FLAMENGO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

16/04/2010

FLAMENGO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

Sou são-paulino e obviamente torço contra o Flamengo. Sim, não serei falso: quero que o time da gávea perca, tiro sarro quando isso acontece e, na base da piada, digo sempre que são "penta" e não "hexacampeões nacionais". Acho que tudo é saudável na relação entre torcedores e brincadeiras dela oriundas.

Mas a coisa ficou feia, e nem falo aqui de violência física ou barbaridades correlatas, mas sim de uma judicialização idiota, por meio da qual o Sport Club Recife foi considerado Campeão Brasileiro de 1987 - e não é de hoje, já que a decisão judicial (sim, sim, PODER JUDICIÁRIO!) é antiga, mas na semana passada o presidente da CBF entregou a tal "taça das bolinhas" justamente ao SPFC.

O que é essa taça? Um troféu simbólico, criado para quem ganhasse três Campeonatos Brasileiros seguidos ou cinco alternados. Um "parecer do jurídico", lá da confederação, atestou de forma definitiva que o título de 1987 pertence mesmo ao clube pernambucano e, desta feita, a taça especial foi para o São Paulo, primeiro pentacampeão "reconhecido pela CBF".

No boteco, fazendo troça, o argumento do "reconhecido por..." até pode valer, mas no fim das contas é uma imbecilidade. Quanto mais a CBF "reconhece" uma coisa, mais sou levado a não reconhecê-la, mesmo por birra ou velhacaria. E o caso em tela é um dos momentos mais históricos do futebol brasileiro.

Os maiores clubes se reuniram meio na rebeldia, mas de forma interessante e impressionante, criando um campeonato chamado COPA UNIÃO, que além de tudo resgatou a paixão da molecada pelos álbuns de figurinha (um dos poucos que completei). O Flamengo tinha uma minisseleção, com direito a Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, Leonardo, Zinho (sim, aquele), Andrade, Leandro, Jorginho etc. Era um time bonito de se ver jogar.

Não foi uma taça roubada. Não foi um título mutretado. Não teve trambique. Quem acompanhou, sabe muito bem quem mereceu ganhar. O Inter de Porto Alegre deu o sangue nas duas finais, mas não conseguiu parar o rubro-negro e o resultado foi o inevitável título. Para "salvar as aparências" (vê se pode...), a CBF queria que o Flamengo jogasse com o campeão da segunda divisão para, assim, descobrir quem levaria o título nacional.

Ou seja... Um time passa meses jogando com os melhores, se mata contra tudo e contra todos os grandes craques, joga duas finais com um Internacional repleto de feras, como Taffarel, Paulo Roberto, Luiz Carlos Winck, Aluísio, entre outros (claro que o Google me ajudou, só lembrava dos três primeiros). Quem o Sport enfrentou? CSA, Treze, América/RJ, Atlético Goianiense, Portuguesa, Joinville e, na final, o Guarani.

A CBF o reconhece como Campeão Brasileiro de 1987, assim como a FIFA diz que o Corinthians foi Campeão Mundial em 2000. Aliás, a FIFA não reconhece o Santos como Bicampeão Mundial. Para se ter uma ideia do valor desses "reconhecimentos", vale lembrar que meu São Paulo, até cerca de dois anos atrás, não era considerado Tricampeão Mundial. Mas tudo mudou quando houve um acordo de patrocinadores e, tcharam!, RETROATIVAMENTE a mesma FIFA passou a reconhecer os títulos da Toyota (e, sim, o ano 2000 tem dois campeões mundiais: o Boca Juniors também tem a honraria).

E ainda houve a COPA UNIÃO 2, e depois Campeonato Brasileiro, e TAÇA JOÃO HAVELANGE, depois de novo Campeonato Brasileiro... É por demais trabalhoso descobrir quais são os nomes e os títulos efetivamente reconhecidos pela CBF, pela FIFA e assim por diante. E às vezes, como em 2005, um campeonato pode simplesmente parar no meio e ter jogos remarcados sem nem aquela. Tudo devidamente "reconhecido".

Por fim, na minha opinião, o título do Flamengo de 1987 é o mais importante de todos. Eu queria ter o orgulho de ostentá-lo. Foi um desafio à CBF, um momento infelizmente rápido de rebeldia dos clubes. Deveriam ter mantido aquilo, deveriam fazer mais, deveriam romper de vez com essa confederação.

Meu time é hexa Brasileiro, tem três Libertadores e três Mundiais. Mas eu queria, sim, ter ganhado a Copa União e, para mim, o Campeão Brasileiro de 1987 é o Flamengo. Aliás, sejamos todos honestos, nem faz sentido esse tipo de coisa ser motivo de grandes debates. Todos sabemos quem foi o verdadeiro campeão. Mas, no boteco, eu continuo tirando sarro, tá? :D

Revisão: Hellen Guareschi


Posts similares:
Quem é o primeiro penta? Eu também vou dar pitaco
Todos os Campeões Brasileiros
O Flamengo é Penta - Saiba por quê é DESONESTO discordar

transubstanciado por gravata às 16.04.10 | 25 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: marcio · http://twitter/marciosp_

Sobre isso , o Sport por ser time pequeno , paga o pato. Agora , quem foi para a libertadores de 88 foi o Sport, então pela lógica, obviamente que é o campeão brasileiro 87 . Flamengo : "ao perdedor as batatas!!!" . Abraço.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 15:30



Comentário de: Marlos Ápyus · http://www.apyus.com

Ontem coloquei no Twitter. Eu, se flamenguista, me assumiria como penta mesmo. Porque a Copa União (a primeira) foi algo tão bem feito que chega ser uma ofensa chamá-la de campeonato brasileiro. Média de público européia, só para se ter uma idéia. Eu diria algo como: sou penta. E no único campeonato em que foi posta à prova as maiores equipes da nação, meu time foi campeão. Ninguém mais vai poder festejar isso porque só teve uma copa união (não consideremos a segunda, já com a CBF de volta cagando tudo).

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 15:37



Comentário de: Claudia Maia · http://www.twitter.com/maiazinha

Acho que a CBF está corretíssima e ao final de todo Campeonato Brasileiro, o time vencedor deveria marcar um futiba com a turminha do Aterro para validar seu título.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 15:42



Comentário de: @Uatafoc · http://pratecomer.wordpress.com

A única injustiça dessa história toda foi mesmo com o Guarani.

Não dá pra chamar o outro módulo de segunda divisão, já que o Guarani, em 87, era o vice-campeão brasileiro, título perdido pro próprio São Paulo no ano anterior. Onde raios o vice-campeão disputa a segunda divisão no ano seguinte?

(Gravz: Sim, de fato. E há outro ponto nesse sentido.. O último colocado da Copa União foi o Corinthians que, seguindo o critério, poderia ter caído)

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 15:46



Comentário de: Rafael · http://www.twitter.com/@RodriguezRafa

Campeão = qualifica-se pra Libertadores

Time que foi pra Libertadores = Sport

Pela lógica (não a do merecimento, citada no texto, pela qual entram os "SE", que não existem - vide Brasil/82), o campeão foi o Sport.

Entendi que o texto seja uma expressão de opinião, mas contra fatos não há argumentos, mesmo que pareça "injusto".

Abraços

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 15:48



Comentário de: Narrador Arnaldo Taveira

Amigo, diante de tudo q li, sendo flamenguista, só posso lhe parabenizar pelo belo texto. Isso mostra que vc é um torcedor inteligente, que consegue enxergar além do próprio time. O São Paulo é um time grande, diria enorme, espero q reconheça aquilo q assinou em 87: Flamengo Campeão Brasileiro. O futebol só tem a ganhar com torcedores como vc! Mais uma vez, Parabéns.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:07



Comentário de: Da C.I.A. · http://angelodacia.blogspot.com

Você misturou coisas que não dão liga. A FIFA "organizou" o Mundial de Clubes de 2000, nem precisava reconhecer ou não. As Copas Toyota não eram organizadas por ela, então se ela cedeu foi ao igualar títulos obtidos por um jogo único, entre campeão de um continente com outro de subcontinente, e por um torneio de fato. Já a CBF vai e volta no assunto conforme as alianças malandras de ocasião, tanto que já admitiu o título do Flamengo e agora volta atrás.

E tanto melhor que clubes e CBF tenham motivo para intrigas e cisão. Aquilo é uma confraria de malandros absolutistas, que ao menos entre si se destruam. O Flamengo sempre foi grande aliado da entidade e a candidatura recente de Kleber Leite foi uma palhaçada só, agora acabaram por pagar sofrendo esta traição.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:08



Comentário de: ze augusto

Se o Vasco não tivesse jogado contra o São Caetano em 2000, quem teria sido o campeão?

São Caetano, claro.

ASsim como o campeonato que houve em 2000, o regulamento de 1987 não foi mudado.

(Para que isso ocorra durante o campeonato, é preciso assinatura de todas as equipes participantes querendo a mudança)

O Flamengo e todas as equipes que jogaram os dois módulos concordaram com o cruzamento que haveria no final. Elas assinaram.

Por isso que o Flamengo perdeu todas as vezes que entrou na justiça. Ele realmente se recusou a jogar algo que havia concordado no início do campeonato. O regulamento era claro.

O Sport ganhou dentro de campo: vEnceu o Flamengo por WO mas semifinais e o Guarani em jogos de ida e volta na final. Empate sem gols (e sem penaltis) em Campinas e vitória por 1x0 na Ilha.

Pode ter sido mais fácil, mas foi o regulamento. Só lamento pelo Flamengo. FEz birra, se deu mal.

Abraços.

CHAT COM HOMERO LACERDA AGORA EM www.diariodepernambuco.com.br
SOBRE 1987

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:12



Comentário de: Vinícius Capettini · http://www.twitter.com/vinicapettini

Já que muito se comenta em relação ao Sport ter sido o representante brasileiro na libertadores e assim ser o campeão brasileiro, pergunto...

o que o corinthians ganhou pra disputar o mundial???

é a mesma coisa!

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:15



Comentário de: Edson

Gravata, antes de mais nada, sou são-paulino como você e estava muito curioso para saber o que você achava da Copa União de 1987, mas me decepcionei com a sua análise. Afinal, ela é idêntica a de TODAS as outras e de TODOS os comentaristas esportivos. Desconfio muito disso porque uma das poucas coisas das quais tenho certeza é de que a unanimidade pode até não ser burra, mas também não é inteligente.

Convido você a fazer a pensar por outro ângulo por um minuto, pouca coisa, só um pequeno exercício de lógica.

O que, ou quem, determina se um time de futebol é o legítimo representante campeão de um país?

Uma torcida? Um time? Jornalistas? Não. Se fôssemos pelo critério desses três representantes teríamos 25 campeões mundiais por ano. O buraco é mais embaixo.

O futebol deve ser administrado por uma entidade IMPARCIAL (ou que ao menos tente ser) e que não ceda a pressões. De minha parte, como torcedor, achei a Copa União uma coisa linda, mas pensando de cabeça fria, é um contrassenso. É um ABSURDO deixar os maiores times de um país determinarem o que é o futebol de um país. Isto gera estagnação, é monopólio, é fim de concorrência. O clube dos 13 é elitismo, é uma armadilha dos clubes mais poderosos que poderia sufocar o futebol de um país tão grande como o nosso.

Pense da seguinte forma: se um Clube dos 13 fosse criado em 1935, e tivesse sucesso, o São Paulo da Floresta não faria parte dele e talvez o próprio São Paulo Futebol Clube não conseguisse ser o que é hoje porque seria afastado do cenário futebolístico brasileiro em seus primórdios.

Enfim, o esquema de "ligas" administradas pelos próprios times tendem a gerar estagnação. Imagine quantos times e jogadores excelentes deixaríamos de ver no decorrer dos anos. Quem não se lembra do Guarani dos anos 80? Ou do Bragantino do início dos 90? O Clube dos 13 jamais aceitaria esses times e isso é empobrecedor. Por isso naufragou e não conquistou o espaço que achava que devia ter no cenário do futebol brasileiro.

Vendo por este ângulo, eu digo o seguinte: a Copa União foi um belo campeonato, mas JAMAIS poderá ser considerado um autêntico campeonato brasileiro que represente não apenas a quantidade de torcedores, mas o FUTEBOL de um país. Lembremos que o Guarani ter sido deixado de fora da liga principal também foi um absurdo. O time havia sido vice-campeão no ano anterior. E a arrogâcia dos grandes times como o Flamengo em não aceitar jogar com o Sport foi a pá de cal nas pretensões de uma entidade que pretendia peitar a CBF.

Até a sigla entrega o jogo: CBF é a confederação brasileira de futebol. Clube dos treze é... isso mesmo, um clube, um clubinho, excludente e arrogante.

Claro que considero ingenuidade achar que todos os clubes são iguais e que merecem o mesmo tratamento. Mas é preciso assumir que achar que se fechar num mundinho onde meia-dúzia manda e os outros sete calam a boca é ingenuidade também. O futebol pode e deve ser mais plural que isso.

Dito isto, chego ao ponto principal: a Copa União foi um belíssimo campeonato, mas NÃO É O CAMPEONATO BRASILEIRO de jeito nenhum. E ainda que São Paulo, Inter e todos os grandes times tenham assinado e concordado com isso, não mudará essa verdade. 13 errados não fazem um certo. TODOS ali erraram e se todo mundo pensar de cabeça fria verá que aquele campeonato foi um torneiozinho de verão dos bons, e mais nada.

Resumindo: a CBF está certa SIM. Esta taça deve ser do São Paulo porque ele foi o único a ganhar cinco CAMPEONATOS BRASILEIROS como se deve: com o Brasil participando, e não apenas com 8 times do eixo Rio-São Paulo brincando de "Grande Liga" e dando uma chance para o resto.

A Taça das Bolinhas é nossa. Que inventem outra para o campeonato "moral" do Flamengo.


PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:20



Comentário de: Sandro P

Gravata,
Parabéns pelo texto. Finalmente alguém com coragem de admitir.
Sempre argumento com meus amigos, que me tiram sarro, que o que houve foi um acordo de cavalheiros onde ficou combinado que o campeão da Copa União não jogaria a final com o campeão do módulo amarelo. O Inter não jogaria, o São Paulo não jogaria, nem o Vasco. Nenhum time que disputou a "primeira divisão" jogaria com o Sport. O Flamengo honrou este acordo.
Alguém duvida que, houvesse o jogo, o Flamengo não ganharia?
Mais uma vez, parabéns pela honestidade.

Abraços,

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 16:36



Comentário de: Cleiton · http://www.twitter.com/cleiton_soares

O fato é que o flamengo agora sim é Penta, se naõ tivesse medo ou não fizesse birra, tinha ido jogar contra o Sport Recife pra decidir quem seria o campeão ! De qualquer maneira, o São Paulo foi o primeiro a ganhar 3 titulos seguidos! Portanto a taça para mim é do São Paulo Futebol Clube por merecimento! E tenho dito.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 17:24



Comentário de: Igor

Caro Gravz, se você for ver o regulamento do campeonato anterior, nele diz que da direito a 32 times jogarem a primeira divisão do ano seguinte, então o outro modulo de jeito algum pode ser chamado de segunda divisão, pois eles tinham direito adquirido de participar da primeira.
E sem contar que essa balela de que o regulamento foi mudado depois do campeonato ter começado é mentira, Eurico Miranda em nome do C13 aceitou o cruzamento entre os modulos e antes do campeonato começar, flamengo pode dizer que tinha time melhor, mas não interessa, pq não aceitou jogar com o time do Sport ? pensam que são o que? não cumpriu o regulamento, perdeu a semi por W/O, Sport campeão de fato e de direito.
Veja no youtube "A Maior mentira do futebol brasileiro", e veja os argumentos que o super Marcio Braga utiliza para demonstrar que o "mengão" é campeão de 1987... não mostra nenhum documento, nada, só vive falando "todo mundo sabe" e blablabla.

Abs

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 18:18



Comentário de: Ítalo Puccini · http://www.rabiscosfutebolisticos.blogspot.com

como assim fatos? algumas pessoas insistem em se ater aos "fatos" de que o sport é campeão por ter ido pra liberta. mas é muito óbvio isto! como a cbf só reconhece o sport (que, lembremos, nem chegou a ganhar o módulo amarelo, uma vez que na decisão de pênaltis com o guarani ficou 11x11 e foi decidida no sorteio), ela mandou o sport pra libertadores. mas quem organizou o campeonato, como bem escrito neste texto, foram os clubes integrantes do clube dos 13. aí a cbf viu que seria um sucesso (como de fato foi) e resolveu tomar conta do negócio, desmerecendo o vencedor do campeonato organizado pelo c13. basta mudarmos os times. se o campeão fosse o grêmio, sei lá, o vice o cruzeiro, a cbf não os reconheceria igualmente.
se apegar a esse detalhe de libertadores é não saber enxergar o contexto todo. então é preferível que nem dê opinião quem não é capaz de um olhar mais abrangente.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 19:03



Comentário de: França

Engraçado é que temos como exemplo a liga de basquete e futebol amentricano que funciona e sempre aparemcem grandes talentos. Não tendem a estagnação como citado acima. A unica diferença é que lá não é permitido roubo. O que esquecemos é que os grandes times não fizeram o clube dos treze por vaidade, e sim pq estavam falindo com o inchaço do campeonato.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 23:13



Comentário de: França

A taça das bolinhas pode ficar com o SPFC, alias, está em reforma, estou com duas bolinhas dela comigo, caso algum São Paulino queira pegar.

PermalinkPermalink 16.04.10 @ 23:17



Comentário de: França

O Asco em 2000??? Essa é a imparcial lei a CBF?? São Januário dveria ser interditado!!!! Não tem capacidade para 30.000 pessoas ( só se for no colo). Estes mandos e desmando, sem nenhum critério, ou melhor, de critério de um "Coroné" é que querem oficializar?

PermalinkPermalink 17.04.10 @ 01:19



Comentário de: Joï

Gravata!

Você realmente é um cara sensato e coerente!
Amei o post!
Beijos!

PS: Sou Mengão, rsrs

PermalinkPermalink 17.04.10 @ 02:11



Comentário de: Jojo

Caros colegas,
Não se muda as regras durante jogo. Pelo menos não sem o consentimento de todos os participantes. Neste caso, durante o campeonato. A Copa União foi planejada, com o aval do presidente do Flamengo, para ter ao seu final o confronto entre os campeões das duas chaves. Uma chave com os supostos times da serie A e outro com os times da série B. Se ao final do campeonato, o Flamengo, como campeão da seria A, achou que não deveria jogar com o Sport, meus pêsames, perdeu o campeonato.
O combinado sai mais barato.
Grande abraço
Gravatai

PermalinkPermalink 17.04.10 @ 09:19



Comentário de: gaps

ze augusto, vc tem nome de pedreiro... assinaram o seu rabo... para de mentir se idiota.

PermalinkPermalink 17.04.10 @ 19:43



Comentário de: Alex Melo

Sou são paulino, mas concordo com o Juca Kfouri nesta: o São paulo deveria pegar a taça das bolinhas, fazer uma réplica e mandar a original prá Gávea.

Sim, a gente sempre pode zuar que eles são Penta, e só a gente é Hexa, mas a bem da verdade, todo mundo sabe que não é bem assim....

Assim como todo mundo sabe que o mundial do corinthians não conta, mas aí é outra história.

PermalinkPermalink 19.04.10 @ 09:56



Comentário de: fabricio soares · http://www.blogdemerda.wordpress.com

Finalmente um torcedor sensato!
Infelizmente não lembro muito bem deste título, era muito novo. Mas li, reli tudo sobre o assunto. Não posso acreditar que os torcedores e dirigentes dos clubes pertencentes ao Clube dos 13 ainda duvidem do título do Fla em 87. Chega a ser falta de hombridade. A mim pouco importa pra quem vai a taça de bolinhas, no momento só me preocupo com as minhas bolinhas... Agora não aceito que maculem uma conquista no campo como foi. Ao Sport, reconheço o título do módulo amarelo daquele campeonato, mas o verdadeiro campeão foi e sempre será o Fla! Somos HEXACAMPEÕES sim! Que me desculpem os recalcados de clubes de menor expressão que não alcançaram esta glória. Parabéns ao São Paulo por sua grandeza. Espero que o clube seja grande o suficiente neste momento e seu dirigente (cuja assinatura consta nas atas), reconheça este título!

PermalinkPermalink 19.04.10 @ 11:09



Comentário de: Roberto

Meus parabéns!! É o primeiro texto que leio sobre a Copa Uniao, de um nao flamenguista, com imparcialidade e razao. Foi um ótimo campeonato.
O que me dá nojo é a dirigencia sao paulina se achando com direito de trofeu de bolinha, quando eles sempre foram do clube dos 13 e estavam de acordo, em 87, em nao decidir o campeonato com os times da Segundona. Um time grande como o Sao Paulo nao precisava dessa falta de ética e decencia.
Que o Flamengo é o primeiro penta brasileiro nao se pode discutir.

PermalinkPermalink 21.04.10 @ 21:09



Comentário de: Igor Varella

Muito bem. Mas, times da segunda divisão? O Guarani era o atual vice campeão brasileiro. O Sport jogou contra times mais fracos, mas...não da segunda divisão. Também queria ter ganho a copa união, mas quem levou nessa, de forma feia, é verdade, foi o clube de Recife.

PermalinkPermalink 22.04.10 @ 19:42



Comentário de: Manoel

Cara...

Tudo bem... mas as regras, ainda que de um modo questionável, eram pré-estabelecidas...

E outra... o Sport estava lá para jogar... e o Flamengo?...

Abrasss... parabéns...

PermalinkPermalink 29.04.10 @ 13:22



Este post tem 6 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.