preferencia, o rico da o dinheiro ao estado, que assim gastaria em sua estrutura tradicionalmente ineficaz e inflada.

Ha, portanto, pelo menos tres aspectos bem obvios e gritantes segundo os quais nao faria o menor sentido Lula procurar o SUS. Procurem pensar antes de adotar discursinho de politicagem internetica.

Quanto as piadas, lamentavel. Acho que nos, da oposicao, DEVEMOS ter uma postura nao apenas civilizada, mas humana. Parem com isso, eh ridiculo.

Em Tempo
Claro que sempre pudemos - e espero que continuemos podendo - fazer piadas de Lula. Eu mesmo fiz muitas, ate mesmo falando de seu nao-dedo (vejam abaixo, saiu no LulaLOL):

O escarnio diante da doenca do adversario nao eh humor, mas sim mesquinharia de carater.


Posts similares:
Lula x Alckmin - 1o. round
BLOG DA DILMA: AGORA, PHOTOSHOP NA PANÇA DO LULA!
Lula x Alckmin - 4o. round

transubstanciado por gravata às 29.10.11 | 55 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Miroel · http://twitter.com/#!/miroelfj

parabens pelo texto

sobre a logica de usar servico publico ou nao: a logica tambem diz que se existem servicos privados é porque eles sao melhores senao eles nao existiriam

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:02



Comentário de: Livia

Voce escreve esse texto patético, pois provavelmente nunca precisou do SUS...Voce sabe o que é ouvir de um médico que seu irmao tem 3 meses de vida se não fizer a cirurgia... mas a fila de espera é de 6 meses??? pois é... o Lula também não... e se ele for para o SUS fazer o tratamento ( aguardando na fila como TODOS os brasileiros )... não se preocupe... ele não vai tirar o lugar de ninguem que necessite, pois ele pode morrer antes de conseguir agendar a consulta inicial...

(Gravz: E onde DIABOS eu defendi o SUS? Eu acho, obviamente, que deve ser fiscalizado e melhorado, isso eh algo bem obvio. E, sim, sei que eh uma desgraceira, estou JUSTAMENTE dizendo que nao se deve fazer pouco do drama alheio. Ademais, se Lula fosse obrigado a usar o SUS - e esse eh o centro do que escrevi -, outros doentes ficariam MAIS E MAIS meses esperando por algo. Leia de novo, entenda)

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:04



Comentário de: camilla lopes

excelente Fernando. os histerios sempre fazem parte da banda que ouviu o galo cantar nem sabe onde. essas obviedades-senso-comum sao de dar DOH!
Tambem estou sem pontuacao,
beijos

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:06



Comentário de: Marcus

Não será hipocrisia um ex-presidente que vivia dizendo que a saúde do país ia bem e se tratar em um hospital particular?!?!

Para eles, tudo. Ao povo, pão e circo!

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:06



Comentário de: andre · http://implicante.org

Eu acho que o Lula, como responsável pela saúde durante 8 anos e avalista maior do atual governo, deveria ser coerente com o próprio discurso e, de livre e espontanea vontade, submeter-se a tratamento na rede pública. Apesar de isso acabar gerando o efeito que você descreveu no texto.

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:08



Comentário de: isa

Não vejo problema nenhum em fazer piada com o Lula... Ele riu da nossa cara por 8 anos...
Além do que, "agora ele é um homem rico" às nossas custas...

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:22



Comentário de: Henrique · http://twitter.com/henriquepm

Acho que a crítica de alguns foi mais no sentido de que, apesar de Lula afirmar o contrário, o SUS não é eficiente nem ficou uma maravilha depois do governo do PT.
Assim, se o SUS realmente fosse tão perfeito, não teria problema algum o Lula utilizar esse sistema. Enfim, não deixa de ser uma grande bobagem.

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 19:33



Comentário de: Renato · http://www.twitter.com/ReeSilva_SPFC

Muito bom o texto. Só não vou dizer que concordo plenamente pois acho que o Lula deveria usar o SUS, não por ser político, e sim para avaliar o sistema que ele mesmo defendia. Ele não precisa fazer o tratamento lá, mas se ele apenas tentasse, eu já ficaria feliz, pra ver o que a galera passa por lá. Mas concordo totalmente, principalmente com o primeiro trecho. Afinal, eu tenho certeza que se ele, com o dinheiro que quase certo tem guardado, ficasse desempregado e solicitasse o Bolsa-Família, muitas das pessoas que disseram que ele tinha que usar o SUS diriam que ele está tirando o direito de quem precisa.

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 20:57



Comentário de: Pedro

Excelente texto, parabéns, boa linha de raciocinio, também achei muito de mal gosto as piadinhas e concordo em relação ao SUS.

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:01



Comentário de: Bianca

Oq estamos discutindo aqui n e o simples fato de o lula ir se tratar no SUS ou n..E a hipocresia diante da doença de Lula, devido ao posto q tem ira receber o melhor tratamento e ira se recuperar, o grande problema e os milhões q iram morrer numa fila ou por falta de tratamento adequado todos os dias, pq n se mobilizar por essas pessoas?? Isso e apenas uma forma de tentar protestar escrevendo q o lula deveria ir pro SUS. O povo tem o q merece e os políticos q merece e uma política de pão e circo, de novelas e de copas do mundo...

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:09



Comentário de: Fernando

Voce comentou "nos paises em que ricos foram OBRIGADOS a usar servicos estatais, podem consultar, o resultado foi sempre desastroso".

Procure pesquisar sobre o CANADÁ e FINLANDIA.


(Gravz: No Canada o servico publico de fato eh otimo, mas ninguem eh OBRIGADO a usa-lo. Pode-se usar o privado, tb. Na escandinavia, se vc nao usa um servico, seu imposto eh RESTITUIDO. Ademais, TAMBEM ha servicos privados na Finlandia, Noruega, Suecia etc. 1 gde abs)

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:10



Comentário de: Ricardo Araki · http://ricardoaraki.blogspot.com

Realmente, o Lula usando o SUS somente faria um bem: Morreria mais rápido.

Assim como a maioria que depende do SUS.
Também acho que obrigar ricos a usarem o SUS não é solução, deveriam obrigar os políticos a usarem os serviços públicos, assim como seus dependentes.

O Lula hoje tem dinheiro, claro, que roub... Digo, "ganhou" durante seu governo. Um dinheiro retirado do meu bolso e de muitos outros brasileiros que trabalham todos os anos cerca de 3 meses só para pagar impostos, sustentar o Bolsa Família, e outros sanguessugas mais.

Fazer paida com a condição do Lula, é algo impossível de impedir. Hipocrisia? Discordo. Mesquinharia de caráter? Também discordo. Já fizeram piadas sobre assuntos mais sérios.

Em 8 anos de mandato o Lula somente deu continuidade ao plano traçado pelo governo anterior, aumentou a compra legal de votos, também conhecida como Bolsa família, e fez sua propaganda pessoal.

O que eu não consigo entender é essa crítica inflamada quanto às piadas referentes à condição de saúde do Lula ou mesmo quanto à sugestão dele usar o SUS.

Em tempo, seus argumentos são realmente inteligentes e válidos, só não concordo com a crítica a quem faz piada sobre o Lula.

[]´s

Ricardo Araki

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:20



Comentário de: CGarcia

Cada um se trata onde quiser de acordo com o que pode...

Mas toda a corja política (governo E oposição) do nosso país deveria trabalhar pra que o SUS fosse tão exemplar que até mesmo o Lula (ou qq outro) pudesse confiar sua saúde ao serviço público.

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:44



Comentário de: Joao Oewel

Eu tb fiz a piada sobre Lula se tratar no SUS. Mas eu quero que ele va se tratar la realmente? Claro que nao!
É apenas uma ironia, uma piada, a forma como muitos de nos brasileiros temos de rir dos nossos proprios problemas e medos.
O que eu gostaria mesmo é que fosse feita uma materia jornalistica mostrando o TEMPO DE ESPERA de um paciente, simples mortal, na fila do SUS por diagnostico, exames, cirurgia e tratamento de cancer de laringe no Brasil. Pq um simples mortal, talvez nao chegasse a etapa do tratamento. MOrresse antes, esperando por uma ajuda que não viria.
Exemplificando... Sera que o Ricardo Gomes estaria vivo se fosse um simples torcedor do Vasco que estivesse no mesmom estadio? OU ele teria sido levado pra um PS municipal, aguardado vaga de CTI por varios dias, seria operado com atraso e ficaria com varias sequelas?
A diferença eh que o Ricardo Gomes nao governou o pais e nao ficava dizendo aos 4 ventos que o SUS é uma maravilha, e que melhorou muito em seu governo.
O Lula sim...

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 21:55



Comentário de: Sofia · http://butecofeminino.wordpress.com

Fernando:
Gostei muito do seu texto, independentemente de qual sistema de saúde o Lula usará.
As pessoas querem o bem para si mesmas e esquecem de desejar o bem para os outros - inclusive para aqueles que não gostam. Não é porque o Lula foi ou não um bom/mau político que ele merece morrer. Arrogantes são aqueles que acreditam que podem decidir o quanto um outro ser humano deve viver.
O SUS é, sim, um sistema de saúde lamentável. Perdi pessoas amadas em hospitais públicos. Entretanto, nem a rede particular conveniada anda tão bem, nem fazer com que o Lula use o SUS fará com que o sistema público melhore.
Ao invés de ofender políticos e todos os diferentes, as pessoas poderiam votar melhor, cobrar mais, buscar mais por um lugar melhor. Reclamar e acusar é sempre muito mais fácil.
Abraço
Sofia

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 22:57



Comentário de: Onipresente · http://www.blogdoonipresente.blogspot.com

Você conhece realmente o SUS ou "já ouviu falar" na REDE GLOBO? Minha irmã precisou de tratamento para minha sobrinha e utilizou o TFD do SUS. O TFD incluiu duas PASSAGENS AÉREAS até Brasília, para ela (minha irmã;) e a sobrinha. Foi atendimento no hospital SARA KUBITSCHEK, coisa de primeiro mundo, distante 800 KM da casa dela... TUDO PELO SUS.

(Gravz: Conheco. Alguns atendimentos sao otimos, outros sao pessimos. Btw, vc tem aquele blog AMIGOS DO PRESIDENTE LULA, ne? Ou tinha, sei la... Vc acha, entao, que ele ERROU e DEVERIA tratar-se pelo SUS? Eh isso? o_O)

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 23:17



Comentário de: Alessandra

Só quero entender uma coisa...todos pagamos pra usar o sistema público de saúde,e não pagamos pouco.O certo não seria TODOS termos condições de usar??Mas sabemos que as condições são indecentes.Então pagamos mais uma vez para os planos de saúde pra não morrermos numa fila à espera de atendimento.Já quem não tem a mesma sorte,fica apenas rezando pra que tudo dê certo.Com certeza essa incerteza não tirará o sono do ex-presidente.Já que ele defende tanto o SUS,não seria ao menos o momento de ele experimentar??Será que ele se arrisca??

PermalinkPermalink 29.10.11 @ 23:57



Comentário de: Felipe · http://twitter.com/#!/LFF

INCA
ICESP
AC Camargo

E deve ter muitos outros nomes que não lembro e nem conheço, citei esse 3 porque são referencia no tratamento de cancer e cuidam de forma gratuita de boa parte de seus pacientes e alias cuidam muito bem de todos eles, sejam os que pagam e os que não pagam

E claro todos eles recebem verbas do SUS, estupido acharem que no SUS é tudo bagunça e pedirem pra ele ir lá se tratar, afinal ele poderia muito bem tirar o lugar de alguem que precisa mais e usar o serviço de instituições como essas que são sérias e funcionam muito bem

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 00:32



Comentário de: Carolina

O Lula não vai para o sus porque saber que morreria antes de ser atendido ele pode ser tudo menos burro.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 00:34



Comentário de: Amanda Pavani · http://thepavania.wordpress.com

Só lamento, caro autor, que você tenha tantos comentadores imbecis. Parabéns pelo texto.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 00:46



Comentário de: FernandoDante · http://twitter.com/FernandoDante

Concordo com um comentário dizendo que a intenção da piada não é que ele realmente faça no SUS, nem que ele MORRA, mas chamar a atenção pros problemas do sistema.

Claro, tem gente sem-noção querendo o sofrimento alheio, mas também tem gente uma crítica bem simples, porém verdadeira. Que o SUS continua não sendo lá o sistema mais rápido de atendimento.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 01:28



Comentário de: Diogo Aileoz

Não concordo com o que foi dito, eis que a Retórica é tendenciosa.

O fato de o Mulla usar o SUS não vai interferir significativamente em nada. Ele será só mais um Zé-qualquer utilizando os serviços, como é de DIREITO de todo cidadão e dependentes.

Saúde é OBRIGAÇÃO do Estado, que não pode dispor dessa obrigação... pode, no máximo, DELEGAR à iniciativa privada para que esta administre tal setor... e é o que acontece com os "hospitais privados", e serviços médicos e hospitalares particulares ou via plano de saúde.

O Mulla deveria, SIM, utilizar o serviço público que ele administrou por 8 anos.

Não é ele que vomita todo o tempo que "mudou o BraZil"? Se mudou tanto assim, então confie que o serviço por ele administrado com "tanto esmero" (sic) será suficiente pra tratar e curar o problema de que padece.

Blá blá blá... eu sei que todo cidadão gasta o dinheiro da forma que lhe convier. Se tenho dinheiro, é LÓGICO que tratarei um câncer em um hospital preparado. Mas o que está em jogo aqui é a MORAL. Por razões morais óbvias o Mulla deveria ser o PRIMEIRO a se utilizar do serviço médico-hospitalar público.

É que nem aquele CEO de determinada empresa de escudos bélicos, que fez um comercial segurando o seu produto, e fazendo um funcionário atirar contra ele.

SE CONFIA NA QUALIDADE DO SEU PRODUTO, ENTÃO PORQUE UTILIZAR OUTRO?

Se o Mulla vomita o tempo todo que "mudou o BraZil", então que confie nessa "mudança", e use o SUS, oras.

É simples.
Não tem nada dessa de "pessoas pobres terão que esperar mais, se o Mulla usar o SUS". Argumento falacioso e tendencioso.

A questão é MORAL, e não econômica, como a pessoa que escreveu a matéria falaciosamente distorceu.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 02:05



Comentário de: DJOW

Você ignorou o fato de que o Lula, ao tratar-se pelo SUS, sentiria na pele a demora, o descaso, as péssimas condições de tratamento oferecidas ao brasileiro médio, e que isso poderia direcionar sua influência para uma melhoria nas políticas de saúde. #SUSPARALULA

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 03:33



Comentário de: SHOW NO MERCY!

Eu não acho legal que as pessoas façam piadas com doenças, de gente doente.
Ao saber da notícia, eu, que não respeito e não gosto do Lula, fiquei chateado.
Digo isso porque embora o Lula seja um hipócrita safado corrupto mentiroso duas-caras sem-vergonha ególatra enganador mau-caráter aproveitador malandro salafrário ali-babá dos mensaleiros e sanguessugas oportunista larápio bafo-de-onça pinguço preguiçoso imoral e etc... ainda assim é um ser vivo como um suíno ou outro animal, que precisa de cuidados. É muito melhor vencer pela legalidade e pelo respeito aos cidadãos, e esse é um privilégio que Lula não sabe nem 1 centésimo, mas nem por isso eu concordo que zombem da doença que lhe acomete.
Quanto ao elemento de alcunha Lula usar o SUS, duvido muito que ele tenha a coragem de se aproximar de gente doente, pobre, desassistida... o safado ganha 200 mil reais por uma prosopopéia flácida de 40 minutos. Pode muito bem pagar pelo seu tratamento, e não usar os parcos recursos destinados ao povo.
E digo isso porque eu sei e vi a realidade do HC e do INCOR, que são ótimos, e principalmente, pelo enorme contingente de milhares de pessoas todos os dias sendo assistido por profissionais que ganham muito pouco.
Aliás, no período que mais estive em contato com essa rotina, ocorria uma greve de médicos e enfermeiros.

Lula, faça um favor para o Brasil, vá se tratar nos melhores hospitais do mundo. Recupere-se e abandone de vez a politicagem rasa e medonha que praticas.
Deixe que pessoas idôneas e competentes façam POLÍTICA com respeito ao povo e ao erário.

SNM!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 04:44



Comentário de: Eric do Rêgo Barros · http://ericdoregobarros.blogspot.com/

Não dá para separar a hipocrisia da verdade no julgamento das acções humanas.
Lula brincou com o seu politicamente correto do SUS com a mesma hipocrisia alheia como quem brinca com a roleta russa com a certeza de que a arma está descarregada.
O texto é insensato porque o sistema é falho. Hipocrisia é o slogan "Ministério da saúde - Saúde Para Todos".

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 10:17



Comentário de: Guilherme Reis · http://guilhermereis.com.br

Eu concordo que é besteira ficar desejando que o Lula trate-se no SUS. Isso não vai acontecer em nenhum país e em nenhuma realidade (talvez na Suécia ou Suiça, que são casos à parte).

Mas o que mais me incomoda, e nem é se tratando do Lula porque isso não se aplica mais a ele, eu acho, são os atuais políticos, parlamentares e líderes da nossa sociedade terem subsídios financeiros para se tratarem nos melhores hospitais do país. Isso eu acho um absurdo! Usar do dinheiro público para tratar de suas doenças.

Eu nem digo em um "mundo perfeito", mas sim em um "mundo justo" e com um pingo de senso de justiça, os políticos e parlamentares deveriam pagar, dos próprios bolsos, de seus astronômicos salários, seus planos de saúde. Até porque, eu queria ver se estariam dispostos à dispor de R$8.900,00 por mês para ter um plano (Notre Dame) que cubra uma internação no Sírio Libanês.

Falo isso partindo do mesmo princípio que o Senador Cristóvão Buarque defende que os políticos deveriam ter os filhos estudando pelas escolas do Governo, acho que seria justo que deveriam enfrentar as mesmas dificuldades do resto da população para conseguirem seus tratamentos médicos. Novamente, volto a dizer que não é o caso de mandar pro SUS. Eu trabalho de domingo a domingo e tiro do meu pró-labore o dinheiro para despesas médicas.

O mesmo deveria ser com os políticos. Eles ganham salários de R$27 mil reais. Podem perfeitamente tirar R$8.900,00 (preço referente a homens entre 36 e 40 anos de idade) para ter o privilégio de se tratar no Sírio Libanês pelo convênio Notre Dame.

O Lula, que deve faturar só neste ano de 2011 cerca de 7,2 milhões de reais pode perfeitamente se tratar no Sírio Libanês ou até em outro país se preferir. Mandá-lo pro SUS é de fato ridículo.

Já fui prolixo demais! Acho que o povo não consegue pensar no que diz. Acho que existe uma causa que deve ser defendida por trás destas agressões destes últimos dias. Mas, definitivamente o Lula não é o alvo e nem a maneira como as críticas foram emitas é a solução para os problemas.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 10:25



Comentário de: Miguel

Se o SUS tem seus problemas, e os tem, não implica que no setor privado tudo esteja as mil maravilhas.
Com câncer diagnosticado por exames feitos como "cliente" de um plano de saúde, acabei por realizar a parte mais complexa e cara do tratamento pelo SUS...

Por qual motivo? - Porque a autorização para a realização do transplante de medula, por parte dos gestores do plano de saúde, poderia demorar muito, e provavelmente só sairia após ingresso na justiça. Pelo SUS eu teria que esperar apenas seis meses.

Além disso, poucos hospitais que atendem aos conveniados dos planos de saúde têm estrutura apropriada para um transplante de medula.

Fui salvo pelo SUS, assim como outras milhares de pessoas que foram, são e serão tratadas de doenças graves, para as quais os tratamentos são onerosos.

Para constar, complemento a lista do Felipe (30.10.11 @ 00:32) com o Hospital do Câncer de Barretos (Fundação Pio XII) que atende pacientes de todo o país - 100% SUS -, aproveitando, ainda, esse espaço para agradecer aos profissionais desses hospitais e parabenizá-los pela competência e dedicação.

Sobre o que desejo ao Lula? - O mesmo que a qualquer outro semelhante. Que receba tratamento digno e tenha pronto restabelecimento, onde quer que seja tratado.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 10:51



Comentário de: Juliana Souza

Ótimo texto! Esse pessoal fala e fala, mas se estivessem no lugar do Lula jamais iriam passar no SUS quem tem a chance de se tratar em um lugar melhor vai e pronto! A pessoa que tem esta doença jamais iria se tratar em um lugar pior, a insatisfação do serviço publico poderia mudar se todos tivessem um pouco mais de atitude e falasse menos!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 11:28



Comentário de: Vicente

Não mandei o Lula pro SUS mas também não consigo ver nada de produtivo num post desses. Basicamente você não falou nada o texto inteiro, só destilou venenozinho e arrogância com seu teclado sem acento. Você não tá melhor que os tuiteiros falando basteira.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 12:11



Comentário de: Marcela

Só tem um erro catastrófico, que torna seu texto completamente sofismático. Além das falácias "Ad hominen", a qual você mesmo torna-se parte quando a escreve, e algumas outras - "Olha o avião" etc.
SUS é Universal. Isso quer dizer que TODOS e TODAS têm direito de acesso. Mesmo que isso não ocorra, por questões funcionais, políticas e estruturais - Quem menos tem acesso ao SUS é exatamente o pobre, não o rico. Porque este continua a usufruir quando o Plano dele não pode mais pagar algum tratamento por modificação em seu Estatuto, ou porque está na carência, etc. Então, você dizer que "Se o Rico usa o SUS, o pobre não tem vez" não procede. Primeiro, porque isso é discriminação. Por que o rico não pode usar? Só por que tem dinheiro? Segundo, não procede, porque isso já ocorre. Mas não porque Ricos tomam seus lugares, porque existe uma questão muito mais profunda ligada a gerência de SUS, ao entendimento do sistema (O qual você comprova aqui que continua sendo um "problemasso"). Eu sugiro que leia as leis 8080 e 8142 de 90, para compreender o SUS e assim criticá-lo, e criticar também ao sistema que o deturpa e o boicota; de forma mais adequada possível.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 12:47



Comentário de: mitcha

MEU PAI foi internado e pra sair do hospital precisava de uma clinica que fizesse hemodialise! QUEM disse que vc consegue achar facilmente uma com plano de saude?!?!! NAO ACHA!! E quando atendem com plano de saude, vc tem que ficar na FILA! É mole?!?! Graças ao SUS ele pôde sair do hospital e fazer durante 3 vezes por semana, sua hemodialise. AHH .. e os remédios? O SUS! As pessoas ignorantes não sabem de nada!!!!!!!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 12:58



Comentário de: Medico

Aos analfabetos funcionais e protovermelhinhos, ninguem ta desejando que o Lula morra ou sofra, a mensagem é pra chamar atenção pra situação caotica do SUS, da vida lixo que medico anda tendo! E que segundo o proprio é culpa do pessoal que so quer trabalhar nos consultorios da paulista!
Meus amigos plubicitarios sempre me disseram que pra campanha ter maior abrangencia e chegar mais longe tem de ser usado figuras unipresentes, populares e afins.
Sim Lula é popular, diria melhor populista, bem como Hitler, Bin Laden,Pelé e o Papa....
resumo: TECLA SAP: campanha ta dando certo, pq os proto-esquerdistas, fio de vós meninos de apartamentos e os analfabetos funcionais, como o digníssimo Dr Honoris, estao "dódois"...
Então viva a liberdade de expressão(ainda bem que aqui ainda ta podendo!)
ass:Médico,crédulo,que trabalha no SUS( na linha de frente, SAMU, que ve da rua ao IML), acredita que toda ação tem reação.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 12:59



Comentário de: Dona Farta · http://donafarta.blogspot.com

Até perdi o raciocíno do que ia comentar depois de ler os comentários...

Lula é um ex presidente, que foi eleito e reeleito pelo voto popular. Não estou defendendo-o, muito pelo contrário, mas não adianta a gente colocar colocar no poder a cada eleição um monte de "políticos safados" e depois reclamar dos benefícios que eles têm por conta de estarem no poder.

Não me lembro de as pessoas fazerem discurso semelhante sobre José de Alencar, por exemplo, que foi vice-presidente do Lula e também se tratou por longo período nos melhores hospitais privados.

Além do mais, mesmo que qualquer político doente fosse tratado pelo SUS, acho bem provável que recebesse um tratamento diferenciado, porque são "autoridades", e todos sabemos muito bem como o "sistema" funciona.

Isso está certo? Claro que não... Mas desejar o mal a Lula ou querer que ele vá para o SUS não vai mudar isso. Uma mudança exige muito mais do que protesto internético de ocasião!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:01



Comentário de: Fernanda

O Sr. ex-presidente Lula poderia ir se tratar em Cuba, já que gosta tanto de lá...

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:06



Comentário de: Justiceiro · http://www.lulaopovoteodeia.org

texto sem noção, para um cara sem noção, lula encontrou o seu destino, o diabo sempre tem o sem fim melancólico e doloroso, viva o lula tá pagando pela sua boca, o próximo é o dono do texto, quando for fazer exame vai receber a notícia que estará com câncer e vai fazer tudo no particular né, é rico.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:16



Comentário de: poly

otimo texto...pq seu blog não tem opção de curtir no face? ou foi eu que não vi? abraços..

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:30



Comentário de: Paulo

Quem pode afirmar (de alguém que sempre viveu da mamata, tenha aberto a mão dela) que ele não esteja usando os recursos do $U$??? Creio que estamos gastando cedilhas e afins d+ com...

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:55



Comentário de: Mariana

seu texto foi bem articulado,
pena que com argumentos frageis e totalmente contestaveis!
nao deveria existir isso de tira vaga ou quem é rico pagar serviço privado,
todos pagamos impostos e é dever do governo oferecer saúde de qualidade para todos.
Acho sim que ele deveria se tratar pelo SUS!!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 13:58



Comentário de: João

Olha, concordo com esse blá, blá, blá todo. Mas, se Lula fosse para o serviço público, não tiraria a vaga de ninguém. Afinal de contas, o SUS é para todos, ricos e pobres (princípio da Universalidade).

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 14:15



Comentário de: Diego

Apesar de concordar com o fato de que o dinheiro é do dono e ele gasta como quiser, inclusive em tratamentos hospitalares.

No entanto, o SUS é o tratamento padrão em casos de câncer, pois o governo costuma bancar todo o tratamento que é caríssimo - alguns remédios custam mais de 20 mil reais a dose, e o SUS paga.

Lembremo-nos que existem hospitais (não sei se é o caso deste em que o Lula está;) que atendem em "porta dupla", tanto pelo SUS quanto privado. Nesses hospitais, normalmente, as consultas/exames são pagos pelo paciente e os remédios caros são debitados na conta do SUS. Não sei se é justo ou politicamente correto, mas acontece.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 14:17



Comentário de: Pedro

a principal critica a Lula não e sobre a sua doença e sobre o tanto que se disse que o Sistema de Saúde era bom que o governo melhorou a condição de vida da população. ou seja , se esta tudo na maior maravilha por que não se tratar pelo SUS.
quem sabe assim os governantes não abrem o olho para a saúde, acho logico todo prestador de serviços relacionados ao povo ter que utilizar os serviços públicos de Educação a Saúde

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 14:46



Comentário de: Daniel Narkunas · http://danielnarkunas.blogspot.com/

Não acho legal e nem engraçado a campanha que estão fazendo para que o Lula trate seu cancer no SUS, pois esta circulando na net e em redes sociais.acho que independente de quem ele é e foi para o pais e por seu caracter que gera duvidas em cidadão,respeita-lo agora num momento dificil de aspira cuidados é o essencial,se voce nunca teve um cancer ou problema na familia parecido,deve se calar e repensar que sentar a bunda em frente ao computador e sacanear com a vida alheia é facil,pense,se voce exige respeito ,otimo mas não use ele como moeda de troca, ou voce tem ou voce não tem,respeitar as pessoas em momentos de extremo cuidado é tão bom quanto um abraço ou um beijo.Pensem nisso.Não compatrilho afinidades com Lula mas o respeito por que ele assim como muitos trabalhou pelo Brasil e é um humano assim você que le esse post ou sua mãe seu pai etc.
Concordo com voce.fino seu texto adorei voce mostra que tem elegancia moral.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 14:49



Comentário de: eme

Pior que a hipocrisia da piada é essa baboseira politicamente correta cuja critica provavelmente nem será aprovada.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:00



Comentário de: Michel

Fazer piada com defeito físico está no mesmo nível.

(Gravz: se esta falando do dedo a menos, Lula eh quem mais faz piada disso, autorizando, portanto, que outros o facam. Dei esse exemplo, alias, pq QUASE tudo eh permitido no humor. A linha nao eh sempre objetiva, mas um pouco de nocao e carater ajudam a circunscrever tal limite)

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:08



Comentário de: Leonardo

Quanta besteira escrita nesse texto. Ninguém está avaliando o Lula como uma pessoa que possui renda suficiente para se tratar com médicos particulares, e sim, uma pessoa que passou 8 anos à frente da presidência do País e não melhorou o SUS. O manifesto apresenta de forma irônica a possibilidade de Lula precisar do tratamento do SUS, e aí? Ele sentiria na pele o que não fez nesses 8 anos.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:14



Comentário de: carolina martins

Essa idéia é extremamente simplista.

Com o montante de impostos que o brasileiro paga, é um absurdo termos que arcar com os custos da educação privada, da saúde privada.

Se a mamata dos governantes não fossem tão absurdas, "uma vaga" não seria o problema. Se não vivêssemos em um país cuja sociedade já está tão entorpecida que vê a corrupoção com naturalidade, TODOS poderiam se tratar no SUS. Ricos e pobres, porque os médicos seriam bem remunerados, porque os equipamentos não seriam sucateados, porque os leitos não seriam escassos.

O problema é esse, e o que mais me preocupa é ver que a corrupção se arraigou na cultura brasileira que ela passou a passar despercebida. O contribuinte, otário, pagar fortunas de plano de saúde, médicos particulares, escolas particulares virou normal. Termos uma porcentagem tão elevada do nosso dinheiro arrancada da gente por impostos, natural.

O brasileiro está cego.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:27



Comentário de: Betina

"No Canada o servico publico de fato eh otimo, mas ninguem eh OBRIGADO a usa-lo. Pode-se usar o privado, tb."

Não. Pra alguém que aqui quer passar a impressão de que sabe o suficiente para generalizar, e que diz que não conhece "evidência científica" sobre os serviços de saúde de QUALQUER país no MUNDO, você realmente poderia fazer uma pesquisa um pouco mais extensa. O Canadá não tem sistema privado - existem sim certas coisas que você pode pagar, como seguros que te permitem comprar remédio na farmácia sem custo, mas você não tem, tomando o exemplo do Lula, um hospital completamente privado como o Sírio Libanês. Não existe, por exemplo, o tratamento câncer normal e o e primeira classe. Todo mundo vai pro mesmo hospital.

Portanto, o equivalente no Canadá ao gesto do Lula seria, por exemplo, o Primeiro Ministro ir a um hospital privado dos Estados Unidos e ser tratado por um câncer lá. Mas no geral quando político canadense fica doente eles ficam por lá mesmo. Mas pode ser que aconteça.

Talvez a diferença de perspectiva aqui parte da noção que um sistema de saúde público deva servir só pra quem não tem dinheiro pro privado, contra a noção de que esse sistema deve ser para todos: rico, pobre, classe media, etc.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:27



Comentário de: Ana Paula · http://souphyna.com

Texto muito bom. É muito fácil falar sobre uma coisa que você não vive né. Aposto que esses "politicamente corretos" que mandam o Lula se tratar no SUS nem mesmo visitaram um posto médico. A crítica não é ao Lula, nem ao SUS mas sim a hipocrisia do povo brasileiro, que prefere só abrir os olhos às necessidades do país quando é a saúde de um homem de poder que está em jogo. É fácil falar pro Lula ir pro SUS, mas e quando não é nenhum famoso que tá doente, vc faz o que? Por algum acaso você se oferece pra ajudar? Claro que não, é mais fácil criticar o sistema do que tentar melhorá-lo. Brasileiro é um povo realmente hipócrita, por isso o país está como está.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 15:49



Comentário de: Victor Pataro

Eu tenho vergonha dos brasileiros que fazem comentários mequetrefes desse nível. É óbvio, Lula hoje tem condições financeiras de se tratar num excelente hospital. Gente, ele só precisa salvar sua VIDA nesse momento. Não deveria ser a política a discussão, mas a vida de um ser humano.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 16:29



Comentário de: João

No Canadá todos tem que usar a saúde pública, mesmo os Ricos, e não acontece nenhuma tragédia como você descreve em seu texto. Já nos E.U.A a situação é invertida. a Saúde pública é tão precária que TODOS, até os pobres, tem que recorrer a planos de saúde particulares. Meu ponto é...não se pode generalizar a saúde pública como vc faz de forma superficial e com certas afiramções questionpaveis no início do texto, pois cada país tem sua realidade e dinâmica. A questão com o Lula é mais pelo lado polítco da situação. Realmente, se ele tem grana (de origem pra lá de duvidosa, diga-se), tem todo o direito de procurar o melhor tratamento, mas por outro lado, cadê aquele discurso todo contra as "zelite" e do "nunca antes na história deste país"? Quando o bicho pega mesmo ele fez o que a "zelite" faz: correu pro hospital mais caro do país.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 16:36



Comentário de: Luiz Figueiredo

Não por ser político ou ex-mandatário, o problema é que certa vez, em um de seus proficientes discursos, o Presidente Lula afirmou que o sistema de saúde brasileiro estava próximo de ser perfeito! É fácil fazer demagogia com a saúde em perfeito estado, quero ver ele manter o discurso agora...ninguém está torcendo para o Presidente morrer! Pense bem antes de criticar a politicagem internética dos outros, quando a sua, além de politicagem, é pernóstico e totalmente oligofrênico.....
ahhhh para não perder o costume e mesquinharia internética: VAI SE FERRAR, BABACA!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 17:12



Comentário de: Beth

sujeito babaca. se comporta como aqueles que se sentem superiores e acham que por ter dinheiro pode comprar a saúde na rede privada e ainda deixar a esmola para aqueles infelizes que precisam do sus. que discurso patético esse seu presunçoso e prepotente com esse discurso barato... Lula rico, como com o salário de presidente? nunca. tinha mesmo que fica em uma maca em um pronto socorrro esperando por 06 meses pelo diagnóstico e vc devia ficar ao lado dele em pé por dias esperando pelo tratamento e sendo tratado com o descaso que todos os dias vemos na mídia.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 18:44



Comentário de: Cleber

O ponto dos comentários sobre o Lula e o SUS, é que não faz sentido a população pagar impostos pra cobrir os salários de gente que decide como os investimentos na saúde vão ser realizados, se eles não estão submetidos ao fruto de suas próprias decisões. Essa falha lógica do nosso sistema atual permite que os políticos operem e decidam sem nenhum tipo de consequência sobre suas decisões.
E isso vale para TODOS os políticos, sem exceção. O Lula só teve um peso maior pra esses comentários, pelo fato de ter ficado 8 anos no poder e não ter resolvido o problema. O FHC também, e a Dilma também. É uma falha do nosso sistema.
Talvez a solução seria uma emenda constitucional que obrigue os políticos a utilizarem o serviço público de saúde.
De início pode-se dizer que isso seria uma pena de morte, mas a longo prazo melhoraria para todos.
É claro que uma emenda assim nunca vai ser passada, porque nosso sistema tem outra falha mais séria: esse tipo de emenda precisa ser aprovada pelos mesmos políticos que seriam afetados por ela.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 19:01



Comentário de: alex

comentando o paragrafo final da materia="mesquinharia de caráter,é crer que um presidente do povo vindo do povo tenha a obrigação por ter ganho dinheiro(graças ao povo que nele acreditou e até re-elegeu)de gastá-lo com tratamento médico,ele deveria SIM usar o SUS afinal teve 8 anos com o NOSSO voto para melhorar e ainda elegeu a sucessora o que piora,ja que o SUS tá cada vez pior!
ALIÁS o povo nem deveria usar como piada,DEVERIA SIM DESAFIÁ-LO A USAR O SUS!

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 19:36



Comentário de: Andrea Gabrielli

Minha adesão à campanha “Lula, faça o tratamento pelo SUS”, não tem cunho vingativo, cínico, rancoroso, imbecil, patético, hipócrita, mesquinho ou de escárnio com o sofrimento alheio e tampouco é “discursinho de politicagem internética”, como alguns intelectualóides estão dizendo em seus blogs sobre quem aderiu.
Torço com toda a sinceridade, para que o ex-presidente e todos que tem câncer consigam o mais breve possível, se recuperar desta triste doença, que anualmente tira a vida de milhões de pessoas, sejam ricas ou pobres, tratadas pelo Hospital Sírio-Libanês ou, quando conseguem, pelo SUS mesmo.
O que causa indignação e revolta é ver, idosos, gestantes, crianças, trabalhadores, enfim brasileiros como eu, que já contribuíram ou ainda contribuem com o trabalho de quase cinco meses por ano para pagar uma das maiores cargas tributárias do mundo, implorando por um tratamento digno em estabelecimentos públicos de saúde, à espera por meses, quando há tempo, de exames, cirurgias, internações; sendo “jogados” de um lado para outro, morrendo em macas ou até mesmo no chão por falta de leitos e estrutura.
Onde vão parar os bilhões, senão trilhão, arrecadados todos os anos com impostos? E a CPMF que fora, inicialmente, criada para saúde? O governo ainda pensa em aumentar a carga tributária e a também criar um novo imposto semelhante à CPMF? Basta!
Se os nossos impostos forem mais bem administrados por quem nós escolhemos para nos governar e se essa descarada corrupção deixar os corredores de todas as esferas dos governos e os culpados passarem a ser devidamente punidos, talvez assim os brasileiros passem a ter um atendimento mais digno nos serviços públicos.
Enquanto isso, vemos diariamente e há muitos anos, diversos escândalos sobre corrupção, inclusive por oito anos de governo Lula, pessoas de sua confiança também estiveram envolvidas e sempre o ex-presidente declarou desconhecer qualquer fato.
Mas não é por isso que ele mereça ser tratado pelo SUS, porque senão seria vingança da minha parte. Ninguém merece ser tratado por um SUS sucateado e corrupto, todos precisam ser tratados por um SUS de qualidade, como nos hospitais de referência, como, por exemplo, um Hospital Sírio-Libanês, todos sem distinção merecem o mesmo tratamento, como o falecido ex-vice-presidente José Alencar teve ou como a atual presidente, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula tiveram e terão, lembrando que todas as despesas são pagas por nós contribuintes.
Não sou contra quem tem recursos procurem melhores tratamentos, mas porque não proporcionar também um atendimento mais digno aos menos favorecidos. Nos discursos e campanhas toda a preocupação com o povo é nobre, mas e no mundo real por que não é assim?
Tenho plena consciência que o Lula não irá se tratar pelo SUS, até porque com isso ele aumentaria o tempo de espera de algum outro paciente que realmente não tivesse condições de custear o tratamento e contribuiria também para reduzir as verbas que ainda conseguem chegar (por não serem desviadas antes) até as instituições de saúde.
Sei que não basta apenas ficarmos postando campanhas, fotos ou simplesmente clicando em “curtir”, mas talvez seja um início, mesmo que errôneo para alguns, de deixarmos um pouco de lado a passividade e demonstrarmos nossa indignação contra tanta corrupção, politicagem, impunidade e descaso das “autoridades competentes” com o povo. Desta forma novos debates serão abertos, opiniões irão circular e ações podem ser organizadas. Quando passarmos a entender e a usar melhor o nosso direito de se viver num país democrático, de podermos expor nossas ideias abertamente e nos mobilizarmos para combater todas essas injustiças com o povo, enfim poderemos acreditar que dias melhores virão.

PermalinkPermalink 30.10.11 @ 20:25



Este post tem 32 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.