LOLA PODE SER PROCESSADA POR TAS? ISSO É ÓTIMO

02/06/2011

LOLA PODE SER PROCESSADA POR TAS? ISSO É ÓTIMO

Sim, é ótimo. Não falo por afeição ou antipatia a este ou aquele, mas porque é exatamente a forma correta e mais civilizada de resolver pendências envolvendo eventuais crimes contra a honra. Ao indivíduo que se sente ofendido é permitido recorrer ao Poder Judiciário e este, depois de analisar os fatos e versões, decidirá. E é possível até mesmo recorrer várias e várias vezes de tal decisão.

Ou seja: isso é ótimo.

Antigamente, há não muito tempo, um dos caminhos era o linchamento. Outros preferiam atear fogo na casa do adversário. Ou, mais comum e também mais trágico, atiravam ou mandavam atirar no desafeto. Isso é péssimo. Processar é o correto.

Há uma certa bobagem – sobretudo no Brasil, que geralmente é atrasado em tudo – segundo a qual “processo” seria uma forma de “censura”. Não, não é. Trata-se da forma adequada, civilizada e garantida pela lei de se recorrer de eventual abuso – seja do governo, empresas ou entre particulares.

Se esse foi ou será o caminho escolhido por Marcelo Tas, é preciso antes de tudo aplaudi-lo. Trata-se de alguém civilizado.

Mas Vamos aos Fatos
Lola escreveu um texto contra o CQC, sobre questão de fato procedente, a amamentação em público. Um trecho de seu post:

“A atitude do CQC deixa claro, em cada linha, que mulheres e seus seios deveriam ter apenas um propósito na vida: servir aos homens. Tenho certeza que Rafinha pensa assim. Aquilo não é um personagem, é ele mesmo, seus pensamentos. Esse pessoal tem muito em comum com o Bolsonaro. É toda uma maneira fascista/mimada de ver a vida, de achar que algo que não os serve não serve pra nada.” (grifos nossos)

Vale dizer que cada mulher tem apenas UM seio – exatamente o “vão” entre as duas mamas. Mas, ok, isso é um detalhe (embora não custe ensinar, já que também aprendi etc.). E ela imputou tudo ao programa CQC, logo na primeira linha. Já havia falado sobre os “três marmanjos”, em referência à bancada do programa. E ela continuou e continua imputando ao PROGRAMA CQC tudo que foi dito.

Rafael Bastos, em especial, foi por ela acusado de ter uma “maneira fascista” de ver a vida. Chamou um integrante do programa expressa e inequivocamente de fascista. Taí, não adianta dizer que não. O que fazer quando dizem algo assim a seu respeito? É permitido deixar pra lá, mas, em caso de indignação, o ÚNICO caminho aceitável é o poder judiciário.

Mas sigamos, pois ela disse mais:

“Porque, assim como pessoas como Rafinha não aceitam ver uma mulher amamentar em público, também acham horrível um casal gay se beijar.” (grifos nossos)

A homofobia é imputada a “pessoas como Rafinha”. Ele falou sobre discordar de aspectos da amamentação em público (é seu direito) e ganhou pecha de fascista e homofóbico – esta última por uma espécie de analogia-de-grupo ou qualquer outro recurso retórico empregado pela blogueira.

Importante e curioso: Rafinha Bastos foi A FAVOR da amamentação em público. Disse (e Lola transcreve) que “não pode proibir”. Mas seu erro – segundo Lola, novamente – foi dizer “pessoas” e não “mulheres” (sério, leiam lá), além e sugerir que cubram com um paninho (também fez piadas com rocambole).

Depois desse texto, Lola, que alega ser feminista desde os oito anos de idade (juro, é sério de novo), voltou à carga dizendo que foi "ameaçada de processo". Não sei se foi, ela que afirma isso.

Breve recapitulação: Lola falava de um tal CQC 3.0 (segundo disseram, é uma continuação do programa, algo assim) e usou alguns termos “fortes”, para ser eufemístico. Ela manda mais a seguinte brasa sobre o programa e Rafinha:

“Quando Rafinha desdenhou do mamaço (e do beijaço), ele sabia o que estava fazendo. O CQC sabia.” (grifos nossos)

O que fez Marcelo Tas (segundo a própria Lola?), enviou três emails buscando chegar a um acordo (de fato, corrigir informação equivocada publicada pela blogueira). Ela não concordou (é seu direito, como é o dele de processar) e escreveu esse segundo texto já linkado.

Nele, entre outras coisas, escreve o seguinte:

“E isso me deixa indignada. O CQC tem o direito sagrado da liberdade de expressão para caluniar todas as mulheres, mas eu não tenho a liberdade para criticá-los? (...)

Por coincidência, estava lendo uma matéria da Lúcia Rodrigues na Caros Amigos de maio. Chama-se “As Novas Táticas da Repressão Política” (trecho aqui) e fala justamente sobre como processos jurídicos são movidos para intimidar os ativistas. É o que está em alta atualmente. O MST incomoda? Não basta só jogar a polícia em cima, mete também um processo! Processo é usado pra calar qualquer um que se oponha ao status quo. E Tas e seus colegas de CQC, apesar de posarem de moderninhos, representam, com seus preconceitos ultrapassados, esse status quo. Seu exército de advogados, sempre prontos para defender os integrantes de qualquer processo, também serve para intimidar. (...)

Tas em nenhum momento criticou o que seus colegas disseram, ou as outras besteiras que vivem dizendo. Mas se irritou porque eu o chamei de misógino. É, fui injusta. Gostaria de acrescentar que, além de considerá-lo um misógino de marca maior, também o vejo como um tucano enrustido e um babaca arrogante.” (grifos nossos)

Acreditem, isso foi escrito já SABENDO que poderia haver processo. Ela diz que o CQC tem liberdade para “caluniar todas as mulheres”. Caso o programa JAMAIS tenha imputado crime não praticado a uma mulher (ou todas as mulheres), somente isso já dá margem a um questionamento pela via judicial.

Daí, aquela lenga-lenga de que processo é intimidação. Não é. Antigamente, quando o judiciário não estava com essa bola toda, a regra era soltar capangas para mandar bala nos desafetos. Hoje, já mais civilizado, o Brasil garante ao ofendido o direito de procurar a solução democrática.

E, para completar, ela diz que além de “misógino de marca maior” ele também seria um “babaca arrogante”. Tudo isso, vale reiterar, em RESPOSTA às tratativas privadas para evitar processos em razão de ofensas.

Foi isso que houve, tá tudo aí com links e tudo mais. Quem tem razão? Acho que todos podemos opinar. Mas a decisão, mesmo, cabe ao Poder Judiciário e, se Lola se considera certa, não há o que temer.

Lola e Eu
Pois é, eu a conheço. Fiquei sabendo de sua existência quando publicou texto contra o lingerieday (embora tenha defendido um moço que fizera concurso de mulher bonita no orkut - DE NOVO, É SÉRIO). Alguns trechos (sobre mim) são interessantes:

“É do tipo que chama o Lula de analfabeto e as pessoas de esquerda de petralhas e apedeutas, se você me entende. Mas Gravataí tem também outro blog, em que pode manifestar seu machismo por inteiro. O último post que vi se chamava “Como namorar uma feminista”. Noutro, ele reclamava que a “blogosfera mulêzinha tem ficado excessivamente feminista” (...) Gravataí perdeu o que restava da sua credibilidade quando descobriram que um blog anônimo feito apenas para atacar o Luis Nassif (..) Fora isso, ele também é conhecido por criar outros blogs anônimos para difamar seus desafetos (vai que ele cria um só pra mim)...” (grifos nossos)

Apesar de feminista desde os oito anos, Lola chama seio de “seios”. Desse modo, prefiro acreditar que ela também desconheça alguns rudimentos do Direito, tais como a diferença entre pseudônimo e anonimato. De resto, levei pedrada porque criei o lingerieday (mas nunca chamei Lula de analfabeto nem esquerdista de apedeuta).

Passei a ser um tema para Lola. Ela disse também isso, comentando num post da Aline:

“Ah sim, e sobre vasculhar a vida dos realizadores do LD: eu continuo nem sabendo quem são. O único "notório" era o Gravataí Merengue. Notório porque ele fez um blog anônimo pra difamar o Luis Nassif, entre muitas outras atividades "éticas".” (grifos nossos)

Esse "éticas" entre aspas contém ironia e cuidado. Faltou esse pormenor ao me chamar de DIFAMADOR, imputando-me um crime que nunca pratiquei. E não foi a única vez em que Lola falou isso de mim. Tenho aqui tudo documentado e salvo.

Sim, Luís Nassif me processou. E Perdeu. O Poder Judiciário me deu ganho de causa (ele recorreu duas vezes e perdeu em todas). Lola não foi contra Nassif me processar, mas parece ser contra sofrer um processo do CQC. Curioso, né? Eu, como expus, sou a favor dela ser processada. Mas APOSTO que MUITOS dos que defenderam o direito de Nassif me processar vão, agora, ser contra o mesmo direito ser exercido por Marcelo Tas ou alguém do programa.

Aliás, estou esperando a certidão de trânsito em julgado do processo que Nassif moveu contra mim para, em posse disso, notificar TODOS que imputaram crime à minha pessoa. Afinal, é isso que fazemos no mundo civilizado.

Outra dica sobre civilização é não chamar os outros de algo que eles não são, só porque não gostamos deles. Isso é o bastante para processos civis de reparação de danos morais e, em alguns casos, é até mesmo crime. E esse tipo de pendência se resolve na justiça, com todos podendo dar seus fatos e versões.

Não vale chorar.

ps - a conversa teria ocorrido num tal "CQC 3.0". Não que isso mude a gravidade das acusações feitas, mas acho importante corrigir aqui


Posts similares:
I am a Woman - "Sex and the City 2" e o viés feminista
ENTENDAM DE UMA VEZ O "CASO LUIS NASSIF"
Abaixo a ditadura do orgasmo e Viva a liberdade de expressão!

transubstanciado por gravata às 02.06.11 | 80 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Luciana

So que a conversa nao foi no twitter, nem so CQC, eu vi o video, foi num prolongamneto que tem após o CQC. No mais quero que morram todos e meu peito ganhe uma plastica haha

(Gravz: Pô, não esculacha :D Mas valeu o toque, vou arrumar o post)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:15



Comentário de: Carina

Nossa, que malabarismo retórico mais ridículo!

(Gravz: Como assim? :))

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:17



Comentário de: lordtux · http://www.lordpinguim.blogspot.com

Belo texto, deu para ter uma noção de toda essa história e não sabia do detalhe do seio. rs

Bom, que a justiça resolva.

Pior que tem gente que já toma partido de um lado sem pelo menos procurar analisar melhor a questão, normalmente já escolhe um lado baseado na sua antipatia por outrem.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:18



Comentário de: JUNIA · http://twitter.com/#!/Junia_B_A

Pois é...mania do povo de dar opinião. Já eu, tenho mania de ler.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:20



Comentário de: Erika

Ola, com base no que li no blog da Lola e no seu cheguei a uma conclusão de que voce ESTÁ CORRETISSIMO ela se sentiu ofendida e se EQUIVOCOU e ainda "sujou o nome do CQC" achei ridiculo ela postar tudo aquilo porque se sentiu "DOIDA" ne? se possivel quero uma resposta!! e infelizmente o povo esta do lado DELA! (ridiculo)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:20



Comentário de: natalia

bacaninha.
seu texto perde a credibilidade quando vc diz que a Lola se irritou com uma conversa de twitter.
pra escrever um post gigante desse você tinha que no mínimo se informar mais
http://cqc.band.com.br/videos7.asp?v=2c9f94b530439b9f01304436c059006e

e ah! quem apela pra corrigir gramática é porque não tem argumentos suficientes.
seio ou seios?
sério?

tsc tsc
lamentável.
um texto que serviria bem para os que estão contra a Lola e a favor de Tas, mas você o estragou.

Parabéns!

(Gravz: Arrumei esse detalhe lá no final. Mas vc acha mesmo que "perde a credibilidade"? Bom, se esse foi o único defeito encontrado, então venha cá me dar os parabéns :D Em tempo: Seio não é gramática, mas biologia - e até lógica)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:21



Comentário de: Anapads · http://anapads.tumblr.com/

Olha, pelo jeito o menino do MAMILOS tava certo. Polêmico.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:23



Comentário de: Gabriel Dantas · http://tecnoinformers.wordpress.com/

Genial,Você tem toda razão,lola ser processada é algo bom.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:25



Comentário de: Vanusa

Brilhante comentário.
Não suporto o PT, nem quase tudo o que você defende.
Mas, neste texto tenho que admitir, que vc disse o que estava na minha garganta.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:29



Comentário de: Aloizio

ridículo você. eu já sabia, mas teimei em ler tudo...

(Gravz: Valeu pelas sugestões. É sempre bom quando o debate se dá em alto nível)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:30



Comentário de: Vanusa

Puxa, acho que vc não é petista né? Então desculpa...Sabia que estava muito bom pra um petista...rs

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:31



Comentário de: FIXtheMAD

É incrível, ler o blog dessa moça é ter uma lição do dogmatismo mais irredutível, que acompanha muito do pensamento de alguns desses auto proclamados pastores das causas seculares sociais progressistas. O progresso no pensamento, pra certas pessoas, é ter um conjunto bem bonitinho de idéias que comuniquem sua nobreza heróica contra os malvados (direitistas, tucanos, capitalistas, conservadores, reacionários), sem nunca, de maneira nenhuma, questionar essas idéias ou submetê-las a lógica. Tivesse essa moça, um pouco mais de apreço pela lógica, não estaria agora nessa vergonhosa enrascada.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:34



Comentário de: angela

"Não vale chorar" "sim, é sério" Que apelação. Você não sabe que não se faz isso? Tentar menosprezar as pessoas pra "fortalecer" o seu texto só poderia ser uma tentativa de desviar a atenção do que importa: Um conteúdo vazio feito por um perfeito pseudo-intelectual. No mais, concordo que o processo é ótimo.

E sim, lingerieday é uma junção de pessoas aproveitadoras e/ou sem cérebro.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:39



Comentário de: aline · http://twitter.com/tdbem

"publicou texto contra o lingerieday (embora tenha defendido um moço que fizera concurso de mulher bonita no orkut - DE NOVO, É SÉRIO)"

O moço que ela defendeu tbm chamou mulher que mostra calcinha de bife e vadia. Ou seja, chamar alguém de gorda e mal-amada é ofensa mortal, mas chamar de vadia e bife é ok.

Show de coerência da natural born feminist :)

Gostei do seu post, mas: sim, o Tas tem todo o direito de procurar a justiça se sentir que sua honra foi arranhada e tal. Sim, é um sinal de civilidade resolver as coisas legalmente. Mas eu, pessoalmente, acho babaca e desnecessário da parte dele. Muito barulho por nada, etc.

Bjos, queridão

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:41



Comentário de: Erika

Natalia e sua futilidade em falar que só por causa de um "errinho" q nao foi no twitter, perde a credibilidade! tosc tosc pra ela! que só encontrou um errinho e achou que isso bastaria.. TOSC TOSC ;P

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:45



Comentário de: Renata

me desculpe, mas concordo com a Lola.

(Gravz: Direito seu e, mais ainda, direito respeitado aqui :))

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:47



Comentário de: marcus · http://grandeabobora.com

Eu só seria a favor do Tas processar a Lola se no Brasil, caso a justiça entendesse este processo como algo fútil (como foi no teu caso com o Nassif - não que a justiça tenha entendido isto), ele fosse responsabilizado pelos gastos que ela porventura tivesse com o processo.

Caso contrário, acho exagerado processar a torto e a direito por bobagens ditas no twitter que não se tornaram nada de mais.

(Gravz: Marcus, isso ACONTECE aqui. Quem perde paga sucumbência + custas. E, se é motivo fútil, pode se dar mal de verdade)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:48



Comentário de: @vivianevivis · http://www.cqcblog.com

O grande problema é que as pessoas defendem uma causa e querem enfiar guela abaixo de todo mundo. Lamentável...

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:48



Comentário de: sandro dodocov

Discordo do texto, acho inviolável o direito de liberdade de expressão

(Gravz: E é inviolável. Tanto que a blogueira ESCREVEU. Mas não existe IMUNIDADE TOTAL a ninguém. Ou seja, vc PODE SIM FALAR, mas ao mesmo tempo é responsável pelo que escreveu. Não é difícil entender, né?)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:51



Comentário de: Felipe

Gravataí,
já tivemos uma desavença no twitter há muito tempo sobre a questão do "seio", "seios". Deixa eu te explicar como funciona: a língua se move com contaminações, influências, etc. Seio vem de sinu, curva em latim (donde sinuoso, sinusite, p. ex.). Daí que seria o vão curvo entre (vou dizer) os seios. Esse nome - seio - para designar o vão já é, por si, uma metonímia. Nada mais natural de que, por contiguidade, essa metonímia continue a fluir e passe a designar as mamas - assim como já se as chama de "peitos". Essa produtividade do significante é perfeitamente compreensível para todo falante. Por isso, essa sua cruzada em favor do seio-vão contra o seio-mama é fadada ao fracasso, inda mais quando você diz que é ERRO um uso normal da metonímia.

(Gravz: Fracasso? Lá quero competir? A palavra tem um significado, se o povão usa outro, ok. É permitido na linguagem oral e em blogs de acadêmicos de humanas :D)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:53



Comentário de: Emanuele

Li seu texto e achei plausível em alguns trechos, mas só uma correção: As gracinhas do Rafinha sobre amamentação em público não foram feitas no Twitter e sim no CQC 3.0, em uma bancada onde Marcelo Tas estava presente, sei porque assisti. Tas inclusive riu quando Rafinha disse que as mulheres deviam amamentar no banheiro e disse que nunca viu modelo amamentando. Embora eu mesma não ache graça na declaração idiota de Rafinha, entendo que rir não é crime, mas que Tas estava presente, estava.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 16:54



Comentário de: Natalia Weber

Se ela fez picuinha com o Tas e o CQC, vc fez o mesmo, exatamente o mesmo com ela.
Se ela te processar, é algo bom.

(Gravz: Claro que é! Basta achar algum ponto aqui que corresponda a ilícito ou dano e processa, ora! Dica: não tem)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:00



Comentário de: Luiz

Eu fui no blog dela ler o que ela escreveu e posso dizer que não li mais do que 2 paragrafos. ela tem um estilo Pitbull de escrever que não me agrada.
Mas mudando de assunto, ela vai entrar no pacote de notificações pós-Nassif, ou vc não pode adiantar quem são os "felizardos"?

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:02



Comentário de: Fabio Stoppa

Caro, Gravataí.
Não tenho certeza se é sobre isso que se referiu, mas a crítica sobre o "mamaço" ocorreu no programa mesmo, em sua versão para internet (o CQC 3.0).
Segue link: http://cqc.band.com.br/videos7.asp?v=2c9f94b530439b9f01304436c059006e
Abraços.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:03



Comentário de: Alexandre Nagado · http://nagado.blogspot.com

Parabéns pelo texto. Concordo com o que diz e acho Lola representante de um radicalismo "progressista" e agressivo tão perigoso quanto o fascismo que ela diz combater. Um banner pró-aborto em seu blog faz sarcasmo ao fato de que homens que são contra o aborto jamais irão engravidar. Nas questões sobre homofobia, os heteros apoiam em grande número e isso não é ironizado. Sinal de que pra ela, gente "de fora" só pode opinar se for pra concordar.

Abraço!

(Gravz: Não acho que ela seja perigosa como o fascismo. Na boa, nada a ver isso aí. Ela ter uma opinião "radical" não é problema para mim. O problema, na verdade, é quando faz ataques sem base - como aqueles feitos contra mim)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:04



Comentário de: Robson Saldanha · http://portalcine.wordpress.com

Ainda que eu concorde com alguns pontos levantados por Lola em torno do tema, sou obrigado a bater palmas para o seu texto, porque você falou nada mais que a verdade, pois do ponto de vista processual e constitucional isso é o correto ao se fazer. Verdade seja dita.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:12



Comentário de: Jão

Concordo em maior parte com a Lola.

Afinal, ele quer que ela se "conserte" do que disse, quer que ela retire a própria opinião expressa.

Processar é um direito dele, mas ele vai processar ela porque ela falou uma verdade de um programa que se passa de correto através de um suposto jornalismo humorístico, mas que muitas vezes expressa, principalmente por seus apresentadores, piadas escrotamente preconceituosas como foi a dos judeus.

E seu texto parece um artigo de gramática consertando erros ortográficos dela, do que realmente argumentado a partir do assunto.

(Gravz: Bom, Jão... Na verdade, falei do direito dele de processar. A parte de "seios" foi só um detalhezinho num texto longo. E um detalhe, aliás, em que estou correto. Mas se vocÊ já tem um "lado", sobretudo nesse caso, é melhor ignorar tudo e ficar no detalhe. "...is a bless", como dizem, né?)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:15



Comentário de: aninha

Adorei o texto.
Na boa, acho que já ficou bem claro que o que a Lola quer é ficar "famosa", e pelo jeito tá funcionando...
E o "natural born feminist" do comentário da Aline fez meu dia :)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:17



Comentário de: Cianaly

Segue o link do vídeo e gostaria vc assistisse pra ver todo o cuidado e respeito nas falas do Rafinha:

http://cqc.band.com.br/videos7.asp?v=2c9f94b530439b9f01304436c059006e

Pelo vídeo, pode se notar claramente que o Rafinha falou de forma pejorativa sobre o mamaço e as mulheres, o que é um hábito dos humorísticos em geral.

Pelo vídeo também ficou claro que o Rafinha, o Tas e o Marco não são contra amamentar em público, desde que as mamães tenham seios (seios faz concordância com mamães, então vêm no plural) bonitos.

Como comentei no tuíter, o problema não é o Tas promover ação contra a Lola, o que é um direito dele; só acho cômico ele fazer isso simplesmente pelo fato de ter sido criticado.

Além do mais discordo de vc quando diz que processos não são usados como forma de censurar, são sim, vemos isso várias vezes, inclusive com liminares que proibem meios de comunicação de falar sobre determinado assunto ou pessoa, enquanto o processo não for julgado.

Ps: quando disse, no tuíter, que o apoiamos quando o Nassif ameaçou te processar, não estava me referindo a Lola e a mim, mas sim a todas as pessoas que te apoiaram, inclusive eu, que vibrei quando soube da sentença favorável à vc.

P.s.: Gosto de vc, seus 455 blogs e também do CQC, acho eles engraçados, mas sei que vc não gosta deles. Também gosto do blog da Lola e, apesar de não concordar com algumas opiniões dela, dou-lhe apoio por ela poder expressá-las, e acho que isso não é motivo pra que seja ré em um processo que se juntaria a tantos outros pra abarrotar ainda mais os nossos tribunais.

@Cianaly

(Gravz: Parece que o termo "fascista" aparece em uma das "críticas". Aí talvez seja possível dar razão ao ofendido, não? Nem um pouquinho? :))

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:17



Comentário de: MD

Um dos casos, cada vez mais comuns, em que os dois lados estão errados. BEM errados.

O divertido é isso mesmo: ver o circo pegar fogo.

Abraços - e parabéns pelo resultado contra o Nassif. Não esqueça de postar, quando tiver o resultado final.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:18



Comentário de: Bárbara

Tá mto na cara que você ficou doído por causa de outras histórias suas com a Lola e resolveu usar esse episódio pra ganhar um pouco de audiência também e ainda por cima cutucar a Lola. Muito na cara mesmo, porque eu nem tinha ouvido falar de você até hoje, e logo senti isso. Depois, você mesmo confirmou contando sua historinha sobre você e ela.

O problema é que seu post não faz muito sentido. O que você defende de fato? Você tá defendendo o fato de podermos processar e que isso é democrático ou você tá querendo dizer que a Lola é sem noção? Você nem entrou no mérito das declarações feitas pelo CQC, mas deve se achar super bem embasado quando diz que não sei quem foi sim a favor da amamentação em público. Jura? Você viu i vídeo? Acho que não!
É realmente ótimo que o Tas tenha o direito de processar a Lola, e isso por si só não é censura. O problema é que muitas vezes essa história de ameaçar com processo é uma forma de tentar intimidar a outra pessoa em questão, que na maioria das vezes tem muito menos dinheiro e condições de arcar com um processo e ainda ganhar. Então não é lenga-lenga, é realidade. Imagine um cara milionário, com o apoio de advogados bons e caros, processando o zé da esquina, que não tem nada? É ÓBVIO que é pra intimidar, pro cara dar pra trás, resolver ficar quieto que dá menos trabalho etc. Não fala besteira. Um processo no Brasil demanda dinheiro e tempo. Um assalariado sem muito dinheiro não pode ficar saindo no meio do trabalho pra ir a audiências, reuniões com advogados, nem gastar muito dinheiro com bons profissionais para defendê-los. Não só ele pode perder tempo e dinheiro, como também seu emprego.

E os seios/peitos? Que relevância tem isso pra questão que você coloca? Provocação barata e inútil.

(Gravz: Sim, a parte "seios" foi apenas para dar alívio cômico - ou dar raiva em quem já tem um lado na peleja. Seu comentário, porém, é curioso. COncorda com um direito, mas diz que esse mesmo direito é uma "ameaça". Eu, hein. E, de fato, já fui xingado pela Lola. Mas não é por isso que concordo com o direito de processar. Concordo porque está na Constituição Federal)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:20



Comentário de: Jaquee Ribeiro · http://inquietant.blogspot.com/

Mesmo gostando muito de ler o blog da Lola achei bem legal esse post. Isso é contraditório? Pode até ser, mas você está correto quanto a dizer que "Hoje, já mais civilizado, o Brasil garante ao ofendido o direito de procurar a solução democrática." só que neste caso funciona sim como processo de intimidação, ela criticou-o e ele se sentiu ofendido. Não acho necessário processo, se assim fosse de quantos processos não se ocupariam o Poder Judiciário?
E quanto a isso... "Acreditem, isso foi escrito já SABENDO que poderia haver processo." Óbvio, foi escrito hoje, ué!
Não sou boa argumentadora, mas faço questão de elogiar e defender o que acho correto. Ah e outra coisa, você parece ter educação quando responde aos comentários, espero que seja verdade, acho isso fundamental.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:20



Comentário de: Luiz com Z

Ouquei, quanto você levou pra escrever isso tudo?

(Gravz: Nada... Vou pedir um contrato com a TV Brasil. Será que cola?)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:22



Comentário de: Matheus · http://minhalogicaabsurda.zip.net

Cara, gostei do texto! Parabéns!
Só mais uma coisa que, se você já citou no texto e eu passei batido, me desculpe, mas acho importante ressaltar. Lola diz que Marcelo Tas e o CQC caluniaram as mulheres. Segue a definição de calúnia:
"A calúnia consiste em atribuir , falsamente , à alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime."
Quanto a estapafúrdia e leviana afirmação de que Tas e o pessoal do CQC devem ser contra os gays, comparação entre eles e Bolsonaro, basta dizer que Tas é pai de uma mulher gay, com muito orgulho. E rafinha fez um programa d'A Liga sobre preconceito, defendendo os direitos dos homossexuais, a duas semanas. Ou seja, papo furado de rebeldes sem causa, que acha que revolucionar é reclamar de tudo e comprar uma camiseta do Che Guevara na Renner (com etiqueta de marca, lógico).
Grande abraço!

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:27



Comentário de: Andressa

Da msm forma como vc citou q eles tinha liberdade de expressar opiniões sonre as mulheres e mamaços... etc... Ela tem de criticar esses comentários deles!

Odeio CQC... monte de homens babacas assistem e acham o maximo eles criticarem a vida dos outros!

:S mas gosto é gosto!

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:36



Comentário de: Felipe

"Os teus seios miraculosos,
Que amamentaram sem perder
O precário frescor da pubescência."
Manuel Bandeira.

Pelo benefício do argumento de autoridade. =D

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:46



Comentário de: eduardo

E processo pode ser usado como forma de "censura" sim, mas por vias de intimidação. Imagina uma marcelo tas usando de toda uma estrutura juridica do Rede bandeirantes de televisão e vc lá do outro lado tendo que correr atrás de advogado e grana pra pagar, ok se ele perder , ele paga os seus gastos, mas e antes?. Por medo disso tudo alguem pode acabar voltando atrás de uma denuncia ou algum comentário. È o modo civilizado, mas pode tbm ser um modo babaca de fazer as coisas.

(Gravz: Mania de quem vê filme e não vive a vida. Que papo é esse de TODA A ESTRUTURA? Trata-se de inicial x contestação + audiência e sentença. Acabou. Pode ir com 700 advogados, dá no mesmo. Não é como nos filmes. Sério)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:48



Comentário de: Gustavo

As pessoas teimam em fingir que não entendem, mesmo depois de um texto esclarecedor como esse, que o poder Judiciário tá ai pra isso, fazer justiça de modo imparcial, sem que a balança pese para um dos lados (assim se espera, pelo menos).
Se o Tas se sentiu ofendido tem todo o direito de processar a Lola, assim como qualquer um pode processar o Gravz ao se sentir ofendido, desde que com base para tanto.
Acho sim que o Tas faz o certo ao processar a autora, já que grande parte do que foi dito foge da realidade e acaba por criar uma falsa imagem do programa, que por favor não se esqueçam, se baseia justamente no humor polêmico.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:48



Comentário de: natalia

Ah! Mil desculpas Erika.
Mil desculpas, Gravata.

Agora, eu digo que você perdeu a credibilidade porque vim aqui por causa do título do seu post. E o primeiro paaragrafo é perfeito, ele realmente tem o direito de processá-la por difamação. Isso é democracia. Maaaaas o que se seguiu depois foi você defendendo caras idiotas, corrigindo o que a mulher escreveu e falando sobre si mesmo. E melhor: contradizendo a parte do "Não falo por afeição ou antipatia a este ou aquele".
Desculpa por não ter sido clara.

mas você Erika, que não é nenhum pouco futil, não ligou pra isso. Afinal, deve achar mta graça da piadinha que o Danilo gentili fez no aniversário do Cazuza.
Sem falar as do Rafinha
Poxa, lembra dos orfãos nos dias das mães, dia triste, né?!
Mas a melhor mesmo é aquela das mulheres que são estupradas.
Essa faz com que eu não consiga parar de rir até agora.

(Gravz: Jesus! Vocês são duas amigas BRIGANDO aqui na caixinha de comentários? Digam que não, pfvr!!! :D)


PermalinkPermalink 02.06.11 @ 17:52



Comentário de: Aurélio Buarque de Holanda

"Vale dizer que cada mulher tem apenas UM seio – exatamente o “vão” entre as duas mamas. Mas, ok, isso é um detalhe (embora não custe ensinar, já que também aprendi etc.)."

Sério? Sei.

seio
sei.o
sm (lat sinu) 1 Curvatura, sinuosidade, volta. 2 Parte do corpo humano onde ficam as mamas; poma. 3 Cada uma das mamas da mulher. 4 A parte da roupa que cobre anteriormente o peito. 5 Vão entre o peito e esta parte do vestuário. 6 Peito, especialmente o da mulher.

(Gravz: Exatamente, é a curva entre duas mamas. A parte onde elas ficam (não elas próprias). A terceira acepção já é popular, e cabe ao dicionário registrá-la como valor semântico idêntico, embora não seja o correto. É isso)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:11



Comentário de: Laís

O dicionário coloca "seios" de outro modo, ó:

"seios
s. m. pl.
16. Os dois peitos da mulher."

http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=seio

(Gravz: Ok, vamos falar de SEIO - polêmico. Houaiss:

seio
IMPRIMIR
Datação
sXIII cf. FichIVPM

Acepções
■ substantivo masculino
1 dobra ou prega sinuosa; curvatura, volta, sinuosidade
2 Derivação: por analogia. Rubrica: termo de marinha.
convexidade que faz um pano ('vela') de embarcação, quando lhe bate o vento; bolsa, bojo
3 Derivação: por analogia. Rubrica: anatomia geral.
m.q. mama ('projeção')
4 Derivação: por extensão de sentido.
parte do pescoço e do peito femininos que pode ficar a descoberto; colo
5 Derivação: por metonímia.
parte da veste que cobre a frente do peito
6 Derivação: por metonímia.
vão entre o peito e essa parte da veste
7 Derivação: por metáfora.
o mais recôndito de um ser; alma, espírito
Ex.: que confissões ainda haviam de brotar-lhe do s.?
8 a parte interna; interior
Ex.: escondeu-se no s. da floresta
9 enseada, golfo, bacia
10 Derivação: sentido figurado.
parte interna e central; abismo, profundidade; âmago, cerne
11 útero, ventre
12 Derivação: sentido figurado.
a força, o auge, o cúmulo
13 Derivação: sentido figurado.
intimidade, privança, familiaridade
14 meio de onde se vem ou no qual se produz alguma coisa; ambiente
15 Rubrica: anatomia geral.
m.q. sínus
16 Rubrica: anatomia geral.
espaço oco ou cavidade, recesso da bolsa
17 Rubrica: anatomia geral.
grande canal que contém sangue, especialmente sangue venoso
18 Rubrica: anatomia geral.
cavidade no interior de um osso
19 Rubrica: termo de marinha.
parte do cabo ou da amarra compreendida entre dois chicotes
20 Rubrica: termo de marinha.
curvatura que deixam os cabos, as amarras etc. quando não estão bem tesos

Acepção terceira: DERIVAÇÃO POR ANALOGIA. O povo fala assim? Claro. Da mesma forma que SEIO pode ser até o VENTRE. Mas, a rigor, é a convexidade, o vão etc. Claro que quem não tem formação suficiente usa a acepção popular. Duro é quando tem doutorado nas costas...
)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:20



Comentário de: Kira · http://parabeatriz.blogspot.com

Amamento em publico, e achei nojento coisas que o Rafinha Bastos disse. Mas me acostumei, desde o mamaço é normal ouvir esse tipo de comentário vindo de homem, mas ocorre também vindo de mulheres. Acontece que, mesmo com tudo isso, não deixo de amamentar em publico, pois é algo que eu acredito e prefiro não pensar no que as mentes doentes por ai pensa.

Acho que a Lola exagerou UM TANTO, quis criar polêmica por pouca coisa. Ela tem o direito dela de se expressar COM CERTEZA, mas a partir do momento que você diz isso em algo publico, que as pessoas podem sim se ofenderem, você tem de aguentar as consequências.


Eu apoio de resolver isso no judiciário pelo simples fato de que, esclarece as coisas. A "briga" que era com o Rafinha, passou para o Tas. E assim, a polêmica segue...


Acredito que, a partir do momento em que as mulheres deixarem os discursos um pouco de lado, e partirem para a ação, as coisas mudariam bastante!

Beijos, ótimo o seu texto.


@maedemerda

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:20



Comentário de: Enigmático e Realístico · http://enigmaticoerealistico.blogspot.com

Lola já dedicou uns posts pra mim também.

Esta na cara que é uma pessoa (...)

(Gravz: Sem xingar)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:21



Comentário de: Alexandre Nagado

Ah, sim, faltou comentar uma coisa:

Lola e Rafinha se merecem, com suas sutilezas e sensibilidades de rinoceronte.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:41



Comentário de: IsaMonts · http://twitter.com/IsaMonts

Sério que vc queria que Tas ateasse fogo na casa dela? Processo é o mínimo que se espera de um cidadão com bom senso, não há mérito nisso. E é intimidação sim porque, se considerada culpada judicialmente, ela não poderá dizer mais nada contra ele. E isso fere o direito dela de dizê-lo.

Agora, quanto à sua pessoa, por te conhecer, sei que não és machista. E ela foi extremista, como o é quase toda e qualquer feminista.

Beijo!

(Gravz: Não, claro que NÃO queria isso. Ele fez o certo, não foi bonzinho nem vilão. Fez o adequado. É a síntese do texto, entre outros comentos :))

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 18:48



Comentário de: Otávio Pacheco

Olha, desisti de ler quando vi que você errou ao corrigir algo que não estava errado:

"que mulheres e seus seios deveriam"

você disse:

"Vale dizer que cada mulher tem apenas UM seio – exatamente o “vão” entre as duas mamas."


No caso o "seios" está concordando com "mulheres", no plural.

Várias mulheres possuem vários seios.

Se você não entende de concordância não deveria vir corrigindo errado o que está correto.

(Gravz: Então continue lendo, pq vc é tão devagar que nem no texto dela prestou atenção. Eis o trecho:

(principalmente quando esta anatomia não está a serviço dos homens adultos e héteros, como no caso da vagina no parto e dos seios na amamentação)

Ela se refere a UMA mulher. As mamas, na amamentação; a convexidade forma um seio. Etc etc etc.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 19:09



Comentário de: Otávio Pacheco

Mais dois detalhes:

1) Sobre Rafinha ser homofóbico:
"última por uma espécie de analogia-de-grupo ou qualquer outro recurso retórico empregado pela blogueira."
Ele já se manifestou contra gays, e tem até fotos dele com uma camiseta homofóbica. Não que eu ache que ele realmente seja homofóbico, mas não é apenas uma "analogia-de-grupo".


2) Sobre ele ser contra a amamentação em público:
"Importante e curioso: Rafinha Bastos foi A FAVOR da amamentação em público. Disse (e Lola transcreve) que “não pode proibir”."
Ele disse que não "pode proibir" admitindo ser um direito da mulher, mas isso não o coloca a favor. Se não ele não estaria criticando o ato de amamentar em público. Se ele critica e afirma que a amamentação deve ser feita em outro local, ou, no mínimo, cobrindo o seio, está sinalizando que é contra ela feita em público. Ou você acha que não?

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 19:24



Comentário de: Diego Eduardo

Vitimisno feminista.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 19:27



Comentário de: Robert

"Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela." Este texto é do Cântico dos Cânticos 7,3. Está no plural, assim como no original hebraico tbém. E em mais 19 outras passagens bíblicas. A tradução para o português segue o verbete "seios". Não dá para afirmar simplesmente que é utilização "popular". Ei, é mais fácil dizer q errou.

(Gravz: Salomão, acredite, não escrevia segundo a gramática da Língua Portuguesa. A tradução manteve o valor poético - e há licença normativa para isso, como é óbvio. E se tem uma coisa que aprendi nesses anos de blog é exatamente isso: COLOQUE UMA CASCA DE BANANA NO TEXTO. Quem não tem o que dizer, comenta o detalhe, porque no principal foi de lavada)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 20:45



Comentário de: leila

Voce e apenas mais um machista de plantao, fui la ler o blog da moca e ela esta certissima. Obrigada por ter dado a dica.

Seios? Seio? Que diferenca faz quando o assunto e muito mais serio.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 21:14



Comentário de: Paulo Alves · http://twitter.com/paulo_alves_

1)Acho que você se equivocou quando falou sobre a definiçao de seio.
2) A Lola está claramente errada, porque ela não somente discordou, ela ofendeu, e por isso mereceria ser processada.
3) No entanto, acho que o Tas não deveria ir adiante com isso para não dar mais ibope para essa discussão ridicula que ela começou.
4) Tem gente nesse país que não sabe mais o que é comédia, o que é piada. Tanto Lola quanto quase todo mundo que achou "absurda" a fala do Rafinha precisa de senso de humor, e desviar a sua ira para quem merece: políticos corruptos, bandidos, ou seja, pessoas que realmente mereçam ser repudiados.
5) Algumas vezes o CQC exagera, principalmente o Rafinha, mas por fazer piadas sem-graça, de mau-gosto, mas nunca o vi (nem outros do programa) propagando opiniões "fascistas" - muito menos o Tas.
6) Se eu pudesse dar um conselho para Lola, diria para ela viver, e parar de querer arranjar briga por causa de besteria. É, besteira, infantilidade.
7) O texto achei bom no início, depois foi perdendo um pouco a qualidade, principalmente por expor sua raiva perante a Lola. Mas ok, o mais importante é que você tocou num ponto nevrálgico: quem acha que tem direito de processar, deve fazê-lo - embora no caso do Tas acho que ele não deva fazer, não porque não tem razão (tem de sobra), mas para não se expor demais por alguém que quer exatamente isso.

Um abraço.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 21:25



Comentário de: cleiton

Retórica vazia. A Lola escreve bem, independente do conteúdo, vc...(NAO)

A melhor do dia:

"Trata-se de inicial x contestação + audiência e sentença. Acabou."

Pra quê faculdade de Direito? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

(Gravz: Sim, proceso é, a rigor, apenas isso - quando se trata de pedido de reparação de eventual dano moral. Não tem perícia, não tem qualquer tipo de incidente para postergá-lo. E, sim, digo isso porque sou formado em Direito, com especialização em empresarial. E vc coloca adjetivo no lugar do advérbio de modo, não tem condições de dizer quem escreve bem ou mal. Forte abs)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 21:39



Comentário de: João

Impressionante a facilidade que petralha tem para acusar qualquer oponente de fascista, não? Bem naquela linha leninista: "acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é". Pelo menos, ela escreveu "fascista" certo, o que é raríssimo na petralhada.

Invadir a propriedade alheia, arrebentar plantações e matar bois, como o mst faz é um "pouco" mais que incomodar, não? É crime e a polícia serve justamente para coibí-los, mas isso ela omite. É tão inteligente quanto bonita.

(Gravz: Seu comentário dá a entender que ELA seja fascista. Também não acho que seja por aí; não vejo nada de fascista na Lola. Ela é agressiva, sim, e geralmente a considero equivocada. Mas "fascista"? Aí não)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 21:42



Comentário de: Cil

O teu post é sobre a amamentação... porém vou falar sobre o "seio".

Concordo com tuas explicações sobre o seio, visto que, o exame que a mulher deve fazer é mamografia (não seiografia), o câncer é de mama (não de seio), etc etc.

Quanto ao assunto polêmico do Marcelo Tas e cia, estou do lados dele(s), pois fazem humor inteligente, mostrando realidades que nem um outro programa mostra (ou vai me dizer que Zorra Total e Pânico, são programas culturais e/ou de cunho realista?!)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 21:42



Comentário de: Natalia

Gravz meu querido,

O texto tá lindo! Sensacional! Adorei!

Beijo

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 22:20



Comentário de: Felipe Flexa · http://novoleitedepato.blogspot.com

Lendo alguns comentários, fiquei preocupado: pessoas confundem liberdade de expressão com a liberdade de caluniar, de difamar, de imputar crimes a outrem. Outrem é horrível, eu sei, mas fazer o quê?

No trecho em que Lola fala do MST, imaginei o que ela queria que se fizesse com um movimento que invade propriedades privadas, destrói plantações e pesquisas. Que algum juiz passasse a mão na cabeça do Stédile e dissesse: "Tadinho, faz isso não que ele tem problema"? Ou que alguém contratasse uns pistoleiros pra resolver na bala? Risível essa gente!

E você, meu caro, tem mais é que notificar todo mundo mesmo. Esse povo só aprende assim: sentindo o bolso ou o bafo na Justiça no cangote...

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 22:37



Comentário de: Zé


Bom, eu é que não tomo partido numa briga entre duas criaturas do politicamente correto, orgulhosas do seu "progressismo", que gostam de descer o pau nos outros mas não toleram gente que pensa diferente deles.

A tal Lola se sentiu "ofendida", não pessoalmente, mas pelo orgulho de classe, pelo "gênero feminino" - já que padece do mal coletivista, endêmico entre esquerdistas.

E o Marcelo Tas, tão sensível. Depois de jogar o Jair Bolsonaro numa cilada em seu programeco, se engajou, alegre e virulento, na Inquisição Gay que queimava o deputado por toda a mídia.

O Tas também publicou uma charge ridícula em seu blog, mostrando o Bolsonaro como Hitler. Coisa de gênio, muito original mesmo: xingar o oponente de "nazista". Acho que eu nunca tinha visto isso antes. :D

E olha só, o Bolsonaro, tão "intolerante" né, andou. Poderia processar, mas não processou o humorista sem graça. Deixou Tas, Preta Gil, o deputado BBB & bando chafurdando em seu próprio lamaçal de campanhas difamatórias "progressistas". E ajudou a expor ainda mais a má fé que move essas pessoas. O Brasil agradece.

Mas o Tas, que atacou o Bolsonaro sem dó, ficou magoadinho por ser criticado por uma feminista desde criancinha, correligionária do credo politicamente correto?

Ah, fala sério (esqueci, ele tenta ser comediante).

O chefe do programa de humor (que apenas faz pose de "politicamente incorreto", mas é o contrário) e a feminista "progressista" se merecem!

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 23:10



Comentário de: Gley Riviery · http://perdigotos.blogspot.com

Concordo com todo o teor do texto, mas a parte do seio/seios, ainda que fosse verdade (não é, veja a seguir), ficou muito forçada para desqualificar a fulana aí como feminista.

Essa história de "seio" no singular deve ser outra modinha dos neo-pasquales, tipo o "risco de morte".

"Seio" vem do latim "sinus", associado à idéia de curva (a exemplo de "seno/cosseno", "sinuoso", etc.), e pode ser aplicado tanto ao desenho do vão quanto à mama em si. No português corrente, sempre foi interpretado como colo mas também como mama, com o uso no plural. Qual seria a sua justificativa para o uso no singular?

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=seio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mama

(Gravz: A "curva" é o VÃO entre as mamas. Isso foi para encher o saco, mesmo; a forma coloquial é evidentemente aceita)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 23:21



Comentário de: Renato

Você está se atrapalhando com essa história do significado de seio. A acepção 1: dobra ou prega sinuosa; curvatura, volta, sinuosidade, não diz respeito à anatomia feminina mas a qualquer forma que seja assim.

O uso que você julga mais rigoroso já é derivativo. Criticá-lo é o mesmo que dizer que alguém que chama espingarda de fuzil está falando algo de errado porque fuzil é, em sua acepção original, uma peça de metal com que se atritava uma pederneira para produzir centelhas.

(Gravz: Sério que vcs vêm até aqui para falar do SEIO? E, sim, é a convexidade entre as mamas. Depois, surgem outros significados pelo uso popular etc.)

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 23:51



Comentário de: Gley Riviery · http://perdigotos.blogspot.com

Ok, vi seu argumento na resposta para a Laís. Então, a acepção por analogia é sempre "popular", logo não cabe à norma culta? Mas a sua acepção também segue o rumo da analogia, pois "seio" (na definição que você escolheu, repito) refere-se a "dobra ou prega sinuosa; curvatura, volta, sinuosidade" não especificamente à vãos ou espaço entre as mamas. O Houaiss só reitera o que falei no outro comentário, que "seio" refere-se à qualquer curva (e isso inclui a mama).

E se "seios" é coisa do populacho, devemos alertar Machado de Assis ("... mas ia menos por si que para aparecer com os olhos da mulher, os olhos e os seios." - Quincas Borba, Cap. 35), Álvares de Azevedo ("Na brancura deslumbrante / E o tremido de teus seios?" - Poema "Seio de Virgem") e até o xarope Olavo Bilac ("Fremente, a minha boca obedecia / E os seus seios, tão rígidos mordia / Fazendo-a arrepiar em doce arpejo." - Poema "Delírio").

Mas não, desculpe, somente você e sua única interpretação equivocada do Houaiss estão corretos.

PermalinkPermalink 02.06.11 @ 23:54



Comentário de: pseudônimo!

QUe mulher chata, arrogante, prepotente!

isso pra não falar nada sobre o conteúdo do blog dela, que é péssimo!

TUDO que ela não gosta, ou não concorda, ela rotula de MACHISTA, FASCISTA, TUCANO, DE DIREITA, HOMOFÓBICO OU RACISTA

Se você disse que não gosta de Guaraná, ela cria uma linha de raciocínio e concluí que isso deprecia as mulheres...

PQP, concluam cada um o que quiser, mas pra mim isso só tem uma causa...

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 00:04



Comentário de: Dr. Koll

Quero dizer a todos que essa correção está incorreta. SEIO é o mesmo que MAMA. Portanto, pode haver DOIS SEIOS num só corpo.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 00:35



Comentário de: Elaine

sinceramente?Essa Lola quis é aparecer mais que o Rafinha e a polêmica em si. Ela tá criando toda essa celeuma para ganhar seus 5 minutos de fama, ser conhecida como "feminista e blogueira". não é diferente da Tulla Luana, que xinga tudo e todos, ela só fez de um jeito mais refinado

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 00:52



Comentário de: Keks · http://www.maofeita.com.br

Tenho nojinho de Rafinha Bastos por causa da piada do estupro e agora essa ironia com o mamaço. Peguei nojinho do Marco Luque por falar que as mulheres só amamentam publicamente como desculpa para exibir as mamas. Mas Tas, e fui cuidadosa ao assistir ao vídeo várias vezes, apenas ri. E esse riso me soa mais de constrangimento que de alguém que está achando graça.

Fiquei incomodada apenas com a citação à Gisele Bundchen que, obviamente, não amamentaria o filho publicamente se nem sair à rua sem ser fotografada ela consegue, ou seja, não é parâmetro para nada.

Antes de ver o vídeo, havia concordado em partes com a Lola* porque acho um absurdo as manifestações contrárias à amamentação pública - mesmo que tenham direito de serem contra - e às sugestões alternativas como "usem o banheiro", "coloquem um paninho em cima", afinal, eu não como no banheiro nem com a cabeça coberta, meus filhos certamente também não o farão. Mas ao ver o vídeo e constatar o que falei ali em cima sobre o Tas, achei a generalização leviana. Dê nome aos bois.

Além de já ter mudado de ideia depois do vídeo, este texto bateu o martelo para mim. É necessário que se seja muito responsável quando se expressa uma opinião. Acho que as pessoas ainda pensam que Internet é terra de ninguém, que os crimes da vida real não se aplicam à virtual. Pedir retratação não é censura. E caluniar, difamar e injuriar são crimes, não liberdade de expressão. Está mais que na hora d'as pessoas tomarem essa consciência.

Beijo, seu Fê.

K.




*concordei apesar de NÃO SUPORTAR o texto dela, acho agressivo sem necessidade e não consigo tolerar a ideia de alguém defender Polanski porque OLHA SÓ, NA ÉPOCA, LÁ NA EUROPA, ERA NORMAL DORMIR COM MENINAS DE 13 ANOS QUE DIZIAM NÃO, e só me identifico um pouco com os textos sobre padrão de beleza e gordura porque, como você bem sabe, esse é um assunto too close to home para mim.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 04:08



Comentário de: JMGNeto

Sério mesmo que as pessoas estão prestando mais atenção no seio/seios do texto do que na discussão em si? Aprecio seio/seios, monoteta, etc, mas desvirtuaram toda uma discussão sadia a respeito do direito de expressão e responsabilidade a respeito do que foi dito/escrito.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 09:02



Comentário de: Isaias Malta · http://www.blogpaedia.com.br

Burros sempre vociferam "malabarismo retórico ridículo". Um dia eles herdarão os céus da escrita.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 09:38



Comentário de: Karina

Eu devo ser esclerosada, mas gosto muito do seu blog e do blog da Lola. (e do cqc). Nessa questão em particular, fico do lado dela. Você é muito hábil nas suas argumentações e sabe que conseguiria pender para qualquer dos lados, mas bem em função da rusga antiga entre você e ela, manobrou seus argumentos contra ela.
No mais, acho que seria realmente incoerente que o Tas, o Rafinha ou qualquer outro cqc processe a Lola justamente por difamação (ou danos morais, na esfera civil). Eles, embora inteligentes, articulados e divertidos, constumam ser desrespeitosos e cruzar bem fácil o limite entre a liberdade de expressão e a difamação. Mais ou menos como a família do Bin Laden querer processar o governo dos EUA por assassinato.

(Gravz: Se fosse o Tas que ofendesse alguém, também seria favorável ao eventual ofendido processá-lo. Quando fui processado, aliás, parece que o autor da ação ganhou apoio pela medida. Agora, curiosamente, processo vira "ameaça" etc. Não, não é. Fui e ganhei da forma correta. É assim que funciona)

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 10:09



Comentário de: Fabio

Acho a iniciativa de debater esse assunto (entre outros) e expressar a opinião civilizadamente (e até com humor) uma atitude libertadora. Carecemos de espaço de discussão para formar conceitos e defendê-los com bons argumentos. Creio que mesmo havendo um "desafeto" Gravz e Lola ou Marcelo e Lola (o que gera certos apelos emocionais) o jurídico será um bom mediador de "razões" e a discussão produzirá conhecimento acerca de certos "limites" à liberdade de expressão.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 10:18



Comentário de: Fernanda · http://www.twitter.com/felorena

Acho que o mundo anda politicamente correto demais para minha cabeça. Não pode falar mais nada, não pode fazer mais piada. Qualquer desavença no colégio é bullying (queriam fazer um PL para criminalizar...), não pode mais jogar algum game violento. Sinto que estamos sendo cada vez mais domesticados. Sou da opinião de que se você se sente incomodada com o que um programa de TV fala, você tem o total direito de desligar a TV ou trocar o canal, ninguém está de obrigando a ver CQC, está? Assiste porque quer... jesus christ...

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 11:34



Comentário de: Luiza

Você esta certo em tudo. O problema é só a hipocrisia do CQC. Se alguém ingressa com uma ação contra a imprensa, todos tratam como censura, então, não é razoável que eles que lancem mão do argumento do exercício regular do direito. No mais, as ofensas dela foram muito leves para um comediante se ofender.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 14:11



Comentário de: Filipe Lima · http://www.twitter.com/lipeml

Cara, eu li os textos dessa mulher, e infelizmente tenho que discordar dela em alguns pontos.
O primeiro texto dela é ofensivo sim. Como você bem falou, ela joga a culpa (muitas vezes) de algo que Rafinha falou pro CQC, xinga os outros caras, e ainda compara o cara a um facista e etc.

Ela reclamou que não tava podendo exercer o direito à opinião dela. Eu não entendo isso. Claramente ela acha que opinião e calúnia/injúria/difamação são mutuamente exclusivos. A prova clara tá aqui:


PermalinkPermalink 03.06.11 @ 14:23



Comentário de: Filipe Lima · http://www.twitter.com/lipeml

"Tas em nenhum momento criticou o que seus colegas disseram, ou as outras besteiras que vivem dizendo. Mas se irritou porque eu o chamei de misógino. É, fui injusta. Gostaria de acrescentar que, além de considerá-lo um misógino de marca maior, também o vejo como um tucano enrustido e um babaca arrogante. Isso é calúnia e difamação? Ou é a minha opinião?
Se não tenho direito a minha opinião, então, Tas, me processe."

"Isso é calúnia e difamação? Ou é minha opinião?". A Dra. acha que dar uma opinião a exime de culpa. Quer dizer, eu acho o Tas (e digo a ele) que ele é um filho da puta arrogante idiota que não é um bom jornalista. Ok, é minha opinião. Mas é injúria e difamação (estou certo, Gravz?).

Além do mais, ela reclama da opinião dela. Mesmo assim, o próprio cara do CQC ou quem quer que seja não pode ter a OPINIÃO de achar ASQUEROSO a mulher amamentando o bebê na rua?

ABS

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 14:25



Comentário de: Polemos

(Gravz: Sério que vcs vêm até aqui para falar do SEIO? E, sim, é a convexidade entre as mamas. Depois, surgem outros significados pelo uso popular etc.)

Uai, você comenta isso no texto dela e a gente não pode comentar no teu?

Agora, seguinte: se o primeiro uso em todos os tempos de seio na língua portuguesa foi o de convexidade entre as mamas, não é um 'sim' seu que vai tornar isso correto. Apresenta aí o documento. Ah, não vale Houaiss. Até porque no Houaiss a primeira acepção é 1 dobra ou prega sinuosa; curvatura, volta, sinuosidade que NÃO se refere a anatomia feminina.

Ou atura a gente te enchendo o saco.

(Gravz: "dobra ou prega sinuosa". Releia e evite passar vexames)

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 15:10



Comentário de: PH

Gravz,

parece que existe um movimento "super-cult" no Brasil. Formado por um exército de pessoas que perseguem humoristas, blogueiros ou qualquer outra pessoa que tenha uma opinião diferente.

E vale de tudo, se "defender" atrás de jargões feministas, homoafetivos e quaisquer outros que estejam dando ibope.

Cheguei a ler vários posts da Lola. Tem coisa que realmente não entendi, do tipo dizer que comercial de absorvente é machista, sendo que na minha humilde visão de mundo, pelo menos 99% dos compradores são mulheres.

Concordo totalmente com seu post, muito bem escrito.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 17:06



Comentário de: shâmtia ayômide · http://www.reflexoesmasculinas.com.br/

Excelente texto.

De minha parte acredito ser possível discordar das idéias apresentadas no CQC, sem ter que rotular pejorativamente seus apresentadores, simples assim.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 17:21



Comentário de: Polemos

(Gravz: "dobra ou prega sinuosa". Releia e evite passar vexames)

Onde fala da anatomia feminina? Releia e evite passar vexame.

(Gravz: PELAS BARBAS! Só pode ser brincadeira... A origem é isso, sinuosidade. E, no português, como Dobra ou Prega Sinuosa. Ou seja, exatamente o aspecto visual ENTRE as mamas. Com o tempo, passaram a chamar a PRÓPRIA MAMA de seio, daí o plural etc. É uma bobagem, eu sei. Pus no texto para irritar, embora seja uma bobagem correta. Mas valeu pela participação, moça)

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 17:35



Comentário de: Aline

Creio que nesse caso OS DOIS estão errados... Tanto ela por escrever de maneira generalizada (foi totalmente errado alguém escrever em um blog EU APOSTO QUE ELE É ASSIM, ELE TINHA CERTEZA QUE ELE SABIA).
O Tas me decepcionou um pouco. Mesmo nunca gostando dele, achei que ele fosse um pouco mais esperto. Se falassem... Que deixe falar! Não gosto do CQC, e tenho nojo da cara do Rafinha Bastos.
Sim, ele tinha o direito de ameaçar com processo, mas aí tu vê o programa que ele faz... Ele está tomando uma atitude que ele próprio condena em seu programa, quando os seus colegas vão cutucar ferida no Congresso (muitas vezes ameaçados com processos, e eles mesmos protestando a favor da liberdade de imprensa).
Creio que ele foi ingênuo ao achar que essa Lola não publicaria o e-mail dele.
Ela está certa em alguns pontos, mas peca muito na maneira tendenciosa de escrever, o que acaba levando muita gente pelo mesmo caminho.
Não me considero feminista, nem machista, considero que nós mulheres somos seres independentes de vcs, homens, mas a grande realidade é que não quero uma supremacia nem uma subordinação feminina, quero igualdade. Não nego os homens, porque se negasse, não me relacionaria com um. E defendo muito vcs em diversos pontos. Mas sou terminantemente contra essa visão sexista de que a mulher existe pra satisfazer o homem, e que as barangas que morram.

=)

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 17:53



Comentário de: Polemos

(Gravz: PELAS BARBAS! Só pode ser brincadeira... A origem é isso, sinuosidade. E, no português, como Dobra ou Prega Sinuosa. Ou seja, exatamente o aspecto visual ENTRE as mamas. Com o tempo, passaram a chamar a PRÓPRIA MAMA de seio, daí o plural etc. É uma bobagem, eu sei. Pus no texto para irritar, embora seja uma bobagem correta. Mas valeu pela participação, moça)

Pois é. Sinuosidade. Dobra. Prega. De qualquer coisa. Não da anatomia feminina. Esse uso já é derivado. Releia e evite o vexame.

Ou mostre o texto original, lá o primeirão de todos, que tenha esse uso. Estamos no aguardo.

(Gravz: È ÓBVIO que o uso para anatomia DERIVA do aspecto estético. Em seguida - e OBVIAMENTE SOMENTE EM SEGUIDA - a palavra passou a designar 'mama' para o povão; pela ordem: convexidade, depois a convexidade entre mamas, depois as próprias mamas. As duas primeiras têm similaridade visual, daí a relação. A terceira acepção é pelo USO. Ou uma mama é uma dobra convexa? Não, não é. Simples, vai :))

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 18:06



Comentário de: Ligia

Olha, tenho que dizer que todo mundo está muito histérico com isso. Foi errado expulsar a mulher que estava amamentando em público? Foi. Mas é tão errado quanto expor bebês pequenos a todo esse evento do mamaço. Pelos bebês, não pelo gesto. Acho que sugerir que a mãe cubra a mama é válido, dá privacidade a ela e ao bebê, mas não me importaria se uma mãe começasse a amamentar ao meu lado, ou do meu marido.
Mas até aí, esses gritos de fascista e machista, são absurdos, completamente fora de propósito. Acho que todo mundo está exagerando muito nisso.
O Rafinha anda metido, e ficou muito chapa-branca nesses últimos tempos. Mas dessa vez, eu penso que eles não falharam.

PermalinkPermalink 03.06.11 @ 21:37



Comentário de: Polemos

Você continua falando bobagem sobre os seios. Inventou uma dedução sem base EM TEXTOS ORIGINAIS. Para provar sua etimologia você tem que apresentar trechos de TEXTOS com essa acepções em ordem CRONOLÓGICA. O resto é sacação. Dizer 'é isso sim' ou 'é óbvio' ou coisa que o valha não prova nada. Nessa casca de banana quem se estabacou foi você.

PermalinkPermalink 04.06.11 @ 00:46



Este post tem 34 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.