QUAL FOI O ERRO DA PUMA?

18/08/2009

QUAL FOI O ERRO DA PUMA?

Segundo corre pelo Twitter, a Puma teria mandado o seguinte e-mail para uma porção de blogs, anunciando uma campanha de "mídias sociais", tal e coisa. Leiam trechos, volto em seguida:

"Primeiramente, vamos falar do que se trata, certo? Estamos falando da marca PUMA, uma das maiores marcas esportivas do mundo, com anos de tradição (...) onde pensamos em falar com os principais blogs do Brasil, para que esses possam divulgar esse lançamento e ainda concorrer a prêmios. A mecânica será muito simples. Vamos lhe enviar um release e uma foto do produto. (...) o principal ganhará um tênis (...) Entre os dias 17 de agosto e 04 de setembro, todos os blogs estarão publicando posts. Até o dia 10 de setembro serão conhecidos os campeões das ações que serão premiados. Agradecemos mais uma vez a sua participação e torcemos para que você seja o grande vencedor!!! Atenciosamente. Equipe PUMA"

Não sou publicitário, ou seja, não conheço todos os segredos do universo. Mas sou advogado, o que me coloca na segunda posição como "dono da verdade". Desta feita, falarei sobre a tal 'ação'. Até porque, como se trata de 'social media' e tenho blog desde 2001, talvez eu tenha alguma bagagem.

Vamoquevamo.

Mesmo do auge de minha prepotência, consultei uma especialista em mídias sociais, cuja identidade manterei preservada para não queimar seu (dela) filme ao aparecer neste blog. Perguntei como essa mesma ação poderia ser feita sem tanta repercussão negativa:

"Mandar para cada um dos 300 blogueiros convidados um envelope com uma pena e um cartãozinho: "Já usou uma pena nos pés? Nosso tênis é quase tão leve quanto. Participe do concurso para ganhar um par do novo Puma Lift". E link pro site e explicando a mecânica da promoção, que poderia ser exatamente a mesma que rola agora: quem leva mais acesso ganha o tênis. A adesão ia ser sincera, dedicada – e duvido que alguém ia ficar puto por ter sido convidado. Sério: em redes sociais, vai tudo da abordagem. Já ouvi diversos "nãos" de blogueiros, isso é normal e faz parte. Mas quando a maioria das pessoas que trabalha com isso diz que é uma porcaria a ação... Tende a ser mesmo."

Perguntei a outra amiga, que trabalha em outra agência:

"...Correr atrás de pessoas influentes e passar pra elas o produto, permitir elas testarem e postar reviews do produto. E fazer uma mecânica de sorteio que possibilitasse qualquer um ganhar com hotsite e Twitter. Além de prover outros produtos pros blogueiros sortearem em seus blogs!" – pedi um exemplo, ela respondeu na lata: "Bottan!"

Concordo, vejam a foto:

Não adianta associar sua marca de tênis, de ínfimos gramas e especial para prática esportiva, a um blogueiro sedentário e/ou especialista em áreas não exatamente ligadas à corrida (não sei também se Mirian Bottan malha, corre, anda, faz ginástica, mas ela convence bem, não?).

Talvez o erro número 1 seja a falta de foco. Às vezes, a preocupação das agências em agradar blogueiros "amigos" é tão grande que se esquecem de associar as marcas ao público-alvo. Daí, claro, aquele festival de gente que toma cerveja a "meio real" falando de produtos aos quais definitivamente não têm acesso. Mutatis mutandis (tô chique!), é quase como dar um tênis de corrida para blogueiro sedentário.

Sim, eu sei, há esse negócio de divulgar a marca. OK. Mas uma multinacional de bebidas, que gasta milhões para associar sua marca a um corredor de F1 gostaria MESMO de vê-la ligada a um blogueiro meia-boca aqui dos cafundós?

E a questão não é abandonar os blogs, mas sim haver mais foco na associação do produto ao blogueiro que falará a respeito.

Além disso, a situação é tão bizarra, ao menos aqui no Brasil, que há quase mais gente trabalhando em social media (e dela se dizendo especialista) do que efetivamente lendo/consumindo/curtindo social media. Não é por acaso que muitos dos analistas das tais SM são eles próprios convidados, e convidam-se uns aos outros, para "ações".

Não sei se sou muito estranho, mas não confio na opinião de um sedentário ao comprar um tênis de corrida. Também não levo a sério a opinião de quem racha Bavária quando pretendo comprar vodka importada. Talvez eu seja um maluco conservador, mas minha tendência é aplicar esse raciocínio a qualquer marca, produto, viagem etc.

A pessoa que mal sai da própria cidade e, quando o faz, é por meio de busão econômico ou promoção de companhia aérea pouco confiável, convenhamos, não será a indicada a me dizer qual o melhor destino para veraneio, na hipótese de eu pretender investir algo além de três reais em minha viagem.

Por isso, concordo com a sugestão da Mirian Bottan e de outros blogueiros identificáveis com a marca Puma e EFETIVAMENTE influentes. Neste caso, ter influência não é escrever textos incisivos, mas sim fazer com que outras pessoas gostem/queiram usar a marca. E nem precisaria (falo aqui por mim) escrever texto. Mirian, Lia e tantas outras, como sabemos, são imitadas por aí.

O QUE NÃO ACONTECE em outros casos, quando eu até acho louvável pagar caro para que NÃO USEM EM HIPÓTESE ALGUMA NADA RELACIONADO COM A MINHA MARCA. Manja Groucho Marx? "Quanto a banda cobra para não tocar?" – tipo assim.

Mas voltando ao lance das blogueiras: a Puma não gastaria nada com as duas gatíssimas e mais uma ou duas pessoas. E seriam os primeiros contratos de patrocínio direto da blogosfera brasileira. Daria mídia, elas não escreveriam uma linha a respeito, e bastaria aparecerem com a roupa. Custo zero, ótima repercussão. E ninguém seria BIRUTA de questionar a qualidade do produto.

Mas o que fizeram? Mandaram TREZENTOS e-mails para tudo que é lado, sorteando bonés e, lá pelas tantas, um único tênis. Faiô.

Ah! Gosto da Puma:

Mas prefiro a Adidas.

Abs.

Revisão: Hellen Guareschi


Posts similares:
Mídia social avança
Tenis dos Goonies!
Alugam-se blogs

transubstanciado por gravata às 18.08.09 | 16 comentários


Trackback:

http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/37189

(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários, Trackbacks:


Comentário de: Aleo · http://www.twitter.com/aleo12

Tá rolando um contra #Viral? Falem mal, mas falem de mim, é isso?

(Gravz: Essa máxima foi inventada por algum publicitário que fez bosta. Talvez, vale pesquisar, seja única grande invenção desse publicitário)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 17:56



Comentário de: AJ Freire · http://www.twitter.com/ajfreire

Com o seu texto percebemos que as SM estao com as pessoas erradas....

(Gravz: Tem muita ação bem feita, ué)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 18:01



Comentário de: Alexandre Formagio · http://www.socialmediabrasil.com.br

"Talvez o erro número 1 seja a falta de foco. Às vezes, a preocupação das agências em agradar blogueiros "amigos" é tão grande que se esquecem de associar as marcas ao público-alvo. Daí, claro, aquele festival de gente que toma cerveja a "meio real" falando de produtos aos quais definitivamente não têm acesso. Mutatis mutandis (tô chique!), é quase como dar um tênis de corrida para blogueiro sedentário."

Exatamente. Logicamente gosto de receber presentes e convites, porém vejo que muitas agências "especializadas" trabalham com a mesma panela.

"Ah precisamos de alguém pra falar de cigarro"
"Chama fulano e cricrano"

"Precisamos de alguém pra falar de perna mecanica"
"Chama o fulano e o cicrano novamente"

Ok, o Fulano e o Cicrano SÃO influentes, mas no meio DIGITAL de Twitter e afins. Será que não seria mais inteligente falar com um blogueiro da área de CORRIDA? Não que Mirian e tantos outros não corram, mas existem pessoas mais especializadas.

Acho que o grande problema realmente é foco e pouca diversificação, pois são sempre os mesmos que falam sobre tudo :)

Sobre a Puma, respeito e adoro a marca, porém o posicionamento dela foi ridiculo, "sugerir" pauta achando que grandes blogs iriam se matar pra TALVEZ ganhar uma camisetinha de propaganda? Ou achar que pequenos blogs em massa iriam fazer tanta diferença? Cauda longa é bom mas não é milagre :)

(Gravz: Porra, agora deu vontade de fazer algo sobre perna mecânica, só pra ver Fulano e Sicrano elogiando. Já pensou?)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 18:13



Comentário de: Drex Alvarez · http://cartasdemaracangalha.blogspot.com

Gravz,

Cara, putz, pra começar, antes de falar do conceito ou do foco da ação, esse texto deles tá muito mal escrito!!! Amador mesmo.

Na verdade, tá parecendo aqueles spams caça-trouxa que pedem pra gente fornecer a senha bancária.

Na boa, isso é de verdade mesmo?

(Gravz: Velho Drex, é verdade)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 20:00



Comentário de: Atre l Conversa Atrevida · http://conversaatrevida.blogspot.com/

Fiquei deprimida, afinal o tal e-mail diz: 'pensamos em falar com os principais blogs do Brasil…’
e eu NÃO recebi este e-mail.

Mas tudo bem, eu preferia uma campanha que me mandasse o produto ao invés de uma FOTO (?)

Na verdade, pelo que eu li do e-mail sobre como os blogueiros devem agir, me lembrou aquelas 'correntes' numa versão mais ON

Enfim... o meu tênis é Rainha System



PermalinkPermalink 18.08.09 @ 20:38



Comentário de: Lucas · http://oluquetucho.wordpress.com

Tem um parágrafo do cacete nesse post, esse aqui:

"Além disso, a situação é tão bizarra, ao menos aqui no Brasil, que há quase mais gente trabalhando em social media (e dela se dizendo especialista) do que efetivamente lendo/consumindo/curtindo social media. Não é por acaso que muitos dos analistas das tais SM são eles próprios convidados, e convidam-se uns aos outros, para "ações"."

Fora isso, acho que você generalizou ao dizer que o sujeito que não costuma consumir determinado produto não serve para fazer uma ação com o dito. Há casos e casos, Gravata.

Um abraço

(Gravz: Ah, cara, tem ação aí que mais parece "dia da princesa". Falta só o Netinho de Paula)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 20:53



Comentário de: Alexandre Formagio · http://www.socialmediabrasil.com.br

Grav, dizem que as ações de perna mecânica são as novas tendências do mercado!!! :D

(Gravz: Vamos ver qual o cachê para arrancar uma perna - no caso de quem ainda tenha as duas)

PermalinkPermalink 18.08.09 @ 21:15



Comentário de: Carol Terra · http://rpalavreando.blogspot.com

Estamos falando de relacionamento e não venda de produto e não concursinhos fracos. Falar com blogueiros influentes significa relacionar-se com eles, entendê-los. E mais: não é porque o cara tem uma audiência grande que precisa ser alvo da ação. O grande lance é foco, público-alvo, abordagem certa. Essa ação, que ressalto, nem sei se é verdadeira ou uma "queimação de filme" da concorrência, está pra lá de falha. Abraços,
Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 09:02



Comentário de: Liliane Ferrari · http://lilianeferrari.com

gravz queridão

já te disse q o post tá OTEMO né!

isso é q dá colocar modelo, atriz e analista de mídia social pra trabalhar! hahaha

mas o q mais me estarreceu foi o texto do email...TOSCO parece de golpe de quinta categoria....

queria saber qto a Puma pagou p essa agência detonar a imagem de marca deles q custou fortunas para ser construída...

(Gravz: Pois é, Lili... O texto do email parece SPAM pega-trouxa, mesmo, como lembrou o Drex. Aquele negócio de Nigéria, tal e coisa :D)

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 10:05



Comentário de: Yan

adidas é mais legal... new balance também... agora nike... nike é que nem mato.

(Gravz: Não ligo pra isso de ser como 'mato'. Se gosto do tênis, compro e pronto)

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 11:45



Comentário de: marcus · http://grandeabobora.com/

Vi a foto dos teus Puma e senti falta do meu Puma Suede. Eu tinha um preto, igual ao teu.

(Gravz: Pô, eu gosto. Mas Adidas ainda é meu favoritaço, não tem jeito)

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 11:47




ok..li rapidamente o texto, mas vamos ao que interessa...quanto vc calça?
beijo

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 14:04



Comentário de: Rosa Gravina

Acabei de ganhar da minha filhota que chegou de Cambridge, duas sapatilhas da Puma lindissimas, espero que sejam confortaveis também.

Rosa Gravina

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 14:12



Comentário de: Daniel Rodrigues · http://deitadonagrelha.blogspot.com

Gravz, sabe onde eu acho que tá o maior erro?

Na besta mania de achar que, se vai fazer uma ação BTL, envolvendo blogueiros, tá falando com moleque e qualquer bonezinho aí resolve. Tive a oportunidade de conversar com o publicitário que bolou e tá gerenciando o resultado da ação, e ele também se mostrou surpreso, mas compreendeu a reação da blogsfera (puta nominho, esse).
Como eu disse a ele, não importa qual o tamanho da audiência do blog, mas ela é sagrada pro blogueiro. se eu tenho 3 leitores no meu blog, eu quero tratá-los com o maior respeito possível, e só indicaria a eles um click que eu indicaria pra minha mãe, sabe? E aí vem a agência querendo fazer uma ação "criativa" e "barata", e bota todo mundo numa gincana pra ganhar boné e camiseta. Na boa, isso é prêmio de festa junina, cara.

Mas as conversas com o cara foram bastante produtivas, ele sabe que cometeram um erro e já estão se mexendo pra corrigir. E o principal, estão aprendendo com os erros.

O problema é que não tem CTRL+Z. Agora é correr atrás do preju e polir os arranhados à marca.

Em tempo: tive uma chuteira Puma sensacional. Teria outra fácil.

Abração
Daniel Rodrigues

PermalinkPermalink 19.08.09 @ 16:09



Comentário de: Pedro Sá · http://www.blogideias.com

Eu recebi o tal e-mail e a princípio tinha achado a proposta legal (talvez pela minha pouca experiência com contatos como esse), mas depois de ler as críticas que você fez (e outras por aí;) comecei a pensar se vale a pena mesmo participar...

Gostei do seu texto e das análises que você fez.

Mas e agora? Aceito ou não participar da campanha?

(Gravz: A decisão é sua, Pedro)

PermalinkPermalink 20.08.09 @ 00:34



Comentário de: Trezeguet

Depois de muito (?) pensar sobre o tema, entendo que os "emissores" desse tipo de campanha "sacaram" que os blogueiros cada vez mais tornam-se "formadores de conceitos", e influenciam uma massa da população que, ao invés de processar informações, simplesmente aceita. E o melhor...(praticamente) de graça!!!!

Vale a pena?

Independente de qualquer conhecimento técnico do produto, ou identificação com a marca (esportista casual ou profissional), qualquer comentário proferido pelos gestores dos blogs, aguçará a curiosidade dos inúmeros leitores. Marketing em progressão geométrica...

Eu mesmo sendo um exímio esportista na modalidade "levantamento de copos de cerveja" já quero saber qual é a desse tênis....e dificilmente irei comprá-lo...

Finalmente, apesar de diversas manifestações sobre a "falta de foco" da campanha, querendo ou não, esta atingiu (e continuará atingindo) pessoas que não seriam consideradas público alvo, porém podem tornar-se (em teoria) potenciais compradores do produto.

Me desculpem os profissionais da área, essa foi a opinião de um leigo....

PermalinkPermalink 20.08.09 @ 10:28



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.


[ La Brute - Jogo Online em Flash Grátis ]