PELO DIREITO DE "CORNETAR"

21/01/2009

PELO DIREITO DE "CORNETAR"

Descobri, recentemente, que uma das grandes prerrogativas históricas do torcedor foi revogada ao longo dos anos. Minha ausência dos estádios fez com que me descuidasse; agora, já vi o fato consumado. Simplesmente perdemos o direito de reclamar. E os que reclamam são denominados "corneteiros".

Sim, exatamente: o jogador faz uma tremenda merda, daí faz outra, outra e mais outra. Ao longo do jogo, sei lá, são inúmeras e, quando não resistimos e gritamos algo como "perna de pau" ou qualquer coisa nem tão ofensiva, pronto!, estamos enquadrados!... A partir desse momento a PATRULHA ANTI-CORNETEIRA repreende a atitude.

Afinal, a função da torcida é "apoiar".

Entenderam? Assim como aquele pessoal do Boca Juniors, que canta durante todo o jogo, temos que apoiar, apoiar e apoiar nosso time. Mas tem um detalhe: o time deles SEMPRE GANHA. Quando não é o título nacional é Libertadores, e assim por diante. Algum troféu eles sempre levantam. A tropa anti-corneta surgiu em meio a teses elaboradas com base nessas torcidas.

No caso dos times brasileiros, porém, o "apoio" acaba servindo para aplaudir derrotas atrás de derrotas. Chega a ser vexatório, como naquele caso da turma do ríntias que fez até camiseta dizendo que nunca abandonaria o time. Os torcedores do atlético de MG, pelo menos, foi mais honesta e abandonou o time quando foi rebaixado - mas voltou a ser "a massa" quando ele conquistou posições na segundona, até tudo se transformar em uma grande corrente, numa mistura de fanatismo com falsidade oportunista - enfim, o espírito brasileiro.

E falo aqui com muita isenção, pois meu time tem relativa competência no que diz respeito ao ato de levantar troféus, canecos e afins.

Quanto à corneta, do mais rudimentar curso de pedagogia à mais sofisticada técnica de docência, temos que é importantíssimo haver crítica, análise, estudo dos equívocos etc. Os gênios das torcidas, porém, pensam de forma diversa - afinal, como bem sabemos, os últimos vencedores do Nobel saíram quase todos das arquibancadas.

Desta feita, é simplesmente PROIBIDO falar mal de um jogador. Vaiar, então..., sai morte! O time joga bem? Aplauso! Joga mais ou menos? Aplauso! Joga mal? Aplauso! (???) Sim! Aplauso! Eles se esquecem de um fato simplório: aquele sujeito correndo no gramado é um brasileiro e, mimado pelos aplausos, jamais vai deixar de jogar mal. Simplesmente se acomodará e, no máximo (exagerando aqui no otimismo), alcançará o grau da mediocridade.

Tudo porque é "feio ser corneteiro", tudo porque "não devemos falar mal do nosso time". É uma lógica tão ridícula, mas tão ridícula, que chega a ser absurdo usar a palavra "lógica" para tratar disso. Pois não há lógica alguma.

Por óbvio, sou contra essa patifaria de invadir centro de treinamento e ameaçar de morte os jogadores. Esse é um extremo que não faz o menor sentido, não tem cabimento e - não duvidem - provavelmente só acontece porque a tal da "corneta" é repreendida por essa nova onda.

Sabem aquele torcedor da antiga, com o radinho de pilha, que xingava o time quando jogava mal, mas aplaudia e gritava quando jogava bem? Pois é, ele tinha toda razão. Deveríamos aprender com esse cara, esse sujeito aí, essa figura mítica e ao mesmo tempo extremamente real. Mas que hoje talvez não exista.

Ele era, sim, um corneteiro. Mas era, antes e acima disso, um torcedor. Amava seu time, mas sabia a hora certa de xingar quem precisava ser xingado, para - também na hora certa - gritar o sofrido campeonato.

Aquele velhinho com o rádio na orelha entendia de futebol mais do que todas as torcidas organizadas juntas, mais do que todas essas bancadas televisivas que pretendem alterar os resultados das partidas usando retórica e videotape. Ele usava a voz, os gestos e não se desgrudava do radinho.

Nunca deixou de xingar seu time, mas sobretudo nunca deixou de aplaudi-lo e até mesmo chorar por ele. Porque todas essas manifestações fazem parte de um mesmo processo complexo que compreende o ato de "torcer". Suprimir uma delas é pura besteira - e dá margem àquelas monstruosidades as invasões de centros de treinamento.

O velhinho do rádio jamais faria isso. Porque ele xinga e grita em campo. Ele chora e comemora em campo. Aprendi com ele, faço como ele. Quem veta os corneteiros não entende de futebol, não conhece a história do futebol e fala de futebol sem saber do que diz. E merece cornetada; nossa e do velhinho.


Posts similares:
Futebol de Cascavel: sem rádio antigo
Uma caixinha de surpresas...
OS ATEUS FUTEBOLÍSTICOS MILITANTES

transubstanciado por gravata às 21.01.09 | 27 comentários



(Os comentários abaixo exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)

Atalho pra o formulário

Comentários:


Comentário de: DJ Raphael Mendes · http://www.bobagento.com

Corneteiro é raça em extinção, só é encontrado em jogos da seleção brasileira e olhe lá.

(Gravz: Considerando que craque também é raça em extinção...)

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 04:15



Comentário de: Ana Carolina Moreno Email

Tem gente reclama que eu anarino muito, mas tem gente que gosta tanto que até pede, escrevendo texto assim!

Deve fazer muitíssimo tempo que você não vai ao estádio, porque, se fosse, você saberia que existe reclamar e cornetar são duas coisas diferentes.

Dou só um exemplo: ano passado o Richarlyson jogou bem pior que em 2007, e foi ainda mais perseguido pela torcida. Um dia, numa partida, o Adriano (aposto que você nem viu o Imperador jogando com a nossa camisa) foi passar a bola pra ele. Passou errado. Sabe quem os torcedores da azul xingaram? O Richarlyson. ISSO é cornetar.

Se o Adriano tivesse passado a bola certinha e o Richarlyson tivesse pisado nela, tudo bem, pode protestar. Eu xingo também. Mas os torcedores reclamam quando o jogador não consegue agir como um robô capaz de correr a 120 por hora e acertar milimetricamente todas as jogadas. Esse é o corneteiro que eu mencionei no meu e-mail.

Mas você, que torceu a favor do Cruzeiro e contra o São Paulo porque não tinha fé no nosso time, é o maior corneteiro da Paróquia Nossa Senhora do Interney, então só dou graças por você nunca ir ao estádio mesmo. Até porque temo pela sua segurança =)

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 05:21



Comentário de: Edson Forao

Eu faço parte da turma do "ríntias", como vc nos chama.
Eu acredito que a vaia, e os xingamentos podem e devem ocorrer, mas não quando a bola está rolando. As vaias e os xingamentos, na minha opinião, devem ocorrer durante o intervalo e ao final do jogo, nos últimos minutos, caso o time esteja perdendo.
Durante a partida, nós, torcedores que frequentam os estádios, devemos cantar para incentivar o time. Gritos que empurram o time para frente. Pelo menos, isso é o que acontece nos jogos do "ríntias".
Alguns amigos São Paulinos, que frequentam estádios, dizem que a torcida do São Paulo (não o pessoal da laranja) costuma vaiar o time, quando este não está bem.
Nesse aspecto, existem diferenças de comportamento entre as torcidas.
abraxxx

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 09:42



Comentário de: Paulo Araújo

Salve, Gravata

Não piso num estádio de futebol há exatos 31 anos. Quer dizer que a coisa está assim agora? Só urrar, urrar e urrar em uníssono com a torcida do meu time? Isso não é comportamento de torcedor, mas de gente que frequenta seitas, como os sectários das igrejas confessionais e as que se dizem laicas. Isso explica muita coisa ruim que vai na blogosfera. É o espírito de seita, cada vez mais firme e forte.



PermalinkPermalink 21.01.09 @ 10:35



Comentário de: Guilherme

Campus Party tá uma bosta... Não tem o que fazer aqui... Muita falta de organização e desrespeito aos participantes. Sim... seu ouvido não é penico. Mas só pra te avisar.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 11:53



Comentário de: Kênia

Quantas citações ao meu time...
A torcida do galo é a q mais comparece nos jogos, mais q flamengo, conrinthians e por ai vai, mas é um time q nos tem matado de vergonha, me lembro quando os meninos da galoucura invadiram a cede.. queriam dar um cacete naqueles bundões, pessoal num cansa de perder, mas a gente cansa de passar vergonha e aguentar piada de cruzeirense.. vamos combinar eles tem mais estrutura, diretoria, titulos ... e mais ... só ñ tem a melhor torcida!!!

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 14:07



Comentário de: Rodrigo Barneschi · http://forzapalestra.blogspot.com

Caro,

É aceitável o seu direito de defender os corneteiros e os argumentos estão postos aí, de tal modo que eu me permito discordar.

Começo por dizer que o Boca não ganha todas. E esse comportamento argentino que é tido como exemplo por aqui não fica restrito apenas ao Boca, mas a todos os clubes do país vizinho, do River ao Tigres, do San Lorenzo - o único grande de BsAs a nunca conquistar uma Libertadores - ao Nueva Chicago. E isso não se aplica apenas aos argentinos, mas também aos uruguaios.

Eu defendo o apoio incondicional durante os 90 minutos e a cobrança agressiva quando necessário. Mas respeito o seu direito de querer ser corneteiro.

De toda forma, você comete duas incorreções terríveis no seu texto:

1. O que a torcida do Corinthians fez foi manifestar seu amor pelo clube em todos os momentos, pois é assim que deve ser. Foi ao estádio, tentou evitar o rebaixamento e depois mostrou que estaria com o time até o fim. O que existe de vexatório aí? A meu ver, vexatório é abandonar o time, como é o caso de outra torcida desta capital paulista.

2. De onde foi que você tirou a informação de que a torcida do Atlético-MG abandonou o seu time?

Obrigado.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 14:58



Comentário de: Zé

Só abordando os grandes assuntos filosóficos agora hein? cornetar ou não, com ou sem marquinha de biquini, israel x palestina...

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 15:37



Comentário de: Gustavo Mello

Você está enganado quando disse que a torcida do Galo abandonou o time durante o rebaixamento. Nas últimas rodadas de 2005 o estádio ficou sempre cheio e no jogo contra o Vasco, que sacramentou a queda, o mineirão aplaudiu o empenho do time. Naquele ano, os últimos 5 jogos foram disputados por garotos formados na base e a torcida apoiou muito.
Na série B o apoio foi intenso, todo mundo viu.
Só agora, em 2008 que a torcida fez alguns protestos,acho que foram 2, de público zero pedindo a renúncia do presidente. Que de fato ocorreu. Mas, mesmo com protesto o público do estádio era quase igual do cruzeiro que tava disputando título.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 15:46



Comentário de: Alexandre

Sabe seu Gravata... o ruim nem é não podermos cornetar.
A coisa pode ser pior ainda, como por exemplo, seu time ter um goleiro mediano e este goleiro, por puxar muito o saco de uma das torcidas organizadas, acaba sendo endeusado.
E com isso, acaba que somos obrigados a ouvir pérolas do tipo "Eu não tenho que defender bolas nos pés dos atacantes. Afinal de contas, eu não sou zagueiro!" e tolerá-lo no gol todo o jogo, afinal de contas, ele é um injustiçado.
Sim, eu estou falando do Fernando Henrique, goleiro do Fluminense. E sim, eu não gosto nem um pouco dele.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 16:25



Comentário de: ulisses

NÃO SOU TÃO VELHO ASSIM - 48.
MAS, SE AINDA FOR A UM ESTÁ;DIO - ou devo dizer arena? PARECE COISA DE LUTADORES E NÃO DE JOGADORES - ou devo dizer atletas? POIS HOJE CRAQUE É QUEM TEM MAIOR APTIDÃO FÍSICA E NÃO A BELA MAESTRIA COM A BOLA(coitada).
POIS É, ASSIM COMO OS CHAMADOS "CORNETEIROS" ESTÃO EM EXTINÇÃO, ESTÃO TAMBÉM OS ESTÁ;DIOS E OS JOGADORES DE FUTEBOL.
NO COMEÇO DO MEU COMENTÁRIO DISSE: "MAS, SE AINDA FOR A UM ESTÁ;DIO..."
DISSE ISTO PORQUE DOU DURO PARA GANHAR MEU SALÁRIO E NÃO POSSO GASTÁ-LO PARA ASSISTIR AO VIVO UM BANDO DE PERNAS-DE-PAU PIORES DO QUE EU, OUTRO GRANDE PERNA-DE-PAU EM RELAÇÃO A FUTEBOL. PORTANTO, CONCORDO COM AS AFIRMAÇÕES DO TEXTO.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 19:32



Comentário de: Jucelio

Fernando meu velho
Daqui a pouco vão querer proibir nossas "cornetadas" até em política...
Abraços
ps. parabéns pela "front page" no IG

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 20:09



Comentário de: Matheus

Tenho por habito ler suas blogadas algumas vezes. Admito muitas delas bem interessante, principalmente as que expoe o universo masculino como ele é mesmo. Só que acho que vc falou algo meio sem razão desta vez. Corneta tem sim seu lugar no estádio e este é bem longe da organizada. Quer ficar junto da organizada que cante e assista o jogo de pé e volte rouco. Quer cornetear, senta atras do gol lá com a turma do amendoin. Não é preciso pensar muito pra saber que de time vc fala e vc tbm jah deve ter entendido oq eu digo. O problema dos cornetas é que aplaudem só qndo ganha e vaiam sempre que perde. Futebol é bem mais que ganhar e perder e só pq o cara fez 2 gols num jogo não quer dizer que ele é o novo Leivinha e nem pq ele errou um lance no jogo mesmo correndo e se dedicando ele mereça ser vaiado. Não vou me alongar muito. Corneta é uma coisa, reclamar com razão é outra.

Abraços

OBS: Sou totalmente contra a agressão fisica, principalmente a jogadores de futebol

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 22:10



Comentário de: Diego Camara

Grande Gravata!

Mandou bem nesse artigo!

Isso parece um negócio meio psicológico. O torcedor não reclama em campo, ficam todos ali quietinhos guardando toda aquela ira pela derrota do time. Então começam a bater em jogadores, quebrar braços de técnicos e invadir centro de treinamento. Temos que convocar um Psicólogo aqui para dar sua opinião sobre isso!

Pra terminar: você é São Paulino? Mas com essa cara de corintiano????

Foi mal... desculpa a ofensa aí...

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 22:44



Comentário de: mineira · http://mineira

ô Gravz:
concordo inteiramente com vc.Pô, quem estes caras pensam q são pra nao deixarem a gente cornetear? sou mulher, mas amo futebol e em campo tem q xingar mesmo se fizer m....da. senão, não tem graça ir em campo. torcer é gritar, xingar e elogiar na hora certa. por isto mesmo tõ deixando de ir ver jogo em estádio. pelo menos em casa posso cornetear a vontade.
Vc tá lindo nesta foto. E seus comentários são sempre demais.... abços.

PermalinkPermalink 21.01.09 @ 23:10



Comentário de: gravata Email · http://www.gravataimerengue.com.br

Desculpem, não deu pra comentar os comentários...

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 05:03



Comentário de: Thiago

"Ao longo do jogo, sei lá, são inúmeras e, quando não resistimos e gritamos algo como "perna de pau" "

kkkkkkkk meu deus, alguém levantar da arquibancada e gritar PERNA DE PAU? que coisa surreal é essa? Você falou que estava afastado dos estádios há um tempo, mas desde 1989 nunca ouvi ninguem gritar isso, a nao ser uma criança de 10 anos em um torneio interclasses

Agora vamos debater sério:

"Desta feita, é simplesmente PROIBIDO falar mal de um jogador. Vaiar, então..., sai morte! O time joga bem? Aplauso! Joga mais ou menos? Aplauso! Joga mal? Aplauso! (???) Sim! Aplauso!"

Não tem nada disso cara.
Jogou mal, É COBRADO.
Perdeu jogo, É COBRADO E VAIADO.

Quinze minutos de jogo e você gritou o seu folclórico "perna de pau", VOCÊ É CORNETEIRO. É assim que funciona. Corneteiro é aquele que PEGA NO PÉ INSISTENTEMENTE de um ou outro jogador. CORNETEIRO é aquele que quando o jogo tá dois a zero, dois gols do centrovante, e o mesmo perde uma boa chance de fazer o terceiro, PEDE A SUBSTITUIÇÃO do mesmo.

O time está com 10 vitórias nos últimos 10 jogos em casa, aí em uma apresentação sem inspiração, empata com um time medíocre (por exemplo o que aconteceu com o São Paulo hoje), aí nego sai vaiando, chutando a arquibancada, pedindo a cabeça do técnico, ESTE É UM CORNETEIRO.

Agora, em qualquer time do mundo (até no Boca que você citou), quando o time ESTÁ SENDO MEDIOCRE na temporada, quando determinado jogador ESTÁ FAZENDO CAGADA FAZ TEMPO, quando o time vira saco de pancadas de QUALQUER UM, quando um time tá ANDANDO EM CAMPO, COM CORPO MOLE, DESINTERESSADO PELO JOGO aí TODA E QUALQUER TORCIDA SEM EXCESSÃO vai protestar. Pode ser vaiando, pode ser virando faixa, pode ser levando bandeira protestando, pode ser invadindo treino e enfiando um cano na cara de boleiro. Mas vai protestar, NA HORA CERTA, o que é diferente de corentar. Se a torcida JÁ SABE que o cara não tem nível pra jogar no time, se o jogador já deu provas suficientes que é pereba, e tá fazendo merda em campo, A MAIORIA ABSOLUTA DO ESTÁ;DIO vai vaiar, pedir a substituição, isso é um consenso; agora se um cara que já mostrou serviço pelo time e tá em uma má fase TEMPORÁRIA, que pode ser de um minuto, um tempo de jogo até umas poucas rodadas, sem ritmo de jogo ou coisa parecida, quem vai começar pegar no pé dele no primeiro passe errado vão ser tão e somente os corneteiros.

Corneteiro é aquele que tem birrinha com tal jogador; que não espera o jogo se desenrolar mais pra ver se o cara que furou uma bola agora, não vai meter um golaço no segundo tempo; o corneteiro é afobado e ansioso, tem a mente limitada e não consegue por exemplo aceitar uma má partida de um atleta ou de um clube e espera sempre uma regularidade impossível para um conjunto ou um ser humano.

O corneteiro é como o galvão bueno, já começa a partida aflito, louco pra abrir a boca e falar merda. É precipitado, inseguro, pode ter cinquenta anos de arquibancada mas não APRENDEU MUITA COISA DO FUTEBOL, principalmente que pode acabar queimando a língua no lance seguinte. É histérico e frustrado, e projeta seus problemas pessoais no clube ou em um determinado jogador.

Durante uma partida, no estádio, o objetivo da torcida é incentivar sim. É muito chato trabalhar com nêgo torcendo pra você errar só pra provar que está certo e poder te xingar, por maior que seja o salário. Quem vai no estádio vai pra colaborar com a festa, vai por amor ao clube, pra ajudar e se divertir... se alguém se diverte bancando o corneteiro mala, que faça isso no sofá de casa sem encher o saco dos torcedores ao lado que não tem a mulher dormindo de jeans.

Se você chegasse hoje no Morumbi, e vaiasse o SPFC por ter empatado com o Ituano, você seria, além de cornetão, um PUTA DE UM INGRATO. Que SE FODA quanto você pagou no ingresso e é seu direito, olha o que aqueles caras ali dentro de campo já fizeram pelo clube, e o que tem a oferecer. Da mesma forma que um jogador pode se acomodar se não houver cobrança, cornetagem excessiva desmotiva demais e vai fazer o cara procurar outro lugar pra jogar (lembra o que sua torcida fazia com o Kaká? compara com a do Milan...)

Sobre o Atlético Mineiro

"Os torcedores do atlético de MG, pelo menos, foi mais honesta e abandonou o time quando foi rebaixado - mas voltou a ser "a massa" quando ele conquistou posições na segundona,"

Sei que você não gosta do galo pq tem qualquer tralalá aí com uma menininha cruzeirense. Muito bem. Sei também que esse blog você usa para se DIVERTIR, ironizar e provocar, e você não tem a obrigação de estudar profundamente e conhecer todos assuntos que aborda (aquela aberração de post sobre a Palestina deixou isso bem claro para todos). Mas como você tem bastante visitas e penso que liga PELO MENOS UM POUQUINHO para a sua credibilidade, dê uma pesquisada MÍNIMA antes de soltar uma afirmação como essa, além do mais importante, OLHAR PARA O ESPELHO antes de escrever.

Na segunda rodada do Brasileiro, após empatar fora, o Náutico estreou em casa diante de 27 mil pessoas (isso é abandonar e voltar só na boa?)

ÓBVIO que a média de público de um time aumenta na fase final de campeonato, ou conforme a importância do jogo. Você como são-paulino deveria saber isso de cor e salteado, já que não há, neste país, uma torcida tão oportunista, que encarne tão bem o espírito brasileiro, como os são-paulinos que entopem o Morumbi em Libertadores e decisões e levam públicos bizarros em jogos menos importantes. Em proporção ao número de torcedores que se declaram são-paulinos em todo país (terceira maior torcida do Brasil), não há uma torcida com média de público tão pífia proporcionalmente nos jogos não-decisivos.

O pior público do Atlético Mineiro naquele Brasileiro da Segunda Divisão foi de 11.848 pessoas. Dê uma olhada nos públicos do São Paulo nos últimos três anos em partidas DA PRIMEIRA DIVISÃO, que inclusive culminaram com os títulos, e você vai achar VÁRIOS jogos com menos de 10 mil pessoas, mesmo em partidas de segundo turno quando PELO MENOS a Libertadores era uma realidade bem previsível.

Sãopaulino falando de torcida que abandona está cuspindo pra cima...


PermalinkPermalink 22.01.09 @ 05:17



Comentário de: Rubens Bozano

Ridículo você achar vexatória a camisa "Eu nunca vou te abandonar". Ninguém fez isso cegamente, já que a TORCIDA tinha derrubado do Dualib. Fácil para você é apoiar o time só quando esta está embalado? Patético. Aliás, patético é ver um São Paulino querendo falar sobre as outras torcidas: Uma torcida que só vai ao jogo quando o time está prestes a ser campeão e só vai os jogadores PEDEM para a torcida ir é ridículo. Difícil é você apoiar seu time em um momento crítico. E olhe só, é diferente de cornetar. Quando Dualib estava no fim do mandato, surgiu o movimento "Fora Dualib" composto por membros da torcida - uniformizados ou não - estes caras apoiaram a derrocada do velho.

Existe uma tênue diferença entre cornetar um time e fazer críticas...você, como são paulino, provavelmente não sabe a diferença.

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 12:36



Comentário de: Adriano

Que pena. Quando é que os torcedores vão descobrir que tudo o que eles vêem em campo é um teatro? Uma encenação. Hoje em dia, uma partida de futebola é um acordo financeiro do tipo "quem paga mais, leva", é um leilão (segundo um arbitro conhecido meu). Tenho pena daqueles que vendem seu tempo indo a um estádio assistir algo que já está acertado o resultado final.

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 13:41



Comentário de: Vivian Siqueira

Ainda bem que vc fez um comentário sobre seu time antes que eu o fizesse! rs

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 15:42



Comentário de: palmerio · http://www.inteligente.palmerio.adm.br/

até em jogo da seleção? só se for para vaiar , pernas de pau bando de sectaristas

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 17:12



Comentário de: Duarte

Corneteiro é aquele cara que, com 2 minutos de partida, já tá mandando todo o time se f... ou aquele que, ao ver o seu time levar o gol de honra (o jogo estava 5 x 0) ameaça não ir mais ao estádio.

PermalinkPermalink 22.01.09 @ 21:36



Comentário de: Cheeco · http://www.versaobeta.com

Cara, cornetar pode, mas SÓ cornetar é que é o f***. e o pior de tudo não é só cornetar, o pior de tudo é cornetar de dentro da sua casa e não tirar a bunda da sua cadeira pra ir ao estádio, ou seja, os cornetas de Orkut é que devem ser banidos. Corneta de estádio é perdoado, afinal ele tá 'pagano'.

PermalinkPermalink 23.01.09 @ 12:30



Comentário de: Alexandre

Olha dona Cerejinha (com todo o respeito!), foi muito bom saber que eu não sou um dos poucos que reclamam (e como reclamam) do FH. Acho que se ele fosse um pouco mais humilde, tinha tudo pra ser um senhor goleiro. Mas, acho que pedir isso é muito hoje em dia, ainda mais para os novos valores (deslumbrados até demais) do futebol brasileiro (vide o eterno caso Robinho...). O mais engraçado foi que uma vez eu quase apanhei na fila para comprar um ingresso em um dos (muitos, reconheço) jogos que assistí no ano passado, justamente por criticar o FH.
Também concordo com o que você disse sobre a atual diretoria do Flu. Eu também passei um perrengue desgraçado tentando comprar um ingresso pra final da Libertadores. Consegui chegar à boca do caixa, e um cambista entrou na frente do rapaz que estava no guichê ao lado do que eu estava. Então, começamos a discutir com o cara e jogamos o maldito do cambista no meio da Radial. E ao voltarmos aos respectivos guichês que estávamos, fomos expulsos de lá pela polícia, que alegou que estávamos fazendo algazarra.
Conheço muitos tricolores que deixaram de ir aos estádios por causa desse lance da farra dos ingressos, mas eu não consigo deixar de ir apoiar o time.
Ainda espero um dia que aquele maldito "grupo da piscina" seja obliterado lá das Laranjeiras. Assim como espero que quem assuma, quando isto acontecer, sejam realmente os Tricolores de Coração.
Abração e saudações tricolores!

PermalinkPermalink 23.01.09 @ 16:08



Comentário de: eddie

Cara, concordo plenamente com vc.

Qdo vou ao Maraca, sempre tem o pessoal que não te deixa vaiar.

Pô, o cara é um bosta, nunca faz um gol, está a 12 jogos sem fazer gol, não se esforça, é lerdo e qdo vc vaia vc é corneta. Pq vc tem que apoiar o jogo inteiro!!!
Eu assisto o jogo em pé, vou pra casa rouco, canta, grito o jogo inteiro e qdo um cara joga sem raça eu não posso vaiar senão corro o risco de levar porrada!

Na boa, eu já fui ao Maraca, na antiga geral, todo mundo vaiando o lateral e a organizade em cima, não se manifestava, nada!

E o cara não foi substituído... Pq?
Interesses? Talvez...

O lance é esse. O torcedor comum que paga ingresso, que ama o time (e não a sua organizada...), quer ter sim o direito de vaiar qdo o cara é um bosta ou, principalmente, qdo o cara não mostra raça.

SEI A DIFERENÇA ENTRE VAIAR E CORNETAR. Mas, realmente, o que está acontecendo nos estádios é que protesto não pode acontecer em momento algum.

DETALHE: Sou (ou era...) de organizada!

PermalinkPermalink 26.01.09 @ 03:11



Comentário de: Popular

Discordo em partes !! tenho dois exemplos que apoiar o time passa a energia pro campo e o resultado quase sempre é vitoria !! Inter com a Popular e o Gremio com a Geral , nao sao organizadas , mas movimentos de barras que apoiam incondicionalmente as equipes , resultado ? olha o que Inter e Gremio ganham de jogos em casa ... alento gera força !

PermalinkPermalink 26.01.09 @ 12:43



Comentário de: eddie

Concordo que apoiar passa energia... Acredito nisso. Só não acredito em apoiar quando não há raça em campo.

Vc já viu Romário dando carrinho pra marcar zagueiro? Eu já!
E o Romário tava numa fase ruim, mas ele foi lá e deu carrinho.

Por isso, apoio pra mim é quando merece, quando demonstra disposição. Quando não merece, é xingar e vaiar.

PermalinkPermalink 28.01.09 @ 03:27



Deixe seu comentário:

Seu endereço de email não será exibido nesse site.
Sua URL será exibida.