NÃO COMER CARNE APENAS NA SEXTA SANTA É COISA DE IDIOTA

02/04/2010

NÃO COMER CARNE APENAS NA SEXTA SANTA É COISA DE IDIOTA

E ignorante, claro, além de hipócrita. Mas fico com a idiotice, minha opção favorita, pois de certa forma soma ignorância e hipocrisia, além de garantir uma burrice extrema inalienável. Mas, claro, não é um desabafo dotado da mais pura falta de respeito. Ao contrário! Falo aqui, antes e acima de tudo, em favor da tradição cristã. Duvidam? Vamoquevamo!

A tradição católica não diz respeito à Semana Santa ou, mais ainda, apenas à quinta ou sexta-feira, mas sim a TODA A QUARESMA, ou seja, aos QUARENTA DIAS QUE ANTECEDEM A PÁSCOA. Não adianta, portanto, trocar seu bifinho por peixe em um ou dois dias, mas manter toda a esbórnia nos outros 38 dias. Você, amigo ou amiga, é um idiota. É como que, para não pegar DSTs, deixasse para colocar camisinha apenas nos três segundos finais de uma transa (desculpem a analogia, foi a que veio mais rápido).

Isso de não comer carne é apenas UMA das renúncias e, diga-se de passo, a mais simples. O catolicismo impõe jejuns, abstemia alcoólica total, extrema sobriedade e um sem-número de penitências. Religião é isso, amiguinhos: um pacote completo fechado. Por essas e outras, não sou de qualquer crença. Mas, quem é, que aceite por completo, ou então não adianta dar "migué" e ficar sem carninha só um dia para fazer de conta que é do clube. Isso, com todo respeito (ou quase isso), é idiotice.

"Ah, mas o mundo mudou". Sim, claro. Religiões, porém, não mudam. É a diferença entre secularidade e instituições milenares. Até hoje há gente que se diga católica apostando na "alegoria" de Adão e Eva, quando na verdade o Éden é o PILAR BÁSICO de todo o cristianismo (resumindo: o Pecado Original é aquele do qual Cristo libertou parcela da humanidade - sem ele, não haveria um Salvador). Outra curiosidade - não sei se apenas brasileira - é a existência do "não-praticante".

E ainda nisso de "o mundo mudou", vale lembrar que apenas a parte chata some com o tempo. As duas pontas da Quaresma continuam vivíssimas para o povo, inclusive os não-adeptos do cristianismo: Carnaval e Páscoa. A festa pagã romana (no cristianismo, usada justamente para resguardá-los quanto aos 40 dias de penitências) e a comemoração da ressurreição do Messias cristão (também uma libertação desses 40 dias de sufoco) prosseguem com a bola toda (nos dias de hoje, em forma de esbórnia sem fim e distribuição de chocolates, respectivamente).

Daí que algum incauto resolve, deliberada ou inadvertidamente, comer um pouco de carne vermelha (curiosidade: podem comer peixe, camarão etc.) justo no "dia proibido". Por incrível que pareça, há os que passam REPRIMENDAS dizendo que é "pecado". E praticamente todos os que passam sermões, a grande minoria se resguarda durante os 40 dias. Deixam para comer bacalhauzinho zoado só na sexta-feira e olhe lá, considerando desaforo a desobediência a seus ritos.

Que ritos? Fizeram a maior esculhambação com a Quaresma! Transformaram QUARENTA DIAS DE PENITÊNCIA em um almocinho de bacalhau ou camarão ou qualquer outra coisa. Sim, é bem chato passar esse tempo todo sem beber, e sofrendo, e vez por outra jejuando. Quem não gosta, que largue a religião (eu não tenho, entre outras coisas, por causa disso). Mas, se quer ter, siga à risca e não invente moda. Ou então, alguém pode muito bem comer uma chuleta sangrenta nesta sexta-feira e dizer que é igualmente cristão.

Afinal, qual a diferença pra quem ficou 39 dias na bagunça?

Revisão: Hellen Guareschi


Posts similares:
INSTITUIÇÕES JABUTICABA: "CATÓLICAS PELO DIREITO DE DECIDIR"
RELIGIÃO NÃO SE DISCUTE… UH
Estado de Sítio

transubstanciado por gravata às 02.04.10 | 23 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: Danilo Ferreira · http://autozine.com.br

É. Eu sigo a minha religião a risca. O que não pode, não pode.

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:02



Comentário de: Raph4 · http://pensamentolateral.com

Exato, caro Gravata.
Impossível não me pegar pensando nisso hoje. Via de dúvidas, não deixei a carne de lado sempre que pude :D

Religião "parcial" não existe. Ou vc é adepto ou não é. Eu não sou e pronto. Simples assim.

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:03



Comentário de: Adrina · http://catapalavras.blogspot.com

Belo texto. Comer bacalhau na sexta-feira e ser escroque, desonesto e fdp o resto do ano, além de passar longe da porta de uma igreja, é hipocrosia extrema.

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:05



Comentário de: Tati

Perfeito relato da realidade Gravz!
Muita hipocrisia e muita falta de vergonha na cara.
Muitos "adeptos" se esquecem do verdadeiro sentido de tudo isso.
Como também sou do lado negro da força, aproveito tão somente os almoços familiares regrados de um bom vinho!
Agora, o período concernente a verdadeira purificação espiritual está há muito esquecido.
Fazer o que?! há alguém ainda que possa fazer o que reza o figurino...

Beijos
Tatytiti

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:06



Comentário de: Gabe

Mas deixe as pessoas se iludirem!hahahaha

Se de certa forma isso trás paz de espírito à elas, retirando a culpa por não seguirem a risca a quaresma, acreditando que faz sentindo não comer carne vermelha por conta de Cristo, deixe.

A única parte que realmente eu acho irritante dessa palhaçada toda é a morte da sexta-feira ¬¬ Mesmo porque o povo adooora um feriado e acaba fechando tudo, incluindo os não católicos.

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:11



Comentário de: kingvithor · http://flavors.me/vithor

Primoroso!

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:19



Comentário de: Regina Falange

Tudo depende do que significa pentitência pra vc... Eu por eexmplo não amo carne... Fico de boa sem comer por meses, se precisar... Já tentei ser vegetariana, mas não sou discipliada o suficiente pra garantir ferro e proteínas de vegetais devidamente preparados. Pra mim, portanto, deixar de comer carne na quaresma não é sacrifício nenhum. Tento seguir a religião católica, e posso até ser entendida como hipócrita, mas não vou com esse "pacote fechado" não... Jesus Cristo veio pra ressignificar as leis. Sem caridade, não adianta nada ficar sem beber ou comer carne...

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:26



Comentário de: Camilo · http://www.twitter.com/camiloszymanek

pra variar mais um texto assaz pertinente e com envergadura moral pra falar sobre tal .. :D

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:37



Comentário de: Tranceman · http://trancemanltda.blogspot.com

Excelente!!

Tava faltando algum texto desse jeito pra explicar toda essa bagunça.

Faz tempo que parei com essa frescura e vivo criticando meus parentes por isso

Alias, não são 40 dias, mas 47, porque os 40 são contados até o domingo antes da páscoa

FLWS!!!

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 19:48



Comentário de: Ricardo

Boa Noite!
.
O carnaval não é uma festa católica era uma festa pagã romana. A Igreja só pede aos fiéis que façam o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Feira da Paixão, na Semana Santa, nas outras sextas feiras do ano deve ser observado o jejum. E a penitência é um sacramento da Igreja no qual você deve odiar os pecados que cometeu e depois confessa-los, os 40 dias são para lembrar o tempo que Jesus passou no deserto.

Só isso!

Ricardo

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 20:14



Comentário de: Adriano

"É coisa de idiota. E ignorante, claro, além de hipócrita. Mas fico com a idiotice, minha opção favorita."

Essa frase é mais ou menos o enunciado da lâmina de Hanlon:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hanlon's_razor

PermalinkPermalink 02.04.10 @ 20:42



Comentário de: Felipe

Sou estudante de Teologia e concordo em partes com o texto.

Agora essa sua fala a respeito da alegoria presente no gênesis a cerca do pecado original tá precisando se atualizar. Tá muito parecido com o fundamentalismo Protestante. A bíblia como é um livro q também contém vários gêneros literários.

PermalinkPermalink 03.04.10 @ 15:38



Comentário de: Chesterton

Quer dizer que os pecadores como eu não tem salvação? Magoei.

PermalinkPermalink 04.04.10 @ 11:01



Comentário de: Carlos

Concordo. A própria Igreja Católica sempre disse que nunca proibiu nem pediu que ninguém deixe de comer carne na Sexta-feira Santa. Não sei de onde surgiu essa tradição que cada dia mais perde o sentido. O que hoje ela prega é fazer da Sexta-feira Santa um dia de reflexões, orações e que as pessoas comam e bebam moderadamente mas o que vemos é justamente o contrário. As pessoas deixam de comer carne para se empaturrarem de outros alimentos e encherem a cara de vinho.

PermalinkPermalink 05.04.10 @ 15:56



Comentário de: mariana @gmaari

Eu até concordo com você (apesar de seu conceito de 'jejum', acredite, estar bem mais permissivo do que aquele recomendado pela igreja. procure saber: a regra da ICAR é muito mais rigorosa do que isso).

Mas enfim, sobre a religião ser um 'pacote fechado'. O 'ideal' (?) é que assim fosse, em nome da coerência.
Só que se alguém, hoje, decidir seguir as leis bíblicas (ou as leis da igreja) ao pé da letra, em sua totalidade, ou vai parar no manicômio, ou na prisão.


Mas essa coisa de policiar a coerência alheia em casos tão pessoais, como a religião, é muito chato.

PermalinkPermalink 05.04.10 @ 16:03



Comentário de: mariana @gmaari

E tem mais gravz:

A salvação católica é feita, prioritariamente, através das obras. Claro que seguir os rituais é importante, recomendável e até obrigatório em alguns casos, mas nada disso supera a importância de vir e fazer o bem (de acordo com os ensinamentos de cristo).

O que significa que pessoas como eu ou você, que somos ateus, se fizermos o bem, também seremos salvos. Claro que isso torna mais difícil para ateus como voce, que tem como passatempo preferido encontrar contradições em discursos de religiosos, fazer isso. Mas é a vida!

PermalinkPermalink 05.04.10 @ 16:11



Comentário de: Roberto Bianco

Aqui na minha cidade o dia do padroeiro é comemorado em 8 de dezembro. Os comerciantes querem trabalhar neste dia e mudar o feriado para qualquer dia após o ano novo, para não perder as vendas de Natal. Até o padre parece aceitar esta ideia; ele disse em uma das missas próximas à data, no ano passado, quando a sociedade estava "inflamada" discutindo o assunto: "poucos aproveitam o dia para rezar, a maioria só pensa em fazer churrasco".

PermalinkPermalink 05.04.10 @ 20:41



Comentário de: edecarlos

Legal, muito bom o texto. Cara, vc é muito coerente e engraçado ao mesmo tempo. Creio que seja um modo inteligente de passar suas opiniões...

PermalinkPermalink 05.04.10 @ 21:42



Comentário de: melissa Figueiredo

você realmente é um hipoclita pois aos catolicos guardamos a quaresma como um simbolo de amor ao proximo como cristo morreu por nós e somente ressucitou na Páscoa dai o verdadeira significado de não se comer carne vermelha com serteza você não deve ter amor nem a si mesmo pois não sabe o verdadeiroo significado da morte de Cristo.

PermalinkPermalink 06.04.10 @ 20:41



Comentário de: Alex · http://alexrnbr.wordpress.com

Nada contra uma bela bacalhoada, um ótimo camarão ou uma apetitosa muqueca...

Mas, estando na semana santa em uma cidade do interior mineiro, vê lá se eu ia trocar o tradicional Tutu com lombo, costelinha, torresmo e linguiça por peixe... Nada disso! O lombo caiu muito bem na sexta-feira dita santa... e o espaguete com filé à noite tb teve bão...

Ademais, que raio de sacrifício é esse???? Bacalhau! Camarão! Peixe! Isso não é sacrifício!!!

Mais uma tradição idiota...

PermalinkPermalink 06.04.10 @ 22:44



Comentário de: Alex · http://alexrnbr.wordpress.com

melissa Figueiredo,

Certeza não é com "S"...

primeiro aprende a escrever, depois pensa em comentar qq coisa...

PermalinkPermalink 06.04.10 @ 22:45



Comentário de: Erika

Boa noite,

Descobri que religião não precisa fazer sentido...
Outro dia estava conversando com uma amiga sobre as coisas que vc deve fazer para chegar ao reino dos céus...a fulana depois de gandaiar 30 anos decidiu fechar as pernas, parar de beber, parar de sair, parar de pensar e esperar sei la o que...eu disse a essa pessoa que se ela fechar as pernas por muito tempo ela fica virgem de novo... ela respondeu:
Sera??? acho que não né!?
juro que ja existiu vida e inteligencia naquele corpo...

PermalinkPermalink 06.04.10 @ 22:54



Comentário de: Marcel

Mostre-me onde está na bíblia para não comer carne na quaresma inteira,por favor.Não deve ter né, vc fala em tradição, e porque raios tradição não pode mudar? Não é nada dogmático.

PermalinkPermalink 07.04.10 @ 20:09



Este post tem 7 comentários aguardando aprovação...

Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.