SOBRE MENINOS E MENINAS "INTELIGENTES"

19/05/2009

SOBRE MENINOS E MENINAS "INTELIGENTES"

Reparem bem: pus o adjetivo entre aspas. Viram direito? ASPAS. Isso significa que há uma IRONIA na coisa toda, ou seja, não é uma generalização contra os realmente inteligentes, nem um libelo contra o intelecto. Por mais que esse esclarecimento quebre boa parte da graça do negócio, ele é necessário em razão do que costuma acontecer neste blog. Sigamos.

Os "inteligentes" (mantive as aspas irônicas; e agora não vou mais explicar, beleza?) me dão muita raiva porque chegam com um discurso supostamente intelectualizado, embora a teoria seja dissociada do que vejamos na prática.

Algumas moças posam de sabichonas e reclamam das "burras", mas na maior parte do tempo falam de futilidades, bobagens e todo tipo de coisa ridícula. Os homens não são diferentes: usam o discurso anti-bobagem, mas sempre estão a postos falando de bobagens as mais estapafúrdias.

Um grande problema, aí, é a difusão da 'cultura pop' como se fosse uma forma legítima de cultura-cultura no sentido estrito. É claro que, como entretenimento, não se pode discutir: cada um vê o que quer, o que gosta e fim de papo.

Mas daí a supor que alguém seja mais ou menos inteligente ou burro porque desconhece uma "nave-mãe", convenhamos, é exagerar na masturbação. E o mesmo vale para garotas "inteligentes" que calculam o QI alheio baseadas em testes informais que, dentre tantos tópicos, incluem questões envolvendo seriados imbecilóides, marcas de sapato e outros tópicos não exatamente dignos de nota.

Vez por outra comento com alguns amigos o quanto falta banco escolar e sobra cultura pop, em especial aos rapazes e garotas da 'classe média intelectual'. Esse desequilíbrio é sentido quando fulanos e beltranas pegam no ar as referências a gibis, mas não acertam nem com reza-brava as mais óbvias dicas literárias (e isso vale para filmes, músicas e afins).

Pra ilustrar: se você não sabe que Peter Parker é o "Homem-Aranha", você é burro; mas se não sabe que "Nemo" é personagem do Julio Verne, você é normalíssimo. Se sabe que é de Verne, você é meio esquisito. E, se sabe que é de DUAS obras, aí você é um doente - mas, voltando ao cabeça-de-teia, é perfeitamente normal citar integralmente frases do Tio Ben.

Entendem o tamanho do buraco em que estamos?

Quando é inaceitável uma garota desconhecer quem sejam os "McIsso" e "McAquilo" da novela mexicana com bisturis travestida de seriado médico-romântico, mas é totalmente plausível desconhecer qualquer obra de qualquer autor de qualquer época, é porque algo não vai bem com o grupo das "garotas inteligentes que reclamam das meninas burras" (notem: não estou policiando o entretenimento de ninguém, apenas aponto a incoerência das que chamam as outras de burras tendo como base cultural apenas o universo pop).

Enfim, é isso. Pensem com carinho.

E não sei se vale o conselho, mas posso dizer que o aplico à minha vida: tentem ser normais. Às vezes, alguém diz "ah, você é inteligente". Bobagem. Tudo é pura retórica, ou o emprego de frases longas (e nunca entendi a razão pela qual, sobretudo no Brasil, isso é confundido com inteligência). Mas as pessoas de fato inteligentes sabem que é pura balela.

Sejam normais, isso já dá um trabalho danado.


Posts similares:
LÁSTIMAS DO UNIVERSO FEMININO: A FALSA INTELIGENTE
EU E OS GRUPOS
O PRECONCEITO CONTRA QUEM FALA DE SEXO

transubstanciado por gravata às 19.05.09 | 29 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: marcus · http://grandeabobora.com/

SPOILER

SPOILER

SPOILER

Agora lembrei quando cheguei ao final de A Ilha Misteriosa e o Nemo apareceu. Pra mim, foi supreendente.

E, só pra acrescentar, Nemo também é personagem de HQs do Alan Moore =)

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:22



Comentário de: Balbina · http://balbinaconspira.blogspot.com

Finalmente alguém disse exatamente o que penso. Até porque quem se vangloria por ser "inteligente" já começa errado por não ter noção de quanto conhecimento existe no mundo e do quanto TODOS ainda têm a aprender. Eu sou normal. Muito normal.

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:24



Comentário de: Bia · http://twitter.com/biiah22

O emprego de frases longas é confundido com inteligência, porque muitas pessoas neste país não são capazes de produzí-las e nem de entendê-las. É a história do analfabeto funcional, isso se formos bem objetivos.

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:32



Comentário de: Puccino Picanhus · http://www.capuccinocompicanha.blogspot.com/

De fato.

Em especial, gostei da observação com relação as "frases longas", pois misturando-as com retóricas básicas e jargões criados pela minha mente "estercada", fui algumas vezes considerado dotado de inteligência "acima da média" (o que nunca acreditei de fato, porque venhamos e convenhamos, eu faço MUITA MERDA).

Bom, hora do trampo. Boa noite a todos.

Boa Gravatêro... Texto "inteligente".

;)

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:45



Comentário de: Dagwood · http://bumsteadsbook.blogspot.com/

Se os pais se esforçassem um pouco mais em ocupar parte da cabeça de seus filhos com literatura decente e conversas familiares, a Mídia não assumiria a criação dessas crianças, gerando essa situação bizarra.

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 22:49



Comentário de: marcelo ramires · http://twitter.com/marceloramires

Você sempre trata de coisas BEM especificas, acontecimentos isolados que aconteceram no seu dia, te revoltaram e você precisa falar pra alguem.. gosto disso.
Quanto ao tema, concordo, fiquei triste mesmo quando vi 2 amigas minhas "disputando" quantos nomes de musica da banda X ou Y elas sabiam. a que lembrou de mais, certamente é MUITO mais "inteligente" que a outra.

PermalinkPermalink 19.05.09 @ 23:58



Comentário de: Flavi

Concordo com o texto. Isso não vale apenas para as pessoas "inteligentes" mas tbm para qualquer pessoa q acredita ser o q não é (e q pensa q engana td mundo!!)

Bjos

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 00:07



Comentário de: Gaio

Tudo é pura retórica... Triste ver a disseminação da anticultura pop entre universitários "letrados"... Triste ser impossível diálogo coerente com a maior parte dos usuários de internet no Brasil... Triste você ter que alertar as pessoas sobre o sentido das aspas...

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 01:53



Comentário de: Dr. Muerte · http://inculturapop.blogspot.com/

Pra dizer a verdade eu nunca vi alguém ser chamado de inteligente por saber mais sobre TV, mas sobre as frases longas, ah, isso sim! Algumas pessoas já até me disseram que eu dei uma aula para elas sobre determinado assunto, quando na verdade apenas falei sem usar ponto final e enchendo a frase de preposições.

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 09:51



Comentário de: carlos

Quantos comentários "humildes"!!! rsrs...

Ô seu Gravatai,

Concordo quando você fala que "falta banco escolar e sobra cultura pop".

Mas nao vejo essa difusão de cultura pop como cultura-cultura e taopouco a sua maior valorização pela classe média. Talvez seja algo pontual. Achei meio forçado.

Enfim... Valeu a reflexão!

Gostaria de ouvir sua opinião sobre toda essa moral que Caetano ta dando pros pagodes da Bahia ( Psirico, Pretubom, Harmonia do samba e etc...). Soube que ele esta tocando no novo show.

Parabéns pelo Blog e excelentes textos.

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 09:57



Comentário de: Fabrício

Dã. "Os homens não são diferentes: usam o discurso anti-bobagem, mas sempre estão a postos falando de bobagens as mais estapafúrdias."

Deve ser porque o homem tem essa mania boba de, ao se socializar com seus amigos, preferir falar de bobagens a ficar filosofando sobre o tudo, o nada, citando Nietzche, Sartre e Platão.

O que você discute com os amigos é o de menos. Pode ser futebol, os peitos de plástico da Fulana, o diabo: é conversa para rir e descontrair.

O problema todo são nas situações importantes. Aí você nota que as pessoas são, em geral, idiotas. Não lêem instruções. Quando lêem, não compreendem. Quando não compreendem, não sabem explicar a dúvida. Entre milhares de atitudes estúpidas todos os dias. Isso não acontece só entre o "povão". Acontece com gente "bem sucedida" também, é claro. E talvez esses sejam os piores.

Quanto a não saber as referências da literatura... sejamos francos, 90% dos livros de ficção são uma bosta. Não saber quem é Dom Quixote é realmente grave; mas não saber quem foi Dom Casmurro é muito menos grave do que os professores de Literatura gostariam que fosse (convenhamos, é o personagem de uma história sobre "será-que-sou-corno").

"Mas os jovens deviam ir atrás da boa literatura". Ora. As escolas têm uma cultura contra o livro - você jamais vai ver um professor apresentando Julio Verne aos seus alunos, mas vai ver eles empurrando essas pequenas clarices lispectors, machados de assis, josés lins do rego, ericos verissimos e outras porcarias. Caralho, nas primeiras séries, os professores sequer se dão ao trabalho de apresentar Monteiro Lobato às crianças (talvez por medo de criar um exército de Emílias com ímpetos de reformar a natureza; é muito mais fácil ter em sala de aula um bando de meninos azuis que não sabem ler).

E convenhamos: quem não sabe nada da cultura pop é burro mesmo. É burro por não consegue captar nada da massa de informações que chegam a você todo dia, querendo ou não. Não precisa ler as histórias do Aranha para saber o nome do tio dele. Inteligência não é só saber procurar as informações, mas também, e talvez principalmente, capar aquilo que está na sua cara. Querendo ou não.

(Gravz: Você escreveu 'Nietzsche' errado. Você é burro. Evite esse tipo de vexame, na próxima vez que tentar fazer gracejos retóricos :))

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 10:24



Comentário de: concordando agora

Tudo é pura retórica, ou o emprego de frases longas (e nunca entendi a razão pela qual, sobretudo no Brasil, isso é confundido com inteligência).

Concordo plenamente. Mais que retórica, é verborréia.

Outro dia fiquei na frente da televisão vendo a tv do STF. Incrível como aqueles juízes podem ser tão extensos em seus votos. Citam milhares de coisas e autores, usam centenas de figuras de linguagem diferentes, adjetivos inúteis, etc. No final, você fica sem saber qual foi realmente a decisão do cara.

Tudo o que eles podiam falar em 50 linhas ou frases, vira um amontoado de tolices, 100, 200, 300 páginas e centenas de palavras inúteis jogadas ao vento.

No final, é parte do ritual. Erudição sempre foi um ritual panaca.

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 11:33



Comentário de: Paulo de Tarso

Onde vc vive conhecer da cultura pop é realmente coisa de inteligente?

Putz!

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 12:46



Comentário de: Fernando

...Nemo não é um peixinho?!...
O Fabrício aí em cima (que aliás é bem bocudo) tem algum preconceito com literatura nacional, mas concordo com ele quanto à falta de incentivo à leitura. Hoje as crianças não lêem, os jovens não lêem, os adultos não lêem e o presidente da república também não lê. É mais fácil saber o nome do tio do homem aranha porque passa no cinema e na TV, mas Nemo... é só um peixinho...

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 14:08



Comentário de: Du

ah cara vou resumir... vc é foda ein! parabéns! falou tudo e mais um pouco.

Abração =D

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 14:57



Comentário de: Carou · http://www.aieuvireiefalei.wordpress.com

É que é legal ser cult, entende?
É legal ouvir bandas pouco famosas ou passar 24 horas do dia 'apreciando' Chico Buarque e dizer que tem bom gosto musical.
É legal se atolar no fim de semana no sofá e assistir filmes franceses e declarar na aula a preferência.
Eu convivo com gente assim. É uma merda.
Se você é inteligente (coisa que em maior ou menor grau todos são, o que muda é a bagagem cultural ou a aplicação dessa inteligência) não precisa expor para se sentir como tal.
Ai, cansei!
Beeeijo e concordo com as frases longas. Um lixo isso!

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 15:57



Comentário de: Magda

kkkkk o cara ali em cima ficou tentando fazer gracejos retóricos foi taxado de burro kkkkkkk

Mas falando sério agora, concordo com vc gravata, em td que disse. Entendo que isso se dá pelo fato de que a Cultura de massa não tem o papel de educar ninguém, apenas de informar e de vender. E hoje em dia as pessoas estão absorvendo essa cultura como se fosse a correta. Na Especializaçao em Educação que faço a gente adentra nesses tópicos de transmissão do ensinamento e tal, tipos de cultura. Mesmo que a forma com que escreveu seja informal e engraçada (adoro os artigos e perguntas do seu blog, rsss), pra mim retrata bem isso, falta mesmo banco escolar.



PermalinkPermalink 20.05.09 @ 17:25



Comentário de: Eduardo

Bom, todos aqui tem opiniões, então colocarei a minha.
Não acho, sinceramente, que ser conhecedor de cultura pop é sinônimo de burrice ou coisa parecida. Essa cultura massificada se reflete em vários niveis de arte (cinema, artes plásticas, moda)comunicação, entretenimento, esporte, entre outros. O que a meu ver não é imbecilidade você se interessar sobre tais assuntos. Me identifico com a cultura pop e vivo ela também. O que não é pecado nenhum... pelo menos é o que acredito.
Existe uma grande diferença entre cultura pop e cultura inútil. Nem tudo o que é pop é inutil, e nem o que é inutil pode ser inteiramente dispesável.
Por exemplo, coloco um jogo que eu e meus amigos fazemos sobre esse assunto. Quem mais conhece sobre cultura inútil? Boto como exemplos, o nome do Gato Guerreiro do He-Man, o número da casa do Kiko do programa do Chaves, qual o nome do gato do Gargamel dos Smurfes... É inútil, mas não foi inteiramente dispensável. Fez diferença naquele momento, por mais idiota que esse jogo pareça. E outra, é um grande exercício para a memória, observação e consequentemente o aprendizado para outras coisas que podemos chamar de interessantes.
Por outro lado tenho certeza que hoje existe um alienação por parte da maioria da população. Todos deveriam ler mais, se interesar mais por leitura, que forma a base do intelecto humano. Não que todos tenham que ler Platão, Dostoievsky (que é um porre de chato), o citado Julio Verne, e outros autores; mas devem se atentar pelo ao que está se falando, discutindo, para não ficar apenas nas futilidades da vida mundana (o que todos nós, nem que seja por um instante, nos pegamos fazendo).
Ningúem é culto o bastante para falar só de questões filosóficas, economia, política, tecnologia espacial, porque aí qualquer pessoa se torna chata. Mas é bom saber de tudo um pouco.
Ponho em questão ainda a falta de interesse pelos autores de livros no Brasil como Monteiro Lobato e Machado de Assis. Não existe nada mais bacana do que ler Dom Casmurro... é simplesmente genial e atualissímo (quem nunca leu, apresse-se).
Por isso deixo meu comentário...
Abraço à todos

(Gravz: Interpretação de texto também é importante. Falei das pessoas que usam APENAS a cultura pop como base para alegar a própria sabedoria. Esse foi o centro do texto. Inclusive fiz a ressalva de que não policiaria o entretenimento de ninguém. Quanto ao mais, nem Chaves ou Smurfs o ajudaram quanto ao uso da crase. Abs)

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 17:44




Senhor Gravata,eu simplesmente adorei
esse texto!

rsrsrs

Não tenho muito o que dizer a respeito,
concordo quando fala das pessoas
que se dizem inteligentes...
Entretanto,existem exceções,eu por exemplo gosto da dita ''cultura pop''
gosto de funk e não vejo
mal nenhum em gostar de algumas
coisas bobas,afinal as mesmas não
influenciam a minha mente,eu faço uso
delas apenas por diversão.
Gosto de moda,alguns acham que moda
é coisa para pessoas vazias,discordo,
as pessoas podem gostar de várias
coisas e não serem burras ou vazias...
Eu sou filha de pais professores e
sempre fui incentivada a ler,comecei a ler Shakespeare aos 11 anos de idade(tá,eu não entendia muita coisa rs! mas eu lia),e continuo gostando de ler
(e muito diga-se de passagem).
Enfim,dessa salada toda de coisas as quais eu gosto,eu não me sinto mal
por assistir bobagens como Pânico
ou coisas assim,porque eu sei,que não
vão tirar nem por no que se refere à minha capacidade intelectual...
Eu ouço funk e daí?
Ouço também Noel Rosa e Edith Piaf...

ueheueheu

tudo a ver né?

Gosto e escrevo poesia também,leio coisas relevantes e outras nem tanto...

E para mim,burro,não é aquele que não sabe quem é Peter Parker(que eu também gosto),burro é aquele que não sabe quem é Hilda Hilst...

rsrsrs


:)


obs:comentário não revisado,pode tacar ''Preda'' kkkkkkkkkkkk


PermalinkPermalink 20.05.09 @ 20:32



Comentário de: jean · http://novasvisoes.com.br/wp/?cat=17

Verdade verdadeira, exemplo mais grotesco do universo é a origem literária do termo big brother... Quando explico a peãozada até chora.


PermalinkPermalink 20.05.09 @ 20:36



Comentário de: jean · http://novasvisoes.com.br/wp/?cat=17

"É legal ouvir bandas poucos famosas..."
(Ou ver filmes franceses)

Sobre o que falou a Carou.

Sei lá, eu diria que é sempre bom conhecer coisa nova, se isso é cult ou não, é problema de quem tem problema.

Na minha graduação de um bando de frangas neuróticas que se achava especial por ler os beatniks. Enchiam a cu de maconha, odiavam tudo que não era feito ou apresentado por eles, lamentavam a decadência do mundo que "desprezavam" e pregavam a libertinagem, mas não faziam sexo pq tinham medo de mostrar a bunda.

Eu preferia marques de sade, Bradbury, jean Genet e o Kafka, então não podia brincar com eles.

Eles se formaram, tiveram que trabalhar, descobriram que sexo é mais complexo que delírio alheio e hoje tão tudo bonzinho bem família.

No final, só resta você e as marcas de corrida.

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 20:58



Comentário de: rnt

e essa gente que se leva a sério me dá um sono...

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 21:13



Comentário de: Lyly

Engraçado, acabo de ler um discurso que diz que Machado de Assis é pequeno e que atualmente as crianças não leem, mas conheço adolescentes que chegam a ler 100 livros por ano. Eles devem ser burros, tadinhos......

Se os pais gostassem de ler, seus filhos gostariam de ler e por incrível que pareça, entenderiam muito melhor e conseguiriam se divertir com as irônias.
Adorei descobrir que sou normal......

Beijoooos enoormes gravataa

PermalinkPermalink 20.05.09 @ 22:03




Fabrício, na boa, vá ler um livro.

Gravz, se a pessoa não se interessa pelas coisas boas que a Humanidade já foi capaz de criar, bem, só resta ter pena mesmo.

Falta curiosidade e, sobretudo, vontade e um pouquinho esforço pra sair da zona de conforto.

E aí que tá. A cultura-pop nos atinge quase que automaticamente, sem muito esforço ou busca. É só o sujeito abrir um pouco os olhos. Só que, na média medíocre ;-) que temos por aí, esse sujeito vira "culto".

Quem duvida? Senta numa mesa de bar. Basta vc gostar um pouquinho de cinema pra vc virar o "intelectualizado".

Enfim. Já viu aquele filme? Idiocracia.

(Gravz: Grande Drex! Eu já vi Idiocracia! È ótimo)

PermalinkPermalink 21.05.09 @ 10:13



Comentário de: Mi - http://www.alexandrenegromonte.blogspot.com/

Acho que esse texto confunde ser culto com ser inteligente. Certamente uma pessoa inteligente vai ter um gosto mais seletivo. Porque se pode tirar mais proveito de Chico Buarque do que da Banda Calypso, por exemplo. Mas não confundam as coisas!

PermalinkPermalink 21.05.09 @ 10:16



Comentário de: Juuhh · http://www.twitter.com/juuhh

De uma certa forma me identifiquei com esse texto. Sofro esse tipo de preconceito aqui no serviço. Por ser com carinha de menininha, 20 anos de idade, gostar de música Pop e ir para baladinha de fds, já vieram me falar que "eu nao tenho cara que lê veja, exame, epoca" , ou , "que eu nao sou madura suficiente', ou "inteligente suficiente". O Fato é , acredito que uma pessoa realmente interessante, foi como vc disse, é alguem normal... que sabe falar de coisas sérias assim como sabe falar de besteiras. Rotular pessoas pelo livro que lê ou pela música que ouve é uma bobagem, e gente metida a inteligente me irrita.

PermalinkPermalink 21.05.09 @ 15:21



Comentário de: nono · http://não tenho

Ta 1/2 fora d epoca esse comentário, mas, enfim:

1. Aparentemente tuas predições sobre Lost vão se confirmar.
2. Vc partilha da tese de q os kras q sequestraram o Miles são um terceiro grupo, distinto dos Others e da Dharma Initiative
3. O Richard Alpert parece um faraó, axo q ele é o antagonista do Jacob?(paaaaaaaapo a pergunta mesmo seria se ele nao teria vindo direto de Stargate...)
4. Who The f... is Jacob?
5. A fumaça envenena as pessoas ou será o templo?
6. O Hurley levou a guitarra pro Charlie ficar com ela qdo ressuscitar/nao morrer?
7. Kd a Claire?
8. Seria Ilana contratada do Ben?
9. Uma coisa q muito me chamou atencao no comeco da serie, muito embora deva so ser 1 furo no roteiro eqto eles nao sabiam se a seria teria + temporadas ou nao diz respeito aqles carregamentos da Dharma. No pregnancy test da Sun, vemos produtos Widmore, o q me leva a seguinte duvida: Widmore acertou a localizacao da ilha, muito antes do Looking Glass, ao mandar esse carregamento, prova disso eh q ele teria forjado 1 remessa da DI, ja sabendo q ela nao mais existia. Pq ele nao invadiu antes?
10. a Libby vai ter 1 flashback? :)

PermalinkPermalink 21.05.09 @ 17:17



Comentário de: celia

Juuhh, concordo contigo.

PermalinkPermalink 23.05.09 @ 10:38



Comentário de: nilton de souza moraes

não sou jornalista disseram que eu não era inteligente

PermalinkPermalink 24.06.09 @ 09:44



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.